• Nenhum resultado encontrado

SEAD SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO, RECURSOS HUMANOS E PREVIDÊNCIA FISCAL SANITÁRIO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEAD SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO, RECURSOS HUMANOS E PREVIDÊNCIA FISCAL SANITÁRIO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ABRIL / 2005

SEAD

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO,

RECURSOS HUMANOS E PREVIDÊNCIA

FISCAL SANITÁRIO

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 40 questões das Provas Objetivas, sem repetição ou falha, assim

distribuídas:

b) um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas.

02 - Verifique se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal.

03 - Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferográfica de tinta na cor preta.

04 - No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço compreendido pelos círculos, a caneta esferográfica de tinta na cor preta, de forma contínua e densa. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcação completamente, sem deixar claros.

Exemplo: A B C D E

05 - Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR.

O CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído caso esteja danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA.

06 - Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma opção anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - SERÁ ELIMINADO do Concurso Público o candidato que:

a) se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, headphones, telefones celulares, pagers ou fontes de consulta de qualquer espécie;

b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questões e/ou o CARTÃO-RESPOSTA.

08 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.

09 - Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTÕES E O CARTÃO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA.

10 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 3 (TRÊS) HORAS.

11 - O candidato só poderá ausentar-se do recinto das provas após uma hora contada a partir do início das mesmas. Para poder levar o Caderno de Questões, deverá permanecer até 30 (trinta) minutos antes do horário estabelecido para o encerramento.

Língua Portuguesa III

Conhecimentos Específicos

PROVAS QUESTÕES PONTOS 2,0 3,0 2,0 2,5 3,0 1 a 5 6 a 10 11 a 20 21 a 30 31 a 40

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA III

O bom exemplo da agroindústria do açaí

O bom exemplo vem de Codajás, a 240 quilôme-tros de Manaus: produtores de açaí uniram-se em uma cooperativa e instalaram uma fábrica com capacidade para produzir 100 toneladas por mês de polpa pasteurizada. Trata-se de um empreendimento forjado em estudo eco-nômico especializado, com ampla possibilidade de obter sucesso, e de tornar-se modelo de desenvolvimento sus-tentado para outros municípios com vocação agroindustrial. Vejamos: o consumo do produto no Brasil cresce 14,28% por ano, enquanto a produção aumenta 7,96% por ano.

Consultores do setor atestam que, caso o consu-mo continue nesse ritconsu-mo, os produtores brasileiros não serão capazes de atender à demanda do próximo ano. Pode-se afirmar, então, que Codajás foca num mercado mais que promissor, pois a tendência de ampliação do número de consumidores de novos sabores é mundial. No Brasil, os subprodutos do açaí (sorvetes, sucos, balas e doces) caíram no gosto popular de cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. O principal fornecedor do produto, atualmente, é o Estado do Pará, que produz 132,6 mil tonelas por ano, enquanto o Amazonas contribui com apenas 5 mil toneladas por ano, das quais 1,5 mil tonelada sai dos açaizais de Codajás.

As vantagens comerciais são muitas, por isso, os produtores não demoraram a convencer o Governo do Ama-zonas e a Suframa a apoiá-los com financiamentos diretos, estudos econômicos e infra-estrutura para que a pasteurização do produto ocorresse no próprio município. É preciso garantir, a partir de agora, o desenvolvi-mento sustentado do projeto, que, além dos ganhos fi-nanceiros, deve oferecer resultados ambientais e soci-ais. A agroindústria do açaí de Codajás não servirá de modelo caso os pequenos produtores e trabalhadores da lavoura do açaí recebam pagamento injusto. Não só os financiadores e apoiadores têm a responsabilidade de fiscalizar o projeto, mas toda a sociedade, para que a interiorização do capital no Amazonas distribua renda e riqueza em vez de apenas explorar mão-de-obra barata e danificar a natureza. O que todos esperam é que, com planejamento adequado, o exemplo de Codajás se espa-lhe pelos demais municípios do Amazonas, com a agre-gação de valor à produção dos que cultivam cupuaçu, banana, laranja, cacau, pupunha, camu-camu, buriti, man-dioca, peixes e tantos outros produtos regionais.

A Crítica. 9 ago. 2004 5 1 0 1 5 2 0 2 5 3 0 3 5 4 0 1

De acordo com o primeiro parágrafo do texto, o bom exemplo é:

(A) uma fazenda de açaí a 240 quilômetros de Manaus. (B) uma cidade onde existe uma cooperativa de produtores

de açaí.

(C) um empreendimento criado para servir de modelo de pro-dução de açaí.

(D) a grande produção de polpa pasteurizada de açaí. (E) a criação de uma cooperativa e uma fábrica que produz

toneladas de polpa de açaí.

2

Segundo o texto, o consumo de açaí no Brasil: (A) cresce mais do que a sua produção. (B) cresce mais do que o de outros produtos. (C) é maior do que em outros países.

(D) só aumentou no Rio de Janeiro e em São Paulo. (E) está concentrado no Pará e no Amazonas.

3

No texto, a oração “caso o consumo continue nesse ritmo,” (l. 12-13) indica uma:

(A) certeza. (B) conclusão. (C) conseqüência. (D) oposição. (E) hipótese.

4

Os produtores de açaí convenceram o Governo do Amazonas e a SUFRAMA (3o parágrafo do texto) a apoiá-los, com o

objetivo de:

(A) obter financiamentos diretos. (B) conseguir estudos econômicos. (C) desenvolver infra-estrutura. (D) pasteurizar o açaí em Codajás. (E) garantir o aumento da produção.

5

De que forma a sentença “A agroindústria do açaí de Codajás não servirá de modelo caso os pequenos produtores e traba-lhadores da lavoura do açaí recebam pagamento injusto.” pode ser reescrita adequadamente?

(A) A agroindústria do açaí de Codajás só servirá de modelo se os pequenos produtores e trabalhadores da lavoura do açaí não receberem pagamento injusto.

(B) A agroindústria do açaí de Codajás não servirá de modelo no caso de os pequenos produtores e trabalhadores da lavoura do açaí receberem pagamento justo.

(C) A agroindústria do açaí de Codajás não servirá de modelo ainda que os pequenos produtores e trabalhadores da lavoura do açaí recebam pagamento injusto.

(D) A agroindústria do açaí de Codajás servirá de modelo embora os pequenos produtores e trabalhadores da la-voura do açaí recebam pagamento injusto.

(E) A agroindústria do açaí de Codajás servirá de modelo, logo os pequenos produtores e trabalhadores da lavoura do açaí receberão pagamento justo.

(3)

6

Assinale a opção cuja palavra apresentada é um substantivo. (A) Agroindustrial. (B) Fatal. (C) Espacial. (D) Açaizal. (E) Ambiental. 7

Indique a opção cujas palavras são grafadas com “ss”, como em “possibilidade”.

(A) Con__iência e exce__ão. (B) Compreen__ão e audiên__ ia. (C) Profi__ional e pa__ageiro. (D) Injusti__a e espa__oso. (E) Esta__ão e amazonen__e.

8

Indique a opção em que o uso do pronome relativo é

INACEITÁVEL, segundo a norma culta.

(A) Todas as pessoas que, em Codajás, plantam açaí, obtêm sucesso.

(B) Os agricultores, cujos os produtos não são açaí, querem mudar.

(C) São bons os consultores, os quais deram assessoria à plantação de açaí.

(D) Não sei a que se refere quando cita o projeto de Codajás, no Amazonas.

(E) Foram feitos estudos sérios para a agricultura amazonense, a qual deu certo.

9

A frase em que o pronome oblíquo NÃO está em posição correta é:

(A) Vê-se que o consumo de açaí aumentou. (B) Muito se comenta sobre a indústria nacional. (C) Não se fazem mais sucos como antigamente. (D) O jornalista que se expressa bem já é veterano. (E) Se o senhor quiser, venderei-lhe meu carro.

10

O Dr. Fontes ____ muitos anos se dedica ____ pesquisar doenças tropicais. Todas as manhãs ele vai ____ clínica para dar consultas ____ pessoas de todo o estado.

As lacunas devem ser corretamente preenchidas com as formas: (A) há – à – à – a (B) há – a – à – a (C) à – à – na – a (D) à – a – na – à (E) a – a – à – à

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11

De acordo com o art. 7º da Lei Federal 8080/90, as diretrizes e princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde são: (A) Hierarquização, Proteção à Saúde e Igualdade. (B) Hierarquização, Descentralização e Integralidade. (C) Descentralização e Impessoalidade.

(D) Universalidade, Descentralização, Integralidade e Participação Popular.

(E) Universalidade, Legalidade e Igualdade.

12

O conjunto das ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde constitui o(a)

(A) Sistema Único de Saúde. (B) Política de Saúde. (C) Vigilância Sanitária. (D) Vigilância Epidemiológica. (E) Vigilância Ecológica.

13

A regulamentação do SUS foi realizada através: (A) do Decreto no 77.052/76.

(B) da Constituição Federal. (C) da Lei no 1691/85.

(D) da Lei no 8080/90.

(E) das Leis no 8080/90 e no 8142/90.

14

SMS é uma sigla que significa: (A) Sistema Municipal Sanitário. (B) Sistema Municipal de Saúde.

(C) Sistema Municipal de Vigilância Sanitária. (D) Secretaria Municipal de Saúde.

(E) Secretaria Municipal Social.

15

Marque a opção que NÃO apresenta a correspondência entre a sigla e seu significado.

(A) FNS – Fundação Nacional de Saúde. (B) PSF - Programa de Saúde da Família. (C) MS – Ministério da Saúde.

(D) ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (E) NOB – Norma Operacional Brasileira.

(4)

16

A pequena cidade de Muruaí, onde João mora, encontra-se em sérios apuros. O acúmulo de lixo e esgoto vêm causando várias doenças. Para resolver a situação um grupo de moradores foi à Prefeitura a fim de discutir a situação. Esta atitude do conjunto de moradores é:

(A) irrelevante, pois cabe somente ao poder público efetivar as ações em saúde.

(B) fundamental para o fortalecimento do controle social do SUS.

(C) justificável através do princípio da descentralização. (D) contrária à Lei 8080/90.

(E) contrária à Lei 8142/90.

17

Atendendo a uma denúncia, o setor de Vigilância Sanitária Estadual constatou várias irregularidades na Casa de Saúde Maternidade Alta Vista. Dentre elas: esterilização inadequada; medicamentos mal armazenados; equipamentos deteriorados, colocando a população em risco. Esse tipo de risco é:

(A) ambiental. (B) ocupacional. (C) social. (D) iatrogênico. (E) institucional.

18

O Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN serve para informar os eventos sobre:

(A) doenças respiratórias. (B) doenças transmissíveis. (C) nascimentos.

(D) morbidade institucional.

(E) câncer, doenças mentais e infecção hospitalar.

19

De acordo com a Lei n° 6437/77, que trata das infrações à Legislação Sanitária Federal, na imposição da pena e sua graduação, a autoridade sanitária levará em conta:

I - circunstâncias atenuantes e agravantes; I - tipos de riscos socioambientais;

III - antecedentes do infrator; IV - tipos de riscos à comunidade; V - gravidade do fato.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

(A) I, apenas. (B) II e V, apenas. (C) I, III e V, apenas. (D) I e IV, apenas. (E) V, apenas.

20

Maria Quitéria descobriu uma nova forma de ganhar dinheiro. Arrumou nos fundos de sua casa um local para fazer cosméticos caseiros à base de cupuaçu. Dias depois foi procurada pela Vigilância Sanitária após queixas de vizinhos que sofreram problemas alérgicos depois do uso do produto. Esta inspeção sanitária admite pena de:

(A) interdição, multa e advertência.

(B) interdição do local e cancelamento de registro.

(C) advertência, interdição, cancelamento da licença e/ou multa.

(D) advertência, cancelamento de licença e/ou multa. (E) advertência, interdição, cancelamento de autorização e

de licença e/ou multa.

21

As infrações sanitárias serão apuradas em processo administrativo próprio, que é iniciado:

(A) com a descrição da infração, a assinatura do autuado e a hora da lavratura.

(B) com a lavratura de auto de infração, observados o rito e os prazos estabelecidos em lei.

(C) com a vistoria do local e os ritos condizentes com a situação inspecionada.

(D) com a ciência, pelo autuado, de que responderá pelo fato em processo administrativo.

(E) no momento da desobediência às normas sanitárias, respeitando os prazos legais.

22

As ações da Vigilância Sanitária são muito importantes para as pequenas e grandes cidades. Atualmente estas ações são fundamentalmente: (A) educativas. (B) controladoras. (C) punitivas. (D) policialescas. (E) assistencialistas. 23

A descentralização da Vigilância Sanitária é um processo importante pois permite:

(A) a proposição, pelos estados, de leis adequadas às ações ambientais em saúde.

(B) a resposta dos municípios aos problemas cotidianos da população.

(C) ações estaduais contextualizadas em questões nacionais.

(D) ações de saúde que atinjam todo o território nacional. (E) ações de saúde que possam ser definidas em todo o

(5)

24

Clodoaldo, fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, foi solicitado pela associação de moradores de um bairro pesqueiro para conversar sobre a boa conservação do material pescado. Ele informou corretamente aos moradores que, segundo a Lei Orgânica de Saúde, cabe à esfera estadual: (A) disciplinar e suplementar a legislação federal no que diz

respeito à aplicação e execução de ações e serviços de Vigilância Sanitária.

(B) coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de Vigilância Sanitária e de saúde do trabalhador, suplementando, nesses setores, a legislação sobre normas gerais expedidas pela União.

(C) expedir normas gerais sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

(D) expedir normas gerais sobre Vigilância Sanitária, coordenando em caráter suplementar as ações e serviços de saúde.

(E) definir normas gerais sobre Vigilância Sanitária, coordenando em caráter emergencial as ações e serviços de saúde.

25

Todo alimento somente poderá ser exposto ao consumo ou colocado à venda depois de registrado no órgão competente do Ministério da Saúde. Além disso, é obrigatório também o registro nesse órgão de:

I - aditivos intencionais;

II - matérias-primas alimentares; III - alimentos in natura;

IV - embalagens, equipamentos e utensílios elaborados e/ ou revestidos internamente de substância resino poliméricas e destinados a entrar em contato com alimentos, inclusive de uso doméstico.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns): (A) II, apenas.

(B) I e II, apenas. (C) I e IV, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III, apenas.

26

Marque a opção em que todas as doenças são de notificação compulsória em todo o Território Nacional.

(A) Cólera, Tuberculose, Hanseníase.

(B) Esquistossomose, Febre Reumática e Malária. (C) Hipertensão, Cólera e Sarampo.

(D) Sarampo, Poliomielite e Conjuntivite. (E) Tétano, Dengue e Impetigo.

27

A vacina DPT previne as seguintes doenças: (A) Sarampo, Paralisia Infantil e Coqueluche (B) Sarampo, Difteria e Coqueluche

(C) Sarampo, Varicela e Paralisia Infantil (D) Sarampo, Difteria e Rubéola

(E) Coqueluche, Difteria e Tétano

28

A taxa que expressa o número de casos novos de uma determinada doença, durante um período definido, numa população sob o risco de desenvolver a doença, chama-se: (A) prevalência. (B) coeficiente.

(C) incidência. (D) epidemia. (E) endemia.

29

Alguns termos são usados inadequadamente em bulas de medicamentos e, assim, podem levar à interpretação errada por parte do usuário.

Assinale o termo que, quando diz respeito aos medicamentos e aos aditivos, geralmente é usado de modo INCORRETO nas normas de controle sanitário.

(A) Qualidade. (B) Nocividade (C) Inocuidade (D) Higiene (E) Risco

30

O desenfreado desenvolvimento tecnológico pode trazer conseqüências perversas para a vida humana e de todos os seres vivos. O papel da Vigilância Sanitária de exercer o controle e a regulamentação pública dos avanços científicos e tecnológicos que interferem na saúde e na vida é uma questão:

(A) tecnológica. (B) ética. (C) social. (D) educacional. (E) assistencial.

31

Na área da saúde os principais problemas de uma região estão relacionados com as condições socioeconômicas e sanitárias da população. Para tanto, compete à direção municipal do SUS:

(A) executar serviços de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária de alimentos e nutrição.

(B) promover a descentralização, para os municípios, dos serviços e ações em saúde.

(C) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do SUS.

(D) coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e alimentação e nutrição.

(E) definir e coordenar os sistemas de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

(6)

32

A falta de médicos e de produtos básicos nos hospitais do município de Barumar está cada vez mais presente no dia-a-dia dos moradores. Considerando que a saúde é um direito fundamental do cidadão brasileiro, a Lei nº 8080/90 dispõe sobre:

(A) as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

(B) a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

(C) a assistência às pessoas por intermédios de ações integradas de promoção e proteção da saúde.

(D) a participação social e comunitária dos municípios e estados.

(E) o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

33

No exercício de suas funções constitucionais e legais relacionadas com a saúde, incumbe ao Estado:

(A) executar ações relativas ao controle do meio ambiente. (B) assistir, técnica e financeiramente, os municípios para que operem os serviços básicos de saúde para a população local.

(C) definir políticas públicas contextualizadas e integradas ao SUS.

(D) definir políticas sobre o meio ambiente, transporte e medicamentos.

(E) coordenar ações de controle ambiental através de definição de políticas públicas.

34

Jupira, preocupada com a febre de seu filho de 3 anos, buscou atendimento em um posto de saúde do seu bairro. Como o problema era sério, o menino foi encaminhado a um hospital e muito bem tratado. Essa solução foi possível por que, segundo a Lei 1691/85:

(A) a saúde é um direito de todos e dever do Estado. (B) as unidades de serviços básicos de saúde manterão

entrosamento com as unidades mais próximas de maior complexidade, às quais, sempre que necessário, os doentes serão encaminhados, sob garantia de atendimento.

(C) as unidades de saúde devem respeitar as normas de bom atendimento, segurança, fiscalização e cuidados em saúde.

(D) as unidades de saúde devem promover, proteger e recuperar a saúde dos usuários, respeitando os limites de trabalho de cada local.

(E) as unidades de saúde devem trabalhar de forma a fiscalizar a rede de atendimento em saúde, promovendo cidadania e controle social.

35

Em um pequeno município, um grupo de gestantes e seus maridos necessitavam de apoio e orientação sobre como prevenir problemas, ter um bom parto e cuidar bem do bebê. Assim, o posto de saúde local chamou uma equipe de profissionais de saúde do Estado para melhor realizar esta tarefa. Esta situação é um exemplo de proteção à saúde materna, da criança e do adolescente, coerente com a lei estadual amazonense que estabelece a necessidade de: (A) fortalecer sempre a família, por princípio, desenvolvendo

ações em bases éticas e humanísticas.

(B) seguir iniciativas de proteção e recuperação da saúde voltadas para a construção do ser cidadão.

(C) seguir preceitos locais, buscando, sempre que possível, respeitar a integração com o SUS

(D) oferecer respostas imediatas e adequadas a cada local. (E) construir, em conjunto com bases sociais locais, a melhor forma de encaminhamento dos problemas de saúde da comunidade.

36

Os agravos que envolvem aspectos ambientais são: (A) Dengue, Leptospirose, Leishmaniose, Esquistossomose. (B) Dengue, Hepatite C, Cólera.

(C) Dengue, Pneumoconioses, Infecções Hospitalares, Câncer.

(D) Hepatite B, AIDS, Dengue, Cólera. (E) AIDS, Sífilis, Tétano.

37

Constitui uma das obrigações do Conselho Municipal de Saúde:

(A) formular estratégias para a política de saúde do Município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. (B) proporcionar assistência integral à saúde.

(C) divulgar informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e à sua utilização pelo usuário.

(D) participar, em articulação com o Estado, do planejamento e da programação da rede regionalizada e hierarquizada das ações e serviços de saúde.

(E) executar serviços de vigilância epidemiológica.

38

A disseminação da informação deve ser feita em três níveis: (A) municipal, estadual e federal.

(B) primário, secundário e terciário.

(C) à sociedade, aos responsáveis pela produção do dado e aos responsáveis pela definição das ações de saúde. (D) à sociedade, aos ambulatórios conveniados ao SUS e

aos hospitais conveniados ao SUS. (E) ao Estado, aos hospitais e à sociedade.

(7)

39

Durante a festa junina de São João de Maricá, um grupo de forró se apresentou em um botequim bem amplo que estava acostumado a receber grande quantidade de pessoas para os bailes. Foram servidos pratos típicos do local e muita bebida. No dia seguinte, várias pessoas da região presentes na festa e que comeram moqueca de peixe se sentiram mal, apresentando diarréia. Alguns relataram que sentiram um gosto diferente ao comerem a moqueca. O Setor de Fiscalização Sanitária visitou o local, constatou irregularidades e orientou sobre as normas de segurança sanitária. Segundo a Lei nº 1691/95, o(a):

(A) Ministério da Saúde deve, sempre que possível, definir leis que regulem as ações de fiscalização em todo o território nacional.

(B) Ministério da Saúde instituirá ações, normas e decretos que orientem quanto às penas compatíveis à gravidade da situação.

(C) esfera municipal deve, sempre que possível, definir leis que regulem as ações de fiscalização em todo o território municipal.

(D) Secretaria Municipal deve, sempre que possível, definir leis que regulem as ações de fiscalização em todo o território estadual.

(E) Secretaria de Saúde baixará normas de higiene e segurança sanitária, a serem observadas nos locais e sítios em que se realizem espetáculos públicos de lazer ou recreação que sirvam alimentos.

40

Manoel Carlos plantou várias ervas medicinais, legumes e frutas em terreno ao lado de sua casa. Para irrigar sua horta utilizou as águas de um rio próximo a uma pequena fábrica que foi interditada por poluir as águas do local. Sua atitude foi imprópria pois:

(A) as ervas medicinais e legumes não podem ser irrigados sem orientação dos agrônomos e fiscais do local. (B) as águas do local não poderiam ser utilizadas sem

autorização do setor de abastecimento local.

(C) os métodos que ele utilizou dependem de registro e tratamento das águas.

(D) o uso de água poluída em hortas, pomares e áreas de irrigação é proibido.

(E) sua horta não podia ser construída sem registro anterior em órgão competente.

Referências

Documentos relacionados

Pelo que, durante os 15 (quinze) dias que decorrem desde a data de publicação deste Edital e mais 8 (oito) dias contados da data da segunda publicação, poderão os

Protecção respiratória : Não é normalmente necessário equipamento pessoal protector de respiração. Poderá ser necessária a utilização de um filtro respiratório de

O Conselho Nacional de Saúde é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes, representantes de entidades e

Como a intenção é levar este produto educacional para equipar os laboratórios das universidades, bem como escolas de ensino médio que muitas delas não possuem

Para apuração do volume de investimento, serão considerados os volumes médios mensais em Reais de Saldo em Conta Investimento, Fundos de Investimento, Poupança Personnalité,

Em seguida, a montagem da pulseira foi finalizada com o processo de soldagem unindo o encaixe com a peça da parte superior da pulseira.. Com a montagem da pulseira finalizada, a

tomar decisões certas.” Escreva o significado das palavras. ➔ Agora reescreva o versículo trocando as palavras por seu significado: ... ➔ Você sabe a diferença entre

E para piorar, tem ainda o não cumprimento do pa- gamento do mandado de segurança referente ao Plano de Carreira.. Essa decisão é uma das mais recentes, só sendo possível fazer