• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro Ano 2014 n.º 56 /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro Ano 2014 n.º 56 /"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO

Cristo é nossa paz” é o lema da Campanha para a Evangelização 2014, que completa 16 anos a serviço das atividades pastorais da Igreja. Este ano, a mobilização nacional buscará promover iniciativas que visem superar a violência e edificar a paz, além de articular gestos concretos na sociedade por meio das ações evangelizadoras da Igreja.

O lema escolhido também é apropriado para o tempo litúrgico do Advento. Neste período de preparação ao Natal, entre pessoas, famílias e na sociedade em geral, existe um clima de confraternização na busca pela paz.

Criada em 1998 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa busca mobilizar os católicos a assumir a responsabilidade de participar na sustentação das atividades pastorais da Igreja.

A Campanha para a Evangelização (CE) tem o slogan “Evangeli.Já”, que faz referência à palavra evangelizar e mostra a urgência da evangelização e da cooperação de todos.

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 1

DIA DE ORAÇÃO E AÇÃO PELA CRIANÇA: MOMENTO DE REFLETIR E CELEBRAR 3 EVENTOS

REUNIÃO DA PASTORAL SOCIAL DO SETOR PASTORAL III 4

REUNIÃO GERAL DO CLERO (27) 4

MISSA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 4

EM MANDIRITUBA ACONTECERÁ MISSA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TLCISTA 5

PASTORAL DA CRIANÇA ATIVIDADES NOVEMBRO 5

COMUNICADOS

NOTA PASTORAL 6

CALENDÁRIO DO SETOR PASTORAL I 7

EDITAL DE CONVOCAÇÃO IV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA COMISSÃO DIOCESANA DE DIÁCONOS

7

LANÇADO O SUBSÍDIO “CAMINHO 8” 8

AGENDA

ATIVIDADES NOVEMBRO 2014 9

ACONTECEU

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS ATIVIDADES DO ECC 10

EVANGELIZAI SHOW - DNJ 2014 13

IMPLANTAÇÃO DO ECC NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE CLARO 17

FORMAÇÕES CMPP E CMPC 18

FESTAS 28

(2)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

“CRISTO É NOSSA PAZ” (Cf. Ef 2,14).

O tempo do Natal se relaciona a festa, alegria e confraternização. Este clima de alegria e festa não se concretiza sem a paz desejada por todos. No Natal, recebemos Aquele que vem de Deus com o poder de estabelecer a paz. Ele é apresentado por Isaías como o Príncipe da Paz (cf.

Is 9,5).

O anúncio do Evangelho começa com a saudação de paz, que coroa e cimenta a relação entre os discípulos. Num mundo marcado por corações despedaçados, será difícil construir a paz. Por isso, o lema da Campanha para a Evangelização é oportuno. Precisamos enfrentar as crises e os conflitos com a força, o vigor e a novidade do Evangelho. A Igreja, serva humilde e despojada da humanidade é chamada a levar a todas as pessoas o seu bem mais precioso: Jesus Cristo.

EVANGELIZAR PARA A PAZ

A salvação em Jesus Cristo traz esperança, dá sentido à vida, leva a viver a cada dia a experiência de novos céus e nova terra que se manifestam nos sinais de vida nova, com dignidade e justiça. Mas esta esperança de novos tempos, fruto da graça divina atuando na história, não é apenas uma esperança passiva. Para se concretizar, requer o agir dos discípulos missionários.

O Papa Francisco fala de Igreja em saída.

Naquele “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja. Hoje, todos os discípulos são chamados a esta nova “saída” missionária.

Cada cristão e cada comunidade há de discernir por qual caminho o Senhor lhe envia para sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.

Quando saímos, encontramos uma realidade ambígua, com as marcas da bondade do Criador e do pecado humano. O pecado feriu o que Deus viu que estava muito bom (cf. Gn 1,31) e introduziu ambiguidades na história, mas o Mistério Pascal de Cristo devolveu à humanidade a esperança de novos céus e nova terra.

A realidade, com suas ambiguidades, sempre impõe novos desafios para a ação

evangelizadora e requer renovação eclesial nas dimensões espiritual, pastoral e institucional.

Por isso tudo, a pastoral da Igreja não pode prescindir do contexto histórico onde vivem seus membros.

O Evangelho denuncia direitos negados, alonga o olhar, abre os ouvidos ao clamor, faz crescer a solidariedade e possibilita um autêntico processo de libertação onde todos se tornem artífices do próprio destino. A evangelização gera as transformações necessárias na sociedade, pois possibilita, em meio aos sinais dos tempos, encontrar e estabelecer critérios, valores e princípios nas verdadeiras fontes da fé cristã. E recomeçar a partir de Jesus Cristo.

Isso requer da Igreja fidelidade e audácia na missão, renovando e revitalizando a Boa Notícia de Jesus Cristo. Requer também, novos discípulos e discípulas missionários(as) que encarnem os valores evangélicos e sejam protagonistas na força do Espírito, da vida nova na sociedade. Testemunhas da vivência do Mandamento do amor em todas as dimensões da vida. Assim, a vida cristã se torna anúncio de novos tempos de comunhão, de vida e de paz.

A Igreja deve ser espaço de comunhão e de missão em vista de uma ação pastoral orgânica e vigorosa. Que una a variedade de carismas, ministérios, serviços e organizações em resposta aos desafios da missão evangelizadora e pastoral.

Somente assim, o Natal será a oportunidade de fazer com que o Cristo seja nossa paz. Ao anunciar Jesus Cristo, a paz em pessoa (cf. Ef 2,14), a nova evangelização incentiva todo o batizado a ser instrumento de pacificação e testemunha credível duma vida reconciliada. É hora de saber como projetar, numa cultura que privilegia o diálogo como forma de encontro, a busca de consenso e de acordos, mas sem separá-la da preocupação por uma sociedade justa, capaz de memória e sem exclusões. O autor principal, o sujeito histórico deste processo, é o povo e a sua cultura, não uma classe, uma fração, um grupo, uma elite. Não precisamos de um projeto de poucos para poucos, ou de uma minoria esclarecida ou testemunhal que se aproprie de um sentimento coletivo. Trata-se de um acordo para viver juntos, de um pacto social e cultural.

(3)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

DIA DE ORAÇÃO E AÇÃO PELA CRIANÇA:

MOMENTO DE REFLETIR E CELEBRAR

Durante os últimos anos, a cada 20 de novembro comemora-se o Dia de Oração e Ação pela Criança. Em 2014, as entidades religiosas e sociais que se reunirão neste dia voltarão sua atenção para a reflexão e o enfrentamento das situações que afetam as crianças mais vulneráveis.

Esta data é promovida em todo o mundo pela Rede Global de Religiões pela Infância (GNRC).

Essa rede promove outras duas ações voltadas para o bem estar da infância: oficinas de educação ética "Aprender a viver juntos"; e o dia Internacional de Erradicação da Pobreza (17 de outubro). Todas as iniciativas deste dia, em que muitas comunidades se organizam e se reúnem para juntas celebrar, utilizam como referência o cumprimento dos princípios da Declaração dos Direitos da Criança, proclamada em de 20 de Novembro de 1959.

Normalmente, nesse evento, as entidades apresentam suas atividades em prol da infância e partilham crenças, culturas e atividades. Além de

implementar na sociedade uma maior conscientização sobre os direitos da criança, o Dia de Oração e Ação promove a integração, o trabalho conjunto, a parceria e, especialmente, o compromisso de lutar para que todas as crianças tenham melhor qualidade de vida, respeito aos seus direitos e oportunidades para se desenvolverem plenamente.

O Dia Mundial de Oração e Ação pela

Criança é celebrado no dia 20 de novembro, em

todas as partes do mundo. Foi instituído durante o

terceiro fórum da Rede Global de Religiões pela

Infância (GNRC), realizado na cidade de

Hiroshima, no Japão, em maio de 2008. A

proposta é realizar, neste dia, orações e ações

para proteção dos direitos e promoção do bem

estar das crianças. Trata-se de um evento

ecumênico, para construir um mundo sem

diferenças, no qual a criança possa desfrutar do

seu maior direito: a vida.

(4)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

REUNIÃO DA PASTORAL SOCIAL DO SETOR PASTORAL III

DATA: 28 de novembro Horário: 19h30min.

Local: Paróquia São Cristóvão - Rua Arapongas, 291

REUNIÃO GERAL DO CLERO (27)

No dia 27 de novembro, em Pinhais, acontecerá a quarta Reunião Geral do Clero deste ano.

Data: 27 de novembro (quinta-feira) Horário: 8h30min às 16h

Local: Centro de Educação Profissional

Comendador Unberto Scarpa - Av: Airtom Senna da Silva, 2650 - Pinhais

Em frente ao Autódromo Internacional. Próximo da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança - Pinhais Fone: 3033-6600

MISSA EM LOUVOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Coordenação Diocesana do Apostolado da Oração convida para a Missa em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus:

DATA: 21 DE NOVEMBRO HORÁRIO: 15h

LOCAL: Catedral São José dos Pinhais

Missa presidida por Dom Francisco Carlos Bach, Bispo Diocesano.

(5)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

EM MANDIRITUBA ACONTECERÁ

MISSA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TLCISTA

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Mandirituba através do Movimento TLC - "Seja Luz", convida todos os Telecistas da Diocese de São José dos Pinhais para a Missa que acontecerá no dia 12 de dezembro às 19h na Igreja Matriz.

Juntos vamos louvar a Padroeira Nossa Senhora de Guadalupe e comemorar o Dia do Telecista. Shalom".

KARINA CRUZ Movimento TLC Mandirituba SEJA LUZ! Alegria.. Sempre Mais Alto!

PASTORAL DA CRIANÇA ATIVIDADES NOVEMBRO

17 e 18 8h30min Reunião mensal com os ramos Centro diocesano 19 8h30min Reunião mensal com os ramos das

paróquias da região da Lapa

19 15h30min Capacitação guia líder na paróquia Catanduvas

20 Dia Mundial De Oração pela Criança

participação de Todas paróquias

24 a 26 9h

Formação de articulador de saúde (paróquias participantes: São Sebastião da Contenda, Nossa Senhora Rainha da Paz, Senhor Bom Jesus – Piraquara, Imaculada

Conceição da Lapa e uma paróquia da cidade de São José à confirmar)

Ponta Grossa

(6)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(7)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

CALENDÁRIO DO SETOR PASTORAL I

DATA LOCAL HORA EVENTO

29/11 Paróquia Nossa Senhora das

Dores – Araucária 14h Reunião com coordenadores da Pastoral do Dízimo 29/11 Paróquia Nossa Senhora das

Dores – Araucária 14h Reunião com coordenadores da Pastoral da Liturgia

29/11 Paróquia Nossa Senhora das Dores – Araucária

14h Reunião com coordenadores dos MAC 06/12 Paróquia São Pedro – São

José dos Pinhais 14h –

21h Assembleia Vocacional Diocesana (Paróquias do Setor enviar coordenação da Pastoral Vocacional) 11/12 Paróquia Nossa Senhora do

Perpétuo Socorro - Araucária 10h Confraternização do Clero Setor I 20/12 Paróquia Nossa Senhora das

Dores - Araucária 19h Missa de Investidura novos MAC

EDITAL DE CONVOCAÇÃO IV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA COMISSÃO DIOCESANA DE DIÁCONOS

De acordo com o § 2º do Art 12º do Estatuto da Comissão Diocesana de Diáconos, convocamos os digníssimos Diáconos para a realização da IV Assembleia Geral Ordinária Eletiva dos Diáconos da Diocese de São José dos Pinhais, a realizar-se no dia 22 de Novembro de 2014,

Local: Centro Diocesano – São José dos Pinhais.

Horário: Chegada 08:00h;

Início da Assembleia 09:00h.

Temas a serem tratados:

1. Prestação de contas exercício anterior;

2. Eleição nova Coordenação período 2014/2017.

3. Assuntos diversos.

De acordo com o Art 28º do Estatuto da Comissão Diocesana de Diáconos, as chapas, para a Diretoria executiva e Conselho Econômico e Fiscal, poderão ser registradas até 30 (trinta) minutos antes do início da Assembleia. Conforme o Art 15º dos Estatutos a Diretoria é constituída por um Coordenador; um Vice- Coordenador; um Secretário; um Vice-Secretário; um Ecônomo; um Vice-Ecônomo e um Relações Públicas.

O Art 24º dos Estatutos estabelece que o Conselho Econômico e Fiscal é composto por 03 (três) membros efetivos e 03 (três) membros suplentes.

Contamos com sua participação, rogando que a paz e a serenidade do Cristo Servo esteja convosco.

São José dos Pinhais, 20 de Outubro de 2014

Pe Paulo Henrique Sgarabotto - Assessor Eclesiástico Diác. Lourival Goll - Coordenador

Diác. Silviani Joel Túlio - Secretário

(8)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

LANÇADO O SUBSÍDIO “CAMINHO 8”

No dia 17 de novembro foi lançado o subsídio “O caminho 8” destinado aos grupos de reflexão em famílias da diocese.

Em sintonia com o lema do Plano da Ação Evangelizadora os temas dos encontros abordam a importância vida comunitária e seus desdobramentos.

A capa deste número do Subsídio "O Caminho" destaca Jesus explicando as Escrituras aos discípulos que caminhavam para Emaús.

Explicar as Escrituras é lembrar a prática, a missão e os ensinamentos de Jesus.

Isto provocou uma mudança de mentalidade e de atitude nos discípulos e os fez retornar à comunidade, assumir a missão e manter viva a esperança.

A Escritura ajudou a entender o momento histórico que os discípulos estavam vivendo e a perceber a presença de Jesus no caminho. A Igreja insiste na importância da Palavra de Deus como alimento da fé e da identidade cristã.

O Concílio Vaticano II apresenta a Igreja como povo de Deus em comunhão, sinal e instrumento do Reino, pequeno rebanho no meio da sociedade. Incentivou a leitura e o estudo da Escritura como alimento para a fé e o compromisso dos fiéis.

Para pôr em prática este novo modo de ser e viver a fé, há muitos anos, a Igreja no Brasil incentivou a criação dos Grupos de Reflexão em Família, com o propósito de reuni-las para rezar e refletir a Palavra de Deus e, à sua luz, colaborar com a transformação da sociedade.

Os grupos de reflexão têm como missão levar a Palavra de Deus às famílias, proporcionando o encontro nas casas ou apartamentos, para rezar, refletir e partilhar e, à luz da mesma Palavra de Deus, assumir o compromisso de promover ações práticas que transformem as pessoas e a realidade. As primeiras comunidades cristãs nasceram nas casas, em pequenos grupos, sendo sementes que cresceram e frutificaram para a construção do Reino de Deus.

PARA ADQUIRIR PROCURE INFORMAÇÕES EM SUA PARÓQUIA

PREÇO: R$ 5,00

(9)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

ATIVIDADES - NOVEMBRO 2014

NOVEMBRO 2014

DATA HORÁRIO QUEM PROMOVE EVENTO LOCAL

17 20h Movimento de Irmãos 4ª Reunião do Conselho Diocesano de São Jose dos Pinhais

21 a 23 TLC TLC - Agudos do Sul

22 8h Comissão Diocesana dos

Diáconos Permanentes Assembleia Ordinária Eletiva Centro Diocesano de Pastoral 22 14h às 17h Pastorais Sociais Equipes Coordenação Paróquias - Setor

Pastoral IV

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos - Piraquara

23 10h Movimento de Irmãos Confraternização do Movimento de Irmãos a definir

23 16h30min Coordenação MAC Missa + Investidura MAC – Setor Pastoral IV Par. São Sebastião - Quatro Barras 26 Apostolado da Oração Reunião Mensal com coordenadores

Paroquiais

27 19h Sociedade de São Vicente de

Paulo Abertura do Natal Solidário Costeira – Araucária (na Rua:

Bernardino Lemos, 272) 27 8h30min às

16h Reunião Geral do Clero Piraquara

28 a 30 Encontro de Casais com Cristo Implantação Paróquia Nossa Senhora do Monte

Claro - SJP

28 9h Pastoral da Criança Assembleia avaliativa do setor 271 Centro Diocesano de Pastoral 29 8h às 12h Animação Bíblico-Catequética Reunião da Equipe Diocesana de Catequese Centro Diocesano de Pastoral 29 e 30 08h Renovação Carismática

Católica Assembleia Diocesana

29 e 30 Coordenação da Ação Evangelizadora

Formação Paroquial sobre os Conselhos Missionários Pastorais

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos - Piraquara

29 e 30 Coordenação da Ação Evangelizadora

Formação Paroquial sobre os Conselhos Missionários Pastorais

Paróquia Senhor Bom Jesus - Mandirituba

29 e 30 Coordenação da Ação Evangelizadora

Formação Paroquial sobre os Conselhos Missionários Pastorais

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Araucária

30 8h Pastoral Familiar Formação SOS Família - Retiro Espiritual Santuário Nossa Senhora Schoenstatt - Curitiba

(10)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS ATIVIDADES DO ECC

No dia 9 de novembro de 2014, na Capela Santa Maria, Nova Tirol – Piraquara, aconteceu uma Santa Missa de Ação de Graças pelas atividades do ECC (Encontro de Casais com Cristo) do ano de 2014. A missa foi presidida pelo Pe.

José Vanol e estavam presentes os casais das Equipes Dirigentes e Coordenadores de encontros das várias paróquias da Diocese de São José dos Pinhais onde este serviço/escola está implantado.

Na ocasião o casal Setembrino e Rose Pozzer, com sua família, agradeceram a todas as equipes dirigentes, coordenadores de encontros e membros da equipe diocesana do ECC pelos trabalhos desenvolvidos no período de 2011 a 2014.

O casal Setembrino e Rose está deixando a função de Casal Diocesano do ECC. Quem assumirá

essa função para os anos de 2015 a 2018 será o casal Pedrinho e Rosália da Paróquia São João Batista de Contenda, que tomará a posse como Casal Diocesano do ECC de nossa diocese na Assembleia do Regional Sul II do Encontro de Casais com Cristo a ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Londrina – PR.

Nesse mesmo momento, Pedrinho e Rosália apresentaram os Casais Ligação Setorial que comporão a Equipe Diocesana do ECC até 2018.

Logo após houve um agradável momento de confraternização entre todos os presentes.

Também se fez presente o Pe. Jônathan da

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos de

Piraquara.

(11)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Casal Setembrino e Rose com seus quatro filhos, mais quatro noras e netos.

Pedrinho e Rosália (Novo Casal Diocesano do ECC) com suas filhas.

(12)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Nova Equipe Diocesana do ECC.

(13)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

EVANGELIZAI SHOW - DNJ 2014

Dia 15 de novembro aconteceu a comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), em Piraquara, na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos organizado pela Coordenação da Pastoral Juvenil do Setor Pastoral IV da Diocese de São José dos Pinhais.

O Evento iniciou-se com a Gincana Bíblica DNJ na parte da manhã, tendo como vencedor o Grupo de Jovens Anjos de Fátima da Paróquia São Sebastião. O prêmio é uma viajem para o Santuário Santa Paulina, Cidade de Nova Trento em Santa Catarina.

No Período da tarde, deu-se início às apresentações com o Padre Aguiar Coordenador da Pastoral Juvenil do Setor fazendo a Oração Inicial.

Logo após o Coordenador do Clero do Setor, Pe.

José Vanol, destacou a importância da Juventude para a Igreja.

Houve apresentação Teatral, dança e Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzido

pelo Padre Aguiar, que foi homenageado pela Juventude do Setor.

A Santa Missa foi Presidida pelo Padre Mário Kovalczyk, Coordenador Diocesano da Pastoral Juvenil. Contamos com a participação de Banda locais, RAV(Rio de Água Viva) e Ministério Ágape e também a participação das Bandas Católicas Rosácea e Tia Cecília encerrando o evento.

A Coordenação da Pastoral Juvenil agradece a todos os envolvidos no evento, cozinheiras, pasteleiras, grupos de jovens participantes e as bandas que se apresentaram e deixaram a marca da evangelização, que Deus abençoe!

AMILTON CORDEIRO

VICE-COORDENADOR DA PASTORAL JUVENIL DO

SETOR PASTORAL IV

(14)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(15)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(16)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(17)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

IMPLANTAÇÃO DO ECC

NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO MONTE CLARO

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2014, casais da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz da Borda do

Campo realizaram o processo de Implantação do Encontro de Casais com Cristo de 1ª. Etapa na Paróquia

Nossa Senhora do Monte Claro - São José dos Pinhais.

(18)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

FORMAÇÕES CMPP E CMPC

PARÓQUIA CRISTO REI – CAMPO DO TENENTE

Nos dias 08 e 09 de Novembro realizou-se na Paróquia Cristo Rei de Campo do Tenente a Formação para os Conselhos Missionários Pastorais na Paróquia.

Participaram representantes das treze comunidades que compõem a paróquia e que deverão fazer parte do Conselho Missionário Paroquial e do Conselho Missionário das Comunidades num total de 85 pessoas.

O encontro foi assessorado pelo Pe.

Emerson da Paróquia Santo Antonio da Lapa. Com muita animação ele conseguiu despertar o interesse de todos, fazendo com que todos participassem ativamente de todos os momentos.

Todos saíram motivados para dar continuidade ao projeto de reestruturação e consolidação dos conselhos

Paróquia Cristo Rei

(19)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Paróquia Cristo Rei – Campo do Tenente.

Paróquia Cristo Rei – Campo do Tenente.

(20)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO – CATANDUVAS DO SUL

Nos dia 08 e 09 de novembro aconteceu em nossa Paróquia a formação com o Padre André Marmilicz, e no domingo a tarde com o Padre Antonio Portes.

Os dois foram muito felizes nos conteúdo, nas dinâmicas e na acolhida. Foi um momento histórico e maravilhoso para a paróquia.

Aos dois padres o nosso muito obrigado pela valiosa presença e trabalho.

Total das pessoas que fizeram a formação 225, e mais dezenas de pessoas que trabalharam na limpeza, refeições e enfeites.

No geral as comunidades ficaram muito satisfeitas com a Renovação Paroquial, agora arregaçar as mangas e partir para a Ação.

Paróquia Imaculada Conceição

Catanduvas do Sul

(21)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Paróquia Imaculada Conceição - Catanduvas do Sul.

Paróquia Imaculada Conceição - Catanduvas do Sul.

(22)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PARÓQUIA CATEDRAL SÃO JOSÉ

A Formação dos Conselhos Missionários Pastorais que foi proposta para todas as paróquias como forma de viabilizar e dinamizar os caminhos para a Renovação das Paróquias foi acolhido pela comunidade com muita alegria, realizaram esta experiência e perceberam o valor evangelizador e de articulação entre as pastorais, movimentos e organismos que a ação proporciona.

Num total de 117 participantes o final de semana foi de grande aprendizado e crescimento para a toda a nossa comunidade paroquial.

Catedral São José

(23)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Catedral São José.

Catedral São José.

(24)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Nos dias 08 e 09 de novembro na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São José dos Pinhais, aconteceu o encontro de Formação dos Conselhos Missionários Pastorais.

Tivemos um número expressivo de 120 participantes das comunidades pertencentes a paróquia, tivemos momentos de interação durante as dinâmicas e partilhas, proporcionando um melhor conhecimento entre os paroquianos membros de pastorais, O encontro gerou um grande estímulo pastoral aos líderes e muito entusiasmo para a caminha pastoral.

Isso tudo acontecendo sob a direção das palestras realizadas pelo Pe. Paulo, Henrique Sgarabotto, deixando claro como deve funcionar as pastorais e movimentos, e mostrando a grande prioridade missionária das comunidades da Diocese.

Com certeza este momento de formação foi um grande passo dado dentro de nossa comunidade pois através desta formação teremos mais animo e conhecimento sobre as realidades da vida pastoral comunitária, resultando numa participação ainda maior nas Pastorais.

Agradecemos às equipes de trabalho pelo emprenho e organização, ao Pe Paulo pela presença e empenho na formação, deixando-a nada cansativa, aos Padres de nossa Paróquia pelo acompanhamento, e a cada líder pela participação e alegria na construção do Reino de Deus.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São José

dos Pinhais

(25)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São José dos Pinhais.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São José dos Pinhais.

(26)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

TOTAL DE PARTICIPANTES – FORMAÇÃO CMPP E CMPC Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Piraquara 155 participantes Paróquia Senhor Bom Jesus – Araucária 300 participantes Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Agudos do Sul 120 participantes Paróquia Nossa Senhora das Dores - Tijucas do Sul 350 participantes Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Quitandinha 364 participantes Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Araucária 280 participantes Paróquia Nossa Senhora da Perpétuo Socorro - Piraquara 145 participantes Paróquia São Pedro - São José dos Pinhais 63 participantes Paróquia São Sebastião - São José dos Pinhais 93 participantes Paróquia Nossa Senhora de Fátima - São José dos Pinhais 65 participantes Paróquia Nossa Senhora das Dores – Araucária 420 participantes

Paróquia São João Batista – Contenda 218 participantes

Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa 147 participantes

Paróquia Santo Antônio - Lapa 198 participantes

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fazenda Rio Grande 186 participantes Paróquia São Cristóvão – São José dos Pinhais 142 participantes Paróquia Imaculada Conceição - Mariental 111 participantes Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Guatupê 160 participantes Paróquia Senhor Bom Jesus – São José dos Pinhais 263 participantes Paróquia Santo Antônio – São José dos Pinhais 140 participantes Paróquia Sagrado Coração – Murici – São José dos Pinhais 199 participantes Paróquia São Sebastião - Quatro Barras 205 participantes Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Rio Negro 226 participantes Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro - São José dos Pinhais 280 participantes

Paróquia Santos Reis - Lapa 206 participantes

Paróquia São Marcos – São José dos Pinhais 85 participantes Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna – Rio Negro 143 participantes Paróquia Nossa Senhora das Graças - Piên 300 participantes Paróquia Cristo Rei – Campo do Tenente 85 participantes Paróquia Imaculada Conceição – Catanduvas do Sul 225 participantes

Paróquia Catedral São José 117 participantes

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São José dos Pinhais 120 participantes

TOTAL 6.121 participantes

(27)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PRÓXIMAS FORMAÇÕES

CONSELHOS MISSIONÁRIOS PASTORAIS

Araucária - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 29/11 e 30/11

Mandirituba - Paróquia Senhor Bom Jesus 29/11 e 30/11

Piraquara - Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos 29/11 e 30/11

Fazenda Rio Grande - Paróquia Nossa Senhora da Luz 06/12 e 07/12

São José dos Pinhais - Paróquia N. Sra. Rainha da Paz - Borda do Campo 06/12 e 07/12

Fazenda Rio Grande - Paróquia Nossa Senhoras das Graças 06/12 e 07/12

(28)

INFORMATIVO DIOCESANO 17 a 23 de novembro – Ano 2014 – n.º 56

www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa consiste no estudo de aspectos demográfi- cos de São José dos Pinhais de 1776 a 1852, através da explo- ração sumária dos dados coletados em registros paroquiais de

-José Gomes da Silva, r/ Esposa, Filha e Familia.. -António Vieira Guerra, r/ Esposa, Filho, Nora

Rebimbas, r/ Marido, Filhos e Netos -Francelina Calcado, r/ Francisco Rebimbas e Familia 7:30PM: -Tony Caetano, r/ Amigos do Clube.. -Maria Esmeralda Farinhas, r/ Marido,

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS NA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO – SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 17 FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DA COLUNA - RIO NEGRO 18 DIOCESE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA RIO NEGRO FORMAÇÃO DIOCESANA PARA OS CATEQUISTAS 27 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES - ARAUCÁRIA - 2.º ENCONTRO MARIANO PARA JOVENS 28

-Manuel Joaquim Lopes e Familiares Falecidos, r/ Esposa, Filhos, Nora e Netos.. -Maria Casalinho, r/ Esposo, Filhos

-Maria da Conceição Tavares Oliveira, r/ Esposo, Filhas, Genros e Netos.. -Francisco Oliveira, r/ Esposa, Filhas, Genros

-Manuel Joaquim e Maria José Branco, r/ Filho, Nora e Família.. -Manuel Neta (4º Anív), r/ Filho, Nora e