• Nenhum resultado encontrado

Disciplina: Supervisão Acadêmica Estágio não Obrigatório I e II e Estágio Curricular Obrigatório I e II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disciplina: Supervisão Acadêmica Estágio não Obrigatório I e II e Estágio Curricular Obrigatório I e II"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

PLANO DE SUPERVISÃO ACADÊMICA

Estágio Não Obrigatório I e II e Estágio Curricular Obrigatório I e II - 2018.21 1. Identificação

DSS 7134 - Supervisão Acadêmica de Estágio Não Obrigatório I – 36h/a - Turma 05339 DSS 7131 - Supervisão Acadêmica de Estágio Curricular Obrigatório I - 72 h/a – Turma

06339; 06339A; 06339B; 06339C

DSS7135 - Supervisão Acadêmica de Estágio Não Obrigatório II - 36h/a - Turma 09339 DSS 7132 - Supervisão Acadêmica de Estágio Obrigatório II - 72 h/a – Turma

07339; 07339A; 07339B; 07339C

Professoras: Carla Rosane Bressan; Dilceane Carraro; Luciana Patrícia Zucco; Maria

Teresa dos Santos; Mariana Pfeifer Machado; Letícia Nunes

Horário :

Segunda feira: 18h30 às 22h00

2. Ementa

DSS 7134 - Preparação para o Estágio Obrigatório. Contextualização e observação da

realidade social produtora das demandas do Serviço Social. Aproximação empírica dos diferentes espaços institucionais nos quais se exerce o Serviço Social. O processo de supervisão de estágios. Desenvolvimento de habilidades para registro das atividades do Serviço Social.

DSS 7131 - Reconhecimento e análise do espaço sócio ocupacional. O assistente social

como trabalhador assalariado, o mercado de trabalho e as condições de trabalho. Conhecimento do exercício profissional e suas dimensões ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica. Orientação para elaboração de plano de estágio.

DSS 7135 - Mercado de trabalho e espaços institucionais do exercício profissional do

Serviço Social. O desenvolvimento de habilidades no planejamento para a intervenção e avaliação do exercício profissional. Registro e sistematização do exercício profissional.

DSS 7132 - O exercício profissional, as demandas, os serviços oferecidos, a interface

com as políticas setoriais e o modelo de gestão institucional. Problematização e orientação do exercício profissional em face do projeto ético-político do Serviço Social. Orientação para elaboração de projeto de intervenção profissional.

1 Plano de Ensino, orientações pedagógicas e documentos/textos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) de apoio aos cursos presencial – Moodle nos Cursos Presenciais da

(2)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

3. Objetivos Geral

Supervisionar os/as acadêmicos/as em sua aproximação ao exercício profissional nos campos de estágio e na relação com as políticas sociais afins.

Específicos

 Conhecer a dinâmica institucional, as políticas sociais e o exercício profissional a partir do espaço ocupacional e das condições de trabalho do/a assistente social;  Apreender o exercício profissional a partir de elementos teóricos e metodológicos (atribuições profissionais, objetivos, objetos, conteúdo das atividades, instrumentos e seus significados, resultados, planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas);

 Analisar a atuação do/a assistente social nas dimensões ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica no espaço sócio ocupacional.

4. Conteúdo Programático

Eixos I – Espaço institucional do estágio/ área de atuação

Conhecimento e análise do espaço institucional onde se insere o Serviço Social, considerando: sujeitos institucionais; população atendida; condições institucionais de trabalho; política social a que se vincula; as políticas sociais com as quais se articula; formas de gestão; financiamento; estrutura organizacional; dinâmica institucional; relações de poder e exercício profissional.

Eixos II – Exercício profissional do assistente social/ área de atuação

O assistente social como trabalhador assalariado na relação com o mercado de trabalho e suas condições de trabalho. O exercício profissional do assistente social, suas relações com os usuários e com a instituição. As especificidades do exercício profissional nos espaços sócio ocupacionais e suas áreas de atuação. As dimensões ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica do exercício profissional do assistente social no espaço sócio-ocupacional onde se insere o estagiário. Possibilidades e limites do exercício profissional.

(3)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

Políticas Sociais e expressões da questão social/demandas institucionais. A relação entre a Política Social/área de atuação e o exercício profissional do Assistente Social. Estrutura, funcionamento e normativas referentes às Políticas Sociais/área de atuação. Intersetorialidade no campo de atuação.

Eixo transversal – Instrumentalidade no processo de aprendizagem do exercício profissional

Instrumentos prioritários no processo de ensino e aprendizagem: abordagem individual e de grupo; entrevista; visita domiciliar; reunião; trabalho de grupo; estudo social; plano, programa e projeto; avaliação de programas, projeto e serviços.

5. Metodologia

Os encontros de supervisão serão desenvolvidos mediante a socialização, problematização e reflexão da realidade dos campos de estágio e das discussões oriundas dos eixos temáticos que conformam o processo de ensino e aprendizagem da supervisão acadêmica de estágio. Nesse semestre de 2018.2 os estagiários que compreendem Supervisão de Estágio Obrigatório I e II, bem como Supervisão de Estágio Não Obrigatório I e II foram organizados nos seguintes Eixos Temáticos2:

Saúde; Participação Social e Controle Democrático; Assistência Social; Educação, Infância e Juventude; Sócio Jurídico e Gestão do Trabalho.

A dinâmica da supervisão acadêmica será desenvolvida a partir de: discussões e dinâmicas de grupo; apresentação de textos; debates; vídeos e matérias jornalísticas; análise de materiais educativos e documentação do campo de estágio; exposição oral; dentre outros. Vale destacar que a organização dos encontros toma como referência as experiências dos/as acadêmicos/as em campo de estágio, bem como a dinâmica da realidade informada pela literatura do Serviço Social e dos Eixos Temáticos/área.

São previstas visitas institucionais a campos de estágio a partir da elaboração de uma agenda conjunta de trabalho (Instituição Campo de Estágio e Universidade).

6. Avaliação

A avaliação será composta de um conjunto de produções realizadas ao longo do semestre, sendo considerada a fase de estágio em que o/a estudante se encontra.

As produções estão distribuídas da seguinte forma:

2 Embora na proposta de re-organização da sistemática de supervisão acadêmica tenha sido previsto a divisão dos campos de estágio em 6 eixos temáticos, no caso do semestre de 2018.1 por contarmos com 4 professores supervisores para esse grupo de estagiários, e pelo número de estagiários em campo os

(4)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br  Quadro de avaliação para Estágio Não Obrigatório I

Produção Período de Registro Data de entrega Pontos Nota DC -Diário de Campo 1 06/08 a 14/09 24/09 4,0 10,0 DC -Diário de Campo 2 01/10 a 26/10 05/11 6,0 Roteiro: Conhecendo a Área Temática Experiência do semestre 19/11 10,0 10,0 MÉDIA FINAL: DC + RE 2

 Quadro de avaliação para Estágio Não Obrigatório II

Produção Período de Registro Data de entrega Pontos Nota DC -Diário de Campo 1 06/08 a 14/09 24/09 5,0 10,0 DC -Diário de Campo 2 01/10 a 26/10 05/11 5,0 TF - Trabalho Final - 19/11 10,0 10,0 MÉDIA FINAL: DC + TF 2  Quadro de avaliação para Estágio Obrigatório I

Produção Período de Registro Data de entrega Pontos Nota DC- Diário de Campo 1 06/08 a 14/09 24/09 4,0 10,0 DC- Diário de Campo 2 01/10 a 26/10 05/11 6,0 PE -Plano de Estágio - 19/11 10,0 10,0 MÉDIA FINAL: DC + PE 2  Quadro de avaliação para Estágio Obrigatório II

Produção Período de Registro Data de entrega Pontos Nota DC- Diário de Campo 1 06/08 a 14/09 24/09 4,0 10,0 DC- Diário de Campo 2 01/10 a 26/10 05/11 6,0 PI -Projeto de Intervenção - 19/11 10,0 10,0 MÉDIA FINAL: DC + PE 2

(5)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

Observações Gerais:

a) O diário de campo poderá ser elaborado em caderno manuscrito, na forma digital, impresso em folha A4. No caso da opção pelo modo impresso, a entrega do Diário de Campo, deve ser acompanhada das versões anteriormente corrigidas.

b) A elaboração do Plano de Estágio ocorrerá a partir do mapeamento das áreas/campos de estágio nos quais os estudantes estão inseridos e o item “Contexto Institucional” estará sendo desenvolvido concomitantemente com a oficina de “Análise Institucional” ofertada na 6ª fase.

c) Será aprovado na disciplina, aqueles que obtiverem média final igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência em 75 % das aulas. No âmbito da UFSC a frequência e o desempenho acadêmico dos estudantes serão avaliados considerando o disposto no Capítulo IV – Do Rendimento Escolar – Seção I: Da Frequência e do Aproveitamento, da Resolução (art. 69, § 2º; art. 72 Resolução 017/CUn/1997.

(6)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

7. Cronograma

ÁREA TEMÁTICA I – SAÚDE

ÁREA TEMÁTICA II - ASSISTÊNCIA SOCIAL

ÁREA TEMÁTICA III – EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E JUVENTUDE

ÁREA TEMÁTICA V – PARTICIPAÇÃO SOCIAL E CONTROLE DEMOCRÁTICO

8. Referências: Referencias Básicas:

1. COFI/CFESS. Atribuições privativas do assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2002.

2. GUERRA, Yolanda; BRAGA, Maria Elisa. Supervisão em Serviço Social. In: CFESS; ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

3. LEWGOY, Alzira; SILVEIRA, Esalba Carvalho. A entrevista nos processos de

trabalho do assistente social. Revista Virtual Textos e Contextos, PUCRS, n.8, dez, 2007.

4. MIOTO, Regina Célia Tamaso. Estudos Socioeconômicos. In: CFESS/ABEPSS.

Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, 2009, p.

481-496.

5. PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez, 2017. 8ªed. (p. 26-49).

6. TRINDADE, Rosa Lúcia Predes. Ações profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais nas políticas sociais. In: SANTOS, Claudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda. A

dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz

(7)

Referências

Documentos relacionados

Estando o Termo de Compromisso de Estágio com as assinaturas do estagiário, do professor orientador na UFRN, da Coordenação do curso, do responsável pela instituição

O EVA® pode ser calculado tanto para uma organização inteira quanto para suas partes (EVA® divisional). Para isso, as variáveis utilizadas no cálculo do valor econômico adicionado

We report a case of frontal fibrosing alopecia and lichen planus pigmentosus in a postmenopausal woman, that started with alopecia on the eyebrows and then on the

Uma tropa de 11000 homens, menos da metade dos 35000, previstos, embarca para Zara, cidade que devem conquistar e entregar a Veneza para assim pagar a passagem

Por exemplo, as mem ´orias associativas morfol ´ogicas de duas camadas ser ˜ao os modelos recomendados para um problema onde queremos ar- mazenar um grande n ´umero de mem

A proposta foi apresentada no Fórum de Supervisão de Estágios no final de 2017.2 e em 2018.1, às (aos) estudantes do curso de graduação e após debate e

30.1 Fazem parte destas Condições Gerais, todos os formulários para inclusão e exclusão do Beneficiário, Manual do Beneficiário, Tabela de Reembolso SulAmérica

 Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e que um mesmo material