• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: MONITORAMENTO DE CONSUMO DE ÁGUA RESIDENCIAL EM TEMPO REAL TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA BANDEIRANTES INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): VIVIAN SILVA, ARTHUR RAMOS DA SILVA, DANIEL JOSÉ VIEIRA DA SILVA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CARLOS RAFAEL GIMENES DAS NEVES ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

Desde agosto de 2012, São Paulo passa por uma crise no abastecimento de água. Devido à falta de chuvas, alto consumo e sistema hidráulico com certas falhas, o Paulistano começou a se preocupar com o consumo de água em suas residências. O trabalho propõe um protótipo para melhorar o controle do consumo de água residencial em tempo real, permitindo que o usuário conheça seu perfil de consumo e horas do dia em que mais se consome água.

2. INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido acerca da falta d’água que vem prejudicando milhões de pessoas tanto no Brasil quanto no mundo. Quase 750 milhões de pessoas não possuem acesso a uma fonte segura de água potável. Como se não bastasse, a demanda por esse precioso bem irá aumentar em 400 por cento até o ano de 2050 [INBS, 2015].

Nos anos de 2014 e 2015, São Paulo passou pela pior crise hídrica dos últimos 84 anos. O sistema Cantareira, que atendia 9 milhões de pessoas só na região metropolitana da cidade, por causa da crise, conseguia abastecer apenas 5,7 milhões [FOLHA DE SÃO PAULO, 2015]. Com esse cenário, cada dia mais torna-se necessária a implementação de efetivas políticas públicas e privadas, visando o bom uso da água em todas as relações sociais e humanas.

Existem diversos modos de utilizar água conscientemente [BRASILESCOLA, 2015]:

 Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia porque além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;

 Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;

 Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. É importante manter a válvula sempre regulada;

 Reutilizar a água sempre que possível;

 Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;  Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;  Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;

(3)

Além de todas essas técnicas, o autoconhecimento sobre o consumo é outra excelente forma para economizar água. Se a pessoa souber as horas e os dias que mais gasta água, ela pode identificar quais atividades do dia-a-dia consomem mais. Assim, decidiu-se criar um protótipo, utilizando o Arduino, para auxiliar a pessoa a monitorar seu consumo de água diário. Como o protótipo fornece os dados do consumo em tempo real, ele também pode contribuir para aumentar a previsibilidade da conta d’água ao final do mês.

3. OBJETIVO

O objetivo do projeto é criar um protótipo que permite o acompanhamento em tempo real do consumo residencial de água, visando melhorar tanto o conhecimento como uma maior economia do consumo de água.

4. JUSTIFICATIVA

Quando se pensa que o planeta tem 70% (1.386 milhões de km³) de água, sempre se imagina que este é um bem inesgotável, mas apenas 2,5% desse total é de água doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual [BRASIL DAS ÁGUAS].

Com o aumento da população mundial e do consumo global, este recurso está cada vez mais escasso. Segundo a Organização Mundial da saúde e a SABESP [2011, 2012, 2013], a quantidade de água que o ser humano necessita por dia para atender suas necessidades é de 110 litros per capta.

Recentemente o estado de São Paulo passou pela pior crise hídrica dos últimos 84 anos; o desperdício comum acabou tornando tudo ainda mais grave. Somente na região metropolitana de São Paulo são desperdiçados diariamente 2,777 bilhões de litros de água potável, ou seja, 1/3 do que é distribuído nessa região [IG, 2014]. O envelhecimento dos canos (parte deles já centenários) é a principal causa de perdas de água nas tubulações da Sabesp; o desperdício chega a 19,4% de água tratada [FOLHA DE SÃO PAULO, 2015].

O protótipo será instalado na rede hidráulica da residência e ficará mostrando o consumo de água continuamente em um visor instalado na residência. Com isto, o usuário será alertado sobre seu consumo, evitando desperdícios, e poderá identificar vazamentos instantaneamente.

(4)

5. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

Na confecção do projeto H2O foram aplicados conhecimentos adquiridos em aulas, além de pesquisas sobre a plataforma Arduino. Os principais componentes utilizados foram a própria plataforma Arduino, display tipo LCD, potenciômetro, sensor de vazão de água, tubos e conexões hidráulicas.

5.1. Arduino

Arduino é uma plataforma física de computação de código aberto composta por uma placa micro controladora e um ambiente de desenvolvimento de software. O Arduino, mostrado na Figura 1, é utilizado para desenvolver objetos interativos, controlando entradas e saídas tanto digitais como analógicas [EMBARCADOS, 2013].

Figura 1. Arduino

5.2. Potenciômetro

Potenciômetro é um componente eletrônico que cria uma limitação para o fluxo de corrente elétrica que passa por ele, e essa limitação pode ser ajustada manualmente, podendo ser aumentada ou diminuída. Os potenciômetros e resistores tem esta propriedade (de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito). A diferença é que o potenciômetro pode ter sua resistência ajustada e o resistor comum não pode pois ele possui um valor de resistência fixo [COMO FAZER AS COISAS, 2012].

5.3. Display LCD

O Display LCD 16x2, mostrado na Figura 2, é uma pequena tela com fundo azul empregada no desenvolvimento de projetos robóticos e de automação residencial, é compatível com um grande número de sistemas micro controladores [CIRCUITAR, 2013]. Neste item devem ser mostrados/apresentados os conceitos básicos utilizados para o desenvolvimento do trabalho. Tais itens podem incluir cenários, modelos utilizados, definições entre outros.

(5)

Figura 2. Display LCD

5.4. Sensor de Vazão de agua

O sensor vazão é um instrumento utilizado para medir a taxa do volume de água, em sua estrutura há uma válvula em formato de cata-vento associado a um imã e a um sensor hall. A medida com que a volume de água passa pela válvula o sensor detecta quando a válvula com as pás completa uma volta, e emite um sinal eletromagnético no cabo de saída do sensor, que é transmitido para o Arduino [OMEGA, 2014].

5.5. Cartão de memória SD

Cartão SD (Secure Digital Card), é um pequeno dispositivo de memória desenvolvido para ser utilizado em dispositivos eletrônicos portáteis, aumentando ou fornecendo armazenamento para esses dispositivos. Esses cartões são compatíveis, palmtops, celulares, MP3 players portáteis, e também em aparelhos de som automotivos [TECMUNDO, 2012].

5.6. Protótipo

A Figura 3 mostra o cabeamento da protoboard utilizado para o funcionamento do protótipo. Nela foi conectado display LCD para mostrar o consumo, o potenciômetro que tem como função ajustar o texto transmitido pelo display, o sensor de vazão que vai informar a taxa de volume de agua, e o cartão micro SD para armazena os dados.

(6)

O algoritmo utilizado no programa tem como função receber dados, realizar operações e grava-los em um cartão micro SD, esses dados são enviados pelo sensor de vazão, a cada volta que a válvula da com a passagem da agua ela envia um sinal eletromagnético passando o valor de 0 para 1 (rising), com isso o programa calcula a quantidade de litros que está sendo consumida no momento e transmite em tempo real para o display LCD. O programa foi configurado para a cada 10 segundos gravar a informação em um arquivo chamado consumo.txt no cartão micro SD.

Realizamos testes para fazer o ajuste do programa no Arduino. Nos testes utilizamos 2 galões de agua mineral de 20 litros para armazenagem da agua utilizada. Foi feita uma abertura circular na base de uns dos galões para evacuação da água. Nessa saída foi acoplado um adaptador de caixa de água, um adaptador foi conectado ao registro que serve para o controle da saída da água, junto com um cano flexível que direciona o fluxo da água para uma luva que está ligado ao sensor de vazão que por sua vez está ligada à uma outra luva com cano flexível que dará a vazão do fluxo de água despejando-a no segundo galão.

O galão com a abertura na base foi posicionado sobre uma mesa, enquanto que o galão receptor foi posicionado no chão, permitindo que com abertura do registro a água despejada tivesse a pressão ideal para fazer a medição do fluxo. Ao primeiro galão foram adicionados 19,5 litros de água, sendo 1,5 litros desse utilizados como volume morto, e os outros 18 litros que efetivamente foram utilizados para a medição e a vazão entre um galão e outro.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Para melhorar o consumo, o protótipo pode ajudar a ter uma base de informações onde o consumidor não terá surpresas na conta de água e ainda pode solucionar os problemas em relação ao consumo excessivo.

A demonstração da utilização da água em tempo real nos proporciona o controle de gastos, o conhecimento de vazamentos, além de poder realizar a conferência com a conta que recebemos em nossas casas.

Esperamos que, quando concluído, o trabalho ressalte a importância da água em nossas vidas e como é importante o consumo consciente. Para fazermos a nossa parte, a água de todos os testes que realizamos é reutilizada para fins sanitários e de limpeza dentro das dependências da faculdade.

(7)

7. FONTES CONSULTADAS

CIRCUITAR. LCD. São Paulo, 2013. Disponível em: <https://www.circuitar.com. br/nanoshields/modulos/lcd> Acesso em: 2 jun. 2016.

ESTADÃO. Nível do Cantareira sobe para 22,9, oitava alta consecutiva. ESTADÃO, São Paulo, dez. 2015. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/12/10/nivel-do-cantareira-sobe-pelo-8-dia.htm> Acesso em: 2 jun. 2016.

IMERCIO, Aline; CALIXTO, Bruno. Crise da água em São Paulo: Quanto falta para o desastre? ÉPOCA, jul. 2014. Disponível em: <http://epoca.globo.com/colunas-e- blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/06/crise-da-agua-em-sao-paulo-quanto-falta-para-bo-desastreb.html>. Acesso em: 2 jun. 2016.

INBS. A falta de água no mundo, agora e no futuro. Abr. 2015. Disponível em: <http://www.inbs.com.br/a-falta-de-agua-no-mundo-agora-e-no-futuro> Acesso em: 2 jun. 2016.

OMEGA. O que é um medidor de Vazão e seus tipos. Disponível em: <http://br.omega.com/prodinfo/o-que-e-um-medidor-de-vazao.html> Acesso em: 2 jun. 2016.

SOUZA, Fábio. Arduino – primeiros passos. São Paulo, nov. 2013. Disponível em: <http://www.embarcados.com.br/arduino-primeiros-passos> Acesso em 2 jun. 2016. ZAMBARDA, Pedro. Internet das coisas: entenda o conceito que muda com a tecnologia. GLOBO.COM, ago. 2014. Disponível em: <http://www.techtudo. com.br/noticias/noticia/2014/08/internet-das-coisas-entenda-o-conceito-e-o-que-muda-com-tecnologia.html> Acesso em: 2 jun.2016.

ZYLBERKAN, Mariana; LOBEL, Fabricio. Paulistanos reclamam de falta de água

após Alckmin decretar fim da crise. ESTADÃO, São Paulo, mar. 2016. Disponível

em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/03/1747910-sp-reclama-de-falta-de-agua-apos-decreto-de-fim-da-crise.shtml> Acesso em: 2 jun. 2016.

Referências

Documentos relacionados

• Não abra a tampa do compartimento do cartão/da bateria, não retire o Cartão de Memória SD nem desligue a máquina enquanto estiver a visualizar ou a guardar dados no cartão,

As avaliações, na educação profissional, têm como finalidade: diagnosticar os conhecimentos ou as competências adquiridas pelo aluno na sua experiência extracurricular,

(2001), podem gerar satisfação, insatisfação, arrependimento ou dissonância cognitiva. No entanto, não se encontram estudos relativos ao papel da surpresa na formação

Analisamos a trajetória da naturalista do Museu Nacional, Bertha Lutz nos anos iniciais de sua carreira, buscando compreender em que medida seu ingresso e

Modalidade: Processo Seletivo Simplificado - PSS Convoca a candidata aprovada no Processo Seletivo Simplificado, de acordo com os Editais de nºs. Claudemir Jóia Pereira,

A Tesouraria (T) negativa informa que a Recuperanda encontra-se em “efeito tesoura”, isso ocorre quando o recurso Disponível do Ativo não é suficiente para cobrir a Necessidade

As evidências recolhidas na literatura sobre o efeito dos vieses cognitivos na tomada de decisão indicam ainda a necessidade de ampliar o conhecimento sobre estes fatos,

• Quando os dados não podem ser salvos no cartão de memória SD porque uma anormalidade foi detectada ou quando o cartão de memória SD está configurado para não ser