• Nenhum resultado encontrado

A Estrutura Mítica do Herói em Eurico, O Presbítero

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A Estrutura Mítica do Herói em Eurico, O Presbítero"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A ESTRUTURA MíTICA DO HERói

EM EURICO, O PRESBÍTERO

Lélía Duarte

Este t rabalho pretende fazer uma análise da estrutura mítica do herói em Eurico, o Presbítero, de Alexandre Her-culano (1), evidenciando a repetição do ritual da nascimen-t o/mornascimen-te/ ressurreição e a inversão final que caracnascimen-terizam o relato mítico.

A história de todas as culturas. e de todas as grandes épocas apresenta, em seu início, relatos de acontecimentos singulares

e

decisivos, em que heróis especiais participam de acontecimentos modelares determinantes de acontecimen-tos posteriores: ''Assim foi no princípio . .. ", " Assim fizeram os deuses .. . ", "No princípio era o Verbo ... " , " No princí-pio Deus disse ... ". Como conseqüência da iniciativa e da ação divina ou heróica, surgem os grandes modelos que mar-cam ou definem o estilo de um povo, de uma civilização.

Esses relatos de acontecimentos constituem o que se chama de mito. Segundo Mircea Eliade, o mito narra como uma realidade veio à existência, graças aos efeitos dos Entes sobrenaturais. (2) Trata-se sempre da narrativa de uma cria-ção, pois a cosmogênese é a preocupação principal das nar-rações míticas.

O mito representa a prime i ra atitude da consciência di-ante do mundo. Através dele, as realidades começam a as-sumir contornos significativos, a receber nomes e funções e a participar das rep resentações da consciênc ia humana. (3)

A narração mítica tem um sentido anterior, de revelação, dizer original, abertura de caminhos possíveis nos. campos do pens ar, do agir e do fazer. Propõe a realidade através dos

14 Rev. de Letras, Vol. 1 - N° 3 - Pág. í 4-25 197S

relatos, e assim encontra é a verdade do vir-a-ser do ゥセウッ@ os mitólogos vêem no vid; de estruturas de exi

ー・イセ@

item ao homem.

セョウ・

イゥ@

através de seus hero1s, os piares para todas as ativid

o

herói mítico encarna mites de uma vida sem bri de trocar 0 baixo pelos alt rania. Queremos todos se r repetir a Bíblia , os Estóicos, che ou Sartre.

Este sonho fundament textos lite rários, e entre ess Sua estru tura mítica é sig n

meiro capítulo do romanc e, gem da atual nação visig conquistadores e romanos herói também já se coloca toda uma seqüência de cessários à fundação da rismundc , Teudes e Leovi

Através da construção culano apresenta uma nova

modelo que pretende resp o se afirmar por si mesmo n considerados como extrínse tão, pelo seu valor, os . .

é a exp ressão metafonca Martins em carta de 10. de:

。ュッエゥョセMウ・@

contra a conversê

na-se vê-lo apoucado, quasE esta pessoa moral , indivíd uo ao indivíduo real " .

Leszek Kolakowski diz c

se arraiga a consciência m'

o

Romantismo pretende fur valores sej am individuais e portância de Eurico, o pres tende justamente fazer vale truindo os preconceitos soei com a honra pessoal (su bjE

(2)

-álise da estrutura e Alexandre

Her-de nascimen-ue caracterizam o

", "Assim fizeram ... ", "No

princí-iniciativa e da modelos que

mar-civilização. uem o que se mito narra como efeitos dos. Entes de uma cria-principal das

nar-começam a as-e funçõas-es as-e a a humana. (3)

r, de revelação, nos. campos dade através dos

- Pág. 14-25 1975

relatos, e assim encontra sua verdade no próprio relato , isto é, a verdade do vir-a-ser do mito está no drama narrado. Por isso, os mitólogos vêem no mito a expressão de formas de vida, de estruturas de existência, ou seja, de modelos que permitem ao homem inserir-se na realidade. Especificamente, através de seus heróis, os mitos apresentam modelos exem-plares para todas as atividades humanas.

O herói mítico encarna nosso desejo de escapar aos li-mites de uma vida sem brilho para subir à luz, nossa vontade de trocar o baixo pelos altos espaços , nossa paixão de sobe-rania. Queremos todos ser deuses, como não cessaram de repetir a Bíbl ia, os Estóicos, Santo Agostinho, Pascal , Nietzs-che ou Sartre.

Este sonho fundamental tem constantemente suscitado textos literários, e entre esses se inscreve Eurico , o Presbítero.

Sua estrutura mítica é significativamente colocada já no pri-meiro capítulo do romance, quando Herculano explica a ori-gem da atual nação visigoda, formada pela fusão de godos conquistadores e romanos conquistados . A importância do herói também já se coloca nesse mesmo capítulo, através de toda uma seqüência de realizadores dos grandes feitos ne-cessários à fundação da nova monarquia - Teodorico , To-rismundo, Teudes e Leovigildo.

Através da construção do herói mítico, Alexandre Her-culano apresenta uma nova possibilidade de vida, constrói um modelo que pretende respondelÍ.f necessidade do homem de se afirmar po r si mesmo ョ ャNjヲャG|| セ セ ョ、ッ@ em que os valores são considerados como ・クエイ■ョウ・」 B|L セ@ a ele . Esse herói contesta en-tão , pelo seu valor, os poderes políticos e a sociedade. Eurico é a expressão metafórica do que Herculano diz a Oliveira Martins, em carta de 1 O. dez. 1870: " ... a minha inteligência amotina-se contra a conversão do homem em molécula. Repug-na-se vê-lo apoucado, quase anulado, diante da sociedade, e esta pessoa moral, indivíduo colectivo , artificial , subrogando-se ao indivíduo real " .

Leszek Kolakowski diz que todos os fundamentos em que se arraiga a consciência mítica são afirmação de valores. (4) O Romantismo pretende fundar um novo mundo em que os valores sejam individuais e intrínsecos ao homem. Daí a im-portf.ncia de Eurico, o presbítero , como o herói, porque pre-tende justamente fazer valer as qualidades individuais, des-truindo os preconceitos sociais. Ele representa a preocupação

com a honra pessoal (subjetivismo em luta com a honra

(3)

cial), para quem a posição e a situação econômica valem mais que o caráter do indivíduo.

Eurico não é de nascimento humilde ou de origem igno-rada, nem é bastardo, enjeitado, criado, bufão ou bandido, como acontece muitas vezes ao herói romântico. Como con-vém ao herói mítico, ele é de origem nobre. A sua pos.ição so-cial, entretanto, não é tão alta quanto a de Hermengarda; por isso "O orgulhoso Favila não consentira que o menos nobre gardingo pusesse tão alto a mira dos seus desejos" (p. 340).

Daí sentir Eurico, como o herói romântico, em geral, o contraste entre sua situação social e s.eu valor próprio, e iso-lar-se da sociedade que odeia, sentindo-se credor de tudo e devedor de nada.

Sua experiência é mítica, pois consiste em perceber o mundo de maneira direta, imediata e emocional, única forma conveniente ao mundo instaurado pelos mitos. Esse clima emo-c ional não é um momento irraemo-cional, mas um momento ante-rior à reflexão lógica, e essa primeira experiência radical do mundo como totalidade viva está ligada à primeira experiência

do sagrado e do profano.

A ausência de reflexão lógica em Eurico se comprova nas suas reações aos problemas criados pelo seu desejo: Hermen-garda lhe é negada: sua reação é a fuga emocional para o presbitério. Quando reconhece que, dessa maneira, ele próprio colocou barreiras para a realização de seu amor, sua reação é emocional e não lógica - e o grande herói da defes.a da pátria se entrega nas mãos dos inimigos.

A importância de Eurico como personagem mítica se pren-de sobretudo ao fato pren-de transmitir a certeza pren-de que o indivíduo é mais importante que a sociedade. Coloca-se como mártir, aquele que se sacrifica para que os homens percebam como a ideologia social pretende sufocar o ser humano e s.ua mani-festação mais espontânea - o desejo amoroso.

O relato mítico, que se refere ao tempo primitivo das ori-gens de um novo mundo é, por isso mesmo, dramático. Apre-senta ações, forças e poderes conflitantes. Daí ter o romance de bas.e mítica, na perspectiva romântica, um aspecto binário, maniqueísta, e estabelecer oposições que são, segundo Ed-mund Leach (5}, uma das características do mito.

Em Eurico, o Presbítero são várias as oposições: opõe-se o dominante (Favila)

e

o dominado (Eurico); o homem mesqui-nho, cujo exemplo principal é Teodomiro, que se deixa tentar pela riqueza e pelo poder, e o herói, Eurico, que está acima

16 Rev. de Letras, Vol. 1 - N.0 3 - Pág. í4-25 1979

desses interesses; os ou pela fé, e os trai através do qual tenham de. Mas, principalmente, amoroso individual. Verif gico, condição essenci

que contém uma propo o mundo.

Leach indica ai nda ristica do mito, dad o através da repetição do t erminantes da mani

A primeira man um ser solitário, mas t

Eurico e Teodomiro. rotante, o iniciador de

a que se submetem os t ermínio" (p. 356), em da a sua sede de rena entretanto, "o destino

ros que parecia só a Phillipe Selier, o unive ça para o herói . (6) _E

0 heroísmo de Eunc o da morte.

A classe nobre e por isso, sua pe casamento foi imped i

dessa interdição, e co de justificar o tabu (7)

assim , voluntariame nte A impossibilidade a sua morte para o

0 que corresponde à

0 mundo profano, e do substituto - o herói é preludiada po qüência da " melanc ol forças" (p. 340).

o

segundo nasc de provas sucessivas graus do sacerdócio.

(4)

-econômica valem mais

ou de origem igno-bufão ou bandido

mântico. Como

」ッョセ@

re. A sua posição so-de Hermengarda; por

que o menos nobre desejos" ÍP· 340). ntico, em geral , 0 valor próprio, e iso-credor de tudo e

e em perceber o anal, única forma . Esse clima ema-um momento ante-riência radical do meira experiência

se comprova nas desejo: Hermen-mocional para 0 ·ra, ele próprio , sua reação da defesa da

mítica se pren-que o indivíduo

como mártir, percebam como

opõe-se m mesqui-deixa tentar

está acima

14-25 1979

desses interesses; os guerreiros, movidos pelo amor à pátria ou pela fé, e os traidores, que preferem um comportamento através do qual tenham garantida uma posição de superiorida-de. Mas, principalmente, opõe-se a realidade social ao desejo amoroso individual. Verifica-se então que o contexto é ideoló-gico, condição essencial para a existência do relato mítico, que contém uma proposta de fundação de nova ordem para o mundo.

Leach indica ainda a repetição como importante caracte-rística do mito, dado que se encontra também no romance, através da repetição do ritual de vida/morte / ressurreição , de-terminantes da manifestação mítica do herói.

A primeira manifestação heróica de Eurico não é a de um ser solitário, mas trata-se de epifania de duplo heroísmo, de Eurico e Teodomiro. Sendo o mais velho, Teodomiro é o hie-rofante , o iniciador de Eurico na guerra e na glória. As provas a que se submetem os dois amigos são as da " guerra de ex-termín io" (p. 356) , em que " os dous mancebos tiveram sacia-da a sua sede de renome " (p. 356) . Através de Hermengarsacia-da , entretanto , " o destino preparou a separação dos dois guarrei-ros que parecia só a morte poder dividir" (p. 356) . Segundo Phillipe Selier, o universo feminino pode constituir uma amea-ça para o herói. (6) E realmente , após conhecer Hermengarda , o heroísmo de Eurico parece se apagar e ele se aproxima da morte.

A classe nobre era um terreno interdito para o he rói e, por isso , sua penetração nesse terreno sagrado através do casamento foi impedida pelo pai de Hermengarda. Consciente dessa inte rdição, e conivente com ela, Eurico busca um meio de justificar o tabu (7) - e torna-se sacerdote, submetendo-se, assim , voluntariamente, ao celibato.

A impossibilidade da união com Hermengarda representa a sua morte para o mundo. E realmente Eurico desaparece , o que corresponde à primeira morte do herói, sua morte para o mundo profano , e a sua penetração em um terreno sagra-do substitut o - o do sacerdócio . Essa primeira morte do herói é preludiada por longa e perigosa enfermidade , conse-qüência da " melancolia que o devorava , consumindo-lhe as forças " (p. 340).

O segundo nascimento do herói faz-se também através de provas sucessivas que se iniciam com os diferentes de-graus do sacerdócio.

Fiev. de Letras, Vol. 1 - N.0 3 - Pág. 14-25 1979

(5)

Abatido física e moralmente pela recusa de Favila, Eurico busca forças na fé e s.e torna o pastor do "diminuto rebanho" e do "povo rude" de Cartéia, o que responde ao seu desejo de morte porque perde a identidade e se torna um desconhe-cido.

Eurico é então como que um novo homem, separado de tudo que constituía a sua vida anterior, integrado num es-paço sagrado, atemporal, como é a "quase solitária e meia arruinada Cartéia" (p. 340). Uma das provas a que o herói é submetido, nessa fase, é a incompreensão do povo rude da terra , cheio de crenças e superstições .

Eurico tem então uma fase obscura, que corresponde àquela fase da vida sem brilho em que o homem aspira a elevar-se à luz. Ele se coloca como uma criança que nem sabe falar: " ... dos seus lábios semi-abertos e trêmulos rom-pia um sussurro de palavras inarticuladas" (p. 341). A falta de brilho do herói está presente também no ambiente em que ele, preferencialmente, se manifesta: o lusco-fusco da noil'e a luz indecisa da lua, a luz mortiça do entardecer ou a

ゥャオュゥセ@

nação apenas relativa da lâmpada noturna do presbitério. Eurico é uma figura indefinida e misteriosa, e na cidadezinha de Cartéia chegam a supor que ele tenha "artes criminosas, trato com o espírito mau ", que faça "penitência de uma abo-minável vida passada" (p. 341 ), ou que seja louco, tal o mis-tério em que ele se envolve.

Manifesta-se também aí uma das características do herói mítico - a sua dificuldade em se integrar em ambientes pe-quenos. Entretanto, identificando-se com o sol que entra na sombra, numa morte aparente, e renasce depois em todo o seu esplendor, Eurico afirma-se como sacerdote através da caridade - o trato humano , e da arte - os seus hinos.

t

in-teressante observar que, do ponto de vista mítico, o sono se

identifica com a morte, e que o reconhecimento público de Eurico como poeta se faz quando ele está adormecido, e o hostiário que vai despertá-lo lê os seus textos. Após o reco-nhecimento, o herói passa a ser considerado como inspirado de Deus e mestre até dos mais veneráveis entre os irmãos de sace rdócio.

A caridade e a expressão escrita, entretanto, que vão substituir a fala do sujeito do amor, impossibilitado de ex-pressar diretamente o seu sentimento, dão idéia de suplemen-to, do que fica em lugar de, de representação, como diz

18 Rev. de Letras , Vol. 1 - N° 3 - Pág. 14-25 1979

Oerrida. (8) A poesia mentira romântica,

outro tipo de comp de fel eram derra

conhecidas, escondi Tendo desejado que desejava. Em desejo; sentindo ser jeto determinado, Eu

pela humanidade e tretanto, que esses ta-se realmente de

Freud ensina q nas esconde seu por outro. (lO) Eurico

e substitui esse obj suas fantasias, seus

que não renunciou à de seus pensame

Por essa época, para-se a destruição

clama Eurico a vir I go gardingo, porém, é grande demais e sacerdócio, seu ódio traíram a pátria é im preces e não lhe zou, portanto, e por compromisso, e pod vingança: "Que p de sangue?" (p.

E assim como invasores, Eurico p o presbítero de Ca

Depois de um p ge na luta contra os sus, repetindo um ''uma das pontes já sobre o Críssus" (p. O Simbolismo da à outra, é dos mais gem representa a da

(6)

-te pela recusa de Favila, Eurico o pastor do "diminuto rebanho"

o que responde ao seu desejo ade e se torna um

desconhe-um novo homem, separado de a anterior, integrado num es-o é a "quase ses-olitária e meia _Uma das provas a que o herói Incomp reensão do povo rude da

rstições.

se obscura, que corresponde ho em que o homem aspira a como uma criança que nem s semi-abertos e trêmulos rem-articuladas " (p. 341). A falta de

também no ambiente em que 1festa: o lusco-fusco da noit-e

iça do entardecer ou a ゥャオュゥセ@ . noturna do presbitério. e misteriosa, e na cidadezinha e ele tenha "artes criminosas

faça "penitência de uma 。「ッセ@ ou que seja louco, tal 0

mis-a dmis-as cmis-armis-acterísticmis-as do herói se integrar em ambientes

pe-e com o sol qupe-e pe-entra na e renasce depois em todo 0

como sacerdote através da arte - os seus hinos. セ@

in-de vista mítico, 0 sono se reconhecimento público de ele está adormecido, e 0 os seus textos . Após 0 reco-considerado como inspirado

veneráveis entre os irmãos

, entretanto, que vão impossibilitado de ex-dão idéia de suplemen-e rsuplemen-eprsuplemen-essuplemen-entação, como diz

· 1 - N° 3 - Pág. 14-25 1979

Derrida. (8) A poesia religiosa de Eurico revela-se então como mentira romê.ntica, assim como toda a sua caridade. Aliás, outro tipo de composição em que "torrentes de amargura e de fel eram derramados sobre os pergaminhos" ficaram des-conhecidas, escondidas por seu autor.

Tendo desejado inicialmente a glória, Eurico obteve o que desejava. Em seguida Hermengarda foi objeto de seu desejo; sentindo ser impossível realizar seu amor a esse ob-jeto determinado, Eurico transforma seu sentimento em amor pela humanidade e poesia. A frustração contínua mostra, en-tretanto, que esses objetos substitutos não o satisfazem, tra-ta-se realmente de uma "mensonge romantique". (9)

Freud ensina que o indivíduo não renuncia a nada, ape-nas esconde seu desejo ou substitui o objeto de seu desejo por outro. (10) Eurico tenta esconder seu amor a Hermengarda e substitui esse objeto de desejo pelo sacerdócio. Entretanto, suas fantasias, seus sonhos e seus poemas são a prova de que não renunciou à amada, que continua a principal matéria de seus pensamentos.

Por essa época, começam as invasões dos árabes, e pre-para-se a destruição do império visigótico. Teodomiro con-clama Eurico a vir lutar junto aos gados. Não basta ao anti-go gardinanti-go, porém, o heroísmo coletivo. Seu ressentimento é grande demais e ele precisa extravasá-lo sozinho. Apesar do sacerdócio, seu ódio àqueles que lhe desprezaram o amor e traíram a oátria é imenso. Sente que Deus não lhe escutou as preces e

セ ̄ッ@

lhe aceitou a resignação - também o despre-zou, portanto, e por isso ele se sente desligado de qualquer compromisso, e pode buscar saciedade para seu desejo de vingança: "Que pode hoje embriagar-me, se não uma festa de sangue?" (p. 363).

E assim como os habitantes de Cartéia , que fogem aos invasores, Eurico parte e desaparece, e é como se morresse o presbítero de Cartéia, de que ninguém mais ouve falar.

Depois de um período de morte aparente, Eurico ressur-ge na luta contra os invasores da Pátria, às marressur-gens do Crís-sus, repetindo um ritual iniciatório simbólico, ao atravessar ''uma das pontes já desertas lançadas na noite antecedente sobre o Críssus" (p. 373).

O Simbolismo da ponte, como passagem de uma margem à outra, é dos mais universalmente difundidos. Essa passa-gem representa a da terra ao céu, do estado humano aos

(7)

tados supra-humanos, da contingência à imortalidade . Dois elementos são importantes: o simbolismo da passagem , e seu caráter freqüentemente perigoso . (11)

Todos esses. dados são relevantes na travessia da ponte sobre o Críssus, feita por Eurico. Ele vai se manifestar então como o cavaleiro negro que, pela inversão - escuridão/luz - representa o reaparecimento do sol, da esperança. Depois de atravessar a ponte ele estará entre os inimigos., situação extremamente perigosa. O cavaleiro negro , marcado pela ori-ginalidade no vestir, é visto pelos gados como o " arcanjo das batalhas mandado por Deus para salvar Teodomi ro" (p. 372) , no momento em que o amigo corre risco de vida - é colo-cado portanto como supra-humano.

O nascimento mais típico do herói é o combate contra o monstro-terro r de uma região , que pode ser substituído po r um ho rrível colosso ou por uma multidão de inimigos . Eurico enfrenta sozinho grupos de invasores da Pátria , e vence por onde passa , cercando-se de uma "auréola de terror supersti-cioso" (p . 378), o que marca o seu renascimento como herói.

Essa manifestação heróica é reforçada por vários ri tuais, como se pode ver :

Quando se interrompe a batalha no primeiro dia, Eurico desaparece como se tivesse morrido, para voltar depois, no dia seguinte , ao som das trombetas que falavam da renova-ção do combate , como se anunciassem a chegada do herói.

Quando se encerra a luta com a traição dos filhos de Vítiza e a morte de Roderico, mais. uma vez Eurico morre, ritualmente, arrojando-se à corrente do Críssus: "como es-trela cadente que se imerge nos mares , aquele esforço bri-lhante se desvanecera na escuridão que tingia as águas do Críssus " (p . 379), para depois reaparecer em Covadonga, junto de Pelágio.

Nessa oportunidade, Eurico se apresenta como o homem só, que não tem ninguém no mundo. Sua força de líder e herói mítico logo se faz sentir quando convence Pelágio a não ar-riscar sua vida e a possibilidade de salvação das Espanhas na tentativa de reaver Hermengarda. E depois de vencer essa

prova " ... o gardingo atravessou rapidamente a caverna"

que lembra a cabana iniciatória das sociedades. primitivas -" e desapareceu nas trevas exteriores-" (p. 399) , o que simbo-liza mais uma vez a sua morte.

20

Rev. de Letras , Vol. 1 - N° 3 - Pág . 14-25 1979

, Nov a manifestação he h umana de salvar Hermeng v ez Euric o não é o herói

panhei ro 8 c orajosos.; yassa isolado ao que Phlil1pe v o. ( 12) Esses companhei se recusam a participar da d ores

e

pretendem fundar

セ@ in teressante notar g uém no mundo , e que p número de eleição , aquele

t eve doze fi lhos, ancestrais

(Gên es is, 35,23 ss) . A árv esco lhe doze apóstolos, e pretensão de eleger, em n

Pa ra salvar Hermengard c urídade. E como é noite d t iciente para marcar a p i nd icado at ravés do fogo,

Depoi s de entregar a i através de Sanción, o r itu al,mente, ao dar o exe ros, qu e querem enfrentar h eróico se faz com a t desta vez carregando nos b tada , oferece-se como sua fraqueza , a coragem d

a sua força nenhum dos sia, embora o herói prefira garantir com sua vida que Hermengarda.

A oportunidade para submeter o herói é propi chaçar os árabes. Eurico Covadonga, nova re vai ocorre r a mais dura p

A experiência primord põe a existência de um dimension amento tran separaç ão em presente, em Covadonga, quando Eu verifica-se a instalação do

(8)

à imortalidade. Dois o da passagem, e seu

na travessia da ponte i se manifestar então

- escuridão/luz da esperança. Depois os inimigos, situação , marcado pela ori-como o " arcanjo das Teodomiro" (p. 372) ,

de vida - é

colo-o ccolo-ombate ccolo-ontra colo-o ser substituído po r de inimigos. Eurico Pátria, e vence por de terror supersti-imento como herói.

por vários rituais,

meiro dia, Eurico voltar depois, no falavam da renova-chegada do herói. 'ção dos filhos de

vez Eurico morre, ríssus: " como

es-uele esforço bri-ngia as águas do

Covadonga, junto

io a não ar-das Espanhas na

de vencer essa a caverna" _ es primitivas

-, o que

simbo-Pág . 14-25 1979

' Nova manifestação heróica se dá através da tarefa sobre-humana de salvar Hermengarda das mãos de Abdulaz iz. Desta vez Eurico não é o herói solitário, mas conta com doze com

-ー。ョィ・ゥイッセ@ corajosos ; passa democraticamente do heroísmo

isolado ao que Phillipe Sellier chama de heroísmo coleti-vo. (1:!) Esses companheiros são também heróis míticos que se recusam a participar da entrega da pátria aos conquista-dores e pretendem fundar nela um novo reino .

セ@ interessante notar que , como Eurico , eles não têm nin-guém no mundo , e que para os escritores bíblicos doze é o número de eleição , aquele do povo de Deus , da Igreja. Israel teve doze filhos , ancestrais das doze tribos do povo hebreu. (Gênes is, 35 ,23 ss). A árvore da vida tinha doze frutos. Jesus esco lhe doze apóstolos , e assim proclama abertamente sua pretens ão de eleger, em nome de Deus , um povo novo. (1 3)

Para salvar Hermengarda o herói surge novamente da obs-curidade. E como é noite de lua , cuja luminosidade não é su-ficiente para marcar a passag em do herói , o renascimento é indicado através do fogo , que ele deixa atrás de si .

Depois de entregar a irmã de Pelágio aos companh airos através de Sanción , o cavaleiro negro perece mais uma vez , ritualmente , ao dar o exemplo de fuga aos doze companhei-ros, qu e querem enfrentar os árabes . E novo renascimento heróico se faz com a travessia de outra ponte , novamente desta vez carregando nos braços Hermengarda que , amedron-tada, oferece-se como nova prova ao herói , e ressalta , com sua fraqueza, a coragem de Eurico. Também para evidenciar a sua força nenhum dos companheiros ousa tentar a traves-sia, embora o herói prefira que outro o faça e ele fique , para garantir com sua vida que os companheiros se salvem , com Hermengarda.

A oportunidade para a prova seguinte a que deve se submeter o herói é propiciada pelo plano de Pelágio para re-chaçar os árabes. Eurico fica com Hermengarda na gruta de Covadonga, nova representação da caverna iniciatória onde vai ocorrer a mais dura prova para o herói.

A experiência primordial da realidade e do sagrado su-põe a existência de um tempo e um espaço singulares , cujo dimensionamento transcende a sucessão de momentos e sua separação em presente, passado e futuro. Naquele momento em Covadonga, quando Eurico e Hermengarda se encontram, verifica-se a instalação do tempo primordial - mítico e

atem-Rev. de Letras, Vo l. 1 - N.0 3 - Pág . 14-25 1979

(9)

poral. O ambiente é, então, inteiramente propício ao ritual : Eurico coloca-se à entrada da gruta e

"A seus pés estavam as trevas do vale, sobre a sua cabeça as solidões profundas e serenas do céu se-meado dos pontos rutilantes das estrelas e mal des-botado ao ocidente pela última claridade da lua minguante que desaparecia. Era a imagem de sua vida. ( ... ) O seu presente e o seu porvir eram, como esse vale, um precipício sem fundo , indelineá-vel, tenebroso e maldito" . (p. 429).

Nesse momento, ele se sente como que desligado de sua circunstância: "Quem era , onde estava, porque viera ali, não o saberia dizer" (p. 431) . Ouve de Hermengarda a nova de que também é amado. Entretanto, obediente à interdição co-locada ao seu desejo , ele vence a necessidade de realização de amor e renuncia, o que equivale ao supremo heroísmo .

Uma última prova o espera, desta vez a de submeter-se à vida sem a realização do amor correspondido. E o seu resul-tado confirma o que diz Lévi-Strauss - a repetição e a in-versão são a base do mito (14) . Depois de tantas repetições a inversão vai se estabelecer através da transgressão, que con-siste em passar por determinado limite , desrespeitar uma lei.

O ambiente para a prova se apresenta como sagrado , e é interessante notar que , ao invés de todas as outras provas, ocorridas sempre à noite ou ao amanhecer, esta se realiza "quase ao por do sol", indicando a proximidade da destruição do herói.

Eurico dirige Opas, Juliano e Muguite para denso bosque de carvalho, "no meio do qual abria-se vasta clareira, onde sobre dous rochedos aprumados assentava um terceiro. Era, provavelmente, uma ara céltica " (p. 347) . Trata-se de um am-biente sagrado , onde o altar se apresenta pronto para o sa-crifício. Além disso, o lo'cal do " altar" é separado do mundo profano por uma "tosca ponte de pedras brutas lançadas sobre o rio " (p. 437). A pedra bruta simboliza o templo - ela desce do céu e, transformada, se eleva até ele. (15) セ@ importante ainda ser o bosque de carvalhos , árvore sagrada - comple-ta-se assim o local para o sacrifício.

セ@ interditado ao homem, e mais ainda ao sacerdote, aten-tar contra a própria vida. Eurico, entretanto, sente-se incapaz

22 Rev. de Letras, Vol. 1 - N.0 3 - Pág . 14-25 1979

de viver depois de Hermengarda. Então de dois de seus trai

inimigo leal e h ga-se desarmado em

Ao destruir os t função de guerreiro.

que pecou por tirar vi proibida e que n

Arnold van diretamente ou indi que possui uma virt de agente autônomo. choque inicial, que c mo ou personificado. A morte final de pois o seu resultado didade de seu sacrifí de surgimento de nu ticos, que defenderão dual do ser humano, c burguesa. Também d morte - como diz ter humildade para se mildemente seu crime: gue do mártir remir o perspectiva cristã, Eu nascimento - na outra

Impossibilitado de vés da união com Her

paração, que consiste sentadas na morte do vés do sacerdócio, e ga da vida às mãos como o herói mítico, Eu vontade pode ser mo

A morte do herói Como diz Eliade, a hi que desapareceram da tos pelos homens. Essa em que algo muito impo em decorrência dela. Ass

(10)

ao ritual :

do vale, sobre a sua e serenas do céu se-as estrelse-as e mal des-claridade da lua ra a imagem de sua o seu porvir eram , sem fundo, indelineá-429) .

ue desligado de sua porque viera ali , não

arda a nova de à interdição co-idade de realização

remo heroísmo. de submeter-se à ido. E o seu resul-a repetição e resul-a in-tantas repetições a

ressão, que con-""''roc:neitar uma lei.

como sagrado, e é as outras provas, er, esta se realiza idade da destruição

para denso bosque sta clareira, onde um terceiro. Era, Trata-se de um

am-pronto para o sa-rado do mundo tas lançadas sobre pio - ela desce

(15) t: importante rada - 」ッューャ・セ@

sacerdote, aten-' sente-se incapaz

- Pág. 14-25 1979

de viver depois de ter conhecimento do amor imposs.ível de Hermengarda. Então ele vinga a pátria através da destruição de dois de seus traidores e depois de enfurecer Muguite, o inimigo leal e honesto e por isso digno de matá-lo, entre-ga-se desarmado em suas mãos.

Ao destruir os traidores da Pátria, Eurico encerra a sua função de guerreiro. Daí em diante ele é apenas o sacerdote que pecou por tirar vidas humanas e por amar a uma mulher proibida e que necessita da morte, para remir o seu crime.

Arnold van Gennep (1 6) explica que um rito pode agir diretamente ou indiretamente. O rito de ação direta é aquele que possui uma virtude eficiente imediata, sem intervenção de agente autônomo. Ao contrário, o rito indireto produz um choque inicial , que coloca em movimento um poder autôno-mo ou personificado.

A morte final de Eurico se inscreve como rito indireto , pois o seu resultado não será a vitória do herói, :mas. a_ ヲセ」オ ⦅ ョᆳ

didade de seu sacrifício é posterior, através da prop1c1açao de surgimento de numerosos outros heróis e heroínas român-ticos , que defenderão também com sua vida o direito . indivi-dual do ser humano, contra os preconceitos da soc1edade burguesa. Também dentro da perspectiva cristã se explica sua morte - como diz Phillipe Sellier, o herói cristão precisa ter humi'ldade para se elevar a Deus. Eurico confessa hu-mildemente seu crime: "Meu Deus, meu Deus! Possa o san-gue do mártir remir o crime do ーイ・ウ「セエ・⦅イッB@ - e セウ⦅ウAュL@ na perspectiva cristã, Eurico pode ter o ult1mo e defm1t1vo re-nascimento - na outra vida.

Impossibilitado de realizar um rito de agregação, atra-vés da união com Hermengarda, Eurico realiza um rito de se-paração, que consiste em cerimônias de funeral, (17) repre-sentadas. na morte do herói - simbólica inicialmente, atra-vés do sacerdócio, e real, posteriormente, atraatra-vés da entre-ga da vida às mãos de Muguite. セ セ@ importante notar que, como o herói mítico, Eurico é invencível, e somente por sua vontade pode ser morto.

A morte do herói equivale ao assassínio da divindade. Como diz Eliade, a história das religiões conhece deuses que desapareceram da superfície da terra porque foram mor-tos pelos homens. Essa morte violenta é criadora, na medida em que algo muito importante para a existência humana surge em decorrência dela. Assassinada in iffo tempore, a divindade

Rev. de Let ras, Vol. 1 - N.0 3 - Pág. 14-25 1979

(11)

sobrevive nos ritos mediante os quais o assassm10 é period i-camente reatualizado. Não se trata então de mito cosmogônico , mas da repetição do mito de origem, em que a divindade aparece após a criação e não permanece muito tempo . (1 8)

Ritualizada , a morte do herói se repete ainda em muitas novelas românticas , onde os heróis ou heroínas morrem em testemunho de seu amor, sem cuja realização recusam-se a viver. É o caso das mortes para o senso comum , através da loucura, ou das mortes conseqüentes à debilitação que leva

à tísica, ou das morte s simbólicas através da renúncia ao mundo com a entrada em conventos . Em qualquer dos casos , coloca-se a rebeldia do herói que se recusa a viver em um con texto que impede a realização de seu desejo amoroso.

A manifestação heróica se faz através de um ritual e, como lembra Derrida , todo ritual é ambíguo ; é preciso que haja morte para que haja vida . (1 9) Por isso , a última mani -festação do herói em Eurico, o Presbítero é ambígua , pois ao mesmo tempo em que é veneno e leva à sua morte física é também remédio já que significa sua apoteose no céu e por-que é criadora de novos heróis.

A fecund idade do ritual da morte de Eurico se localiza portanto também no campo da representação , através dos heróis românt icos da literatura portuguesa que repetem pos-teriormente o seu modelo , encarnando o desejo do ser huma-no de sair de uma vida obscura através da ascensão social.

Existe no romance ainda um rito de ação direta , que é realizado através de outro herói mítico aí existente - Pelá-gio , cuja manifestação tem conseqüências diretas , ao invés da de Eurico.

Realizada depois de um período de Jn1c1ação na

caver-na de Covaonga, que, como já foi dito, se identifica com a cabana iniciatória, a manifestação mítica de Pelágio tem como resultado o início de um novo período histórico - o da ca-valaria . Sua principal prova foi coroada de êxito - conse-guiu organizar a resistência e planejar a estratégia que pos-sibilitou ao reduzido número dos gados a vitória sobre o exér-cito árabe.

A diferença entre os dois heróis - Eurico e Pelágio , um que sucumbe na última prova e outro que vence tudo - es-taria na sua ligação com o universo feminino , perigosa para o herói mítico. Quando Hermengarda está em poder dos ára-bes, Pelágio pretende ir salvá-la, mas Eurico o substitui nessa

24 Rev. de Letras, Vol. 1 - N.0 3 - Pág . 14-25 1979

tarefa , evitando assim o co com o perigo.

Tanto um quanto out coletividade. Pelágio não dividual; por isso não acei fez Teodomiro . Eurico n individual de amor, mas to menospreza o indivíduo e ção de um novo mundo em humano sejam realmente

1 . HERCULANO , Alexandre -Pau lo, Saraiva, 1959, pp. 2. ELIADE , Mircea - Aspects 3 . CRIPPA, Adolpho - Mito e 4. KOLAKOWSKI , Leszek - La

rortu , 1973 .

5 . LEACH , Edmund - Genesis 6. SELLIER , Phillipe- Le

Bordas, 1970, p. 20 . 7 . VAN GENNEP , Arnold

-t ique Émile Nourry, 1909 8 . DERRIDA, J . Pharmacie de

9 . Cf. René -Paris, Grasset, 1961. 10 . FREUD , Sigmund - Obras

v. 2, p. 966 .

11 . CHEVALIER , Jean & GHEERB íes. Paris, Seghers , 1974. 12 . SELLIER, Phillipe- Op. cit., 13 . CHEVALIER , Jean & GHE 14 . LÉVI -STRAUSS , C. - " A

trutural. Rio de Janeiro, 15 . CHEVALIER , Jean & GHFF'RBIRJ

16 . VAN GENNEP , Arnold - Op.

17 . . op. cit. , cap.

18 . ELIADE, Mircea - Mito e

(12)

ínio é period i-cosmogônico , ue a divindade

tempo. (1 8) ainda em muitas

morrem em recusam-se a um, através da litação que leva da renúncia ao que r dos casos , a viver em um

o amoroso. um ritual e,

ígua, pois ao morte física é no céu e

por-através dos repetem pos-do ser

huma-na caver-fica com

a

io tem como

- o

da ca-ito - canse-ia que pos-sobre o

exér-14-25 1979

tarefa , evitando assim o contato do chefe da resistência goda com o perigo.

Tanto um quanto outro se interessam por problemas da coletividade . Pelágio não se preocupa com seu problema in-dividual; por isso não aceita a paz com os invasores, como fez Teodomiro . Eurico não procura resolver seu problema individual de amor, mas toma consciência de que a sociedade menospreza o indivíduo e oferece-se como vítima para a cria-ção de um novo mundo em que os valores intrínsecos do se r humano sejam realmente respeitados .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 . HERCULANO , Alexandre - Eurico, o Presbitero. IN : Obras I. São Paulo, Saraiva, 1959, pp . 333-445 .

2. ELIADE , Mircea - Aspects du Mythe. Paris, Gallimard , s/ d . p. 15. 3 . CRIPPA, Adolpho - Mito e Cultura. São Paulo , Convívio, 1975. p. 38. 4 . KOLAKOWSKI , Leszek - La Presencia del Mito. Buenos Aires ,

Amor-rortu , 1973.

5. LEACH , Edmund - Genesis as Myth. London , Cape , 1969.

6 . SELLIER , Phillipe - Le Mythe du Héros. Paris-Bruxelles-Montréal. Bordas , 1970, p. 20.

7 . VAN GENNEP, Arnold - Les Rites de Passage. Paris , librairie Cri-tique Émile Nourry, 1909 p. 10.

8. DERRIDA , J . Pharmacie de Platon. IN : DER R IDA et ali i. Tel Que I. Paris , Hiver, (32l 1968.

9 . Cf. GIRARD , Renê - Mensonge romantique et verité romanesque. Paris , Grasset, 1961 .

10 . FREUD , Sigmund - Obras Completas. Madrid , Biblioteca Nueva, 1948. v. 2, p. 966.

11 . CHEVALIER , Jean & GHEERBRANT, Alain - Dictionnaire des Symbo· les. Paris, Seghers , 1974. v. 4, p. 47-8 .

12. SELLIER , Phillipe - Op. cit. , p. 23.

13 . CHEVALIER , Jean & GHEERBRANT, Alain - Op. cit. , v. 2, p. 209-10. 14 . LÉVI-STRAUSS , C. - " A Estrutura dos Mitos " IN : Antropologia

Es-trutural. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro , 1973.

15 . CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain - Op. cit. , v. 4, p. 9-18. 16 . VAN GENNEP, Arnold - Op. cit. , cap . I.

17 . . op. cit. , cap. VIII.

18 . ELIADE, Mi rcea - Mito e Realidade. São Paulo , Perspectiva, 1972,

Referências

Documentos relacionados

Câmara dos Santos.. A pesquisa deste casal é divulgada no mundo a partir da publicação do primeiro artigo que tratava da teoria pelo Van Hiele na França, pois até então a teoria

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

Verificar a efetividade da técnica do clareamento dentário caseiro com peróxido de carbamida a 10% através da avaliação da alteração da cor determinada pela comparação com

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

O desenvolvimento experimental consistiu na determinação dos hormônios naturais estrona (E1), 17β-estradiol (E2), estriol (E3), do hormônio sintético 17α-etinilestradiol