• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Português Língua Não Materna (PLNM) Nível A 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Português Língua Não Materna (PLNM) Nível A 2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 5

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Português Língua Não Materna (PLNM) Nível A 2

Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M de 29 de julho

Prova Escrita e Prova Oral 2021 3.º Ciclo do Ensino Básico

Código da Prova: 93

1. Introdução

O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência a frequência do nível de proficiência A2 na disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), a realizar em 2021 e dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:

 Objeto de avaliação;

 Características e estrutura;

 Critérios gerais de classificação;

 Material autorizado;

 Duração.

As provas de equivalência à frequência desta disciplina têm como referencial base as Aprendizagens Essenciais relativas aos ciclos em que se inscrevem, com especial enfoque nas áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Importa ainda referir que, o grau de exigência decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critérios de classificação estão balizados, pelo Programa Curricular, adequados ao nível de proficiência a que a prova diz respeito.

De acordo com o Decreto Legislativo Regional 11/2020/M de 29 de julho, que adapta à Região Autónoma da Madeira os regimes constantes do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de Julho, alterado pela Lei nº 116/2019, de 13 de setembro e do Decreto-Lei nº 5572018, de 6 de julho, nos termos do artigo 28º e de acordo com a Despacho Normativo nº10-A/2021 (artigo 29º), aos alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem poderão ser autorizadas a aplicação de adaptações nas provas de equivalência a frequência. Estas deverão ser coerentes com o processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação interna, desenvolvida ao longo do percurso escolar e constantes nos documentos de apoio à Inclusão, aprovados em sede de Conselho Pedagógico, nomeadamente o documento de monitorização das medidas universais e no Relatório Técnico Pedagógico (medidas universais e seletivas).

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do programa da disciplina.

(2)

Página 2 de 5

2. Objeto de avaliação

1. A prova tem como objeto de avaliação as aprendizagens desenvolvidas ao longo do percurso escolar, bem como assegurar a avaliação, para todos os alunos, de uma amostra representativa do currículo de cada disciplina, conforme o disposto na Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, que procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico previstas no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei

n.º 55/2018, de 6 de julho e Decreto Legislativo Regional 11/2020/M de 29 de julho.

2. A prova de equivalência à frequência da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) incidirá

nas aprendizagens essenciais enunciadas no documento curricular que foi elaborado pelo ministério da

educação para os alunos com nível de proficiência A2 e as orientações presentes no Quadro Europeu

Comum de Referência para as Línguas – QECR e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova Escrita e Prova Oral de duração limitada.

Nas provas, são objeto de avaliação a Compreensão do oral, a Leitura, a Gramática, a Escrita e as Interação e Produção orais.

3. Características e estrutura

A prova escrita e a prova oral são cotadas para 100 pontos, respetivamente.

As provas são realizadas em dois momentos distintos. Num momento, são avaliadas a compreensão do oral, a leitura, a gramática e a escrita (componente escrita das provas); no outro, avalia-se a interação e produção orais (componente oral das provas). Os itens têm como suporte estímulos orais, escritos (textos literários e não literários) e/ou visuais.

A componente escrita das provas inclui itens de seleção (por exemplo, escolha múltipla e associação) e itens de construção (por exemplo, resposta restrita e resposta extensa).

As respostas aos itens, que avaliam cada um dos domínios, podem mobilizar aprendizagens de outros domínios.

Os domínios que constituem objeto de avaliação são os que se apresentam no quadro 1. Quadro 1 – Distribuição da cotação por domínios.

Domínio Subdomínios Cotação

(em pontos)

Prova Escrita

Compreensão do oral Texto não literário: identificação de

tópicos 12

Leitura

Identificação de temas e de ideias principais.

Explicitação de temas e de ideias principais, justificando.

(3)

Página 3 de 5 Gramática

Flexão em género e/ou número de diferentes classes de palavras.

Aplicação de pronomes / determinantes interrogativos.

Aplicação de preposições simples Flexão verbal: conjugação de verbos nos tempos simples.

21

Escrita Escrita de texto com eficácia e correção de

acordo com as instruções propostas. 30

Prova Oral

Interação oral

Avalia-se o desempenho do avaliado em atividades de interação e produção orais, que se desenvolvem em quatro

momentos: compreensão de um texto ouvido, leitura e compreensão de um excerto narrativo, compreensão

metalinguística de conteúdos gramaticais e interação verbal e cultural. Os temas das atividades têm como referência o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), considerando os diferentes domínios em que as trocas verbais podem ocorrer (privado, público, profissional e educativo).

100

Produção Oral

A prova escrita inclui itens de seleção e itens de construção, de acordo com o quadro 2. Quadro 2 – Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itens Número de itens Cotação por item (em pontos) ITENS DE SELEÇÃO Escolha múltipla 1 a 5 0 a 17 Associação/correspondência ITENS DE CONSTRUÇÃO Resposta curta / completamento 1 a 10 0 a 53 Resposta restrita Resposta extensa 1 0 a 30

(4)

Página 4 de 5

4.Critérios gerais de classificação

4.1 Respostas às provas:

a) Os alunos não respondem no enunciado da prova.

b) As respostas são registadas em folha própria do cedida pelo estabelecimento de ensino. c) As respostas que se revelem ilegíveis são classificadas com zero pontos.

4.2 Classificação das respostas: 4.2.1. ITENS DE SELEÇÃO:

As respostas aos itens de seleção são classificadas de forma dicotómica. A cotação total é atribuída às respostas corretas, não havendo lugar a classificações intermédias.

As respostas aos itens de seleção que não respeitam a instrução (por exemplo, rodear ou sublinhar a opção selecionada em vez de a assinalar com X) são consideradas em igualdade de circunstâncias com aquelas em que a instrução é respeitada, desde que seja possível identificar inequivocamente a resposta dada.

4.2.2. ITENS DE CONSTRUÇÃO: - Resposta curta e Completamento:

Nos itens de resposta curta e nos itens de completamento, são atribuídas pontuações a respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Se a resposta ao item contiver dados que revelem contradição em relação aos elementos considerados corretos, ou se apresentar dados cuja irrelevância impossibilite a identificação objetiva dos elementos solicitados, é-lhe atribuída a classificação de zero pontos.

- Resposta restrita:

Nos itens de resposta restrita, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Se permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo nível mais elevado de entre os dois tidos em consideração.

As respostas que não apresentem exatamente os mesmos termos ou interpretações constantes nos critérios específicos de classificação são classificadas em igualdade de circunstâncias com aquelas que os apresentem, desde que o seu conteúdo seja cientificamente válido, adequado ao solicitado e enquadrado pelos documentos curriculares de referência.

As respostas são classificadas tendo em conta, além do conteúdo, a organização e a correção da expressão escrita nos planos ortográfico, lexical, morfológico, sintático e de pontuação (número de ocorrências de erro).

Os erros de acentuação e de translineação, bem como o uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial, incluem-se no plano ortográfico. Em cada resposta, é contabilizada como uma única ocorrência quer a repetição de uma palavra com o mesmo erro ortográfico, quer a presença de mais de um erro na mesma palavra (incluindo acentuação, translineação e uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial).

(5)

Página 5 de 5 A cotação do item de resposta extensa é distribuída pelos parâmetros Tema e Tipologia, Coerência e Pertinência do Conteúdo, Estrutura e Coesão, Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular e Ortografia. São classificadas com zero pontos as respostas em que se verifique o afastamento integral do tema e da tipologia.

5. Material autorizado

Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Não é permitido o uso do corretor. Não é permitida a consulta de dicionário.

6. Duração

Referências

Documentos relacionados

O presente documento divulga informação relativa à prova escrita de equivalência à frequência do 3º ciclo do ensino básico da disciplina de Francês, a realizar em

Nos itens de construção, é atribuída a classificação de zero pontos a respostas que não correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto

Nas atividades de compreensão da leitura, avalia-se a capacidade para compreender textos autênticos, geralmente de pouca complexidade, de forma global e de forma específica,

A prova de exame de equivalência à frequência de Educação Física incide sobre os conhecimentos, habilidades e capacidades respeitantes aos conteúdos enquadrados

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por níveis de desempenho resulta da pontuação do nível de desempenho em que

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por níveis de desempenho resulta da pontuação do nível de desempenho em que

Composição bem estruturada, sem erros de sintaxe, de pontuação e/ou de ortografia, ou com erros esporádicos, cuja gravidade não implique perda de

No caso de a cotação ser atribuída a um grupo de itens ou a um item constituído por várias alíneas, as respostas são classificadas de acordo com o nível