• Nenhum resultado encontrado

Plano de Negócios PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL. Sumário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Negócios PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL. Sumário"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

[2]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

Sumário

Introdução ... 3

Plano de Negócios ... 3

Etapas do Plano de Negócio ... 3

Fase 1... 3

Fase 2... 8

Orientação para entrega da Atividade de Avaliação ... 12

Referências bibliográficas ... 13

(3)

[3]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

Introdução

Esta é a disciplina Planejamento do Projeto Final. Seu objetivo é prepará-lo para elaborar seu Projeto Final.

Este manual destina-se a oferecer suporte metodológico à modalidade: Plano de Negócios.

Ele contém uma explicação minuciosa das etapas do Plano, um roteiro para sua elaboração e instruções para entrega da atividade de avaliação.

Plano de Negócios

Consiste em um documento escrito que descreve os objetivos de um negócio e os passos necessários para a sua realização. O plano de negócios demonstra a “transformação de uma ideia em um empreendimento”.

Um bom plano de negócios permite: Ele visa:

Oferecer ferramentas de negociação para ajudar a levantar recursos (financiadores ou investidores não colocarão R$ em um negócio sem ver seu plano de negócio). Contribuir para aprovação de empréstimos em bancos e acesso a linhas de

financiamento.

Etapas do Plano de Negócio

Fase 1

(4)

[4]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

1. Introdução – Sumário Executivo

Primeira parte do texto com a qual se depara o leitor. Dá uma noção geral do Plano. Deve ser atrativa para o leitor. É o início do trabalho, mas a última parte a ser completada na elaboração do Plano.

 2. Definição do tema e delimitação do problema

O problema do projeto de pesquisa é uma questão para a qual o Plano busca respostas.

Identifica oportunidades até então não percebidas. Deve ser específico e formulado como uma pergunta, redigida de forma clara e objetiva. Definição do negócio/produto a ser estudado

Neste caso, o problema é realizar um projeto de lançamento de um negócio: produto/serviço.

 3. Ramo de atuação da empresa Definição do negócio/ produto a ser estudado

Obs.: O ramo de negócios em que a empresa pretende atuar requer a identificação das oportunidades existentes neste mercado, bem como os desafios a serem vencidos, que podem ser identificadas pela análise da evolução ou projeção do cenário atual em relação a como estará no futuro.

 4. Justificativa da escolha

Explica a visão, o posicionamento e o interesse do investigador sobre o Plano. Deve ser formulada com “espírito vendedor”, para convencer o investidor, a direção da empresa e/ou da comunidade a liberar recursos e aderir à proposta.

 5. Definição dos objetivos gerais e específicos

 Geral: propósito do trabalho, finalidade a ser alcançada. No caso, é analisar todos os aspectos necessários para viabilizar o lançamento de um negócio ou produto.

Plano - a Introdução do Plano de Negócios ou Sumário Executivo deve dar a entender ao leitor, de forma breve e consistente, do que se trata o Plano, qual seu objetivo, como foi desenvolvido e a que resultados chegou em termos de sua viabilidade econômico-financeira. Sua função é dar uma visão geral do trabalho que estimule a leitura do documento detalhado na íntegra. Por isso afirma-se que é o primeiro passo do texto do Plano e também o último a ser completado. Plano - a Introdução do Plano de Negócios ou Sumário Executivo deve dar a entender ao leitor, de forma breve e consistente, do que se trata o Plano, qual seu objetivo, como foi desenvolvido e a que resultados chegou em termos de sua viabilidade econômico-financeira. Sua função é dar uma visão geral do trabalho que estimule a leitura do documento detalhado na íntegra. Por isso afirma-se que é o primeiro passo do texto do Plano e também o último a ser completado. Plano - a Introdução do Plano de Negócios ou Sumário Executivo deve dar a entender ao leitor, de forma breve e consistente, do que se trata o Plano, qual seu objetivo, como foi desenvolvido e a que resultados chegou em termos de sua viabilidade econômico-financeira. Sua função é dar uma visão geral do trabalho que estimule a leitura do documento detalhado na íntegra. Por isso afirma-se que é o primeiro passo do texto do Plano e também o último a ser completado. Plano - a Introdução do Plano de Negócios ou Sumário Executivo deve dar a entender ao leitor, de forma breve e consistente, do que se trata o Plano, qual seu objetivo, como foi desenvolvido e a que resultados chegou em termos de sua viabilidade econômico-financeira. Sua função é dar uma visão geral do trabalho que estimule a leitura do documento detalhado na íntegra. Por isso afirma-se que é o primeiro passo do texto do Plano e também o último a ser completado. Plano - a Introdução do Plano de Negócios ou Sumário Executivo deve dar a entender ao leitor, de forma breve e consistente, do que se trata o Plano, qual seu objetivo, como foi desenvolvido e a que resultados chegou em termos de sua viabilidade econômico-financeira. Sua função é dar uma visão geral do trabalho que estimule a leitura do documento detalhado na íntegra. Por isso afirma-se que é o primeiro passo do texto do Plano e também o último a ser completado.

(5)

[5]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

Exemplo:

Desenvolver um plano de negócios para a implantação de uma escola de aviação civil no interior do estado de São Paulo.

 Específicos: operacionalização do objetivo geral, metas traçadas para alcançar o objetivo final.

Exemplos:

- Mapear as estratégias, métodos e táticas utilizadas pelas empresas concorrentes no mercado de aviação civil;

- Descrever e analisar políticas, procedimentos de segurança e formas de conscientização adotadas pelas empresas;

- Levantar o cenário macroambiente que afeta as empresas de aviação civil; - Análisar as forças da indústria;

- Determinar os fatores chaves para o sucesso; - Estimar a demanda do mercado;

- Caracterizar o perfil do público que participa das redes sociais e suas expectativas ao utilizar as mesmas.

 6. Hipótese

Resposta possível para o problema,

apresentada de maneira afirmativa. É uma conjectura, é provisória e necessita verificação. Funciona como um fio condutor no processo de coleta de dados, em busca da “solução”.

Pode ser confirmada ou refutada ao final do trabalho.

Saiba Mais! Dica:

(6)

[6]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

A resposta presumida ao problema de um Plano de Negócios é de que este é

viável, pois não se investirá recurso e esforço em um projeto no qual não se vê possibilidades de efetivação.

Uma hipótese alternativa seria a inviabilidade do negócio em decorrência de fatores internos/externos.

 7. Descrição da metodologia para atingir os objetivos

 Coleta, análise e interpretação dos dados.

 Tipos de dados (primários e secundários).

 Tipo de pesquisa (exploratória e descritiva).

 Abordagem (quantitativa ou qualitativa).

 Técnicas de coleta de dados (questionário, entrevista, observação).

 Elaboração dos instrumentos de coleta de dados primários.

 Aplicação do pré-teste.

 Elaboração do plano de análise e interpretação dos dados.

Exemplo:

Neste estudo serão utilizados diversos referenciais bibliográficos, dados documentais, teses desenvolvidas e publicadas e palestras de profissionais da área, sendo estas fontes secundárias de informações.

Prevê-se a realização de uma pesquisa exploratória, qualitativa, por meio de entrevistas com dirigentes de empresas de taxi aéreo cujas sedes estejam no interior do estado de São Paulo.

A amostra será escolhidos por conveniência.

 8. Ramo de atuação do negócio proposto

O ramo de negócios em que a empresa pretende atuar requer a identificação das oportunidades existentes nesse mercado, bem

como os desafios a ser vencidos, que podem ser identificados pela análise da evolução ou projeção do cenário atual em relação a como estará no futuro.

 9. Análise de cenários do macroambiente

Identificação das oportunidades do mercado e dos desafios a ser vencidos, o que influencia o sucesso do empreendimento.

(7)

[7]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

O macroambiente possui diversos cenários a ser analisados: neste caso, analisar apenas os cenários que tenham impacto direto no ramo da empresa. Cenário político-econômico: análise do comportamento da economia e da política atual e futura (por exemplo, apresentar uma análise do comportamento dos indicadores econômicos atuais e respectiva projeção futura).

Cenário legislativo: leis mais importantes do setor.

Cenário tecnológico: como a tecnologia atual e futura pode impactar o negócio (inovações, avanços tecnológicos etc.).

Cenário natural: aspectos ambientais hoje e perspectiva de evolução de dados que demonstrem a preocupação de sociedade, empresas e governos em minimizar os impactos negativos ao meio ambiente. Levar em conta que cada aspecto impacta os demais.

Cenário sociocultural: apresentação de informações sobre as características do comportamento do consumidor e sua tendência.

As ameaças são a previsão de situações futuras importantes e potencialmente desfavoráveis para o negócio da empresa, e as oportunidades são a previsão de situações futuras importantes e potencialmente favoráveis para o negócio da empresa e para a empresa em relação às variáveis macroambientais.

Não se pode esquecer que o sucesso de um empreendimento também depende de uma análise bem feita do ambiente em que a empresa pretende atuar. Saiba Mais!

Observação

Esta etapa pode ser realizada tanto por meio de levantamento de dados secundários, em consulta a entidades ou institutos de pesquisa, levantamento bibliográfico e dados obtidos na web como por meio de contato direto com profissionais do setor estudado, por entrevistas.

 10. Fatores-chave de sucesso

Identifica os principais fatores que uma empresa atuante no mercado escolhido precisa considerar para ter maiores chances de sucesso (pontos

(8)

[8]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

decisivos para os clientes ou público-alvo decidirem se, quando, como e quanto

comprar).

Observação: Para realizar esta etapa indica-se trabalhar com dados

secundários, por meio de pesquisa bibliográfica, e com dados primários, por meio de pesquisa qualitativa.

 11. Referências bibliográficas e webgrafia

Refere-se à bibliografia e sites consultados e utilizados até a presente etapa do trabalho. Incluir sempre as datas de consulta no caso de consulta à web.

Fase 2

A ser desenvolvida presencialmente com o orientador temático.  1. Descrição da concorrência

Descrição das variáveis microambientais: composto mercadológico (produtos, serviços, preços, pontos de venda, posicionamento, pós-venda e comunicação), de vendas (tipos, estrutura de vendas, salários, comissões, outros), situação financeira, estrutura de RH e produção de pelo menos duas empresas que atuam no mesmo mercado que a empresa alvo do projeto.

(9)

[9]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

Indica o número estimado dos clientes potenciais totais que a empresa poderá

atingir em sua área de atuação, ou vendas do mercado, seja em volume ou valor.

É estimada com base no nº de pessoas existentes em determinado mercado, multiplicado pelo consumo médio per capita do produto ou serviço que se quer calcular,

Ou por dados secundários disponíveis de mercado.  3. A empresa

Descrição:

Composição legal: razão social, tipo de empresa (pequena, média, micro, sociedade anônima), localização, segmento em que atua. Define o conceito básico do negócio: missão, visão e objetivos.

Plano Mercadológico:

 Identificação de fornecedores e de concorrentes diretos e indiretos.

 Análise SWOT.

 Análise do vigor competitivo.

 4. Plano estratégico

Objetivos, metas e estratégias: determina os objetivos e metas a serem

alcançados. A forma é com o uso de estratégias que envolvam o composto de marketing (4 Ps).

 5. Plano de Ação

Descrevem como, onde, quem e quando executará determinada ação e seu orçamento.

(10)

[10]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

Apresenta a viabilidade econômico-financeira do projeto, levando-se em

consideração os custos e a previsão de vendas num período não inferior a 60 meses, contemplando os índices financeiros usuais para a análise de

rentabilidade.

 7. Conclusão

Fecho do trabalho. Apresenta a

conclusão do autor relativa à viabilidade do negócio ou produto. Ressalta as análises e abordagens apontadas nos processos estudados, oferece

recomendações e, quando for o caso, sugere novas pesquisas relacionadas.  8. Referências bibliográficas

Refere-se a toda a bibliografia e sites consultados e utilizados no

desenvolvimento do trabalho (unificar com as referências já indicadas na primeira parte da atividade).

 9. Apêndices

Consistem nos textos ou documentos elaborados pelo autor do trabalho com o objetivo de complementar as explicações apresentadas no trabalho.

Se e quando utilizados, devem ser referenciados no corpo do trabalho para que o leitor saiba que existem e identifique o momento oportuno para consultá-los.

 10. Anexos

Constituem a primeira parte pós-textual do trabalho, isto é, logo a seguir da conclusão. São documentos de terceiros, isto é, não produzidos pelo autor do trabalho, que auxiliam a reforçar ideias ou exemplificá-las, porém, se

apresentados no desenvolvimento do trabalho, podem quebrar a sequência. Se e quando utilizados, devem ser referenciados no corpo do trabalho para que o leitor saiba que existem e identifique o momento oportuno para consultá-los.

(11)

[11]

(12)

[12]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

Orientação para entrega da Atividade de Avaliação

As etapas da fase 1 (pré projeto) devem ser realizadas sob orientação do professor da disciplina online Planejamento do Projeto Final. Essa atividade corresponde à avaliação dessa disciplina.

Consultar o Manual de Metodologia para desenvolver as atividades propostas.

As etapas da fase 2 serão realizadas com apoio do orientador temático presencial. Essa atividade corresponde à finalização do Projeto Final a ser entregue ao final do curso e avaliado pelo orientador temático e coordenador de curso convidado.

Importante:

Na entrega das atividades solicitadas, seguir as normas referentes à estrutura de um trabalho científico, conforme informadas no Regulamento do Projeto Final e no texto (inserir link para o texto da Anhembi)-UNIVERSIDADE ANHEMBI E MORUMBI.. Diretrizes e normas para formatação de trabalhos acadêmicos: graduação, pós-graduação, dissertações e teses. São Paulo, 2009.

(13)

[13]

PLANEJAMENTO DO PROJETO FINAL

Referências bibliográficas

UNIVERSIDADE ANHEMBI E MORUMBI. Diretrizes e normas para formatação de trabalhos acadêmicos: graduação, pós-graduação, dissertações e teses. São Paulo, 2009.

AAKER, David A.; DAY, George S. Pesquisa de marketing. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

COSTA, Eliezer Arantes. Gestão estratégica. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

KOTLER, Phillip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. São Paulo: Campus, 2005.

THOMPSON JR., Arthur A.;STRICKLAND III, A. J. Planejamento Estratégico. São Paulo: Thomson Pioneira, 2000.

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS; José Carlos de. Pesquisa em marketing: conceitos e metodologia. 4ª ed. São Paulo: Makron Books, 2007

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Referências

Documentos relacionados

: elaborado a partir de uvas das variedades Alvarinho com o mínimo de 70 %, sendo o resto constituído pelas outras variedades admitidas, todas elas produzidas

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Assim, o processo de fazer um fade da imagem para a cor branca corresponde a ir adicionando um valor a cada componente de todos os pixeis, mostrar a imagem, voltar a adicionar um

Oficina aberta para visitação passando orientações essenciais a todo público, EM ESPECIAL AOS PAIS e crianças, sobre a importância da escovação e o uso dos

Использование модуля управления качелями Volume Control Switch Interruptor de control de volumen Commande volume Lautstärkeregler Chave de controle de

Um Plano de Reestruturação (ou “Turnaround-Plan”) é também um Plano de Negócios que inclui um sumário, o seu propósito, as chaves para o seu sucesso e

Entre os fatores pessoais, pode-se citar, gênero, idade, grau de instrução, renda (“status” sócio-econômico), raça e etnia e estado civil, aspectos que definem o perfil

Durante a visita ao sentar para conversar com a mãe dele para saber mais sobre o comportamento dele, do nada, de repente ele veio até mim e começou a me abraçar forte e pegar