• Nenhum resultado encontrado

TIC - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TIC - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

TIC - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

- A sociedade contemporânea encontra-se fortemente influenciada pela presença da tecnologia.

- Praticamente todos os campos da ação humana estão envolvidos com mediadores informáticos ou telemáticos, que interferem nas relações humanas, levam as pessoas a imergir no mundo virtual e transformam sua visão de homem e de mundo.

- A necessidade de mais velocidade, de maior produtividade, de nos comunicar instantaneamente, cada vez mais, com todos os lugares e com maior número de pessoas é constante e emergente

- MORAN (2000) considera-as importante, pois permitem a ampliação do espaço e do tempo na sala de aula, possibilitando a comunicação presencial e virtual, o estar junto, num mesmo espaço ou em espaços diferentes (conhecido como educação à distância).

- KENSKI (2001) entende a tecnologia como ferramenta de transformação do ambiente tradicional da sala de aula, buscando a produção do conhecimento de forma criativa, interessante e participativa, possibilitando ao educador e educando aprenderem e ensinarem usando imagens (estática e ou em movimento), sons, formas textuais, e com isso adquirirem os conhecimentos necessários para a sobrevivência no dia-a-dia em sociedade.

(2)

- “As invenções da ciência e da tecnologia em geral, e especialmente a da comunicação, têm estimulado e ao mesmo tempo causado um processo de transformação amplo na sociedade” (CARDOSO, 1999, p.218).

- A miniaturização das tecnologias de comunicação permite maleabilidade, mobilidade, personalização que facilitam a individualização dos processos de comunicação, o estar sempre disponível (alcançável), em qualquer lugar e horário. Essas tecnologias portáteis expressam de forma patente a ênfase do capitalismo no individual mais do que no coletivo, a valorização da liberdade de escolha, de eu poder agir, seguindo a minha vontade. Elas vêem de encontro a forças poderosas, instintivas, primitivas dentro de nós, às quais somos extremamente sensíveis e que, por isso, conseguem fácil aceitação social. (MORAN, 1995, p. 25)

(3)

- TICs na Educação

- A fala humana, a escrita e consequentemente, aulas, livros e revistas, currículos e programas, são tecnologias, e muitos educadores vêm usando tecnologia na educação há muito tempo.

- A utilização das mídias na educação é uma grande inovação, desde que seus recursos sirvam para desenvolver uma melhor compreensão e construção de conhecimento: caso contrário, refletirá apenas seu uso como facilitador de tarefas e não irá contribuir para o processo de transformação da realidade, para a formação do homem social e a renovação da prática pedagógica e docente.

- As TICs não devem ser usadas como máquinas para ensinar ou aprender, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aluno, diante de uma situação-problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las e refinar suas idéias iniciais, construindo assim seu próprio conhecimento.

(4)

- TICs e a aprendizagem

- Para Piaget o conhecimento se constrói pouco a pouco, na medida em que as estruturas mentais e cognitivas se organizam, de acordo com os estágios do desenvolvimento da inteligência. Seus postulados sobre desenvolvimento de autonomia, cooperação, criatividade e atividade centrados no sujeito influenciaram práticas pedagógicas ativas, centradas nas tarefas individuais, na solução de problemas, na valorização do erro e demais orientações pedagógicas. No plano da informática, o trabalho de Piaget contribui para modalidades de ensino auxiliado por computadores com orientação construtivista.

- Para Vygotsky, o desenvolvimento humano compreende um processo dialético, caracterizado pela periodicidade, irregularidade no desenvolvimento das diferentes funções, metamorfose ou transformação qualitativa de uma forma em outra, entrelaçando fatores internos e externos e processos adaptativos.

(5)
(6)

EXERCÍCIOS

1) Dadas as afirmativas abaixo,

I. O uso das tecnologias da informação e da comunicação não se restringem aos cursos na modalidade EaD, podem ser utilizadas também na modalidade presencial.

II. Com o uso das TIC estruturam-se os novos espaços educativos – virtual/online – e dele emerge a aula online. O Currículo passa a integrar as TIC. O hipertexto/hipermídia traz a não linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e produz o hiperleitor e o leito-autor, ou seja, adota-se nova concepção de ensino.

III. O uso das TIC estimula pedagogias ativas, metodologias em que o aluno tem mais liberdade na exploração dos conteúdos, e o ambiente virtual abre muito esta perspectiva. O docente é um facilitador. A mediação das novas tecnologias permite que o estudante torne-se pesquisador e autor. verifica-se que está(ão) correta(s)

A) I, apenas. B) II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III.

2) As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC), se bem dominadas pelos professores, podem contribuir muito para as práticas didáticas, pois permitem que eles

A) sejam liberados de suas atribuições mais específicas e difíceis.

B) dividam o seu trabalho com os coordenadores e gestores pedagógicos.

C) ampliem o currículo escolar com novos conteúdos disciplinares.

D) criem situações de aprendizagem diversificadas e significativas para os estudantes.

E) tenham maior controle sobre a classe de estudantes.

(7)

3) “A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de aprendizagem.” (Marcos Masetto, 2008) O trecho acima defende a ideia de que a tecnologia

A) tem um valor relativo e é dependente do processo de aprendizagem.

B) tem importância não apenas como instrumento significativo para favorecer a aprendizagem.

C) resolve não só as questões de aprendizagem dos alunos como também os problemas educacionais.

D) responde aos objetivos de aprendizagem, sendo um fim em si mesma.

E) cria intercâmbio entre o ensino e a sociedade real em que os alunos vivem.

(8)

4) De acordo com Moran, Masetto e Behrens (2013), a tecnologia da informação pode contribuir com o processo educativo com alguns procedimentos, denominados de princípios, por Chikering e Ehrmann (1999). Marque, a seguir, a alternativa que não representa a ideia defendida pelos autores.

A) Respeitar talentos e modos de aprender diferentes.

B) Encorajar cooperação entre estudantes.

C) Encorajar aprendizagem colaborativa.

D) Dar retorno e respostas imediatas.

E) Encorajar contato entre estudantes e familiares.

(9)

5) Observa-se nos quadrinhos que, entre os desafios apresentados pela educação escolar contemporânea, está a reflexão sobre a inserção das novas tecnologias na sala de aula. Quanto a este tema sabe-se que:

(A) as novas mídias disponíveis podem induzir a equívocos, como o de pensar que a inclusão de novas ferramentas garante educação eficaz.

(B) as novas tecnologias promovem novas interações com o conhecimento e, neste sentido, exigem que a escola adote novas e exclusivas metodologias de ensino.

(C) a organização de uma aula eficaz e de qualidade depende do emprego incondicional de novas mídias e suportes tecnológicos.

(D) o quadro negro é uma tecnologia que precisa ser superada, tendo em vista que representa a tradução máxima de uma escola de práticas pedagógicas ultrapassadas.

(10)

6) No contexto atual de reestruturação produtiva e da chamada sociedade do conhecimento, a educação, a ciência e a tecnologia tornaram-se elementos

(A) fundamentais nos processos de desenvolvimento econômico e social.

(B) desnecessários para o mundo do trabalho e para o setor produtivo.

(C) obsoletos, uma vez que os computadores são capazes de operar e tomar decisões sem controle humano.

(D) acessíveis igualmente a todos os cidadãos brasileiros, pois colocou fim às desigualdades entre classes e grupos sociais.

7) A crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação tem sido alvo de reflexões no sistema educacional. Alguns teóricos apontam a incapacidade do sistema educacional tradicional de absorver essa nova gama de opções tecnológicas. Marque a assertiva condizente a essa abordagem:

a) A responsabilidade da inclusão digital diz respeito à Universidade.

b) O profissional da comunicação, que é cada vez mais multimídia, deve saber o que fala, o que escreve, tendo uma noção clara do lugar que ocupa.

c) Será preciso para além da estrutura financeira, estímulo a uma cultura de inovação, a construção de uma identidade como motor da sociedade.

d) A educação para as mídias deve ser de caráter obrigatório, como um direito humano.

e) As TICs não apenas modificam as rotinas produtivas, como reduzem funções, criam novos ofícios, entre outros.

(11)

8)

A sociedade do conhecimento conta com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que transformam os modos de ser, de conviver, de comunicação e de mobilização. As novas TIC afetam a educação e desenvolvem novos recursos, geram um novo tipo de aluno e exigem um novo tipo de professor. A tirinha satiriza uma situação de sala de aula e expressa, assim, uma crítica à escola que

a) tem alunos do século XXI, professores do século XX e uma estrutura do século XVIII. A escola precisa incorporar os espaços e tempos virtuais às suas rotinas e aproveitar melhor o seu potencial para a aprendizagem de qualidade.

b) permite que os alunos utilizem em sala de aula das TIC, como celulares e máquinas fotográficas. Para que haja a aprendizagem sistemática e reflexiva, é necessário afastar as crianças do universo virtual que apresenta informações prontas, não contribuindo para o desenvolvimento do ato de pensar e sentir c) permanece tendo como recurso único e básico o giz e a lousa na sua missão de

integrar o país na civilização letrada. A escola não é “lan house”, que garante o acesso rápido à informação, e não pode entrar nesse modismo. O ato de aprender exige esforço e deve contar com os recursos pré- digitais.

d) se transforma em “lan house” gratuita, que oferece o acesso ao mundo da tecnologia de forma democrática, promovendo a inclusão digital, fortalecendo e modernizando, assim, o seu caráter de oficina do conhecimento

e) se estrutura a partir dos quatro pilares da educação do século XXI propostos pelo Relatório Delors Unesco: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”,

“aprender a viverem juntos”, “aprender a ser”, que, pensados na sua interação e interdependência, fundamentam- se numa concepção de totalidade dialética do sujeito

(12)

9) “A chamada Sociedade da Informação ou do Conhecimento requer profissionais críticos, criativos, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Esse profissional deve ter uma visão geral sobre os diferentes problemas que afligem a humanidade, considerando-os numa totalidade” (RIBAS, D. 2008. Disponível em http://www.ufrb.edu.br/nufordes/downloads/visoes-compartilhadas-em-pedagogia-universitaria/9-a-docenciasuperior-e-as-novas-

ticas/download). Esta afirmação se articula diretamente com as novas tecnologias de informação e comunicação - TIC. Sobre esta temática, analise as assertivas a seguir:

1. A criticidade no uso das novas TIC na educação é necessária para se ter domínio sobre a tecnologia sem valorizar excessivamente os recursos em detrimento dos conteúdos.

2. A aprendizagem das novas TIC é um fenômeno que facilita os nexos e relações com outras aprendizagens, pois as novas tecnologias integram formas e linguagens diversas.

3. A utilização das novas TIC deve ser incentivada a docentes e alunos da educação básica e superior, porque elas oportunizam um acesso mais veloz ao conhecimento, e isto é fundamental para a competição no mundo moderno. As novas TIC foram criadas com o intuito de substituir as tecnologias antigas, por exemplo, na educação é preciso deixar o quadro negro e o giz de lado, pois estes recursos dificultam o desenvolvimento da criatividade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

(13)

10) Os educadores no ensino superior são colocados cotidianamente diante do desafio de como melhor prender a atenção dos estudantes.

Os recursos das novas tecnologias são importantes para o enfrentamento deste desafio. Sobre o uso das TIC no ensino superior, é correto afirmar:

a) Os ambientes digitais de aprendizagem (AVA) são salas ambiente destinadas a uma interação mais sensível com o conhecimento, nas quais se conta com computadores e mobiliários especialmente desenhados para o acesso mais qualificado ao saber.

b) O compartilhamento virtual de arquivos deve ser utilizado com restrição e cuidado, pois o acesso a este recurso pode construir no estudante a ideia de que ele pode se apossar de todo e qualquer conteúdo disponível online.

c) As listas de discussão se constituem atualmente como o principal recurso das novas TIC para a educação, pois substituíram os editais e quadros murais, uma vez que as informações por meio destas listas fluem com mais velocidade e precisão.

d) O uso das redes sociais como ferramenta pedagógica ainda é um tanto restrito, mas de qualquer forma elas têm servido para a troca de informações sobre os conteúdos das disciplinas, compartilhamento de documentos, listas de exercícios e resumos de apresentações, o que amplia a interatividade do grupo discente.

e) O mapa de nuvens é uma ferramenta que gera nuvens de palavras do material com o qual se está trabalhando e é a melhor opção de síntese na produção de textos virtuais, pois evidencia a intensidade e força dos conteúdos trabalhados.

Referências

Documentos relacionados

Objetivos específicos a Comparar os coeficientes de digestibilidade aparente do amido, da energia bruta e da matéria seca de diferentes fontes de carboidrato: farelo de trigo, farelo

Analise as afirmativas sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação e assinale a alternativa incorreta. a) A introdução das TIC nas

31 Resultados expressivos na modulação dos fatores de risco cardiovasculares após o consumo de uma castanha-do-Brasil por dia durante três meses foram

O que deseja-se ressaltar destacando a individualidade do jongueiro, seja ele da Serrinha, do São José ou de qualquer outro grupo, é que não se pode esquecer ou ignorar

Limpeza de vidros - Punho Inox “Filmop Line“ unidade sob consulta Limpeza de vidros - Vareta 35 cm “Filmop Line“ unidade sob consulta Limpeza de vidros - Vareta 45 cm

A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), nos serviços de referência, permite localizar informações e documentos de maneira muito mais

O  advento  das  tecnologias  de  informação  e  comunicação  –  TIC  trouxe  novas  perspectivas para a educação a distância devido às facilidades de

Mesmo assim, continua a poder uti- lizá-lo para recolher dados da sua actividade, mas não o pode utilizar em sessões de treino com um sensor de frequência cardíaca nem sincronizar