• Nenhum resultado encontrado

Mecânica - Lista 10 Dinâmica Leis de Newton e Atrito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Mecânica - Lista 10 Dinâmica Leis de Newton e Atrito"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Mecânica - Lista 10 – Dinâmica Leis de Newton e Atrito

1. (Uerj 2005) Uma funcionária, de massa 50 kg, utiliza patins para se movimentar no interior do supermercado. Ela se desloca de um caixa a outro, sob a ação de uma força F, durante um intervalo de tempo de 0,5 s, com aceleração igual a 3,2 m/s£. Desprezando as forças dissipativas, determine:

a) o impulso produzido por essa força F;

b) a energia cinética adquirida pela funcionária.

2. (Ufpe 2005) Um bloco de 1,2 kg é empurrado sobre uma superfície horizontal, através da aplicação de uma força ù, de módulo 10 N conforme indicado na figura. Calcule o módulo da força normal exercida pela superfície sobre o bloco, em newtons.

3. (Ufpe 2006) Uma vassoura, de massa 0,4 kg, é deslocada para a direita sobre um piso horizontal como indicado na figura. Uma força, de módulo F(cabo) = 10 N, é aplicada ao longo do cabo da vassoura. Calcule a força normal que o piso exerce sobre a vassoura, em newtons. Considere desprezível a massa do cabo, quando comparada com a base da vassoura.

4. (Ufpe 2006) Um bloco A homogêneo, de massa igual a 3,0 kg, é colocado sobre um bloco B, também homogêneo, de massa igual a 6,0 kg, que por sua vez é colocado sobre o bloco C, o qual apoia-se sobre uma superfície horizontal, como mostrado na figura a seguir. Sabendo-se que o sistema permanece em repouso, calcule o módulo da força que o bloco C exerce sobre o bloco B, em newtons.

5. (Ufrj 2004) O sistema representado na figura é abandonado sem velocidade inicial. Os três blocos têm massas iguais. Os fios e a roldana são ideais e são desprezíveis os atritos no eixo da roldana.

São também desprezíveis os atritos entre os blocos (2) e (3) e a superfície horizontal na qual estão apoiados.

O sistema parte do repouso e o bloco (1) adquire uma aceleração de módulo igual a a. Após alguns instantes, rompe-se o fio que liga os blocos (2) e (3). A partir de então, a aceleração do bloco (1) passa a ter um módulo igual a a'.

Calcule a razão a' / a.

6. (Ufrj 2005) Quando o cabo de um elevador se quebra, os freios de emergência são acionados contra trilhos laterais, de modo que esses passam a exercer, sobre o elevador, quatro forças verticais constantes e iguais a f , como indicado na figura.

Considere g = 10m/s£.

Exercícios de Física – Pingüim

(2)

Suponha que, numa situação como essa, a massa total do elevador seja M = 600kg e que o módulo de cada força f seja | f | = 1350N.

Calcule o módulo da aceleração com que o elevador desce sob a frenagem dessas forças.

7. (Ufrj 2006) Um bloco de massa m é abaixado e levantado por meio de um fio ideal. Inicialmente, o bloco é abaixado com aceleração constante vertical, para baixo, de módulo a (por hipótese, menor do que o módulo g da aceleração da gravidade), como mostra a figura 1.

Em seguida, o bloco é levantado com aceleração constante vertical, para cima, também de módulo a, como mostra a figura 2. Sejam T a tensão do fio na descida e T' a tensão do fio na subida.

Determine a razão T'/T em função de a e g.

8. (Unesp 2005) A figura ilustra um bloco A, de massa mÛ = 2,0 kg, atado a um bloco B, de massa m½ = 1,0 kg, por um fio inextensível de massa desprezível. O coeficiente de atrito cinético entre cada bloco e a mesa é ˜Ý. Uma força F = 18,0 N é aplicada ao bloco B, fazendo com que ambos se desloquem com velocidade constante.

Considerando g = 10,0 m/s£, calcule a) o coeficiente de atrito ˜Ý.

b) a tração T no fio.

9. (Unesp 2006) Dois blocos, A e B, com A colocado sobre B, estão em movimento sob ação de uma força horizontal de 4,5 N aplicada sobre A, como ilustrado na figura.

Considere que não há atrito entre o bloco B e o solo e que as massas são respectivamente mÛ = 1,8 kg e m½ = 1,2 kg. Tomando g = 10 m/s£, calcule

a) a aceleração dos blocos, se eles se locomovem juntos.

b) o valor mínimo do coeficiente de atrito estático para que o bloco A não deslize sobre B.

10. (Ufrj 2004) Deseja-se manter um bloco em repouso sobre um plano inclinado 30° com a horizontal. Para isso, como os atritos entre o bloco e o plano inclinado são desprezíveis, é necessário aplicar sobre o bloco uma força. Numa primeira experiência, mantém-se o bloco em repouso aplicando uma força horizontal ù, cujo sentido está indicado na figura 1. Numa segunda experiência, mantém-se o bloco em repouso aplicando uma força ù' paralela ao plano inclinado, cujo sentido está indicado na figura 2.

Calcule a razão | ù' | / | ù |

Pinim

(3)

11. (Ufrj 2006) Um plano está inclinado, em relação à horizontal, de um ângulo š cujo seno é igual a 0,6 (o ângulo é menor do que 45°).

Um bloco de massa m sobe nesse plano inclinado sob a ação de uma forca horizontal ù , de módulo exatamente igual ao módulo de seu peso, como indica a figura a seguir.

Supondo que não haja atrito entre o bloco e o plano inclinado, calcule o módulo da aceleração do bloco.

12. (Ufpe 2006) Uma vassoura, de massa 0,4 kg, está posicionada sobre um piso horizontal como indicado na figura. Uma força, de módulo F(cabo), é aplicada para baixo ao longo do cabo da vassoura. Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre o piso e a base da vassoura é ˜e= 1/8, calcule F(cabo), em newtons, para que a vassoura fique na iminência de se deslocar.

Considere desprezível a massa do cabo, quando comparada com a base da

vassoura.

13. (Ufrj) O sistema ilustrado na figura a seguir é uma máquina de Atwood. A roldana tem massa desprezível e gira livremente em torno de um eixo fixo perpendicular ao plano da figura, passando pelo centro geométrico da roldana. Uma das massas vale m e a outra, 2m. O sistema encontra- se inicialmente na situação ilustrada pela figura (a), isto é, com as duas massas no mesmo nível.

O sistema é então abandonado a partir do repouso e, após um certo intervalo de tempo, a distância vertical entre as massas é h, figura (b).

Calcule o módulo da velocidade de cada uma das massas na situação mostrada na figura (b).

14. (Ufrj) A figura adiante mostra um sistema constituído por fios inextensíveis e duas roldanas, todos de massa desprezível. A roldana A é móvel, e a roldana B é fixa.

Calcule o valor da massa mQ para que o sistema permaneça em equilíbrio estático.

15. (Ita 2006) Considere um automóvel de peso P, com tração nas rodas dianteiras, cujo centro de massa está em C, movimentando-se num plano horizontal. Considerando g = 10 m/s£, calcule a aceleração máxima que o automóvel pode atingir, sendo o coeficiente de atrito entre os pneus e o piso igual a 0,75.

16. (Pucpr 2005) Complete corretamente a frase a seguir, relativa à primeira lei de Newton: "Quando a força resultante, que atua numa partícula, for nula, então a partícula:

a) estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme".

b) poderá estar em movimento circular e

(4)

c) terá uma aceleração igual à aceleração da gravidade local".

d) estará com uma velocidade que se modifica com o passar do tempo".

e) poderá estar em movimento uniformemente retardado".

17. (Uel 2005) Em 21 de junho de 2004, a nave espacial "SpaceShipOne" realizou um fato memorável: foi o primeiro veículo espacial

concebido pela iniciativa privada a entrar em órbita em torno da Terra, em uma altura pouco superior a 100 km. Durante o intervalo de tempo em que a nave alcançou sua máxima altitude, e com os motores praticamente desligados, seu piloto abriu um pacote de confeitos de chocolates para vê-los flutuar no interior da nave. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação da flutuação dos confeitos.

a) A gravidade é praticamente zero na altitude indicada.

b) Não há campo gravitacional fora da atmosfera da Terra.

c) A força gravitacional da Terra é anulada pela gravidade do Sol e da Lua.

d) As propriedades especiais do material de que é feita a nave espacial blindam, em seu interior, o campo gravitacional da Terra.

e) Nave e objetos dentro dela estão em "queda livre", simulando uma situação de ausência de gravidade.

18. (Ufscar 2005) Leia a tirinha a seguir na figura 1.

Imagine que Calvin e sua cama estivessem a céu aberto, em repouso sobre um ponto P do equador terrestre, no momento em que a gravidade foi

"desligada" por falta de pagamento da conta, ver figura 2.Tendo em vista que o ponto P'

corresponde ao ponto P horas mais tarde, e supondo que nenhuma outra força atuasse sobre o garoto após "desligada" a gravidade, o desenho que melhor representa a posição de Calvin (ponto C) no instante considerado

é

19. (Unifesp 2005) A figura representa um caixote transportado por uma esteira horizontal. Ambos têm velocidade de módulo v, constante,

suficientemente pequeno para que a resistência do ar sobre o caixote possa ser considerada desprezível.

Pode-se afirmar que sobre esse caixote, na situação da figura,

a) atuam quatro forças: o seu peso, a reação normal da esteira, a força de atrito entre a esteira e o caixote e a força motora que a esteira exerce sobre o caixote.

b) atuam três forças: o seu peso, a reação normal da esteira e a força de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido oposto ao do movimento.

c) atuam três forças: o seu peso, a reação normal da esteira e a força de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido do movimento.

d) atuam duas forças: o seu peso e a reação normal da esteira.

e) não atua força nenhuma, pois ele tem movimento retilíneo uniforme.

20. (Fgv 2006) Usado para missões suborbitais de exploração do espaço, o VS-30, foguete de sondagem brasileiro, possui massa total de decolagem de, aproximadamente, 1 500 kg e seu propulsor lhe imprime uma força de 95×10¤ N.

Supondo que um desses foguetes seja lançado verticalmente em um local onde a aceleração da gravidade tem valor 10 m/s£, desconsiderando a gradual perda de massa devido à combustão, a aceleração imprimida ao conjunto nos instantes

Pinim

(5)

iniciais de sua ascensão, relativamente ao solo, é, aproximadamente,

a) 15 m/s£. b) 24 m/s£. c) 36 m/s£.

d) 42 m/s£. e) 53 m/s£.

21. (Pucpr 2005) A aceleração adquirida por um automóvel é de 1,5 m/s£ e a força resultante que age sobre ele é 3000 N. Com base nessas informações, analise as proposições:

I. A massa do automóvel é igual a 2000 kg.

II. A massa do automóvel é igual a 4500 N.

III. Se o automóvel partir do repouso, após 4 segundos sua velocidade será igual a 6 m/s.

IV. Se o automóvel partir do repouso, após 2 segundos terá percorrido um espaço igual a 1,5 metros.

V. Se quisermos reduzir a aceleração à metade, basta dividirmos por dois a intensidade da força aplicada.

Estão corretas:

a) apenas I e II.

b) apenas I e III.

c) I, III e V.

d) I, II, IV.

e) II, III e V.

22. (Pucsp 2005) Certo carro nacional demora 30 s para acelerar de 0 a 108 km/h. Supondo sua massa igual a 1200 kg, o módulo da força resultante que atua no veículo durante esse intervalo de tempo é, em N, igual a

a) zero b) 1200 c) 3600 d) 4320 e) 36000

23. (Ufpel 2005) Considere que um caminhão- tanque, ao abastecer um posto de gasolina, se encontra em repouso, apoiado sobre um piso plano e horizontal, sem atrito.

É correto afirmar que a menor força capaz de deslocar esse caminhão é

a) uma força que depende da natureza das superfícies de contato.

b) uma força que está relacionada com a área de contato entre as suas superfícies.

c) igual à força de atrito estático máxima.

d) uma força proporcional à reação normal de apoio.

e) qualquer força, por menor que seja, desde que

Newton, a toda força corresponde outra igual e oposta, chamada de reação. A razão por que essas forças não se cancelam é:a) elas agem em objetos diferentes.b) elas não estão sempre na mesma direção.c) elas atuam por um longo período de tempo.d) elas não estão sempre em sentidos opostos.

25. (Ufmg 2006) José aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura:

A cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador.

Sejam F(i) o módulo da força e p(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador de José.

Sobre o polegar, essas grandezas são, respectivamente, F(p) e p(p).

Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que

a) F(i) > F(p) e p(i) = p(p).

b) F(i) = F(p) e p(i) = p(p).

c) F(i) > F(p) e p(i) > p(p).

d) F(i) = F(p) e p(i) > p(p).

26. (Fatec 2006) Dois blocos A e B de massas 10 kg e 20 kg, respectivamente, unidos por um fio de massa desprezível, estão em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Uma força, também horizontal, de intensidade F = 60N é aplicada no bloco B, conforme mostra a figura.

O módulo da força de tração no fio que une os dois blocos, em newtons, vale

a) 60.

b) 50.

c) 40.

d) 30.

e) 20.

27. (Fgv 2005) Dois carrinhos de supermercado

Pinim

(6)

pessoa, ao invés de empurrar dois carrinhos separadamente, possa puxar o conjunto pelo interior do supermercado. Um cliente aplica uma força horizontal de intensidade F, sobre o carrinho da frente, dando ao conjunto uma aceleração de intensidade 0,5 m/s£.

Sendo o piso plano e as forças de atrito

desprezíveis, o módulo da força F e o da força de tração na corrente são, em N, respectivamente:

a) 70 e 20.

b) 70 e 40.

c) 70 e 50.

d) 60 e 20.

e) 60 e 50.

28. (Fuvest 2006) Para vencer o atrito e deslocar um grande contêiner C, na direção indicada, é necessária uma força F = 500N.

Na tentativa de movê-lo, blocos de massa m = 15kg são pendurados em um fio, que é esticado entre o contêiner e o ponto P na parede, como na figura. Para movimentar o contêiner, é preciso pendurar no fio, no mínimo,

a) 1 bloco b) 2 blocos c) 3 blocos d) 4 blocos e) 5 blocos

Obs: sen 45° = cos 45° ¸ 0,7 tan 45° = 1

29. (Fuvest 2006) Uma esfera de massa m³ está pendurada por um fio, ligado em sua outra extremidade a um caixote, de massa M=3 m³, sobre uma mesa horizontal. Quando o fio entre eles permanece não esticado e a esfera é largada, após percorrer uma distância H³, ela atingirá uma velocidade V³, sem que o caixote se mova. Na situação em que o fio entre eles estiver esticado, a esfera, puxando o caixote, após percorrer a

mesma distância H³, atingirá uma velocidade V igual a

a) 1/4 V³ b) 1/3 V³ c) 1/2 V³ d) 2 V³ e) 3 V³

30. (Uel 2005) Partindo do repouso, e utilizando sua potência máxima, uma locomotiva sai de uma estação puxando um trem de 580 toneladas.

Somente após 5 minutos, o trem atinge sua velocidade máxima, 50 km/h. Na estação seguinte, mais vagões são agregados e, desta vez, o trem leva 8 minutos para atingir a mesma velocidade limite. Considerando que, em ambos os casos, o trem percorre trajetórias aproximadamente planas e que as forças de atrito são as mesmas nos dois casos, é correto afirmar que a massa total dos novos vagões é:

a) 238 ton.

b) 328 ton.

c) 348 ton.

d) 438 ton.

e) 728 ton.

31. (Uerj 2004) Um passageiro está no interior de um elevador que desce verticalmente, com aceleração constante "a".Se "a" vale 1/5 da aceleração da gravidade, a razão entre a intensidade da força que o piso do elevador exerce sobre o passageiro e o peso do passageiro é igual a:

a) 5 b) 6/5 c) 1 d) 4/5

(7)

32. (Ufg 2005) O bloco A da figura desliza sobre uma superfície horizontal sem atrito puxado pelo bloco B. O fio e a polia são ideais.

O gráfico que representa qualitativamente a energia cinética do sistema em função do tempo a partir do instante em que o bloco A atinge o ponto P é

33. (Ufu 2005) Uma pessoa de massa m está no interior de um elevador de massa M, que desce verticalmente, diminuindo sua velocidade com uma aceleração de módulo a.Se a aceleração local da gravidade é g, a força feita pelo cabo que sustenta o elevador é

a) (M+m)(g-a) b) (M+m)(g+a) c) (M+m)(a-g) d) (M-m)(g+a)

34. (Unesp 2006) Um bloco de massa mÛ desliza no solo horizontal, sem atrito, sob ação de uma força constante, quando um bloco de massa m½ é depositado sobre ele. Após a união, a força aplicada continua sendo a mesma, porém a aceleração dos dois blocos fica reduzida à quarta parte da aceleração que o bloco A possuía. Pode- se afirmar que a razão entre as massas, mÛ/m½, é a) 1/3.

b) 4/3.

c) 3/2.

d) 1.

e) 2.

35. (Unifesp 2006) A figura representa um bloco B de massa m½ apoiado sobre um plano horizontal e um bloco A de massa mÛ a ele pendurado. O conjunto não se movimenta por causa do atrito entre o bloco B e o plano, cujo coeficiente de atrito estático é ˜½.

Não leve em conta a massa do fio, considerado inextensível, nem o atrito no eixo da roldana.

Sendo g o módulo da aceleração da gravidade local, pode-se afirmar que o módulo da força de atrito estático entre o bloco B e o plano

a) é igual ao módulo do peso do bloco A.

b) não tem relação alguma com o módulo do peso do bloco A.

c) é igual ao produto m½ . g . ˜½, mesmo que esse valor seja maior que o módulo do peso de A.

d) é igual ao produto m½ . g . ˜½, desde que esse valor seja menor que o módulo do peso de A.

e) é igual ao módulo do peso do bloco B.

36. (Unifesp 2006) Suponha que um comerciante inescrupuloso aumente o valor assinalado pela sua balança, empurrando sorrateiramente o prato para baixo com uma força ù de módulo 5,0 N, na direção e sentido indicados na figura.

Com essa prática, ele consegue fazer com que uma mercadoria de massa 1,5 kg seja medida por essa balança como se tivesse massa de

a) 3,0 kg. b) 2,4 kg. c) 2,1 kg.

d) 1,8 kg. e) 1,7 kg.

Pinim

(8)

37. (Fatec 2005) Um fio, que tem suas

extremidades presas aos corpos A e B, passa por uma roldana sem atrito e de massa desprezível. O corpo A, de massa 1,0 kg, está apoiado num plano inclinado de 37° com a horizontal, suposto sem atrito. Adote g = 10m/s£, sen 37° = 0,60 e cos 37°

= 0,80.

Para o corpo B descer com aceleração de 2,0 m/s£, o seu peso deve ser, em newtons, a) 2,0 b) 6,0 c) 8,0 d) 10 e) 20

38. (Ufpel 2005)

Um caminhão-tanque, após sair do posto, segue, com velocidade constante, por uma rua plana que, num dado trecho, é plana e inclinada. O módulo da aceleração da gravidade, no local, é g=10m/s£, e a massa do caminhão, 22t, sem considerar a do combustível. É correto afirmar que o coeficiente de atrito dinâmico entre o caminhão e a rua é

a) ˜ = cot ‘. b) ˜ = csc ‘. c) ˜ = sen ‘.

d) ˜ = tan ‘. e) ˜ = cos ‘.

39. (Unesp 2005) Um bloco sobe uma rampa deslizando sem atrito, em movimento

uniformemente retardado, exclusivamente sob a ação da gravidade, conforme mostrado na figura 1.

Ele parte do solo no instante t = 0 e chega ao ponto mais alto em 1,2 s. O módulo da velocidade em função do tempo é apresentado no gráfico na figura 2.

Considerando g = 10,0 m/s£, a altura em que o bloco se encontrava em t = 0,4 s era

a) 0,5 m. b) 1,0 m. c) 1,6 m.

d) 2,5 m. e) 3,2 m.

40. (Pucsp 2006) Um bloco de borracha de massa 5,0 kg está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. O gráfico representa como varia a força de atrito sobre o bloco quando sobre ele atua uma força F de intensidade variável paralela à

superfície.

O coeficiente de atrito estático entre a borracha e a superfície, e a aceleração adquirida pelo bloco quando a intensidade da força F atinge 30N são, respectivamente, iguais a

a) 0,3; 4,0 m/s£

b) 0,2; 6,0 m/s£

c) 0,3; 6,0 m/s£

d) 0,5; 4,0 m/s£

e) 0,2; 3,0 m/s£

41. (Ufg 2005) Um catador de recicláveis de massa m sobe uma ladeira puxando seu carrinho.

Pinim

(9)

seus sapatos e ˜e e o ângulo que a ladeira forma com a horizontal e š. O carrinho, por estar sobre rodas, pode ser considerado livre de atrito. A maior massa do carrinho com os recicláveis que ele pode suportar, sem escorregar, e de

a) m [˜e (sen š/cos š) - 1]

b) m (˜e cos š - sen š) c) m [˜e - (cos š/sen š)]

d) m (˜e sen š - cos š) e) m [˜e (cos š/sen š) - 1]

42. (Ufrrj 2004) Um bloco se apóia sobre um plano inclinado, conforme representado no esquema:

Dados: sen 30° = 0,5Se o bloco tem peso de 700N, a menor força de atrito capaz de manter o bloco em equilíbrio sobre o plano é

a) 350N .b) 300N. c) 250N.

d) 200N. e) 150N.

43. (Ufrrj 2005) Um professor de Educação Física pediu a um dos seus alunos que deslocasse um aparelho de massa m, com velocidade constante, sobre uma superfície horizontal, representado na figura a seguir.

O aluno arrastou o aparelho usando uma força F.

Sendo ˜ o coeficiente de atrito entre as superfícies de contato do aparelho e o chão, é correto afirmar que o módulo da força de atrito é a) ˜ . (m . g + F . sen ‘)

b) ˜ . (F - m . g).

c) F . sen ‘.

d) F . cos ‘.e) F . ˜

44. (Unesp 2005) Dois blocos idênticos, A e B, se deslocam sobre uma mesa plana sob ação de uma força de 10N, aplicada em A, conforme ilustrado na figura.

Se o movimento é uniformemente acelerado, e considerando que o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e a mesa é ˜ = 0,5, a força que A exerce sobre B é:

a) 20N. b) 15N. c) 10N.

d) 5N. e) 2,5N.

45. (Mackenzie) No sistema a seguir, a massa do corpo A é 11kg e o coeficiente de atrito estático entre esse corpo e a superfície de apoio é 0,5.

Para que o sistema permaneça em equilíbrio, a maior massa que o corpo pode ter é:

Dados:cos 37° = 0,8sen 37° = 0,6 a) 2 kg b) 3 kg c) 4 kg d) 5 kg e) 6 kg

46. (Pucmg) A figura mostra um bloco, de peso igual a 700N, apoiado num plano horizontal, sustentando um corpo de 400N de peso, por meio de uma corda inextensível, que passa por um sistema de roldanas consideradas ideais. O módulo da força do plano sobre o bloco é:

a) 1100 N b) 500 N c) 100 N

(10)

47. (Ufrrj 2006) Um homem está puxando uma caixa sobre uma superfície, com velocidade constante, conforme indicado na figura 1.

Escolha, dentre as opções a seguir, os vetores que poderiam representar as resultantes das forças que a superfície exerce na caixa e no homem.

48. (Pucpr 2005) Duas esferas rígidas 1 e 2, de mesmo diâmetro, estão em equilíbrio dentro de uma caixa, como mostra a figura a seguir.

Considerando nulo o atrito entre todas as superfícies, assinale o diagrama que representa corretamente as forças de contato que agem sobre a esfera 2 nos pontos A, B e C.

49. (Ufrn 2005) Aracneide é uma aranha que mora no teto de um quarto. Ela é marrom, mede 1,5 cm e pesa 2,0×10−£ N.

Considere que Aracneide está andando de cabeça para baixo em um teto horizontal e, enquanto anda, no mínimo seis de suas patas permanecem em contato com o teto.

Denominemos por N a força normal que atua em Aracneide e por F(pata) a força média exercida em cada pata quando esta se encontra em contato com o teto.

Nessas condições, pode-se afirmar que N é vertical e aponta para

a) cima e que F(pata) é maior ou igual a 5,0×10−¤.

b) baixo e que F(pata) é menor ou igual a 3,3×10−¤N.

c) cima e que F(pata) é menor ou igual a 3,3×10−¤N.

d) baixo e que F(pata) é maior ou igual a 5,0×10−¤N.

50. (Pucpr 2005) Um pedaço de ferro é colocado próximo de um ímã, conforme a figura a seguir:

Assinale a alternativa correta:

a) é o ferro que atrai o ímã.

b) a atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro.

c) é o ímã que atrai o ferro.

d) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã.

e) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro.

GABARITO

1. a) 80 N.s b) 64 J 2. 17 N.

3. 12 N. 4. 90 N. 5. 3/2 6. a = 1,0 m/s£. 7. T'/T = (g + a)/(g - a) 8. a) 0,60 b) 12,0N

9. a) 1,5 m/s£ b) 0,1

10. (Ë3)/2 11. a = 2,0 m/s£.

12. F(cabo) = 1 N 13. v = Ë(gh/3) 14. 1,0 kg 15. a ¸ 2,7 m/s£

16. [A] 17. [E] 18. [C] 19. [D]

20. [E] 21. [C] 22. [B] 23. [E] 24. [A] 25. [D]

26. [E] 27. [C] 28. [D] 29. [C] 30. [C] 31. [D]

32. [A] 33. [B] 34. [A] 35. [A] 36. [D]

37. [D] 38. [D] 39. [B] 40. [A] 41. [E] 42. [A]

43. [D] 44. [D] 45. [D] 46. [B] 47. [C]

48. [A] 49. [C] 50. [B]

Pinim

Referências

Documentos relacionados

 As ocorrências de certas construções podem indicar um novo grupo de significação? Em busca de respostas para esses questionamentos, traçamos como objetivo geral: analisar

O lema horaciano Et prodesse volunt et delecdare poetae coloca a poética de Büchner perante a questão de saber como pode o drama trágico “deleitar” e a resposta é:

Objetivos: Avaliar e comparar a função dos músculos papilares entre pacientes com insuficiência mitral funcional e degenerativa pelo método free strain.. Métodos: 64 pacientes

[...] um grupo de pessoas responsáveis por um enorme emaranhado de processos, tarefas e funções, que, juntas, atendem uma série de necessidades do mercado

A classificação das setas foi feita conforme T HOMAS (1970), tendo sido considerados como elementos fundamentais para a determinação dos tipos de setas a presença ou ausência de

Inventário Australiano de Substâncias Químicas: Um ou mais componentes neste produto não são enumerados ou isentos do Inventário. Lista Canadense de Substâncias Domésticas: Um

Métodos de trabalho, Motivação do pessoal, Normas e avaliação, Políticas e.

A jornada de trabalho será 40 (quarenta) horas semanais, estando os ocupantes das respectivas Funções Temporárias submetidos a regime jurídico específico. A