• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA TURMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA TURMA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA CURSO DE DOUTORADO

EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA – TURMA 2015/1 DOUTORADO

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 18 de setembro a 20 de outubro de 2014, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso de Doutorado, Área de Concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, para turma com início no primeiro semestre de 2015.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Área de Concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, estrutura-se em torno de quatro (04) Linhas de Pesquisa, a saber:

a) Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências;

b) Ética e Filosofia Política;

c) Estética e Filosofia da Arte;

d) Metafísica e Filosofia da Natureza.

I - VAGAS:

I.1. Serão oferecidas quinze (15) vagas para o curso de doutorado, destinadas a:

1) Portadores do título de Mestre em Filosofia obtido no PPGFIL da UERJ ou em outros Programas de Pós-Graduação em Filosofia reconhecidos pelo CNE;

2) Portadores de diploma de Mestre, outorgados pelos Programas de Pós-Graduação da UERJ ou de outros estabelecimentos de ensino superior, oficiais ou reconhecidos pelo CNE;

3) Graduados em Filosofia, com graduação plena, não portadores do título de Mestre, desde que, a critério da comissão de Pós-Graduação, comprovem possuir cumulativamente:

3.1. Mínimo de 05 (cinco) anos de exercício de magistério superior ou de prática de pesquisa na área ou em áreas afins;

3.2. Trabalhos publicados em livros ou periódicos especializados na área ou em áreas afins.

4) Não graduados em Filosofia, não possuidores do título de Mestre, desde que, a critério da Comissão de Pós-Graduação, comprovem possuir cumulativamente:

4.1. Mínimo de 05 (cinco) anos de exercício de magistério superior ou de prática de pesquisa na área ou em áreas afins;

4.2. Trabalhos publicados em livros ou periódicos especializados na área ou em áreas afins.

I.2. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

(2)

I.3. A Comissão de Seleção do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia reserva- se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.

II - INSCRIÇÕES:

II.1. Período e Local das Inscrições:

a) As inscrições serão realizadas no período de 18 de setembro a 20 de outubro de 2014, de segunda-feira a sexta-feira, das 11:00 às 16:00 horas.

b) O local para as inscrições será a Secretaria da Pós-Graduação em Filosofia, situada na Rua São Francisco Xavier, nº 524, 9º andar, Bloco F, sala 9037, bairro Maracanã, CEP 20550- 013, Rio de Janeiro - RJ. Telefones: 2334-0678, Ramal 25 e 2334-2184 ramal 25.

c) O candidato, antes da inscrição, deverá acessar na Internet a página www.cepuerj.uerj.br, preencher a ficha de inscrição e gerar o boleto bancário (prazo máximo até as 15 horas do dia 20 de outubro de 2014). O valor da inscrição é de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ, pago em qualquer agência bancária.

d) Após efetuar o pagamento da taxa, o candidato deverá dirigir-se ao endereço citado no item II.1, b, munido da cópia da ficha de inscrição gerada pelo CEPUERJ, do comprovante de pagamento, para preenchimento da ficha de inscrição em formulário próprio (este poderá ser obtido através da página do Programa http://www.pgfil.uerj.br), além de apresentar, obrigatoriamente, os documentos listados a seguir.

II.2. Documentos Exigidos:

a) Candidatos que se enquadrem nos casos (1) e (2) do item I (vagas) deverão apresentar:

Cópia frente e verso do Diploma de Mestrado;

a.1. Caso a IES não tenha expedido o diploma de mestre a que faz jus o candidato, na ocasião das inscrições ao processo seletivo para o doutorado, será aceita a cópia da ata de defesa da dissertação de mestrado, juntamente com a declaração de conclusão, emitida pela IES de origem.

a.2. Os candidatos na situação do item anterior deverão atender, caso selecionados, à exigência de apresentar o diploma de mestrado, no prazo máximo de 12 (doze) meses, a contar da data de início das suas atividades no curso.

a.3. O candidato ou candidata que, no momento da inscrição no processo de seleção, ainda não tiver defendido sua dissertação de mestrado poderá se inscrever sob a condição, em primeiro lugar, de que apresente uma declaração do programa de pós-graduação ao qual está vinculado informando a data prevista para a defesa da dissertação de mestrado e, em segundo lugar, que a data prevista para a defesa da dissertação de mestrado e a obtenção do título de mestre ocorra antes do início do período de matrícula dos candidatos selecionados, definido pelo calendário deste edital.

b) Requerimento / Ficha de inscrição (retirado no local de inscrição ou na página do Programa http://www.pgfil.uerj.br) devidamente preenchido, indicando a linha de pesquisa e duas opções de língua estrangeira dentre as referidas no item II.3 deste edital;

b.1. Será isento de uma das provas o candidato que tenha proficiência em língua estrangeira comprovada, obtida em exame de seleção para o mestrado em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pelos CNE.

(3)

b.2. Aos candidatos estrangeiros ainda será exigida prova de proficiência em língua portuguesa;

c) Curriculum Lattes (não serão aceitos outros modelos de currículo) em 2 vias, sendo uma cópia impressa e uma cópia digital em arquivo identificado com o nome do candidato no formato “pdf” (trazer em um pen drive para ser copiado no ato da inscrição).

d) Projeto de tese em 2 vias, sendo uma cópia impressa e uma cópia digital em arquivo identificado com o nome do candidato no formato “pdf” (trazer em um pen-dreve para ser copiado no ato da inscrição) com justificativa que demarque sua vinculação a uma das Linhas de Pesquisa do Curso de Doutorado em Filosofia. O Projeto deverá conter:

1) Título; 2) Objetivo; 3) Justificativa; 4) Delimitação do Problema; 5) Metodologia; 6) Plano do Trabalho; 7) Referências Bibliográficas. As especificações do Projeto são as se- guintes: máximo de 15 (quinze) páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, entreli- nhas 1,5 e margens 2,5 (superior e inferior) e 3,0 (esquerda e direita) em papel A4.

e) 2 fotografias 3 x 4 recentes;

f) Cópia do CPF e da cédula de identidade (para efeito de inscrição, a carteira de habilitação DETRAN não substitui a cédula de identidade por ter a validade de validade);

g) Histórico escolar do mestrado – exceto para os casos previstos no item I, 4 e 5;

II.3. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por idiomas para realizar exame de proficiência em duas das seguintes Línguas Estrangeiras: italiano, francês, inglês ou alemão.

II.4. O candidato também deverá informar a linha de pesquisa na qual pretende desenvolver sua pesquisa.

II.5.Os candidatos residentes fora do município do Rio de Janeiro poderão solicitar inscrição pelo correio, mediante correspondência registrada ou por procuração, nos termos deste artigo. Serão recebidas e validadas as inscrições com data de postagem igual ou anterior ao último dia de inscrição.

II.6. Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:

II.6.1. Cópia do diploma de mestrado e histórico escolar do mestrado completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;

II.6.2. Cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

II.7. Os documentos apresentados sob a forma de cópia deverão ser comparados aos originais, no ato da inscrição e devidamente autenticados pelo responsável pela inscrição.

II.8. Resultado da Inscrição:

a) A inscrição dos candidatos que se enquadrem nos casos (1) e (2) do item I (vagas) do presente Edital será confirmada imediatamente após a verificação da documentação apresentada no ato da inscrição.

b) A inscrição dos candidatos que se enquadrem nos casos (3) e (4) do item I (vagas) do presente Edital será confirmada apenas após a análise, pela Comissão de Seleção do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da documentação exigida no item II.2 (letras c e d). O resultado será divulgado no dia 24de outubro de 2014, a partir das 15:00 horas, através de uma listagem constando a menção: inscrição aceita ou inscrição não aceita.

(4)

c) Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida acima serão eliminados do processo seletivo.

III - DO PROCESSO SELETIVO:

III.1. O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias:

a) Avaliação de projeto de pesquisa, em caráter eliminatório, de acordo com os critérios de qualidade, exequibilidade e enquadramento na linha de pesquisa;

b) Prova escrita de conhecimento em Filosofia, sem consulta. A prova terá duração máxima de 03 (três) horas.

b.1. A prova consistirá na análise de uma passagem de um texto em Filosofia Moderna ou Contemporânea na linha de pesquisa à qual se vincula o projeto do candidato. A passagem será extraída de um dos textos elencados, conforme referências bibliográficas em anexo, no presente Edital, e será sorteada imediatamente antes da prova.

c) Exame de proficiência em duas línguas estrangeiras escolhidas entre: italiano, francês, inglês ou alemão; com duração máxima de 03 horas.

c.1 O exame consistirá na tradução de um ou dois textos filosóficos para o português, avaliando a capacidade do candidato em compreender textos filosóficos escritos em língua estrangeira, sendo permitida somente a utilização de dicionário trazido pelo próprio candidato.

c.2 Candidatos estrangeiros, exceto os oriundos de países lusófonos, prestarão adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa que consistirá na tradução de um texto filosófico para o português;

d) Entrevista:

d.1. A entrevista será sobre o projeto de pesquisa e curriculum vitae.

Parágrafo único: O candidato ao doutorado que obtenha isenção de uma das provas de língua estrangeira, conforme disposto no item II.2, b.1, terá considerada apenas a prova efetivamente realizada, para o efeito de média final.

IV - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:

a) Será considerado aprovado na avaliação do projeto, o candidato que obtiver a menção

“aprovado”. O candidato aprovado passará às etapas subsequentes.

b) Será aprovado na prova escrita de conhecimento em Filosofia, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

c) Será considerado aprovado na(s) prova(s) de língua estrangeira, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete) em cada prova. O candidato que obtiver nota inferior a 7 será eliminado do processo.

d) Será considerado aprovado na entrevista o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);

e) Dos resultados das etapas b, c e d do processo seletivo será extraída a média final ponderada obtida pelo candidato, com peso 3 (três) para a prova escrita de conhecimentos em Filosofia, peso 1 (um) para a prova de língua e peso 6 (seis) para a entrevista;

f) A média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado;

g) A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato;

h) Em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base no seguinte critério:

h.1. Maior nota na Prova Escrita de Conhecimento em Filosofia;

h.2. Maior nota na Entrevista;

(5)

h.3. Maior média aritmética simples na(s) Prova(s) de Língua Estrangeira;

h.4. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.

V - MATRÍCULA:

a) Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.

b) No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de mestrado, histórico escolar completo do mestrado, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.

c) Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão do curso de mestrado e ata de defesa, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de mestre no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data da matrícula, implicará desligamento do aluno do Programa.

d) A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-graduação em Filosofia se realizará entre os dias 02 e 04 de março de 2015, das 11 horas às 16 horas, na Secretaria do Programa.

e) Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados.

A data de reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

f) A matrícula dos Mestres oriundos da UERJ estará condicionada ao cumprimento de todas as obrigações acadêmicas anteriores junto ao PPGFIL, tais como a entrega dos exemplares definitivos da dissertação e a versão digital para a Biblioteca de Teses e Dissertações da UERJ.

VI - CALENDÁRIO:

a) INSCRIÇÕES:

Data: 18 de setembro a 20 de outubro de 2014 Horário: 11:00 horas às 16:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

b) RESULTADO DAS INSCRIÇÕES:

Data: 24 de outubro de 2014 Horário: a partir das 15 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

c) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA ANÁLISE DO PROJETO DE PESQUISA:

Data: 14 de novembro de 2014 Horário: a partir das 15:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

d) PROVA DE CONHECIMENTO EM FILOSOFIA:

Data: 17 de novembro de 2014 Horário: 09:30 horas às 12:30 horas

(6)

Local: salas 9031 e 9037 do bloco F do Pavilhão João Lyra Filho

e) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA DE CONHECIMENTO EM FILOSOFIA:

Data: 18 de novembro de 2014 Horário: a partir das 17:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

f) RECURSO PARA REVISÃO DE ERRO MATERIAL:

Data: 19 de novembro de 2014 Horário: 14:00 horas às 16:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

g) RESULTADO DO RECURSO:

Data: 19 de novembro de 2014 Horário: 16:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

h) PROVA(S) DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:

Data: 24 de novembro de 2014

Horário da primeira língua: 09:30 horas às 12:30 horas Horário da segunda língua: 14 horas às 17 horas

Local: sala 9031 do bloco F do Pavilhão João Lyra Filho

i) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DAS PROVAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:

Data: 25 de novembro de 2014 Horário: a partir das 15:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

j) RECURSO PARA REVISÃO DE ERRO MATERIAL DAS PROVAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS:

Data: 26 de novembro de 2014 Horário: 14:00 horas às 16:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

k) RESULTADO DO RECURSO:

Data: 26 de novembro de 2014 Horário: 16:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

l) DIVULGAÇÃO DA LISTA DOS CANDIDATOS QUE FARÃO A ENTREVISTA:

Data: 26 de novembro de 2014 Horário: 17:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

m) ENTREVISTA:

Data: 01 e 02 de dezembro de 2014 Horário: a partir das 9:30 horas

Local: sala 9037 do bloco F do Pavilhão João Lyra Filho

OBS. As datas do calendário relativas às entrevistas poderão ser alteradas em função do número de candidatos. A confirmação será feita no dia 26 de novembro de 2014, na ocasião da divulgação da lista dos candidatos que farão a entrevista.

(7)

n) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:

Data: 02 de dezembro de 2014 Horário: a partir das 15:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

o) MATRÍCULA:

Data: 2 a 4 de março de 2015 Horário: 11:00 horas às 16:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

p) RECLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA:

Data: 5 de março de 2015

Horário: 11:00 horas às 16:00 horas

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ

VII - DISPOSIÇÕES GERAIS:

VII.1. A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

VII.2. Não serão aceitos candidatos unicamente portadores de diploma obtido em Cursos Superiores de Tecnologia.

VII.3. Haverá vista de prova(s) conforme data definida no Calendário do presente edital.

VII.4. Serão aceitos recursos somente para revisão de erro material. Por erro material entende-se erro no cômputo das notas. As datas dos referidos recursos estão definidas no presente edital.

VII.5. As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados.

VII.6. O exame de seleção só terá validade para os cursos que serão iniciados em 2015/1º semestre.

VII.7. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

VII.8. A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo, à exceção das vias do Curriculum Vitae e do Projeto, ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Filosofia, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA Universidade do Estado do Rio de Janeiro

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Rua São Francisco Xavier, nº 524,9º andar, Bloco F, Sala 9037, Bairro Maracanã, CEP: 20550-013, Rio de Janeiro, RJ.

Telefone(s): 0XX-21-2334-0678 - Ramal 25; 0XX-21-2334-2184 - Ramal 25 E-mail: posfil@gmail.com

(8)

ANEXO Bibliografia

Agrupada por linha de pesquisa:

1) Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências

KANT, Immanuel.: Crítica da Razão Pura. (Prefácio e Estética Transcendental) Trad.: Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger – 3a edição. São Paulo: Nova Cultural, 1987 (Os Pensadores).

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. (IV. O dispositivo da sexualidade) Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon de Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

2) Ética e Filosofia Política .

HUME, David. Uma Investigação sobre os Princípios da Moral. (§§ 1, 2, 3 e Apêndice) Tradução de José Oscar de Almeida Marques. Campinas: Editora da UNESP, 1995.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. (Cap. 1 e 2) Tradução de Almiro Pisetta e Lenita Esteves.

São Paulo: Martins Fontes, 2008.

3) Estética e Filosofia da Arte

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. (Analítica do Belo, §§ 1 - 22) Tradução de Valerio Rohden e Antonio Marques. Rio de Janeiro: Ed Forense Universitária, 2005.

NIETSZCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia. (Cap. 1 - 16)Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

4) Metafísica e Filosofia da Natureza

DESCARTES, Rene. Meditações. (Meditação 1 - 5) 2 ed. Coleção Os Pensadores. São Paulo:

Abril Cultural, 1979.

HEIDEGGER, Martin. “Que é metafísica?” In: Sartre e Heidegger. Coleção os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Referências

Documentos relacionados

7. A desmontagem dos stands deve iniciar-se no dia seguinte ao encerramento do certame e processar-se-á dentro do horário e número de dias estabelecidos pela InvestBraga, EM, sob

Az üzleti – hivatalos életben errefelé csak a tartós kapcsolatokra lehet építeni.. Időigényes az eredmény elérése, épp ezért alapfontosságú egy

Ao fim dos exames, se alguns dos métodos indicar que alguma superfície entre os dentes apresenta cáries, será colocado um pequeno pedacinho de borracha, entre

Considerando o exposto, objetivou-se investigar a antropometria, a composição corporal e o estado nutricional em ferro, cobre e zinco, segundo o gênero, de crianças e

Além da Gerência de infra-estrutura, responsável pela gestão dos ativos imobiliários do Porto Digital e otimização dos serviços de infra-estrutura e da Gerência

O Presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPEPS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no uso de suas atribuições, considerando o disposto no

O presente trabalho avaliou a eficiência de bioinseticidas à base de fungos entomopatogênicos em diferentes aplicações para o controle da mosca-branca da mandioca,

Com efeito, ouvida a Direcção-Geral da Empresa, considera-se conveniente manter a distinção entre pequeno/médio comércio a retalho e a grande distri- buição, nos termos seguidos