• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DE EQUIVALÊNCIA DE MEDIDAS LINEARES REALIZADAS EM IMAGENS TOMOGRÁFICAS DE MANDÍBULAS DE INDIVÍDUOS EDÊNTULOS OBTIDAS COM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO E MENSURADAS EM PROGRAMAS DIFERENTES

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ODONTOLOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): MAYARA RANGEL AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANTONIO FRANCISCO DAVID ORIENTADOR(ES):

(2)

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE ODONTOLOGIA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ESTUDO COMPARATIVO DE EQUIVALÊNCIA DE MEDIDAS LINEARES REALIZADAS EM IMAGENS TOMOGRÁFICAS DE MANDÍBULAS DE INDIVÍDUOS EDÊNTULOS OBTIDAS COM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO E MENSURADAS EM PROGRAMAS DIFERENTES.

Aluna: Mayara Rangel RGM: 1506426-3 Orientador: Prof. Dr°. Antonio Francisco David

Projeto de pesquisa apresentado ao comitê de ética da Universidade Cruzeiro do Sul, como parte do requisito para concorrer à bolsa de iniciação cientifica.

SÃO PAULO 2017

(3)

RESUMO

O projeto tem como objetivo comparar a precisão e acurácia de medidas lineares em programas específicos de Tomografias Computadorizadas de Feixe Cônico (TCFC), a fim de estudar e comprovar a eficácia de ambos os programas, assertiva dos procedimentos odontológicos realizados acerca de sua utilização. Como método de estudo a análise será realizada em 50 tomografias computadorizadas de feixe cônico de indivíduos portadores de anodontia total de mandíbula, do gênero masculino e feminino, sem distinção de etnia, sendo que a faixa etária será definida durante a pesquisa. A amostragem que será utilizada faz parte do banco de dados do Departamento de Radiologia e Imaginologia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) Regional de São Caetano do Sul – SP.Os programas escolhidos para essa comparação são Dental Slice® e i-CAT® Vision, permitindo observar a altura linear óssea que vai da crista óssea do rebordo até a base da mandíbula, mensurada na região de forame mentual , para a padronização de ambos os programas. As medidas lineares serão realizadas em imagens em terceira dimensão (3D) após a identificação dos pontos de referência e obtidas por uma examinadora, os valores serão comparados e avaliados estatisticamente.

Palavras-chave: Acurácia, Tomografia computadorizada de feixe cônico, Programas, Mensuração.

(4)

Sumário

1. INTRODUÇÃO ... 4 2. REVISÃO LITERÁRIA ... 6 3. JUSTIFICATIVA ... 9 4. OBJETIVOS... 10 4.1 Objetivo Geral... 10 4.2 Objetivos específicos ... 10 5. MATERIAL ... 11 5.1 Amostra ... 11 5.2 Programas ... 11 6. METODOLOGIA ... 12

6.1 Obtenções das tomografias ... 12

6.2 Interpretações das imagens ... 12

6.3 Método Estatístico ... 14

7. ORÇAMENTO ... 15

8. CRONOGRAMA ... 16

(5)

4 1. INTRODUÇÃO

Omundo está cada vez mais evoluídoe a área da saúde acompanha essas evoluções, destacando-se a área odontológica. Nos últimos anos é possível observar uma nova odontologia, que se difere muito da odontologia tradicional praticada há muitos anos atrás. Na busca de aperfeiçoamento em técnicas modernas e úteis que visam excelência e longevidade nos trabalhos oferecidos e executados, com o objetivo de proporcionar aos pacientes a oportunidade de diagnosticar a doença em seu início, quando as possibilidades de cura são maiores e, proporcionalmente, com menores investimentos emocionais, de tempo e financeiros. Sendo realizado um atendimento que oferecealém do exame clínico que deve ser concluído com qualidade e de forma integral, o cirurgião dentista tem a possibilidade da solicitação de exames complementares para um diagnóstico final e elaboração de um plano de tratamento que englobe alternativas de tratamento.

Com o avanço tecnológico e a modernização surgiu no mercado para auxilio de diagnóstico a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) um método inovador que permite a confiabilidade da mensuração óssea em tomografias com medidas idênticas as estruturas ósseas. Trata-se de um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X com baixa dose e permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano em quaisquer um dos três planos do espaço, ou seja, em um plano tridimensional.

Tecnologicamente temos diversos programas específicos de (TCFC), para a obtenção de mensurações lineares, portantoiremos realizar um estudo comparativo entre dois programas que já possuem confiabilidade dentro do mercado e comprovar a eficácia de ambos, onde serão utilizadas as imagens tomográficas em terceira dimensão (3D)dos indivíduos para a realização desse estudo, através do Tomógrafo Volumétrico i-CAT® Vision e o programa Dental Slice®, respeitando protocolos de aquisição, utilizando fatores fixos de exposição e uma janela (FOV) para mandíbula com a quantidade correta de pixel de corte, essas imagens serão transferidas para os referidos programas no formato DICOM (Digital Imagingand Communications n Medicine), para que possamos padronizar a mensuração nos dois programas e

(6)

5

posteriormente concluirmos se há diferença entre as informações obtidas, para que esses dados possam ser avaliados e comprovados utilizaremos métodos estatísticos.

(7)

6 2. REVISÃO LITERÁRIA

Com o avanço tecnológico a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) surgiu no mercado como auxiliar de diagnóstico para diversas áreas, principalmente na área odontológica. A aplicação e desenvolvimento da tomografia computadorizada de feixe cônico, foi revolucionária no âmbito de questões que não poderiam ser respondidas no consultório através de radiografias convencionais e agora podem ser respondidas no departamento de radiologia odontológica com o uso da tomografia computadorizada de feixe cônico”.(ABRAHAMS, citado por JHAMB et al., 2009).

A TCFC é um exame complementar e utilizada como método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X, permitindo a obtenção da reprodução de uma secção do corpo humano em qualquer um dos três planos de espaço. Esses planos são utilizados como pontos de referência para descrever a posição e a direção das estruturas. Diferentemente das radiografias convencionais, que projetam em um só plano todas as estruturas radiografadas, a TCFC evidência ainda as relações estruturais em profundidade do corpo humano (GARIB et al., 2007).

A TCFC nos permite enxergar todas as estruturas em camadas e favorece a delimitação de irregularidades tridimensionalmente, principalmente dos tecidos mineralizados, com uma definição admirável (PARKS, 2000).

Em 1999, Batista et al. relataram que a tomografia computadorizada combina os conceitos radiográficos de finas camadas com as imagens computadorizadas, permitindo a identificação de estruturas anatômicas internas com total fidelidade dimensional e sem sobreposição de imagens. O autor descreveu que o valor de qualquer imagem depende de vários fatores, incluindo a quantidade e qualidade de tecido ósseo, o grau de definição e de distorção, a sobreposição de imagens de outras estruturas anatômicas e a quantidade de exposição à radiação que o paciente é submetido. O autor concluiu que a tomografia computadorizada é um exame radiográfico complementar de grande utilidade em planejamento de implantes, devido a sua precisão em áreas onde a radiografia convencional não forneça uma

(8)

7

certeza dimensional, as doses de radiação as quais os pacientes são submetidos podem ser maiores quando solicitados exames radiográficos convencionais.

Os aparelhos atuais de TCFC são semelhantes aos aparelhos de radiografia panorâmica, e na maioria das vezes, o paciente é posicionado sentado. Este aparelho possui dois componentes principais, posicionados em extremos opostos da cabeça do paciente: a fonte ou tubo de raios X, responsável por emitir um feixe em forma de cone e um detector de raios X. Este sistema realiza somente um giro de 360 graus em torno da cabeça do paciente, que está apoiada em um suporte para não ocorrer movimentação. A cada grau (geralmente 1 grau), o aparelho adquire uma imagem base da cabeça do paciente, sob diferentes ângulos. Ao final, as imagens bases são reformatadas constituindo a capacidade de processar imagens axiais, coronais, sagitais e parassagitais e com isso uma imagem volumétrica tridimensional é gerada, por meio de um programa específico, que possui um sofisticado programa de algoritmos instalado em um computador convencional ligado ao tomógrafo. O exame tem duração de 10 a 70 segundos (uma volta completa do sistema), porém o tempo de exposição efetivo aos raios X fica entre 3 a 6 segundos. Por essas inúmeras vantagens e pela qualidade das imagens, a TCFC tem se desenvolvido no cenário da Odontologia, principalmente nas áreas de Implantodontia, Diagnóstico Bucal, Cirurgia e Ortodontia (GARIB et al.., 2007; CAVALCANTI, M.G., 2010).

O número de aparelhos e softwares que utilizam a TCFC aumentou rapidamente e torna-se necessário conhecer com veemência essas novas características desse método complementar de diagnóstico. Com o advento da tomografia computadorizada, medidas mais reais puderam ser obtidas em uma reconstrução em 3D a imagem espacial craniofacial pode ser produzida e as estruturas internas serem observadas independentemente das estruturas externas (FERNANDES et al., 2010).

A avaliação da precisão e acurácia de medidas lineares em TCFC são imprescindíveis para que esse exame possa ser utilizado com segurança pelos profissionais. Uma medida é dita precisa, quando é reprodutível. Isto é, cujos valores são semelhantes em cada medição. Para se ter alta precisão, a medida deve variar pouco em torno de um valor médio. A precisão tem influência significativa no poder

(9)

8

de um estudo. Quanto mais precisa for uma medida, maior o poder estatístico que um determinado tamanho de amostra tem para estimar os valores médios e testar hipóteses. A precisão, também denominada reprodutibilidade, confiabilidade e consistência, é afetada pelo erro aleatório (acaso); quanto maior o erro, menos precisa é a medida (ACCORSI, 2007).

Há três principais fontes de erro nas medidas: variabilidade do examinador, variabilidade do sujeito e variabilidade do instrumento. A variabilidade do examinador refere-se à variabilidade na medida causada pelo examinador, por exemplo, a habilidade no manuseio de um instrumento mecânico, ou o conceito prévio sobre a definição de determinado ponto anatômico. A variabilidade do instrumento refere-se à variabilidade na medida causada por fatores ambientais, como temperatura, ou pelo desgaste de componentes mecânicos, etc. A variabilidade do sujeito refere-se à variabilidade biológica intrínseca aos sujeitos da pesquisa. A precisão é avaliada de acordo com a consistência de medições repetidas (ACCORSI, 2007).

(10)

9 3. JUSTIFICATIVA

Mediante o avanço da tecnologia, principalmente na área odontológica, podemos destacar a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, como um método aplicável em diferentes especialidades, pela confiabilidade e potencial revolucionário no diagnóstico por imagem em diversos aspectos da radiologia dental e maxilofacial. Proporcionando o fornecimento de uma imagem dinâmica e com maior definição, tornando mais confiável e seguro o plano de tratamento seja ele cirúrgico ou menos invasivo. Como vantagem, este recurso apresenta um aumento significativo na margem de sucesso nos procedimentos aplicados com menor tempo de trabalho e maior facilidade na manipulação das imagens.

Assim este projeto de pesquisa visa apresentar a importância do tema abordado na expectativa de exibir diferenças estatísticas e a confiabilidade entre dois programas de mensuração linear para que cirurgiões dentistas possam utilizar a equivalência das medidas lineares nas diversas especialidades da Odontologia.

(11)

10 4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Realizar um estudo comparativo entre dois programas por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), identificardiferenças estatísticas e analisar a confiabilidade das medidaslineares na região do forame mentual com cortes parasagitais, a mensuração será realizada a partir dos programas, (Dental Slice® e i-CAT® Vision).

4.2 Objetivos específicos

Analisar 50 tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) na região posterior de mandíbula de indivíduos edêntulos, do gênero masculino e feminino, sem distinção de etnia.

(12)

11 5. MATERIAL

5.1 Amostra

Serão utilizadas 50 tomografias computadorizadas de feixe cônico, de indivíduos com anodontia total inferior, do gênero masculino e feminino sem distinção de etnia. A faixa etária será definida durante a pesquisa das tomografias computadorizadas. As tomografias serão obtidas por meio do arquivo do Departamento de Radiologia e Imaginologia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) Regional de São Caetano do Sul – SP.

5.2 Programas

Os programas utilizados para a mensuração linear na altura da região da parede anterior do forame mentual em indivíduos com anodontia total inferior serão Dental Slice® e i-CAT® Vision.

(13)

12 6. METODOLOGIA

6.1 Obtenções das tomografias

As imagens tomográficas dos indivíduos para amostragem serão utilizadas do Tomógrafo Volumétrico I-Cat. da marca Imaging Science International, de procedência Norte Americana. Cada tomografia respeitará um protocolo para aquisição, sendo que utilizaremos fatores fixos de exposição 120 Kvp (Kilovoltagem pico) e 36,12 MA (miliamperagem), durante 40 segundos. Usaremos também uma janela (FOV) para mandíbula de 0,25 pixel de corte. Após a aquisição da imagem tomográfica, esta ficará armazenada digitalmente em linguagem DICOM (Digital Imagingand Communications in Medicine), onde será transferida posteriormente para os programas que utilizaremos para interpretação da imagem, sendo eles Dental Slice® e i-CAT® Vision.

6.2 Interpretações das imagens

As imagens serão transferidas para os programas no formato DICOM (Digital Imagingand Communications in Medicine), para que assim seja feita a mensuração linear na altura da região da parede anterior do forame mentual, de ambos os lados sendo mensurado do bordo inferior da mandíbula até a crista óssea do rebordo mandibular remanescente.

Este procedimento será executado nos programas Dental Slice® (figura 1) e i-CAT® Vision(figura2) ,para posteriormente executarmos se há diferença entre as mensurações executadas nos referidos programas. Usaremos métodos estatísticos para comprovação.

(14)

13

Figura 1 Programa Dental Slice® com mensuração linear da borda da mandíbula a crista óssea alveolar.

(15)

14

Figura 2 Programai-CAT® Visioncom mensuração linear da borda da mandíbula a crista óssea alveolar.

6.3 Método Estatístico

Após análise descritiva das medições de ambos os Programas utilizaremos as medidas resumo média, desvio padrão, valores significantes, comparando a reciprocidade das medidas.

(16)

15 7. ORÇAMENTO Materiaise Serviços. Quantidades utilizadas: Valor unitário (R$) Valores Totais* (R$) Transporte 48 19,00 912,00 Alimentação 48 15,00 696,00 Impressões e cópias 40 0,50 20,00 Analise estatística 1 500,00 500,00 TOTAL 2.128,00

(17)

16 8. CRONOGRAMA MESES ATIVIDADES 2017 2017 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 Levantamento bibliográfico Obtenção das tomografias Aplicação dos programas Resultados e estatística

Discussão

Conclusão Final do trabalho

(18)

17 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUEDES, F. R., FARIA, M. D. B., GUEDES, A. M. L. et al.Examesradiográficos auxiliaresao planejamento pré-operatório de implantes. RBO, v. 6, n. 2, p. 104-107, 2004.

STECK, J, H; MIQUELINO, R; SOUZA, A. L.G; GOUVEIA, M. F; SILVA, J. V. L. Planejamento de cirurgias complexas em cabeça e pescoço – o uso de modelos tridimensionais. Rev. Bras. Cir. Cabeça Pescoço, v. 36, n. 3, p. 171-173, 2007.

GARIB, D. G; RAYMUNDO JR, R; RAYMUNDO, M. V; RAYMUNDO, D. V; FERREIRA, S. N. Tomografia computadorizada de feixe cônico (Cone beam): entendendo este novo método de diagnóstico por imagem com promissoraaplicabilidade na ortodontia.Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial, vol. 12, n°2, Maringá, Mar./Apr. 2007.

SILVA, F. C.; REBELLATO, N. L. B.; FERNANDES, A. Tomografia computadorizada de feixe cônico no planejamento de implantes em maxila atrófica: relato de caso. Rev. Cir. Traumatologia Buco-maxilo-fac. Vol. 13, n° 1. Camaragibe Jan./Mar. 2013.

MENEZES, C. C. et al. Reprodutibilidade das mensurações da espessura das tábuas ósseas na tomografia computadorizada Cone-Beam utilizando diferentes protocolos de aquisição de imagem. Dental Press J Orthod, v. 15, n. 5, p.15-25, Sep./Oct. 2010.

CAVALCANTI, M. G. Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico ao Alcance do Cirurgião-dentista: Santos; 2010.

FERNANDES, T. M. F. Precisão e acurácia de medidas lineares da mandíbula em imagens 3D obtidas por meio da tomografia computadorizada de feixe cônico. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo; 2011.

(19)

18

LOPES, P. Validação de medidas ósseas craniofaciais por meio da tomografia computadorizada. São Paulo: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; 2006.

MOREIRA, C. R. Validação de medidas maxilofaciais por meio da tomografia computadorizada por feixe cônico em 3D. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo; 2009.

QUESADA, G. A. T. et al. Entendendo a tomografia computadorizada (TC). Revista Odont. Ciência, Porto Alegre, v.16, n. 34, p. 275-282, set. /dez., 2001. Carvalho ACP. História da tomografia computadorizada.Rev. Imagem. 2007; 29(2): 61-6.

Andrade LM. Aplicações da tomografia computadorizada ao diagnóstico odontológico. [Dissertação de Mestrado]. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG; 2000.

Pasler FA, VisserH. Tomografias computadorizadas com anatomia radiográfica. In: Pasler FA, Visser H. Radiologia odontológica: Texto e atlas. Porto Alegre: Artmed; 2006. P. 98-105.

Lascala CA. Análise da confiabilidade de medidas lineares obtidas em imagens de tomografia computadorizadas por feixe cônico (CBCT-NEWTOM). Tese [Livre Docência em Odontologia] São Paulo: Faculdade de Odontologia daUniversidade de São Paulo; 2003.

Referências

Documentos relacionados

Os dados encontrados sugerem que existe condições de preservação com trechos alterados, logo faz-se necessário a reversibilidade dos impactos de maior magnitude como a

Mediante o impacto do paciente com o ambiente do centro cirúrgico, a equipe de enfermagem deve estar voltada para o aspecto humano do atendimento, centrando suas

Assim, a produção no segmento chamado “dentro da porteira” fica mais especializada e, passa a ser orientada para o mercado o passar dos tempos ocorreram ajustes nos modos

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

As principais constatações identificam ações e práticas no âmbito da gestão logística e da cadeia do abastecimento que contribuem para o equilíbrio entre os

Sendo assim, percebe-se que o serviço de acolhimento constituiu-se, sobretudo, da necessidade de humanizar o atendimento, bem como de torna-lo mais ágil e efetivo, garantindo, desse

Capa do livro Anayde Beiriz, Paixão e Morte na Revolução de 30 Anayde Beiriz diplomada professora Pôster do filme Parahyba, Mulher Macho Divulgação de relançamento do livro