• Nenhum resultado encontrado

LEIS ESPECIAIS 100 QUESTÕES ALBERTO ANTUNES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LEIS ESPECIAIS 100 QUESTÕES ALBERTO ANTUNES"

Copied!
89
0
0

Texto

(1)

LEIS ESPECIAIS 100 QUESTÕES

ALBERTO ANTUNES

(2)

• CRIMES HEDIONDOS

• LEI 8072/90

(3)

QUESTÃO 1

Mário, após ingerir bebida alcoólica em uma festa, agrediu um casal de namorados, o que resultou na morte do rapaz, devido à gravidade das lesões. A moça sofreu lesões leves.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário não será classificada como crime hediondo.

Certo.

Errado

(4)

QUESTÃO 2

Geromel é Delegado da Polícia Civil do Estado JJ e recebe da polícia repressiva dois indivíduos acusados por crime considerado hediondo, os quais recolhe para as instalações carcerárias. Posteriormente, recebe requerimento de advogado constituído para relaxar a prisão dos acusados. Nos termos da Lei nº 8.072/90, não é possível arbitrar para os crimes nela tipificados:

A -caução B -seguro C -.fiança D -garantia

(5)

QUESTÃO 3

Daniel é Delegado da Polícia Civil e encabeça investigação sobre múltiplos assassinatos ocorridos na periferia do município HO. Como fruto dessas investigações, descobre que o autor de três crimes é VR, alcunha “Caolho”, pertencente a grupo de extermínio que atua em alguns bairros do município.

Nos termos da Lei nº 8.072/90, pode ser afirmado que:

A - os homicídios praticados são caracterizados como crimes hediondos

B - os homicídios praticados pela ausência de qualificação não são hediondos C - os homicídios praticados não são hediondos, pois praticados por um agente D - os homicídios praticados são hediondos por serem praticados em comunidades pobres

(6)

QUESTÃO 4

Daniel é Delegado da Polícia Civil e encabeça investigação sobre múltiplos assassinatos ocorridos na periferia do município HO. Como fruto dessas investigações, descobre que o autor de três crimes é VR, alcunha “Caolho”, pertencente a grupo de extermínio que atua em alguns bairros do município.

Nos termos da Lei nº 8.072/90, pode ser afirmado que:

A -os homicídios praticados são caracterizados como crimes hediondos..

B -os homicídios praticados pela ausência de qualificação não são hediondos C -os homicídios praticados não são hediondos, pois praticados por um agente D -os homicídios praticados são hediondos por serem praticados em comunidades pobres

(7)

QUESTÃO 5

Camila é investigadora da Polícia Civil, sendo ferida gravemente em confronto com grupo de pessoas portando armas de grosso calibre. Nos termos da Lei nº 8.072/90, é considerado crime hediondo o praticado dolosamente contra agente de segurança que resulte em:

A - lesão corporal de natureza leve B - lesão corporal de natureza média

C - lesão corporal de natureza gravíssima..

D - lesão corporal de natureza grave

(8)

• artigo 1º os crimes hediondos, dentre os quais encontra-se previsto no inciso I-A, o crime de lesão corporal gravíssima ou seguida de morte, quando praticado contra “autoridade ou agente descrito nos arts. 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição”.

(9)

QUESTÃO 6

Júnia, de quatorze anos de idade, acusa Pierre, de dezoito anos de idade, de ter praticado crime de natureza sexual consistente em conjunção carnal forçada no dia do último aniversário da jovem. Pierre, contudo, alega que o ato sexual foi consentido.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, tendo como referência aspectos legais e jurisprudenciais a ela relacionados.

Se Pierre for condenado por estupro, o regime de cumprimento de pena será integralmente fechado, por se tratar de crime hediondo.

Certo Errado.

(10)

QUESTÃO 7

Segundo o que dispõe a legislação nacional acerca dos crimes hediondos (Lei n°

8.072/1990),

A - o feminicídio não consta do rol dos crimes hediondos.

B - o crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável é hediondo..

C - o crime de corrupção é definido como hediondo de acordo com o ordenamento jurídico.

D - o delito de exposição a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea é hediondo, conforme o Código Penal.

E - o crime de lesão corporal dolosa, em nenhuma de suas modalidades, é, para efeito da lei brasileira, hediondo.

(11)

• Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável - é considerado hediondo, nos termos do inciso VII, do artigo 1º, da Lei nº 8.072/1990. Logo, a presente alternativa é verdadeira.

(12)

Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.

Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone:

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos.

§ 1o Se o crime é praticado com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.

§ 2o Incorre nas mesmas penas:

I - quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situação descrita no caput deste artigo;

(Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009)

II - o proprietário, o gerente ou o responsável pelo local em que se verifiquem as práticas referidas no caput deste artigo.

(13)

QUESTÃO 8

Acerca dos Crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA.

A - São considerados hediondos o Infanticídio e o Estupro.

B -A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos.

C -É possível a liberdade provisória aos autores de crimes hediondos e equiparados..

D - Dependendo da gravidade do crime, é cabível ao juiz classificar o crime como hediondo.

E -Tratando-se de crime hediondo ou equiparado, o condenado por crime de tortura, em qualquer modalidade, deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.

(14)

QUESTÃO 9

O ordenamento jurídico nacional adotou o critério legal para a tipificação dos crimes hediondos, sendo vedado ao juiz, em caso concreto, fixar a hediondez de um delito ou excluí-la em razão de sua gravidade ou forma de execução.

Certo.

Errado

(15)

QUESTÃO 10

A Lei dos crimes hediondos (Lei n° 8.072/90), embora não forneça o conceito de crime hediondo, apresenta um rol dos crimes que se enquadram em seus

dispositivos, entre os quais se pode destacar A - instigação ao suicídio.

B - lesão corporal de natureza grave.

C - incêndio qualificado pela morte.

D - extorsão mediante sequestro..

E - violação sexual mediante fraude.

(16)

• LEI DE TORTURA

9455/97

(17)

QUESTÃO 11

A respeito da Lei de Crimes de Tortura (Lei n.º 9.455/1997), julgue o próximo item.

A Lei de Crimes de Tortura, ao prever sua incidência mesmo sobre crimes que tenham sido cometidos fora do território nacional, estabelece hipótese de extraterritorialidade incondicionada.

CERTO OU ERRADO

(18)

A Lei 9.455/1997define os crimes de tortura, estabelecendo no seu artigo 2º norma determinando a aplicação da lei penal brasileira, mesmo que a tortura tenha ocorrido fora dos limites territoriais brasileiros, desde que a vítima seja brasileira ou então que o agente se encontre em território brasileiro. Trata-se de mais um caso de extraterritorialidade incondicionada da lei penal brasileira, além daqueles previstos no artigo 7º, inciso I, do Código Penal.

Resposta: CERTO.

(19)

QUESTÃO 12

A respeito da Lei no 9.455/1997 (Lei da Tortura), assinale a alternativa correta.

A - A consumação se dá com o emprego de meios violentos, ocasionando sofrimento físico ou mental, englobando, inclusive, o mero aborrecimento, o qual é apto a configurar o crime de tortura.

B - A tortura-castigo exige uma relação de guarda, poder ou autoridade entre o sujeito ativo e o passivo..

C - A diferenciação entre a tortura e os maus-tratos é o elemento subjetivo. No crime de maus-tratos, não há o animus corrigendi, disciplinandi, já no crime de tortura, o agente tem esse ânimo, além de agir com ódio, com vontade de ver um sofrimento desnecessário, com sadismo.

D - O objeto jurídico tutelado pela norma penal no crime de tortura é apenas a integridade corporal e a saúde física.

E - O dolo específico não constitui elementar fundamental para a configuração das modalidades do crime de tortura previstas no art. 1o da Lei no 9.455/1997.

(20)

Art. 1º Constitui crime de tortura:

I - constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando- lhe sofrimento físico ou mental:

a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;

b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa;

c) em razão de discriminação racial ou religiosa;

II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Pena - reclusão, de dois a oito anos.

(21)

ARTIGO 1º

§ 1º Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.

§ 2º Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, incorre na pena de detenção de um a quatro anos.

(22)

QUESTÃO 13

Aquele que constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa, pratica crime de:

A - homicídio.

B - omissão de socorro.

C - maus-tratos.

D - tortura.

E - constrangimento ilegal.

(23)

QUESTÃO 14

Acerca do crime de tortura, previsto na Lei 9455/97, é INCORRETO afirmar que

A - configura tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.

B - configura tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, para provocar ação ou omissão de natureza criminosa.

C - configura tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, em razão de discriminação racial ou religiosa.

D - na mesma pena do crime de tortura incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a(à) medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.

E - na mesma pena incorre quem se omite em face das condutas descritas como tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las..

(24)

• ARTIGO 1º

• § 2º Aquele que se omite em face dessas condutas,

quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las,

incorre na pena de detenção de um a quatro anos.

(25)

QUESTÃO 15

Lindomar é agente público e foi condenado à pena de reclusão de quatro anos pela prática de tortura. De acordo com a Lei federal nº 9.455/1997, que define os crimes de tortura e dá outras providências, a condenação de Lindomar acarretará a

A - suspensão do seu cargo, função ou emprego público por dois anos.

B - perda do seu cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício por quatro anos.

C - suspensão do seu cargo, função ou emprego público por quatro anos.

D - perda do seu cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício por oito anos..

E - perda do seu cargo, função ou emprego público e a interdição permanente para seu exercício.

(26)

• De acordo com o disposto no artigo 1º, § 5º, da Lei

nº 9.455/1998, no que tange à prática de crime de

tortura: "A condenação acarretará a perda do

cargo, função ou emprego público e a interdição

para seu exercício pelo dobro do prazo da pena

aplicada."

(27)

QUESTÃO 16

A respeito dos Crimes de Tortura, regulados pela Lei nº 9.455/1997, assinale a alternativa correta.

A - A pena prevista para o crime de tortura consistente em submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, é de reclusão de dois a cinco anos.

B - A pena prevista para aquele que se omite em face de condutas que caracterizam crimes de tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, é de um a três anos.

C -O agente público que pratica uma das condutas que caracterizam crimes de tortura terá a pena aumentada em dois terços.

D - O agente público condenado por crime de tortura perderá o cargo, função ou emprego público e sofrerá interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada..

E -O crime de tortura é insuscetível de fiança ou graça, mas é suscetível de anistia.

(28)

A questão requer conhecimento sobre os crimes de tortura, aqueles previstos na Lei nº 9.455/97.

A opção A está incorreta porque de acordo com o Artigo 1º, II, da Lei 9.455/97, a pena é de reclusão de dois a oito anos.

A opção B está incorreta porque o Artigo 1º,II,§ 1º, da Lei 9.455/97, prevê pena de um a quatro anos.

A opção C está incorreta porque a pena é na verdade aumentada de um sexto até um terço, Artigo 1º ,II, §4º, da Lei 9.455/97.

A opção E está incorreta porque o crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

A opção D está correta segundo o Artigo 1º ,II, §5º, da Lei 9.455/97.

(29)

QUESTÃO 17

Assinale a alternativa correta. No crime de tortura, a pena aumenta de um sexto até um terço se o crime é cometido:

A -contra pessoa maior de 50 (cinquenta) anos B -mediante rapto

C -por agente público.

D -mediante extorsão

E -mediante violência ou grave ameaça

(30)

ART. 1,

§º 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

I - se o crime é cometido por agente público;

II – se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos;

III - se o crime é cometido mediante sequestro.

(31)

QUESTÃO 18

De acordo com a Lei nº 9.455/1997, se do crime de tortura resultar lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, a pena é de reclusão de

A - quatro a dez anos.

B - seis a doze anos.

C - um a quatro anos.

D - dois a oito anos.

E - seis a vinte anos.

(32)

Gabarito A

Art. 1º, § 3º Se resulta lesão corporal de natureza grave

ou gravíssima, a pena é de reclusão de quatro a dez

anos; se resulta morte, a reclusão é de oito a dezesseis

anos.

(33)

QUESTÃO 19

Polícia Federal Prova: - Polícia Federal - Delegado de Polícia Federal

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação a crime de tortura, crime hediondo, crime previdenciário e crime contra o idoso.

Cinco guardas municipais em serviço foram desacatados por dois menores. Após breve perseguição, um dos menores evadiu-se, mas o outro foi apreendido. Dois dos guardas conduziram o menor apreendido para um local isolado, imobilizaram-no, espancaram-no e ameaçaram-no, além de submetê-lo a choques elétricos. Os outros três guardas deram cobertura. Nessa situação, os cinco guardas municipais responderão pelo crime de tortura, incorrendo todos nas mesmas penas.

Certo.

Errado

(34)

QUESTÃO 20

Após a Segunda Guerra Mundial, adotada e proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos inerentes à pessoa humana passam a ser protegidos mundialmente. No Brasil, os atos de tortura e as tentativas de praticar atos dessa natureza são coibidos. Marque abaixo a alternativa CORRETA quanto ao crime de tortura.

A - O crime de tortura é inafiançável, embora suscetível de graça ou anistia.

B - Se o crime de tortura é cometido contra maior de 60 (sessenta) anos aumenta-se a pena em de 1/3 (um terço) até à metade.

C - Se o crime de tortura é cometido por agente público, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) até à metade.

D - Não se constitui crime de tortura o constrangimento de alguém com o emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico, em razão de discriminação racial ou religiosa.

E - Constitui crime de tortura: constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o objetivo de obter alguma informação, declaração ou confissão..

(35)

ART. 1,

§º 4º Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

I - se o crime é cometido por agente público;

II – se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos;

III - se o crime é cometido mediante sequestro.

(36)

Lei de DROGAS

11343/06

(37)

QUESTÃO 31

O crime de prescrever ou ministrar, culposamente, drogas, sem que delas necessite o paciente, é punido com detenção e dias‐multa.

Certo.

Errado

(38)

Art. 38. Prescrever ou ministrar, culposamente, drogas, sem que delas necessite o paciente, ou fazê-lo em doses excessivas ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) dias-multa.

(39)

QUESTÃO 32

As plantações ilícitas serão imediatamente destruídas pelo delegado de polícia, que recolherá quantidade suficiente para exame pericial.

Certo.

Errado

(40)

Art. 32. As plantações ilícitas serão imediatamente destruídas pelo delegado de polícia na forma do art. 50-A, que recolherá quantidade suficiente para exame pericial, de tudo lavrando auto de levantamento das condições encontradas, com a delimitação do local, asseguradas as medidas necessárias para a preservação da prova.

1. Plantações ilícitas: Imediatamente destruídas

2. Com prisão em flagrante: 15 (quinze) dias na presença do Ministério Público e da autoridade sanitária.

3. Sem prisão em flagrante: 30 (trinta) dias contados da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

(41)

QUESTÃO 33

É Crime equiparado ao tráfico aquele que vende ou entrega drogas ou matéria- prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal ou regulamentar, a agente policial disfarçado, quando presentes elementos probatórios razoáveis de conduta criminal preexistente.

Certo. ou errado

(42)

Art. 33. ...

Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

§ 1º Nas mesmas penas incorre quem:

IV - vende ou entrega drogas ou matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal ou regulamentar, a agente policial disfarçado, quando presentes elementos probatórios razoáveis de conduta criminal preexistente. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

(43)

QUESTÃO 34

O tráfico privilegiado previsto no artigo 33, § 4 da lei de Drogas é equiparado a hediondo.

Certo ou errado.

(44)

Requisitos

1. agente seja primário, 2. de bons antecedentes,

3. não se dedique às atividades criminosas

4. nem integre organização criminosa.

(45)

QUESTÃO 35

Diego, 20 anos, reincidente, foi denunciado pela suposta prática do crime de tráfico de drogas, tendo em vista que trazia consigo 300g de Cannabis Sativa L., popularmente conhecida como maconha. No curso da instrução, por ocasião de seu interrogatório, Diego confirmou que estava portando as drogas mencionadas na denúncia, mas assegurou que o material seria destinado ao seu próprio consumo e não para comercialização.

NESTE CASO O JUIZ DEVERÁ RECONHECER A ATENUNANTE DE CONFISSÃO ESPONTÂNEA.

CERTO OU ERRADO.

(46)

Súmula 630 STJ tem a seguinte redação: "A incidência da atenuante da confissão espontânea no crime de tráfico ilícito de entorpecentes exige o reconhecimento da traficância pelo acusado, não bastando a mera admissão da posse ou propriedade para uso próprio".

(47)

QUESTÃO 36

A respeito do procedimento penal previsto na Lei n° 11.343, de 23 de agosto de 2006, relacionado com a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, analise a assertiva.

Oferecida a denúncia, o juiz ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia, por escrito, no prazo de 10 dias

Certo. ou errado

(48)

• Art. 55. Oferecida a denúncia, o juiz ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

(49)

QUESTÃO 37

A respeito do procedimento penal previsto na Lei n° 11.343, de 23 de agosto de 2006, relacionado com a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, analise a assertiva.

Ocorrendo prisão em flagrante, a autoridade de polícia judiciária fará comunicação imediata ao juiz competente, remetendo-lhe cópia do auto lavrado, do qual será dada vista ao representante do Ministério Público, em 72 horas.

Certo ou errado.

(50)

• Art. 50. Ocorrendo prisão em flagrante, a

autoridade de polícia judiciária fará,

imediatamente, comunicação ao juiz

competente, remetendo-lhe cópia do auto

lavrado, do qual será dada vista ao órgão do

Ministério Público, em 24 (vinte e quatro)

horas.

(51)

QUESTÃO 38

A respeito do procedimento penal previsto na Lei n° 11.343, de 23 de agosto de 2006, relacionado com a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, analise a assertiva.

A destruição das drogas será executada pelo escrivão de polícia no prazo de 90 dias na presença do Delegado de Polícia e da autoridade sanitária.

Certo ou errado.

(52)

Art. 50. § 4º A destruição das drogas será

executada pelo delegado de polícia

competente no prazo de 15 (quinze) dias

na presença do Ministério Público e da

autoridade sanitária.

(53)

QUESTÃO 39

A respeito do procedimento penal previsto na Lei n° 11.343, de 23 de agosto de 2006, relacionado com a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, analise a assertiva.

O inquérito policial será concluído no prazo de 60 dias, se o indiciado estiver preso, e de 120 dias, quando solto.

Certo ou errado

(54)

Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto.

Parágrafo único. Os prazos a que se refere este artigo

podem ser duplicados pelo juiz, ouvido o Ministério

Público, mediante pedido justificado da autoridade de

polícia judiciária.

(55)

QUESTÃO 40

A respeito do procedimento penal previsto na Lei n° 11.343, de 23 de agosto de 2006, relacionado com a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, analise a assertiva.

Na audiência de instrução e julgamento, após o interrogatório do acusado e a inquirição das testemunhas, será dada a palavra, sucessivamente, ao defensor do acusado e ao representante do Ministério Público, pelo prazo improrrogável de 20 minutos para cada um.

Certo ou errado.

(56)

• Art. 57. Na audiência de instrução e

julgamento, após o interrogatório do acusado

e a inquirição das testemunhas, será dada a

palavra, sucessivamente, ao representante do

Ministério Público e ao defensor do acusado,

para sustentação oral, pelo prazo de 20 (vinte)

minutos para cada um, prorrogável por mais

10 (dez), a critério do juiz.

(57)

QUESTÃO 41

A Lei Federal n° 11.343/2006 estabelece que, se um indivíduo trouxer consigo, comprovadamente, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar,

A - não ficará sujeito a qualquer tipo de pena.

B - ficará sujeito, entre outras penas, à prestação de serviços à comunidade..

C - poderá ser punido com a pena de prisão.

D -poderá ser obrigado a comparecer a programa ou curso educativo pelo período de 12 meses.

E - ficará sujeito, entre outras, à pena de detenção.

(58)

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;

II - prestação de serviços à comunidade;

III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

(59)

QUESTÃO 42

Para a configuração do delito de tráfico de drogas previsto no caput do artigo 33 da Lei 11.343/2006, é desnecessária a aferição do grau de pureza da substância apreendida.

Certo. ou errado

(60)

QUESTÃO 43

É possível a aplicação do princípio da consunção entre os crimes previstos no § 1º do artigo 33 e/ou no artigo 34 pelo tipificado no caput do artigo 33 da Lei 11.

343/2006, desde que não caracterizada a existência de contextos autônomos e coexistentes, aptos a vulnerar o bem jurídico tutelado de forma distinta.

Certo. ou errado

(61)

QUESTÃO 44

A expropriação de bens em favor da União, decorrente da prática de crime de tráfico ilícito de entorpecentes, constitui efeito automático da sentença penal condenatória.

Certo. ou errado

(62)

QUESTÃO 45

É cabível a aplicação cumulativa das causas de aumento relativas à transnacionalidade e à interestadualidade do delito, previstas nos incisos I e V do artigo 40 da Lei de Drogas, quando evidenciado que a droga proveniente do exterior se destina a mais de um estado da federação, sendo o intuito dos agentes distribuir o entorpecente estrangeiro por mais de uma localidade do país.

Certo. ou errado

(63)

Art. 40. As penas previstas nos arts. 33 a 37 desta Lei são aumentadas de um sexto a dois terços, se:

I - a natureza, a procedência da substância ou do produto apreendido e as circunstâncias do fato evidenciarem a transnacionalidade do delito;

...

V - caracterizado o tráfico entre Estados da Federação ou entre estes e o Distrito Federal;

...

(64)

QUESTÃO 46

Conduzir embarcação ou aeronave após o consumo de drogas é crime de perigo abstrato previsto na lei de drogas.

Certo ou errado.

(65)

Art. 39. Conduzir embarcação ou aeronave após o consumo de drogas, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, além da apreensão do veículo, cassação da habilitação respectiva ou proibição de obtê-la, pelo mesmo prazo da pena privativa de liberdade aplicada, e pagamento de 200 (duzentos) a 400 (quatrocentos) dias-multa.

(66)

QUESTÃO 47

Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º , e 34 da lei de drogas é crime equiparado a hediondo.

Certo ou errado

(67)

QUESTÃO 48

O processo e o julgamento dos crimes previstos nos arts. 33 a 37 da Lei de drogas, se caracterizado ilícito transnacional, são da competência da Justiça Comum.

Certo. ou errado

(68)

Art. 70. O processo e o julgamento dos crimes previstos nos arts. 33 a 37 desta Lei, se caracterizado ilícito transnacional, são da competência da Justiça Federal.

Parágrafo único. Os crimes praticados nos Municípios que não sejam sede de vara federal serão processados e julgados na vara federal da circunscrição respectiva.

(69)

QUESTÃO 49

Para efeito da lavratura do auto de prisão em flagrante e estabelecimento da materialidade do delito, é suficiente o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga, firmado exclusivamente por perito oficial.

Certo ou errado.

(70)

Art. 50. Ocorrendo prisão em flagrante, a autoridade de polícia judiciária fará, imediatamente, comunicação ao juiz competente, remetendo-lhe cópia do auto lavrado, do qual será dada vista ao órgão do Ministério Público, em 24 (vinte e quatro) horas.

§ 1º Para efeito da lavratura do auto de prisão em flagrante e estabelecimento da materialidade do delito, é suficiente o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga, firmado por perito oficial ou, na falta deste, por pessoa idônea.

(71)

QUESTÃO 50

Recebido os autos do Inquérito o membro do MP tem 5 dias para oferecer denúncia se o investigado estar preso e 15 dias se o investigado estiver solto.

Certo ou errado.

(72)

Art. 54. Recebidos em juízo os autos do inquérito policial, de Comissão Parlamentar de Inquérito ou peças de informação, dar-se-á vista ao Ministério Público para, no prazo de 10 (dez) dias, adotar uma das seguintes providências:

I - requerer o arquivamento;

II - requisitar as diligências que entender necessárias;

III - oferecer denúncia, arrolar até 5 (cinco) testemunhas e requerer as demais provas que entender pertinentes.

(73)

Lei nº10.826/2003 Estatuto do

desarmamento

(74)

QUESTÃO 51

O certificado de Registro de Arma de Fogo, com validade em todo o território nacional, autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou dependência desses, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa. De acordo com a Lei nº10.826/2003, o certificado de registro de arma de fogo será expedido:

A - Pela Polícia Militar e será precedido de autorização do Sinarm.

B - Pelo Exército Brasileiro e será precedido de autorização da Polícia Militar.

C - Pela Polícia Civil e será precedido de autorização da Polícia Militar.

D - Pela Polícia Federal e será precedido de autorização do Sinarm..

(75)

• Art. 5º. § 1 O certificado de registro de arma de

fogo será expedido pela Polícia Federal e será

precedido de autorização do Sinarm.

(76)

QUESTÃO 52

Comete o crime de disparar arma de fogo ou acionar munição, previsto no artigo 15 do Estatuto do Desarmamento, o sujeito que dá tiro de rifle em telhas de barro colocadas sobre o mourão do curral de seu rancho, sem vizinhos, no fim da estrada e longe do povoado.

Certo ou errado.

(77)

Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa

(78)

QUESTÃO 53

Deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 18 anos ou pessoa portadora de deficiência mental se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade é crime de Omissão de Cautela.

Certo. ou errado

(79)

• Art. 13. Deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 18 anos ou pessoa portadora de deficiência mental se

apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade:

• Pena – detenção, de 1 a 2 anos, e multa.

(80)

QUESTÃO 54

A inaptidão de arma de fogo para efetuar disparos, ainda que comprovada por laudo pericial, não é excludente de tipicidade.

Certo ou errado

(81)

QUESTÃO 55

O crime de porte de arma de fogo (art. 14 da Lei n. 10.826/2003) é um crime de perigo concreto.

Certo

Errado

(82)

QUESTÃO 56

O porte de arma de fogo sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar, ainda que a arma esteja desmuniciada ou comprovadamente inapta a realizar disparos, configura delito de porte ilegal de arma de fogo.

Certo Errado.

(83)

QUESTÃO 57

A posse isolada de grande quantidade de munições de uso permitido, em desacordo com as determinações legais ou regulamentares, quando desacompanhada da apreensão de arma de fogo, não constitui crime.

Certo ou errado

(84)

QUESTÃO 58

A cessão, mesmo que gratuita, de arma de fogo de uso restrito, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal ou regulamentar, configura crime, punido com a mesma sanção penal daquele que transporta arma de fogo de calibre permitido com numeração suprimida.

Certo. ou errado

(85)

Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)

Pena reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

§ 1º Nas mesmas penas incorre quem: (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)

IV portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado;

(86)

QUESTÃO 59

Todos os crimes do estatuto do desarmamento são inafiançáveis.

Certo ou errado

(87)

8072/90 – Artigo 1º

Parágrafo único. Consideram-se também hediondos, tentados ou consumados:

(Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)

II - o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, previsto no art. 16 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003; (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

III - o crime de comércio ilegal de armas de fogo, previsto no art. 17 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003; (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

IV - o crime de tráfico internacional de arma de fogo, acessório ou munição, previsto no art. 18 da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003; (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

(88)

QUESTÃO 60

A importação indevida de colete balístico configura crime no estatuto do desarmamento

Certo ou errado

(89)

FIM

SÓ A DOR GERA

COMPREENSÃO!

Referências

Documentos relacionados

Foram 4min47s, com uma reportagem, seis notas cobertas e uma nota pelada no antigo, sendo que no novo formato houve 19min51s de tempo dedicado, as reportagens aumentaram

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

U pacijenata sa stentom ili nefrostomom ili ostali faktori rizika Ureteroskopija za nekomplikovan distalni kamen Enterobacteriacae Enterococus Staphylococus Ne TMP±SMX

a) detenção e multa. a) A pena prevista para o crime de tortura consistente em submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a

Certos medicamentos podem causar interacção com o TECNOLIP, aumentando ou diminuindo o seu efeito terapêutico, pelo que antes de tomar TECNOLIP deverá informar o seu médico de

NOTA: Os cargos de 02 CARGOS DE JUIZ DE DIREITO AUXILIAR DA CAPITAL, 2º JUIZ DE DIREITO AUXILIAR DE GUARULHOS, 3ª VARA CÍVEL DE CARAGUATATUBA, 2ª VARA DE FRANCISCO MORATO, VARA

Aplicando-se análise fatorial nas variáveis que foram distribuídas entre as três dimensões identificadas no estudo, foi possível encontrar cinco fatores: aspectos