• Nenhum resultado encontrado

1. RESUMO 2. INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1. RESUMO 2. INTRODUÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. RESUMO

A presente pesquisa tem por finalidade entender o que é a iluminação, os tipos de iluminação e lâmpadas disponíveis no mercado, quais os fatores e parâmetros técnicos que devem ser considerados para a obtenção de uma adequada iluminação e para desenvolver projetos arquitetônicos e luminotécnicos que valorizem a iluminação nos espaços de trabalho, com propostas diferenciadas e criativas permitindo diversas soluções luminotécnicas com o intuito de melhorar a qualidade dos espaços de trabalho, onde a ausência ou excesso da luz provoca desconforto e influencia a produtividade. As normas ABNT NBR 8995-1 - iluminação em ambientes de trabalho e Norma de Higiene Ocupacional (NHO 11) serão utilizadas como referência para analisar as exigências a ser consideradas para desenvolver um bom projeto luminotécnico. Além disso, a valorização da iluminação pode contribuir para espaços de trabalho com projetos arquitetônicos diferenciados e criativos, permitindo diferentes soluções. A iluminação está sempre presente no cotidiano, seja através da iluminação natural ou artificial, de energia elétricas ou fontes alternativas e o objetivo da iluminação adequada é ajudar na eficiência visual e o uso correto da iluminação proporciona diversos benefícios ao usuário, como segurança visual no momento do desenvolvimento das atividades e conforto. A pesquisa complementará com Estudos de Caso, ressaltando os benefícios de um bom projeto e da correta utilização da iluminação natural e artificial no ambiente de trabalho, além de abordar possíveis alternativas que o avanço da tecnologia possibilita, como o uso da automação no ambiente de trabalho.

2. INTRODUÇÃO

A importância e a valorização da iluminação nos projetos arquitetônicos são fundamentais para a qualidade e o conforto nos ambientes de trabalho. A iluminação é um dos elementos que merecem atenção quando se desenvolve um projeto de arquitetura e deve ser pensado desde o momento de sua criação, principalmente nos locais de trabalho.

No desenvolvimento do projeto de arquitetura é de suma importância analisar a posição do sol, saber qual direção do terreno receberá o sol da manhã, o sol da tarde para que seja pensado de forma que consiga realizar suas atividades sem sentir incomodado com a falta ou ausência de luz naquele ambiente. A iluminação artificial

(2)

permite que se possa executar nossas tarefas ou atividades no período noturno quando o sol se põe.

3. OBJETIVOS

O objetivo geral dessa pesquisa é entender e abordar a importância da iluminação no ambiente de trabalho. Dissertar sobre os impactos que a ausência ou excesso de iluminação provoca no usuário que está realizando suas atividades naquele local de trabalho. Valorizar a iluminação nos projetos arquitetônicos, tornando-os diferenciados e criativos de modo que permita diversas soluções luminotécnicas para ambientes de trabalho.

Os objetivos específicos baseiam-se em entender quais são os tipos de iluminação, os seus benefícios, analise dos fatores e parâmetros que devem ser considerados para se ter uma adequada iluminação.

4. METODOLOGIA

A metodologia do trabalho consiste em Revisão de Literatura, visando os principais conceitos, a valorização da iluminação nos projetos arquitetônicos de ambientes de trabalho, partindo da avaliação da iluminação adequada e eficiente, conhecendo mais sobre os tipos de lâmpadas e o uso inadequado da iluminação. Os Estudos de Caso, apresentam Leituras de Projetos de modo a analisar o que está adequado ou não.

Posteriormente será realizada a Análise dos dados, Diagnóstico e Redação final da pesquisa

5. DESENVOLVIMENTO

5.1 CONCEITUAÇÃO - A Luz

É importante entender o conceito de luz: “A luz é a faixa de onda eletromagnética visível ao olho humano, com comprimento de onda entre 380 nm e 780 nm.” (SENAI, 2016)

A luz provoca um grande impacto no espaço que está inserido, portanto deve levar em consideração qual o efeito que deseja provocar, pois ela tem a capacidade de alterar o espaço criando cenas e efeitos.

5.2 VALORIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS DE AMBIENTES DE TRABALHO

(3)

A luz artificial também pode ser utilizada para evidenciar algum detalhe ou objeto em específico, definir zonas, fronteiras e conectar espaços podendo fazer o uso de pendentes, arandelas e entre outras luminárias. Além disso, com a utilização da luz natural no período da manhã e tarde, no período noturno pode-se utilizar a dimerização das lâmpadas para controlar a intensidade de luz que deseja, reduzindo o consumo energético.

5.3 ILUMINAÇÃO ADEQUADA E EFICIENTE

A escolha da lâmpada, a quantidade de lâmpadas, a temperatura de cor da lâmpada, as cores do ambiente (parede, teto e piso), o plano de trabalho, entorno, materiais, tempo de permanência, são alguns dos fatores que quando não levados em consideração provocam o desconforto visual. O estudo luminotécnico deve considerar desde o público-alvo, o tipo de atividade que será executada, até o efeito que deseja provocar (TREGENZA e LOE, 2015). Para isso, a NBR 8995-1 - iluminação em ambientes de trabalho estabelece alguns parâmetros que contribuem para o desempenho luminoso de cada ambiente.

5.4 O USO INADEQUADO DA ILUMINAÇÃO

O uso inadequado da iluminação no ambiente ocasiona desconforto e possíveis acidentes de trabalho. Por isso, deve-se dar a devida importância a iluminação.

Uma iluminação inadequada pode causar desconforto e fadiga visual, dor de cabeça, ofuscamento, redução da eficiência visual ou mesmo acidentes. Iluminação artificial é também um dos sistemas que mais consome energia no ambiente construído. Boa iluminação aumenta a produtividade, gera um ambiente mais prazeroso e pode também salvar vidas. (PINHEIRO e CRIVELARO, 2014, p.35)

5.5 TIPOS DE LÂMPADAS

Os tipos de lâmpadas mais comuns no mercado são as fluorescentes compactas e tubulares, halógenas e dicroicas, vapor de mercúrio, vapor de sódio, fitas de LED, LED e entre outras. Cada modelo de lâmpada contém suas características e conforme o projeto cabe ao projetista/responsável definir a melhor proposta para determinado ambiente.

5.6 O PROJETO LUMINOTÉCNICO

Na criação de projetos arquitetônicos diferenciados e criativos, é possível desenvolver diversas soluções luminotécnicas que valorizem os ambientes de

(4)

trabalho em conformidade com as normas. Para cada ambiente de trabalho a NBR 8995-1 estabelece uma quantidade mínima de iluminância por ambiente.

O responsável pelo projeto arquitetônico poderá prever iluminação natural para os ambientes de trabalhos, através de vãos, fossos de iluminação, claraboias, lanternim, enquanto o luminotécnico realizará soluções com o uso da iluminação artificial. O projeto luminotécnico não necessita apenas atender o critério de funcionalidade, mas poderá abranger outros critérios como a estética, o custo e a eficiência energética.

5. 7 SUSTENTABILIDADE E AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Uma boa iluminação no ambiente de trabalho proporciona melhor produtividade aumentando a disposição dos usuários, qualidade de vida e saúde, diminuindo os riscos de possíveis acidentes ou erros. A luz natural é mais eficiente e possibilita economia de energia sendo uma estratégia sustentável quando comparada com a iluminação artificial devido ser uma fonte de luz difusa. (MAIS ENGENHARIA, 2021)

Com o avanço da tecnologia, é possível fazer o uso da automação nos projetos de iluminação nos ambientes de trabalho e corporativos, possibilitando que lâmpadas sejam ajustadas por dimerização, que podem ser controladas pelo smartfone, tablet ou controle remoto.

5.8 ESTUDO DE CASO- Clínica Bergmannsheil Buer – Gelsenkircheng

Está localizado em Gelsenkirchen e em parceria com a PHILIPS propôs uma solução diferenciada para a iluminação dos quartos dos pacientes com a finalidade de tornar o espaço agradável e ajudar na recuperação dos enfermos. A proposta foi a inserção das fitas de leds nas cabeceiras de madeira com iluminação indireta e uma lâmpada de leitura integrada que permite que usuários possam aproveitar o tempo para lerem um livro por exemplo. Na iluminação geral foi escolhido uma luminária com design diferenciado recomendado para hospitais, pois permite o controle da luminosidade e temperatura da cor da lâmpada (PHILIPS, 2021).

6. RESULTADOS PRELIMINARES

O intuito da pesquisa é entender a importância da iluminação nos projetos arquitetônicos nos ambientes de trabalho, com a pesquisa em andamento, até o momento foram pesquisados os conceitos de iluminação, os fatores e parâmetros que

(5)

devem ser considerados para um adequado projeto luminotécnico, avaliando quais os impactos que a ausência e o excesso de iluminação provocam no usuário, além dos aspectos a ser considerados na valorização da iluminação nos projetos arquitetônicos de ambientes de trabalho. Foi realizado Estudo de Caso e estão sendo analisados outros, no sentido de investigar diversas soluções luminotécnicas no projeto arquitetônico, atendendo às normas existentes, serão realizadas mais análises, avançando no sentido de buscar novas soluções e inovações na área.

7. FONTES CONSULTADAS

FUNDACENTRO. NHO 11 - Avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes

internos de trabalho. Disponível em:

http://antigo.fundacentro.gov.br/biblioteca/normas-de-higiene-

ocupacional/publicacao/detalhe/2018/8/nho-11-avaliacao-dos-niveis-de- iluminamento-em-ambientes-internos-de-trabalho. Acesso em: 6 mar. 2021.

GUERRINI, Délio Pereira. Iluminação: Teoria e Projeto. 2. ed. São Paulo: Érica, 2008.

p. 1-136.

MAIS ENGENHARIA. Desafios de projetos eficientes de iluminação natural e artificial. Disponível em: https://maisengenharia.altoqi.com.br/eletrico/desafios- projetos-eficientes-iluminacao-natural-e-artificial/. Acesso em: 16 ago. 2021.

PHILIPS. Tornar uma clínica menos clínica. Disponível em:

https://www.lighting.philips.com.br/casos/cases/hospitais-e-centros-de- cuidados/bergmannsheil-buer-klinik. Acesso em: 3 jun. 2021.

PINHEIRO, A. C. D. F. B; CRIVELARO, Marcos. CONFORTO AMBIENTAL:

Iluminação, Cores, Ergonomia, Paisagismo e Critérios para Projetos. 1. ed. São Paulo:

Érica, 2014. p. 1-121.

SENAI, Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial. Instalações elétricas. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2016. 384 p.

TREGENZA, Peter; LOE, David. PROJETO DE ILUMINAÇÃO. 2. ed. Porto Alegre:

Bookman, 2015. 208p

UTFPR. NBR/ISO 8995-ILUMINAÇÃO EM AMBIENTES DE TRABALHO. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/vilmair/instalacoes-prediais-1/normas-e-tabelas- de-dimensionamento/NBRISO_CIE8995-1.pdf/view. Acesso em: 11 out. 2020.

Referências

Documentos relacionados

NOTA: Por dificuldades de mercado, alguns dos acabamentos constantes da presente lista poderão ser substituídos por outros de qualidade

A linha de pesquisa e de estudos compreende temas, problemas e interpretações que envolvem direitos humanos e direitos fundamentais sociais, com especial atenção

Projetores para iluminação ex- terna ou interna, fechados, para os seguintes tipos de lâmpadas de descarga: a Vapor Metálico / Sódio Tubulares de 250 a 400W. Linha de

■ Para exibir suas fotos ou reproduzir uma apresentação de slides, insira um cartão de memória, ou conecte uma câmera ou outro dispositivo USB (consulte a página 6).. Se

si la adopción de la Agroecología como paradigma científico y técnico-práctico para la producción agrícola constituyen una esperanza hacia la adaptación al cambio climático y

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of