• Nenhum resultado encontrado

Nosso tema é Juntos em Cristo, nós vicentinos, fazemos a diferença.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nosso tema é Juntos em Cristo, nós vicentinos, fazemos a diferença."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Vincentian Family Office – Congregazione della Missione – Curia Generalizia Via dei Capasso,30 / 00164 Roma ITALIA

Phone Office: (39) 06 66130628 – Curia: (39) 06 6613061 / FAX: (39) 06 666-3831 / email: famvin@cmglobal.org

www.famvin.org

Roma, 16 de março de 2015. Festa de Santa Luísa de Marillac.

Queridos membros da Família Vicentina Internacional.

Esta carta repete muitos segmentos de minha última correspondência relacionada com o “Ano da Colaboração Vicentina” enviada no último dia 30 de janeiro, porém com mais detalhes sobre a implementação do plano anual.

Nosso tema é “Juntos em Cristo, nós vicentinos, fazemos a diferença”.

Todos sabemos como a colaboração está enraizada em nosso carisma como Família Vicentina, especialmente no exemplo de vida de nossos fundadores. Também sabemos que serviremos àqueles que vivem na pobreza com mais eficácia, somente à medida em que colaborarmos com eles e entre nós neste ministério.

O Ano da Colaboração terá seu início com a festa de Pentecostes, em 24 de maio de 2015 e seu encerramento será na festa de Pentecostes, em 15 de maio de 2016.

Durante este ano, pedimos que a Família Vicentina em âmbito local, regional e internacional explorem maneiras de celebrar, conectar-se, aprender e servir-se mutuamente. Nossos esforços serão coordenados pela comissão de Colaboração da Família Vicentina (VFCC – sigla em inglês). Esta carta contém recomendações da VFCC para este próximo ano.

Os eventos deste ano possuem três componentes: A. Celebrar;

B. Conectar e aprender; C. Servir.

A seguir, vocês encontrarão alguns recursos (subsídios) para ajudar a Família Vicentina a comemorar o Ano da Colaboração.

A. CELEBRAR

Gostaria de ressaltar três dias especiais para celebrar este ano: 24 de maio de 2015 (Festa de Pentecostes); 27 de setembro de 2015 (Festa de Vicente de Paulo) e 15 de maio de 2016 (Festa de Pentecostes).

(2)

Vincentian Family Office – Congregazione della Missione – Curia Generalizia Via dei Capasso,30 / 00164 Roma ITALIA

Phone Office: (39) 06 66130628 – Curia: (39) 06 6613061 / FAX: (39) 06 666-3831 / email: famvin@cmglobal.org

www.famvin.org

1. Ação de Graças (24 de maio de 2015): Reunir-se com membros da Família Vicentina para dar graças à Deus e celebrar juntos. Abaixo aparecem três leituras de São Vicente que podem ser incluídas na celebração da missa de ação de graças ou em outros momentos de oração. Podem dar algum tempo para algum testemunho ou uma celebração sobre o que tem realizado a Família Vicentina em nível local.

Opções de leituras de São Vicente:

a. A JEAN DE FONTENEIL, 23 de agosto de 1635. Coste, Vol. I, 204 (Obras Completas de São Vicente de Paulo – Editora O LUTADOR, Vol. I, 204, página 343):

“Sinto-me ainda confuso pela caridade que exerceste e continuamente exerceis para com meu pobre irmão. Como tudo fizestes por amor a Deus, e como o reconhecimento por tantos benefícios está acima de nossas possibilidades, rogo a Nosso Senhor, senhor padre, seja ele mesmo nosso agradecimento e vossa recompensa”.

b. A JEAN DE FONTENEIL, 07 de dezembro de 1634. Coste, Vol. I, 189 (Obras Completas de São Vicente de Paulo – Editora O LUTADOR, Vol. I, 189, página 320):

“Por tudo isso vos agradeço, senhor padre, muito humildemente, e rogo a Nosso Senhor seja ele mesmo nossa gratidão para convosco e vossa recompensa. Derrame sobre vós cada vez mais a abundância de suas graças e bênçãos. Ó senhor padre, como meu coração fica repleto de consolação, todas as vezes que o referido padre de La Salle me escreve sobre o vosso zelo pela salvação das almas, vossa assiduidade no esforço por conquista-las, as bênçãos que Nosso Senhor vos concede e a virtude sólida que está em vós! Com certeza, senhor padre, tudo isso produz em mim uma alegria, que não sou capaz de voz exprimir, e um fervor todo especial, ao pedir a Deus que lhe apraza continuar a conceder-vos as mesmas graças, e a aumenta-las”.

c. A ETIENNE BLATIRON, 14 de fevereiro de 1648. Coste, Vol. III, 1017 (Obras Completas de São Vicente de Paulo – Editora O LUTADOR, Vol. III, 1017, página 338):

“As graças que Deus derrama sobre vossos trabalhos são frutos de sua pura misericórdia e não de nossas insignificantes preces; somos pobres pessoas, mais capazes de desviar suas bênçãos do que de atraí-las. Agradeço a sua divina bondade pelo zelo e fidelidade que concede a vosso coração e àqueles que estão convosco. Com certeza, senhor padre, fico sensibilizado com o uso que fazeis dessas virtudes e de muitas outras; quando se apresenta a ocasião de estimular a comunidade de São Lázaro no sentido de sua própria perfeição, falo dos exemplos que a vossa nos dá; relato-lhe vossos trabalhos, apesar das enfermidades de alguns, vossa paciência nas dificuldades, a caridade e o suporte que tendes uns para com os outros, a graciosa acolhida, a iniciativa de honrosa atenção e os serviços que os externos recebem de cada um de vós. Por aí vedes, senhor padre, que o mel de vossa colmeia se derrama até nesta casa e serve para alimento

(3)

Vincentian Family Office – Congregazione della Missione – Curia Generalizia Via dei Capasso,30 / 00164 Roma ITALIA

Phone Office: (39) 06 66130628 – Curia: (39) 06 6613061 / FAX: (39) 06 666-3831 / email: famvin@cmglobal.org

www.famvin.org

de seus filhos. Ó Deus! Que motivo de consolação para toda a Companhia, mas também, que motivo para a nossa pequena comunidade se humilhar diante de Deus e agir sempre cada vez melhor, pois ele se apraz em estender e multiplicar assim os bens que produz, até nos lugares onde não está!”.

2. Reflexão (27 de setembro de 2015): Estas “24 horas de oração vicentina” será um tempo oportuno para rezar e refletir. Por favor, incluam a oração da Família Vicentina em suas orações. Sugerimos que reservem um tempo de reflexão pessoal, assim como também com outros membros da Família Vicentina (outros ramos), para comentarem sobre a realidade atual da Família Vicentina local, levando-se em conta as necessidades daqueles que vivem em situações de pobreza em sua região.

3. Ação (15 de maio de 2016): Peçamos ao Espirito Santo que nos fortaleça e nos impulsione à ação em nível local como Família Vicentina. Pedimos que utilizem esta citação de Vicente de Paulo em sua celebração:

“Que Deus se alegre em fortalece-lo e que estabeleça grande união entre vós; porque serão mais fortes ainda, se estiverem mais unidos” (VII, 473).

Tirem um tempo para refletir sobre a leitura bíblica do dia e também algumas citações da publicação da AIC: “Ser um membro profético da Família Vicentina”, ou ainda o artigo da Irmã Julma Neo, Filha da Caridade: “Recordando Vicente e Luísa, dois grandes profetas da caridade”. a. “Neste mundo desordenado, cheio de contradições, os profetas são todos aqueles homens e mulheres que dedicam suas vidas a proclamar o Reino, proclamando as verdades de nossa fé, proclamando que o Reino de Deus está próximo e que foi prometido aos Pobres, falando contra as injustiças que impedem que o plano de Deus se torne realidade”.

(http:/www.aic-international.org/pdf/Publications/cahier5en.pdf , em inglês)

b. “Se Vicente de Paulo e Luísa de Marillac estivessem hoje entre nós, como leriam a situação atual, à luz de Cristo que desejavam seguir? Que palavras nos diriam? Como responderiam às novas situações com que nos defrontamos hoje? Que opções fariam?”.

(Reflexões mensais nos 350° aniversário – reflexão número 01 – Ir. Julma C. Neo, Filha da Caridade – Coleção Vicentina 33, página 18)

c. “Nosso mundo é radicalmente diferente em muitos aspectos do mundo de São Vicente e

Santa Luísa. Novas perguntas nos pressionam. Num mundo que gerou novas formas de pobreza, novos rostos de pessoas pobres, o quê e quem devem ser nossas prioridades? São Vicente e Santa Luísa foram constantemente atentos aos acontecimentos como “lugares” para encontrar-nos com o Espírito. Num mundo obcecado pelo “instante” e pelo “super rápido”, como devemos continuar para estar verdadeiramente atentos e poder discernir?”.

(4)

Vincentian Family Office – Congregazione della Missione – Curia Generalizia Via dei Capasso,30 / 00164 Roma ITALIA

Phone Office: (39) 06 66130628 – Curia: (39) 06 6613061 / FAX: (39) 06 666-3831 / email: famvin@cmglobal.org

www.famvin.org

(Reflexões mensais nos 350° aniversário – reflexão número 01 – Ir. Julma C. Neo, Filha da Caridade – Coleção Vicentina 33, página 18 e 19)

d. Progredir...juntos: “Somos herdeiros de um grande legado, filhos e filhas de dois grandes

profetas da caridade. Neste legado comum, nos orgulhamos. Nossos laços se fortalecem. Com um grande número de membros em todos os continentes, nós como Família Vicentina, temos um grande potencial para fazer a diferença em nosso tempo tal como Vicente e Luísa fizeram em sua época. Temos os “genes” de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. Temos o coração e o espírito deles. A fidelidade ao legado deles nos impele a progredir juntos, para ser profetas da caridade no mundo atual: ser proféticos e levar a esperança”.

(http:/www.aic-international.org/pdf/F-1EN.pdf, versão em inglês)

4. Peço o favor de postarem suas fotos ou vídeos de suas celebrações na página “Vincentian Collaboration” no Facebook (https:/www.facebook.com/Vincentian Collaboration) e enviem também para famvin.org (http:/famvin.org/en/contact-us).

Não haverá encontros internacionais, além da reunião dos líderes internacionais da Família Vicentina em Roma (Janeiro de 2016). Estas celebrações devem acontecer em nível local e regional.

B. CONECTAR-SE E APRENDER

É um tempo para conhecermos melhor a Família Vicentina, especialmente aqueles ramos que não são muito conhecidos internacionalmente. Aprender mais sobre cada um, criará um melhor ambiente para a colaboração.

Acompanhe a Família Vicentina na página (https:/www.facebook.com/Vincentian Collaboration) e também pela famvin.org.

Durante cada uma das 52 semanas do ano da colaboração, ressaltaremos um ramo da Família Vicentina e assim aprender algo a mais sobre os ramos.

Uma vez ao mês publicaremos relatos de colaboração, ressaltando como a Família Vicentina trabalha unida. Por meio da página do Facebook e também pela famvin.org, convidamos a postar suas experiências de colaboração eficiente no serviço dos mais pobres, dentro ou além da Família Vicentina.

(5)

Vincentian Family Office – Congregazione della Missione – Curia Generalizia Via dei Capasso,30 / 00164 Roma ITALIA

Phone Office: (39) 06 66130628 – Curia: (39) 06 6613061 / FAX: (39) 06 666-3831 / email: famvin@cmglobal.org

www.famvin.org C. SERVIR

A VFCC mencionada anteriormente supervisionou o desenvolvimento da experiência de formação sobre colaboração. O Programa de Ação de Colaboração da Família Vicentina (VFCAP sua sigla em inglês) aconteceu em Paris em 2013 e 2014 (cf. http//tinyurl.com/VFCAP). Participaram mais de 70 membros da Família Vicentina. Estamos solicitando que postem na página do Facebook (https:/www.facebook.com/Vincentian Collaboration), vídeos de três minutos sobre o que aprenderam durante este tempo em Paris e como tem lhe ajudado com seus esforços para promover a colaboração em suas regiões ou respectivos países. Também estamos convidando aos participantes nos encontros das regiões de VFCAP de 2015 e 2016 a fazerem o mesmo. Estes vídeos aparecerão na página do facebook e famvin.org nos próximos meses.

Por favor! Visite e comente o que ali se encontra. Temos muito que aprender uns com os outros. Como podem ver, temos uma quantidade de atividades planejadas para marcar este ano especial para a Família Vicentina. Desde já agradeço por tudo que estão fazendo em colaboração com a Família Vicentina e por aqueles que vivem na pobreza. E muito obrigado, de forma especial, pelas formas e maneiras que modelam esta virtude da colaboração que dá sua natureza e sua força.

Atenciosamente, G. Gregory Gay, CM - Superior Geral

Referências

Documentos relacionados

Como “alternativa institucional”, Armando Vergílio propõe que, para resolver problemas dessa natureza, possam ser convidadas as entidades associativas e sindicais

Para que esse estudo fosse possível foi necessário encontrar um grupo de pessoas disposto a colaborar com a pesquisa, haja vista que anteriormente uma série de

Tempo de buscar a evolução Amar, doar-se e se entregar A toda esperança, boa ação Para no futuro prosperar.. Natal é tempo de se alegrar Esquecer toda

Quando pensamos o imaginário coletivo como manifestações simbólicas de subjetividades grupais que conformam ambientes humanos, configurando.. 52 verdadeiros mundos em

Cabe ao homem e à mulher emocionais o deslindar das sensações que o progresso dos milênios lhes proporcionou, porquanto, obstaculizado o sentimento, tolhido pelo asselvajar das

Senhor, Vós que nos amais antes de Vos conhecermos, Vós que dais a vida ao vosso povo e tendes para cada um uma vocação de amor, fazei-nos crescer na docilidade ao vosso Espírito,

Somos o Corpo de Cristo e membros uns dos outros: assim Deus nos dispôs em Jesus, uns para os outros,!. Apóstolos,

A situação dos efetivos implica o reforço de medidas em curso e a implementação de outras com vista ao incremento da atratividade do serviço militar do Exército. OFICIAIS