• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO / REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO / REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Itapecerica da Serra, 17 de outubro de 2016.

CIRCULAR Nº 25/2016

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...”.

(Rubem Alves)

Solicito especial atenção e cumprimento das demandas conforme segue.

Atenciosamente

Reinaldo Inácio de Lima Dirigente Regional de Ensino

LEVANTAMENTO DE QUANTITATIVO DE CONJUNTO DE ALUNO PARA REMANEJAMENTO

A fim de evitar o pedido indevido de mobiliário, o acúmulo de conjuntos de aluno excedentes em condições de uso nas unidades escolares, solicitamos o preenchimento do formulário online impreterivelmente até o dia 31/10/2016. O formulário visa verificar o quantitativo de conjuntos de aluno em CONDIÇÕES DE USO para remanejamento entre as unidades escolares.

(2)

Página 2 de 23 Salientamos que o transporte é de responsabilidade da unidade interessada e que realizado o remanejamento é necessário encaminhar a relação dos números patrimoniais a esse Núcleo de Administração para regularização do inventário.

ZELADORIA

Srs. Diretores, em hipótese alguma a zeladoria da unidade escolar poderá ser ocupada sem a devida publicação da Portaria do Dirigente Regional de Ensino no Diário Oficial do Estado (DOE). E a vistoria, em se tratando de nova ocupação só poderá ser realizada com imóvel desocupado.

Maiores orientações em relação à vistoria deverão ser tratadas com o NOM. Em relação às documentações necessárias para montagem do expediente acessar:

http://deitapecerica.educacao.sp.gov.br/Paginas/estrutura/caf/nad/zeladoria.aspx De acordo com a RESOLUÇÃO SE Nº 23, DE 18 DE ABRIL DE 2013 que dispõe sobre a ocupação de dependências próprias de zeladoria nas unidades escolares da rede estadual de ensino, solicitamos especial atenção:

Artigo 1º - As dependências próprias destinadas à zeladoria nas escolas estaduais serão ocupadas por servidor público, preferencialmente da mesma unidade escolar, por indicação do respectivo diretor da escola.

Artigo 2º - A autorização para ocupação de dependências próprias de zeladoria dar-se-á por meio de Portaria do Dirigente Regional de Ensino, a ser publicada no Diário Oficial do Estado, e por assinatura dos termos de autorização de uso do imóvel e de compromisso, na conformidade dos modelos constantes dos Anexos I e II, respectivamente, que integram a presente resolução.

Artigo 4º - A cada dois anos a autorização será concedida mediante Portaria do Dirigente Regional de Ensino, por proposta do diretor da escola, ouvido o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres.

Artigo 8º - INCISO V - Providenciar, por intermédio do Núcleo de Obras do Centro Administrativo e Financeiro, a vistoria das instalações da zeladoria e

(3)

elaborar laudo que ateste as condições de habitabilidade do imóvel, a cada período ou por ocasião de nova ocupação.

TRANSPORTE ESCOLAR EDUCACENSO

Informamos a todas as unidades escolares, que o Transporte Escolar – Sistema Educacenso - já foi revisto, sendo assim, as mesmas devem realizar a conferência dos demais itens e efetuar o FECHAMENTO no CPF do Diretor de Escola, conforme previsto na orientação.

GDAE ANO LETIVO 2015

Solicitamos especial atenção à publicação de concluintes referente ao ANO LETIVO DE 2015.

Segue abaixo a tabela com dados desta Diretoria de Ensino, na data de 13/10/2016: TOTAL D.E. NS NR NV FALTAM PUBLICAR 391 84 206 681 Legenda:

NS - Não Selecionados (Secretário) NR - Não Ratificados (Diretor) NV - Não Validados (Supervisor)

Como observamos acima, restam publicar 681 alunos concluintes do ANO DE 2015 para publicar.

GDAE 1º SEMESTRE 2016

Solicitamos especial atenção à publicação de concluintes referente ao 1º SEMESTRE DE 2016.

(4)

Página 4 de 23 Segue abaixo a tabela com dados desta Diretoria de Ensino, na data de 06/10/2016: TOTAL D.E. NS NR NV FALTAM PUBLICAR 94 05 86 185 Legenda:

NS - Não Selecionados (Secretário) NR - Não Ratificados (Diretor) NV - Não Validados (Supervisor)

Como observamos acima, restam publicar 185 (cento oitenta e cinco) alunos concluintes do 1º Semestre 2016.

FORMULÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS SALAS DO ACESSA

Visando um melhor atendimento estamos encaminhamos link do formulário para preenchimento e acompanhamento do funcionamento das salas do Acessa Escola, pedimos que todas as Unidades Escolares preencham o formulário até dia 21/10/2016.

Link: https://goo.gl/forms/nq9NikgsB1uTThnH3

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA NO SISTEMA CADASTRO DE ALUNOS DOS CANDIDATOS PARA 1º ANO, 6º ANO E 1ª SÉRIE DO ENSINO

Conforme previsto nos cronogramas das Resoluções SE 45/2016 e 46/2016, o período de Matrícula Antecipada dos alunos para o 1º Ano do Ensino Fundamental, 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio se encontra em andamento.

NRM - NÚCLEO DE GESTÃO DA REDE ESCOLAR E MATRÍCULA

NIT - NÚCLEO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA

(5)

As listas nominais já foram encaminhadas as Unidades Escolares via Núcleo de Administração (PROTOCOLO).

Solicitamos o empenho de todos para atendimento deste cronograma.

(6)

Página 6 de 23 ABERTURA DA PLATAFORMA EDUCACENSO

Informamos que a plataforma do Censo Escolar se encontra disponível para verificações e correções.

Lembramos que é imprescindível que as escolas façam as devidas verificações e correções, se necessário, garantindo assim a fidedignidade dos dados informados, tendo em vista que são referenciais para:

 Elaboração de análises e planejamento do sistema educacional dos Estados, Municípios e do País;

 Repasse de recursos financeiros para a educação como o FUNDEB, PNAE, PNATE, PDDE, entre outros;

 Composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB  Avaliações do Governo Federal como o ENEM, SAEB E PROVA BRASIL.

As Unidades Escolares terão 20 dias corridos para a realização das conferências e correções necessárias, diretamente no Sistema Educacenso disponibilizado pelo INEP/MEC no site http://censobasico.inep.gov.br.

Sendo assim as Escolas deverão realizar os procedimentos até: 24/10/2016. Ressaltamos que neste momento os gestores escolares além da conferência dos Relatórios devem acessar o “Módulo de Confirmação de Matrícula” para verificar e corrigir as inconsistências encontradas nas informações dos alunos com mais de um vínculo de escolarização, fato que pode acarretar a exclusão das matrículas posteriormente pelo Inep (Portaria nº 235, de 04 de agosto de 2011). As matrículas listadas nos Relatórios Gerenciais de Duplicidade de Vínculo de Escolarização devem ser obrigatoriamente, “confirmadas ou desconsideradas”.

Lembramos ainda que a data de referência do Censo Escolar 2016 foi a última quarta-feira do mês de maio (25/05/2016) e, portanto, todas as informações são pertinentes a essa data. As transferências recebidas pela escola após o dia 25/05/16 não deverão ser incluídas no Sistema Educacenso.

(7)

Contamos com a atenção e cuidado de todas as unidades escolares a este procedimento para garantir a fidelidade das informações prestadas, bem como atender os prazos de análise e execução.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA: EDUCACENSO 1ª ETAPA DE VERIFICAÇÕES E CORREÇÕES 2016

De 21/09/16 a 22/09/16 foi realizada a Orientação Técnica: Educacenso 1ª Etapa de Verificações e Correções 2016 com as escolas estaduais.

Disponibilizamos anexo os materiais utilizados nesta O.T, para estudo e conferência. Ressaltamos a importância de todos os envolvidos neste procedimento serem devidamente orientados quanto aos registros e alterações na Plataforma Educacenso, e que todos tenham acesso ao material de apoio.

CONSULTA AOS ALUNOS EM CONTINUIDADE DE ESTUDOS

Informo que de 19/10 a 31/10, ocorre o período de Consulta aos alunos em continuidade de estudos sobre a confirmação de interesse em permanecer na rede pública de ensino, precedida de atualização dos endereços cadastrais dos candidatos.

(8)

Página 8 de 23 PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS FORA DA ESCOLA Informamos que de 03/10 a 31/10 ocorre o período de Inscrição e Cadastramento no Sistema Cadastro de Alunos, para os candidatos que se encontram fora da rede pública em 2016 e desejam ingressar na mesma em 2017.

(9)

Para inscrever candidatos ao Ensino Fundamental a Unidade Escolar deve utilizar a opção 5.5.

1 - INSCREVER ALUNO FORA DA REDE PUBLICA - SEM R.A.

2 - INSCREVER ALUNO FORA DA REDE PUBLICA - COM R.A.

Para inscrever candidatos ao Ensino Médio a Unidade Escolar deve utilizar a opção 5.6.

1 - INSCREVER ALUNO NO ENSINO MEDIO - SEM R.A.

2 - INSCREVER ALUNO NO ENSINO MEDIO - COM R.A.

Ressaltamos que toda Escola é um posto de Inscrição e Cadastramento, sendo assim os interessados devem ser atendidos e orientados em qualquer Unidade Escolar que procurem.

(10)

Página 10 de 23 DIVULGAÇÃO PROGRAMA MATRÍCULA ANTECIPADA E CHAMADA ESCOLAR – ANO 2017

Informamos que houve atraso na distribuição dos cartazes do Programa de Matrícula Antecipada e Chamada Escolar – Ano 2017 – ainda sem previsão de entrega.

Dada à importância do referido Programa, solicitamos que sejam empregados todos os meios de comunicação disponíveis, a fim de tornar efetiva a divulgação do período de inscrições – de 3 a 31 de outubro de 2016 e após 16 de novembro – aos interessados.

Caso a escola possua rede social, sugerimos que publique a informação e o banner na mesma. Caso a Escola tenha condições de imprimir alguns cartazes, sugerimos que imprimam e divulguem na UE. Caso seja possível divulgar ao corpo docente e discente através dos recursos que a Unidade tiver disponível, solicitamos que assim o façam. Encaminhamos cartaz anexo.

Quando os cartazes forem entregues, encaminharemos as Unidades Escolares.

ACOMPANHAMENTO DE MATRÍCULA REFERENTE AO ANO LETIVO DE 2016

Visando o atendimento imediato da demanda inscrita, principalmente para o segundo semestre, solicitamos a análise do Relatório de Acompanhamento da Matrícula – 2016 que segue:

ALUNOS FORA REDE ESTADUAL/ INSCRITOS POR TRANSFERÊNCIA

EE EF - Regular EF - EJA EM - Regular EM - EJA TRANSFERÊNCIA Alexandre Rodrigues Nogueira 15

Donizetti Aparecido Leite 3

Eliana Fischer Bambi Delfino

Pinto 1

Jardim Jacira 3 44 68

João Baptista de Oliveira 1 60

Júlia de Castro Carneiro 1 4 1 1 1

(11)

Lúcia Akemi Miya 1

Maria André Schunck 1

Mário Francisco de Amorim 1

Olívia de Faria Nogueira 1

Pedra Branca 1

Sebastião de Moraes

Cardoso 22

Sophia Maria Januária

Amaral 2

Total 7 48 3 169 6

Data Base: 13/10/2016 Fonte: Sistema Cadastro de Alunos (SCA)

O acompanhamento pelo Sistema de Cadastro de Alunos, para que sejam tomadas providências imediatas, deve ser feito diariamente nas opções disponíveis, inclusive para as situações de transferência.

14.5.7 CONSULTAR ALUNOS INSCRITOS NO EF - POR ESCOLA/DIRETORIA

14.6.7 CONSULTAR ALUNOS INSCRITOS NO EM - POR ESCOLA/DIRETORIA

14.7.8 CONSULTAR INSCRICAO POR DESLOC./TRANSF./INTENCAO DE TRANSF.

Qualquer dúvida, entrem em contato com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula (NRM) pelo telefone: (11) 4668-9811.

FECHAMENTO (NOTAS E FALTAS) 3º BIMESTRE

Considerando o contido no Artigo 2º da Resolução SE Nº 36, de 25-5-2016, salientamos a necessidade de “assegurar que os dados de frequência e os resultados de avaliações internas bimestrais e finais dos alunos estejam sistematicamente disponibilizados, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contados a partir da data de encerramento do bimestre, para viabilizar a consulta

NVE - NÚCLEO DE VIDA ESCOLAR

(12)

Página 12 de 23 online das notas e da frequência dos alunos, por meio do Boletim Escolar do Aluno, e/ou a entrega do boletim impresso, aos pais/responsáveis”.

Solicitamos a colaboração dos senhores Diretor de Escola, Vice Diretor de Escola, Gerente de Organização Escolar e Agente de Organização Escolar quanto à finalização do referido fechamento. Lembrando que havendo o encerramento para o professor digitar os senhores realizarão essa ação nos seus referidos perfis (caso EJA 1º semestre, também).

Seguir as orientações contidas no Manual Regras de Lançamento de Notas e Frequência.

Observação: Turmas de ACD não digitar notas, apenas frequência.

Fiquem atentos! É muito importante que a escola realize a digitação do fechamento e a parametrização do boletim, para que os responsáveis e os alunos consigam acessar o Boletim Escolar.

Segue abaixo o levantamento das pendências feito no sistema SED no dia 13/10/16, pelo CIE/NVE ITS.

Itapecerica da Serra

E.E. FECHAMENTO DE NOTAS

3º BIMESTRE / PENDENTE

1. Abrahão de Moraes - Prof. 03 Turmas Ensino Regular 2. Angenor de Oliveira – Poeta 01 Turma Ensino Regular 3. Antônio Florentino 02 Turmas ACD

01 Turma Ensino Regular 4. Asa Branca da Serra 02 Turmas ACD

28 Turmas Ensino Regular 5. Asdrúbal do N. Queiroz - Prof. 06 Turmas ACD

16 Turmas Ensino Regular 6. Bairro Itaquaciara 02 Turmas Ensino Regular 7. Benevides Beraldo – Comendador 08 Turmas Ensino Regular; 8. Carlos Alberto Pereira 07 Turmas Ensino Regular; 9. Eduardo Roberto Daher 11 Turmas Ensino Regular; 10. Eurico Silva Bastos - Prof. Dr. 06 Turmas Ensino Regular; 11. Gertrudes Eder 01 Turma ACD;

31 Turmas Ensino Regular; 12. Instituto Maria Imaculada 07 Turmas;

(13)

13. Isabel a Redentora 04 Turmas EJA 1º semestre; 14. Jardim do Carmo 12 Turmas Ensino Regular; 15. Jardim Jacira

11 Turmas EJA 1º semestre; 11 Turmas EJA 2º semestre; 22 Turmas Ensino Regular; 16. Jardim Montesano 02 Turmas ACD;

08 Turmas Ensino Regular; 17. João Baptista de Oliveira

03 Turmas ACD; 10 Turmas EJA 1º semestre; 06 Turmas EJA 2º semestre; 14 Turmas Ensino Regular; 18. Joaquim Fernando P. de Barros Neto 25 Turmas Ensino Regular; 19. José Silveira da Motta – Prof. 5 Turmas Ensino Regular; 20. Julia de Castro Carneiro

02 Turmas ACD; 07 Turmas EJA 1º semestre; 06 Turmas EJA 2º semestre; 35 Turmas Ensino Regular; 21. Leda Felice Ferreira – Profª 03 Turmas Ensino Regular; 22. Lucia Akemi Miya – Profª.

01 Turma EJA 1º semester; 01 Turma EJA 2º semester; 17 Turmas Ensino Regular; 23. Maria Olímpia de Souza Queiroz

Maciel SEM PENDÊNCIAS;

24. Massako Higashioka – Profª.

SEM PENDÊNCIAS; 25. Matilde Maria Cremm 02 Turmas ACD;

07 Turmas Ensino Regular; 26. Natércia C.de Moraes Pedro – Profª

03 Turmas ACD; 01 Turma EJA 1º semestre; 10 Turmas Ensino Regular; 27. Paulo de Castro Ferreira Jr. Jorn.

SEM PENDÊNCIAS; 28. Porcino Rodrigues – Prof. 23 Turmas Ensino Regular; 29. Salvador de Leone

SEM PENDÊNCIAS; 30. Sebastião de Moraes Cardoso

06 Turmas EJA 1º Semestre; 06 Turmas EJA 2º semestre; 17 Turmas Ensino Regular; 31. Sophia Maria Januária Amaral

08 Turmas EJA 1º semestre; 08 Turmas EJA 2º semestre; 14 Turmas Ensino Regular;

(14)

Página 14 de 23 Embu Guaçu

E.E. FECHAMENTO DE NOTAS 3º

BIMESTRE / PENDENTE

1. Alexandre Rodrigues Nogueira 08 Turmas EJA - 1º semestre; 2. Bairro Boa Vista 04 Turmas Ensino Regular; 3. Chácara Flórida II SEM PENDÊNCIAS; 4.

Donizetti Aparecido Leite Prof.

01 Turma ACD;

03 Turmas EJA 1º semestre; 03 Turmas EJA 2º semestre; 35 Turmas Ensino Regular; 5. Francisco de Paula Teixeira SEM PENDÊNCIAS; 6. Hélio Luiz Dobrochinski - Prof. 09 Turmas Ensino Regular; 7. Jardim Campestre 05 Turmas Ensino Regular; 8. Jardim Silvânia SEM PENDÊNCIAS; 9. João Ortiz Rodrigues SEM PENDÊNCIAS; 10. Joaquim Mendes Feliz 03 Turmas Ensino Regular; 11. Leonice de Aquino Oliveira 02 Turmas ACD; 12. Levi Pereira Martins Prof. 03 Turmas Ensino Regular; 13. Loris Nassif Mattar – Profª 07 Turmas Ensino Regular; 14. Luiz Schunck SEM PENDÊNCIAS; 15. Maria André Schunck – Dona 02 Turmas ACD;

23 Turmas Ensino Regular; 16. Mário Francisco de Amorim 05 Turmas ACD; 17. Neide Celestina de Oliveira 04 Turmas Ensino Regular; 18.

Olivia de Faria Nogueira

03 Turmas de ACD; 07 Turmas Ensino Regular; 19. Paschoal Carlos Magno SEM PENDÊNCIAS; 20. Pedro Villas Boas de Souza – Dom SEM PENDÊNCIAS;

Juquitiba

E.E. FECHAMENTO DE NOTAS 3º

BIMESTRE / PENDENTE

1. Bairro da Palmeirinha 09 Turmas Ensino Regular; 2. Bairro das Palmeiras SEM PENDÊNCIAS; 3. Bairro dos Barnabés 21 Turmas Ensino Regular 4. Bairro do Vitalino SEM PENDÊNCIAS; 5. Bairro Nossa Senhora da Conceição SEM PENDÊNCIAS; 6. Eliana Fischer Bambi Delfino Pinto –

Profª

05 Turmas ACD; 02 Turmas Ensino Regular;

(15)

7. Jorge Nino Soares – Prof. 08 Turmas Ensino Regular; 8. Oredo Rodrigues da Cruz 07 Turmas EJA 1º semestre;

06 Turmas EJA 2º semestre; 32 Turmas Ensino Regular; 9. Pedra Branca SEM PENDÊNCIAS; 10. Recanto das Orquídeas SEM PENDÊNCIAS;

São Lourenço da Serra

E.E. FECHAMENTO DE NOTAS 3º

BIMESTRE / PENDENTE

1.

André Franco Montoro – Gov. 11 Turmas Ensino Regular; 04 Turmas ACD; 2. Antônio Baldusco – Prefeito 10 Turmas;

3.

Marianinha Queiroz – Profª. 06 Turmas EJA 1º semestre; 05 Turmas EJA 2º semestre; 22 Turmas Ensino Regular.

ESTÁGIO PROBATÓRIO/QM

Senhores Diretores de Escola e Membros da Comissão de Avaliação do Estágio Probatório da Unidade Escolar.

Salientamos que os ingressantes de 2014 que não tiveram suspensão da contagem de tempo para a avaliação, conforme casos explicitados pelo art. 5º do Decreto 52.344/2007 tiveram suas avaliações finalizadas a partir de agosto deste ano. Lembramos que o período de avaliação é de 304 dias de efetivo exercício em cada etapa (são 03 etapas), totalizando 912 dias, onde a Comissão da Unidade Escolar deverá dar um parecer final (anexo V). Após o encerramento deste período e da ciência do interessado, deverá ser encaminhada uma cópia do expediente para Diretoria de Ensino para ser autuado e finalizado pela Comissão da Diretoria de Ensino. A cada avaliação realizada no sistema GDAE- Estágio Probatório, o professor deverá informar “ciência” no sistema para finalização total.

O expediente deverá ser organizado da seguinte maneira:

NAP - NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

(16)

Página 16 de 23 Anexo I - apenas um por expediente, caso o professor tenha removido deverá ser preenchido outro com a alteração;

Etapa 1- anexo I, II, III e IV; Etapa 2- anexo I, II, III e IV; Etapa 3- anexo I, II, III e IV;

Anexo V - com parecer conclusivo (favorável ou não a manutenção do servidor) da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Unidade Escolar.

Caso tenha algum registro que a escola queira encaminhar a Comissão da Diretoria de Ensino, deverá anexar no final. Todos os anexos citados devem ser em acordo com as orientações da Res. SE 66/2008 e podem ser os impressos do GDAE – Estágio Probatório, posteriormente, deve ser assinado pelo Diretor, Comissão da Escola e Avaliado.

De acordo com o CGRH o sistema do Estágio Probatório do QM passou por inovações, mas persiste o erro no ícone “Comissão”. Assim que estiver liberado, será informado as Unidades Escolares.

OBSERVAÇÃO:

O integrante do Quadro do Magistério em Estágio Probatório que não corresponder a quaisquer dos requisitos estabelecidos pelo art. 3º do Decreto nº 52.344/07, poderá ser EXONERADO do cargo, no interesse do serviço público, a qualquer momento, mediante processo administrativo, assegurando-lhe o direito ao contraditório e ampla defesa, que deverá ser concluído no prazo de 30 dias da apresentação da defesa, sem prejuízo da aplicação das penas disciplinares previstas no art. 251 da Lei nº 10.261/68. Os casos omissos serão decididos pela Chefia de Gabinete da Secretaria da Educação.

(17)

REITERAMOS SOLICITAÇÃO DE ENCAMINHAMENTO DE DOCUMENTOS PERTINENTES AS SEGUINTES ESCOLAS:

Interessada: SALETE B. E. BURGHI UE : EE PORCINO RODRIGUES

Solicitamos encaminhamento do AF ou FICHA 100 DE 96 A 97 reiterando solicitação realizada em 16/06/2016.

Interessada: RAQUEL DE F. ROSA UE: EE JARDIM JACIRA

Solicitamos encaminhamento do PRONTUÁRIO reiterando solicitação realizada em 20/06/2016.

Fichas 100 Judivan J. Lopes, reiterando solicitações da Circular nº 19/2016 e e-mail encaminhado em 26/09/2016 conforme segue:

EE. Profª Marianinha Queiroz Período: 01/03/1990 a 14/02/1991; Período: 22/02/1991 a 10/02/1992; Período: 20/03/1997 – Eventuais; Período: 19/02/1998 a 08/02/1999; Período: 11/02/1999 a 07/02/2000; Período: 09/02/2001 a 04/02/2002; Período: 04/02/2002 a 08/02/2004; Período: 31/01/2006 a 30/01/2009; EE. Governador Franco Montoro Período: 09/02/2004 a 05/10/2004;

(18)

Página 18 de 23 #APRENDERPARAPREVENIR

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) por meio de diversas parcerias está promovendo uma campanha relâmpago #AprenderParaPrevenir, com o tema “Educação em redução de riscos e desastres”. Com os objetivos de promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos e Desastres no âmbito das comunidades escolares, mobilizar as escolas para a data internacional da redução do risco de desastres naturais (13/outubro) e incentivar ações educativas voltadas à prevenção de riscos de desastres socioambientais, além de mapear projetos e práticas pedagógicas realizadas na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Acesse o Guia de Orientações:

(https://drive.google.com/file/d/0B9F_IOH31NjXRVpvaDZyZ1R5Uk9NY3VRMGd 2RGw2d3pURmEw/view?usp=sharing) e o banner da campanha:

(https://drive.google.com/file/d/0B9F_IOH31NjXOWtwR2VKa2theUhURW5xOXh Ca2JBZi1DcXJn/view?usp=sharing) disponíveis nos links.

Para mais informações:

Site da campanha: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir/ e Site

Cemaden: http://educacao.cemaden.gov.br/.

ALÉM DA SALA DE AULA

Considerando a necessidade de acompanhar, de forma constante, a situação da infraestrutura da Rede Estadual de Ensino, lançamos mais essa pesquisa.

O tema horta escolar é de grande relevância para a Educação, pois além de ser um laboratório vivo que une teoria e prática de forma contextualizada, contribui para formação de bons hábitos alimentares.

(19)

Entendemos que diversas regiões possuem iniciativas nesse sentido de maneira descentralizada. Solicitamos aos senhores que preencham esse breve questionário, disponível na plataforma SED. O tempo estimado de preenchimento é de menos de 2 minutos e ela está disponível para os perfis de Diretor, Vice-Diretor e GOE. Para acessá-la, faça login na SED e acesse o menu “Serviços” > “Horta Escolar”. Disponibilizamos um passo-a-passo anexo para auxiliá-los.

Adicionalmente, caso a sua escola ainda não tenha respondido a pesquisa sobre Atualização de Serviços, destacamos que ela continua disponível e reiteramos o pedido de preenchimento. Ela é fundamental para a avaliação de qualidade da estrutura ofertada pelos prédios escolares. Encaminhamos tutorial anexo sobre essa pesquisa, também disponível para os mesmos perfis na plataforma SED, dentro do menu “Serviços” > ”Cadastro de Serviço”.

Segue no anexo e o link do tutorial para facilitar o preenchimento da pesquisa. Tutorial Pesquisa Horta Escolar

Tutorial Pesquisa Atualização de Serviços da Escola RELATÓRIO ANUAL DAS TURMAS DE ACD

Senhores Dirigentes Regionais de Ensino, Diretores e Professores de Educação Física.

Para cumprir o que determina a Resolução SE nº 4, de 15-01-2016 e com vistas ao próximo processo de atribuição de aulas inclusive de Atividades Curriculares Desportivas, seguem as orientações para o preenchimento do relatório anual das turmas ACD.

INSTRUÇÕES:

1 - O professor de Educação Física deverá preencher um relatório para cada Turma de ACD (até 28-10-2016) e entregá-lo para a Direção da Escola que se encarregará de agendar uma Reunião com o Conselho de Escola, (a ser realizada preferencialmente entre 01 a 07-11-2016) para que seja feita uma análise de todos os relatórios e redigida uma ATA com a manifestação individual

(20)

Página 20 de 23 sobre cada uma das turmas de ACD, (com relação à sua manutenção ou interrupção, devendo constar na ATA, inclusive manifestação sobre as turmas existentes na Escola que eventualmente não possuam relatório).

2 – O diretor deverá entregar na D.E, até 10-11-16, o conjunto de relatórios das Turmas de ACD de sua Escola, acompanhado das cópias das relações nominais atualizadas de cada turma, expedidas pelo sistema de cadastro de alunos, mais a cópia da ATA do Conselho de Escola (Na ATA deve constar todas as informações pertinentes).

3- As Escolas deverão aguardar orientação que será realizada pelo Núcleo de Matrícula (NRM) após HOMOLOGAÇÃO e posteriormente COLETAR no Sistema (GDAE), para atribuição em 2017, todas as turmas de ACD MANTIDAS pelo Conselho de Escola e matricular os alunos nas mesmas, a partir de 23-11-2016 até 02-12-23-11-2016,

Devemos lembrar que o horário das aulas é DEFINITIVO PARA O ANO DE 2017 não podendo ter alteração, pois o Conselho de Escola opta por manter e já definem os horários.

Segue no anexo: Modelo da lista de Alunos, Relatório 2016, Modelo de Cronograma de Aula

SARESP

Caros Diretores,

De acordo com a Resolução SEE 49/2016 segue link com a planilha para a elaboração da troca de Professores entre as unidades escolares para a aplicação do SARESP 2016:

Solicitamos a entrega da planilha via protocolo aos cuidados da Supervisora Luciane até o dia 03/11/2016.

(21)

Resolução SEE 49/2016- Dispõe sobre a aplicação de provas relativas ao sistema de avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP - 2016

Artigo 6º - As provas serão aplicadas na seguinte conformidade:

I – nas classes de 3º ano do ensino fundamental, por professores de 1º, de 2º ou de 3º ano do ensino fundamental, da própria escola, em turmas diversas daquelas nas quais lecionam;

II – nas classes dos demais anos/série do ensino fundamental e do ensino médio, por professores de outras escolas, observado o Plano de Aplicação das Provas, elaborado pelas Diretorias de Ensino.

§ 1º – Os professores aplicadores de provas, de que trata o inciso II deste artigo, quando pertencentes às redes estaduais ou municipais, serão convocados pelas respectivas autoridades educacionais de competência, mediante ato de convocação que deverá conter a indicação da unidade escolar em que cada um irá atuar.

PROJETO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO Prezado gremista,

Ao longo de 2016, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) de São Paulo tem desenvolvido inúmeras ações para fortalecimento dos grêmios estudantis.

Hoje, mais de 90% das escolas públicas estaduais paulistas têm grêmio eleito pelos estudantes. As eleições, neste ano, mobilizaram mais de 3 milhões de alunos. Se esse número correspondesse aos eleitores de uma cidade, a SEE seria a segunda maior do estado de São Paulo.

Cursos de formação para as lideranças, com foco em temas como “democracia”, “diálogo” e “construção de consensos” estão sendo desenvolvidos. E até 2017, uma nova legislação sobre os grêmios será construída, de maneira 100% participativa, de modo que este espaço se torne ainda mais relevante para o debate acerca da Educação brasileira.

(22)

Página 22 de 23 Durante todas essas transformações, é importante que o grêmio continue sendo um porta-voz do interesse dos estudantes.

Para tanto, é indispensável que ele seja um protagonista do esclarecimento, em prol da coletividade que representa. Buscar a informação na fonte, compreendê-la e levá-compreendê-la para discussão com o objetivo de melhorar a Educação é um de suas missões.

No processo de formação do cidadão do futuro, todos os temas podem e devem ser discutidos, em articulação com todos os atores da comunidade escolar. Uma pauta do momento é a discussão das possíveis mudanças do Ensino Médio. Esta etapa da Educação Básica, que na rede estadual paulista atende 1,5 milhão de alunos, é um dos grandes desafios da educação brasileira. Rever o modelo de Ensino Médio, com foco na maior flexibilidade do currículo, é imprescindível.

Por se tratar de uma rede complexa e que abrange 645 municípios, o próximo ano será de análise. Nada será mudado sem que antes aconteça um amplo diálogo com dirigentes, diretores, professores e os estudantes. Esse é o ponto de partida da questão, cabendo à SEE informar também que:

a) O currículo do Ensino Médio não será alterado;

b) A carga horária diária das escolas regulares segue a mesma;

c) O processo de atribuição de aulas/classes para os professores continua igual ao adotado pela rede no ano passado. O cadastro online deve ser feito obrigatoriamente pelos docentes efetivos e temporários;

d) A matrícula antecipada de novos alunos que queiram cursar o Ensino Médio na rede estadual em 2017 já está aberta. O prazo vai até 31 de outubro e não há alterações no cadastro presencial em qualquer escola da rede;

e) Os alunos da 3ª série do Ensino Médio participarão normalmente das provas do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do

(23)

Estado de São Paulo). O exame neste ano está marcado para os dias 29 e 30 de novembro.

A SEE continua à disposição para escutá-los. Políticas públicas mais legítimas passam por sua construção colaborativa e participativa.

Abraços,

Equipe Gestão Democrática da Educação

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Imediatamente após o transplante de medula, os antibióticos e os antifúngicos necessários durante a aplasia, os narcóticos utilizados para tratar a mucosité, os

1 – Documentou-se a existência de um pequeno monumento megalítico, integralmente construído com monólitos de grauvaque, situável nos finais do IV milénio a.C., provido

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Parágrafo Quinto - Caso, a qualquer momento, as características do Fundo Investido sofram alterações que impliquem em mudança das condições do FUNDO descritas

Este artigo parte de um contexto de mudança de paradigma no que diz respeito ao arquivo, assim como da emergência de novas formas de experimentar a memória através da arte do

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to