• Nenhum resultado encontrado

EFEITOS DO FOCO DE ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DO CHUTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITOS DO FOCO DE ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DO CHUTE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Recebido em: 21/03/2011 Emitido parece em: 18/04/2011 Artigo inédito

EFEITOS DO FOCO DE ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DO CHUTE

Ana Cleia Meireles Batista1; Carla Bordim1; Alaercio Perotti Júnior1, 2,3; Giordano Marcio Gatinho Bonuzzi1,4.

RESUMO

Os seres humanos têm capacidade limitada de processamento de informações, assim durante a execução de qualquer habilidade motora, o praticante deve direcionar sua atenção às fontes mais relevantes de informação. Portanto, nosso objetivo foi verificar a influência do Foco de Atenção Interno (FI) e Externo (FE) durante a aprendizagem do chute. Participaram desse estudo 24 pessoas que foram divididas em dois grupos, um com solicitação de FI durante a execução da tarefa, e outro com FE. A tarefa consistia em chutar uma bola de futsal a um alvo. O delineamento experimental constou de uma fase de aquisição, um pós-teste, teste de retenção e teste de transferência. Os resultados mostraram superioridade do FI se comparado ao FE em todas as condições (pós-teste, retenção e transferência) evidenciando assim uma controvérsia ao que é indicado. Pois na literatura encontramos a sugestão de que tanto para a aprendizagem quanto para o desempenho de habilidades motoras, o Foco de Atenção Externo seja o mais eficiente (WULF, 2007). As deduções a cerca dos mecanismos subjacentes à aquisição, retenção e a flexibilidade das habilidades motoras ainda não estão totalmente compreendidos, dentre esta gama de aspectos encontra-se o foco de atenção. Assim sendo outras pesquisas devem ser feitas atendendo a todas as estas perspectivas a fim de que estes processos sejam esmiuçados e compreendidos.

Palavras-chave: Aprendizagem motora; foco de atenção; chute.

EFFECT OF THE ATTENTION FOCUS IN THE KICK LEARNING ABSTRACT

Human beings have limited capacity in processing information, so, during the execution of any motor ability, the apprentice must direct his/her attention to the more relevant sources of information. Therefore, our objective was to verify the influence of the Internal (FI) and External (FE) Attention Focus during the kick learning. Twenty-four people, divided in 2 groups, participated in this study, to one group the FI was asked during the task execution, and to the other, the FE. The task was to kick an indoor football ball towards a target. The experimental delineation consisted of an acquisition phase, a post-test, a retention test and a transference test. The results showed the superiority of the FI if compared to FE in all conditions (post-test, retention and transference) evidencing a controversy of what‟s indicated. In the literature, we find the suggestion that, that either for learning or for performance of motor abilities, the External Attention Focus is the most efficient (WULF, 2007). The deductions about the subjacent devices to acquisition, retention and the flexibility of the motor abilities are not totally comprehended yet; within this range of aspects we can find the attention focus. So, other investigations must be done meeting all these perspectives in order to examine and comprehend these processes.

Keywords: Motor learning; attention focus; kick. INTRODUÇÃO

O ser humano é capaz de realizar habilidades motoras extraordinárias, como, por exemplo, executar uma série de exercícios da ginástica artística, tocar instrumentos musicais como o violão ou executar um lance livre no basquete demonstrando muito controle e precisão ao acertar a cesta, ou de executar tarefas mais simples como vestir uma camisa, ou levar um copo com água até a boca. Tem sido interesse de pesquisadores da área do comportamento motor entender como os seres humanos conseguem aprimorar-se em relação a isto, partindo de movimentos descoordenados até habilidades altamente coordenadas e complexas como as citadas.

(2)

A capacidade para desempenhar habilidades motoras é considerada uma característica proeminente da existência humana. Todos nascemos com algumas habilidades e precisamos somente de um pouco de maturação e experiência para produzi-las de uma forma relativamente madura, como, por exemplo, o caminhar, correr e saltar. Já para alcançar a proficiência em outras habilidades, precisamos de uma quantidade considerável de prática. Através dela somos capazes de detectar características importantes do ambiente para execução da tarefa, ignorar as inúteis e produzir os tipos de movimentos que resultam em um alcance consistente da meta. Desta forma, a vida de qualquer ser humano é caracterizada pela performance e aprendizagem de habilidades motoras (SCHMIDT e WRISBERG, 2001).

As habilidades motoras constituem um elemento de interesse tanto para a aprendizagem motora, enquanto objeto a ser investigado, como para a Educação Física, como conteúdo a ser ensinado. O avanço na investigação do processo de aquisição de habilidades motoras tem contribuído para a solução de problemas que surgem na intervenção profissional em Educação Física (TANI, 1992).

A área de comportamento motor tem segundo Públio et al., (1995) se confrontado com três problemas: primeiro, investigar os mecanismos responsáveis pela produção do movimento, o qual tem sido abordado pela sub-área denominada de controle motor. Segundo, estudar os mecanismos e processos subjacentes às mudanças de comportamento motor em função da prática, o qual tem sido abordado pela sub-área denominada de aprendizagem motora. E o terceiro, investigar as mudanças no comportamento motor de um individuo ao longo do ciclo de vida, que é abordado pela sub-área denominada de desenvolvimento motor. Neste estudo particularmente o nosso interesse está no segundo problema apresentado por estes autores, ou seja, estudar o efeito do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora.

A atenção é um fator de extrema importância dentre as várias atividades humanas, um dos aspectos a ser influenciado por ela é a aprendizagem motora. Considerando que a capacidade de atenção das pessoas é limitada (LADEWIG, 2000), é importante que os profissionais de Educação Física no ensino de habilidades motoras direcionem a atenção de seus alunos as fontes de informação mais relevantes da tarefa.

Na aprendizagem de qualquer habilidade motora nota-se a melhora de vários aspectos, dentre eles o mecanismo de atenção seletiva se refina ao longo do processo, dando a oportunidade ao aprendiz de direcionar sua atenção aos elementos chave da habilidade em questão, isto é um fator considerável na eficácia da aprendizagem (LADEWIG, 2000; MAGILL, 2000). Notamos tal perspectiva associada a passagem entre as clássicas fases de aprendizagem de Fitts e Posner (1967) fase cognitiva, associativa e autônoma. Na fase cognitiva inicialmente o indivíduo atenta-se a compreender os objetivos da tarefa, o que faz com que os mecanismos de atenção sejam sobrecarregados e apresentem erros na execução da tarefa, ou seja, apresenta um padrão motor inconsistente. Na fase associativa o aprendiz começa a associar certas informações ambientais com o movimento necessário para atingir o objetivo da habilidade. Cometem-se menos erros embora à habilidade ainda precise ser aperfeiçoada. A demanda atencional nesse estágio diminui em decorrência da variabilidade do desempenho. Na fase autônoma a habilidade torna-se automatizada. Ela se torna independente da demanda de atenção, ou seja, exige menos controle cognitivo. Nesse estágio o aprendiz é capaz de se preocupar com outros aspectos do movimento ou mesmo realizar uma outra habilidade simultaneamente. Em suma, o processo de aprendizagem traz mudanças nas demandas de atenção, fazendo com que o desempenho da tarefa seja aumentado.

Há por parte dos pesquisadores a preocupação de verificar qual seria a melhor opção de direcionamento da atenção na aquisição e retenção de habilidades motoras. Para isso verifica-se a relação dos Focos Interno (FI) e Externo (FE) na aprendizagem motora. Sendo o Foco Interno o direcionamento da atenção ao movimento em si próprio, e o Foco Externo dos efeitos do movimento (WULF, 2007).

Exemplos de investigação destas demandas de atenção podem ser os estudos de, Wulf e Su (2007), o qual buscou identificar qual foco seria o que mais influenciava a precisão da tacada do golfe, Wulf et al., (2002) que se disponibilizou de dois experimentos um com voleibol e outro com futebol para verificar os efeitos dos FE e FI na aprendizagem motora. Em todos estes estudos houve a superioridade do FE em relação ao FI tanto na aprendizagem quanto no desempenho de habilidades motoras.

(3)

A literatura suporta embasamento aos achados dos estudos anteriormente citados, de acordo com Wulf (2007) o FE possibilita o recrutamento de mecanismos cognitivos automáticos durante a execução da tarefa, o que facilita o desempenho e oportuniza menor variabilidade da ação. Considerando a capacidade limitada de processamento de informações dos seres humanos, a complexidade do organismo e as muitas opções de se executar uma mesma ação motora. O FI traria defasagens ao desempenho de habilidades, pois direcionaria a atenção ao próprio movimento, algo impossível de se ter padronização; e desviaria a atenção da própria meta.

Deste modo, o objetivo do presente estudo foi verificar a influência do Foco de Atenção Interno (FI) e Externo (FE) durante a aprendizagem de uma habilidade motora, o chute. Tal perspectiva torna-se indispensável à boa instrução dos profissionais do movimento, pois este é um fator que influencia não só a aquisição de habilidades motoras como sua retenção e a generalização.

JUSTIFICATIVA

A atuação profissional sofre uma crise, pois os conhecimentos produzidos pelo ramo da Aprendizagem Motora, muitas vezes não são colocados em prática pelos profissionais do movimento, tanto no esporte de alto rendimento (TANI, 2002), quanto na iniciação esportiva. Assim sendo, torna-se inevitável o compreendimento por parte dos educadores físicos dos fenômenos que interferem a aprendizagem motora; dentre eles destacam-se as condições de prática e a instrução (MAGILL, 2000). A instrução em específico é capaz de influenciar o comportamento do aprendiz orientando a atenção a seleção das informações mais relevantes da tarefa (foco de atenção).

Este fenômeno vem sendo investigado profundamente pelos autores da área, porém para resultados mais robustos, mais variáveis devem ser manipuladas a fim de que haja um consenso geral sobre os efeitos que tanto o FI quanto o FE causam sobre a aprendizagem de habilidades motoras.

Neste estudo então, buscou-se identificar os efeitos que o Foco de Atenção exerce sobre crianças sem experiência na tarefa. A condição de nunca haver tido contato com a tarefa traz demandas específicas para o aprendiz (FITTS e POSNER, 1967). O que talvez possa trazer aspectos específicos ao Foco de Atenção.

OBJETIVO

Verificar os efeitos do foco Interno e Externo na aprendizagem da habilidade motora chute em crianças sem experiência na tarefa.

MÉTODO Tarefa

A tarefa se consistiu em chutar uma bola entre dois cones separados por 1,5 m a uma distância de 10 metros do alvo.

Sujeitos

Participaram desse estudo 24 sujeitos na faixa etária de 12 a 13 anos do sexo masculino. Os participantes eram iniciantes no futebol pertencentes ao projeto Cidadania pelo Esporte desenvolvido pela secretaria municipal de esportes de Araras. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos experimentais, com 12 pessoas em cada grupo, formando os grupos foco interno (GFI) e foco externo (GFE). A participação foi condicionada ao preenchimento e assinatura do termo de consentimento.

Delineamento e Procedimentos

O estudo envolveu três fases: aquisição, teste de retenção e teste de transferência. Primeiramente todos os participantes realizaram um pré-teste com dez tentativas de chute, em seguida foi realizada a fase de aquisição com 50 tentativas de prática, organizadas em blocos de 10 tentativas cada, distribuídas em cinco sessões. Na sexta sessão foi realizado um pós-teste com condição

(4)

homogênea ao pré-teste. A fase de retenção e transferência da aprendizagem ocorreu 24 horas após o pós-teste. A transferência envolveu a execução do chute em uma nova distância (12 metros).

Todos os sujeitos participantes do estudo primeiramente tiveram a instrução de como executar a tarefa por meio de um modelo habilidoso. Após isto se iniciava a fase de aquisição onde os participantes recebiam a instrução específica de direcionamento da atenção ao aspecto inerente ao seu grupo. O GFI era solicitado atenção à execução da técnica, a orientação era “focalize a atenção na parte interna dos pés”, a qual seria a região utilizada para chutar. O GFE foi instruído a executar a tarefa focando a atenção no alvo “direcione a sua atenção ao gol”.

Análise estatística

Para análises intra-grupos utilizou-se do teste ANOVA one way, e para análises intergrupos recorreu-se a ANOVA two way. Como variável dependente utilizou-se os chutes acertados.

RESULTADOS

Na fase de aquisição o ANOVA one way para análise intra-grupo não encontrou diferença significativa tanto para o grupo FI quanto para o grupo FE, porém o ANOVA two way para análise intergrupo observou efeito de interação positivo ao GFI (p=0,04), o que nos remete a superioridade do GFI em relação ao GFE na aquisição desta habilidade motora em específico. Como pode ser verificado na Figura 1.

Figura 1. Gráfico representativo do efeito de interação (ANOVA two way) para os grupos FI e FE na fase

de aquisição.

Ao que se concerne a retenção e a variabilidade flexibilidade da aprendizagem habilidade motora em questão, O ANOVA two way também apontou vantagem significativa ao GFI na retenção e transferência (p=0,018). Como se verifica na Figura 2

(5)

Figura 2: Média dos blocos de tentativa no pós-teste, na retenção e na transferência.

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Na literatura encontramos a sugestão de que tanto para a aprendizagem quanto para o desempenho de habilidades motoras, o Foco de Atenção Externo seja o mais eficiente (WULF, 2007), pois sugere que o individuo utilize processos cognitivos “automatizados” durante a execução da habilidade motora, isto favorece uma menor variabilidade do movimento.

Todavia, no início do processo de aprendizagem os indivíduos tendem a direcionar sua atenção aos aspectos de padronização espaço temporal do movimento e do compreendimento dos componentes mais importantes da tarefa (FITTS e POSNER, 1967). Só após certa quantidade de prática, o aprendiz adquire um esquema simbólico da execução da tarefa em questão, que é armazenado em sua memória de longo prazo (SCHMIDT e WRISBERG, 2001; MAGILL, 2000). Tal fenômeno propicia a menor demanda cognitiva para a execução do movimento e possibilita ao aprendiz direcionar a atenção aos aspectos mais importantes do ambiente, tendo um ganho de desempenho na tarefa decorrente desta melhor interação (FITTS e POSNER, 1967).

Esta característica dos processos internos subjacentes à aprendizagem motora evidência algumas demandas específicas para o requerimento do Foco de Atenção em indivíduos sem nenhum contato prévio na tarefa. Nossos resultados apontaram superioridade do grupo GFI em relação ao grupo GFE em todas as perspectivas pesquisadas; na aquisição da habilidade motora, na retenção da aprendizagem da mesma, e na generalização do programa motor. O que talvez seja relacionado com os sujeitos em questão de nosso estudo. Por se tratarem de inexperientes na tarefa, sua atenção foi direcionada aos padrões do movimento e não ao objetivo do mesmo; assim o FI auxiliou o desempenho dos mesmos.

Considerando que os seres-humanos têm capacidade limitada no processamento de informações (LADEWIG, 2000), o requerimento do FE em indivíduos inexperientes na tarefa poderia causar excesso de informações ao aprendiz, e fazer com que ele tenha um déficit em sua aprendizagem, visto que os mesmos nesta fase mais estão preocupados em buscar um padrão motor, do que os resultados que este pode oferecer. Porém para conclusões mais robustas, mais pesquisas devem ser realizadas, para que o compreendimento deste fenômeno se torne sublime.

REFERÊNCIAS

FITTS, P.M.; POSNER, M.I. Human Performance. Belmont, Brooks-Cole, 1967.

LADEWIG, I. A importância da atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Paulista de

Educação Física. supl.3, p. 62-71, 2000.

MAGILL, R. A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, São Paulo, 2000.

(6)

PÚBLIO, N.S.; TANI, G.; MANOEL, E.J. Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. Revista Paulista de Educação Física, v.9, nº 2, p.111-124, 1995.

SCHMIDT, R.A.; WRISBERG C.A. Aprendizagem e Performance Motora. Porto Alegre: Artmed, Porto Alegre, 2001.

TANI, G. Contribuições da aprendizagem motora à Educação Física: uma análise crítica. Revista

Paulista de Educação Física, v.6, nº 2, p.65-72, 1992.

TANI, G. Aprendizagem motora e esporte de alto rendimento: Um caso de divórcio sem casamento. IN: BARBANTI, V.J.; AMADIO, A.C.; BENTO, J.O.; MARQUES, A.T. Esporte e Atividade Física: Interação entre Rendimento e Saúde. Barueri: Manole, 2002.

WULF, G. Attentional Focus and Motor Learning: A Review of 10 Years of Research. Bewegung und

Training, www.ejournal-but.ed. 1-11, 2007.

WULF, G.; SU, J. An external focus of attention enhances golf shot accuracy in beginners and experts.

Research Quarterly for Exercise and Sport. v. 78, n. 4, 2007.

WULF, G.; MCCONNEL, N.; GÄRTNER, M.; SCHWARZ, A. Enhancing the learning Sport Skills through External-Focus Feedbac. Journal of Motor Behavior. v. 34, n. 2, 2002.

1 Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS; 2

Universidade Paulista - UNIP;

3 Faculdade Integrada Einstein de Limeira – FIEL; 4 Laboratório de Comportamento Motor – EEFE/USP.

Rua Salvador Baggio Filho, 205 - Parque Santa Candida – Araras/SP 13603-132

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Figure III. 37: Water vapor-liquid interfacial tension.. 38: Ethanol vapor-liquid interfacial tension. Interfacial tension was calculated using these coefficients in