• Nenhum resultado encontrado

Jornal. Nosso. Literatura, Música, Artes e Dança agitaram a semana literária PÁGINA 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jornal. Nosso. Literatura, Música, Artes e Dança agitaram a semana literária PÁGINA 1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PÁGINA 1 COLÉGIO SANTO IVO

Nosso

Jornal

Literatura, Música, Artes e Dança

agitaram a semana literária 2010.

PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com

(2)

PÁGINA 2 COLÉGIO SANTO IVO

N

ossa proposta pedagógica

vai muito além da sala de aula. Nosso compromisso diário em formar cidadãos responsáveis, solidários e éticos faz com que os nossos alunos vivenciam experiên-cias diferenciadas. Uma delas é a Ação Lapa.

A Ação Lapa é um movimento da sociedade civil, que reúne insti-tuições do bairro e a subprefeitura da Lapa. Juntos, este movimento tem como objetivo realizar

proje-tos para a toda a comunidade da região, através de ações como: orientação jurídi-ca, eventos que despertam a consciência ecológica e ações que visam melhorar a vida das famílias carentes da Lapa. Nós, do colégio Santo Ivo, não pode-ríamos ficar indiferentes a Ação Lapa e nos tornamos parceiros deste movimento. Um grupo de alunos do nono ao terceiro ano do Ensino Médio resolveu abraçar essa causa. São cerca 20 estudantes que se reúnem todas as terças-feiras para pla-nejar e organizar ações solidárias.

Quinzenalmente, por exemplo, esse grupo de alunos recebe as crianças do lar Cantinho que Encontrei e realizam um roteiro de atividades: como apoio pe-dagógico e brincadeiras. O melhor de tudo isso, é compartilhar experiências afeti-vas que nos tornam pessoas comprometidas com o outro.

Não à Diferença

equipe de voluntariado

PÁGINA 2 COLÉGIO SANTO IVO

nejar e organizar ações solidárias.

Study Vacation

(3)

PÁGINA 3 COLÉGIO SANTO IVO

Muito além de complementar o trabalho pedagógico realizado em sala de aula, o estudo do meio é um caminho para a conscientização sobre a responsabilidade e o compromisso social no sentido de preservar o bem estar individual e cole-tivo.

Para que esta intenção se concre-tize, ensinamos nossos alunos a verem, a conhecerem, a valorizarem, a respeitarem e a entenderem a teia de interdependên-cia entre o sujeito e o ambiente em que está inserido. Acreditamos que com este aprendizado serão capazes de se posicio-narem e agirem com responsabilidade.

cidades historicas

(4)

PÁGINA 4 COLÉGIO SANTO IVO Durante o mês de junho, aconteceu a II Semana Literária em nosso colégio.

Além da tradicional Feira de Livros, os alunos participaram de várias atividades ligadas à literatura, dança, música e artes plásticas neste evento cultural. Na abertura da semana, os alunos foram surpreendidos com músicas e poemas de Fernando Pessoa,

Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, entoados pelos atores Henrique Atayde, Gabriel e João. Ontem, os alunos do Fundamental II foram envolvidos por uma outra linguagem cultural: a dança circular. Dirigidos pela professora Débora, tiveram a oportunidade de conhecer a dança judaica, grega, brasileira e alemã. Os alunos do Fundamental I ouviram diversas histórias de nossa cultura com a contadora Andréa.

Hoje, teremos a nossa famosa e inesquecível Parada Literária. A escola inteira parará durante 50 minutos para uma boa leitura. Na 5ª feira, será o momento de valorizar a arte plástica.

Encerraremos a semana com a apresentação dos talentos de nossos alunos.

(5)

PÁGINA 5 COLÉGIO SANTO IVO

Além da tradicional Feira de Livros, os alunos participaram de várias atividades ligadas à literatura, dança, música e artes plásticas neste evento cultural.

(6)

PÁGINA 6 COLÉGIO SANTO IVO Há alguns anos o Colégio Santo Ivo realiza

anual-mente palestras informativas, visitas às faculdades e o evento “manhã profissional”, atividades que colocam os alunos em contato com diversos profis-sionais, a fim de esclarecer dúvidas relacionadas às carreiras de interesse.

Ao participar do treinamento de Orientação Profis-sional, Empregabilidade e Empreendedorismo com o Prof. Leo Fraiman percebi a necessidade de um trabalho de Orientação Profissional mais presente no dia-a-dia do aluno. Assim, neste ano iniciei a utiliza-ção do método OPEE; as aulas acontecem uma vez por semana dentro da grade horária com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensi-no Médio.

O maior desafio, nestes momentos, é mostrar que cada um tem o seu espaço, que precisamos seguir os nossos sonhos , ser persistentes nos ideais .O autoco-nhecimento e o coautoco-nhecimento do mundo que cerca o jovem oferecem condições para tomar decisões

cons-cientes e responsáveis, equilíbrio necessário para organizar o seu projeto de vida e sua escolha profis-sional de maneira madura para conquistar assim, sua realização como ser humano.

Meu objetivo com este trabalho é orientar o aluno de maneira que perceba seus interesses, talentos e com-petências necessárias para uma escolha profissional correta, que lhe traga futuramente momentos de realização pessoal, felicidade e satisfação. Preparar jovens proativos que se sintam realizados em fazer a diferença na sua carreira. Que cheguem ao final do Ensino Médio mais tranqüilos e menos angustiados com a escolha feita, que percebam que o mundo está em constante mudança e que sua opção poderá não ser definitiva, podendo tomar caminhos diferentes dos planejados inicialmente, mas a atitude persisten-te a tornará acertada.

Em um ano de copa do mundo, preparar esses alunos para a vitória e tão gratificante quando vê-los se tornar verdadeiros campeões.

ATITUDE E PERSISTÊNCIA NO PREPARO PARA A VITÓRIA

Emtrevista extraida da revista Orientador-Fev. 2010

jovem oferecem condições para tomar decisões cons- tornar verdadeiros campeões.

Ano XVIII N º 32 Informativo Anual, dirigido aos alunos do Colégio Santo Ivo. Editores : Direção, coordenação, professores e alunos.

Editoração : Departamento de Informática.

Agradecimento : Jornal da Gente (fotos e textos cedidos). SANTOIVO.COM.BR

Sede : R. Duarte da Costa, 1246 Fone 3837-0566 cep 05087-000 Unidade II : R Passo da Pátria, 1705 Fone 3836-3563 cep 05085-110

(7)

PÁGINA 7 COLÉGIO SANTO IVO

Escolha

Profissional

Em junho aconteceu a 9 Manhã Profissional voltada aos alunos dos 9 anos e Ensino Médio.

Profissionais de medicina, gastronomia, direito, mu-sica, relaçoes publicas, moda, fotografia entre outros tiraram duvidas sobre os cursos e dia dia das profisso-es.

Iniciou na natação aos 2 anos e meio por indicação médica devido à bronquite e não parou mais. Aos 9 anos começou treinamento na academia que freqüen-tava, aonde ficou até 2009 quando surgiu convite para treinar no SESI.

Seus treinamentos acontecem pela manhã às 3ª, 4ª e 5ª das 5h40 às 6h50; to-das as tardes to-das 15h às 18h e aos sábados na parte da manhã, tendo o domin-go o único dia livre que aproveita para descansar. Com uma rotina rígida para os treinamentos Lucas aproveita ao máximo as aulas no período da manhã se dedicando aos estudos e tarefas após o almoço e a noite.

Como todo atleta que se preze segue uma dieta especial prescrita por uma nutricionista de sua equipe de treinamento. O último resultado alcançado foi de Campeão brasileiro de 1500 mts / 3º colocado em 400 mts em Campo Grande, além de ter conseguido nesse mesmo campeonato o troféu de melhor Índice Técnico . Para alcançar o verdadeiro sucesso Lucas tem um projeto muito bem definido, sonha em ir longe. “Meu sonho é chegar às Olimpíadas”. Futuramente quem sabe morar e treinar fora do país.

Lucas se destaca por sua dedicação tanto nos estudos quanto no esporte, tem seus objetivos muito bem defi-nidos e estruturados. Com seu dia-a-dia repleto de atividades mostra que com planejamento e organização é possível cumprir com todos os compromissos.Amadurecimento, disciplina e dedicação explicam o seu sucesso. Lucas Cortini Oliveira

Aluno do 9º ano A Ensino Fundamental

Disciplina e Dedicação

(8)

PÁGINA 8 COLÉGIO SANTO IVO

Nosso

Jornal

Literatura, Música, Artes e Dança

agitaram a semana literária 2010.

Referências

Documentos relacionados

A partir dos índices propostos pela ONU para medir o Desenvolvimento Humano e as Desigualdades de Género, será realizada uma análise da evolução da situação dos Países Africanos

indicadores socioeconómicos, bem como de cultura (literatura, cinema, música, festas populares, dança, artes), gastronomia e outros temas gerais (apresentação pessoal, saudações

Segundo a metodologia RIVED, cada grupo de trabalho, compostos por um ou dois professores da área, dois alunos de graduação do curso específico, e um aluno do curso de sistemas

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) – IPHAN/MinC Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) – IPHAN/MinC. Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)

Atualmente, as atividades ligadas as indústrias criativas, como os índices de educação e a valorização de ações culturais como a literatura, a música, a dança e o

Os alunos foram orientados previamente quanto à avaliação dos atributos aparência, odor, consistência e sabor dos dois grupos experimentais: IB (iogurte elaborado com leite

A partir da análise do modelo de semivariograma ajustado, bem como dos seus coeficientes efeito pepita, alcance e patamar, foi realizado o estudo da variabilidade espacial

Como esses fármacos repre- sentam uma importante classe de medicamentos utilizados para o controle da dor e da inflamação na clínica médica e odonto- lógica, este trabalho teve