• Nenhum resultado encontrado

SSOC3 psicologia social teleaula4 roteiro sexta sabado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SSOC3 psicologia social teleaula4 roteiro sexta sabado"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

ROTEIRO DE ATIVIDADES Data da aula: 18/03/2011

Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/1

Semestre: 3

Disciplina: Psicologia Social

Professor EAD: Karem Angely Grubert Rojas

Tema da aula :

4: Linguagem, Conhecimento e Comunicação

Conteúdo abordado:

Olá acadêmicos, na nossa aula de hoje falaremos sobre linguagem, conhecimento e comunicação, compreendendo esses temas vocês entenderão como o ser humano desenvolveu mecanismos de comunicação, de interação com o outro para desenvolver e passar a história através das gerações.

Também estudaremos o significado do conhecimento no mundo contemporâneo e a complexidade desse tema, tendo em vista que é algo que faz parte da essência do homem, a busca do saber e sua relação com nosso mundo simbólico.

Fecharemos nossa teleaula falando de comunicação na atualidade e sua relação com a mídia no mundo em que vivemos. O fio condutor dessa reflexão parte da premissa da Psicologia social crítica em que o homem é construído e constrói o mundo interno e externo em uma

relação dialética em constante transformação. Bom estudo!

Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:

Compreender a linguagem como processo de comunicação humana.

Entender as ideias sobre conhecimento e a atividade cognitiva dentro de uma perspectiva da Psicologia Social.

Perceber a relação entre comunicação humana e a Psicologia Social

Metodologias de ensino:

Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância.

(2)

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância Atividades presenciais relacionadas à Teleaula:

Prezados Acadêmicos (as)

Não se esqueçam, as atividades presenciais foram desenvolvidas para que vocês possam avaliar seu conhecimento e suas dificuldades em relação aos conteúdos apresentados nas teleaulas. Seu tutor presencial é seu aliado no sentido de oferecer esclarecimentos necessários para que você possa desenvolver as atividades abaixo constantes no Caderno de atividades e compreender de forma plena o conteúdo explorado na teleaula 4. Sendo assim, desenvolvam os exercícios com atenção sempre com o material didático em mãos.

Proposta de atividades:

Ponto de partida

:

os alunos realizarão a atividade do ponto de partida do tema 4. Proponho que esta seja desenvolvida em grupos de 5 pessoas.Inicialmente sugiro uma discussão do conteúdo para depois iniciar a atividade.

Atividade:

Explique a seguinte afirmação:

Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando

experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado .

(Fonte: site Intervalo Disponível em: <http://ana-intervalo.blogspot.com/2009/02/oque-e-comunicacao.html>. Acesso em:25 out. 2010).

Essa frase é interessante, pois demonstra o caráter sócio-histórico da comunicação entre os seres humanos. Refere-se, também, à linguagem uma vez que os grupos e indivíduos constroem formas partilhadas de códigos, sentimentos, informações, que são transmitidos uns aos outros.

Os alunos deverão permanecer nos mesmos grupos do Ponto de partida para a realização da atividade. Esta tarefa promoverá a discussão dos fatores relacionados aos pontos vistos na aula transmitida via satélite.

Atividade 1:

Os grupos deverão discutir as questões de número 1, 3, 5, 7 do tema 4 . Ao final das discussões o tutor presencial deverá promover uma plenária entre os grupos, e mediando vai também corrigindo cada uma das questões, mas primeiramente deve ouvir o que cada grupo produziu como resultado final. Os grupos devem discutir as questões antes de iniciar a confecção das mesmas. Logo abaixo estão as atividades.

1(Funiversa, 2010 - MPE-GO). A teoria de desenvolvimento infantil de Vygotsky dá

destaque ao papel da linguagem. Para esse autor, a linguagem tem papel relevante no desenvolvimento do sujeito, pois é o sistema simbólico básico. Assinale a alternativa que apresenta duas funções da linguagem, conforme Vygotsky:

a) Desenvolvimento sensório-motor e pensamento egocêntrico. b) Pensamento egocêntrico e fala generalizante.

c) Intercâmbio social e fala individual.

d) Intercâmbio social e pensamento generalizante. e) Pensamento generalizante e pensamento egocêntrico.

3 (ENADE, 2009 - Psicologia). A Psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade

dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais

(3)

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

em sintonia com outros saberes. Assim, uma duplatarefa impõe-se: dialogar,

ultrapassando fronteiras antes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico. Considerando-se o texto, assinale a

afirmação CORRETA.

a) A identidade emergente da Psicologia contemporânea supera as suas dicotomias

epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica.

b) A Psicologia, como ciência, foi marcada pela tensão dos projetos de sua constituição,

estabelecendo uma epistemologia única que se expressa em múltiplos métodos, que podem dialogar com outros saberes.

c) A Psicologia, ao participar do diálogo inter,multi e transdisciplinar, tem reconstruído as

fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica.

d) O diálogo inter, multi e transdisciplinar dificulta a definição formal da Psicologia como ciência,

pois dissolve a identidade já bem constituída do saber psicológico, propondo uma identificação com outras formas do saber sobre o homem.

e) O psicólogo tem sido convidado a realizardiálogos que o desafiam a construir uma linguagem

inter, multi e transdisciplinar, centrada no discurso epistemológico das ciências exatas, como a Física Quântica, e das Ciências Biológicas, como a Genética.

5 (Universidade Federal do Amapá, 2009 - GEA). A partir da introdução do indivíduo no mundo (o nascimento), ele é um ser social que irá, por meio das relações com os outros, nos grupos e instituições, assimilar e interferir de modo peculiar no seu grupo. Sua classe social e sua sociedade organizam-se e produzem as relações econômicas e sociais. Entre os itens abaixo marque o que NÃO se enquadra no conceito de socialização.

a) Aprender os hábitos alimentares. b) Internalização das normas sociais. c) Internalização dos valores.

d) Modos de representar os objetivos.

e) Um processo de anulação do mundo social.

7 Explique a seguinte afirmação a partir da visão sócio-histórica da Psicologia Social. Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação .

Questão

Atividades a distância Acadêmicos (as)

As atividades que você deve realizar é a de número 2, 4, 6, 8 e 10. Dedique-se à releitura dos capítulos do PLT, dos slides trabalhados na aula transmitida via satélite e também nas atividades desenvolvidas em sala. As atividades a distancia ajudam a fixar o conteúdo e levantar as dúvidas sobre o conteúdo, por isso são importantes para a compreensão plena do tema, desenvolva-as com dedicação e sempre consultando seu material didático. Logo abaixo estão as atividades. Bom trabalho!

Prezado tutor presencial

Para tutorar as atividades a distância vale lembrar aos acadêmicos (as) sobre a importância de eles desenvolverem as atividades sugeridas para o aprimoramento dos conhecimentos recebidos durante as teleaulas. O trabalho realizado a distância é uma excelente forma de verificar sua aprendizagem e elencar suas dúvidas.

(4)

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

2 (ENADE, 2009 -Psicologia). O trânsito é um fenômeno coletivo que explicita o conflito entre desejos individuais e prescrições sociais de condutas.

O resultado das ações dos indivíduos tem sido considerado pela Organização Mundial da Saúde como um problema de saúde pública. Há mortos parcialmente contabilizados, mutilados desconhecidos e sofrimento numa dimensão gigantesca. Constitui-se em fenômenos evitáveis,

a partir das ações do indivíduo que toma as decisões. Para a tomada de decisões, concorrem diversos fatores conhecidos da Psicologia. Entre eles, a percepção de risco, que se constitui a partir de fatores sociais, grupais e ideológicos, de fatores intrapessoais e de fatores interpessoais. Qual das afirmativas articula a tensão entre o indivíduo e a sociedade expressa no trânsito?

a) As perspectivas individualistas devem incorporar a dimensão coletiva do comportamento

individual, e as perspectivas sociais devem considerar o indivíduo como ator.

b) As práticas sociais no trânsito interferem nas relações entre classes, demarcando grupos

expostos a riscos.

c) O aspecto da desigualdade social da relação de gênero determina a interação dos fatores

individuais e sociais que se expressam em conflitos no trânsito.

d) O estudo do papel social do motorista revela a interação característica do principal ator do

trânsito, permitindo intervir na regulação do sistema, a partir do acordo social.

e) Perspectivas individualistas focalizam características pessoais que seriam determinantes na

harmonia do sistema, subsidiando novos instrumentos de avaliação psicológica.

4 (ENADE, 2009 - Psicologia). Em um estudo de crianças da zona rural brasileira, Leite (2002)

observou que grande parte dos brinquedos disponíveis (bonecas, peteca, casinha, bola) era feita pelas próprias crianças ou havia reapropriação de instrumentos: paus, carrinhos de mão, cabos de vassoura e latas. Elas brincam ao puxar lata, rodar pneu, colher fruta, andar na bicicleta dos pais, catar capim na horta, recolher o gado, cuidar do bebê, amarrar a cabra no pasto, brincar de bola, de comprar na venda, de correr. O trabalhar e o brincar da criança também aparecem em tarefas cotidianas diversas, dando a essas atividades um caráter lúdico e singular. Em uma pesquisa sobre o brincar da criança indígena brasileira, Oliveira e Menandro (2002) observaram brinquedos dos mais variados tipos e naturezas. Eram brinquedos artesanais, como o estilingue, o pião, a zarabatana ou chocalhos. Os autores identificaram uma diversidade de vivências lúdicas que transformam objetos em brinquedos, com base na experimentação e na fantasia. Essas pesquisas estão sintetizadas na afirmativa:

a) A apropriação de objetos e sua transformação em brinquedo caracterizam a experiência

lúdica nos dois grupos, embora sejam brinquedos impregnados pelo contexto cultural.

b) A perspectiva acerca da infância e da criança nos estudos culturais é baseada num ideal de

pureza e de ingenuidade, que deve ser submetido a estudos experimentais.

c) A perspectiva sobre a natureza infantil é homogênea, adotando um modelo que busca

enquadrar a criança num universo sociocultural já constituído e marcado pela diversidade.

d) As diferenças na vivência da infância aparecem nas pesquisas, pois tanto as crianças da

zona rural quanto as indígenas transformam objetos em brinquedos.

e) As transformações nos modos de viver o lúdico na infância mostram a importância dos

brinquedos nos centros urbanos das grandes cidades.

6 Explique, a partir das ideias de Vygotsky enunciadas por Souza (2001), a relação entre pensamento e linguagem.

Com base na abordagem genética do desenvolvimento da linguagem, Vygotsky observa que o pensamento da criança pequena inicialmente evolui sem a linguagem, assim como os seus primeiros balbucios são uma forma de comunicação sem pensamento. Entretanto, já nos primeiros meses, na fase pré-intelectual, a função social da fala já é aparente: a criança tenta atrair a atenção do adulto por meio de sons variados. Até por volta dos dois anos, a criança possui um pensamento pré-linguístico e uma linguagem pré-intelectual.

(5)

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

pensamento e da linguagem. Nesse momento, surge o pensamento verbal e a fala racional. A criança descobre que cada objeto tem seu nome e a fala começa a servir ao intelecto e os pensamentos começam a ser verbalizados. Assim segundo Vygotsky, o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, pelos instrumentos linguísticos do pensamento e pela experiência sócio-cultural da criança . (SOUZA, 2001) 8 Reflita sobre a relação entre conhecimento e Psicologia Social.

10 Quais são as contribuições da Teoria Crítica sobre a mídia? Atividades avaliativas:

Caro acadêmico, a atividade avaliativa é uma forma de perceber o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto, portanto, é muito importante fazê-la com bastante atenção.

IMPORTANTE: Antes de dar sua resposta leia os capítulos referentes ao tema 4 no PLT e rememore os slides da aula via satélite para aprimorar seu conhecimento.

Questão 9- O que você acha sobre o papel da mídia em nossa sociedade? Fique atento (a)!

Tema 1- Atividade avaliativa questão 6 página 85. Tema 2- Atividade avaliativa questão 7 página 91. Tema 3- Atividade avaliativa questão 6 página 95. Tema 4- Atividade avaliativa questão 9 página 102. Tema 5- Atividade avaliativa questão 10 página 106. Tema 7- Atividade avaliativa questão 7 página 115.

LEMBRETE:

A cada aula serão propostas algumas atividades avaliativas para compreensão do tema.

Por isso, você deverá ir desenvolvendo as atividades propostas a fim de concluir o trabalho no tempo previsto.

Ao final da 7ª teleaula, deverão ser reunidas todas as atividades avaliativas propostas, desde a teleaula 1 e postadas no ambiente virtual moodle.

Bom Trabalho!

Bibliografia Básica:

JACQUES, Maria da Graça Correa. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001. (LIVRO PRINCIPAL)

LANES, S. T. M. & CODO. W. (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. 5. ed. São Paulo: Brasilense, 2004.

RODRIGUES, A. Psicologia Social para principiantes: estudos da interação humana. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

(6)

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância Bibliografia Complementar:

LEOPOLDINO, Marcus M. P.; OLIVEIRA, Claudio. Do social ao individual: a psicologia das massas de Sigmund Freud. Rev. Dep. Psicol. UFF, Niterói, v. 18, n. 1, jun. 2006.

Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232006000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 06 fevereiro de 2011.

VELASQUEZ, Bruna et al . Psicologia como instrumento de produção de subjetividades. Rev. Dep. Psicol., UFF, Niterói, v. 17, n. 1, jun. 2005 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232005000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 01 fevereiro de 2011.

DOISE, Willem. Da psicologia social à psicologia societal. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 18, n. 1, abr. 2002. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722002000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 01 fevereiro de 2011.

GERGEN, Kenneth J. A psicologia social como história. Psicol. Soc., Florianópolis, v.

20, n. 3, dez. 2008. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000300018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 01 de fevereiro de 2011. Cronograma de aulas:

Disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (moodle), no início do semestre, com indicação de datas e disciplinas de forma coerente com o Caderno de Atividades.

Data da Prova do Bimestre: 16/04/2011 Data da Prova Substitutiva: 20/06/2011 Data da Prova de Exame: 15/07/2011

Data de entrega do Desafio de Aprendizagem: 11-16/04/2011

Referências

Documentos relacionados

Some of the finiteness properties that we are interested are well known: we will discuss finitely generated and finitely presented groups (Lie algebras, pro-p groups).. Other

A portaria considerava como PCH apenas as centrais hidrelétricas que atendessem uma faixa de potência entre 1.000 kW e 10.000 kW, vazão máxima turbinável (vazão atendida pela

29 Figura 3 – Ferida de um felino após desbridamento com ozonioterapia (Oitavo dia de tratamento)... 30 Figura 4 – Progressão da lesão por mordedura em um felino durante

Feijó sustentando então o parecer, que como um dos membros da commissão de poderes, havia dado, disse em seu ultimo discurso na sessão de 2 de Junho, « Quo muito glorioso lhe

Número de cooperados sobre se costuma falar suas opiniões no dia-a- dia de trabalho com os outros cooperados.. Número de cooperados segundo a ne- cessidade de conhecimentos que

Maria Gabriela Lima; Cristina Laranjeira; Ana Santos; Daniela Antunes; João Eliseu; João Garcia; Mariana Piedade; Rodrigo Miranda; Sara Correira; António Raimundo; Maria

Conforme o objetivo geral deste trabalho, analisar e problematizar o discurso que está sendo produzido pelas revistas impressas sobre o autismo, apresenta-se estudos sobre

O processo de modernização da sociedade brasileira, intensificado nos anos 1960 e 1970 trouxe conseqüências diretas para a família tradicional, desestabilizada nos