• Nenhum resultado encontrado

Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito, Processo e Planejamento Tributário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito, Processo e Planejamento Tributário"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Planejamento Tributário

(2)

1. INTRODUÇÃO

O presente documento compõe um projeto institucional, que é parte de um sistema de educação integrado à sociedade.

Nesse sentido, este Projeto Pedagógico define perfis profissionais, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação, enfim, coordena os esforços em direção a objetivos e compromissos para os cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito.

2. PERFIL INSTITUCIONAL

2.1 HISTÓRICO

A Faculdade Escola Paulista de Direito, desde seu projeto original, tem como escopo oferecer um ensino superior em Direito diferenciado e interdisciplinar, abrangendo uma formação de conhecimentos que propicie a formação de novos profissionais com senso crítico, espírito científico e consciência social do Direito como importante instrumento de transformação.

A Faculdade Escola Paulista de Direito, constituída em 2004, com limite de atuação, sede e foro no Município de São Paulo, Estado de São Paulo é um estabelecimento particular de ensino superior mantido pela Instituição Escola Paulista de Ensino Superior – IEPES, entidade jurídica de direito privado, de natureza educacional, cultural e social. Em sua história, a Instituição vem desenvolvendo projetos pedagógicos e institucionais voltados para os interesses e necessidades da comunidade local e regional. Sua missão educacional é a de formar profissionais juristas aptos a servir à comunidade, guiados pelos princípios éticos e democráticos que orientam os parâmetros pedagógicos e cultural da Instituição.

Levando em consideração uma linha político-pedagógica que entende a educação como atividade ético-social, conduzida pela obrigação de formar cidadãos profissionalmente capacitados para atuar de forma contextualizada e eticamente comprometida com os valores sociais da liberdade, da igualdade e da dignidade, a Faculdade Escola Paulista de Direito tem como primazia a consolidação de um plano estratégico proposto para oferecer um ensino superior de qualidade, promovendo para a região paulistana um importante centro de conhecimento capaz de levar, de modo eficaz, o alcance de excelência do desenvolvimento socioeconômico e político do Estado de São Paulo, propiciando sempre o bem-estar e a inclusão de toda a sociedade, em equilíbrio com os objetivos constituídos no meio institucional.

Projetada inicialmente no formato de uma Instituição de Pós-Graduação em Direito, em treze anos de funcionamento nos moldes mencionados, a Faculdade Escola Paulista de Direito tornou-se referência nacional e internacional na formação de pós-graduandos.

Na Pós-Graduação Stricto Sensu, a Instituição oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, no seguinte formato: Área de Concentração em “Soluções alternativas de controvérsias empresariais”; Linhas de Pesquisa em 1) Princípios e Mecanismos do Sistema Nacional de Soluções extrajudiciais de controvérsias e 2) Sistemas Internacionais de soluções extrajudiciais de controvérsias.

Posteriormente, despertada pelo padrão de referência alcançado pela Instituição em seu formato de Pós-

(3)

Graduação, a ampla demanda do público externo para a configuração de um programa de Graduação, tornou imprescindível que a Faculdade Escola Paulista de Direito, em sua gestão, tomasse a iniciativa por implementar o novo formato e, no ano de 2013, oficializasse a integração do programa de Graduação em Direito aos serviços disponibilizados pela Instituição.

Com a aprovação do programa realizada no ano anterior, como projeto pedagógico inicial do curso de Graduação em Direito, a Instituição gravitou seus objetivos em torno do intuito de formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas, tendo, porém, como objetivo central o de propiciar ao aluno o entrosamento com experiências de leitura, debate e pesquisa que, reunidas, concentram as habilidades e competências necessárias para uma atuação jurídica norteada pelo desenvolvimento contínuo de um senso de responsabilidade, da ética e da excelência no que sempre esteve proposta a realizar.

2.2 MISSÃO

A proposta educacional da EPD é formar pessoas comprometidas em identificar e resolver os problemas que as cercam e gerar valores para sociedade, enquanto tornam-se protagonistas de seus aprendizados através da plena participação em sala de aula.

Nosso corpo docente é constantemente avaliado a fim de garantir a transmissão efetiva do seu conhecimento e proporcionar o ambiente propício ao despertar do interesse do estudante pelo saber, através de reflexões e aprofundamentos teóricos e práticos, nas diversas áreas do conhecimento jurídico.

A EPD tem por missão produzir e difundir conhecimentos, transformando-os em valores, através da pesquisa, da cultura e das ciências jurídicas, visando à formação humanística de seus alunos. Como centro de excelência em estudos pós-graduados em Direito e áreas correlatas, a EPD segue três conceitos fundamentais:

1. Aliança estratégica entre teoria e prática;

2. Dinamismo didático de um corpo docente de primeiro nível;

3. Linhas de pesquisa marcadas pela qualidade e pela modernidade.

Com esta filosofia de trabalho, a EPD tem formado profissionais que se tornam referências no segmento jurídico e áreas afins.

3. APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-graduação “Lato sensu” em Direito, Processo e Planejamento Tributário da Escola Paulista de Direito – EPD oferece aos especializandos um conteúdo adequado ao mercado de trabalho, associando teoria e prática, ciência e experiência, vem formando ao longo dos últimos anos os melhores profissionais da área tributária.

O curso proporciona um conhecimento aprofundado, sob a ótica da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional, da doutrina e da jurisprudência sobre temas de Direito Tributário, capacitando-os para aplicar tais instrumentos num contexto prático.

A abordagem técnico-científica proporcionará as diretrizes e as condições necessárias para uma atuação

(4)

planejamento tributário e ainda capacitação para a docência em nível superior.

O corpo docente é formado pelos melhores profissionais na área de atuação, profissionais com larga experiência acadêmica e prática que estão em constante avaliação pelos alunos e pela coordenação, o que só demonstra a preocupação com o contínuo aprimoramento e satisfação dos alunos.

4. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO CURSO

Título do Curso

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito, Processo e Planejamento Tributário

Modalidade

Presencial

Área de Concentração

Ciências Sociais Aplicadas

Coordenadoria/Instituição/Órgão Proponente

Escola Paulista de Direito – EPD

Coordenador (a) do curso

Professor (a) Renata Elaine Silva Ricetti Marques

Carga Horária Total

360 horas

Público Alvo

O público é formado por advogados, contadores (contabilistas), procuradores, magistrados, promotores, professores universitários, ser- vidores públicos, consultores e demais operadores do direito que atuem ou tenham interesse na área tributária.

Número de Vagas

160

Turno de Funcionamento

Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno ( X ) Integral ( X )

Período de oferecimento

Turmas iniciando em março ou agosto

Dias da semana em que serão ministradas as aulas

Terças e Quintas-feiras, sábados quinzenais

Duração

18 meses

(5)

4.1 INSCRIÇÃO/SELEÇÃO/MATRÍCULA

4.1.1 Inscrição e matrícula

Site da Faculdade Escola Paulista de Direito ou presencialmente na Avenida da Liberdade, 956, São Paulo/SP.

Período e Horário

De segunda a sexta, das 8h às 21h e sábado das 8h às 13h.

Documentação exigida

Cópia do diploma da graduação;

Cópia do histórico escolar;

Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do comprovante de residência (conta de luz, telefone).

4.2 JUSTIFICATIVA DO CURSO

O curso de Pós-Graduação em Direito, Processo e Planejamento Tributário é um curso completo que aborda todos os assuntos do direito tributário com o aprofundamento dos conhecimentos na área material e processual.

O mercado acadêmico e de trabalho vem exigindo cada vez mais qualificação avançada dos profissionais.

O dinamismo adquirido pelo Direito Tributário exige a formação de profissionais preparados a atender às necessidades atuais, por meio de conhecimentos específicos e multidisciplinares. Para tanto, é necessário estimular de forma aprofundada a reflexão e o debate de situações práticas, dentro do contexto jurídico contemporâneo.

4.3 OBJETIVOS

4.3.1 Objetivo Geral

O objetivo do curso é proporcionar aos operadores do Direito um conhecimento aprofundado, sob a ótica da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional, da doutrina e da jurisprudência, a respeito dos temas de Direito Tributário, capacitando-os para aplicar tais instrumentos num contexto prático.

A abordagem técnico-científica proporcionará as diretrizes e as condições necessárias para uma atuação na advocacia, contenciosa ou consultiva, bem como em órgãos públicos ou mesmo em face da elaboração do planejamento tributário e ainda capacitação para a docência em nível de graduação e pós-graduação.

Aprofundar a teoria pertinente aos institutos do Direito, do Processo e do Planejamento tributário, inter-

relacionando a doutrina, as leis, os princípios e a jurisprudência oriunda da sua aplicação pelos tribunais.

(6)

4.3.2 Objetivos Específicos

O Curso desenvolverá com os alunos o conhecimento acerca dos principais campos do Direito Militar, a saber diante das especificidades da estrutura curricular do Curso: Direito Constitucional militar, Direito Penal militar, Direito Administrativo militar, Direito Administrativo Disciplinar Militar, Direito Processual Penal militar, Direito Civil militar.

4.4 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

MATRIZ CURRICULAR 1º MÓDULO – DIREITO TRIBUTÁRIO,

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Direito Tributário 50 Renata Elaine S Ricetti

Marques Doutora

Crédito Tributário 30 Renata Elaine S Ricetti

Marques Doutora

Contabilidade Tributária 10 Cao Schunck Mestre

Planejamento Tributário 10 German Alejandro San

Martín Fernadez Mestre

TOTAL: 4 Disciplinas

2º MÓDULO - TRIBUTO EM ESPÉCIE E

PLANEJAMENTO Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Impostos Municipais 20 Renata Elaine S Ricetti

Marques Doutora

Impostos Estaduais 20 Rodrigo César Marinho Doutor

Impostos e Contribuições Federais 45 Helena Junqueira Doutora

Planejamento Tributário 15 Caio Takano Doutor

TOTAL: 4 Disciplinas

(7)

MATRIZ CURRICULAR 3º MODULO – PROCESSO E

PLANEJAMENTO Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Processo Administrativo 20 Argos Simões Doutor

Processo Judicial: Ações Judiciais 50 Renata Elaine S Ricetti

Marques Doutora

Processo Judicial: Recursos 10 Isabela Bonfá Doutora

Planejamento Tributário 20 Anis Kfouri Doutor

TOTAL: 4 Disciplinas Disciplinas complementares

(modalidade a distância) Carga Horária 60 Horas METODOLOGIA CIENTIFICA DA PESQUISA

JURÍDICA 30

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30

TOTAL: 2 Disciplinas

TOTAL DE HORAS MÍNIMAS 360

(8)

4.5 Programas de Ensino

Os Programas de Ensino do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito, Processo e Planejamento Tributário são organizados em consonância com a proposta do curso, desta forma, é possível verificar a adequação e atualização de ementas, conteúdos programáticos e bibliografias adotadas.

4.6 Qualificação Docente

No Quadro 2 estão relacionados os docentes do curso e sua respectiva titulação.

Quadro 2 – Docentes e titulação.

DOCENTES TITULAÇÃO

Renata Elaine Silva Ricetti Marques Doutora

Alessandro Spilborghs Mestre

Anis Kfouri Júnior Doutor

Argos Campos Ribeiro Simões Doutor

Caio Augusto Takano Doutor

Carlos Eduardo Pellegrini Magro Doutor

German Alejandro San Martín Fernández Mestre

Helena Marques Junqueira Doutora

Isabela Bonfá de Jesus Doutora

José Roberto Rosa Especialista

Julia de Menezes Nogueira Doutora

Ricardo Berzosa Saliba Mestre

Ricardo Bonfá de Jesus Doutor

Ricardo Cunha Chimenti Mestre

Rodrigo César de Oliveira Marinho Doutor

(9)

4.7 Recursos Didático-Pedagógicos

Apresentações em slides, exercícios para fixação do conteúdo, material de leitura complementar e bibliografia básica e complementar indicada pela coordenação acadêmica.

4.8 Avaliação

O modelo proposto inclui o acompanhamento da aprendizagem, do comportamento e do impacto, considerando como objetos do processo de avaliação, concomitantemente, o desempenho do aluno e o próprio programa de formação. Para tal, são utilizados recursos tradicionais e instrumentos complementares de acompanhamento, como questionários, provas discursivas e seminários.

5. CONTROLE ACADÊMICO

O controle dos resultados das avaliações será realizado pela Secretaria da Pós-Graduação da Instituição, que os arquivará.

6. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Após o cumprimento de todas as disciplinas e sendo aprovado em todas as etapas, o pós-graduando recebe o título de especialista.

7. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Devido à nova resolução do MEC (N.01/06.04.2018), a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso e realização da defesa presencial deixaram de ser obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação lato sensu.

Assim, a EPD, passa a adotar a nova diretriz do Ministério da Educação, deixando a entrega do trabalho e defesa presencial opcionais, a partir dos ingressantes de Março/2017 e para os concluintes a partir de janeiro de 2019.

Contudo, é preciso levar em consideração algumas informações e passo a passo para solicitação da dispensa do TCC. Segue:

A solicitação da dispensa do TCC, deve ser realizada exclusivamente pelo aluno via Requerimento de Dispensa TCC;

A dispensa corresponde apenas ao TCC, as disciplinas de Didática do Ensino Superior e Metodologia do Trabalho Científico continuam sendo avaliadas computadas na carga horária total do curso. A partir de abril de 2019, estas disciplinas passaram a ser ofertadas na modalidade online.

8. EMENTÁRIOS E REFERÊNCIAS

O detalhamento das ementas e das referências básicas e complementares tem por objetivo apresentar

as informações relativas a cada disciplina constante do curso de pós-graduação. Porém, vale ressaltar que tanto

os ementários como as bibliografias descritas não devem ser consideradas produtos acabados, mas sim, como

instrumentos de revisão constantes em relação às transformações sociais, pedagógicas e institucionais.

(10)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

DIREITO TRIBUTÁRIO, CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO CARGA HORÁRIA: 60H.

EMENTA.

Noções Gerais do Direito Financeiro. Direito Tributário, Norma, Regra Matriz de Incidência e seus Critérios. Conceito de Tributo e Classificação das espécies tributárias (Empréstimos Compulsórios, Contribuição de Melhoria, Taxas, Contribuições e Impostos). Princípios Constitucionais Gerais e Princípios Tributários. Competência Tributária. Imunidade Tributária. Normas Gerais em Matéria Tributária. Sujeição Passiva e Responsabilidade. Obrigação Tributária e Crédito Tributário. Crédito:

Suspensão da Exigibilidade do Crédito. Crédito: Extinção do crédito tributário. Crédito: Exclusão. Crédito: Garantias e Privilégios. Crimes contra a ordem tributária. Contabilidade voltada ao Direito Tributário. Planejamento Tributário

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Direito Financeiro e a Ciência Jurídica; Necessidades públicas e a atividade financeira do Estado; Normas Gerais de Direito Financeiro; Receitas e Entradas; Despesa Pública; Orçamento; Fiscalização Financeira e Orçamentária.

2. Introdução ao direito tributário; diferença entre direito positivo e ciência do direito; Conceito de Norma Jurídica; Espécies de Normas Jurídicas; A Regra-Matriz de Incidência Tributária e as diversas nomenclaturas utilizadas pela doutrina para designar a norma jurídica tributária; Fato gerador (in abstractu) e hipótese de incidência tributária (Geraldo Ataliba); Critérios da Regra-Matriz de Incidência Tributária – material, espacial, temporal, pessoal (sujeito ativo e passivo) e quantitativo (base de cálculo e alíquota).

3. Conceito doutrinário e legal de tributo (art. 3º do CTN); Classificação jurídica dos tributos; Tributos vinculados e não vinculados a uma atuação estatal (Geraldo Ataliba); A classificação dos tributos segundo a doutrina (Geraldo Ataliba e Márcio Severo Marques) e a jurisprudência (STF); As espécies tributárias; O que é empréstimo compulsório; o que é contribuição de melhoria; O que são as taxas? O que é a contribuição; o que é o imposto?

4. Princípios Gerais; Noção de Princípio jurídico; Distinção entre princípios e regras; Princípio da Segurança Jurídica; Princípio da Indisponibilidade dos Bens Públicos; Princípio da Supremacia do Interesse Público. Princípio Constitucionais Tributários; O que são? Princípio da Legalidade; Princípio da estrita legalidade em matéria tributária; Exceções ou aparentes exceções ao princípio da reserva legal da alíquota (IPI, IImp, IExp, IOF e CIDE Combustíveis); Princípio da irretroatividade da lei tributária; Princípio da Anterioridade; anterioridade nonagesimal das contribuições sociais destinadas à seguridade social; Exceções ou aparentes exceções ao princípio (IPI, IImp, IExp, IOF e CIDE Combustíveis); Princípio da isonomia tributária; Princípio do Não-Confisco;

Princípio da uniformidade geográfica.

5. Competência tributária; Conceito; Distinção entre competência tributária e capacidade tributária ativa; Características:

Indelegabilidade, Privatividade, Inalterabilidade, Irrenunciabilidade, Incaducabilidade, Facultatividade do exercício; A facultatividade no exercício e o ICMS; A fiscalidade e a extrafiscalidade na tributação; Competência residual; Competência tributária e espécies tributárias.

6. Imunidade tributária; Conceito; As imunidades e a relação com princípios constitucionais gerais; Cláusulas Pétreas; Imunidades subjetivas e objetivas; Imunidade recíproca; Imunidade dos Templos de Qualquer Culto; Imunidade dos Partidos Políticos, dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Instituições Educacionais e Assistenciais sem fins lucrativos; Imunidade dos Livros, dos Jornais, dos Periódicos e do papel destinado à sua impressão; Demais imunidades.

7. Normas Gerais de Direito Tributário, que são? A Lei Complementar tributária e sua função normativa (art. 146 da CF/88); A corrente dicotômica e tricotômica; A função normativa da Lei; O alcance do art. 146 da CF/88; Hierarquia das leis (complementares e ordinária); Lei Federal e Lei Nacional

8. Sujeição passiva tributária; Contribuinte; Contribuinte de fato e de Direito; Responsável; Substituto (substituição tributária);

Substituição tributária para a frente; Substituição tributária para trás; Modalidades de Responsabilidade: por substituição e por transferência; A responsabilidade por transferência por sucessão, por solidariedade, e de terceiros.

9.Obrigação tributária; Conceito e definição; O Código Tributário Nacional e a Obrigação Tributária; Obrigação Principal e

Obrigação Acessória (deveres jurídicos instrumentais); Sujeito Ativo e Sujeito Passivo da obrigação tributária; Conceito e Natureza

Jurídica do lançamento tributário; Lançamento constitutivo do crédito e declaratório da obrigação; . Lançamento Tributário: ato

ou procedimento administrativo; As Modalidades de Lançamento Tributário; lançamento direto ou de ofício; Lançamento misto

ou por declaração; Lançamento por homologação ou autolançamento; Pagamento antecipado; Homologação e extinção do

crédito; Homologação expressa e tácita; Alterabilidade do Lançamento Tributário; Diferença entre Lançamento Tributário e Auto

de Infração e Imposição de Multa.

(11)

10. Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário; Conceito; Modalidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário no CTN: Moratória, Depósito do montante integral, Reclamações e recursos nos termos do processo administrativo fiscal, Liminar em mandado de segurança, liminar ou tutela antecipada em outras espécies de ação judicial, Parcelamento; Parcelamentos especiais.

11. Causas de Extinção do Crédito Tributário; Conceito; Extinção da relação jurídica obrigacional; Modalidades extintivas previstas no art. 156 do CTN: Pagamento, Imputação de pagamento, Compensação, Transação, Remissão, Conversão do Depósito em Renda, Prescrição e decadência; Antecipação de pagamento e homologação, Consignação em Pagamento, Decisão Administrativa Definitiva favorável ao contribuinte, Dação em Pagamento em bens imóveis; Prescrição e decadência no Direito Tributário; A decadência nas três modalidades de lançamento previstas no CTN; A prescrição da Fazenda; Causas interruptivas da prescrição; A prescrição intercorrente.

12. Hipótese de exclusão do crédito Tributário; Crítica ao artigo 175 do CTN; Isenção; Conceito doutrinário; Conceito legal;

Isenção e alíquota zero; Isenção por prazo certo; Revogabilidade das isenções; Isenção subjetiva e solidariedade; Isenção objetiva ou ratione materiae; Isenções autônomas e heterônomas; Isenções decorrentes de tratados internacionais; Diferenças entre as diversas modalidades de exoneração tributária existentes no Direito Brasileiro (imunidade, isenção, não-incidência e benefícios fiscais); A isenção parcial e a jurisprudência do STF.

13. Garantias do crédito tributário; Preferências do crédito tributário; As preferências do crédito tributário e a Lei de Falências (Lei 11.101/2005); A prevalência da União sobre as demais pessoas políticas de Direito Público; Responsabilidade patrimonial;

Presunção de fraude; Indisponibilidade dos bens do devedor; Penhora; Penhora on line.

14. Direito Penal Tributário e Direito Tributário Penal. Diferenças. Infrações tributárias e infrações penais; Responsabilidade penal das pessoas jurídicas e crimes fiscais; O tipo penal e a infração tributária. Independência de instâncias. Jurisprudência do STF.

A necessidade do resultado lesivo na conduta típica; Inadimplência e crime fiscal. Diferenças. Dolo específico; A apropriação indébita e o depositário infiel (Lei 8.866/94) e a retenção de tributos por terceiros; Pagamento de tributo e extinção da punibilidade. A jurisprudência do STJ e a extinção da punibilidade na hipótese de parcelamento do tributo.

15. Normas Brasileiras de Contabilidade conforme Conselho Federal de Contabilidade; Conceitos; Escrituração Contábil; Receitas e Despesas – conceitos; Contabilização; Classificação e Tratamento contábil; Tributação sobre o lucro no Brasil; Lucro Real e Lucro Presumido.

16. Conceito e hipóteses de cabimento; Elisão e Evasão; Negócio Jurídico Indireto; Simulação; Fraude à Lei; Abuso de direito e Abuso de Forma; Reorganização societária; Norma Geral Antielisiva; “Incorporação às avessas”; Aspectos Societários do Planejamento Tributário; Reflexos Contábeis do Planejamento Tributário; O que é Planejamento Sucessório? Principais noções a respeito do ITBI e do ITCMD aplicado às transmissões de bens para organização patrimonial; principais estruturas para planejamento sucessório; Análise da questão da blindagem patrimonial no planejamento sucessório; Análise dos aspectos tributários das principais operações imobiliárias;

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ATALIBA. Geraldo. Hipótese de Incidência Tributária. São Paulo: Malheiros, 2005.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de direito constitucional tributário. 29ª. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2013.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito Tributário, Linguagem e Método. 5. ed. São Paulo: Noeses, 2013.

CARVALHO. Aurora Tomazini. Curso de teoria geral do direito (o constructivismo lógico semântico). São Paulo: Noeses, 2012 CARVALHO. Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2019.

COSTA. Regina Helena. Curso de Direito Tributário: Constituição e Código Tributário Nacional. São Paulo: Saraiva, 2019.

KFOURI JR. Anis. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2018.

MARION, José Carlos; IUDÍCIBUS, Sérgio de; LOPES, Christianne Calado V. de Melo; Curso de Contabilidade para Não Contadores. São Paulo: Atlas. 2010 MARTINS. Eliseu; LUDICIBUS. Sergio de; Manual de Contabilidade Societária - Aplicável a todas as Sociedades. São Paulo: Ed. ATLAS, 2013

OLIVEIRA. Regis Fernandes. Curso de Direito Financeiro. São Paulo: RT, 2013.

RAMOS, Alkindar de Toledo; CASTILHO, Edison; WEBER FILHO, Eduardo; MARTINS, Eliseu; BENATTI, Luiz; DOMINGUES JR, Ramon; IUDÍCIBUS, Sérgio de; e KANITZ Stephen Charles. Contabilidade Introdutória (Livro-texto). São Paulo: Atlas. 2010

SILVA. Renata Elaine. Curso de Decadência e Prescrição no Direito Tributário: Regras do Direito e Segurança Jurídica. 5ª ed. São Paulo: Noeses, 2021.

SILVA. Renata Elaine. Decisões em Matéria Tributária: Jurisprudência e Dogmática do Supremo Tribunal Federal em Controle de Constitucionalidade. Salvador:

JusPodivm, 2021.

(12)

Bibliografia Complementar

ABRAHAM. Marcus. Curso de Direito Financeiro Brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BALEEIRO. Aliomar e DERZI. Misabel de Abreu Machado. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Rio de Janeiro: Forense, 2010 COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de Direito Tributário brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 11ª edição, revista e atualizada. 2010.

COSTA. Regina Helena. Imunidades Tributárias: Teoria e Analise da Jurisprudência do STF. São Paulo: Malheiros, 2009.

COSTA. Regina Helena. Imunidades Tributárias: Teoria e Analise da Jurisprudência do STF. São Paulo: Malheiros, 2009.

FERNÁNDEZ. German Alejandro San Martín. Introdução ao Direito Tributário. São Paulo: MP editora, 2008.

FERRAGUT, Maria Rita – Responsabilidade tributária e o Código Civil de 2002. Ed. Noeses, 2013.

GAMA, Tácio Lacerda. Competência tributária: fundamentos para uma teoria da nulidade. 2. ed. São Paulo: Noeses, 2012.

LEAL, Hugo Barreto Sodré. Responsabilidade tributária na aquisição do estabelecimento empresarial. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

MACHADO, Hugo de Brito, Curso de Direito Constitucional Tributário, São Paulo, Malheiros, 2012.

NEDER, Marcos Vinicius. Solidariedade de direito e de fato – reflexões acerca de seu conceito. In: FERRAGUT, Maria Rita; NEDER, Marcos Vinicius (coords.).

Responsabilidade tributária. São Paulo: Dialética, 2007.

OLIVEIRA. Regis Fernandes. Curso de Direito Financeiro. São Paulo: RT, 2013.

SANTI, Eurico Marcos Diniz de. Lançamento tributário. São Paulo: Max Limonad, 1999.

SILVA. Renata Elaine. Artigo: Meio eletrônico utilizado para garantir a efetividade na cobrança do crédito tributário: penhora on-line in Direito Tributário Eletrônico.

São Paulo: Saraiva. 2010

(13)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

TRIBUTO EM ESPÉCIE E PLANEJAMENTO CARGA HORÁRIA: 100H.

EMENTA.

Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISS. Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana - IPTU. Imposto sobre a Transmissão Inter vivos – ITBI. Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações – ITCMD. Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço - ICMS. Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA.Imposto de Importação – II. Imposto de Exportação - IE.

Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza - IR. Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Imposto sobre Operação se Crédito, Câmbio, Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF. Imposto sobre Propriedade Territorial Rural - ITR. Simples Nacional. Direito Tributário Internacional e Direito Internacional Tributário. Tributação No Comércio Exterior I (Regulamento Aduaneiro E Tributação). Tributação No Comércio Exterior II (Regimes Aduaneiros Especiais). Contribuições Sociais. Contribuições Interventivas.

Contribuições Corporativas. Planejamento Tributário

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. ISS Regra-Matriz de Incidência; Conflitos de competência entre ICMS, IPI e ISS; LC 116/2003 – nova lista de serviços tributáveis; LC 157/2016; Definição de serviços tributáveis e a exaustividade da lista de serviços; ISS e o município competente para exigir o imposto;

Estabelecimento prestador e local da prestação; Incidência na importação e exportação de serviços.

2. IPTU Regra-Matriz de Incidência; Conceito de bens imóveis; Progressividade (fiscal e extrafiscal); Conflito de competência; Conceito de área urbana e área urbanizável no CTN; alíquotas e o princípio do não confisco.

3. ITBI Regra-Matriz de Incidência; imunidade do ITBI na transmissão de bens e direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica (inciso I do § 2º do art. 156 da CF/88); imunidade do ITBI nas operações de cisão, fusão, incorporação e extinção de pessoa jurídica;

Município competente para tributar a transmissão do bem.

4. ITCMD Regra-Matriz de Incidência; Alíquotas máximas; Estado competente para exigir o ITCMD; Base de cálculo do imposto; Limites.

5. ICMS – Mercadoria Regra-Matriz de Incidência Tributária; Não-cumulatividade e Seletividade; Conceito de “operação mercantil”;

Operações interestaduais; Imunidades; Substituição Tributária; ICMS-Serviços Regra-Matriz de Incidência; Serviços tributáveis; Conflitos de competência entre o ICMS e o ISS; Serviço de transporte; Transporte intermunicipal e interestadual; Autotransporte; Transporte fluvial, aéreo, marítimo e ferroviário; Serviço de comunicação; Provedores de Internet; Serviços de telefonia; TV por assinatura; Empresas de radiodifusão de sons e imagens (EC 42).

6. IPVA Regra-Matriz de Incidência; Conceito de Veículos Automotores sujeitos à tributação; IPVA de embarcações e aeronaves; IPVA veículo novo e veículo usado; IPVA e o Estado competente para tributar o bem móvel.

7. Imposto de importação Regra-Matriz de Incidência; Extrafiscalidade; Base de cálculo: Conceito de valor aduaneiro; Tratados internacionais; Taxa de câmbio; Regimes de tributação; Imunidades, isenções e reduções.

8. Imposto de Exportação Regra-Matriz de Incidência; Regimes especiais.

9. IRPF Regra-matriz de incidência; Conceito de renda e proventos de qualquer natureza; Base de cálculo do IRPF; Universalidade, Generalidade e progressividade; Rendimentos tributáveis; Rendimentos isentos ou não tributáveis; Deduções; Recolhimento mensal do imposto; Tributação definitiva; Retenção na Fonte e restituição; Verbas indenizatórias; Obrigações acessórias. IRPJ. Regra-Matriz de Incidência; Conceito de renda e proventos de qualquer natureza; Distinção de renda e lucro; Lucro real, presumido e arbitrado; Fato gerador anual, trimestral, mensal e tributação por estimativa; Compensação de prejuízos fiscais e não operacionais; Juros sobre o capital próprio; Regras para distribuição de lucros e dividendos a pessoas físicas; Principais adições à base de cálculo do IRPJ; Exclusões na base de cálculo do IRPJ; Ajustes; Balanço de suspensão e redução; Worldwide income (universalidade); Retenção na fonte. Antecipação e definitiva; Tributação dos lucros auferidos no exterior.

10. IPI Regra-Matriz de Incidência Tributária; Conceito de estabelecimento industrial e equiparado a industrial; Conflitos de competência entre IPI e ISS; Princípio da seletividade das alíquotas em razão da essencialidade do produto e a TIPI; Classificação fiscal; Imunidades na exportação; Suspensão do IPI; Crédito prêmio de IPI (DL 491/69) e a Resolução do Senado 71/2005; Descontos incondicionais; Crédito de IPI nas aquisições sujeitas à alíquota zero, isentas ou NT. Posição do STF a respeito; Ressarcimento e compensação; Transferência de créditos a terceiros;

11. Conceitos básicos de mercado financeiro e de capitais; IOF – Câmbio Regra-Matriz de incidência; Aspectos gerais e polêmicas; IOF – Crédito Regra-Matriz de incidência; Aspectos gerais e polêmicas; IOF – Seguro Regra-Matriz de incidência; Aspectos gerais e polêmicas;

IOF – Títulos e valores mobiliários RMIT; Aspectos gerais e polêmicas.

12. ITR Regra-Matriz de Incidência; Progressividade; Extrafiscalidade; Critério da Destinação ou da Localização; Imunidades; Competência.

13. Conceito de Microempresa – ME e Empresa de Pequeno Porte – EPP; Condições de enquadramento do sistema; Vedação legal ao sistema; Quem pode optar pelo regime; Vedação de inclusão ao regime; Hipóteses de exclusão; Tributos incluídos e excluídos na sistemática; Obrigações acessórias dos optantes; Processo Administrativo do Simples; Processo Judicial do Simples.

(14)

OCDE; Isenções de tributos estaduais e municipais; Princípio da territorialidade; Estabelecimento permanente.

15. Entradas legais (Portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados); Porto seco e recintos alfandegados; Administração e jurisdição aduaneira; Despacho aduaneiro, desembaraço, licença de importação, declaração de importação; Importação e a IN SRF 228/2002; RADAR; Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex); Valor aduaneiro e GATT; TEC – Tarifa Externa Comum; Classificação Fiscal; Taxa de Câmbio e NBM; Regime de tributação simplificada e especial; Isenções e imunidades na importação e exportação;

Incentivos fiscais na exportação (PROEX); AFRMM (Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante); PIS E COFINS na

importação de bens e serviços; IPI e ICMS na importação; CIDE/Combustíveis; Preços de transferência (Transfer Pricing) na venda de bens e serviços; CIDE/Royalties; ISS na importação (LC 116/2003).

16. Regimes aduaneiros especiais; Drawback (modalidade isenção, modalidade suspensão, restituição); Trânsito aduaneiro e suas modalidades; Admissão temporária: (suspensão, utilização econômica, aperfeiçoamento ativo); Entreposto aduaneiro: (na importação, na exportação, industrial); RECOM; Exportação temporária (para aperfeiçoamento passivo); REPETRO; REPEX; Loja Franca; Depósito especial, afiançado, alfandegado certificado, franco; Dos regimes aduaneiros especiais em áreas especiais incentivadas; Lei n.º 11.196/2005 (conversão da MP do “bem”); REPES, RECAP, Demais incentivos à exportação.

17. Contribuições sociais e a classificação das espécies tributárias; Regra-Matriz de Incidência das contribuições; Princípios constitucionais tributários aplicáveis às contribuições sociais; Destinação específica do produto de sua arrecadação; Competência residual; Contribuições Sociais destinadas à Seguridade Social: (i) PIS; (ii) COFINS; (iii) Contribuição social sobre o lucro líquido; Contribuição social sobre a folha de salários e demais rendimentos; Principais aspectos; COFINS e PIS não cumulativas; Tributação monofásica e substituição tributária do PIS e da COFINS; PIS e COFINS na importação; CSLL e tributação dos lucros auferidos no exterior; Contribuições sociais gerais; Salário- educação; Contribuição ao FGTS (LC 110/2001); Casos polêmicos; As Contribuições sociais e o STF.

18. Contribuições de intervenção no domínio econômico; Conceito de Intervenção do Estado do domínio econômico; Modalidades de intervenção; CIDE/Royalties/remessas ao exterior; CIDE/Combustíveis; AFRMM (STF - Rex 165939/RS); Contribuição para a pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico e para programas de eficiência energética de uso final (Lei 9.991/00 e 10.438/2002); Fust (Lei 9.472/97);

Funtel (Lei 10.052/00).

19. Contribuições de interesse de categorias profissionais; Estrita legalidade (art. 2º da Lei 11.000/2004); Natureza jurídica dos órgãos fiscalizadores do exercício de profissões regulamentadas e capacidade ativa tributária; Sesc/Senac, Sesi/Senai, Senat, Sebrae e Senar.

20. Planejamento Tributário no IR e CSLL; Lucro Real, Lucro Presumido e Pessoa Física; Jurisprudência atual sobre o tema (CARF e STJ);

Planejamento Tributário no PIS e COFINS; Jurisprudência atual sobre o tema (CARF e STJ); Planejamento Tributário no ICMS; principais aspectos; Jurisprudência atual sobre o tema (TIT e STJ); Planejamento Tributário no ISS e IPI; principais aspectos; Jurisprudência atual sobre o tema (STJ, CARF e CTM);

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ATALIBA, Geraldo. Hipótese de Incidência Tributária. 6ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2005;

BARRETO, Aires F. “A nova Cofins: primeiros apontamentos”. Revista Dialética de Direito Tributário nº 103.

BARRETO, Paulo Ayres. Contribuições: regime jurídico, destinação e controle. Paulo Ayres Barreto, São Paulo: Noeses, 2006. Capítulos III e VII.

BARRETO. Aires F. Curso de Direito Municipal. São Paulo: Saraiva, 2012.

CARRAZZA, Roque Antonio. ICMS. São Paulo: Malheiros, 2017.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito Tributário, Linguagem e Método. São Paulo: Noeses, 2015.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário, linguagem e método. São Paulo: Noeses, 2015 CARVALHO. Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2019.

CEZAROTI, Guilherme. A não-incidência do ICMS nos serviços de TV por assinatura in Tributação nas Telecomunicações. São Paulo: Quartier Latin, 2005 CHIESA, Clélio. ICMS – Sistema Constitucional Tributário. São Paulo: LTR, 1997

COÊLHO, Sasha Calmon Navarro. Contribuições no Direito Brasileiro. São Paulo: Quartier Latin, inverno, 2007;

COSTA. Regina Helena. Curso de Direito Tributário: Constituição e Código Tributário Nacional. São Paulo: Saraiva, 2019.

KFOURI JR. Anis. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2018.

KFOURI JR. Anis. Curso de direito tributário. São Paulo: Saraiva, 2018.

MACHADO. Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Malheiros. 2017

MARINHO, Rodrigo César de Oliveira. Intervenção sobre o Domínio Econômico: a contribuição e o seu perfil constitucional. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2011 MARQUES, Thiago de Mattos. Apuração de créditos de PIS/COFINS no regime monofásico. Revista Dialética de Direito Tributário nº 154. São Paulo: Dialética, 2008.

MELO, José Eduardo Soares de. Contribuições sociais no sistema tributário. São Paulo: Malheiros, 2010.

MINATEL, José Antônio. Conteúdo do conceito de receita e regime jurídico para sua tributação. São Paulo: MP Editora, 2005.

SILVA. Renata Elaine. Impossibilidade de Incidência nas importações de serviço in ISS Pelos Conselheiros Julgadores, coordenação Alberto Macedo e Natalia de Nardi Dacomo. São Paulo: Quartier Latin, 2012.

SILVA. Rodrigo Martins. O Aspecto Espacial da Hipótese de Incidência do Imposto Sobre Serviço in ISS Pelos Conselheiros Julgadores, coordenação Alberto Macedo e Natalia de Nardi Dacomo. São Paulo: Quartier Latin, 2012.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Alcance da imunidade das receitas de exportação (art. 149, §2º, I, da Constituição): a questão da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

In: COÊLHO, Sacha Calmon Navarro (Coord.). Contribuições para Seguridade Social. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Base de cálculo do IRPJ e da CSLL: obrigatoriedade do arbitramento do lucro nos casos de desconsideração da escrita contábil. In: Revista Tributária das Américas. Ano 1. Julho-dezembro/2010.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Contribuições para a seguridade social à luz da Constituição Federal. 2ª ed. Curitiba: Juruá, 2013.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Definição do conceito de “insumo” para a não-cumulatividade do PIS e da COFINS. In: SOUZA, Priscila de (Coord.). Derivação e Positivação

(15)

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Impossibilidade jurídica da dupla incidência de contribuições para a seguridade social sobre a importação de bens e serviços do exterior, nos moldes prescritos pela Lei nº 10.865/2004. Revista de Direito Tributário da APET. São Paulo: MP Editora, 2005. v. 7

TOMÉ, Fabiana Del Padre. Natureza jurídica da “não-cumulatividade” da contribuição ao PIS/PASEP e da COFINS: consequências e aplicabilidade. In: PEIXOTO, Marcelo Magalhães; FISCHER, Octavio Campos (Coord.). PIS-COFINS: questões atuais e polêmicas. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

TOMÉ, Fabiana Del Padre. PIS e COFINS e as sociedades cooperativas. In: GAUDÊNCIO, Samuel Carvalho; PEIXOTO, Marcelo Magalhães (Coord.). Fundamentos do PIS e da COFINS e o regime jurídico da não-cumulatividade. São Paulo: MP Editora, 2007.

Bibliografia Complementar

AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro: Saraiva, 2017.

BARRETO, Paulo Ayres. Contribuições: Regime Jurídico, Destinação e Controle. São Paulo: Noeses. 2011.

BARROS, Sérgio Resende de. Desconto no IPVA: é constitucional? Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Faculdade de Direito de Bauru, nº 34, p. 353-355, jan./

jun. 2002.

BERNINI, Cassiano Inserra. A regra matriz de incidência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA. 2010. Tese (Mestrado em Direito). São Paulo.

PUC/SP.

BIFANO, Elidie Palma. Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários “in” Tratado de Direito Tributário. MARTINS, Ives Gandra da Silva; NASCIMENTO, Carlos Valder; MARTINS, Rogério Gandra da Silva (coord.). São Paulo: Saraiva, 2011.

BIM, Eduardo Fortunato. A necessidade de lei complementar para instituição das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico: exegese do artigo 146, III, a da Constituição Federal. Revista Dialética de Direito Tributário, São Paulo, nº 109, 2004.

BONILHA, Paulo Celso Bergstrom. Aspectos críticos da instituição do IPVA. Repertório IOB de Jurisprudência, São Paulo, n.8 , p.105-6, jul. 1987.

BRASIL JR. Vicente. IPI: Questões Atuais. São Paulo: Juruá. 2010.

CASTRO. Danilo Monteiro de. Alcance e Efeitos e a Regra Imunizante Inerente ao IPI na Exportação. São Paulo: Revista Dialética de Direito Tributário n.211.

COSTA. Regina Helena. Curso de Direito Tributário: Constituição e Código Tributário Nacional. São Paulo: Saraiva, 2017.

GONÇALVES. JOSÉ ARTUR LIMA. Imposto sobre a renda - Resultados auferidos no exterior por filiais, sucursais, controladas e coligadas” in Revista Dialética de Direito Tributário nº 74.

JARDIM. Eduardo. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Noeses, 2013.

KFOURI JR. Anis. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2018.

LOPES FILHO, Ozires Azevedo et al. ICMS/ISS – “Pager”, “courrier”, “internet”, “TV a cabo e por assinatura” in Mesa de Debates “B” XII Congresso Brasileiro de Direito Tributário. Revista de Direito Tributário n. 75, São Paulo, Malheiros, 1998, p. 43

LUNARDELLI, Pedro G. A. O ICMS e os serviços de transporte internacional. Revista Dialética de Direito Tributário n. 109. São Paulo: Dialética, 2004 MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. Ed. São Paulo: Malheiros, 2017.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. São Paulo: Malheiros, 2017.

MACHADO. Hugo de Brito. A compensação que extingue o crédito tributário e a não-cumulatividade do ICMS e do IPI. São Paulo: Revista Dialética de Direito Tributário n. 204

MACHADO. Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Malheiros. 2017

MACHADO. Hugo de Brito. O IPI e o roubo de produtos industrializados. São Paulo: Revista Dialética de Direito Tributário n. 179 MARAFON, Plínio. Comentários ao Código Tributário Nacional. MARTINS, Ives Gandra da Silva (coord.). São Paulo: Saraiva, 1998.

MARANCA. Alfredo Portinari e HIDALGO. Mauro. Regulamento do Simples Nacional Comentado. São Paulo: FISCOSoft Editora.

MEIRA, Liziane Angelotti. Tributos sobre o Comércio Exterior. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

MELO. José Eduardo Soares de. IPTU e ITR (Teoria e Prática). São Paulo: Dialética, 2015.

MIGUEL, Luciano Garcia. Incidência do ICMS nas operações de Importação. São Paulo: Noeses, 2013.

MOREIRA, André Mendes. A tributação dos serviços de comunicação. São Paulo: Dialética, 2006 MOSQUERA, Roberto Quiroga. Tributação no Mercado Financeiro e de Capitais. São Paulo. Dialética, 1998.

MOSQUERA. Roberto Quiroga. Renda e Proventos de Qualquer Natureza – O Imposto e o Conceito Constitucional. São Paulo: Dialética, 1996.

NETO, Miguel Hilú. Imposto sobre importações e imposto sobre exportações. São Paulo: Quartier Latin, 2003.

NOGUEIRA. Julia de Menezes. Imposto sobre a Renda na Fonte. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

OLIVEIRA, Júlio Maria de. Internet e competência. São Paulo: Dialética, 2001

OLIVEIRA, Ricardo Mariz de. O Conceito de Renda – Inovação do art. 43 do CTN pela Lei Complementar nº 104 (a Questão da Disponibilidade sobre Lucros de Coligadas e Controladas no Exterior), in Revista Dialética de Direito Tributário n.º 73.

OLIVEIRA. Ricardo Mariz de. Fundamentos do Imposto de Renda. São Paulo: Quartier Latin, 2008.

PAULA JUNIOR, Aldo. A base de cálculo e a base calculada na venda de aparelhos celulares abaixo do preço de custo. In: Paulo de Barros Carvalho, Eurico Marcos Diniz de Santi. (Org.). IV CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS DO IBET. São Paulo: Noeses, 2007.

PAULSEN, Leandro; MELO, José Eduardo Soares de. Impostos Federais, Estaduais e Municipais. 4. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

PEIXOTO, Marcelo Magalhães e FISCHER, Octavio Campos, coordenadores. PIS-COFINS: Questões Atuais e Polêmicas. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

PEIXOTO. Marcelo Magalhães e MELO Fábio Soares. IPI: Questões Fundamentais. São Paulo: MP Editora. 2011

PEIXOTO. Marcelo Magalhães. Coordenação. Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural: à luz da Jurisprudência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

São Paulo: MP Ed. 2012.

SALOMÃO, Marcelo Viana. Das inconstitucionalidades do IPVA sobre a propriedade de aeronaves. Revista Dialética de Direito Tributário, São Paulo, nº 13996.

SCHOUERI, Luís Eduardo e ROCHA, Valdir de Oliveira, coordenadores. Tributos e Preços de Transferência, 2º volume. São Paulo: Dialética,1999.

SEIXAS FILHO, Aurélio Pitanga. Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - proibição de discriminar produtos estrangeiros - critérios de sua progressividade. Revista Dialética de Direito Tributário, São Paulo, nº 39, 1998.

SEIXAS FILHO, Aurélio Pitanga. Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - proibição de discriminar produtos estrangeiros - critérios de sua progressividade. Revista Dialética de Direito Tributário, São Paulo, nº 39, 1998.

SIMÕES, Argos Campos Ribeiro. Não cumulatividade em debate – Questões polêmicas envolvendo os elementos da relação jurídica de norma de crédito (decadência, saldo credor e redução/relevação de multa). In Priscila de Souza (Coord.) Sistema Tributário Brasileiro e a Crise Atual. VI Congresso Nacional de Estudos

(16)

TÔRRES, Heleno Taveira. Pluritributação internacional sobre as rendas de empresas. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

TORRES. Heleno Taveira, coordenação. Direito Tributário Internacional Aplicado, 3º volume. São Paulo: Quartier Latin. 2005.

TREVISAN NETO, Antenori. Análise jurídica do acordo sobre valoração aduaneira. 2008. Dissertação (Mestrado em direito) – Faculdade de Direito, PUC, São Paulo.

VALADÃO. Marcos Aurélio Pereira. Regulamento do IPI: anotado e comentado. São Paulo MP Editora. 2012

VIANNA, Julcira Maria de Mello. Aspectos constitucionais do IPVA. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito). São Paulo. PUC/SP.

VITA. Jonathan Barros. Teoria Geral do Direito: Direito Internacional e Direito Tributário. São Paulo: Quartier Latin. 2011.

XAVIER, Alberto. Direito tributário internacional do Brasil. Rio de Janeiro, Forense, 2015.

(17)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

PROCESSUAL TRIBUTÁRIO E PLANEJAMENTO CARGA HORÁRIA: 100H.

EMENTA.

Processo Administrativo Federal. Processo Administrativo Estadual. Ação Declaratória de Existência ou Inexistência de Relação Jurídico Tributária. Ação Anulatória de Débito Fiscal. Ação de Repetição de Indébito Tributário. Ação de Consignação em Pagamento. Ação de Execução Fiscal. Mandado de Segurança. Recursos. Controle de Constitucionalidade. Coisa Julgada. Ação Rescisória. Planejamento Tributário: Teoria. Planejamento Tributário: Gestão. Planejamento Tributário Internacional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceito e características; Princípios constitucionais aplicáveis ao processo administrativo; Princípios do processo administrativo fiscal;

Problema da concomitância entre processo administrativo e judicial; Identidade entre os elementos do processo administrativo e judicial;

Os requisitos da impugnação administrativa; Das atribuições e da competência das Delegacias da Receita Federal de Julgamento; Das causas decididas em única instância administrativa; A competência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais; O recurso voluntário e o recurso de ofício; Órgão julgador; Recurso Especial; Regimento Interno do CARF; Processo administrativo de consulta sobre a legislação tributária federal.

2. Conceito e características. Princípios constitucionais aplicáveis ao processo administrativo; Legislação e regulamento do ICMS; Os requisitos da defesa administrativa; Das atribuições das Delegacias Tributárias de Julgamento das Unidades de Julgamento; O recurso voluntário e o recurso de ofício; Os recursos e o seu processamento do Tribunal de Impostos e Taxas; Do recurso ordinário e especial (dissídio entre Câmaras); Súmula vinculante do TIT; Regimento interno do TIT.

3. Conceito e hipóteses de cabimento; O provimento jurisdicional meramente declaratório (art. 4º, I do CPC); Distinção entre ação declaratória negativa e positiva; Tutela antecipada em sede de ação declaratória; Rito e procedimento da ação declaratória; Natureza jurídica da sentença declaratória; Eficácia executiva; Legitimidade ativa e passiva.

4. Conceito e hipóteses de cabimento da Ação Anulatória; Distinção entre a ação anulatória de débito fiscal e a ação declaratória;

Cabimento e momento de propositura; O depósito a que se refere o artigo 38 da LEF (Lei n.º 6.830/80); Conexão entre a ação anulatória e a execução fiscal; Natureza jurídica da sentença (desconstitutiva).

5. A Ação repetição de indébito; Cabimento; Conceito de tributo pago a maior e indevidamente; O conceito de tributo indevido nas três modalidades de lançamento Tributário; Fundamento da repetição do indébito; Desnecessidade de prévio esgotamento das vias administrativas; A restituição de tributos “indiretos” e o enunciado do art. 166 do CTN; Contribuinte de “fato” e de “direito”; O pedido administrativo de restituição e a ação anulatória a que se refere o artigo 169; Repetição do indébito e compensação; Rito da ação de repetição de indébito Tributário.

6. Consignação em Pagamento; Conceito e cabimento; Legitimidade ativa e passiva; O depósito (judicial e extrajudicial); Foro competente;

Procedimento da consignatória; Natureza jurídica da sentença; Hipóteses concretas de utilização da consignatória e a jurisprudência; A expressão “tributos idênticos” do CTN.

7. O ato de inscrição na Dívida Ativa; A natureza jurídica da CDA; A Execução Fiscal (LEF) e a aplicação subsidiária do CPC; A emenda e a substituição da CDA; A penhora de bens; Penhora on line; O termo inicial dos Embargos à execução; A impugnação dos Embargos (Não apresentação da impugnação e Revelia); Medida Cautelar Fiscal; Conceito e cabimento; legitimidade; Garantia do juízo; Prazo; Exceção (ou objeção) de pré-executividade; Conceito e Cabimento; A construção doutrinária e jurisprudencial. Histórico; Possibilidade de discussão da legalidade do título executivo sem garantia do juízo; Hipóteses de cabimento da exceção de pré-executividade; Matérias de ordem pública e decretáveis de ofício; Decide a exceção de pré-executividade.

8. Mandado de Segurança; Conceito e hipóteses de cabimento; Concessão da medida liminar e a suspensão da Exigibilidade do Crédito;

Direito Líquido e Certo; Rito e procedimento do Mandado de Segurança; Natureza jurídica da sentença/ segurança; Legitimidade ativa e passiva; Súmulas do STF.

9. Recursos; Agravo; Conceito e hipóteses de cabimento;Prazo; Endereçamento; Efeito suspensivo e Antecipação de Tutela; Apelação.

Conceito e hipóteses de cabimento; Prazo; Efeito Devolutivo e Efeito Suspensivo. Recursos “extraordinários” (especial e extraordinário);

Gênero; A excepcionalidade dos recursos especial e extraordinário; Função desses recursos; O prévio esgotamento das instâncias ordinárias; Súmula 5 e 7 do STJ; O sistema de admissibilidade bifásica ou bipartida dos recursos; “repercussão geral” no REx (EC n. 45 e Lei n. 11.418); O efeito dos recursos e a utilização de Medida Cautelar para dar efeito suspensivo a REx e REsp; Agravos de decisão denegatória de seguimento de REx e REsp; Agravos internos no STF e no STJ.

10. Controle de Constitucionalidade no Brasil; Breve histórico; Controle de constitucionalidade concentrado e difuso (distinção); Controle concentrado; Elementos essenciais; ADI genérica, ADIN por omissão; Legitimados; Procedimento; “Amicus curaie”; Medida Cautelar em ADI; ADI e os efeitos da declaração de inconstitucionalidade de lei em matéria tributária; A Reclamação ao STF; Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental; Conceito, objeto e hipótese de cabimento; O que preceito fundamental?; Ação declaratória

(18)

11. Coisa julgada. Conceito; Trânsito em julgado e coisa julgada; Distinção; Coisa julgada formal e material; Coisa julgada e as relações tributárias continuativas; Coisa julgada e lei nova; Coisa julgada e mudança de posição do STF; Coisa julgada em sede de Mandado de Segurança e nas ações coletivas; A coisa julgada inconstitucional e sua relativização; Segurança jurídica.

12. Ação rescisória em matéria tributária; Cabimento e pressupostos da ação rescisória em matéria tributária; Relativização da coisa julgada; Rescisória pro fisco em face de mudança na jurisprudência do STF; Ação rescisória e ação anulatória de ato judicial (querella nulitattis); Distinção.

13. Princípios da execução e título executivo. Princípios: (execução – relevância; autonomia; patrimonialidade/responsabilidade patrimonial; disponibilidade. Adequação; tipicidade/atipicidade dos meios executivos; resultado; menor onerosidade; lealdade;

responsabilidade; contraditório.

14. Fungibilidade. Pedido de reconsideração. Efeito: a) interfere no prazo para o recurso; b) evita preclusão; c) cabe consideração da fungibilidade para considerá-lo como recurso. Princípio da singularidade. Unirrecorribilidade (unicidade recursal): para cada decisão judicial cabe somente um recurso.

15. Vedação da reformatio in pejus. Princípio do efeito devolutivo ou princípio da defesa da coisa julgada parcial. Possíveis efeitos dos recursos: 1. Devolutivo (Devolução da análise da matéria impugnada ao juízo com competência recursal – impede o trânsito em julgado da decisão); 2. Suspensivo; 3. Translativo; 4. Expansivo; 5. Substitutivo.

16. Planejamento Tributário (teoria, gestão e internacional): Conceito e hipóteses de cabimento; Reorganização societária; Elisão e Evasão. Negócio Jurídico Indireto; Simulação; Fraude à Lei; Abuso de direito e Abuso de Forma; Norma Geral Antielisiva; “Incorporação às avessas”; Aspectos Societários do Planejamento Tributário; Reflexos Contábeis do Planejamento Tributário; Tratados internacionais; Preços de Transferência.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ALVIM, Eduardo Arruda. A recente reforma do código de processo civil operada pela lei n. 11.382/06 e a objeção de pré-executividade em matéria fiscal. In RIBEIRO, Diego Diniz; SALOMÃO, Marcelo Viana; MARQUEZI JÚNIOR, Jorge Sylvio. (Org.). A reforma do CPC e a execução fiscal. 2a. ed. São Paulo: MP Editora, 2009.

AMARO. Luciano. Direito Tributário Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2016.

AZZONI, Clara Moreira Recurso Especial e Extraordinário: Aspectos gerais e efeitos. Editora Jurídico Atlas, 2009, São Paulo.

BALTAZAR Jr., José Paulo. Crimes Federais. São Paulo: Saraiva, 9ª Ed. 2014.

BITENCOURT, Cezar Roberto; MONTEIRO, Luciana de Oliveira. Crimes Contra a Ordem Tributária. São Paulo: Saraiva, 2013.

BUENO, Cássio Scarpinella Bueno. Curso sistematizado de direito processual civil (vol. 01). São Paulo: Saraiva, 2016.

CANTANHEDE, Luís Claudio Ferreira. Exceção de pré-executividade e seu julgamento: impacto em outros processos (administrativo, declaratório, anulatório). In CONRADO, Paulo Cesar. Processo tributário analítico, volume II. São Paulo: Noeses, 2013.

CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de direito constitucional tributário. São Paulo: Malheiros, 2017.

CARVALHO, Paulo de Barros. “A livre iniciativa no direito tributário brasileiro: análise do artigo 116 do Código Nacional” da obra Derivação e positivação no direito tributário. Tema IV do Vol. 1. São Paulo: Noeses. 2013

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. São Paulo: Saraiva, 2019.

CASTRO, Leonardo Freitas de Moraes e. Tributação internacional: análise de casos. São Paulo: MP, 2010.

CATUNDA, Camila Gomes de Mattos Campos Vergueiro. A “sobrevivência” a exceção de pré-executividade depois das alterações do Código de Processo Civil. In Revista de Direito Tributário nº 105. São Paulo: Malheiros Editores.

CONRADO, Paulo Cesar, coordenador. Processo Tributário Analítico. Volume II. São Paulo: Noeses, 2013.

CONRADO, Paulo César. Execução fiscal. São Paulo: Noeses, 2013.

COUTO, Mônica Bonetti. Recurso Adesivo: um exame à luz da teoria geral dos recursos. Editora Juruá, Curitiba, 2008.

GRECO, Marco Aurélio Greco. Planejamento tributário. 2. ed. São Paulo: Dialética, 2008.

GRECO, Marco Aurélio. Planejamento Tributário. São Paulo: Dialética, 2011.

HORVATH, Estevão; ZOTELLI, Valéria. Temas de Direito Tributário: estudos em homenagem a Eduardo Bottallo. Editora Saraiva: São Paulo, 2013. Artigo: “Os efeitos da declaração da inconstitucionalidade de lei pelo Supremo Tribunal Federal”, pp. 129/146.

KFOURI JR. Anis. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2018.

MACHADO, Hugo de Brito. Mandado de Segurança em Matéria Tributária. São Paulo: Dialética, 2016.

MARINS, James. A (in)aplicabilidade do CPC aos embargos à execução fiscal. In RIBEIRO, Diego Diniz; SALOMÃO, Marcelo Viana; MARQUEZI JÚNIOR, Jorge Sylvio.

(Org.). A reforma do CPC e a execução fiscal. 2a. ed. São Paulo: MP Editora, 2009.

MARINS, James. Direito Processual Tributário Brasileiro (Administrativo e Judicial). 7ª ed. São Paulo: Editora Dialética, 2014.

MARINS. James. Direito Processual Tributário Brasileiro (Administrativo e Judicial). São Paulo: Dialética, 2016.

MARTINS. Ives Gandra da Silva; PEIXOTO. Marcelo Magalhães e ELALI. André. coordenadores. Coisa Julgada Tributária. São Paulo: MP editora, 2008.

MELO, Fábio Soares de. Processo Administrativo Tributário: Princípios, Vícios e Efeitos Jurídicos. São Paulo: Editora Dialética, 2012.

MELO, José Eduardo Soares de. Processo Tributário Administrativo e Judicial. 2ª ed. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

MIRANDA, Gilson Delgado; PIZZOL, Patrícia Miranda. Fundamentos Jurídicos do Processo Civil: Recursos. Editora Jurídico Atlas, São Paulo, 2001.

OLIVEIRA, Júlio Maria de. Ação anulatória de débito fiscal. In CONRADO, Paulo Cesar. Processo tributário analítico. São Paulo: Noeses, 2ª edição, 2011.

SÁ. RENATO MONTANS. Manual de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva, 2017.

SANTI, Eurico Marcos Diniz de; CONRADO, Paulo César Conrado. Mandado de Segurança em matéria tributária, definindo e inter-relacionando conceitos fundamentais: “direito líquido e certo”, “ato coator”, “medida liminar”, “sentença”, “periculum in mora” e “fumus boni iuris” in Revista Dialética de Direito Tributário nº 90:49, São Paulo: Editora Dialética.

SANTI, Eurico Marcos Diniz de; CONRADO, Paulo César Conrado. Mandado de Segurança Preventivo em matéria tributária: requisitos e efeitos in Processo Tributário Analítico. São Paulo: Dialética.

(19)

SILVA. Renata Elaine. Decisões em Matéria Tributária: Jurisprudência e Dogmática do Supremo Tribunal Federal em Controle de Constitucionalidade. Salvador:

Editora JusPodivm, 2021.

TÔRRES, Heleno Taveira. Autonomia privada e simulação no direito tributário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

TÔRRES, Heleno Taveira. Direito tributário internacional: planejamento tributário e operações transnacionais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

XAVIER, Alberto. Princípios do Processo Administrativo e Judicial Tributário. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

Bibliografia Complementar

DI PIETRO, Juliano. A Preclusão Probatória no Processo Administrativo Tributário Federal e o Princípio da Verdade Material”. In: Reinaldo Pizolio. (Org.).

“Processo Administrativo Tributário. São Paulo: Quartier Latin, 2007, p. 193.

DI PIETRO, Juliano. MARTINS, Natanael. A ampla defesa e a inconstitucionalidade no processo administrativo: limites da Portaria nº 103/2002. in Revista Dialética de Direito Tributário, v. 103, p. 98, 2004.

DI PIETRO, Juliano. O Mandado de Segurança Coletivo e a Inaplicabilidade da Vedação à Concomitância entre Discussões Administrativas e Judiciais em Matéria Tributária. FISCOSoft On Line, 2008.

NEDER, Marcos Vinicius; LOPES, Maria Teresa Martínez. Processo Administrativo Fiscal Federal Comentado. 3ª ed. São Paulo: Editora Dialética, 2010.

PRIA, Rodrigo Dalla. O processo de positivação da norma tributária e a fixação da tutela jurisdicional apta a dirimir os conflitos havidos entre contribuinte e fisco. In CONRADO, Paulo Cesar. Processo tributário analítico. São Paulo: Noeses, 2ª edição, 2011.

RIBEIRO, Diego Diniz. A suspensividade dos embargos na execução fiscal a (não) incidência do novo art. 739 do CPC. In Revista Dialética de Direito Processual, v. 61, p. 22-32, 2008.

RIBEIRO, Diego Diniz. Execução fiscal e penhora “on line”: uma análise da LEF, do art. 655 do CPC e da jurisprudência do STJ. In Revista Dialética de Direito Processual. v. 83, p. 16-25, 2010.

RIBEIRO, Diego Diniz. Responsabilidade tributária fundada no art. 135, III, do CTN: presunção de certeza da CDA e o cálculo jurisprudencial dos precedentes do STJ e do STF. In Revista Dialética de Direito Tributário, v. 199, p. 19-32, 2012.

RIBEIRO, Diego Diniz; MARQUEZI JÚNIOR, Jorge Sylvio. A reforma da execução dos títulos extrajudiciais e sua repercussão nas execuções fiscais. In RIBEIRO, Diego Diniz; SALOMÃO, Marcelo Viana; MARQUEZI JÚNIOR, Jorge Sylvio. (Org.). A reforma do CPC e a execução fiscal. 2a. ed. São Paulo: MP Editora, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, promoverá licitação para calçamento asfáltico de 08 ruas localizadas entre os bairros Engenho D´Agua e Vila Leonor, totalizando custo aproximado de R$ 12.000.000,00

Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal – Lato

A partir do ano de 2011, o Centro de Investigação em Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) organizou-se em torno de dois domínios fundamentais

Finanças públicas e tributação 32 Técnicas de negociação para advogados 32 Contabilidade aplicada do direito 32 Fundamentos de direito tributário I:.. A Constituição

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário é certificado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado em Direito) da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público inscritos nos

Como primeira ação para a realização do estudo de tempos e métodos no setor de montagem da caixa ortopédica, foi a realização de uma reunião com o líder do setor e

Pensando nisso, surgiu a Pós-graduação em Direito Administrativo do Gran Cursos Online, para capac- itar, ensinar e especializar advogados, servidores, membros da carreira jurídica