• Nenhum resultado encontrado

Mais uma vez, encontramo-nos através

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mais uma vez, encontramo-nos através"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Mais uma vez, encontramo-nos através desse periódico, a fim de informar-lhe as atividades do Supremo Conselho e de suas Inspetorias espalhadas por todo o território nacional.

A edição de outubro do seu Informativo Astréa News registra o reconhecimento do Supremo Conselho, de parte do Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, ao renomado Dr. José Renato Ferreira Zottich, médico urologista, materializado-o com a outorga do Diploma e da Comenda, alusiva ao aniversário de 184 anos de fundação do Supremo

Conselho.

Também, registra a visita da Comitiva da Ordem Shrine no Supremo Conselho, bem como a presença da Comitiva do Supremo Conselho na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, em seu incansável trabalho itinerante, realizando Investiduras no Grau máximo do Rito Escocês Antigo e Aceito, possibilitando aos Irmãos de todos os recônditos desse imenso Brasil, a possibilidade de ascender ao patamar do Rito mais praticado no país.

Participe do Astréa News, enviando- nos suas sugestões, críticas e considerações, o que, em muito, ajudar-nos-á encontrar a excelência desse trabalho, que é dedicado a você!

(3)

Informativo Virtual Astréa News nº 28 - Ano III - Out/13 - Pg 03

O

Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, usando das atribuições que lhe confere, outorgou a medalha e diploma, alusivo aos 184 anos de fundação do Supremo Conselho do Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito, ao ilustre Dr. José Renato Ferreira Zottich, em reconhecimento a seu alto grau de profissionalismo e pelos prestimosos serviços prestados, no desempenho de sua função, como médico especialista em Urologia.

O homenageado exerce por cerca de três décadas sua especialidade e por seu devotamento, ocupa, com méritos, o “status” de um dos mais renomados urologistas. Desde sempre vem desempenhado sua profissão, como um verdadeiro sacerdócio, honrando e se dedicado, denodadamente, no aperfeiçoamento de sua especialidade, conquistando lugar de destaque e respeito junto a seus pares.

O Soberano Grande Comendador, após submeter-se a tratamentos anteriores,

(4)

sem alcançar o êxito esperado, buscou os serviços do, ora homenageado, que por seu vasto conhecimento e competência pôde por fim a um problema de saúde que, há muito, o incomodava, privando-lhe de desempenhar suas funções e atividades na vida pessoal.

A medalha alusiva ao aniversário de fundação do Supremo Conselho foi criada com objetivo de homenagear autoridades maçônicas, civis, militares e ecleseásticas, que, na busca da excelência, destacam-se no desempenho de suas nobres funções.

Com a outorga, o Soberano Grande Comendador presta uma justa e merecida homenagem ao Dr. José Renato Ferreira Zottich, materializando, com isso, seu reconhecimento pelo elevado grau de profissionalismo e altruismo demonstrado

pelo ilustre homenageado, no desempenho de sua função.

O Soberano Grande Comendador fez questão de homenageá-lo em sua clínica, onde esteve acompanhado do Poderoso Irmão Membro Efetivo, Adelman de Jesus França Pinheiro, 33º - Grande Secretário Geral do Santo Império e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª RJ, que, também, faz tratamento com o homenageado há algum tempo. Também, estiveram presentes o Poderoso Irmão Anderson Verçosa Simões, 33°, Grande Mestre Estadual (RJ) da Ordem Demolay e Presidente do Consistório de Príncipes do Real Segredo José Fernandes Campos, jurisdionado a 1ª Região Litúrgica do Rio de Janeiro, e do Irmão Ricardo Sodré, 31º, Fotógrafo Oficial do Supremo Conselho.

(5)

Informativo Virtual Astréa News nº 28 - Ano III - Out/13 - Pg 05

OSupremo Conselho inicia o mês de outubro dando continuidade ao hercúleo trabalho de realização de Investiduras Itinerantes pelas mais longínquas regiões desse imenso Brasil. A Comitiva do Supremo Conselho deslocou-se no dia 04 de outubro para o Vale de Cuiabá, em Mato Grosso, onde foi, carinhosamente, recepcionada pelo Poderoso Irmão Rubens Carlos de Oliveira, 33°, Grande Inspetor Litúrgico e demais valorosos Obreiros daquela Região.

A cidade de quase três séculos de história, também, conhecida como a “Capital da Amazônia Meridional”, está situada a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira. É famosa por seu forte calor, mantendo uma temperatura média de 32°, assim como é peculiar a, sempre, calorosa recepção de parte de nossos irmãos cuiabanos.

A Comitiva presidida pelo Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, representando o Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, composta pelos Poderosos Irmãos e Membros Efetivos Adelman de Jesus França Pinheiro, 33°, e Maurício Soares, 33°, respectivamente, Grande Secretário Geral e Grande Tesoureiro do Santo Império.

O palco de tão memorável evento foi o belo Templo da ARLS Filhos de Salomão nº 01, localizado no Bairro Pico do Amor, na Capital Matogrossesse, sendo levada a efeito na bela manhã ensolarada do dia 05 de outubro.

Destacamos a singular presença do Sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, Poderoso Irmão Jurandir da Silva Vieira, 33°. As presenças do Membro Efetivo do Supremo Conselho, o Poderoso Irmão Irineu Ramazoti, 33°; do Grande Inspetor Litúrgico do Distrito Federal, o Poderoso Irmão Carlos Henrique Teófilo da Silva, 33°; do Presidente do Consistório de Príncipes do Real Segredo “Paulo Márcio Tognini”, Poderoso Irmão Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, 33°, além de Presidentes de Corpos e diversos Irmãos Grandes Inspetores Gerais, abrilhantando a cerimônia.

Foram investidos ao mais alto Grau do REAA vinte e quatro Irmãos, sendo vinte e dois da Inspetoria Litúrgica de Mato Grosso e dois da Inspetoria Litúrgica do Acre.

O Poderoso Irmão, Lugar Tenente Comendador, Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, em seu discurso, reiterou aos novos Grandes Inspetores Gerais que a chegada ao ápice da pirâmide do Rito Escocês Antigo e Aceito, de maneira alguma representa o fim da caminhada maçônica, na realidade, é tão somente o início, afinal, quem até, então, aprendia, agora passa a ensinar e a explicar aos mais novos os arcanos do Rito. “Em nossa Sublime Instituição a busca por conhecimentos, jamais, termina”, afirma o Poderoso Irmão.

Após a Sessão, no confortável salão social

“Irmão Osvaldo Gomes Bezerra”, da ARLS Filhos de Salomão Nº 01, os recém-investidos ofereceram aos presentes, Irmãos, familiares e convidados, um Almoço de Confraternização, cujo cardápio constava de uma deliciosa peixada e de carneiro recheado, os quais foram degustados por todos, reinando uma atmosfera de muita alegria e harmonia, que contagiou a todos.

A data para essa investidura fora, especialmente, escolhida para abrilhantar, ainda mais, as comemorações do 35º aniversário de fundação da GLEMT. Às 21h, a Comitiva do Supremo Conselho, autoridades e os novos Grandes Inspetores Gerais foram convidados a participarem do Jantar de Gala em comemoração aos 35 anos da GLEMT, que foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, seguido do “Grande Baile dos 35 Anos”. Na oportunidade a GLEMT condecorou diversos Irmãos com a medalha “Edroim Reverdito” instituída, especialmente, para ser entregue naquela ocasião.

Ressaltamos a excelente organização de parte dos valorosos Irmãos da Região, sob a direção do competente e Poderoso Irmão Rubens Carlos de Oliveira, 33°, que foram impecáveis nos mínimos detalhes, numa grande demonstração de dedicação e altruísmo, em prol do constante crescimento de nosso Rito.

A Comitiva do Supremo Conselho regressou da calorosa Cuiabá, já se preparando para o dia 19 desse mesmo mês, quando se desloca para a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, dando continuidade a seu imprescindível trabalho de Investiduras Itinerantes, ao Rito mais praticado no Brasil.

(6)

No dia 29 de outubro de 2013, uma Comitiva de oito Nobres Irmãos da Ordem Shrine, presidida pelo Irmão Genilto Adenaldo Nogueira – Presidente do Shrine Brasil Central, esteve presente na sede do Supremo Conselho, em visita ao Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, a fim de apresentar as diretrizes dessa Ordem Paramaçônica, reconhecida pela ONU como a maior Ordem Filantrópica do mundo, que, desde maio de 2009, estabeleceu-se no Brasil e vem, com muito altruísmo, desempenhando papel imprescindível, em ajuda às crianças e jovens de nosso país.

A Comitiva, além de seu Presidente, que é o atual Venerável Mestre da ARLS Henrique José de Souza nº 49 – GLMET e Ex-Secretário Adjunto de Justiça do MT, estava composta pelos Nobres Shriners: Marcos Hans, Fundador da Ordem Shrine no Brasil e Embaixador do Clube Shrine do Rio Grande do Sul; Antonio Kato, 4º Vice-presidente do Shrine Brasil Central e Presidente da Comissão de Construção do pró-hospital Shrine; Márcio Antônio Cambahuba, Presidente da Comissão de Ritualística e Decoração do Shriner, Delegado do Grão Mestrado GLEMT e Representante, em Mato Grosso, da Sociedade Brasileira de Eubiose; Wessons Pinheiro, futuro Presidente do Shrine Brasil Central (gestão 2014) e Deputado Federal, da AFL do GOB; Jarbas Fernandes, Venerável Mestre da ARLS Acácia do Ocidente – GOEMT; Rubens Carlos de Oliveira, 33°, Grande Inspetor Litúrgico de Mato Grosso; Osvaldo Roberto Sobrinho, Grão-Mestre do GOEMT, Senador da República (PTB-MT), Ex Governador do estado do MT e Ex Deputado Federal Constituinte.

Após a apresentação dos membros de sua Comitiva, o Nobre Presidente fez uma sucinta apresentação da origem da Ordem e de sua chegada

ao Brasil, relatando que, atualmente, possui cerca de 480.000 membros no mundo, desses 500 no Brasil.

Para saber mais detalhes sobre a história da Ordem Shrine, clique aqui!

A Comitiva da Ordem Shrine Brasil Central outorgou o título de Membro Honorário ao Soberano Grande Comendador, Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, reconhecendo sua profícua administração frente ao Supremo Conselho, além de sua enorme importância para a Maçonaria universal.

O Soberano Grande Comendador emocionado, agradeceu a honrosa homenagem e revelou sua grande admiração pela Ordem Shrine e disse que, em tempos pretéritos, teve o privilégio de, também, ser homenageado, pela Ordem Shrine dos EUA, com a mesma distinção.

O Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Nobre Irmão Osvaldo Roberto Sobrinho, presenteou os Soberano Grande Comendador e o Lugar Tenente Comendador - o Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - com dois exemplares de um livro sobre os 40 anos da fundação do GOEMT, ofertando, também, um exemplar para o acervo da Biblioteca Maçônica do

(7)

Supremo Conselho. Coube ao Nobre Shrine Antonio Kato, em nome do Shrine Brasil Central, e com a devida autorização do Potentado Americano, ofertar ao Soberano Grande Comendador, personalizado com seu nome, um “FEZ”, típica cobertura utilizada, exclusivamente, pelos Nobres Shriners.

Na oportunidade, o Soberano Grande Comendador, também, recebeu das mãos do Presidente Genilto, em nome de todos Shriners, um presente típico da região mato-grossense, uma “viola de cocho”. Cabendo ao Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Nobre Osvaldo Sobrinho, ofertar ao Lugar Tenente Comendador uma singela lembrança regional, assim como, o Nobre Irmão Márcio Cambahuba, ofertou

“mimo” ao Irmão Feitosa.

Na Videoteca da Biblioteca do Supremo Conselho, foi exposta uma apresentação, em vídeo, sobre a história da Ordem Shrine, sua chegada e desenvolvimento no Brasil, destacando especial atenção para o lançamento da Pedra Fundamental, para a construção do Hospital Shrine, em Cuiabá,

MT, que atenderá, gratuitamente, a todas as crianças carentes, de 0 a 18 anos, da América do Sul. O altruístico projeto do 23º Hospital Shrine no mundo (vinte nos EUA, um no Canadá e um no México), avaliado em cerca de 120 milhões de dólares, já em andamento, ocupará uma área de 35.000 m², doada pelo governo do estado do Mato Grosso. Mais informações sobre o assunto poderá ser encontrado no site http://www.gwc.org.br.

Uma das formas de angariar recursos para a construção do Hospital vem de parcerias com instituições, órgãos públicos e empresas privadas.

Diante de tão nobre exemplo de trabalho altruístico, em prol das crianças e jovens necessitados, o Supremo Conselho não poderia ficar alheio a essa nobilíssima empreitada, externando seu apoio e firmando uma parceria, em prol do belo e imprescindível trabalho da Ordem Shrine.

Informativo Virtual Astréa News nº 28 - Ano III - Out/13 - Pg 07

Referências

Documentos relacionados

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

A Escola W conta com uma equipe gestora composta por um diretor, dois vices-diretores e quatro coordenadores. Essa equipe demonstrou apoio e abertura para a

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Also due to the political relevance of the problem of repressing misguided employment relationships, during the centre-left Prodi Government (2006-2008) and the