• Nenhum resultado encontrado

Conceito de Saúde Saúde Individual e Saúde Coletiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Conceito de Saúde Saúde Individual e Saúde Coletiva"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto

Taubaté/2011

Conteúdo Teórico – 1º Bimestre Aula 01 e 02

Conceito de Saúde

Saúde Individual e Saúde Coletiva

Processo Saúde – Doença ao longo da história e da evolução da sociedade

Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças

(2)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

2

AULA: Histórico do processo Saúde-Doença

As primeiras tentativas sistemáticas de construir teoricamente o conceito de saúde, ainda na década de 70, partiram da noção de saúde como a ausência de doença. Pois afinal “Se nunca ficássemos doentes, não saberíamos o que significa a saúde”(Heráclito c.540-480 a.C.).Primeiramente devemos tentar compreender o que seria um organismo vivo, assim, entenderíamos que a saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, um ser como componente da qualidade de vida, de sua relação com o meio, considerando as diferenças culturais e os diferentes momentos históricos.

Assim, saúde não é um “bem de troca”, mas um “bem comum”, um bem e um direito social, onde cada um e todos possam ter assegurados o exercício e a prática do direito à saúde, a partir da aplicação e utilização de toda a riqueza disponível, conhecimentos e tecnologia desenvolvidos pela sociedade nesse campo, adequados às suas necessidades, abrangendo promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças. Em outras palavras, considerar esse bem e esse direito como componente e exercício da cidadania, que é um referencial e um valor básico a ser assimilado pelo poder público para o balizamento e orientação de sua conduta, decisões, estratégias e ações.

Durante muito tempo, houve a teoria mística sobre a doença, que os antepassados (antiguidade) julgavam como um fenômeno sobrenatural, ou seja, ela estava além da sua compreensão do mundo.

As doenças ocorriam de causas externas, sem que o organismo tivesse participação no processo (espíritos, elementos da natureza).

Com a estratificação social, o poder de diagnosticar, controlar e explicar as doenças ficou concentrado em um segmento social urbano, os sacerdotes, sempre vinculados aos grupos dominantes.

A capacidade de mediar às atenções de deuses e humanos passou a ser monopolizada por estes atores sociais, e o modo mágico de lidar com as doenças foi suplantado pelo modelo místico, ou religioso, que se tornou hegemônico.

A doença passou a ser vista como pecado (Cristianismo), resultado da desobediência a códigos de condutas prescritos pelos deuses e vigiados pelos sacerdotes, sendo atribuído ao enfermo a responsabilidade, individual ou coletiva, por seus sofrimentos.

Superada posteriormente no chamado período Pré-Socrático, pela teoria de que a doença era um fato decorrente das alterações dos elementos ambientais no meio físico e concreto que o homem vivia.A doença, ocorria por um desequilíbrio entre esses elementos, sendo eles: ar, terra, fogo e água.

(3)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

3

Com o início da organização humana em sociedade, com o surgimento das cidades grego- romanas, o homem, destaca que os elementos causadores de doenças, não adivinham apenas da natureza (ambiente) mas, também, do próprio organismo humano, onde o equilíbrio entre esses elementos, dependia sim de uma adaptação do homem ao seu meio social e físico através de restrições comportamentais. Essa visão nos leva a um pensamento chamado de Visão Epidemiológica da saúde, com destaque a Hipócrates, médico grego considerado o pai da medicina e primeiro epidemiologista.

Esses elementos do organismo humano, faziam alusão aos 4 elementos da natureza até anteriormente citados, mas eram chamados por Hipócrates, de humores. O desequilíbrio entre esses humores humanos, influenciados pela natureza, levava o desenvolvimento da doença. Destacamos como os humores: Fogo (coração); Ar (cérebro); Terra (bile amarela); Água (bile negra do estômago).

Na Grécia, com a escola de Hipócrates, e já sob uma cultura que privilegiava uma reflexão filosófica a cerca do mundo e a observação cuidadosa da natureza, uma medicina de elite pode ser implementada, tendo como princípio o equilíbrio entre o indivíduo e seu ambiente. Era uma medicina centrada no cuidado do corpo, onde o papel do médico era procurar colaborar na restauração da harmonia.

Este modo de entender a saúde e a doença tinha sua racionalidade na observação cuidadosa dos fenômenos, na concepção da doença enquanto fenômeno natural, e portanto passível de explicação teórica, e na transmissão do conhecimento em condições capazes de assegurar um certo controle sobre a competência dos praticantes.

Com o avanço de tal pensamento, onde percebe-se a influência na natureza (ambiente) na saúde do homem, surge a TEORIA DO MIASMAS (gazes), que vai predominar por mais tempo ainda. Essa teoria apresenta que a origem das doenças adivinha da má qualidade do ar, proveniente das liberações oriundas da decomposição de animais e plantas (gazes).

Durante o século XIV teve início uma pandemia de peste que devastou a Europa, eliminando mais de um quarto da população, desorganizando o processo social e trazendo outras concepções sobre saúde e doença. No Ocidente criou-se então toda uma cultura centrada no horror e na convivência com a morte.

Desvinculada da concepção religiosa hegemônica e desenvolvida a partir da acumulação de observações empíricas, a prática da quarentena, dirigida ao isolamento de pessoas e lugares sadios se impôs, como uma forma de defesa coletiva, capaz de se sobrepor aos interesses e direitos individuais.

(4)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

4

Nos séculos seguintes, a perda de credibilidade de todas as formas de medicina possibilitou uma onda de especulações, práticas alternativas e também à volta à observação dos fenômenos como fonte de conhecimentos mais úteis que aqueles possibilitados pelas velhas doutrinas.

Com a Idade Moderna, período de grande expansão das manifestações artísticas, filosóficas e científicas do novo mundo urbano, com estudo do homem e da natureza, fez do homem desenvolver um espírito crítico, levando-o para a ciência experimental, para a observação, de forma a obter explicações racionais para os fenômenos da natureza.

O Renascimento cultural e científico possibilitou uma maior compreensão da constituição do corpo humano, estudado detalhadamente por médicos e artistas, e as doenças, como os outros fenômenos, passaram a ser atribuídas a causas naturais.

Os grandes avanços na física mecânica e na compreensão da composição química da matéria resultaram na representação do corpo humano como uma máquina, passível de defeitos em seu funcionamento, e que, quando compreendidos, poderiam ser corrigidos.

Assim, destacamos as principais Teorias Interpretativas do Processo Saúde-Doença.

As Teorias interpretativas do Processo Saúde-Doença

As teorias interpretativas do processo saúde-doença refletem o desenvolvimento das forças produtivas da sociedade considerada. Assim, na evolução histórica das sociedades ocidentais podemos distinguir basicamente três teorias interpretativas deste fenômeno social, sendo eles:

1.A teoria unicausal da doença

Esta teoria reconhece que a causa única e fundamental da doença situa-se fora do organismo humano acometido. Esteve presente e foi à concepção dominante desde o início das sociedades ocidentais. Inicialmente, quando o homem não dispunha de meios para controlar a Natureza, as causas das doenças eram atribuídas a fatores externos, geralmente de explicação metafísica, entrando ou saindo do corpo humano por forças sobrenaturais.

Com o desenvolvimento das forças produtivas e a superação dos modos de produção que não ofereciam o desenvolvimento tecnológico, houve um grande avanço na explicação da causalidade das doenças através de microorganismos que, podiam ser controlados pelo homem, materializavam as causas das doenças, constituindo-se em fatores fundamentais para o aparecimento das mesmas. Esta teoria teve um grande avanço na chamada “

era bacteriológica

” onde através da descoberta dos

(5)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

5

vários agentes etiológicos, principalmente relacionados às doenças transmissíveis, explicava o surgimento da doença. Neste modelo biologicista o homem é considerado um ser cujas ações estão limitadas ao funcionamento mecânico dos órgãos e sobre o qual atuam processos biológicos ou físico- químicos que desequilibram o sistema. Como grande destaque desse período temos a representação de Louis Pasteur (1822), grande cientista francês, com sua teoria dos germes, criador do processo de pasteurização e desenvolvimento das vacinas. Segundo ele, deveria-se identificar o micróbio causador de cada doença para se descobrir um modo de combatê-lo. Foi a partir de então, que ele descobriu às vacinas, entre elas, a anti-rábica.

Esta teoria foi perdendo espaço gradativamente pois a complexidade que foi adquirindo a organização social passou a gerar uma crescente necessidade de atenção à saúde que surtisse efeitos importantes na manutenção da qualidade de força de trabalho dos trabalhadores a serviço do capital.

Ainda, no campo da saúde, a crescente sofisticação dos meios de diagnósticos e tratamento foi gradativamente reduzindo o acesso de um número cada vez maior de pessoas a uma assistência à saúde compatível com as necessidades. Tudo isto faz com que se buscassem explicações para o processo saúde-doença que subsidiassem uma busca de alternativas de assistência menos custosas, porém com impacto suficiente para garantir a força de trabalho. Além disso, os movimentos organizados da sociedade apontavam para outras causas de doenças que não apenas o agente etiológico. Isto proporcionou a elaboração da teoria multicausal da doença.

2. Teoria multicausal da doença

Esta teoria se consolidou na década de 60 e substituiu a teoria unicausal. Ela coloca que a causa da doença não é única, mas que no seu aparecimento coexistem várias causas. Passaram então a ser relacionados fatores causais dos agravos à saúde, cujo controle favorece a não propagação da doença.

A grande saída reside no controle dos fatores causais através de medidas de baixo custo, acessíveis a toda a população. Estes fatores agem como somatória de causas, onde são atribuídos pesos a cada um deles e desta forma, a sociedade e a organização social também se constituem em fatores causais, tanto quanto a constituição biológica do homem, por exemplo.

Uma variante deste modelo é a Teoria de Leavell e Clark, chamado modelo da tríade ecológica segundo o qual, as causas ordenam-se dentro de três categorias possíveis ou conjunto de fatores que intervêm no aparecimento da doença: o agente (causador da doença), o hospedeiro (homem) e o meio ambiente. O comportamento anormal, o desequilíbrio, de um destes conjuntos de fatores pode ocasionar o desequilíbrio do sistema e consequentemente o aparecimento da doença. Assim, a

(6)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

6

presença de um ambiente desfavorável ocasiona transtornos no hospedeiro e ativação do agente que até então pode ter permanecido inativo ou em estado de não agressão rompendo o equilíbrio. O perfil epidemiológico constitui o conjunto das causas de doenças ou de mortes na população.

Esses modelos baseados no idealismo, no entanto, mostram-se insuficientes para explicar o comportamento das doenças na sociedade estratificadas em diferentes classes ou outros grupos sociais, nos quais as desigualdades condenam os indivíduos a condições cada vez mais precárias de vida.Contrapondo-se a elas e, buscando uma explicação cuja lógica não resida em causas aparentes mas na essência do problema, assim, surgiu a teoria da determinação social do processo saúde-doença.

3. Teoria da determinação social do processo saúde-doença

Segundo esta teoria, a causa do comportamento do processo saúde-doença deve ser buscada na forma como a sociedade se organiza para a construção de sua vida social. Em primeiro lugar, esta teoria interpreta os fenômenos saúde e doença como expressões de um mesmo processo, evidenciando o seu duplo caráter:

o biológico e o social

, uma vez que encara a natureza humana, apesar de ter um lastro biológico, se determina a partir da vida do homem em sociedade.

Assim, a organização social é o determinante fundamental das manifestações deste processo e evidencia-se como uma forma de manifestação da qualidade de vida dos agentes sociais. Esta, por sua vez é determinada pelos processos de produção e reprodução da vida social.

(7)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

7

A teoria da determinação social do processo saúde-doença permite compreender como cada sociedade cria um determinado padrão de desgaste em função do consumo e gasto de energia pelos indivíduos no processo de reprodução social. Nas sociedades classistas, especificamente naquelas organizadas sob o modo capitalista de produção, a cada classe social corresponderia um determinado padrão de desgastes e potencialidades, manifestos através de condições negativas (riscos de adoecer ou morrer) ou positivas (possibilidades de sobrevivência), conseqüentes às formas historicamente adotadas pela sociedade para conduzir a sua vida social.

Ainda nesta concepção o processo saúde-doença manifesta-se por meio de diferentes fenômenos cuja freqüência e intensidade variam no tempo e no espaço e podem ser expressos nos níveis:

individual ou singular; do grupo social cujo elemento de ligação dos seus componentes seja o trabalho ( primordialmente da classe social); da estrutura social.

No primeiro nível (individual ou singular) o processo saúde-doença manifesta-se com variações na freqüência e na intensidade entre pessoas e pequenos grupos que se diferenciam entre si por atributos individuais tais como: sexo, idade, religião, escolaridade, rendimentos, etc. No segundo nível, entre classes sociais que compartilham das condições de vida e de trabalho, as manifestações se dão através de perfis de morbi-mortalidade peculiares de cada classe, como a expressão dinâmica de inserção destas classes no sistema produtivo. No nível da estrutura social, relativo a uma mesma formação social, o processo saúde-doença manifesta-se através de perfis de morbi-mortalidade peculiares desta sociedade em relação às demais.

Assim, diversas concepções de saúde e doença podem coexistir, através da persistência de modelos antigos, mas que ainda atendem a necessidades atuais. Nas comunidades tradicionais a ocorrência de doenças era explicada de modo compatível com sua visão de mundo.

Quando a Organização Mundial de Saúde conceituou saúde como "o mais completo estado de bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças", certamente não estava propondo um critério classificatório, mas uma direção.

Já a idéia de doença é mais imediatista, sempre impondo, ao mesmo tempo, certas competências operacionais e algum tipo de explicação. Historicamente, ela é muito anterior à concepção de saúde, estando presente, de diferentes formas, em todas as organizações sociais conhecidas. Remetendo a questão da identificação e classificação da doença e dos doentes a um saber técnico, que pressupõe divisão de trabalho e transferência de poder.

Os processos saúde-doença podem ser reconhecidos, a partir da posição do observador e aparecem, segundo cada posição, como alteração celular, sofrimento ou problema de saúde pública.

(8)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

8

A seleção de uma destas perspectivas é definida tanto por questões metodológicas como pelas possibilidades de ação eficaz do observador e sua visão de mundo.

Saúde Individual

Saúde individual é a saúde de cada um. Cada um de nós é responsável pela sua saúde e pela dos outros. Por exemplo, se eu fumar ou beber sei que estou a comprometer a minha saúde e ao mesmo tempo a dos outros pois estou também a poluir o ambiente. Outro exemplo: se despejar lixo para a via pública estou a prejudicar não só a minha saúde como também a dos outros.

Saúde é algo que podemos influenciar com as escolhas que fizermos ao longo da vida. Se cumprirmos determinadas regras de higiene e praticarmos um modo de vida saudável, contribuímos para a manutenção da saúde e para melhorar o seu estado.

Cada pessoa é responsável pela transmissão de conhecimentos úteis a quem não os possui, no que diz respeito à prevenção de doenças e à promoção da saúde.

Saúde Coletiva

Surge como um termo vinculado a um esforço de transformação, como opção oposta, como veículo de uma construção alternativa da realidade que é o objeto da ação, dos métodos para estudar esta realidade e das formas que são praticadas. A saúde coletiva propõe a determinação histórica do processo coletivo de produção de estados de saúde-doença e propõe a necessidade de uma ação para a mudança radical.

O campo da Saúde coletiva compreende:

- No estado de saúde da população ou condições de saúde de grupos populacionais específicos do ponto de vista epidemiológico, demográfico, sócio-econômico e cultural;

- Compreende os serviços de saúde, enquanto instituições de diferentes níveis de complexidade (do posto de saúde ao hospital especializado);

- Avalia processo de trabalho em saúde, a formulação e implementação de políticas de saúde, programas e tecnologias utilizada na atenção à saúde;

- Investiga as relações entre o saber "científico" e as concepções e práticas populares de saúde, influenciadas pelas tradições, crenças e cultura de modo geral.

(9)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

9

Na Saúde Coletiva, o objeto não é mais o corpo biológico, mas os corpos sociais. Tanto que destacamos a década de 70, onde nossos representantes governamentais, estudiosos da saúde e a população procuram articular quatro dimensões explicativas para a saúde:Biologia humana

,

Estilos de vida

,

Meio ambientee Serviços de saúde.

Logo, Saúde Coletiva pode ser entendida como:"... uma ciência histórico-social, percebendo que as características dos seres humanos (doentes ou não) são sobretudo, um produto de forças sociais mais profundas, ligadas a uma totalidade econômico-social que é preciso conhecer e compreender

para explicarem-se adequadamente os fenômenos de saúde e de doença com os quais ela se defronta"

(PEREIRA, 1986).

Afinal, como então podemos conceituar Saúde...

Durante as décadas, percebemos o quanto é diferente como a sociedade interpretou a saúde, reflexo de uma organização político e econômica vigente em cada período, assim, conceituar saúde, torna-se algo muito complexo, pois saúde é complexo e dinâmico.

Define-se no contexto histórico em determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas. É assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. Assim, podemos destacar, durante as décadas, os conceitos que embaçam a maneira que tratamos a cuidamos da saúde hoje:

Inicialmente, o conceito de saúde, é estabelecido, em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da Carta Magna, como:

“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de afecção ou doença”.

Essa conceituação traz consigo o perfil de Saúde Ideal, pois destaca o funcionamento perfeito do corpo humano nas suas dimensões física, psíquica e biológica, adaptada às condições sociais existentes.

Posterior a esse período, concepções mais globalizantes, articulam SAÚDE com CONDIÇÕES DE VIDA. Desaparecem as separações entre ações curativas e preventivas porque o ambiente pode ter papel curativo importante, assim como a existência de serviços confiáveis de saúde pode exercer a função preventiva pelo sentimento de confiança que cria na população. Dessa forma, destacamos a I

(10)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

10

Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde no Canadá, em 1986, onde pela Carta de Ottawa, temos como definição:

“A paz, a educação, a habitação, a alimentação, a renda, um ecossistema estável, a conservação dos recursos, a justiça social e a eqüidade são requisitos fundamentais para a saúde”

Baseado nessa Carta, e seguindo suas premissas a 8º Conferência Nacional de Saúde (1986), conceitua saúde, como:

“SAÙDE é o resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde.”

Sendo essa a mesma definição que nos é apresentada hoje pela Lei Orgânica da Saúde 8.080 (1990), lei essa normatizadora da Constituição Federal de 1988, Art. 196, o qual traz em seu texto: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos”.

Processo Saúde-Doença

Na verdade, o processo saúde-doença, é construído de acordo com o momento histórico pelo qual está passando o ser humano e como está inserido na sociedade. Não há padrões pré-estabelecidos de normalidade, que é determinada historicamente pela forma de inserção social do ser humano na sociedade ou, em última instância, pela forma como ele se relaciona com a natureza e com os demais seres humanos. Além disso, não pode existir fora da sociedade.

Está diretamente atrelado à forma como o ser humano, no decorrer de sua existência, foi se apropriando da natureza para transformá-la, buscando o atendimento às suas necessidades. O modo como o indivíduo adoece e recupera a sua saúde é denominado de Processo Saúde-Doença.

As alterações do meio ambiente, portanto, afetam a qualidade de vida dos indivíduos, e isto é evidenciado, mais fácil e frequentemente, por meio dos agravos à saúde das pessoas.

O conceito de AMBIENTE é entendido, como um conjunto de condições físicas, químicas e biológicas, necessárias para a manutenção da vida de cada espécie.

Porém, é importante lembrar que, o ambiente do ser humano, no entanto, inclui outras condições, como as: condições sociais, econômicas e culturais.

Assim, destacamos diversos fatores que são influenciadores diretos do Processo Saúde-Doença, a seguir:

(11)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

11

No intuito de facilitar, o entendimento do Processo saúde-doença comparando-o didaticamente com as ações e mecanismos oferecidos nos níveis de atenção pública de saúde, juntamente com as intervenções que devem ocorrer coletivamente ou individualmente e a participação da comunidade por parte da equipe de saúde, usaremos a figura do Iceberg.

Iceberg, segundo o dicionário Michaelis, significa “um monte de gelo flutuante”, onde a parte visível, significa, uma pequena parte do problema, só o que é óbvio; o que é fácil de compreender.

No iceberg, a parte visível, o cume, ápice ou ponta, encontra-se acima da linha do horizonte e sua maior massa está localizada abaixo desta linha. É sua base.

Fatores genéticos

Fatores sociais

Fatores ecológicos

Fatores

políticos Fatores econômicos

Fatores culturais

Fatores educacionais Fatores

ambientais Fatores

psicológicos

(12)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

12

(13)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

13

Na História Natural da Doença, a Linha do Horizonte Clínico é uma linha imaginária e didática, que separa o período patogênico, em que a doença se manifesta pelos sinais e sintomas, e o período pré-patogênico, silencioso, em que prevalece, a saúde, que deve ser mantida.

No Processo saúde-Doença encontra-se:

1. Fatores determinantes da saúde: interferem nas estruturas sócio-ambientais, atingindo o meio ambiente e as organizações sociais para as quais devemos priorizar ações de promoção.

2.Fatores de Risco: afetam estruturas individuais ou sócio-ambientais atingindo, portanto, indivíduos ou seus agrupamentos em que a ação da equipe deve priorizar a prevenção.

3. Fatores de Danos: afetam os indivíduos para os quais preconizam-se ações de tratamento.

Na

Atenção Primária (Básica),

as ações preconizadas são as de promoção da saúde, prevenção e recuperação da doença, estando disponibilizado, nas unidades básicas de saúde (UBS), nas Unidades de saúde da Família (USF), nas unidades mistas (UBS + USF ou UBS + pronto- atendimento). São realizados ações como: as consultas, visitas, grupos de saúde e outros, como mecanismos para as suas execuções para o indivíduo, a família e ou a comunidade.É a “porta de entrada” para esse sistema integrado e deve resolver, no mínimo, 80 % das necessidades de saúde da população.

Preocupa-se com a eliminação das causas e condições de aparecimento das doenças, agindo sobre o ambiente (segurança nas estradas, saneamento básico) ou sobre o comportamento individual (exercício físico, alimentação). É o sistema de elementos físicos, biológicos e sociais com os quais o homem interage para adaptar-se a ele, para transformá-lo e utilizá-lo para satisfazer suas necessidades vitais.

FATORES E SITUAÇÕES AMBIENTAIS QUE HOJE JÁ REPERCUTEM NA SAÚDE -Mudanças de temperatura no planeta

-Destruição da camada de ozônio

-Miséria e pobreza originadas de desequilíbrios sociais

-Degradação de espaços urbanos causadas pelas formas de organização da sociedade -Erosões que afetam os solos cultiváveis

-Contaminação de mananciais por poluentes químicos e/ou orgânicos - Condições insalubres de trabalho

Levando: a doença ambiental

(14)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

14

Na

Atenção Secundária,

as ações preconizadas são as de prevenção, tratamento e recuperação da doença, estando disponibilizado, em ambulatórios, hospitais gerais de pequeno porte, pronto-socorros gerais. Sendo realizados ações como: exames sofisticados, consultas, procedimentos específicos e outros, que devem estar em sintonia com a Atenção Básica.

Na

Atenção Terciária

, as ações preconizados são as de tratamento e reabilitação da doença, estando disponibilizado, em ambulatórios especializados (DST/Aids), prontos-socorros (cardiologia) e hospitais especializados (hospital do câncer). Sendo realizados ações com tecnologias sofisticadas e profissionais com capacitação diferenciada.

A comparação citada está representada, novamente pela figura a seguir, apresentada e composta de três fases, assim descritas:

1.FASE DE SAÚDE

Aqui há atuação dos fatores determinantes de saúde do processo saúde-doença. Corresponde, no iceberg, à sua base, invisível, que proporciona estabilidade ao conjunto.

Encontram-se, nessa fase, os diversos componentes ou setores da sociedade e do meio ambiente, responsáveis, primordialmente, pela manutenção da saúde.

(15)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

15

Os Fatores Determinantes de Saúde influem positivamente ou negativamente, na saúde de grupos (famílias, associações, etc) ou na comunidade como um todo.

É o período pré-patogênico ou de saúde, na história natural da doença; a ação preconizada é a promoção e o mecanismo disponível nas unidades são os Grupos de saúde que possibilitam a mobilização comunitária e ou intersetorial.

2.FASE DE RISCO

São variados os fatores que determinam o risco que interfere na saúde dos indivíduos, isolados ou em seus agrupamentos.

No Iceberg, na história natural da doença e no processo saúde-doença, alinha do horizonte representa estes fatores, bem como, sutilidade e fragilidade desta fase.

A ação preconizada é a prevenção, quer individual ou para grupos susceptíveis e os mecanismos prioritários, disponíveis na atenção básica são as Visitas Domiciliares (para grupos familiares) e procedimentos individuais (consultas médicas e de enfermagem).

3.FASE DE DANO

Aqui ocorre a atuação de fatores que determinam a ruptura da harmonia existente no indivíduo: fatores determinantes de dano do processo saúde-doença.

Corresponde no Iceberg ao cume ou pico; ao período patogênico, de doença, agravo ou acidente, na história natural da doença; a ação preconizada é o tratamento e o mecanismo disponível nas Unidades é a consulta, por afetar o indivíduo, além das ações em nível secundário e terciário de atenção, como internações, cirurgias e fisioterapia.

Ainda Aplicando o método do Iceberg no Trabalho da Equipe, visualizamos que o cume, corresponde a doença e o tratamento cabendo ao médico a prioridade desta ação.

Já a alinha do horizonte, corresponde às medidas de prevenção, quando realizadas junto ao indivíduo ou a grupos familiares; a prioridade destas ações cabe ao corpo da Enfermagem.

Quanto à base, as mesmas poderão ser desenvolvidas por toda a equipe, com ações de promoção por meio de mobilização da comunidade.

(16)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

16

AULA : PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Promoção à Saúde

A Carta de Ottawa, resultado da I Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde, realizada em 1986. Postula a idéia da saúde como qualidade de vida resultante de complexo processo condicionado por diversos fatores, tais como, entre outros, alimentação, justiça social, ecossistema, renda e educação.

A Carta de Ottawa define promoção da saúde como:

“processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”.

É O PROCESSO QUE PERMITE AS PESSOAS AUMENTAREM O CONTROLE SOBRE SUA SAÚDE E SEUS DETERMINANTES, E DESSE MODO MELHORAREM SUA SAÚDE….

É denominada no início do século XX, pelo sanitarista Henry Sigerist – sanitarista inglês

“ações de Educação em Saúde e ações padronizadas para melhorar as condições de vida da população.”

Sanitaristas – Leavell & Clark

“ História natural do processo saúde e doença”

Tríade ecológica – Teoria multicausal

A causa da doença não é única, mas quando surge é devido várias outras causas.

Identificar os fatores que causam os agravos à saúde e controla-los.

 Ações de Promoção devem visar sob uma concepção holística, voltada para a multicausalidade do processo saúde-doença.

- saúde física - mental - social - espiritual - ambiental

(17)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

17

 Os conceitos de prevenção de doenças e de promoção da saúde não se distinguem claramente na prática do setor saúde.

 As práticas em promoção da saúde, da mesma forma que as de prevenção de doenças, fazem uso do conhecimento técnico e científico específico do campo da saúde.

Níveis de Prevenção

O conceito de prevenção é definido como “ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença” (Leavell & Clarck, 1976:17).

A prevenção apresenta-se em três fases:

- primária - secundária - terciária

Níveis de Prevenção na História Natural da Doença

Período Pré-Patogênico

Podem ocorrer situações que vão desde um mínimo de risco até risco máximo dependendo dos fatores presentes.

Ex:

Usuário de drogas fatores pré-patogênicos que dividem a mesma > criam situações de alto seringa risco

(18)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

18 Classe alta adoecer de > fatores pré-patogênicos

doenças parasitárias criam situações de baixo risco

A prevenção primária é a realizada no período de pré-patogênese. A Prevenção Primária, pode ser dividida em: promoção da saúde e proteção específica, “contra agentes patológicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente”.

Promoção da Saúde:

 Educação sanitária;

 Bom padrão de nutrição, ajustado às várias fases de desenvolvimento da vida;

 Aconselhamento e educação sexual;

 Exames seletivos periódicos

Proteção Específica:

 Uso de imunizações específicas;

 Atenção à higiene pessoal;

 Uso de preservativos

 Hábito de saneamento do ambiente;

 Proteção contra riscos ocupacionais;

 Proteção contra acidentes;

 Proteção contra substâncias carcinogênicas

Período Patogênico

Período onde se inicia as primeiras ações que os agentes patogênicos exercem sobre a pessoa afetada. Realizações da Prevenção Secundária, onde objetiva a redução dos fatores de risco relacionados aos agentes patogênicos e ao ambiente. Atende a dois tipos de população:

- indivíduos sadios potencialmente em risco, para identificar precocemente doentes sem sintomas. Ex: exame de papanicolau, exame de escarro, etc

- indivíduos doentes ou acidentados com diagnósticos confirmados, para que se curem ou evitem complicações

EX: tratamento medicamentoso

(19)

Graduação em Enfermagem / Disciplina: Saúde Coletiva Profa: Fatima Arthuzo Pinto / Taubaté/2012

19 No que tange a Prevenção Secundária, esta pode ser dividida da seguinte forma:

Diagnóstico e tratamento precoce:

 Medidas individuais e coletivas para descoberta de casos;

 Pesquisa de triagem e exames seletivos, a fim de curar e evitar o processo de doença;

 Evitar a propagação de doenças contagiosas;

 Evitar complicações e seqüelas;

No que se refere à Prevenção Terciária, é importante dizer que envolve a reabilitação, sob os seguintes aspectos:

 Prestação de serviços hospitalares e comunitários para reeducação e treinamento, a fim de possibilitar a utilização máxima das capacidades restantes;

 Educação do público e indústria, no sentido de que empreguem o reabilitado;

Terapia ocupacional em hospitais

A concepção de níveis de prevenção foi incorporada ao discurso da Medicina Comunitária no Brasil na década de 1960 e orientou o estabelecimento de níveis de atenção nos sistemas e serviços de saúde que vigora até hoje. Foi amplamente difundida durante os anos 70 e 80 juntamente com as propostas de Atenção Primária em Saúde e a idéia de “saúde para todos no ano 2000”.Os níveis de Prevenção exigem que nós profissionais comecem a observar o quanto as ações no ambiente e sobre os estilos de vida apresentam um grande potencial na Prevenção de Doenças. O estilo de vida e ambiente são responsáveis por 80% das causas das doenças

REFERENCIAL TEÓRICO

LUZ, Madel T. Novos Saberes e Praticas da Saúde Coletiva. 2ª ed. São Paulo: HUCITEC. Cap:

01.2005.

EGRY, Emiko.Y. Atualização em saúde Coletiva. São Paulo. Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo. 2008.

NETTO, Francisco.S. Processo Saúde-Doença. São Paulo.8º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade.2006.

Referências

Documentos relacionados

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

As empresas devem ser incentivadas a observar as boas práticas, e a Agência apoia-as concentrando-se na gestão dos conhecimentos, no intercâmbio de informações, em

Como é possível visualizar na figura, alguns sinais apresentam um comportamento oscilatório evidente, portanto é imprescindível que esses sinais sejam identificados

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

Avaliação de opções reais através do método dos mínimos quadrados de Monte Carlo / Rubens Oliveira de Araújo ; orientador: Tara Keshar Nanda Baidya.. – Rio de Janeiro :

Esse trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento das teses e dissertações que englobam o tema Building Information Modeling (BIM), assim como exibir,

O número de famílias inteiras que se mudaram alcança 38% de nossas perdas, apenas 2% conseguimos recuperar (domicílios Tipo 2). Neste sentido, conclui-se que o retorno