• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DA NÃO HOMOGENEIDADE DA PULVERIZAÇÃO DE UM SPRAY DRYER

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): DANIELA DA SILVA RENDEIRO, ANDREA APARECIDA DE SOUZA SANTOS, FERNANDA LOUREIRO LEMES, MARCELO SIQUEIRA ROCHA, MARIA CAROLINA ARAVENA MACUER, THAIS MORAES PASCUTTI, YARA CAMARGO EVANGELISTA DOS SANTOS

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DEOVALDO DE MORAES JUNIOR, LUCAS BERNARDO MONTEIRO, NELIZE MARIA DE ALMEIDA COELHO

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): IRENE SILVA FARIAS, JORDAN SOUZA HIGA

(2)

RESUMO

A secagem via spray dryer é um processo industrial de grande importância principalmente nas indústrias do seguimento químico, farmacêutico e alimentício. No entanto, a escassez de estudos técnicos no que tange a modelos matemáticos para o correto dimensionamento das câmaras de secagem ainda é fator limitante no emprego otimizado desta técnica. O estudo do alcance e distribuição da pulverização é, portanto, um aliado precioso para que o projeto seja bem sucedido. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência de fatores como vazão de fluido, diâmetro do disco e rotação do disco atomizador na distribuição da névoa de pulverização de um equipamento do tipo spray dryer de disco rotativo.

A unidade de teste foi composta de uma estrutura metálica equipada com um conjunto motor-atomizador e um suporte de madeira para 81 placas coletoras. Um sistema de bombeamento transportou o fluido (água) do tanque de armazenamento ao disco atomizador. Dois grupos de ensaios foram realizados. Foi utilizado, no primeiro, um disco atomizador de 40 mm à uma rotação de 31000 rpm e, no segundo, um disco atomizador menor, de 30 mm de diâmetro, à uma rotação também menor, de 21000 rpm. Foram utilizadas duas vazões para os testes: 56,7 e 30,4 mL/min.

As grades de distribuição mássica permitiram concluir que há uma tendência de melhor uniformidade de espalhamento quando o sistema é operado com vazões maiores. No entanto, uma dosagem adequada de fluido é requerida para que não haja transbordo no disco e um consequente acúmulo de massa no ponto central do coletor. Além disso, observou-se regiões com baixo acúmulo de massa; tal fato foi associado ao tempo de enchimento do disco com fluido, no qual o disco gira a seco. Palavras-chave: secagem, spray dryer, névoa de pulverização.

INTRODUÇÃO

A secagem é um processo industrial de grande importância. Dentre as técnicas mais utilizadas, o spray dryer se mostra uma tecnologia de grande interesse por sua versatilidade operacional e por permitir a obtenção do produto na forma de pó a

(3)

partir de pastas, soluções, suspensões, emulsões ou qualquer carga passível de bombeamento. As aplicações mais significativas estão na indústria química, farmacêutica e alimentícia.

Para que isto seja possível, é necessário que a umidade seja removida do produto através de mecanismos simultâneos de transferência de calor e massa. No primeiro, energia é adicionada ao material a ser seco para que a água mude do estado líquido para o gasoso. No segundo mecanismo, a menor umidade do ar em relação a do produto provoca a transferência da massa do fluido do meio mais concentrado (material) para o menos concentrado (fluido de secagem).

Um dos principais problemas deste tipo de processo está na alta demanda energética, no qual mais da metade da energia injetada no sistema é perdida e desperdiçada em forma de calor, sendo, assim, pequena a parcela aproveitada na secagem.

Além disso, a ausência de dados precisos para o correto dimensionamento da câmara dificulta a construção de um equipamento que atenda as especificações desejadas. É de suma importância que o diâmetro esteja adequado de modo a se evitar que material se aglomere nas paredes do equipamento.

PERRY & GREEN (2008) citam que, para o spray dryer, o principal parâmetro é o tempo de residência de 25 segundos. No entanto, dados complementares como a homogeneidade da névoa são necessários para garantir um produto final satisfatório.

OBJETIVO

O presente trabalho teve como objetivo estudar e quantificar a distribuição da névoa de pulverização de um equipamento do tipo spray dryer de disco rotativo. Os parâmetros estudados foram a vazão de fluido, o diâmetro e a rotação do disco atomizador.

(4)

METODOLOGIA

A unidade experimental consistiu de uma estrutura metálica na qual foi acoplado um conjunto motor-atomizador (pertencente a um equipamento piloto do tipo spray dryer) e um suporte de madeira, em formato de “asterisco”, composto de 81 placas coletoras distribuidas uniformemente (figura 1).

Figura 1: Unidade Experimental composta por A) Motor de 10 velocidades Bosch GKF 600 Professional; B) Disco atomizador. No detalhe, os discos utilizados, o maior com 40 mm e o menor com 30 mm de diâmetro. Ambos com 16 orifícios equidistantes de 3,5 mm de diâmetro; C) Suporte de madeira em forma de “asterisco”; D) Placas coletoras distribuídas sobre o suporte.

As placas coletoras foram compostas de um absorvente íntimo feminino preso a um suporte acrílico (figura 1D). As mesmas foram mantidas em um dessecador por 24 horas e, antes dos testes, acondicionadas em ambiente externo para equilíbrio da

B

D A

B) Discos Atomizadores ampliados ampliados

C

(5)

umidade. As placas foram, então, pesadas e distribuídas no suporte de madeira previamente centralizado com o eixo do sistema de atomização.

O suporte de madeira foi formado por 8 hastes, cada uma delas dividida igualmente em 10 espaços de 55 mm (onde foram colocadas as placas coletoras), espaçadas entre si por intervalos de 25 mm. A distância vertical entre o atomizador e o suporte foi de 394 mm.

Os experimentos se iniciaram ajustando a rotação do motor ao valor desejado com o auxílio de um tacômetro em um ensaio a seco. Em seguida, acionou-se o sistema de transporte de fluido via bomba peristáltica ajustada à vazão do experimento (figura 2). O tanque de armazenamento tem capacidade para 1,8 L e o fluido bombeado foi água destilada. O tempo de cada ensaio foi de 10 minutos.

Figura 2: Sistema de Bombeamento da unidade experimental. A) Tanque de armazenamento de água destilada; B) Bomba peristáltica; C) Controlador de vazão da bomba.

Após o término do ensaio, as placas úmidas foram novamente pesadas e a massa de água captada calculada através da diferença entre as pesagens.

A

B

(6)

Os ensaios realizados, bem como os parâmetros de estudo são descritos na figura 3.

Figura 3: Planejamento dos experimentos realizados.

DESENVOLVIMENTO

O princípio da atomização consiste em aumentar a área de contato de um líquido, de modo a se obter uma melhor taxa de transferência de calor e de massa. MØLLER & FREDSTED (2009) citam que 1 L de solução, após ser atomizada, pode adquirir uma superfície de contato variando de 20 a 600 m². A melhor atomização é aquela na qual todas as gotas, após deixarem o sistema, apresentam similaridade no tamanho e na forma, assim a secagem desta ao longo do processo ocorre de maneira uniforme. Caso esta etapa seja muito ineficiente, tanto a secagem como a qualidade do produto final estarão comprometidas (MASTERS, 1985)

A atomização pode se dar por três tipos de sistemas diferentes: bocal duplo-fluido, bicos atomizadores e disco rotativo. No primeiro (figura 4A), uma tubulação com ar comprimido permite o arraste do material a ser seco presente em outra tubulação, prático para obtenção de material particulado de menor granulometria (PERRY & GREEN, 2007). Já os bicos atomizadores (figura 4B) pressurizam o produto a ser seco contra um orifício de pequeno diâmetro, assim este é atomizado no interior da

Disco Maior (ϕ=40mm) Rotação 31000 rpm Vazão 56,7 mL/min Vazão 30,4 mL/min Disco Maior (ϕ=30mm) Rotação 21000 rpm Vazão 56,7 mL/min Vazão 30,4 mL/min

(7)

câmara de secagem. Não é recomendável para vazões muito altas, sendo necessário a utilização de múltiplos bicos para vazões maiores (ROSA et al, 2013). O terceiro tipo, os discos atomizadores, apresentam a melhor distribuição do tamanho das partículas no quesito unifomidade, além disso produzem as menores granulometrias (MASTERS, 1985). A alimentação do fluido ocorre sobre o disco atomizador já em movimento; a força centrífuga acelera o fluido na direção do orifícios do disco, provomento a quebra da tensão superficial do produto e a formação das gotículas (FOUST et al, 1982).

Figura 4: Tipos alternativos de atomização. A) Bocal atomizador duplo-fluido (FOUST et al, 1982). B) Bico atomizador (FOUST et al, 1982)

Independente do sistema de atomização adotado, um parâmetro inexistente nas literaturas é o alcance máximo do spray. Este estudo é de alta relevância por indicar câmaras sub ou super dimensionadas, o que invariavelmente suscita em acúmulo de material úmido nas paredes do equipamento ou excessivo consumo energético.

RESULTADOS

As figuras 5 e 6 apresentam os resultados obtidos para os dois grupos de ensaios, respectivamente, disco maior operando a 31000 rpm e disco menor operando a 21000 rpm.

(8)

A grade de distribuição mássica plotada permitiu a vizualização da não homogeneidade da pulverização. No entanto, observou-se uma tendência de melhor uniformidade de espalhamento quando o sistema foi operado com a vazão maior (figuras 5A e 6A). Apesar do resultado satisfatório no aspecto homogeneidade, a vazão maior gerou um carga mássica central muito elevada, provavelmente resultado de um transbordo do disco com fluido não atomizado. A sobrecarga de fluido também pode ser observada na atomização via disco menor e menor vazão. Tal fato sugere o sub-dimensionamento do disco para as condições operacionais em estudo.

Figura 5: Grade de distribuição da atomização via disco maior (ϕ=40mm) para rotação de 31000 rpm e A) vazão de 56,7 mL/min, B) vazão de 30,4 mL/min.

Figura 6: Grade de distribuição da atomização via disco menor (ϕ=30mm) para rotação de 21000 rpm e A) vazão de 56,7 mL/min, B) vazão de 30,4 mL/min.

A

A

B

B

N N N N

(9)

Para ambos grupamentos de ensaio, observou-se que na região norte, onde encontra-se o tubo de alimentação do fluido ao disco atomizador, não houve acúmulo significativo de massa. Uma possível interpretação para a ocorrência é o tempo de saturação do disco com fluido, que demanda um tempo infinitesimal no qual o disco gira a seco.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos realçaram a importância de ensaios, como os apresentados neste trabalho, com a unidade de pulverização antes de projetar a câmara de secagem. A literatura é carente de equações que relacionam o tipo de disco, a sua rotação e a vazão do fluido a ser seco com a homogeneidade da névoa.

FONTES CONSULTADAS

PERRY, R. H. GREEN, D. W. Perry’s Chemical Engineers’ handbook, 8th ed., New York, McGraw-Hill, 2008.

MØLLER, J. T.; FREDSTED, S. A Primer on Spray Drying. Chemical Engineering, Novembro, 2009.

MASTERS, K. Spray Drying Handbook. 4th. ed. London: George Godwin, 1985. ROSA, E. D.; TSUKADA, M.; FREITAS, L. A. P. Secagem por atomização na industria alimentícia: Fundamentos e aplicações.2003,12p

FOUST, A. S.; WENZEL, L. A.; CLUMP, C. W.; MAUS, L.; ANDERSEN, L. B. Princípios das Operações Unitárias. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Dois, 1982.

Referências

Documentos relacionados

98200009 AORTOGRAFIA ABDOMINAL + SELETIVA TRONCO CELIACO + SELETIVA MESENTERICA SUPERIOR E INFERIOR (PACOTE) 98200014 AORTOGRAFIA CERVICO TORACICA + ARTERIOGRAFIA SELETIVA

5.7 As entrevistas da Etapa III.b serão realizadas à razão de, no máximo, 12 (doze) candidatos por dia, por Banca Examinadora. 5.8 O candidato selecionado na Análise Curricular

Os prováveis resultados desta experiência são: na amostra de solo arenoso ou areia, a água irá se infiltrar mais rapidamente e terá maior gotejamento que na amostra de solo

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São