• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Despertar Olhar, Vieira’s Foto (Moimenta da Beira)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Despertar Olhar, Vieira’s Foto (Moimenta da Beira)"

Copied!
66
0
0

Texto

(1)

TPG

(lITIIIIIieaçíio Ol)esjiorlo

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Curso de Especialização Tecnológica

em Repórter de Imagem

Diogo Alexandre Paulo Ferreira outubro 12014

(2)

i

Ficha Técnica

Nome do estudante: Diogo Alexandre Paulo Ferreira

Número de aluno: 5007995

Nome da organização: Despertar Olhar, Vieira’s Foto Morada: Avenida 25 de Abril nº110 3620-304

Localidade: Moimenta da Beira

Data de início de estágio curricular: 1 de julho de 2014

Data de fim de estágio curricular: 30 de agosto de 2014

Supervisor na organização: José Carlos Vieira de Almeida

Grau académico do supervisor na organização: 6º ano,

(3)

ii

Agradecimentos

Agradeço desde já ao Instituto Politécnico da Guarda pela oportunidade que me deu de frequentar o Curso de Especialização Tecnológica em Repórter de Imagem, sem esta oportunidade não teria realizado o estágio. O meu obrigado ao meu orientador de estágio na ESCD-IPG Professor Handerson Aguiar Engrácio, sempre que necessitei de alguma ajuda mostrou-se sempre disponível. Um agradecimento à empresa Despertar Olhar, Vieira’s Foto, que me acolheu para a realização do meu estágio, também ao meu supervisor na organização José Carlos Vieira de Almeida que me ajudou ao logo do meu estágio para que me tenha sentido bem na empresa e para que eu tenha tido um bom desempenho em todas as funções que me foram atribuídas.

Por último e não menos importante agradecer a toda a equipa da Vieira’s foto que me ajudou muito ao longo do meu estágio, também aos amigos que sempre me apoiaram e, claro, à família que me apoiou ao longo deste meu percurso enquanto estagiário.

(4)

iii

Resumo

O estágio curricular foi realizado na empresa Despertar Olhar, Vieira’s Foto, da área de fotografia e vídeo, que por sua vez teve como objetivo pôr em prática os conteúdos abordados e aprendidos em sala de aula durante o Curso de Especialização Tecnológica em Repórter de Imagem. Neste estágio curricular tive como funções principais fazer reportagem fotográfica e em vídeo, no entanto para além disso tive outras funções tais como: atendimento ao público, impressão de fotografias, venda de material fotográfico, edição de imagem e edição de vídeo.

Durante todo o tempo de estágio foram me solicitados diversos trabalhos, nos quais tive de me empenhar ao máximo para cumprir com as expetativas. A maior parte dos trabalhos que fiz foi reportagem fotográfica em batizados e casamentos, fiz também edição de imagem onde expus os conteúdos que aprendi em sala de aula. O trabalho mais frequente foi o atendimento ao público em que atendia os clientes e satisfazia os pedidos dos mesmos.

(5)

iv

Índice

Introdução ... 1

Capítulo IDespertar Olhar, Vieira's Foto 1.1. Despertar Olhar, Vieira’s Foto ... 3

1.2. Serviços ... 4

1.3. Equipamento Fotográfico ... 5

1.4. Comunicação da Despertar Olhar, Vieira’s Foto ... 6

1.5. Identidade Visual ... 7 1.6. Análise SWOT ... 9 Capítulo II O estágio 2.1. Objetivos do trabalho ... 12 2.2. Cronograma ... 12 2.3. Atividades desenvolvidas ... 14 2.3.1. Atendimento ao público ... 14

2.3.2 Reportagens de casamentos e batizados... 15

2.3.3 Edição de imagem ... 16 2.3.4 Outras tarefas ... 17 Reflexão final ... 18 Bibliografia ... 20 Anexos

(6)

v

Índice de Figuras

Figura 1 - Exterior da loja ... 3

Figura 2 - Fluxo de trabalho ... 4

Figura 3 - Nikon D610 ... 5

Figura 4 - Facebook da empresa ... 6

Figura 5 - logótipo da empresa ... 7

Figura 6 - logótipo alternativo ... 8

Figura 7 - Fotografia com nome Vieira's Foto ... 8

Figura 8 - Interior da loja... 14

Figura 9 - Fotografia de noivos ... 15

Figura 10 - Fotografia de noiva ... 15

Figura 11 - Restauro de fotografias Antes/Depois ... 17

Índice de tabelas

Tabela 1 - Análise SWOT ... 9

(7)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 1

Introdução

O estágio foi realizado na empresa Despertar Olhar, Vieira’s Foto sediada na Avenida 25 de abril em Moimenta da Beira, distrito de Viseu. É uma empresa que presta serviços em fotografia e vídeo, fundada em 2010 pelos irmãos José Carlos Vieira de Almeida e Fernando Vieira de Almeida, e com 20 anos de experiência, decidiram recentemente abrir negócio próprio e desde a sua criação a empresa tem vindo a crescer neste ramo.

Este estágio realizou-se após a frequência letiva o curso de especialização tecnológica em Repórter de Imagem na Escola de Educação Desporto e Comunicação no Instituto Politécnico da Guarda. Teve uma duração de 400 horas tendo cada dia de trabalho 8 horas num total de 50 dias. O mesmo iniciou-se a 1 de julho e terminou a 30 de agosto de 2014. O orientador ao longo de todo o estágio na empresa foi José Carlos Vieira de Almeida, no entanto também o Sr. Fernando Vieira de Almeida orientava-me quando necessário para melhorar o meu trabalho. O orientador do Instituto Politécnico da Guarda foi o Professor Handerson Aguiar Engrácio.

O que estava estabelecido como objetivos (anexo I) era aplicar na prática a matéria dada em sala de aula e o conteúdo adquirido ao longo de todas as unidades de formação. Tinha que estar apto para fotografar, registar vídeo, editar fotografia e vídeo no entanto também estar apto para qualquer serviço de fotografia e vídeo que pudesse suceder, foram me impostos outros objetivos como fazer atendimento ao público, impressão de fotografia atualização da página do Facebook entre outros serviços que iam surgindo ao longo de todo o período de estágio.

Neste relatório apresentarei e explicarei todo o processo de estágio, mostrarei trabalhos que realizei como também explico durante o relatório o que fiz e como fiz o meu trabalho. Para se entender melhor tudo aquilo que fiz, dividi o relatório em dois capítulos, no primeiro capítulo apresento a empresa, o seu historial, serviços, meios de comunicação e identidade visual. No segundo capítulo discorro sobre todo o processo de estágio, as tarefas e os serviços que prestei.

(8)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 2

Capítulo I

(9)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 3

Neste primeiro capítulo vou dar a conhecer a empresa onde realizei o meu estágio. Para começar apresento a empresa Despertar Olhar, Vieira’s Foto, um pouco sobre a sua história, serviços, comunicação, análise SWOT, entre outros conceitos.

1.1. Despertar Olhar, Vieira’s Foto

Despertar Olhar, Vieira’s Foto, conhecida pelos clientes por Vieira’s Foto, é uma empresa do setor da fotografia e vídeo que presta serviços nesta área, com sede na Avenida 25 de Abril nº110 3620-304 Moimenta da Beira. Esta empresa tem apenas cinco anos de existência e dois funcionários fixos, José Carlos Vieira de Almeida e Fernando Vieira de Almeida. No entanto, em épocas de grande afluência de trabalho como os meses de julho e agosto esta empresa faz parceria com fotógrafos e outros profissionais, para que em alturas de mais trabalho a empresa seja capaz de realizar todos os trabalhos agendados com equipas especializadas na área.

Os dois funcionários da empresa são os dirigentes da mesma, são irmãos e têm cerca de vinte anos de

experiência na área da fotografia e vídeo, não têm formação académica na área no entanto o facto de terem muitos anos de trabalho leva os a saber muito sobre a fotografia e vídeo.

Esta organização tem vindo a crescer e de ano para

ano vindo a evoluir a qualidade trabalho.

(10)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 4

1.2. Serviços

A Despertar Olhar, Vieira’s Foto apresenta um vasto leque de serviços relacionados com o mundo da fotografia e vídeo, para que possa satisfazer todas as necessidades dos clientes, que pretendem trabalhar com esta empresa. O vasto leque de serviços proporcionados por esta empresa são serviços fotográficos tais como, reportagem de casamentos e batizados; sessões fotográficas em estúdio e fora de estúdio; convites de casamentos e batizados; impressão de fotos; edição de fotografia; restauro de fotografias; impressão de telas, posters, estampagem de imagem em canecas, almofadas, pára-sois, venda de molduras, acrílicos, venda de fotos e para além de tudo isto também dispõem de serviços de vídeo como reportagens de casamentos e batizados, filmagens de eventos, para publicidade, filmagens aéreas através de drone1, edição de vídeo, conversão de VHS’s para DVD’s entre outros.

Devido à qualidade de todos estes serviços e devido também à melhoria dos métodos de trabalho a Despertar Olhar teve um crescimento do fluxo de trabalho (figura 2) nos meses de julho e agosto como podemos ver no gráfico em baixo.

Figura 2 - Fluxo de trabalho2

Como podemos ver a diferença é significativa de um ano para o outro, felizmente neste ano em que fiz o estágio a empresa apresentou uma maior qualidade e uma maior capacidade para realizar mais trabalhos.

1 Drone: é uma aeronave não tripulada por pessoas no seu interior no entanto e manipulada através de um

comado de rádio controlo. Neste caso o drone é utilizado para captar vídeo. Fonte própria

2 Fonte: informação dada pela empresa

0 10 20 30 40 50

julho e agosto 2013 julho e agosto 2014

Fluxo de trabalho

(11)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 5

1.3. Equipamento Fotográfico

Nesta área é necessário ter bom equipamento para um bom desempenho. Neste sentido a Despertar Olhar possui tecnologia atualizada em máquinas de fotografar e máquinas de vídeo. Conta assim com o seguinte material no seu inventário:

Máquinas fotográficas

- Canon 5D Mark II; Canon 6D; Canon 7D;Nikon D610; Nikon D300S; Nikon D90.

Objetivas fotográficas

“Uma lente é, por definição um sistema óptico em que ocorre predominantemente refração e tem pelo menos uma superfície curva, As lentes mais comuns são esféricas, isto é, aquelas cujas faces curvas são superfícies esféricas.” (TRIGO, 1998: 64)

Canon: Canon EF 70-200mm f/4L USM; Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM; Canon EF 16-35mm f/2.8L II USM; Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM

Nikon: 24-70mm f/2.8G ED AF-S NIKKOR; AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II

Máquinas de vídeo

- Panasonic AG-AC160A e Panasonic AG-AC130A, Go pro hero 3+ silver edition.

Outros equipamentos

Tripés, monopés, drone phantom 2, flash para nikkon Flash SB-900 e flash para canon

(12)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 6

1.4. Comunicação da Despertar Olhar, Vieira’s Foto

Na comunicação interna da empresa utiliza-se o correio eletrónico e o telefone para comunicar com os fornecedores e com os seus parceiros, realizam também reuniões semanais com os colaboradores e fornecedores para que esteja sempre tudo em ordem para poderem desempenhar todos os serviços ao mais alto nível.

Como comunicação externa a empresa utiliza o Facebook (figura 4), onde mostra muitos dos trabalhos realizados para o público-alvo ver. Utiliza vestuário próprio (t-shirts) quando se fazem saídas exteriores, como por exemplo casamentos e batizados para divulgar o nome da empresa. A empresa usa também cartões-de-visita que por vezes são distribuídos pelas pessoas para que fiquem com os contactos da empresa caso seja necessário algum dos serviços da empresa, quando entrega as fotografias aos clientes ou envia fotografias para os clientes utilizam envelopes com o logótipo e os contactos para fazer publicidade também. Considero que para uma melhor divulgação a empresa poderia optar por colocar uns autocolantes com o nome da empresa nos próprios carros porque assim por onde passassem certamente muita gente iria ver e ler o que dizia o autocolante e viam que era uma empresa de fotografia.

(13)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 7

1.5. Identidade Visual

A identidade visual de uma empresa é sem dúvida muito importante visto que a população conhece a empresa pela identidade visual. O nome de uma empresa é relevante, pois é através deste nome que é reconhecido no mercado. Outro elemento importante é o logótipo. “… a palavra logótipo passou a designar, p.ext., qualquer marca empresarial ou industrial constituída por uma palavra ou sigla de traçado característico facilmente reconhecível.” (PINHO, 1996: 15). O logótipo da Despertar Olhar (figura 53) é uma

objetiva fotográfica que simboliza a área onde está inserida, a fotografia. Utiliza uns elementos visuais, abstratos para embelezar o logótipo e usa um tipo de letra sem serifa para fácil leitura, o nome é Vieira’s

Foto porque é assim que a empresa é conhecida, no entanto o nome registado é Despertar Olhar. A letra S a vermelho é para dar destaque a Vieira’s pois quer dizer que são mais que um vieira e acaba por tornar o logótipo mais distinto.

No entanto a empresa utiliza também outro logótipo

(figura 6), usado mais nos envelopes e cartões-de-visita, é um logótipo que é ligado também a fotografia, olhando para ele vê-se uma máquina fotográfica e ao lado o nome como são conhecidos Vieira’s Foto.

3 Fonte: Despertar Olhar, Vieira’s Foto

(14)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 8

Figura 6 - logótipo alternativo4

Quando se trata de colocar publicidade nas fotos a empresa utiliza apenas o nome Vieira’s Foto (figura 7), porque se torna mais legível e menos intuitivo.

Figura 7- Fotografia com nome Vieira's Foto

(15)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 9

1.6. Análise SWOT

Para conhecer a atual situação da empresa pareceu-me pertinente a apresentação de uma Análise SWOT.

“é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.”5

Tabela 1 - Análise SWOT

Como pode verificar na tabela 1 da análise SWOT a empresa tem bastantes forças e poucas fraquezas, no entanto as fraquezas podem ser combatidas visto que a empresa tem possibilidades de ir fazer formação na área e também tem a possibilidade de ter uma loja maior para poder ter um atendimento ao público com mais espaço e com mais qualidade. As oportunidades de compra de material estão sempre presentes porque a empresa felizmente tem capacidade para investir em material novo e o fluxo de trabalho também o assim exige, em épocas de maior fluxo de trabalho a empresa tem possibilidade de contratar freelancers para colaborar com a empresa. A ameaça de concorrência existe, no entanto a qualidade desta empresa é superior do que as outras que estão na mesma área que esta, também como já há muitos clientes fidelizados faz com que haja uma boa publicidade e as pessoas optarem pelos serviços da Despertar Olhar. A crise é um fator a ter em conta e a Despertar Olhar tem combatido isso, fazendo pequenas ofertas, fazendo

5 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT

Forças - Equipamento mais recente - Equipa com muita experiência - Equipa com bom ambiente de trabalho

- Qualidade de serviços

Oportunidades - Expandir a loja

- Comprar novo material - Oferta de trabalho

Fraquezas - Loja muito pequena

- Falta de alguma formação académica

Ameaças - Concorrência

(16)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 10

ajustes nos orçamentos dos serviços, colocando promoções nos materiais que existem a venda na loja e oferecendo alguma coisa quando o cliente acaba por escolher vários serviços.

No diálogo que houve entre mim e os responsáveis, eu tomei a liberdade de dar a minha opinião e então eu expus que a loja era pequena e que deveriam investir em mais material porque o trabalho assim o exige. Os responsáveis concordaram comigo e já começaram a tratar de novo material e de negociar um novo espaço para a loja.

(17)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 11

Capítulo II

(18)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 12

2.1. Objetivos do trabalho

Os objetivos de trabalho para este estágio profissionalizante eram muitos e tive de conseguir concretizar todos esses objetivos. Ao longo do estágio foram me apresentados diversos objetivos, tais como: inserção no mercado do trabalho; ajudar no fluxo de trabalho e desempenhar todas as tarefas e serviços da Despertar Olhar, Vieira’s Foto. Nos principais objetivos de trabalho está pôr em prática o conteúdo lecionado e aprendido nas diversas unidades de formação. As principais tarefas a desempenhar era estar apto para fotografar em todas as situações “apesar de toda a tecnologia envolvida na produção e operação de “digicams”, as técnicas para a realização de fotos de qualidade são aplicáveis a qualquer tipo de camera analógica, principalmente quando nos referimos a ajustes manuais…” (MORAZ, 2008: 52) e captar vídeo. No entanto, surgiram por vezes novas tarefas, como fazer venda ao público, realizar reuniões com os colaboradores, impressão de fotos e até mesmo tratar dos assuntos administrativos da empresa.

2.2. Cronograma

Para se entender melhor aquilo que eu fiz durante os dois de estágio apresento um cronograma (tabela 2) que procura demonstrar de forma visual o meu percurso. “O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado.”6. Mês Dia Atendimento ao público Reportagens Fotográficas (casamentos e batizados) Outras atividades

Julho

1 X X 2 X X 3 X X 4 X X 5 X 7 X X 8 X X 9 X X 10 X X 6 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronograma

(19)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 13 11 X X 12 X 14 X X 15 X X 16 X X 17 X X 18 X X 19 X 21 X X 22 X X 23 X X 24 X X 25 X 26 X 28 X X 29 X X 30 X X

Agosto

1 X 2 X 4 X X 5 X 6 X X 7 X X 8 X 9 X 11 X X 12 X X 13 X X 14 X 16 X 19 X X 20 X X 21 X X 22 X 23 X 25 X X 26 X X 27 X X 28 X 29 X X 30 X Tabela 2 - Cronograma

(20)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 14

2.3. Atividades desenvolvidas

Ao longo do estágio realizado na empresa Despertar Olhar, Vieiras Foto foram-me propostas diversas atividades, as quais tentei realizar sempre com êxito, servindo para enriquecer os meus conhecimentos enquanto pessoa mas também como futuro profissional nesta área da fotografia e vídeo. Nestas atividades tive de pôr em prática tudo aquilo que aprendi ao longo das unidades de formação, no entanto aprendi muito com este estágio porque foi uma experiência diferente daquilo que fazíamos nas aulas. Não me surgiram grandes dificuldades felizmente, fui bem preparado nas aulas para conseguir realizar um bom desempenho.

Exponho assim as atividades que desempenhei ao longo dos meus dois meses de estágio.

2.3.1. Atendimento ao público

Quando iniciei o meu estágio minha principal tarefa foi o atendimento ao público, foi também esta a tarefa que realizei com mais frequência ao longo de todo o estágio. Esta tarefa teve várias sub tarefas, como a impressão de fotografias, o registo de encomendas, venda dos produtos existentes na loja, atualização da página do Facebook, entre outras, no entanto o que acabava por acontecer com mais frequência era satisfazer as necessidades dos clientes. Muitos deles apenas queriam saber alguma informação, procuravam imprimir fotografias, procuravam levantar fotos que já teriam anteriormente feito a encomenda, e iam tirar fotos fosse em estúdio ou fora de estúdio.

(21)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 15

2.3.2 Reportagens de casamentos e batizados

Dos trabalhos que realizei e nos quais teria que ter uma enorme responsabilidade eram as reportagens de casamentos ou batizados. Eu era integrado numa equipa e essa equipa durante todo dia teria que se ocupar daquele evento e desenvolverr um bom trabalho. “Alguém consegue imaginar um casamento, um aniversário de 15 anos ou uma festa de formatura sem fotografo? Impossível. O que muita gente não sabe é que o preconceito embutido no rótulo “fotógrafo de casamento” frequentemente ofusca o talento de bons profissionais, que se valem dos eventos sociais para garantir a sobrevivência enquanto exercitam a arte de fotografar” (MARTINS, 2010: 251). Muitos fotógrafos da área que têm tido sucesso com que estes eventos, casamentos, batizados entre outros. São uma excelente forma

de ganhar dinheiro para novos equipamentos e também para tentar voos mais altos na carreira profissional. Nestes dias eu teria que estar apto para fotografar, captar vídeo e se fosse o caso, editar. São dias que começam bem cedo e acabam muito tarde. Tínhamos sempre horários a cumprir e tínhamos que lidar com muitas pessoas e várias personalidades. O nosso objetivo era sempre fazer o nosso melhor e estar sempre em “cima do acontecimento” para captarmos os melhores momentos. Eu estava sempre pronto para ajudar a minha equipa e tinha que me apresentar sempre apto para fotografar e fazer um bom trabalho. Não tinha uma função

fixa, tanto podia estar a fotografar como no momento a seguir ser preciso captar vídeo. Na maioria deste tipo de trabalhos eu fotografei mas como já referi sempre que fosse necessário fazia outro trabalho. Nestes dias também me era pedido que fizesse as provas

Figura 9 - Fotografia de noivos

(22)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 16

fotográficas. Estas provas são as fotografias tiradas no dia em ponto pequeno, isto serve para as pessoas escolherem as fotos e depois possam fazer os seus pedidos. Ao fim de eu executar as provas tinha que ir a loja fazer a impressão das mesmas e voltar ao local do evento onde colava as provas numa parede e depois procedia as vendas. As pessoas escolhiam as fotos através do número e depois eu fazia um talão com o número das fotos onde apontava também o nome da pessoa para haver uma identificação do talão. Esta função foi-me incumbida sempre que me cabia participar num evento destes. Ficava também responsável pelo dinheiro que era faturado na vedas das fotos no próprio dia e ficava ainda encarregue de me assegurar que toda essa parte de venda de fotografias corresse da melhor maneira. No final do evento com a equipa de volta à loja cumpria-me a mim também fazer cópias de segurança dos ficheiros dos cartões de memória das máquinas fotográficas. Nestes casos eu copiava tudo dos cartões para o computador e depois gravava sempre um DVD-R como cópia de segurança. E assim acabava um dia de grande trabalho e de grande responsabilidade. Eu pessoalmente gostava destes dias, são dias muito difíceis mas ao mesmo tempo muito desafiantes. Acabava por ter muitas responsabilidades mas penso que sempre estive apto para as desempenhar.

2.3.3 Edição de imagem

Muitas vezes tive de fazer edição de imagem, houve muitos casos que isto acontecia quando pessoas chegavam à loja com fotografias muito antigas e pediam se conseguíamos tratar digitalmente aquelas fotografias. Muitas estavam em péssimo estado no entanto nunca recusei nenhum desse trabalho e tentava sempre fazer o melhor. “Descobrir da forma exata como vou reparar uma fotografia é de longe, intelectualmente, a parte mais difícil do trabalho. Fazer correções pode-me tomar muito tempo e trabalho, desde uma hora até um dia ou mais, mas essa parte não me interessa. Mapear a estratégia que vai-me levar de A (imagem ruim) a Z (fotografia excelente) é que é complicado.” (CTEIN, 2011: 10). Muitos desses trabalhos eram complexos e demoravam imenso tempo a tratar mas sempre os concretizei todos. Houve mesmo um dia que o cliente nunca pensou que o restauro ficasse bem e depois ao ver o trabalho final, agradeceu me do fundo do coração porque as fotografias eram muito importantes e ficou felicíssimo com o meu trabalho.

(23)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 17

Figura 11 - Restauro de fotografias Antes/Depois

2.3.4 Outras tarefas

Para além das atividades que já relatei atrás na elaboração do relatório, por vezes eram-me dadas outras tarefas não diretamente ligadas à fotografia no entanto ligadas ao funcionamento da loja. Houve vezes em que eu tinha de ir à contabilidade entregar papéis da empresa ou ir aos correios entregar encomendas que nos tinham sido pedidas para entregar pelo correio. Outras vezes cabia-me a mim tratar de fazer a manutenção da máquina de impressão de fotografias e fazer a manutenção da loja, ver se estava tudo organizado e se necessário ate limpar o interior da loja. Noutros casos já ligados mais a fotografia acabava por ir fotografar pequenos eventos que aparecessem mais em cima da hora, como workshops, pequenas festas entre outros eventos.

(24)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 18

Reflexão final

Chegando ao final do percurso do estágio certamente que se tiram muitas conclusões. Uma das principais é o sentir que um estágio é bastante útil nas empresas, isto porque é aqui que se nota se conseguimos transpor para o mundo do trabalho os conteúdos lecionados em sala de aula. Acabando por chegar agora à reta final do estágio profissionalizante penso em todo o trabalho que tive, toda a dedicação, todo o empenho e todos os objetivos, todos os trabalhos que fiz. A minha autoavaliação é positiva, isto porque como já referi procurei estar sempre apto para ajudar a organização e estar disponível para qualquer tipo de trabalho. A provar isto está um episódio em que os meus superiores me disseram diretamente “ainda bem que te temos na equipa se não seria mais

difícil orientar tudo isto”. Posso concluir que o meu trabalho desempenhado foi muito

satisfatório e gratificante para a empresa e que mereci estar a colaborar com toda a equipa da empresa.

Na minha opinião o Curso de Especialização Tecnológica em Repórter de Imagem está muito bem concebido e a maneira como foram lecionadas as unidades de formação fez com que saíssemos para o estágio com um bom desempenho, porque muitas das aulas principalmente as de fotografia e vídeo, foram mais de carácter prático, não esquecendo a teoria e o facto de haver bastante prática nas aulas fez com que houvesse menos dificuldade na integração do estágio principalmente no ramo da fotografia e vídeo como foi o meu caso.

O plano de curso e o trabalho que eu desenvolvi durante o estágio na empresa estiveram muito ligados, as unidades de formação de fotografia e captação de áudio e vídeo da forma como foram lecionadas fizeram com que eu me sentisse à vontade para fazer o trabalho que me foi sempre solicitado. No entanto dentro da empresa aprendi muito, cresci muito como profissional e atualmente sinto-me mais capaz de executar qualquer trabalho na área em que estagiei.

Para futuros estágios os alunos devem procurar sem dúvida a área que mais simpatizam como foi o meu caso, e estando numa área que se gosta já é meio caminho andado para que as coisas corram pelo melhor.

(25)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 19

Em suma, posso concluir que, se ao longo do ano o aluno se empenhar, se dedicar e se as aulas forem bem lecionadas e na minha opinião se continuar a haver bastantes aulas práticas, o aluno chega muito bem preparado ao local de estágio e irá certamente realizar todas as tarefas de uma forma muito mais natural, sem grandes dificuldades. Concluo também que este estágio para mim foi uma mais-valia e que me ajudou muito, não só me sinto mais capaz em registar fotografias, bem como captar vídeo e editar mas também me sinto com um à vontade para entrar no mercado de trabalho e responder mais eficazmente às necessidades da empresa. Também da parte da Despertar Olhar Vieira’s Foto houve reconhecimento do trabalho, tendo já recebido da parte da empresa o convite para colaborar sempre que o trabalho o justifique, “Diogo prepara te para os anos

seguintes, porque agora já fazes parte da equipa e nós em alturas de maior afluência de trabalho vamos precisar de pessoal a colaborar connosco e queremos contar contigo”.

(26)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014 20

Bibliografia

Ctein, (2011). Restauração digital do início ao fim, (2ª ed). Rio de Janeiro: Elsevier Editora LDA;

Martins, Nelson, (2010). Fotografia – da analógica a digital. Rio de Janeiro: Senac Nacional;

Moraz, Eduardo (2008). Manual prático de fotografia digital, São Paulo: Digerati Books; Pinho, J.B. (1996). O poder das marcas (3ª ed). São Paulo: Summus editorial;

(27)
(28)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

(29)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

Lista de anexos:

Anexo I –

Plano de estágio

Anexo II –

Exterior da empresa

Anexo III –

Interior da empresa

Anexo IV –

Comunicação da empresa

Anexo V -

Equipamentos

(30)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

Anexo I

(31)
(32)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

Anexo II

(33)
(34)
(35)
(36)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

Anexo III

(37)
(38)
(39)
(40)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

Anexo IV

(41)
(42)
(43)
(44)
(45)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

Anexo V

Equipamento

(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)

DIOGO ALEXANDRE PAULO FERREIRA | SETEMBRO 2014

Anexo VI

(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)
(60)
(61)
(62)
(63)
(64)
(65)
(66)

Referências

Documentos relacionados

Assim, essa espécie necessita de pesquisas relacionadas à qualidade dos diásporos, como o substrato para condução de testes de germinação e condições de armazenamento, subsidiando

Isto para compreendermos a atual agenda política educacional e conseqüentemente o processo, no qual a formação de professores ganha centralidade por sua dimensão estratégica para

Students enrolled in sections of a first-year university calculus for life sciences course using a flipped model of learning outperformed their counterparts in the

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

Quando questa funzione è attiva, la porta dello scomparto del frigo deve essere tenuta chiusa e nessun alimento deve essere lasciato

através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação

contenham a palavra idoso ou palavra cuidados ou ainda documentos que contenham as duas palavras: idoso e/ou cuidados ou ambas. and not Idoso and not cuidados Recupera