• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO DIOCESANO 13 a 19 de abril de 2015 Ano 2015 n.º 72 /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO DIOCESANO 13 a 19 de abril de 2015 Ano 2015 n.º 72 /"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PAPA FRANCISCO OFICIALIZA O ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

O Papa Francisco presidiu, na tarde do último sábado (11), na Basílica Vaticana, às Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, por ocasião da convocação oficial do Jubileu extraordinário da Misericórdia. A cerimônia teve início no átrio da Basílica Vaticana, diante da ”Porta Santa”, com a entrega da Bula “Misericordiae Vultus” (“O rosto da Misericórdia”) aos quatro Cardeais-Arciprestes das Basílicas papais de Roma. O Regente da Casa Pontifícia, Mons. Leonardo Sapienza, leu, na presença do Papa Francisco, alguns trechos do Documento oficial de convocação do Ano Santo extraordinário da Misericórdia.

PAPA FRANCISCO OFICIALIZA O ANO SANTO DA MISERICÓRDIA 01

FALECIMENTO DO PADRE CONRADO FELSKI 03

FALECIMENTO DE DOM JOÃO ALVES - BISPO DE PARANAGUÁ 05

DOM FRANCISCO É NOMEADO ADMINISTRADOR APOSTÓLICO EM PARANAGUÁ 06 EVENTOS

CONVITE PASTORAL DA CRIANÇA 07

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO GRUPO DE REFLEXÃO PASTORAL (27) 07

REUNIÕES DO CLERO - SETORES PASTORAIS 08

REUNIÃO DA PASTORAL SOCIAL - SETOR PASTORAL III 08

REUNIÃO DA EQUIPE DIOCESANA DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA (25) 08

CAMINHADA VOCACIONAL 08

COMUNICADOS

SEJA UM AGENTE DA CULTURA VOCACIONAL EM SUA COMUNIDADE 10

FORMAÇÕES PAROQUIAIS PARA CATEQUISTAS 10

FORMAÇÕES PAROQUIAIS PARA CATEQUISTAS E AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR - SETOR PASTORAL III 11 AGENDA

ATIVIDADES ABRIL 2015 12

ATIVIDADES MAIO 2015 13

ACONTECEU

EM RIO NEGRO ACONTECEU A FORMAÇÃO PARA OS DIÁCONOS 15

CATEQUISTAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO 15

FESTAS 17

(2)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

O documento divide-se, em três partes. Na primeira, o Papa Francisco aprofunda o conceito de misericórdia e explica o porque da escolha da data de início em 8 de dezembro, Solenidade de Maria: “para não deixar a humanidade sozinha à mercê do mal” e por coincidir com o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II, que derrubou as muralhas, “que por muito tempo, mantiveram a Igreja fechada em uma cidadela privilegiada”. “Na prática – disse o Papa – todos somos chamados a viver de misericórdia, porque conosco, em primeiro lugar, foi usada a misericórdia”.

Na segunda parte, o Santo Padre oferece algumas sugestões práticas para celebrar o Jubileu, como realizar uma peregrinação, não julgar e não condenar, mas perdoar e doar, permanecendo afastado das fofocas e das palavras movidas por ciúmes e invejas, tornando-se

“instrumentos de perdão”; abrir o coração às periferias existenciais, realizar com alegria obras de misericórdia corporal e espiritual e incrementar nas dioceses a iniciativa de oração e penitência “24 horas para o Senhor”, entre outros.

Por fim, na terceira parte, Francisco lança alguns apelos contra a criminalidade e a corrupção - dirigindo-se aos membros de grupos criminosos e aos corruptos; exorta ao diálogo inter-religioso e explica a relação entre justiça e misericórdia. A Bula se conclui com a invocação a Maria, testemunha da misericórdia de Deus.

A Bula de convocação do Jubileu extraordinário da Divina Misericórdia, que será exposta na Porta das Basílicas, indica os tempos, as datas de abertura e encerramento, e as modalidade principais do desenvolvimento.

Este Ano Santo extraordinário terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S.

Pedro. O Papa fez um apelo à misericórdia na Igreja, abrindo as portas a todos, através da conversão e do perdão.

Alguns dados desta Bula:

- O Ano Jubilar começará no dia 8 de Dezembro de 2015, dia da Imaculada Conceição, e terminará no dia 20 de Novembro de 2016, solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo.

- No Domingo seguinte à abertura do Jubileu, no dia 13 de Dezembro, terceiro Domingo do Advento, deverá ser aberta uma Porta da Misericórdia em todas as Igrejas Particulares (especialmente dioceses). Haverá uma igreja escolhida em cada diocese onde estará aberta essa porta durante todo o ano.

- O Jubileu será marcado pelas peregrinações.

Tanto poderão ser feitas a Roma como às igrejas que foram escolhidas para celebrar de modo especial este ano. A peregrinação deve ser um estímulo à conversão.

- Entre a Sexta-Feira e o Sábado antes do IV Domingo da Quaresma do próximo ano acontecerá novamente a iniciativa “24 horas para o Senhor”.

As igrejas devem estar abertas para que as pessoas se possam confessar e dessa forma voltar à comunhão com Deus, algo que tem acontecido especialmente com os jovens.

- Nessa mesma Quaresma serão enviados pelo Papa os “Missionários da Misericórdia”. Estes missionários irão às dioceses como pregadores da misericórdia e com pleno poder para perdoar até os pecados que, pela sua gravidade, a absolvição está reservada à Santa Sé.

- O Ano Santo está especialmente ligado às indulgências, que estarão ainda mais disponíveis aos fiéis que quiserem apagar as penas temporais originadas pelos seus pecados.

A Bula pode ser lida aqui: Misericordiae Vultus

(3)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

FALECIMENTO DO PADRE CONRADO FELSKI

Pe. Conrado Felski, filho Estanislau Felski a Antônia Voizski, nasceu no dia 29 de Janeiro de 1930, em Tarumã, Município de Agudos do Sul. Ingressou no Seminário Menor São José de Curitiba – PR em 3 de março de 1944. Fez os primeiros estudos na Escola Santo Antônio das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família em Orleans, Curitiba – PR. Em 1952 ingressou no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga em São Paulo - SP onde Cursou a Filosofia e a Teologia.

O Pe. Conrado Felski foi Ordenado Presbítero por Dom Manuel da Silveira D’ Elboux, Arcebispo de Curitiba, na Catedral Metropolitana, a 29 de junho de 1958. A primeira Missa foi em 30 de junho de 1958 na Capela de Tarumã em Agudos do Sul – PR, sua terra natal.

Ministérios:

Em seu primeiro ministério foi Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Campo Largo - PR, de 1959 a 1960.

Neste ano foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Porto em Morretes - PR.

Com a criação da Diocese de Paranaguá em 21 de Julho de 1962 e sua instalação a 6 de Junho de 1963, o primeiro Bispo Dom Bernardo José Nolker incardinou padre Conrado como 1º Padre Diocesano da recém-criada Diocese. Em 1966 transferiu Pe. Conrado para a Paróquia São João Batista de Campina Grande do Sul – PR. Paróquia muito extensa até os limites com São Paulo. Lá Pe. Conrado era muito procurado para Batizados.

Pe. Conrado, no dia 12 de setembro de 2000, pediu sua excardinação da Diocese de

Paranaguá e incardinou-se na Arquidiocese de Curitiba para exercer seu ministério junto ao seu amigo Arcebispo Dom Pedro Fedalto em sua Arquidiocese de origem.

De 2000 a 2004 foi vigário paroquial na Paróquia São José Operário no Alto Boqueirão em Curitiba – PR. Em 15 de janeiro de 2006 foi nomeado Vigário Paroquial na Paróquia de Santo Antônio da Lapa – PR por Dom Moacyr José Vitti.

Criada a Diocese de São José dos Pinhais, a 6 de Dezembro de 2006 e instalação em 19 de março seguinte, a Paróquia de Santo Antônio da Lapa passou a pertencer a nova Diocese. Em 9 de Julho de 2007, Dom Ladislau o incardinou em definitivo em São José dos Pinhais, onde até a data de seu falecimento (08/04/2015) foi Vigário Paroquial do Pe. Emerson Lipinski.

(4)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

08/04/2015 – Falecimento

Padre Conrado Felski faleceu no dia 08/04/2015 às 21h08, em sua residência em Lapa - PR. Consequência de morte súbita por parada cardiorrespiratória, hipertensão arterial e diabetes mellitus.

O velório iniciou às 03h do dia 09/04 na Igreja Matriz de Santo Antônio. Às 05h Pe.

Emerson presidiu a 1ª missa de corpo presente. Às 10h30 houve Missa de corpo presente na Igreja Matriz de Santo Antônio. Na missa estavam presentes padres da Diocese de São José dos Pinhais e diversos diáconos. Pe. Emerson presidiu a missa pregada pelo coordenador geral do clero Padre Marcos Kastel.

Às 11h30 houve o Cortejo fúnebre para a Paróquia São João Batista em Campina Grande do Sul – PR, Paróquia a qual Pe. Conrado foi Pároco por 34 anos. Às 13h teve início o velório na Igreja Matriz de São João Batista em Campina Grande do Sul, onde muitos dos seus antigos paroquianos prestaram sua última homenagem ao Padre Conrado. As 16h Dom Francisco Carlos Bach presidiu missa de corpo presente e passou a palavra ao Padre Emerson que proferiu palavras sobre a vida de Pe. Conrado, destacando suas qualidades de homem simples, silencioso e humilde.

Na missa estava presente a irmã de Pe.

Conrado, a Ir. Barbara Felski, religiosa da congregação da Sagrada Família que mesmo com seus 88 anos de idade fez questão de estar presente neste momento. Além dos padres da Paróquia Santo Antônio da Lapa e paroquianos, estavam presentes em grande número também os padres da Diocese de São José dos Pinhais e da Diocese de Paranaguá.

(5)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

FALECIMENTO DE DOM JOÃO ALVES BISPO DE PARANAGUÁ

Na manhã do dia 09 de abril, faleceu do bispo diocesano de Paranaguá, dom Frei João Alves dos Santos, aos 58 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, com complicações de saúde, vindo a óbito por falência múltipla de órgãos. O corpo de dom João foi velado na igreja da Imaculada Conceição, sede da Província do Frades Menores Capuchinhos, na cidade de São Paulo. Depois foi transladado para a catedral diocesana de Nossa Senhora do Rosário, em Paranaguá. No sábado (11) a tarde aconteceu a celebração das exéquias, às 16h, em seguida, o sepultamento na cripta da catedral diocesana.

Em nota, a presidência do regional Sul 2 da CNBB, agradeceu pela vida e missão de dom João Alves e por sua trajetória na diocese de Paranaguá, onde esteve por mais de oito anos.

“Dom João Alves, seguindo as pegadas do Bom Pastor, doou sua vida pelo povo, mostrou-se incansável, dedicando-se, sobretudo ao mais pobres e na construção da comunhão junto aos bispos”, manifestou o regional.

AQUELE QUE SERVE

Dom João Alves, 58 anos, era natural de Alto Alegre (SP). Ingressou na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos em dezembro de 1976. Fez a primeira profissão religiosa no dia 1º de janeiro de 1978 e os votos perpétuos em abril de 1982. Estudou

Filosofia e Teologia, no Seminário de São Francisco, em Nova Veneza (SP), além de cursos de

especialização em espiritualidade, na Argentina.

Foi ordenado presbítero, no dia 04 de dezembro de 1982.

Durante sua trajetória no sacerdócio, exerceu funções de vigário paroquial na arquidiocese de Campinas (SP), superior da comunidade local, promotor e definidor vocacional, formador e professor na província dos Capuchinhos. Em 02 de agosto de 2006, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI. Escolheu como lema de seu episcopado, “Como aquele que serve”. Estava como bispo de Paranaguá desde 2006.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João ocupava cargo de bispo referencial da Pastoral da Afro-brasileira, e no regional Sul 2, referencial da Pastoral Carcerária.

Nos mais de oito anos que esteve na frente da Diocese de Paranaguá, dom João Alves, seguindo as pegadas do Bom Pastor, doou sua vida pelo povo, mostrou-se incansável, dedicando-se, sobretudo ao mais pobres e no Regional Sul 2 foi atuante junto na construção da comunhão junto aos bispos.

CNBB com informações e foto da diocese de Paranaguá.

(6)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

DOM FRANCISCO É NOMEADO ADMINISTRADOR APOSTÓLICO EM PARANAGUÁ

O Papa Francisco nomeou no último sábado (11) Dom Francisco Carlos Bach como administrador apostólico para a Diocese de Paranaguá.

O administrador apostólico ou administrador diocesano é um presbítero ou um bispo que administra uma diocese que se encontra em situação de sede vacante, ou seja, sem um bispo ou arcebispo residente.

A partir de agora dom Francisco estará à frente das duas dioceses, São José dos Pinhais e Paranaguá, até que o papa Francisco nomeie um novo bispo para Paranaguá.

CONGREGACÃO PARA OS BISPOS

DECRETO DE NOMEAÇÃO DE ADMINISTRADOR APOSTÓLICO PARA A DIOCESE DE PARANAGUÁ

Para reger a Sé Diocesana da Igreja de Paranaguá, cujo último bispo foi Sua Excelência Reverendíssima Dom João Alves dos Santos, O.F.M, em razão de sua morte, no presente carente de seu Pastor, o Sumo Pontífice Francisco, Papa pela Divina Providência, por Decreto da Congregação para os Bispos, nomeia e constitui Administrador Apostólico da mencionada Igreja, até que tome posse da Diocese canonicamente o bispo eleito, Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco Carlos Bach, Bispo de São José dos Pinhais, dando-lhe as faculdades e ofícios que competem aos bispos diocesanos, de acordo com as normas do Direito, no entanto atenda- se o que está contido no n. 244 do Diretório para o Ministério Episcopal dos bispos.

Sem que nada obste em contrário.

Dado em Roma, dos Anais da Congregação para os Bispos, dia 11 de abril de 2015.

Cardeal Marc Ouellet – Prefeito Dom Ilson de Jesus Montanari - Secretário

(7)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

C

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

DO GRUPO DE REFLEXÃO PASTORAL (27)

Data: 27 de abril (segunda-feira).

Horário: Inicio 14h e encerramento às 18h.

Local: Seminário Maria Mãe da Igreja - Rua Sete de Setembro, 583 São José dos Pinhais

GRUPO DE REFLEXÃO PASTORAL (GRP) BISPO DIOCESANO: Dom Francisco Carlos Bach Pe. Aleixo Wardzinski de Souza

Pe. André Marmilicz, CM Pe. Antônio Carlos Portes, CM Pe. Braz Hoinatz de Andrade Pe. Celmo Suchek de Lima Pe. Emerson da Silva Lipinski Pe. João Maria Rodrigues Stech Pe. Mário Kovalczyk

Pe. Paulo Henrique Sgarabotto Léo Marcelo Plantes Machado

(8)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

REUNIÕES DO CLERO - SETORES PASTORAIS

Horário: 9h às 12h30min SETOR PASTORAL II

16 de abril - Paróquia Senhor Bom Jesus - Mandirituba SETOR PASTORAL III

30 de abril - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - SJP

REUNIÃO DA PASTORAL SOCIAL - SETOR PASTORAL III

Data: 23 de abril Horário: 19h30min.

Paróquia: São Cristóvão - São José dos Pinhais

REUNIÃO DA EQUIPE DIOCESANA

DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA (25)

Data: 25 de abril (sábado)

Local: Centro Diocesano de Pastoral Horários:

8h – Cafezinho

8h30min. – Inicio da reunião 11h30min. – Encerramento

CAMINHADA VOCACIONAL

Dia 19 de abril a cidade Fazenda Rio Grande e toda Diocese de São José dos Pinhais vai caminhar na direção de Jesus Cristo. Venha participar da 1ª Caminhada vocacional. Na próxima página se encontra a programação no cartaz .

No link do vídeo da musica "EU ACREDITO NA JUVENTUDE" você poderá ver os passos do Flash Mob.

https://www.youtube.com/watch?v=MOw7SGqmHtQ&feature=youtu.be

(9)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(10)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

SEJA UM AGENTE DA CULTURA VOCACIONAL EM SUA COMUNIDADE

A Cultura Vocacional indica-nos três momentos que devem permear a nossa vida, já que todos nós somos chamados a sermos Agentes Vocacionais: Rezar, Falar e Convidar para que Deus nos conceda a graça de abundantes e santas vocações à vida sacerdotal e religiosa.

Recebemos o dom da vida com um claro objetivo: chegar à felicidade eterna, que é o próprio Deus. Ele nos chama à santidade. Além desta vocação geral a todos, Deus nos oferece uma vocação específica, que é caminho seguro para chegar até Ele. A vocação específica que recebemos é um dom para toda a Comunidade.

Colaboramos para o bem de todos, para o crescimento do Reino de Deus.

Deus tem um projeto para você. Obrigado por ser um Agente Vocacional. Através de suas orações, de seus convites e de sua dedicação, Deus chamará muitos para o seguirem mais de perto. Deste modo o entregamos, meu caro Agente Vocacional, nas mãos de Maria, Mãe de Jesus e nossa, para que, do mesmo modo como ela cuidou do Menino Jesus, o sacerdote por excelência, possa estar em sua vida e em todo o trabalho vocacional de nossa Diocese.

FORMAÇÕES PAROQUIAIS PARA CATEQUISTAS E AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR SETOR PASTORAL III

PROJETO EVANGELIZAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS

DATA HORÁRIO PARÓQUIA

09 de maio 13h30min. às 17h30min. Par. Sagrado Coração de Jesus - Colônia Muricy – São José dos Pinhais

09 de maio 13h às 17h Par. Santo Antônio – São José dos Pinhais

16 de maio 13h30min. às 17h30min. Par. Nossa Senhora do Monte Claro – São José dos Pinhais (grupo 1)

16 de maio 13h às 17h Par. São Cristovão - São José dos Pinhais

17 de maio 8h às 12h Par. Nossa Senhora de Fátima - São José dos Pinhais 24 de maio 8h às 12h Par. Nossa Senhora Aparecida – Xingú – São José dos

Pinhais

24 de maio 13h30min. às 17h30min. Par. São Marcos – São José dos Pinhais

26 de maio 19h às 21h Catedral São José

30 de maio 8h às 11h30min. Par. São Pedro – São José dos Pinhais

06 de junho 14h às 18h Par. São Sebastião - Contenda da Roseira

20 de junho 13h30min. às 17h30min.

Par. Nossa Senhora do Monte Claro – São José dos Pinhais (grupo 2)

27 de junho 13h às 17h Par. Senhor Bom Jesus – São José dos Pinhais

30 de junho 19h às 21h Continuação Catedral São José

(11)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

FORMAÇÕES PAROQUIAIS PARA CATEQUISTAS

FORMAÇÃO PERMANENTE DO CATEQUISTA PROJETO PERSEVERAR

DATA HORÁRIO PARÓQUIA

18/abr 8h ás 17h São Sebastião - Quatro Barras

18/abr 8h ás 17h Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Piraquara 19/abr 8h ás 17h Nossa Senhora da Luz – Fazenda Rio Grande 26/abr 8h ás 17h Nossa Senhora Aparecida - Guatupê

28/abr 19h às 21h Catedral São José

03/mai 8h às 17h São Gabriel da Virgem Dolorosa

16/mai 8h às 17h Nossa Senhora da Conceição - Agudos do Sul 17/mai 8h às 17h Nossa Senhora Aparecida - Rio Negro

31/mai 8h às 17h Senhor Bom Jesus dos Passos - Piraquara 31/mai 8h às 17h Nossa Senhora das Dores - Araucária 06/jun 14h às 18h Nossa Senhora Auxiliadora - Piraquara 07/jun 8h às 17h Senhor Bom Jesus - Araucária

13/jun 13h às 17h Nossa Senhora dos Remédios – Araucária

14/jun 8h às 17h Nossa Senhora das Graças – Fazenda Rio Grande 20/jun 8h ás 17h São Sebastião - Quatro Barras

11/jul 8h às 17h Santo Antonio - São José dos Pinhais 12/Jul 8h às 17h Senhor Bom Jesus da Coluna - Rio Negro 01/ago 13h às 19h São Pedro - São José dos Pinhais

26/07 8h às 17h São Sebastião - Contenda da Roseira - São José dos Pinhais 16/08 8h às 17h Nossa Senhora do Monte Claro - São José dos Pinhais 31/ago 19h às 21h Catedral São José (continuação)

13/set 8h às 17h Sagrado Coração - Murici

19/set 13h30min. às 17h Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Araucária 20/set 8h às 17h Nossa Senhora Aparecida - Xingú

26/set 8h às 17h Imaculada Conceição - Mariental 27/set 8h ás 17h Santos Reis - Lapa

29/09 19h às 21h Catedral São José (continuação)

03/out 8h às 17h Senhor Bom Jesus - São José dos Pinhais 24/out 8h às 17h Nossa Senhora das Dores - Tijucas do Sul 24/out 8h às 17h Santo Antônio - Lapa

25/out 8h às 17h Nossa Senhora de Fátima - São José dos Pinhais 27/out 19h às 21h Catedral São José (continuação)

(12)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

ATIVIDADES ABRIL - 2015

DIA HORÁRIO QUEM PROMOVE EVENTO LOCAL

14 a 15 08h30min Pastoral da Criança Reunião do setor com os ramos Centro Diocesano de Pastoral 14 8h às 17h Curso para as(os) secretárias(os) paroquiais Par. Senhor Bom Jesus - Mandirituba

15 a 24 Assembleia dos Bispos - CNBB

16

9h às

12h30min Reunião do Clero do Clero do Setor Pastoral II

Paróquia Senhor Bom Jesus - Mandirituba

16 19h30min às

21h 30min Animação Bíblico-Catequética

Reunião com os Formadores - Projeto Evangelização das Famílias - Setor Pastoral III

Paróquia Senhor Bom Jesus - São José dos Pinhais

17 14h às 16h Pastoral Vocacional

Formação para os Agentes da Pastoral Vocacional -Setor Pastoral I

18 11h Movimento de Irmãos

Evento 3 - 1º Almoço do Movimento de Irmãos -

Feijoada a definir

18 14h Pastoral Familiar Reunião da Comissão Diocesana

20 Recesso Cúria Diocesana

21 Tiradentes

22 14h Apostolado da Oração Reunião com os Coordenadores Centro Diocesano de Pastoral 23 a 26

Comissão Diocesana Diáconos Permanentes

X Assembleia Geral Ordinária da Comissão

Nacional dos Diáconos (CND) Aparecida - SP

23 19h30min Pastorais Sociais Reunião da Pastoral Social - Setor Pastoral III Paróquia São Cristóvão - SJP 24

9h às 11h 30min

Comissão Diocesana de

Campanhas Reunião Comissão Diocesana de Campanhas Centro Diocesano de Pastoral 24 a 26 20h

Movimento de Cursilhos de

Cristandade Recolores Misto

Casa de Formação São José – Rio Negro

25 8h às 12h Movimento das Capelinhas Formação para as mensageiras

Paróquia Nossa Senhora das Dores- Tijucas do Sul

25 14h às 16h Pastoral Vocacional

Formação para os Agentes da Pastoral Vocacional -Setor Pastoral III

25 8h às 12h Animação Bíblico-Catequética Reunião da Equipe Diocesana Centro Diocesano de Pastoral 26 14h às 18h Pastoral Vocacional Encontro Vocacional Setorial

A critério do promotor Vocacional do Setor.

26 Paróquia São Marcos Festa do Padroeiro São Marcos

Paróquia São Marcos – São José dos Pinhais

27 14h às 18h

Reunião Extraordinária do Grupo de Reflexão

Pastoral Seminário Maria Mãe da Igreja

30 19h Animação Bíblico-Catequética Reunião do Setor Pastoral III

Paróquia Senhor Bom Jesus - São José dos Pinhais

30

9h às

12h30min Reunião do Clero do Clero do Setor Pastoral III

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - São José dos Pinhais

(13)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

ATIVIDADES MAIO - 2015

DIA HORÁRIO QUEM PROMOVE EVENTO LOCAL

01 Dia do trabalho

02 14h às 17h Pastoral Vocacional

Formação para os Agentes da Pastoral Vocacional - Setor Pastoral II

02 a 06

Continuidade da Visita Pastoral

Paróquia Santo Antônio - Lapa Paróquia Santo Antônio - Lapa 05 20h Movimento de Irmãos

4ª Reunião da Coordenação Diocesana do Movimento de Irmãos, referente a maio.

Paróquia Senhor Bom Jesus - São José dos Pinhais

07

10h às 16h

Reunião do Grupo de reflexão Pastoral

Transferida para 15 de maio Seminário Maria Mãe da Igreja 07 20h Movimento de Irmãos Distribuição das pastas do encontro Residência do coordenador 09 08h às 17h Pastoral Vocacional Encontro Vocacional Masculino (Sem. Menor)

Seminário São José - Orleans - Curitiba

09 13h30min Pastoral Familiar Curso SOS Família

Paróquia Senhor Bom Jesus – São José dos Pinhais

09 e 10

Paróquia Nossa senhora de Fátima

Festa em louvor a Padroeira Nossa Senhora de Fátima

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Matriz - São José dos Pinhais 12 e 13 Animação Bíblico-Catequética

Encontro dos Assessores da Animação Bíblico-

Catequética (Regional) Regional

13 a 14 08h30min Pastoral da Criança Reunião mensal com os ramos Centro Diocesano de Pastoral

14 09h às 12h Reunião do Conselho Presbiteral Seminário Maria Mãe da Igreja

14 14h30min Movimento das Capelinhas Reunião com as Coordenadoras Paroquiais Centro Diocesano de Pastoral 14 19h30min

Comissão Diocesana Diáconos Permanentes

Reunião Ordinária transferida para 16/05 e novo

local Centro Diocesano de Pastoral

15

10h às

16h Reunião do Grupo de reflexão Pastoral Seminário Maria Mãe da Igreja

16 9h

Comissão Diocesana Diáconos

Permanentes Reunião Ordinária Par. Nossa Senhora do Monte Claro

16 13h30min

Movimento de Cursilhos de

Cristandade Reunião preparatória dos Cursilhos Salão 6 de Agosto - Rio Negro 16

8h30min

às 11h Animação Bíblico-Catequética Reunião do Setor Pastoral I Paróquia Santo Reis - Lapa 16

13h30min

às 17h Movimento de Capelinhas Formação para Mensageiras Paróquia Bom Jesus – Araucária 16 14h às 16h Pastoral Vocacional

Formação para os Agentes da Pastoral Vocacional - Setor Pastoral I

17 10h

Paróquia Nossa Senhora de

Fátima Festa de Nossa Senhora de Fátima

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fazenda Rio Grande

19 19h

Paróquia São Marcos – São

José dos Pinhais Missa do Jubileu de Prata do Padre Paulo Solak

Paróquia São Marcos – São José dos Pinhais

21

08h30min

às 16h Reunião Geral do Clero Mandirituba

21

19h às 21h

30min Animação Bíblico-Catequética

Reunião do Setor Pastoral III (Paróquias de Piraquara, Quatro Barras, Borda do Campo e Guatupê)

Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro - Piraquara

21 20h Movimento de Irmãos Reunião técnica do encontro 009 a definir

22 20h Movimento de Irmãos

2ª reunião do Conselho Consultivo Diocesano -

CCD a definir

23

14h 30min

às 17h Movimento de Capelinhas Formação para as Mensageiras

Paróquia São Sebastião - São José dos Pinhais

23 19h

Movimento de Cursilhos de

Cristandade Setor Piên Assembleia Festiva (Ultréia) Piên

23 e 24 08h às 17h Liturgia

Encontro de Canto Pastoral com a Ir. Miria Kolling Transferido para novembro. Data e local serão confirmados futuramente.

Paróquia Bom Jesus - São José dos Pinhais

24

Renovação Carismática

Católica Pentecostes a definir

24 8h Pastoral Familiar

3º Encontro de Agentes de Pastoral Familiar (Paróquias de Piraquara, Quatro Barras, Borda do Campo e Guatupê)

Par. Nossa Senhora Aparecida - Guatupê

28 8h30min Pastoral da Criança Reunião do Conselho Econômico Centro Diocesano de Pastoral

(14)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

28 20h Movimento de Irmãos 1ª Reunião de montagem do encontro 009 a definir 29 a 31 18h

Movimento de Cursilhos de

Cristandade 15º Cursilho de Mulheres

Casa de Formação São José – Rio Negro

29 a 01/06

Vista Pastoral na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

30 08h às 17h Movimento das Capelinhas Formação para as Mensageiras no setor III

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - São José dos Pinhais

30 14h às 16h Pastoral Vocacional

Formação para os Agentes da Pastoral Vocacional - Setor Pastoral III

30 Pastoral Familiar 5º Simpósio Nacional da Família Aparecida - SP

30 14h ás 16h Animação Bíblico-Catequética Reunião do Setor Pastoral II

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fazenda Rio Grande

31 Pastoral Familiar

7ª Peregrinação Nacional das Famílias ao

Santuário Nacional de Aparecida Aparecida - SP

31 08h às 17h Pastoral Vocacional Encontro Vocacional Masculino Diocesano Seminário Maria Mãe Da Igreja

(15)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

EM RIO NEGRO ACONTECEU A FORMAÇÃO PARA OS DIÁCONOS

O Retiro formativo para os Diáconos Permanentes, aconteceu nos dias 21 a 22 de março, na Casa de Formação São José em Rio Negro, onde foram aprofundados o estudo dos documentos: Diretório Litúrgico da Diocese, explanado pelo Padre Fabio, de Tijucas do Sul;

Subsídio: “O concílio vaticano II e os 50 anos de restauração do diaconado”, explanado pelo Diácono Joaquim Cardoso Oliveira, da Arquidiocese de Curitiba; Documento da CNBB n.º 52 - Celebração da Palavra e Manual do MAC, desenvolvido pelo Padre Rafael, de Rio Negro.

Baseado em tudo que aprendemos, peçamos a Deus que possamos comunicar às pessoas que estão próximas de nós, aos que encontramos ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o Senhor, Luz para nossa existência.

CDD - Comissão Diocesana dos Diáconos Diocese de São José dos Pinhais - PR.

CATEQUISTAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

A Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética está realizando nas paróquias a formação permanente para os catequistas, dentro das ações previstas para o Projeto Perseverar, que neste ano está refletindo sobre o tema: "O Vaticano II e as implicações para a Catequese".

Ao longo do ano a equipe diocesana estará visitando as paróquias e realizando a formação. A continuidade da formação permanente dos catequistas se dará nas comunidades com o estudo do Subsídio Catequizar... Sempre! n.º 20, elaborada pelo equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética, o qual também desenvolve a temática do Concílio Vaticano II.

(16)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Formação permanente para os catequistas da Paróquia Santos Reis na Lapa, no dia 12 de abril.

12 de abril - Na Paróquia Santo Reis na Lapa também aconteceu a formação para os catequistas iniciantes, que refletiram sobre a pessoa de Jesus Cristo e a Metodologia Catequética.

12 de abril - Formação para os Catequistas da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz - Borda do Campo em São José dos Pinhais;

(17)

INFORMATIVO DIOCESANO

13 a 19 de abril de 2015 – Ano 2015 – n.º 72 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Referências

Documentos relacionados

Além dos cursos técnico e médio e de graduação tecnológica, o Centro Paula Souza atua também no ensino básico ou educação não formal, por meio de cursos de formação inicial

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fazenda Rio Grande 186 participantes Paróquia São Cristóvão – São José dos Pinhais 142 participantes Paróquia Imaculada Conceição

Na Figura 19 estão apresentados os espectros de espalhamento de luz que foram obtidos das soluções de IgG (0,3 μM) antes da adição de porfirina e após a obtenção da

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

18) Compreender mensagens orais em situações diversas de comunicação. 19) Usar a linguagem oral em contexto, conseguindo comunicar eficazmente de modo adequado à situação

Paulo usa o mesmo termo para mostrar que Epafrodito fora enviado como um apóstolo pelos Filipenses para ajudar outro apóstolo, em Roma..

O lisado bacteriano se apresenta mais efetivo quando comparado com placebo em trabalhos randomizados, portanto pode ser recomendado como profilaxia para mulheres com cistite

Os resultados mostram que a diminuição da alíquota provoca a queda imediata na receita tributária, contudo a redução do preço possibilita o crescimento da demanda e