• Nenhum resultado encontrado

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA DIRECIONADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA DIRECIONADA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Anais da

Semana de Pedagogia da UEM

ISSN Online: 2316-9435

XXI Semana de Pedagogia

IX Encontro de Pesquisa em Educação 20 a 23 de Maio de 2014

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA

DIRECIONADA

BORTOT, Camila Maria camilabortot@hotmail.com MACHADO, Heloíse Martins

heloise_09@hotmail.com SAITO, Heloisa Toshie Irie (Orientadora) htisaito@uem.br Universidade Estadual de Maringá Formação de professores e intervenção pedagógica

INTRODUÇÃO

A ideia de que a criança precisaria de uma literatura específica correspondente à sua faixa etária começou no final do século XVII, com o objetivo de ensinar valores e criar hábitos decorrentes da época. Atualmente, além disso, a Literatura Infantil possui a função de contribuir com as relações afetivas da criança com os livros, de forma a proporcionar prazer, estimular a criatividade, a curiosidade, a imaginação, a fantasia e a aquisição da escrita sistematizada. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo destacar as especificidades da Literatura Infantil para o desenvolvimento infantil e enfatizar como a escola por meio da contação de história direcionada contribui ao progresso intelectual e social da criança.

Ler e contar histórias permitem suscitar o imaginário, ter curiosidade para ser respondido em meio a tantas perguntas, encontrar outras ideias para resolver os conflitos das personagens, possibilitar a vivência de impasses de nossa sociedade e conhecer possibilidades de soluções; é se identificar com algumas características das personagens e, assim, iniciar um processo de criação de sua própria identidade.

Quando ouvimos histórias, podemos sentir as emoções das personagens, como a alegria, a tristeza, a raiva, o pavor, a segurança, o desconforto, a tranquilidade, entre outras. Dessa forma, a contação de histórias permite “viver profundamente tudo aquilo que as

(2)

narrativas provocam em quem as ouve – com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário” (ABRAMOVICH, 1997, p. 17).

A metodologia deste trabalho configura-se em três momentos. O primeiro momento intitulado A importância da Literatura Infantil na Escola discorrerá acerca de como a Literatura Infantil contribui ao desenvolvimento infantil no processo de escolarização da criança, em suas competências criativa, crítica e cognitiva ao progresso integral da criança, mostrando o porque é essencial o trabalho com a Literatura Infantil na Educação Infantil. No segundo momento intitulado A prática da contação de histórias mostraremos quão é essencial que o professor conheça algumas metodologias que envolvem a contação de histórias, bem como os fatores que a compõem, como, por exemplo, a entonação, a postura, a dramatização, entre outros aspectos. E o por fim, o terceiro momento, as Considerações finais deste trabalho.

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA

O trabalho com a Literatura Infantil nos anos iniciais de escolarização da criança é relevante para formar uma atitude leitora que propiciará o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, trabalhar com a Literatura Infantil é uma grande possibilidade de permitir que os pequenos se desenvolvam integralmente e de maneira divertida, envolvendo elementos do fantástico e do real, desenvolvendo a imaginação e a inteligência.

Literatura Infantil é uma produção literária que manifesta ideias e sentimentos expressos oferecendo à criança momentos de aprender a ouvir e focar a atenção. Tem especificidades dependendo do público: faixa etária, estimulação familiar, relação com o mundo da escola e um convívio social. Ou seja, a escolha do livro é determinada pela idade da criança, pelos elementos que querem ser atingidos e qual instituição a ele se remete.

Abramovich (1991, p. 17) diz que a Literatura Infantil “é uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos”. No tocante a esta afirmação, compreendemos também que a ação de contar e ouvir histórias tem grande valor por ultrapassar prazeres, efetivando também a iniciação da criança na construção da linguagem, valores, sentimentos e ideias, contribuindo para alterar e/ou enriquecer os conhecimentos e criando subjetividades acerca da personalidade da criança.

(3)

A partir destas características, os professores devem valorizar a Literatura Infantil como formadora de consciência para uma compreensão de mundo da criança, uma visão ampla de tudo que a rodeia, tornando-a mais crítica e reflexiva, desenvolvendo seu pensamento organizado. Ela ainda colabora ao imaginário, responde dúvidas em relação a tantas perguntas formuladas sobre o porquê das coisas, ajuda a encontrar novas ideias para solucionar questões e ainda estimula a curiosidade do pequeno leitor.

A cultura que a criança vive age sobre sua formação e seu desenvolvimento. A aprendizagem é algo que se procede ao longo das reais situações que os pequenos vão experienciando. É necessário ressaltar que cada criança absorve as experiências por meio do sentido lançado em suas vivências anteriormente construídas.

Vygotsky (1994) remete-nos à mesma ideologia, dizendo que o relacionamento entre a criança e a cultura que vivencia, sendo os pequenos indivíduos ativos e influenciados pelo meio, permite a apropriação da cultura no ambiente em que nasce e cresce. Ainda, o autor em questão discorre que a criança é um ser dinâmico e que se transforma de acordo com experiências que vivenciam. De acordo com o Vygotsky (1994) as experiências afetivas, fatores este fundamentais ao desenvolvimento psicológico e assim, a sua personalidade, determinarão qual tipo de influência uma ocasião desempenhará sobre a criança.

Neste texto, destacamos a influência da Literatura Infantil a qual acreditamos que é uma das alternativas essenciais para o pleno desenvolvimento da criança, um exercício à aprendizagem. Elas têm o direito de conhecer um mundo de emoções, de diversão, ampliar os seus conhecimentos, conhecer, de ter contato com o livro, instigar a curiosidade, conhecer autores, viver coletivamente e de sentir prazer ao ler ou ouvir histórias e viver fantasia e encantamento.

Sendo assim, o papel do professor vem para oportunizar a expressão das ideias da criança, por exemplo, a criança se desenvolver intelectualmente por meio de sua própria invenção de histórias. Rego (1995, p. 56) mostra que o professor atuará como elemento facilitador e incentivador do interesse da criança pela leitura de modo que não se coloque apenas como leitora, mas como também espectadora de “leituras” reportadas pela criança. A criança se sente feliz e realizada por sentir que ocupam um espaço dentro da sala de aula contribuindo com as atividades, porque tem voz e vez para expressar suas ideias e fantasias.

Assim, o papel do educador é de assumir um compromisso com o educando, mostrando suas práticas pessoais de ler por prazer e possuindo práticas de incentivo à leitura, a fim de acordar a curiosidade da criança pelos misteriosos símbolos da escrita, desafiando-os

(4)

para que formulem suas hipóteses para poderem abrir caminhos ao universo da leitura, de maneira livre sendo guiado por suas próprias preferências.

Ao trazer a Literatura Infantil como prática planejada e intencional, se estabelece uma relação dialógica com a criança, o livro, sua tradição e a própria realidade. Além de apresentar a história, os professores criam oportunidades para a criança olhar a história a partir do seu ponto de vista, dialogar com ela, defender atitudes e personagens, construir novas situações por meio das quais a própria criança vivencia esta “nova” história.

Rego (1988, p. 60) expõe que o exercício da Literatura Infantil contribuirá à leitura e escrita, em que a alfabetização será transformada em um processo menos difícil, pois a prática pedagógica anterior à alfabetização contribuirá com a socialização da criança com o meio escrito, preparando a criança para adentrar neste mundo de maneira interrupta.

A Literatura Infantil não deve ser utilizada como pretexto, mas sim com suas especificidades para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança envolvendo o encantamento que compõe esta fase. Então, o trabalho com esta arte na Educação Infantil deve ser uma atitude que propicie aprendizagens, experiências e sentimentos para a construção da identidade do ser, almejando a elaboração de conhecimentos específicos. Isso acontece somente ao passo que planejamos de modo consciente e sistemático um trabalho pedagógico de qualidade pautado na ação e reflexão.

Desenvolver cada aspecto do desenvolvimento do conhecimento com ludicidade e prazer em todas as suas especificidades que o livro pode conter são possibilidades que devemos criar e refletir para tornar a Literatura Infantil uma direção utilizada diariamente para efetivar a formação do ser social e do conhecimento que tanto almejamos.

A PRÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS

Estimular a prática de contar histórias inserindo-a na rotina das instituições é uma atividade aparentemente simples. Mas, tal atividade deve ser pensada, planejada e preparada, pois na fase inicial da infância o desenvolvimento precisa da interação e da mediação com o adulto. Então, ter boa vontade e gostar de literatura não basta, o educador deve ser um leitor crítico, conhecer obras literárias e seus autores, pesquisar quais temas envolvem a infância e suas necessidades. Em suma, é preciso conhecer e saber que a história prende a atenção, socializa, educa e além disso, é necessário o professor ter intencionalidade e organização no

(5)

momento da narração, para que o desenvolvimento tenha um progresso efetivo. Segundo Abramovich (1997, p. 18):

[...] para contar uma história – seja qual for – é bom saber como se faz. Afinal, nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes [...] Se capta o ritmo, a cadência do conto, fluindo como uma canção... Ou se brinca com a melodia dos versos, com o acerto das rimas... com o jogo das palavras. [...] É ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro [...]ela é o uso simples e harmônico da voz.

Dessa forma, o bom contador, além de escolher uma boa narrativa, deve apresentar técnicas e habilidades necessárias que potencializem o aprendizado, contribuam para o desenvolvimento intelectual do aluno e transmitam alguns valores educativos, dentre eles, a imaginação, o controle das emoções, a educação dos sentidos e a lógica.

Neste sentido, para que haja o envolvimento da criança com a história, faz-se necessário que o narrador crie um clima de encantamento, um cenário que proporcione prazer com a literatura. Para tanto, o mesmo “[...] deve ter a consciência de que o importante é a história” (DINORAH, 1995, p. 55) e que sua função é dar voz, vivacidade e emoção à narrativa, por meio de expressões faciais e entonação.

Abramovich (1997) defende que qualquer história pode ser contada às crianças: comprida, curta, antiga, atual, contos de fadas, histórias de fantasma, de velho oeste, lendas ou poesias; desde que o narrador a conheça muito bem e tenha uma intencionalidade em contá-la. Além de que, as histórias, segundo Dinorah (1995), devem atender a três finalidades: comover, agradar e instruir, propiciando um encanto pessoal e intransferível. Logo, a preparação do contador deve ser a essência de todo o trabalho, por exemplo, é preciso ler o texto antecipadamente, estudar as palavras difíceis e saber a pronúncia correta de cada uma delas.

No momento da contação, o narrador deve criar um clima de envolvimento com a história para que a criança se encante com a narrativa,

[...] que saiba dar pausas, criar os intervalos, respeitar o tempo para o imaginário de cada criança construir seu cenário, visualizar seus monstros, crias seus dragões, adentrar pela casa, vestir a princesa, pensa na cara do padre, sentir o galope do cavalo, imaginar o tamanho do bandido e outras coisas mais [...] (ABRAVOMICH, 1997, p. 21)

(6)

É preciso evitar muitas descrições das cenas e deixar o campo mais amplo para o imaginário infantil. Respeitar as alterações nos tons de voz das personagens, por exemplo, ao sussurrar, ao falar bem calmo ou falar exacerbadamente alto e vivenciar emoções que elas apresentam: sonolência, alegria, susto, dúvida, etc., principalmente no conflito da narrativa. Com isso o narrador estimulará a criança a pensar, ver e ouvir com os olhos do imaginário.

Para tornar a narrativa mais atraente, alguns recursos podem ser utilizados, de forma que explorem sua criatividade e enriqueçam tal momento, dentre eles, fantoches, flanelógrafo, o próprio livro, desenhos, gravuras, etc. Tais recursos auxiliam na contação por constituírem-se de elementos que tornarão as personagens, de certa forma, reais e contribuirão para chamar a atenção da criança e estimular sua imaginação.

De acordo com Malamut (1990, p. 6), as histórias se forem lidas ou contadas às crianças, constituem um generoso processo educativo, pois ensinam de forma divertida, possibilitando à criança os estímulos e motivações adequadas para satisfazer seu interesse, sua necessidade, seu desejo. Assim, se a obra literária escrita for apresentada à criança desde cedo, ela terá ampla compreensão de si e do outro, colaborando com as relações sociais e o entendimento de si própria. Além disso, oportunizará desenvolver seu potencial criativo e ampliar seus conhecimentos, propiciando, portanto, um desenvolvimento coerente à criança, porque ao vivenciar a história por meio da narração, tocar o livro, observar as figuras, ler ou não, seu significado será muito mais pleno à interiorização das informações.

Desta forma, os livros de Literatura Infantil colocam-se como base para o deslumbro da criança às primeiras leituras, aqui por meio da contação, que vão à frente do que somente palavras. Com tal recurso, damos às crianças possibilidades de vivências com formas de leituras adequadas mediadas por professores compromissados à formação leitora efetiva e significativa. Devemos apresentar o livro em forma física, mostrar informações sobre o autor, ler a história mostrando as ilustrações, a fim de envolver a criança no enredo da história para promover uma participação ativa, retomando e questionando pontos sobre o conto.

Logo, temos intencionalidade para situar a criança ativamente nas atividades motivadoras do aprendizado e do desenvolvimento, considerando também a importância dos processos de interação social resultado das ações externas e internas, assimilando e aperfeiçoando as ações psíquicas ao progresso, inicialmente mediadas pelo adulto.

Os docentes são mediadores do relacionamento da criança com os objetos de culturas, e assim, motivamos a serem construtores de mediações, com papel fundamental para o desenvolvimento infantil. Devemos ter em vista uma prática pedagógica intencional para que

(7)

os conhecimentos passados por meio da contação de histórias sejam apropriados, exercendo na criança o seu protagonismo e tendo visibilidade nas coisas que estão em evidência para si.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O livro traz um mundo consigo, mundo este encantado e capaz de inventar e viver histórias as quais nos identificamos. Há uma variedade de formas de leitura: a maneira que a criança lê o mundo, ao tocar objetos, ao ver ilustrações nos livros, olhar o que nos rodeia, objetivando assim possibilidades de se encantar com a fantasia construída a partir do real e, ainda, este real que vivenciamos. Sendo o livro uma forma de conhecer o mundo real e imaginário pela leitura, é importante incluir a Literatura Infantil, desde muito pequena, para a criança conheça o mundo letrado a partir de uma intervenção ativa e intencional do professor.

Reafirmamos que a Literatura Infantil é um caminho relevante para o desenvolvimento íntegro da criança em suas capacidades cognitivas, sociais e no seu processo de alfabetização, seja por meio da contação de histórias ou pela leitura na sala de aula. De acordo com Bortot e Saito (2013, p. 3) os livros devem estar sempre presentes na vida dos pequenos, pois promovem o desenvolvimento da inteligência e interação, bem como são fonte de divertimento e prazer.

Criar estratégias para a contação de histórias, com o intuito de promover um ensino e qualidade, é possibilitar às crianças o desenvolvimento de cada aspecto do desenvolvimento do conhecimento com ludicidade, prazer em todas as suas especificidades que o livro pode conter. Esta é uma das possibilidades que devemos criar e refletir para tornar a Literatura Infantil um uso diário a fim de efetivar a formação do ser social e do conhecimento que tanto almejamos, e cabe a nós, adultos interessados na educação da criança, dar possibilidades para que isto aconteça.

REFERÊNCIAS

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BORTOT, C. M.; SAITO, H. T. I. Concepção de pais, professores e crianças acerca da Literatura Infantil. In: Anais da XX Semana de Pedagogia da UEM/ VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor, 2013, Maringá. XX Semana de Pedagogia da UEM/

(8)

VIII Encontro de Pesquisa em Educação/ I Jornada Parfor, 2013. Disponível em:

<http://www.ppe.uem.br/semanadepedagogia/2013/PDF/T-02/13.pdf>. Acesso em abril de 2014.

DINORAH, M. O livro infantil e a formação do leitor. RJ: Vozes, 1995

MALAMUT, E. Contando ou lendo estória na pré-escola – Revista do professor. RS: Cpoec, ano VI, nº 21, janeiro a março, 1990.

REGO, L. L. B. Literatura Infantil: Uma Nova Perspectiva da Alfabetização na Pré-escola. São Paulo: FTD, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo, Martins Fontes, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Para que o estudante assuma integralmente a condição de cidadão é preciso dar-lhe voz. Sendo o diálogo, portanto, fundamental para a cidadania, o professor de Ciências deve buscar

O nosso trabalho situa-se a dois níveis de análise: (i) Macro - onde se procura caracterizar a Ajuda ao Desenvolvimento reflectindo as orientações políticas e estratégias nacionais

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois