• Nenhum resultado encontrado

Conto Chapeuzinho Vermelho é encenado de maneira inovadora no Teatro Fashion Mall

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conto Chapeuzinho Vermelho é encenado de maneira inovadora no Teatro Fashion Mall"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Conto “Chapeuzinho Vermelho”

é

encenado

de

maneira

inovadora no Teatro Fashion

Mall

O e s p e t á c u l o C h a p e u z i n h o Vermelho, dirigido por Eduardo

Leão e produzido pela Conteúdo

Teatral, conta as aventuras de uma menina ingênua e curiosa que é e n g a n a d a p o r u m l o b o encantador, interessado em fazer dela seu jantar.

Em cartaz no Teatro Fashion Mall, a temporada seguirá até o dia 19 de fevereiro, aos sábados e domingos, às 17h30.

André Abujamra assina a trilha sonora especialmente composta

para a montagem. Na versão deste clássico, a música funciona como uma ambientação e conta a história como um texto implícito, criando climas de leveza ou de tensão, por exemplo. Já a interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas. “Percebo

a necessidade de comunicar de maneira mais sintética. As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música. Por isso nessa peça a fala não é necessária. A criança entende a história com os climas que a música gera”, explica o diretor Eduardo Leão.

(2)

R e p l e t o d e c o r e s , j o g o s e brincadeiras, o espetáculo é fiel ao conto de Wilhelm Carl (1786-1859) e Jakob Ludwig Carl (1785-1863) –os Irmãos Grimm– escrito no século 19. A ênfase na teatralidade é marcante nesta versão de Chapeuzinho, com dois atores interpretando todos os cinco personagens de forma dinâmica para atrair a atenção dos pequenos.

“Vejo que alcançamos isso. As crianças acompanham e comentam o espetáculo, tentando nortear os personagens. É um grande prazer vê-las participando e perceber que dão conta do que acontece”, comenta a atriz Manuela Figueiredo.

Intérprete de Chapeuzinho Vermelho, da vovó e também manipuladora do Lobo Mau (um boneco), Manuela explica que a composição das personagens aconteceu num processo de descoberta da equipe, como numa alquimia, explorando mímica, teatro físico e clown. “Nada foi feito de forma rígida e

engessada. Toda a inspiração veio de um grande trabalho nos ensaios”, completa a atriz. “Meu maior desafio é fazer Chapeuzinho, uma menina-heroína, com todo o cuidado para não parecer infantil demais ou sem graça”, afirma.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Manuela Figueiredo e Eduardo Leão Roteiro e direção: Eduardo Leão

Produção: Felipe Costa

Trilha sonora: André Abujamra Figurino: Olinto Malaquias Cenário: Fábio Namatame Luz: Pedro Garrafa

Fotos: Eduardo Leão e Rodrigo Fonseca Produção e Administração/RJ: Cris Fraga

(3)

SERVIÇO TEATRO FASHION MALL

Espetáculo: Chapeuzinho Vermelho

Temporada: 4 a 19 de fevereiro de 2017.

Dias e horários: Sábados e domingos, às 17h30. Local: Teatro Fashion Mall – Sala I

Endereço: Estrada da Gávea 899 – Shopping Fashion Mall – São Conrado.

Informações: (21) 2422 9800 Capacidade: 450 lugares

Classificação indicativa: 3 anos Gênero: Comédia infantil

Ingressos: R$40 e R$60 Duração: 40 min.

Bilheteria: funciona de terça-feira a domingo, a partir das 15h. Não aceita cheques, aceita cartões de crédito e débito Mastercard e Visa.

Vendas na internet: https://www.tudus.com.br

O teatro tem acesso aos cadeirantes e estacionamento no Shopping Fashion Mall.

I Mostra de teatro infantil

no Teatro Glaucio Gil agita

as férias no Rio

“I Mostra de Teatro Infantil para toda a Familia” promete animar as férias de janeiro, trazendo peças consagradas e uma estreia nacional, no Teatro Glaucio Gil, em Copacabana

(4)

Com a mesma equipe dos espetáculos consagrados por público e crítica, “O Gato de Botas – O Musical de Walter Daguerre”, “O Boi da Cara Preta de Bárbara Duvivier”, “As Aventuras de Pinóquio” e “O Duende Rumpelstiltskin”de Daniel Porto com mais de 150 mil espectadores e em circulação pelo Brasil, a Cineteatro entende que os contos tradicionais são formas de aproximação das crianças com a família. Por essa razão o Ator e Produtor Alexandre Lino reúne 3 desses trabalhos e convida O Grupo de contadores de Histórias – O QUE CONTA O SABIÁ para estrear seu mais novo espetáculo trabalho, o infantil “O PULGO E O ELEFANTE” texto de Alexandra Velásquez, livremente inspirado na obra do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, na I MOSTRA DE TEATRO INFANTIL PARA TODA A FAMÍLIA – Janeiro de férias no TEATRO GLAUCIO GILL. Um encontro de 4 peças com qualidade e esmero para a diversão de pais e filhos. A temporada acontece de 09 a 31 de janeiro sempre aos sábados e domingos as 17h no TEATRO GLAÚCIO GIL em Copacabana.

(5)

plateia e democratização do acesso à cultura praticando preços populares. A denominação TEATRO PARA FAMÍLIA é uma expressão utilizada na Espanha para o que chamamos no Brasil de Teatro Infantil. Acreditando que a família desempenha um papel primordial na formação do hábito cultural das crianças, a expressão é perfeitamente adequada para espetáculos que têm a preocupação de falar aos filhos sem esquecer os pais.

A arte precisa estar dentro das horas livres da família. A criança precisa reconhecer o contato com o Teatro como hábito e uma necessidade básica a partir do comportamento dos adultos. Esse cenário exige mudanças nos perfis das produções de arte para a infância, rompendo limites, paradigmas e, especialmente, preconceitos.

A I MOSTRA DE TEATRO INFANTIL PARA TODA A FAMÍLIA oferece ao público espetáculos com temas pertinentes à família contemporânea, a partir de clássicos da literatura brasileira e universal, de forma responsável, criativa e divertida, utilizando estéticas rústicas, artesanais e dramaturgias com o cuidado e respeito que a criança/família merece. O principal intuito é integrar e divertir toda a família por meio do teatro.

Nos quatros espetáculos da Mostra, que conta com a curadoria do ator e produtor Alexandre Lino, buscamos fazer uma reflexão divertida dos fatos comuns ao universo infantil, começando com a adaptação de “Pinóquio”, a partir dos originais de Carlo Collodi; seguido da versão para o teatro de Bárbara Duvivier, para a clássica canção “O Boi da Cara Preta”; seguimos inspirados pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, com ”O Pulgo e o Elefante”, de Alexandra Velásquez; e concluímos, mergulhando no maravilhoso universo dos Irmãos Grimm com o soturno O Duende Rumpelstiltskin. Ambas as peças, são para todas as idades e para toda família como acreditamos que deve ser a Arte.

(6)

DIAS 09 e 10 de JANEIRO – SÁBADO E DOMINGO às 17h

A S A V E N T U R A S D E PINÓQUIO – A peça conta a h i s t ó r i a e a s incríveis aventuras do boneco de madeira que ganha vida e sonha em s e r u m m e n i n o d e verdade. Conto que está no imaginário popular desde a sua criação no final do século XIX na Itália e é no Brasil uma das lendas mais contadas para as crianças. O grilo, a fada, a raposa, o peixe cão, e vários outros personagens são lembrados nessa fantasia tão delicada quanto divertida. Para se manter fiel ao original o autor D a n i e l P o r t o ( d e O P a s t o r , A c a b o u o P ó e O D u e n d e Rumpelstiltskin) e o Produtor Alexandre Lino foram à Florença na Itália fazer toda a pesquisa e trazer material para essa montagem. A direção é da ítalo brasileira Carina Casuscelli. Eleito pelos leitores do Rio Show – O Globo como melhor infantil do primeiro trimestre de 2015. Indicação como MELHOR ATOR para Antonio Carlos Feio (Geppeto) no Prêmio Botequim Cultural.

Ficha Técnica: Autor: Daniel Porto, Direção: Carina Causcelli, Com: Antonio Carlos Feio, Luciana Victor, Gabriel Jacques e João Fraga.

(7)

O BOI DA CARA PRETA – A peça conta a história de uma menina (Rosa) que ao ouvir a cantiga do Boi da Cara Preta cantarolada por seu p a i , f i c a m u i t o intrigada e curiosa para conhecer este boi. Filha de Francisco, a menina é órfã de mãe. Tecnológica e com vocabulário moderninho, ela e seu pai vão passar uns dias na fazenda, o que para a menina é um programa meio esquisito já que vive num mundo virtual paralelo. Na fazenda conhece Antonio, um garoto de 12 anos que diferente de Rosa adora o campo, o verde, os bichos e adorar brincar de pés descalços. Durante as férias na fazenda, ela conhece o tal O Boi da Cara Preta com fama de malvado. Este encontro divertido se transforma em grandes surpresas e muita festa.

Veja Rio recomenda entre os melhores infantis. Indicado ao Prêmio CBTIJ – Melhor Texto e Prêmio Botequim Cultural por Texto e Atriz – Mariana Martins.

Ficha Técnica: Autor: Barbara Duvivier, Direção: Daniel Dias da Silva, Com: Mariana Martins, João Fraga, Leo Campos, Amanda Borghetti e Paulo Roque.

(8)

O PULGO e O ELEFANTE – livremente inspirado no livro “História de Dois Amores”, escrito em 1985 pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, a montagem do grupo O QUE CONTA O SABIÁ, leva à c e n a u m a l i n d a história de amizade entre um ELEFANTE e um PULGO, que atravessam desertos, enfrentam inimigos e, por fim, encontram a felicidade no elixir do amor: O Elefante vence sua timidez e se apaixona pela mais bela elefanta africana e o Pulgo não faz por menos, encontrar sua parceira ideal, a pulga azul. Além desse enredo recheado de poesia do magistral poeta mineiro, o grupo O QUE CONTA O SABIÁ, criou músicas inéditas que ilustram as ações dos personagens ao longo da encenação. ESTREIA NACIONAL.

Ficha Técnica: Autor: Alexandra Velásquez, Direção: Tom Pires, Com: Alexandra Velásquez, Carolina Laura e Tom Pires. Stand in: Danny Stenzel e Leandro Mariz.

(9)

O D U E N D E R U M P E S L T I L T I S K I N – A história do Duende que não pode ter seu nome revelado e se aproveita das fragilidades de uma jovem camponesa, aprisionada pelo Rei numa torre para transformar palha em ouro. A peça tem alguns truques de mágica e trilha sonora original tocada no acordeon pelo músico e diretor musical da peça Tibor Fittel.

INDICADO pela Guia Folha de São Paulo como um dos melhores infantis de 2014

Ficha técnica: Autor: Daniel Porto, Direção: Daniel Dias da Silva, Com: Alexandre Lino e Natália Régia.

SERVIÇOS DOS ESPETÁCULOS:

Local: Teatro Glaucio Gil, Praça Cardeal Arcoverde, s.nº (Copacabana)

Temporada de 09 a 31 de JANEIRO (sábados e domingos às 17h) Valor: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 meia.

Gênero: Infantil

Classificação: LIVRE, indicado para crianças a partir dos 2 anos.

Informações: (21) 2332-7904 ou 7970. Duração: 50 minutos

Capacidade: 100 lugares

Horário da Bilheteria: Segunda a domingo das 16h às 20h. Mais informações: www.cineteatroproducoes.com.br

http://www.ingresso.com/rio-de-janeiro/home/local/teatro/teatr o-glaucio-gil

(10)

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos