• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO APLICADO NA CONSTRUÇÃO DE UM APOIO MULTIFUNCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO APLICADO NA CONSTRUÇÃO DE UM APOIO MULTIFUNCIONAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

DE PRODUTO APLICADO NA

CONSTRUÇÃO DE UM APOIO

MULTIFUNCIONAL

Cesar Tomaz Neves (UFV)

cesar.neves@ufv.br

Raphael Sousa Resende (UFV)

raphael.resende@ufv.br

Aloisio Marcelo Fortunato (UFV)

aloisio.fortunato@ufv.br

Joao Paulo Machado Junior (UFV)

junin_machadorf@hotmail.com

No atual cenário de acirrada concorrência e com clientes cada vez mais exigentes, muitas organizações têm sido obrigadas a buscar novos diferenciais de forma que agreguem valor aos produtos e atendam às expectativas dos clientes quanto a quualidade, preço, prazo, entre outras. Diante disso, as tecnologias de gestão que auxiliam as empresas a lançarem novos produtos no mercado, como Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) e Gestão do Desenvolvimento de Produtos (GDP) adquirem grande importância na busca pelo diferencial competitivo. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar a aplicação de uma metodologia estudada na disciplina Projeto de Produto para o desenvolvimento de um produto inovador, viável economicamente e de baixa complexidade tecnológica, ou seja, do tipo modelo de utilidade. O produto elaborado é um apoio multifuncional, que serve de apoio para o uso de notebooks e suporte para leitura e estudo na cama ou sofá, proporcionando maior conforto e uma melhor postura ao usuário.

Palavras-chaves: Projeto de Produto, Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), Desdobramento da Função Qualidade (QFD)

(2)

2

1. Introdução

Nos últimos anos, tem-se observado intensos movimentos de globalização, com transformações no cenário econômico gerando forte concorrência nunca antes vista entre organizações (CHENG & FILHO, 2007).

Diante desse ambiente de grande competitividade, têm-se observado rápidas mudanças tecnológicas e as operações estão cada vez mais internacionalizadas, o que exige das empresas agilidade, produtividade e alta qualidade. Esses atributos estão fortemente ligados com a eficiência e eficácia do processo de desenvolvimento de produtos (PDP). Um bom e organizado desempenho deste processo torna-se, então, condição essencial para garantir portfólios de produtos atualizados tecnologicamente e com características de desempenho, custo e distribuição condizentes com o atual nível de exigência dos consumidores (MUNDIM et. al , 2002).

Segundo Rozenfeld (2006), o Processo de Desenvolvimento de Produtos situa-se na interface entre a empresa e o mercado, cabendo a ele identificar as necessidades do mercado e propor soluções que atendam a tais necessidades, considerando a qualidade total do produto, o tempo de desenvolvimento e ainda o custo.

Em um contexto geral, a gestão desse processo de desenvolvimento de produto, denominada GDP, refere-se ao conjunto de processos, tarefas e atividades de planejamento, organização, decisão e ação envolvidos para que o sistema considerado alcance os resultados de sucesso esperado. Cheng & Filho (2007) afirmam que o sucesso empresarial, o aumento de faturamento e lucratividade e o aumento da participação no mercado têm sido creditados a uma boa gestão do desenvolvimento de produtos. Empresas que mais crescem têm sido aquelas que inovam permanentemente, lançando novos produtos no mercado.

Nesse sentido, empresas que investem em inovação e consequentemente lançam novos produtos ou renovam aqueles já existentes, buscam garantir sua sobrevivência ou ganhar novos espaços no mercado. O conhecimento das mudanças e tecnologias existentes é importante nesse processo de inovação, para que as empresas possam avaliar que tecnologias podem ser utilizadas a curto, médio e longo prazo (Branício et. al, 2009). O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas, como é o caso do trabalho em questão.

Considerando os principais conceitos enunciados, como PDP, GDP e inovação, este trabalho consiste na descrição do projeto do produto “Apoio Multifuncional”, seguindo as etapas propostas na disciplina projeto de produto do curso de Engenharia de Produção. O projeto foi executado por um grupo de alunos, e, a partir de um brainstorming e pesquisas realizadas, surgiu a idéia de desenvolver um produto que serve de apoio para o uso de notebooks e suporte para leitura e estudo na cama ou sofá, proporcionando maior conforto e uma melhor postura ao usuário.

A proposta foi de desenvolver um produto com inovação incremental, com baixo custo de fabricação e baixa complexidade tecnológica, com viabilidade comercial e que a equipe tenha habilidades para desenvolver um protótipo. O apoio multifuncional enquadra-se como sendo um produto com inovação incremental porque apresenta pequenas modificações em relação à produtos já existentes. Além disso este projeto inclui redução de custos do produto, requerendo menos recursos, uma vez que parte de produtos e processos existentes, estendendo a sua aplicabilidade e ciclo de vida.

(3)

3

2. Revisão Bibliográfica

Um processo deve descrever o conjunto de atividades repetidas de maneira recorrente de forma que se enxergue como a empresa agrega valor ao seu produto – bem ou serviço. O processo pode ser caracterizado como um conjunto de atividades estruturadas e mensuráveis desenhadas para produzir um output específico para um consumidor ou mercado em particular. Dessa forma, uma vez que a empresa esteja continuamente prestando o serviço ou fabricando o bem para o mercado, e mantendo o padrão de atividade e a sinergia entre as pessoas e atividades, podemos considerar este processo como um fluxo que se repete ao longo do tempo para cada produto (CHATAQUE et al, 2002).

O conceito de processo auxilia na visualização das organizações em termos das atividades ou conjunto de atividades realizadas, de suas inter-relações e da integração e eficiência de suas operações (ROZENFELD, 2006).

Em contrapartida, um projeto pode ser definido como um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a tingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade (VARGAS, 2007). Um projeto é caracterizado ainda pela singularidade, pois cada projeto é único.

O desenvolvimento de Projeto de Produto consiste basicamente na transformação de idéias e informações em representações bi ou tridimensionais. A atividade principal de transformação ocorre entre um estágio inicial de busca de informações, assimilação, análise e síntese; e um estágio conclusivo no qual as decisões tomadas são organizadas num tipo de linguagem que possibilite a comunicação e arquivamento dos dados e a fabricação do produto (FILHO, 2004).

Um projeto completamente pronto dificilmente é formado da imaginação de um projetista. Segundo Slack et al. (2009), para se obter projeto de produtos com sucesso, a atividade de projeto necessita passar por várias etapas fundamentais que são: geração do conceito; triagem do conceito; projeto preliminar; avaliação e melhoramento; projeto final e prototipagem.

O Processo de Desenvolvimento de Produtos é descrito como um processo de negócios que une itens comerciais, técnicos e gerenciais. O desenvolvimento de produtos pode ser um guia no qual habilidades, competências, processo e procedimentos estão focados e unidos de modo a transformar um conceito (produto ou processo) em um produto comercializável, com a entrega do produto ou serviço eficiente. Além disso, velocidade, eficiência e qualidade são os imperativos para a competitividade do desenvolvimento de produtos (AGOSTINETTO, 2006).

De acordo com Rozenfeld (2006), quando comparado a outros processos de negócios, o PDP tem diversas especificidades. As principais características que diferenciam esse processo são:

 Elevado grau de incerteza e risco das atividades e resultados;

 Decisões importantes devem ser tomadas no início do processo, quando as incertezas são ainda maiores;

 Dificuldades de mudar as decisões iniciais;

 Manipulação e geração de alto volume de informações;

 Multiplicidade de requisitos a serem atendidos pelo processo, considerando todas as fases do ciclo de vida do produto e seus clientes.

(4)

4

Ainda de acordo com Rozenfeld (2006), essa diferença existente no processo de desenvolvimento de produtos quando comparado aos demais processos existentes dentro da empresa, condicionará os modelos e práticas de gestão adequadas ao processo, além do perfil e das capacitações necessárias dos profissionais que atuam no PDP.

A prática de gestão que está intimamente relacionada ao PDP é a Gestão de Desenvolvimento de Produtos (GDP). De acordo com Cheng & Melo Filho (2007), empresas que mais crescem nos dias atuais têm sido aquelas que inovam permanentemente, lançando novos produtos no mercado.

Diante desse contexto, e motivadas por dúvidas e pela falta de clareza quanto às ferramentas utilizadas até então para garantir que a qualidade do produto final satisfizesse os anseios dos clientes, a partir de 1966 as empresas realizaram uma pesquisa e conjunto visando determinar pontos prioritários para assegurar a qualidade do projeto. Surgiu-se então o QFD – Desdobramento das Funções da Qualidade (RODRIGUES, 2010).

Segundo Cheng & Melo Filho (2007), o QFD possui um forte potencial inerente ao método que é ouvir, traduzir e transmitir, de forma priorizada, a voz do cliente para dentro da empresa. Os autores definem o Desdobramento da Qualidade como um processo que visa buscar e traduzir as informações necessárias para que o produto desenvolvido atenda as necessidades dos clientes, por intermédio de desdobramentos sistemáticos, iniciando-se com a determinação da voz do cliente, passando por todos os fatores necessários para o desenvolvimento do produto como: características de qualidade do produto, funções, características de qualidades dos produtos intermediários e matérias-primas, parâmetros de controle, processos, mecanismos, componentes, padrões, entre diversos outros, cujas escolhas dependem da natureza de cada projeto.

3. Desenvolvimento do projeto do apoio multifuncional

A idéia de desenvolver o produto “Apoio multifuncional” surgiu das atividades práticas desenvolvidas na disciplina Projeto de Produto, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Viçosa. A metodologia adotada para essa experiência didática é composto das etapas que serão descritas a seguir.

3.1. Geração do conceito

A geração do conceito consistiu no estudo preliminar visando à definição de mercado, clientes, concorrentes em potencial, principais características do produto, distribuição, preço, qualidade, análise de viabilidades, delimitação de público alvo e especificações de oportunidades.

Um dos grandes problemas encontrados pelos usuários de notebook e leitores, principalmente os estudantes, diz respeito sobre a dificuldade de se utilizar notebook ou realizar leitura/estudo em ambientes mais confortáveis, como por exemplo, na cama e no sofá. Diante dessa situação, o grupo encontrou uma grande oportunidade em desenvolver um produto que, embora de baixa complexidade, seja capaz de satisfazer tais necessidades, sendo, portanto, de grande utilidade. A princípio, o produto será chamado de apoio multifuncional.

Primeiramente buscou-se desenvolver um projeto incremental, de modo que suas alterações sejam suficientes para caracterizá-lo como inovador. Além disso, o produto é viável economicamente, uma vez que os custos de produção são relativamente baixos, fato que pode ser atribuído à baixa complexidade do produto.

O apoio multifuncional é extremamente útil para estudar/ler ou utilizar notebook na cama. Por apresentar esta multifuncionalidade, fato que os produtos existentes no mercado

(5)

5

não possuem, trata-se de um produto que agrega mais valor ao consumidor, possuindo então um diferencial em relação aos demais. É importante ressaltar também a sua importância em relação à saúde, pois o produto é ergonomicamente correto, já que permite o usuário regular o ângulo de leitura da forma que melhor lhe convier.

O produto desenvolvido tem como público alvo os universitários, professores e a população acadêmica de um modo geral de Viçosa e região. Parte significativa do público alvo é composta por estudantes, que em grande parte não têm renda própria.

Visando identificar a viabilidade comercial do produto, ou seja, a aceitação deste pelo público alvo, realizou-se uma pequena pesquisa de mercado com uma amostra da população. A pesquisa foi realizada através de um formulário enviado por email, utilizando a tecnologia do Google Docs. Esta pesquisa procurou identificar as características gerais dos entrevistados, investigando se estes adquiririam o produto, o percentual de entrevistados que possuem o hábito de ler ou utilizar notebook na cama, e também os aspectos que os usuários consideram mais importante no produto e que seriam importantes para a decisão de compra, além de sugestões de melhorias para o produto a ser desenvolvido.

Como fatores críticos de sucesso pode-se citar a portabilidade do apoio, no que diz respeito à facilidade de manuseio e locomoção; design, que pode ser determinante principalmente para o público feminino, como apontou a pesquisa; e o preço, principalmente pelo fato de o público-alvo se tratar, em sua maioria, de estudantes universitários, público que na maioria das vezes não possui renda fixa.

Diante disso, o Apoio Multifuncional deverá ser um produto com qualidade superior, contendo alguns benefícios incrementais e que permita ainda conforto e postura correta na utilização de notebook e livros. Associado a isso, o preço deve ser compatível com os produtos substitutos e, dessa forma, terá melhor custo benefício, pois integra duas funcionalidades em um único produto.

O Apoio Multifuncional terá como benefícios básicos a leitura de livros e utilização de notebooks. A altura do suporte de leitura permitirá regular a inclinação do livro ajustando o ângulo que fique mais confortável ao usuário. Oferece ainda benefícios secundários, tais como um compartimento para objetos pessoais e ainda um espaço para colocar mouse e copo.

Os materiais e equipamentos necessários para a fabricação do protótipo podem ser facilmente encontrados (madeira, parafuso, prego, dobradiça, haste de metal, furadeira, serrote, martelo e chave de fenda). Diante desse fato, somando à facilidade de produzir, conclui-se que o produto proposto possui viabilidade técnica.

Por meio da pesquisa de mercado realizada junto ao público-alvo constatou-se que este é bastante sensível ao preço, e estaria disposto a pagar, no máximo, R$ 60,00. Assim, a princípio, o preço de venda do produto será de R$ 59,00.

Como principais concorrentes têm-se produtos que apresentam uma única funcionalidade, ou seja, que apresentam apenas suporte para leitura ou que são úteis apenas como suporte para notebook. O resultado da pesquisa de patentes segue abaixo na tabela 1:

N° do pedido Produto

MU8401021-5 U2 Apoio ergonomico para notebook

MU8700009-1 U2 Disposiçao em suporte articulado e dobravel para notebook PI9801236-3 A2 Suporte para apoio de livro durante a leitura

(6)

6

Fonte: INPI, 2010.

TABELA 1 - Patentes pesquisadas

O produto terá sua distribuição realizada por lojas de informática da região. Este tipo de distribuição permitirá que o produto esteja disponível a vários pontos de venda, sendo de fácil acesso por parte do mercado consumidor.

3.2. Desenvolvimento: projeto preliminar, detalhado e protótipo

O projeto preliminar consistiu em apresentar a definição da forma do produto, os materiais e os dimensionamentos dos componentes, bem como o desenho do arranjo do conjunto e dos componentes, com uma descrição do desenho esquemático do produto preliminar.

O produto consiste de um apoio para livros e notebooks e será dividido em três repartições: a repartição do lado esquerdo, de 15 cm de largura, é capaz de armazenar objetos pessoais, tais como caneta, lapiseira, borracha, celular, ou ainda alimentos como bolachas. A repartição direita, também com 15 cm de largura, apresenta um espaço para mouse e ainda um repartimento para copos. Em sua parte central, tendo esta 40 cm de largura, tem-se um espaço para colocar um laptop.

Caso a pessoa deseje usar este produto como suporte de leitura, a pessoa pode utilizar uma trava localizada na parte traseira capaz de levantar um suporte para apoiar o livro. O ângulo de leitura pode ser ajustado pelo usuário de acordo com sua preferência em diferentes posições. O comprimento total do produto será de 30 cm, e sua altura também 30 cm.

A fim de proporcionar maior conforto e comodidade ao usuário, e ainda visando manter a postura correta do usuário, o produto permite a regulagem da altura do apoio. Esta regulagem é feita a partir de encaixes localizados nos pés do produto. Este encaixe é feito por meio de uma trava que permite ao usuário ajustar a altura desejada. Esta situação pode ser mais bem visualizada na figura 2.

Os materiais componentes do apoio multifuncional serão madeira, parafusos, uma haste de metal e duas dobradiças.

Uma representação esquemática do apoio multifuncional pode ser visualizada nas figuras a seguir:

(7)

7

FIGURA 2 - Vista frontal do apoio multifuncional

O objetivo da construção do produto é, além de oferecer comodidade, evitar que os usuários de notebook o utilizem de maneira inadequada na cama ou no sofá, podendo trazer prejuízos para a saúde.

3.3. Definição do custo e processo de produção

Nesta etapa, foram definidos a composição do custo do produto e a descrição do processo de produção.

Os custos de produção para a confecção de uma única unidade do produto são apresentados na tabela 2: Item Peça Componente Material Unidade Medida Preço por Unidade (R$) Quantidade de material Valor Material (R$) % do custo total 1 Plataforma Madeira m² 22,00 0,21 4,62 27,0 2 Pé Madeira m² 22,00 0,12 2,64 15,5

3 Haste Metal unidade 1,50 1 1,50 8,8

4 Caixote Madeira m² 22,00 0,232 5,10 29,9

5 Parafuso Ferro unidade 0,075 12 0,90 5,3

6 Dobradiça Metal unidade 1,16 2 2,32 13,5

TOTAL 17,08 100

Fonte: Próprios autores (2010)

TABELA 1 - Composição dos custos do produto

(8)

8

acabamento. Realizada a etapa de acabamento, o produto passará ainda por um controle de qualidade antes de ser estocado.

Uma representação do processo de produção pode ser visualizado na figura 3:

FIGURA 3 - Representação do processo de produção do apoio multifuncional

Inicialmente, a madeira deve passar por uma etapa de preparação, que consiste em dispor as madeiras e os equipamentos na maneira correta em que serão utilizados na atividade seguinte. A etapa de corte é dividida em 3 fases. O chamado corte 1 consiste no corte da chapa de madeira que será a mesa principal do produto. Na sequência, essa chapa deverá passar pelo corte 1.1, no qual serão realizados os cortes em sub níveis, destinados a armazenar os objetos pessoais, copo de água e mouse. No corte 2 será cortada a peça constituinte do caixote do apoio multifuncional. Já no corte 3 serão cortadas as peças para os pés do produto.

Também serão necessárias três montagens. Primeiramente, deve-se unir as peças provenientes das etapas de corte 1.1 e corte 2, ou seja, unir a mesa principal do apoio ao caixote, obtendo assim a plataforma principal do produto. A montagem 2 consiste em unir as partes componetes dos pés, de forma que formem um ângulo de 90°. Finalmente, deve-se unir

(9)

9

os 4 pés montados à plataforma principal, obtendo-se assim o produto final.

Terminada a montagem, o apoio deve passar ainda por uma etapa de acabamento, a fim de eliminar imperfeições que possam vir a ocorrer durante a execução das etapas anteriores.

3.4. Transformando Idéias em negócios

Para finalizar o projeto, realizou-se uma análise do mercado a fim de identificar e explorar as oportunidades, buscando entender a lógica do negócio e as noções de competitividade que possam influenciar no lançamento e venda do apoio multifuncional.

Desta forma, esta etapa teve como objetivo verificar a real possibilidade de comercialização do produto e identificar questões estratégicas que podem influenciar no sucesso do produto, tais como a localização dos potenciais clientes, o volume e freqüência de compras destes, a quantidade de produtos que deverá estar disponível, as condições de comercialização dos fornecedores, a previsão de gasto inicial, entre outros.

3.5. Dimensionamento do mercado

Segundo o censo de 2009 (IBGE), a população de Viçosa está estimada em 74.171 habitantes. No entanto nesse número não está incluída a população flutuante, formada pelos estudantes universitários, justamente o público alvo deste produto. Para contagem do censo os estudantes são considerados habitantes da cidade de origem, não sendo contabilizados como moradores de Viçosa.

Assim, levando em consideração apenas a população acadêmica, incluindo professores, alunos de ensino médio e ensino superior, estima-se que este nicho seja composto por aproximadamente 20.000 pessoas, segundo dados da Universidade Federal de Viçosa.

A pesquisa de mercado citada anteriormente indicou que 72% dos entrevistados apresentam o hábito de utilizar notebook e/ou ler na cama. No entanto, em um primeiro momento apenas 36% afirmaram que estariam dispostos a adquirir o produto.

Com base nesses dados, foi possível estimar o tamanho do potencial mercado: - A população acadêmica está estimada em aproximadamente 20.000 pessoas.

- Destes, 36% afirmam que estariam dispostos a adquirir o apoio multifuncional: 20.000 x 36% = 7.200.

Nota: a análise é conservadora, pois embora apenas 36% dos entrevistados afirmaram que comprariam o produto, sabe-se que 72% utilizam notebook ou lêem na cama. Dessa forma, essas pessoas que a princípio não comprariam o apoio constituem um mercado potencial, já que poderiam ser estimuladas a mudar de idéia e comprar o apoio posteriormente.

- O apoio multifuncional é pessoal e uma unidade do produto é suficiente por usuário. Assim, acredita-se que inicialmente exista um mercado capaz de absorver aproximadamente 7.200 produtos.

Nota: o público acadêmico é renovado a cada ano com a entrada de calouros. De acordo com os dados do IDC (International Data Corporation), a venda de notebook superou a de desktop em 2010, e a estimativa é que em 2011 o número de usuários de notebook supere o de desktop. Somando-se estes fatos, acredita-se que o mercado para o apoio multifuncional seja promissor.

(10)

10

A primeira tabela do QFD construída foi a tabela das qualidades exigidas. Para construir essa tabela, realizou-se uma pesquisa de mercado por meio da técnica de entrevista em grupo. Oito estudantes foram convidados a formar um grupo de discussão com o intuito de responder e discutir as perguntas do Questionário 1 (figura 4). Os entrevistados são estudantes universitários, e todos possuem notebook e ainda apresentam o hábito de ler/estudar na cama.

O questionário aplicado teve como objetivo identificar quais as características os potenciais clientes acreditam ser relevantes para agregar valor ao apoio multifuncional (características exigidas).

FIGURA 4 – Questionário 1: aplicado na entrevista de grupo

Dessa forma, foi possível construir a seguinte tabela (figura 5) de qualidades exigidas:

FIGURA 5 - Desdobramento das Qualidades Exigidas

A partir das qualidades exigidas, realizou-se uma nova pesquisa, dessa vez por meio da técnica de entrevistas individuais, através de um questionário enviado para o email de um grupo de 30 estudantes, utilizando o Google Docs.

(11)

11

Este novo questionário (figura 5) teve como objetivo identificar, em uma escala de 1 a 5, qual o grau de importância das principais dado pelos entrevistados em relação às características levantadas no grupo de discussão.

FIGURA 6 – Questionário 2: aplicado por meio do Google Docs

De posse do resultado obtido por meio dos questionários, chegou-se na seguinte tabela (figura 7) de características da qualidade:

FIGURA 7 - Desdobramento das Características da Qualidade

Com base nessas tabelas, realizou-se o processo de estabelecimento da correlação, que teve como objetivo identificar as relações de causa-efeito entre os itens desdobrados das tabelas e ainda possibilitar a priorização dos itens de uma tabela em função dos itens de outra tabela, no caso da Matriz da Qualidade, as características da qualidade são priorizadas em função dos pesos atribuídos às qualidades exigidas.

(12)

12

Posteriormente, realizou-se o processo de conversão, sendo este utilizado para transmitir a importância dos itens da qualidade de uma tabela (seus pesos relativos) para os itens de outra tabela, e é realizado por meio das correlações identificadas.

No caso da Matriz da Qualidade, é realizada a conversão do peso relativo dos itens da qualidade exigida para os itens de características da qualidade. Este é um dos processos mais importantes, pois por meio dele é que a importância atribuída pelos clientes a cada item da qualidade exigida é transferidas características da qualidade, determinando as prioridades do projeto.

Dessa forma, o desdobramento da função da qualidade (QFD) teve o objetivo de identificar quais as principais características que o protótipo deve possuir a fim de este se adequar às características exigidas pelo cliente.

De forma resumida, os gráficos de Paretto das Qualidades Exigidas e das Características da Qualidade são apresentados nas figuras a seguir:

(13)

13

FIGURA 9 – Gráfico de Pareto das Características da Qualidade

4. Conclusões

O apoio multifuncional foi idealizado com o objetivo de proporcionar conforto às pessoas que possuem o hábito de ler, estudar ou utilizar notebook na cama de modo a proporcionar ao público alvo um produto simples e de baixo preço.

Com a criação deste produto foi possível vivenciar a metodologia de desenvolvimento de produtos, confirmando a importância do correto estudo e implementação das estruturas descritas na literatura. O projeto desenvolveu um produto inovador, útil e de fácil produção, atendendo a uma necessidade do público alvo ainda não suprida pelos produtos existentes no mercado.

A composição dos custos dos materiais para a produção do apoio multifuncional mostrou que o produto desenvolvido é viável economicamente. Além disso, a relação custo benefício do apoio é melhor, já que o mesmo apresenta um preço inferior e uma multifuncionalidade, ao contrário dos concorrentes e substitutos.

O projeto do produto pode ser melhorado através do auxílio de especialistas em área como design de móveis e marketing, para que o produto desenvolvido tenha uma aparência mais moderna e atenda às reais expectativas do mercado.

5. Referências Bibliográficas

AGOSTINETTO, J.S. Sistematização do processo de desenvolvimento de produtos, melhoria contínua e desempenho: o caso de uma empresa de autopeças. Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, para a obtenção do Título de Mestre em Engenharia de Produção. São Carlos, 2006.

BRANÍCIO, S.A.R.; PEIXOTO, M.O.C.; CARPINETTI, L.C.R O monitoramento de informações tecnológicas externas para o desenvolvimento de novos produtos. XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2001.

CHATAQUE, J.; MARQUES, L. Processos e projetos: uma visão integrada da organização apoiando a gestão e o planejamento estratégico. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba, 2002.

CHENG, L. C. E FILHO, L. D. R. M. QFD – Desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2007.

FARIA, A. F. Roteiros para as aulas de laboratório da disciplina projeto de produto. Universidade Federal de Viçosa, 2010.

FILHO, E. R. Projeto de Produto – Textos da Apostila do Curso. Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais, 7a Edição, Belo Horizonte, 2004.

MUNDIM, A.P.F.; ROZENFELD, H.; AMARAL, D.C.; SILVA, S.L.; GUERRERO, V.; HORTA, L.C. Aplicando o cenário de desenvolvimento de produtos em um caso prático de capacitação profissional. Revista Gestão e Produção, v.9, n.1, p.1-16, 2002.

RODRIGUES, N. S. S. Aplicação da matriz da qualidade do QFD para avaliar serviços de alimentação do campus da Unicamp. Tese de doutorado submetida à banca examinadora para título de Doutor em Engenharia Agrícola, na área de concentração em Tecnologia Pós-colheita. Campinas, 2010.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.C.; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. Saraiva. São Paulo, 2006.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3a Edição. São Paulo, 2009. VARGAS, R. Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide. Brasport. 3a Edição. Rio de Janeiro, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

21 - REUNIÃO PEDAGÓGICA /Conselho de Promoção e Resultado Final(Online)/Início do Verão 22 - CONFRATERNIZAÇÃO /Formaturas - 9º ano do Ensino Fundamental II e 3º ano do

Diante do exposto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar o imaginário coletivo de professores sobre o processo de inclusão escolar por meio do uso do Procedimento

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai