• Nenhum resultado encontrado

Parque público em Presidente Getúlio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parque público em Presidente Getúlio"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Aterro do Flamengo em http://probeachvolei.blogspot.com.br/

Parque das Mangabeiras - MG em http://ricardobastos.elos.uni5.net

Parque do Ibirapuera - SP em http://noticias.terra.com.br

Localização - Vale do Itajaí, a 220km de Florianópolis | Compõe a bacia Itajaí-Açú, na grande bacia do Sudeste | 250m acima do nível do mar Área - 321,9km² | Clima - temperatura média entre 16ºC e 27ºC. | Vegetação predominante - Mata Atlântica

109 ano de colonização - suíços, alemães e italianos. 49 anos reconhecido como município.

FUNDAÇÃO

Primeiro de Junho de 1904 é o dia de fundação de Presidente Getúlio. Na confluência do Rio dos Índios e Rio Krauel, um grupo de imigrantes, deram inicio a uma pequena colônia suíça. A partir do início de 1910, apareceram novos imigrantes e a situação começou a melhorar.

Em 1934 Neu Zurich teve seu nome mudado para Dalbérgia, depois Neu Breslau, Getúlio Vargas e com a Lei nº 133 da Assembléia Legislativa foi criado o Município de Presidente Getúlio em 30 de dezembro de 1953.

Com 14.887 habitantes, em crescimento reduzido mas constante, constante - como pode ser visto no gráfico gerado por dados do IBGE - o mesmo apresenta densidade demográfica de 50,30hab/Km².

70% do uso das terras é caracterizado pelos minifundios que somam em torno de 94% das propriedades rurais com área inferior a 50 hectares.

POPULAÇÃO ECONOMIA

Atualmente, esta movimentação econômica tenta explorar os três setores de maneira uniforme. Vê-se que nos primeiros anos utilizava-se mais do potencial no setor primário, na década de 70 passou a intensificar o desenvolvimento do setor secundário.

No segmento industrial, os destaques são a indústria madeireira - que tradicionalmente se mantêm na história, com produção de compensados e esquadrias -, frigorífica e têxtil, onde estão incorporadas as facções.

Pelo dados de 2010 do IBGE, o setor que mais movimenta atualmente o PIB local é o terciário, com investimentos em turismo rural e de aventura, em parceria com cidades vizinhas. Atualmente, mesmo existindo grande área voltada ao desenvolvimento do setor primário, a lucratividade para investimentos no município é maior nos outros dois setores.

Foi desbravada em continuação do percurso do Rio Itajaí Açú, onde localizam-se as fontes de alguns afluentes do rio que corta o Vale. Por localizar-se às margens do rio, a região do centro da cidade sobre inundações com certa periodicidade, constatada em estudo, em media a cada 2 anos. A única ligação atual do município é através da BR 470.

CONDIÇÃO 1927 2012 1932 0 2.000 4.000 6.000 8.000 10.000 12.000 14.000 16.000 1991 1996 2000 2007 2010 População

Parque Público em

Outros textos citam a importância destas áreas. P.B.H.

Vieira, em seu trabalho de conclusão de curso: Uma visão geográfica das áreas verdes de Florianópolis, SC, coloca na ilustração abaixo cinco pontos que podem exemplificar a importância das áreas verdes urbanas.

Assim, a intenção de elaborar um parque urbano na cidade de Presidente Getúlio, vem ao encontro desses preceitos: investir com antecedência ao crescimento acelerado e irregular, qualificando o espaço, e principalmente, gerar espaços para atividades físicas à população, bem como, permitir maior interação da comunidade local, potencializando a qualidade de vida mesmos.

“As recompensas por projetar a cidade de acordo com a natureza aplica-se igualmente a todas as cidades, novas ou antigas, grandes ou pequenas....O desafio que enfrentam as cidades menores em crescimento e as novas cidades está em aprender

com os erros das cidades mais antigas e projetar a cidade desde o inicio de forma a explorar oportunidades do ambiente natural.” SPIRN, 1995, pg25.

Definições pertinentes:

“Área Verde: onde há o predomínio de vegetação arbórea, englobando as praças, os jardins públicos e os parques urbanos. Os canteiros centrais de avenidas e os trevos e rotatórias de vias públicas, que exercem apenas funções estéticas e ecológicas, devem, também, conceituar-se como área verde. Entretanto, as árvores que acompanham o leito das vias públicas, não devem ser consideradas como tal, pois as calçadas são impermeabilizadas.

Parque Urbano: é uma área verde, com função ecológica, estética e de lazer, entretanto com uma extenção maior que as praças e jardins públicos.

Praça: como área verde, tem a função principal de lazer. Uma praça, inclusive, pode não ser uma área verde, quando não tem vegetação e encontra-se impermeabilizada.”

LIMA, etali, 1994, p. 539-550. Dentre outras funções relacionadas à saúde da cidade,

áreas para lazer como parques públicos, são consideradas essenciais para interação da comunidade local, bem como para auxiliar os mesmos a manterem regularidade em atividades físicas e contato com o meio ambiente.

Segundo Perci Guzzo, em sua dissertação, costuma-se intensificar a importância de áreas verdes “nos

o adensamento costumeiramente irregular não deixa espaço para estes nichos primordiais para a bem-estar local, isto por não haver um planejamento prévio para inserção antecipada dos mesmos.

momentos de escassez e crise, quando o contexto urbano está fracionado e disperso, todo comprometido por construções e arruamentos.”, ou seja,

Dados CASAN

Histórico A cidade

(2)

Terreno 300m 280m Rio: 250m acima do nível do mar 260m

Zoneamento: MZU - Macrozona Urbana. Sem sub-delimitação.

Uso solo: A área é pouco ocupada, sendo predominantemente residencial. Somente algumas indústrias de madeira laminada, ocupam a região próxima.

DADOS

Rio Krauel e sua planície de inundação.

Planície de inundação do Rio do Índios.

Enchente na Creche Pingo de Gente.

Fonte: Prefeitura de Presidente Getúlio. Enchente no centro da cidade em 2011.Fonte: Prefeitura de Presidente Getúlio. Enchente no centro da cidade em 2011.Fonte: Prefeitura de Presidente Getúlio.

Descrição:

Quantidade de imóveis em risco: Aprox. 479 Imoveis e 23

estabelecimentos comerciais e 3 indústrias.

Quantidade de pessoas em risco: Aprox. 1916 pessoas.

Área de inundação originada do extravasamento dos rios dos Índios e Krauel, em virtude de eventos de alta pluviosidade em suas áreas de cabeceiras de drenagem. Essa área de inundação atingi proporções ainda maiores no encontro desses dois rios, em virtude do represamento do rio dos índios, pelo Krauel, impossibilitando a desembocadura desse afluente, ocasionando a extrapolação das suas águas para a sua planície de inundação. Onde, justamente está concentrada a área urbana do município, que é gravemente afetada e principalmente nas grandes cheias, como o evento de precipitação intensa que atingiu a região da bacia hidrográfica do Rio Itajaí Açu em setembro de 2011, deixando quase toda área urbana inundada.

Sugestões de Intervenções

Construção de obras hidráulicas que venham atenuar as enchentes nas áreas urbanas;

Educação ambiental para não ocupação do eixo do canal do rio.

Evacuação da população, localizada na área de inundação do rio, em eventos extremos.

Acompanhamento do monitoramento do Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Itajaí.

Construção de estações fluviometricas para monitoramento da cota do rio.

? ? ? ? ? Legenda

Delimitação do setor risco Sentido da drenagem Setor SC_PG_SR_02_CPRM

Localização: Bairro Centro UTM 22 J 636458 E 7008017 S

AÇÃO EMERGENCIAL PARA RECONHECIMENTO DE ÁREAS DE ALTO E MUITO ALTO RISCO A MOVIMENTOS DE MASSAS E ENCHENTES

Presidente Getúlio - Santa Catarina Agosto 2012

LEGISLAÇÃO

APP: Área Preservaçaõ Permanente Lei 4771/65

30 metros para matas ciliares em rios de até 10 metros de largura; quando houver área consolidada em APP de rio de até 10 metros de largura, reduz-se a largura mínima da mata para 15 metros.

50 metros nas margens de rios entre 10 e 50 metros de largura, e ao redor de nascentes de qualquer dimensão.

100 metros nas margens de rios entre 50 e 200 metros de largura.

200 metros para rios entre 200 e 600 metros de largura. 500 metros nas margens de rios com largura superior a 600 metros. 100 metros nas bordas de chapadas.

Exige autorização do executivo ferderal para supressão da vegetação nativa em APP e para situações onde for necessária a execução de obras, plano, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.

Reformulação do último parágrafo 2012:

Permite a supressão de vegetação em APPs e atividades consolidades até 2008, desde que por utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, incluídas atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural.

A supressão de vegetação nativa de nascentes, de dunas e restingas somente poderá se dar em caso de utilidade pública.

Outras atividades em APPs podem ser permitidas pelos estados por meio de Programas de Regularização Ambiental (PRA), se não estiverem em área de risco.

Como citado anteriormente, a cidade convive com alagamentos freqüentes na região central.

Somente em agosto do ano passado houve uma intervenção maior do Governo Federal sobre a cidade, no que diz respeito aos alagamentos, por meio do Serviço Geológico do Brasil CPRM, delimitando área de alto risco a enchentes e movimentos de massa, concluindo o que era sabido sobre o remanso causado pelo Rio Krauel no Rio Indio em momentos de grande precipitação e enfatizado a construção de uma proposta de canal extravasor, aliado à programas de ações não estruturais, tais como: sistemas de alerta, mapas de inundação, sistemas de respostas e educação ambiental. (Relatório CPRM, 2012). Na região circundante, enfatiza-se a preservação do local para não ocupação irregular.

O terreno escolhido localiza-se na área onde passará o canal. Como citado anteriormente, a cidade convive com alagamentos freqüentes na região central.

Somente em agosto do ano passado houve uma intervenção maior do Governo Federal sobre a cidade, no que diz respeito aos alagamentos, por meio do Serviço Geológico do Brasil CPRM, delimitando área de alto risco a enchentes e movimentos de massa, concluindo o que era sabido sobre o remanso causado pelo Rio Krauel no Rio Indio em momentos de grande precipitação e enfatizado a construção de uma proposta de canal extravasor, aliado à programas de ações não estruturais, tais como: sistemas de alerta, mapas de inundação, sistemas de respostas e educação ambiental. (Relatório CPRM, 2012). Na região circundante, enfatiza-se a preservação do local para não ocupação irregular.

O terreno escolhido localiza-se na área onde passará o canal.

Considerando que uma melhor alternativa para os paliativos que amenizam doenças é o trabalho preventivo e a promoção de saúde, o resultado me levou a pensar que poderia ser criado um espaço qualitativo que unisse atividades físicas promovedoras de saúde, em ação preventiva à comunidade que solicita esses cuidados.

Um dos serviços que mais vem movimentando a cidade é o turismo de aventura, ligado especialmente à visitas e atividades em quedas d´água e trilhas para prática de ciclismo e motocross, no entanto, a mesma ainda não possui nenhum local com boa estrutura, que estimule atividades saudáveis à população

Nessa análise, concluí também que é necessário um local que abrigue espaços para aprendizado, como bastante solicitado também. Local que reincorpore ambientes para oficinas e cursos que há diversos anos não são mais elaborados após a demolição de uma antiga casa de cultura que era utilizada para tanto.

Concluo ainda que a união desses usos em um espaço com um infra-estrutura adequada, como um parque urbano, pode proporcionar além do aumento da qualidade de vida da população, maior interação entre pessoas de faixa etária e hábitos diversos. Isto em um espaço com infra-estrutura adequada, que possa ser um referencial para que futuras mudanças ocorram em outros pontos da cidade.

Objetivo:

Levar ao município que que me formou cidadã, algo útil para a qualificação do mesmo e para promoção do bem-estar.

Averiguação

Foi feita uma consulta popular com base em uma citação de pesquisa no livro de Lucia e Juan Mascaró, Vegetação Urbana, pág. 73, em uma cidade norte americana.

Foram consultadas 181 pessoas com a seguinte pergunta objetiva:

O resultado da consulta popular, foi: 60%Saúde

35%Educação 14%Infraestrutura 6%Saneamento

Em qual atividade você acredita ser necessário priorizar mais investimentos públicos?

Zoneamento Escassez de dados

É importante fazer um adendo sobre informações do terreno:

Não havia levantamento topográfico, nem mesmo i n f o r m a ç õ e s p r e c i s a s s o b r e t r a ç a d o d o r i o . Em consultas à Prefeitura Municipal, aos registros de Epagre, Agência Nacional de Águas, dentre outros, a única referência é a carta hidrológica da Epagre que

metros, impossibilitando estudo preciso do local, que tem poucas variações de níveis.

A partir disso foi feito levantamento por meio de informações via Google Earth, um mapa desatualizado da prefeitura com o traçado do rio e de ruas próximas, bem como através de visitas ao terreno.

Foi feita a sobreposição das imagens existentes e reunião de dados. A imagem do Google Earth reproduz as curvas de 20 em 20 metros da carta de bacias hidrográficas e mostra que o local possuía cota mais elevada na extremidade norte, hoje tomada pela erosão.

A cidade não possui plano diretor totalmente desenvolvido. O plano começou a ser elaborado em 2008 em reuniões com as comunidades. O que se definiu até então foi o macrozoneamento das áreas urbana e rural e definição em textos de alguns padrões construtivos, como afastamento. O terreno localiza-se na Macrozona Urbana. Não havendo mais informações, pelo fato de o terreno se localizar na confluência dos rios Indio e Krauel, foram consultadas especificações do Código Florestal . cota os terrenos de 20 em 20 CPRM Estrutura APP Consulta

(3)

Um ponto norteador para a escolha do terreno foi o fato de que já existe um local que fica muito próximo ao centro da cidade, na confluência dos rios por onde chegaram os primeiros imigrantes. Área que está em negociação para comportar uma intervenção que colabore para a diminuição das enchentes locais, pois toda a região central da cidade é considerada de alto risco em análise feita pelo grupo de Serviço Geológico do Brasil em agosto de 2012.

O rio está 250 metros acima do nível do mar e toda a região central alcança em média até 254 metros, normalmente a l c a n ç a d o s p e l a s á g u a s . Em 2005 foi feito um estudo para a construção de canal extravasor que diminuiria a incidência de cheias de 2 para 4 anos. O estudo foi feito pelo Intuito de Pesquisas Ambientais da Fundação Fritz Müller, desenvolvido por Adilson Pinheiro, engenheiro civil.

Até o momento o canal não foi construído, no entanto, a intenção em construí-lo permanece pela administração atual que informou já ter tomado providências para investir na execução do projeto.

Sabendo que nesse local haverá uma construção que pede cuidados para que não haja ocupação irregular, transformar o terreno em um parque urbano é uma alternativa para ocupação inteligente, afim de garantir proteção do entorno e atender as solicitações da população. Para tanto, o mesmo será considerado.

Obs.: no final do ano de 2012, foi iniciada a construção de uma pequena represa no município de Dona Emma, à montante do terreno, o que certamente influenciará na redução do fluxo d´água no Rio Krauel e na cota máxima de elevação da água.

PROXIMIDADE ao centro da cidade

Outra questão que influenciou foi a histórica, pois há algum tempo o mesmo terreno era utilizado para recreação: a chamada raia, onde campeonatos de corrida e salto de cavalos ocorriam constantemente. Essa ideia vai ao encontro de uma intenção da prefeitura municipal de permitir a ocupação de parte do terreno pelo Centro de Tradições Gaúchas Municipal.

Histórico de USO

Outra questão que influenciou foi a histórica, pois Há algum tempo o mesmo terreno era utilizado para recreação: a chamada raia, onde campeonatos de corrida e salto de cavalos ocorriam constantemente. Essa ideia vai ao encontro de uma intenção da prefeitura municipal de permitir a ocupação de parte do terreno pelo Centro de Tradições Gaúchas Municipal.

Um terceiro motivo é a intenção de o governo local tentar utilizar o terreno de alguma forma para suprir a falta de equipamentos públicos para que sejam realizadas as festas municipais que também colaboram para a atratividade turística, que é um dos serviços que mais vem movimentando-a .Assim, esses ambientes poderiam comportar nos períodos sem ocupação, áreas para educação de crianças e adultos.

DISPONIBILIDADE de investimento governamental

Para RECREAÇÃO

Quadras: poli-esportiva, areia (comum nos clubes e pracinhas locais),

Pistas para ciclismo e caminhadas: pistas arborizadas.

Ponto para treinamento de esportes aquáticos no rio: deck, módulo com sanitário e local para guardarem os equipamentos;

Pesca: lagoas com árvores próximas;

Camping: verificar possibilidade de ser próximo à margem do rio, em área já arborizada, como solicitado.

Playground: escorregadores, balanços, brinquedos diversos. Espaço também para adolescentes: pistas de skate e patinação e áreas de estar.

Quiosques: churrasqueira e sanitários.

CTG|RAIA

Cancha de 150 ou 170x40, como solicitado, para provas de: laço, rédea, estafeta e gineteadas, com local para carga e descarga do gado.

Local para refeições: churrasqueira, cozinha, bar e sanitários; Sede dos Cavaleiros do Vale: escritório, área de convivência, cozinha e sanitários.

Relocação de raia como a antiga que neste terreno foi a última a existir, permitindo locação dos cavalos para atividades;

Baias para estadia esporádica dos cavalos.

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Temporário para FESTA MUNICIPAL | Permanente para EDUCAÇÃO

Pequena exposição agropecuária (cerca de 100 animais de grande porte);

Exposição de caminhões e máquinas agrícolas; Exposição industrial e artesanal;

Exposição de carros;

Recreação infantil (parque de diversões); Espaço para competições de ciclismo e rally;

Grande restaurante com refeitório: posteriormente usado pelos trabalhadores da prefeitura municipal diariamente;

Palco maior para apresentações oficiais;

Palco secundário, com pontos para alimentação;

Espaço que possa ser posteriormente utilizado para oficinas para adultos: de marcenaria, corte e costura, construção civil, dentre outros. Bem como para crianças, onde podem receber lições sobre educação ambiental e ter o local como um centro desporto-cultural durante o restante do ano. Os espaços podem ser aproveitados para ambos, festa e educação, por exemplo, com quadra coberta na área voltada aos shows.

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? NORTE

Centro

SC-421

Rua Tragot Müller

Centro

Terreno

Diretrizes Escolha

Partido

Com 16,7 hectares, o terreno se localiza em área alagável, como boa parte do centro da cidade.

Assim, foi feita uma análise dos níveis do terreno idênticos ao níveis no centro da cidade que recebem água quando há grandes precipitações: do nível do rio 250 metros acima do nível do mar à cota de 254.

Quanto ao trânsito de água no local, por meio de veios de drenagem natural mais presente no lado norte do terreno.

Especialmente relacionado ao posicionamento e forma das edificações citadas nas diretrizes

Os equipamentos necessários foram definidos em conversa com o senhor Darci Pandini, diretor do CTG local. Assim, são necessároas: cancha para torneios, baias, área para festa anual, camping, casa dos Cavaleiros do Vale. Todos os ambientes simples para reduzir o custo e para que sejam discretos a fim de que predomine a vegetação nativa local. - que atualmente acontece em um clube particular - visa nos outros momentos do ano receber espaços para educação infantil e adulta através de cursos e oficinas,

Traço irregular|curvo = água|Redondo

Para o traçado dos espaços e edificações necessárias, foram considerados em especial, a curvaturatrazida pelo canal extravasor, bem como pelos veios que aceleram a chegada da água a rio.

A área para CTG_Hípica foi posicionada abaixo do canal extravasor, onde localizava-se a antiga raia para corrida de cavalos.

A área voltada para abrigar a festa municipal

foi desenvolvida tendo como base uma estrutura já existente no atual local da festa e que recebe diariamente trabalhadores no que se tornou o restaurante municipal. O local é popularmente chamada de Redondo.

Detalhes

ÁREA TERRENO: 16,7 hectares | 167.000m² ESCAVAÇÕES PREVISTAS: 40.343m² ATERRAMENTOS PREVISTOS: 73.640m²

Serão necessários aproximadamente 33.206m² de terra advinda de outros locais,

como da construção de estradas.

NORTE

Verificando-se a antiga elevação de parte do terreno, a incidência de enchentes e a proposta de um canal extravasor, sugere-se que a primeira intervenção o terreno seja para o retorno da conformação antiga, com aterramento da extremidade norte seguida da construção do canal. Para isso, além da fonte da escavação do canal extravasor, pode ser utilizada terra advinda de lagos e de construção e manutenção de estradas.

Devido ao fato de existir a proeminente possibilidade de ocorrer enchente na área, a solução de aterramento também será utilizada para alguns pontos nos espaços voltados ao CTG, para preservação dos equipamentos e para elevação de alguns caminhos.

(4)

No momento há um único acesso ao terreno.

Os acessos sugeridos foram sinalizados considerando pontos em que há maior concentração de equipamentos no parque. São ao todo 5 acessos.

Dessa maneira, sugere-se a valorização da Rua Tragot Müller que margeia o terreno, que receberá:

O Acesso 1: que leva às quadras do parque, e;

O Acesso 2: onde está localizada a maior edificação, volta para a Festa Municipal, oficinas, etc.

O Acesso 3 (existente) cortará o terreno permitindo saída pelo acesso 4, através de ponte sugerida na lateral leste do terreno. Leva às áreas de arvorismo, pesca, playground e churrasqueiras.

O Acesso 4 é uma alternativa para caminho mais curto partindo das ruas centrais da cidade. Tem acesso facilitado à Casa dos Cavaleiros do Vale, ligada ao Centro de Tradições Gaúchas.

O acesso 5, na extremidade sul, facilita a entrada à área voltada ao CTG e hípica e faz ligação direta à via de maior trânsito no momento, SC 421.

Os acessos serão marcados por portais com concreto e madeira.

Acessos

Cada um dos pontos de concentração de atividades característico será marcado com um tóten em concreto - pela durabilidade em contato com água - de 10 metros de altura por 5 metros de largura, com imagem condizente com as atividades realizadas nesses pontos, para facilitar a localização no parque e descrição, para remeter à história da cidade, ligada à cada uma das utilidades dos ambientes.

No lado sul do terreno haverá dois tótens, um próximo à cancha, na área do CTG, com uma fotografias de 1930, de um lado a imagem da antiga raia que existia no local e do outro, a imagem de uma amazona saltando obstáculos.

Mais abaixo, no ponto da confluência dos rios, como não há fotografias antigas dessa época, será utilizada uma única imagem feita em Switzerland - Zurich, em 1953, por Henri Cartier Bresson, data próxima ao reconhecimento do distrito como cidade.

A fotografia que traz o nome do país remete a relação com a água, que foi por onde chegaram os fundadores da cidade, e relaciona-se também com o ambiente criado na confluência dos rios, que visa relembrar a população dessa possível relação agradável, de contemplação e diversão, com o rio tão próximo.

Também nas áreas das lagoas, dos esportes, da festa municipal e do deck à beira do rio, serão selecionadas imagens antigas que trazem à tona lembranças da cidade No total, 6 tótens .

Tótens

Quiosques de apoio

Tótens

Calçada 3,00 pedestres e ciclofaixa

Caminho pedestres somente

Carros

Veios de drenagem natural

NORTE

1 2 3 5 4 Sinalização

É prevista sinalização com base de concreto de 1,20m de largura por 2,00m de altura e 0,50m de espessura,

e placas em madeira afixadas e setas em metal.

semelhante à estrutura do tóten,

Apoio

Ao longo do parque serão inseridos alguns quiosques de apoio com banheiros e bar.

Os mesmo terão forma e composição semelhante ao redondo, com paredes em concreto, estrutura de telhado em guarda chuva e grandes janelas de rolo em madeira ou metal.

1 252m 5 253 2 252m 3 252m 252m 7 6 253m 4 253m 8 251m 9 252m 10 252m 11 253m 12 257 14 258 15 268m 16 270m 13 257 1 18 17 16 15 14 13 13 11 9 10 8 7 6 5 4 3 2 12 15 14 17 270m 18 254

(5)

25.500m² 6.950m² 1.246m² 15.825m² 1.809m² 16.187m² 2.292m² 478m² 2.740m² 3.407m² 9.467m² 1.269m² 308m² 3.407m² 1.250m² 7.137m² 8.494m² 3.488m² 2.158m² 5.527m² 12.908m² 7.476m² 1.977m² 12.908m² 3.077m² Privado Privado Bairro Pinheiro Centro Dona Emma Anel viário Zoneamento básico 1 - Calçada

2 - Via mão dupla - R.Tragot Müller 3 - Estacionamento carros 4 - Ciclovia 5 - Calçada 6 - Limite rua-terreno 7 - Estacionamento motos 8 - Bebedouro 9 - Bicicletário 10 11 -Estar|bancos Ponto ônibus

Inicialmente, sugere-se e remodulação das vias que dão acesso ao terreno.

Até então, o principal acesso de dá através de um desvio que obriga o transeunte a passar pela principal rua comercial do centro. É necessário fazer um desvio pelas ruas Curt Hering e Niterói - assinaladas no mapa em traço laranja - onde há uma ponte sobre o rio Indio que dá acesso à SC 421 e à partir daí o acesso à Rua Tragot Müller.

Como há a intenção de utilizar esta última como uma alternativa à movimentação de caminhões de uma grande empresa frigorífica, bem como de madeireiras e indústria de malhas, localizadas no outro extremo da linha urbana da cidade, no bairro Tucano, sugere-se criar um grande anel viário que amplie a movimentação dos bairros próximos ao terreno, Pinheiro e Niterói, onde cresce o adensamento em áreas mais seguras à enchentes.

Para que não seja necessário intervir em desapropriações de terra, sugere-se que o pefil da via mantenha-se com tamanho semelhante ao existente, com 11,5 metros predominatemente. Sendo variável para alargamentos que abriguem pontos de ônibus, passando a ter 12,5 metros e bolsões de estacionamento, com perfil de 16,7 metros.

O anel prevê 3,00 metros de calçada, sendo 1,20 metros para ciclofaixa e 1,80 metros como caminho para pedestres. Ambos feitos com blocos de pavimento inter-travado em cores diferenciadas. Bem como via dupla para tráfego de veículos, com caixas de 3,5 metros.

Ao longo das vias, sugere-se a gradual substituição dos postes comuns por postes solares a led, bem como iluminação a altura menor nos mesmos pontos a cada 10 metros, para ampliar a sensação de segurança aos pedestres e ciclistas. Juntos desses postes, lixeiras e entre esses pontos, a cada 20 metros, bancos para descanso. Alé disso, bicicletários a cada 200 metros.

,

Parque Público em Presidente Getúlio

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Ponte pênsil em substituição por de concreto sobre Rio Krauel Ponte pênsil sobre Rio Indio Ponte em concreto

Ponte pênsil

Ponte sugerida Anel viário sugerido*

Acessos à área existentes: R. Curt Hering

Acessos à área sugeridos: R. Sigfrido Gaertner

Terreno

*R. Tragot Müller - SC421 - R. Mirador - R. Rodolfo Odorizzi

Centro

(6)

Passarela

Estacionamento

Os estacionamentos ficam diluídos nos cinco pontos de acesso ao terreno.

Concentrações maiores de vagas nas acessos com maior concentração de equipamentos.

No acesso 1 são 94 vagas, no acesso 2 são 88 vagas, no acesso 4 são 78 vagas, já no acesso 5 são 23 vagas e no acesso 3, são 20 vagas.

Em todos os estacionamentos também há bicicletários, bem como em diversos outros pontos próximos aos equipamentos.

Considerando-se a estimativa de elevações constantes no nível do rio, de 2 metros de água até a cota 252, bem como elevações maiores que podem chegar à 4 metros na cota 254, além da necessidade de construir edificações em cotas maiores, há a intenção de permitir acesso facilitado da população às áreas mais elevadas nessas situações, por meio de passarelas que se ligam às ruas próximas mais elevadas: Tragot Mûller, na cota 270 e SC 421, na cota 300.

Assim, 3 passarelas de 4 metros de largura para passagem de pedestres e ciclistas, foram incluídas ao projeto localizadas nas extremidades do terreno, nos acessos 1, 2 e 4, para que não haja grande interferência visual das mesmas na paisagem.

Serão feitas com inclinação de 10% com pilares de concreto por terem Serão construídas utilizando concreto, madeira e vidro. Sendo pilares em concreto por oferecer maior resistência e durabilidade ao contato com a água. Os mesmos em formato circular, posicionados ao centro da passarela para trazer mais leveza à forma, com 60cm de diâmetro e afastados a cada 8 metros E outro pilar retangular maior, de 40x1,50. descentralizado, em balanço, maior no inicio da rampa, para comportar maiores esforços. Além disso, em concreto uma trama de vigas, afastadas a cada 4 metros, e no piso da primeira parte da rampa, que receberá água nos alagamentos.

Nas demais partes da rampa, sobre a trama de concreto é colocado piso de madeira tratada. O mesmo material é utilizado para marcar a lateral das passarelas, como parte do parapeito, num traçado que remete à curva feita pelo rio Krauel no entorno do terreno. Nos pontos do parapeito onde não há a proteção de madeira, que terá traçado irregular, haverá preenchimento com placas de vidro a 1,20 de altura.

A passarela do acesso 1 possui 19,64 metros de comprimento, a do acesso 2 possui 27 metros e no acesso 4, são 16 metros.

MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Propõe-se que a grande maioria dos materiais utilizados sejam produzidos localmente para movimentar a economia local. Tanto materiais que são produzidos em grande escala, como madeira, como em pequena escala, como blocos e telhas cerâmicas, além de pavimentação intertravada.

CTG|Festa Corte 0 Vistas 1 2 3 4 5 6 7 8

Planta baixa

1 - Churrasqueira (16,8m²) 2 - Bar (16m²) 3 - Cozinha (28m²) 4 - BWC Fem. (16,8m²) 5 - BWC - Masc. (16m²) 6 - Salão (83,5m²) 7 - Bilheteria (4,3m²) 8 - Estar|Varanda (104,7m²) Com 3 metros para calçada e ciclofaixa, os caminhos aterrados

que possuem essa conformação percorrem todo o terreno com alturas variantes de acordo com os desníveis e proximidade aos veios de drenagem natural, sendo substituídos por percursos com p e q u e n a s p o n t e s e st r u t u ra d a s e m c o n c re t o e m a d e i ra . Os caminhos devem receber inclinação de 2% para as extremidades para melhor escoamento de água.

(7)

O ponto de partida para a construção do parque tem medidas e procedimentos pré-definidos, como descrito abaixo: Largura: Base = 25,00 metros

Taludes : Relação largura X altura = 1,50 x 1,10 Comprimento do canal = 294,23 metros

Seção transversal para vazão de 200,00 m³/s – altura de 3,13 metros

TALUDES

Os taludes do canal será protegido com geomanta flexível tridimensional sobre a qual será executada a hidrossemeadura. Sua função é confinar as partículas do solo, garantindo uma boa interação solo/material e a conseqüente estabilização da superfície revestida, resultando em um ambiente propício a germinação de sementes. Após o desenvolvimento da vegetação, a geomembrana passa a atuar como reforço permanente para as raízes.

CONTENÇÂO

Nas duas extremidades do canal será executado muros em gabiões com contraforte e colchão Reno.

Os gabiões permitem a construção de estruturas monolíticas, flexíveis, permeáveis, de baixo impacto ambiental, resistentes ao tempo e que se integram facilmente ao meio circundante. O colchão reno tem a propriedade de proteger o pé do gabião contra a erosão.

BASE DO CANAL

Na base canal será aplicado revestimento com 20 cm de espessura de seixo.

MARGEM

O projeto prevê uma margem de arborização de 3 metros, no entanto, verificando a indicação de vegetação com a bióloga municipal, foi sugerido que a margem do canal receba arborização por 4 metros.

A parte sul do terreno que receberá o canal extravasor, também comportará , como no século passado, espaço para trato com cavalos.

Visa resgatar a história e reavivar o antigo hobbie de corridas de cavalos existente que entretia a população e que no momento não é mais valorizado. Ambiente que será usado especialmente por integrantes do Centro de Tradições Gaúchas que com maior freqüência precisam de espaços como esse.

Todas as intervenções foram feitas reduzindo ao máximo a interferência na mata nativa.

Com base nisso, atendendo às solicitações do grupo, o local uma cancha para competições, de 150mx40m com arquibancada, um ponto de apoio veterinário e baias, uma área para a festa anual que promovem, um local para camping e uma casa para reunião dos Cavaleiros do Vale.

CTG|Hípica

BAIAS

Feita para comportar os cavalos dos cerca de 30 sócios do grupo, como nem todos tem cavalos foram feitas o ambiente tem 15 baias que podem ser subdivididas e duplicar a

quantidade. A opção de uma baia maior, com cerca de 12m² é para situações em que haja égua gestante ou cavalo

machucado que precise de mais espaço para se manter confortável

Há a intenção de estimular a população como um todo a relembrar a cultura retomando esse esporte e para isso as baias podem abrigar cavalos para aluguel para passeios ou para treinamentos.

Há ainda um espaço para que guardem alimentos e selaria outro para apoio veterinário.

Para que haja ventilação para os animais, foi feito telhado com lanternim e para facilitar a movimentação dos animais além da porta principal, há duas portas laterais.

Materiais: piso de concreto, estrutura de tijolo aparente, esquadrias de madeira e telha cerâmica.

ÁREA FESTA CTG

Elevada sobre aterro para que diminua a probabilidade de ser inundada, comporta um espaço fechado para bailes e confraternizações, também almoços e jantares, com bilheteria e p a l c o e t e m p é - d i r e i t o d e 4 m e t r o s . Também banheiros, cozinha e uma área de convivência aberta, em varanda, onde está localizada uma churrasqueira e um bar, que tem abertura para ambos ambientes.

Materiais: piso de concreto, estrutura de tijolo aparente, janelas em vidraçadas, portas e pilares de madeira na varanda e telha cerâmica. 0

Corte

Cobertura

Vistas

1 - Apoio veterinário (24,5m²)

2 - Baia: pode ser dividida em 2 (12,15m²) 3 - Celaria|Despensa (17,5m²)

4 - Circulação (135m²) 5 - Telhado com ventilação.

Planta baixa

NORTE

3 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 Canal

(8)

2

1

4

3

6

Planta baixa

Cobertura 1 - Sala de reuniões (6,75m²) 2 - Cozinha|Sala|Estar (24,57m²) 3 - Sala 4 - BWC (5,4m²) 5 - Dispensa (1.1m²) 6 - Varanda (30m²) CASA CAVALEIROS DO VALE

Tem o intuito de receber pessoas que queiram participar desse grupo e que já participem dele, para reuniões,

confraternização. Uma casa somente para passagem, mas que se for necessário pode abrigar algum caseiro ou cuidador de cavalos.

Cortes

0 Vistas CTG|Casa CV SITES: http://www.acolhida.com.br http://www.ativaraftingvaleeuropeu.com http://www.paginadogaucho.com.br http://www.parqueaguabranca.sp.gov.br http://www.amazonecolodge.com.br http://www.ancruzeiros.pt http://www.aquahobby.com http://www.cienciadoskate.com http://www.educar.sc.usp.br http://www.emater.tche.br http://www.escoladebicicleta.com.br http://www.ibge.gov.br http://mapasblog.blogspot.com.br http://www.pakaas.com.br http://www.valedeaventuras.com.br LIVROS:

SPIRN, Anne Wiston. Jardim de granito. São Paulo: Edusp.1995

MACEDO, S.S. Espaços livres. In: Paisagem Ambiente -ensaios. São Paulo: FAU-USP, 1995

MASCARÓ, Lucia e Juan. Vegetação Urbana. Porto Alegre:Marquatro, 2010. LIMA, A.M.L.P.; CAVALHEIRO, F.; NUCCI, J.C.; SOUZA, M.A.L.B.; FIALHO, N.O ; DEL PICCHIA, P.C.D. Problemas de utilização na Conceituação de termos como

espaços livres, áreas verdes e correlatos. In: Congresso Brasileiro sobre Arborização Urbana, II, São Luiz/MA, 18-24/09/94. Anais. p. 539-550 TESES, DISSERTAÇÔES:

GORSKI, Maria Cecília Barbieri. Rios e Cidades. São Paulo. 1998

ORTH, Dora Maria; CUNHA, Rita Dione Cunha. Praças e áreas de lazer como ambiente construído influenciando

na qualidade de vida urbana. In: ENTAC 2000, Salvador, BA. 2000. v. 01, p. 474-475.

TRABALHOS DE GRADUAÇÃO:

DIAS, Anielle Ghedin. Parque alagável: paisagens fluviais.

VIEIRA, P. B. H. Uma visão geográfica das áreas verdes de Florianópolis, SC: estudo de caso do Parque Ecológico do Córrego Grande (PECG). Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, 2004, citado em CAPORUSSO, Danubia; MATIAS,

Lindon Fonseca. Áreas Urbanas: avaliação e proporsta conceitual. SIMPGEO. São Paulo.2008

RELATORIOS:

CONSULTORIAS:

Bióloga: Ana Lucia Bintencourt - Prefeitura de Presidente Getúlio Engenheiro Agrimensor: Nilton Cipriani - EPAGRI Presidente Getúlio Engenheira Sanitária e Ambiental: Patrícia Uda Laboratório Hidrologia -UFSC

Engenheiro Civil: Adilson Pinheiro - Laboratório Hidrologia FURB

CPRM, Serviço Geológico do Brasil, Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa, 2012

AMAVI, Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí, Memorial descritivo com especificações técnicas de projeto - Canal Extravasor, 2005.

GUZZO, Perci Guzzo, Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - UNESP - Rio Claro.

AGRADECIMENTOS

A Jorge Marão e Edson Guadanhim, professores com os quais travei contato logo no inicio e que me mostraram que vale à pena seguir nessa profissão. Aos colegas de trabalho de minha outra formação, pela compreensão para divisão de tempo e empenho em nossos objetivos para que eu pudesse completar esse ciclo.

Às pessoas que se dispuseram a colaborar para a elaboração desse trabalho, re p a s s a n d o a s i n fo r m a ç õ e s p o s s í ve i s e a n a l i s a n d o s i t u a ç õ e s . Aos professores que de alguma forma colaboraram para meu desenvolvimento, como os integrantes da pré-banca, em especial ao orientador, Paulo Rizzo pelas instruções permanentes.

À minha amiga, Lisete, que em meio à tantas tarefas e compromissos, em sua situação delicada de saúde, me fez e faz constantemente lembrar que o trabalho é só um meio, não deve ocupar todo nosso tempo, pois o que realmente importa é viver tudo o que de melhor pudermos junto das pessoas queridas.

E especialmente aos meus pais. Moacir, por ter me ensinado que é possível trabalhar pelo bem comum, seguir esse ideal, ouvir a população e fazer o que é público funcionar e ser bom exemplo. E Karin, pela liberdade que sempre me deu e ao mesmo tempo estrutura em todos os sentidos. Meu maior exemplo de centramento, dedicação e garra.

Ao meu maior e melhor parceiro de profissão, pessoal, de vida, Enio, que todos os dias ao meu lado, compreende, apóia e dedica seu amor em todos os momentos.

CAMPING

Mais próximo do estacionamento, para facilitar o transito de utensílios, com aproximadamente 600m², o camping é tradicionalmente utilizado nas festas anuais e será um local permanente aberto disponível para esse uso. Com pontos para energia elétrica e uso de água, iluminação adequada e espaço para acomodar confortavelmente um grande número de barracas, considerando-se o dado de que cada barraca ocupa em média 9m².

CANCHA

Com 150 metros de comprimento por 40 metros de largura, a cancha de areia pode ser utilizada de diversas formas, seja subdividida para formar pistas de salto, como em seu comprimento total para competições como prova do laço, permitindo com esse espaço a construção temporária em madeira, do espaço de espera dos animais para essas provas.

Para que o piso não seja degradado, a cancha terá meio metro de aterro para permitir o trote constante dos animais.

(9)
(10)

Na área central do terreno:

O ponto onde havia declive acentuado no terreno por retirada de terra será utilizado para construção de um viveiro para pesca.

O viveiro que terá 3 metros de profundidade e aproximadamente 180m³, e após receber calcário e adubação, sem procedimento de aeração, utilizando-se do procedimento de policultivo para manter a cadeia alimentar estabilizada, terá o povoamento de aproximadamente: 90 tilápias, 9 carpas úngaras (peixe de fundo), 2 carpas cabeça-grande (zooplanctófoga), 2 carpas prateadas (fitoplanctófoga), 3 carpas-capim.

Ainda, para manutenção da cadeia: jundiás devem ser colocados um mês após o povoamento, devido o seu crescimento rápido, podendo nesse caso haver consumo dos outros peixes, por ser comer ração e peixes pequenos e traíra, somente se ocorrer reprodução indesejável no viveiro.

A criação do viveiro não impede o uso de aparelhos recreativos no mesmo espaço, como pedalinhos, dentre outros. Próximo há uma área com vegetação, que será ampliada com reflorestamento, e utilizada com pontos de churrasqueiras, com bancos e mesas fixos, e cobertura em formato de guarda-chuva. Ao lado área para recreação infantil com playgroung e brinquedos diferenciados.

NORTE TERRENO

Com base nos veios de drenagem natural que vão da extremidade norte do terreno ao rio, considerando também as curvas de nível, foram criados diversos estares.

No inicio de parte desses veios de drenagem, foi elaborada uma área de estar com espelhos d´água que se liga à área da festa municipal e ao caminho de pedestres que leva à outra área de recreação infantil, à pista de motociclismo e às quadras. Essa área de estar possui a estrutura básica de bancos, iluminação e lixeiras e um tem um espaço onde podem ser feitos apresentações e eventos em ambiente aberto, um pequeno auditório em concreto, tendo como paisagem do rio.

Esse local dá acesso a um boulervard composto de plantas

ornamentais que chega à um , às

margens do rio,

deck de madeira tratada

espelhos d´água uma praça com parte do piso que esguicha água. Área que também de vistas privilegiadas d parque.

Já para além da quadras, acima, indo na direção oeste, é encontrada uma área de recreação infantil, não só com playground, mas com um pomar dividido, onde há espécies diferentes de plantas em cada espaço alternado, para que as crianças tenham conhecimento e nos demais espaços, há uma divisão dos quadrados de 8mx8m em 4 partes. Nesses espaços serão colocados materiais diferentes para que as crianças aprendam a diferenciar através do toque e da brincadeira. Materiais como: folhas, terra, pétalas, areia, pedrinhas, troncos, dentre outros. Além de brinquedos diferenciados.

que permite acesso para esportes aquáticos. Possui bancos fixos, iluminação com postes a led, bem como lixeiras e bicicletário.

Assim como esse ponto, além de ser ambiente de contemplação, estimula práticas esportivas - sugere-se a permanência de brinquedos infláveis nessa altura do rio - outra área próxima também estimulam atividades esportivas mais acima do terreno. Com algumas quadras, todas iluminadas e com pequenas arquibancadas: uma quadra poli-esportiva, uma de vôlei de quadra, duas de vôlei de areia, uma de futebol de campo, uma de futebol de areia e outra de tênis.

Entre o deck e as quadras há outro espaço de estar, envolto por

ESTAR ENCONTRO DOS RIOS

Abaixo do canal será criada no ponto da confluência dos rios Indio e Krauel, uma praça com estrutura de bancos,

iluminação, bebedouro e lixeiras.

Materiais: resistentes para receberem água das cheias. Piso intertravado, bancos e lixeiras de concreto, postes solares de led.

ARVORISMO

Acima do canal há uma área com diversas árvores que será ampliada com reflorestamento e utilizada para prática de arvorismo, bem como de caminhadas.

(11)

PLANTA BAIXA Escala 1:125

ESTRUTURAL Escala 1:200

Optou-se por utilizar o desnível do terreno e dividir o espaço da festa que teve dimensões definidas pela área normalmente ocupada atualmente, comportando:

estacionamento, espaço para exposições itinerantes com tendas tensionadas, restaurante, área para competições, bailes e shows.

O traçado partiu do conjunto partiu redondo que foi transformado em um octógono que fica na parte mais baixa do desnível, próxima ao estacionamento e à área de exposição itinerante, ao lado do mesmo. Com pé-direito de 3 metros, ele dá acesso, através de uma rampa, à outra edificação na qual o ocorrem os shows e atividades similares, dando acesso pela à rua Tragot Müller.

Materiais: pisos interno e da rampa de concreto, pisos

externos de inter-travado, parte da estrutura em alvenaria, portas e parte da edificação em madeira, janelas envidraçadas, telhas cerâmicas, treliças metálicas.

FESTA DO LEITE

O espaço para a festa do leite, como já citado, partiu de uma edificação que foi construída para a festa ainda no clube particular no qual a mesma acontece para abrigar um

restaurante convidado para servir comida típica colonial e acabou por se transformar no restaurante dos funcionários municipais e chamado de Redondo é um ponto de referência.

Como esse é o maior espaço a ser construído e deve ser utilizado ao longo do ano para atividades instrutivas à

população, a estrutura ficará posicionada na área norte do terreno que voltará a ter a ter elevação maior, como

originalmente.

Materiais: pisos interno e da rampa de concreto, pisos

externos de inter-travado, parte da estrutura em alvenaria, portas e parte da edificação em madeira, janelas envidraçadas, telhas cerâmicas, treliças metálicas.

Exposição Itinerante 2.880m² Shows 1.102m² Redondo 719m² FESTA DO LEITE

O espaço para a festa do leite, como já citado, partiu de uma edificação que foi construída para a festa ainda no clube particular no qual a mesma acontece para abrigar um

restaurante convidado para servir comida típica colonial e acabou por se transformar no restaurante dos funcionários municipais e chamado de Redondo é um ponto de referência.

Como esse é o maior espaço a ser construído e deve ser utilizado ao longo do ano para atividades instrutivas à

população, a estrutura ficará posicionada na área norte do terreno que voltará a ter a ter elevação maior, como

originalmente.

Materiais: pisos interno e da rampa de concreto, pisos

externos de inter-travado, parte da estrutura em alvenaria, portas e parte da edificação em madeira, janelas envidraçadas, telhas cerâmicas, treliças metálicas.

Exposição Animais 1.050m² Estacionamento 9.600m² Redondo 804m² Shows 1.890m² Total: 26644m² Exposição Itinerante 13.300m² NORTE

Caminhoneiros Futebol Clube

0 4,00 -3,00 Telha cerâmica Alvenaria Vidro Gesso acartonado Alvenaria Vidro

Janela rolo madeira

Cortes

(12)

Como solicitado pela bióloga que fez a consultoria das plantas mais pertinentes levando em consideração os aspectos de solo, aspectos ambientais em geral e a função social da área que está prevista para a construção do parque, nas áreas indicadas para reflorestamento de uma faixa de 15 metros na beira do rio, bem como em outros pontos assinaladados em planta.

Serão misturadas diversas espécies, como: angico, do-mato, araçá-vermelho, araticum- do –brejo, aroeira- vermelha, baga-de-macaco, bacupari, canjerana, cedro, chal-chal, corticeira-do-banhado, embira-de-sapo, figueira-miúda, grumixama, ingá-feijão, jaboticabeira; louro-pardo, orelha-de-macaco, tanheiro, tarumã, uvaia,palmeiras, que

em sua maioria, frutíferas, outras pioneiras com crescimento acelerado, indicado para recuperação de áreas, enriquecimento de solo e de florestas.

As espécies salseiro e sarandi serão mais utilizadas na encosta do rio, e na área norte do terreno pois são ótimas fixadoras de barranco. Também próximo às águas e até mesmo dentro do viveiro e das lagoas, serão utilizadas além da vitória régia que é mais conhecida, espécies de juncáceas.

Já em pontos bastante distribuídos no terreno, por se tratar de um Parque Municipal, é interessante inserir espécies em extinção e com grande relevância ambiental por serem madeiras importantes e de lei, como: erva-mate, carvalho-brasileiro, pinheiro do paraná,

embuia, espinheira–santa, canela- amarela e canela-sassafrás.

Além disso, outras especies ornamentais, em pontos como o boulevard e as praças: canafístula, barriguda, carobão, falso-barbatimão, flor de quaresma; guapuruvu, ipê-do-brejo; ipê-amarelo, ipê-roxo; manacá da serra, mulungu, paineira, pata –de-vaca, palmeiras e coqueiros.

Área prevista para plantar exemplares: Para cada muda aproximadamente 3,5x3,5 = 12,25m².

Árvores de grande porte = 10.362m²

Árvores frutíferas e de crescimento acelerado = 14.315m² Árvores com floração = 3.714m²

Somente frutífesras = 385m²

Hidrófilas (especialmente juncaceas, sarandi e salseiro) = 5.949m² TOTAL = 34.185m²/12,25 = 2.791 mudas

Área de vegetação para manutenção às margens do rio: 10.357m²/12,25 = 846 mudas

TOTAL MUDAS = 2.791+846 = 36.637 mudas

Estimativa de tamanho da estufa para manutenção das espécies: para cada 8m² é garantido espaço para o cultivo de 1000 mudas.

Cálculo aproximado: 36.637mudasx8m² TAMANHO DA ESTUFA = 294m²

Área de plantio aproximada:

Angico: Parapipdenia rígida;

Araçá-do-mato: Campomanesia guazumifolia;

Araçá- vermelho: Psidium cattleyanum;

Araticum- do –brejo: Annona glabra L.;

Aroeira- vermelha: Schinus terebinthifolius;

Baga-de-macaco: Posoqueria acutifolia;

Bacupari: Garcinia gardneriana;

Canjerana: Cabralea canjerana;

Erva-mate: Ilex paraguariensis;

Carvalho-brasileiro: Roupala brasiliensis;

Pinheiro do Paraná: Araucaria angustifólia;

Embuia: Ocotea porosa;

Espinheira –santa: Maytenus ilicifolia Mart.;

Canela- amarela: Nectandra mollis;

Canela-sassafrás: Ocotea odorífera;

Canafístula: Peltophorum dubium;

Barriguda: Chorisia speciosa;

Carobão: Jacaranda micrantha Cham.;

Falso-Barbatimão: Cassia leptophylla Vog.;

Flor de Quaresma: Tibouchina mutabilis.;

Guapuruvu: Schizolobuim parahyba;

Ipê-do-brejo: Tabebuia umbellata;

Juncus effusus

Juncus acutus

Juncus inflexus

Juncus maritimus- Junco marino

Juncus bufonius - Junquillo de sapo

Victoria amazonica -Vitoria-regia

0 3,00 0 4,00 Vegetação CTC - Arquitetura e Urbanismo Trabalho de Conclusão de Ccurso Docente: Paulo Rizzo

Discente: Lilian dos Santos

Projeto: Parque Urbano em Presidente Getúlio Semestre: 2012/2

CTC - Arquitetura e Urbanismo Trabalho de Conclusão de Ccurso Docente: Paulo Rizzo

Discente: Lilian dos Santos

Projeto: Parque Urbano em Presidente Getúlio Semestre: 2012/2

Referências

Documentos relacionados

À vista de tudo quanto foi dito, a forma mais adequada para compreender a questão parece ser a seguinte: (i) os direitos fundamentais são, em princípio,

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía

Em estudos mais aprofundados, tem-se a análise dinâmica não linear geométrica de estruturas laminadas modeladas com elementos tridimensionais de barra considerando o efeito

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Todas as frutas em especial pêra e uva verde Franga, angola, pombo, cabritos, pata,