• Nenhum resultado encontrado

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que inventa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

T om i e O ht a k e S e m t í t u l o, 1 9 9 2 , s e r ig r afi a

F ot o: F a u st o F l e u r y

O olho que pensa, a mão que faz, o corpo que

inventa

Com as proposições didáticas sugeridas, espera-se que os alunos possam se aproximar, de uma maneira aberta, da obra do artista,

buscando encontrar possibilidades de expl oração poéticas desse objeto artístico. Tal aproximação propicia a ampli ação de seus repertórios visuais e conceituais.

Ao apresentarmos os conteúdos relacionados às aprendizagens, definimos o que esperamos que os alunos aprendam e também estabelecemos uma relação entre os conteúdos e as reais

possibil idades de construção de conhecimentos em suas diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo, afetivo e relacional.

EX PE CT AT I VAS D E A P RE N D I ZA G E M

Reflorestando o espaço e compondo textos visuais

CONTEÚDOS

• Leitura de imagens

• Percurso poético de Tomie Ohtake

• Desenho de observação de árvores da Amazônia • Composições interativas

• Desmatamento na Floresta Amazônica

(2)

OBJETIVOS

• Desenvolver a leitura de imagens.

• Identificar aspectos do processo de criação da artista Tomie Ohtake. • Fazer desenho de observação de árvores nativas da Amazônia.

• Articular elementos da linguagem visual por meio da criação de composições interativas.

• Pesquisar sobre as causas e efeitos do desmatamento da Floresta Amazônica. • Estabelecer relações entre a obra da artista Tomie Ohtake e as imagens

aéreas da Floresta Amazônica.

AVALIAÇÃO

Considerando que a avaliação é um instrumento do professor para saber se o objetivo que propôs foi ou não alcançado e perceber o grau de dificuldade vivenciado pelos alunos durante o percurso educativo, este item tem como objetivo apontar caminhos por meio de levantamento de questões (perguntas), que ajudem o professor a perceber se os alunos se apropriaram dos conteúdos apresentados ou não e de que forma. Para tanto, a avaliação para essa proposição didática estará contida nos itens 8, 9 e 10 da atividade sugerida. PR OP OS T A D E T RAB A L HO MATERIAIS • Lápis • Papel-cartão branco • Sulfite A4 • Tesouras

• Cola branca ou cola quente

• Tinta guache ou acrílica em diversas cores • Pincéis pequenos

• Manta magnética sem cobertura, com vinil, ou adesivada (ímã de geladeira) • Painel ou placa de metal que possa ser fixado na parede na medida

aproximada de 60 cm × 90 cm.

Reflorestando o espaço e criando textos visuais

1. Professor, faça uma pesquisa sobre as árvores nativas da Amazônia e imprima ou tire uma cópia das imagens dessas árvores. Se você preferir pode pedir que

(3)

os alunos a façam. O importante é que cada aluno tenha em mãos a imagem de uma árvore da Amazônia.

2. Pegue o papel-cartão e corte-o em pequenos retângulos nas medidas de 9 cm × 6 cm. Cada aluno deverá ficar com três retângulos. Reserve.

3. Com a folha de papel sulfite em mãos, confeccione um visor (janela que serve para observar partes delimitadas). Para isso, no meio da folha de sulfite construa com régua e lápis um retângulo nas medidas de 9 cm × 6 cm, recortando a área desenhada.

4. Distribua as imagens das árvores, uma para cada aluno e peça que observem suas formas e características. Em seguida, colocando o visor sobre a imagem da árvore, peça para brincarem de selecionar partes, observando que, ao escolher partes da árvore, estas perdem a referência com o mundo real tornando-se abstratas. Como o visor é uma janela com limites precisos, peça que passeiem com essa janela por toda a imagem percebendo os vários desenhos abstratos formados. Proponha que escolham três imagens, reproduzindo-as nos retângulos reservados.

5. Utilizando tinta e pincéis, peça para os alunos pintarem seus desenhos abstratos com a tinta guache ou acrílica. Deixe secar.

6. Mostre novamente a obra da artista Tomie Ohtake e as imagens aéreas da Floresta Amazônica e peça que façam comparações. Como são as formas e as cores? Como os elementos estão organizados no espaço? Que desenhos formam? Quais as áreas que chamam mais a atenção? Há áreas claras e áreas escuras? Onde? O que chama mais a atenção nas imagens? Quais se parecem mais, quais se parecem menos? Após essa investigação mais aprofundada, proponha aos alunos criar uma obra abstrata conjunta que poderá ser manipulada e modificada por quem desejar. Assim como a floresta revela seus desenhos em virtude de suas características físicas e geográficas e da intervenção do homem que causa o desmatamento, os alunos deverão criar uma imagem coletiva por meio da distribuição de suas árvores dentro do espaço.

7. Cole as imagens desenhadas e pintadas sobre a manta magnética ou o ímã. 8. Prenda ou apoie o painel ou chapa de metal na parede de forma segura e

proponha que cada aluno preencha um espaço desse suporte, fixando magneticamente as imagens abstratas produzidas, criando, assim, uma composição coletiva. Deixe que decidam onde colocar suas imagens e proponha que, juntos, definam quando finalizaram sua composição. Fotografe o resultado e proponha uma nova solução. Fotografe todas elas.

(4)

9. Se possível imprima as imagens das composições criadas ou projete-as para que vejam os resultados. Peça que falem sobre suas escolhas. Retome com eles a obra da artista Tomie Ohtake procurando enfatizar o modo como a artista representa as coisas do mundo e os possíveis diálogos entre sua obra e as imagens da Amazônia.

10. Monte uma exposição fixando o painel em um local onde os visitantes possam manipulá-lo livremente. Você poderá selecionar alguns alunos para orientar os visitantes e falar sobre o percurso do trabalho. Para essa exposição fixe próximo ao painel interativo, imagens aéreas da Floresta Amazônica e a obra da artista Tomie Ohtake, identificando cada uma delas. Se você imprimiu as composições feitas pelos alunos fixe-as também. Se não imprimiu, projete-as durante o tempo de exposição.

11. Avalie:

o Os alunos se apropriaram da obra da artista Tomie Ohtake por meio da leitura de imagem?

o Eles conseguiram compreender como a artista faz uso de elementos da linguagem bidimensional para dialogar com o temática do Meio

Ambiente?

o Eles conseguiram estabelecer relações entre o texto visual apresentado na obra da artista e a temática proposta(Meio Ambiente)?

o A proposição didática sugerida ajudou os alunos a estabelecer relações com o texto visual apresentado na obra?

o Que outras questões você faria para avaliar o percurso desenvolvido até agora?

(5)

O olhar que descobre

LIVROS E CATÁLOGOS:

CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Ed., 1999. COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950-2000: movimentos e meios. São Paulo: Alameda, 2004.

MENDONÇA, Casimiro Xavier de. O jogo do espaço e da luz. In: ______. Tomie Ohtake. Introd. Pietro Maria Bardi. São Paulo: Ex Libris, 1983. p. 27-31.

MORAES, Angélica de. Tomie Ohtake recria a tradição. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 7 fev. 2003. Caderno 2.

OHTAKE, Ricardo (Org.). Tomie Ohtake. São Paulo: Estúdio RO Projetos, 2001. OHTAKE, Tomie. Exposição retrospectiva de Tomie Ohtake. Apres. Pietro Maria Bardi. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1983.

______. Exposição retrospectiva Tomie Ohtake. Curadoria Ricardo Ohtake. Texto Paulo Herkenhoff. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000.

______. Exposição retrospectiva Tomie Ohtake. Texto Agnaldo Farias. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2001.

______. Pintura de Tomie Ohtake. São Paulo: Galeria Arte Global, 1983.

______. Tomie Ohtake. Apres. Frederico Morais. Rio de Janeiro: Thomas Cohn Arte Contemporânea, 1987.

______. Tomie Ohtake. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1991.

______. Tomie Ohtake: gravura em metal. São Paulo: Mônica Filgueiras Galeria de Arte, 1987.

______. Tomie Ohtake: novas pinturas. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 1993. SPINELLI, João J. Tomie Ohtake: o antigo e o novo na obra de Tomie Ohtake. 1985. 245 f. Tese (Mestrado). Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, 1985.

TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999.

(6)

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS:

FBDS - Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Mudanças climáticas e carbono. Disponível em:

<http://fbds.org.br/fbds/article.php3?id_article=54>. Acesso em: 2 maio 2011. TOMIE Ohtake. Acervo: Roteiros de Visita. Disponível em:

<http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/roteiro/PDF/34.pdf>. Acesso em: 2 maio 2011.

______. Disponível em: <http://www.institutotomieohtake.org.br/tomie/tetomie.htm>. Acesso em: 2 maio 2011.

______. Disponível em:

<http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=arti stas_biografia&cd_verbete=3427&cd_idioma=28555>. Acesso em: 2 maio 2011. ______. Disponível em: <http://www.pitoresco.com.br/brasil/tomie/tomie.htm>. Acesso em: 2 maio 2011.

VÍDEOS:

95 ANOS de Tomie Ohtake. Programa Metrópolis, 28 nov. 2008. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/metropolis--95-anos-de-tomie-ohtake-0402386AC4C93326?fullimage=1&types=A>. Acesso em: 2 maio 2011.

EXPOSIÇÃO Tomie Ohtake. Reportagem EPTV de Ribeirão Preto entrevista Ricardo Ohtake, 26 mar. 2010. Disponível em: <http://vimeo.com/10466581>. Acesso em: 2 maio 2011.

ISTO é arte?. Dir. Geraldo Santos. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1999. 1 DVD (12 min.). (Série: Arte educação). Acompanha material educativo para

professor-propositor. DVDteca Arte na Escola

ISTO é arte? palestra do professor Celso Favareto sobre arte moderna e contemporânea, 31 maio 2009. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=SLjc9cRvRmM>. Acesso em: 2 maio 2011. REPORTAGEM sobre Tomie Ohtake no programa Metrópolis, 15 dez. 2010.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tHvcniXw20M>. Acesso em: 2 maio 2011.

TOMIE Ohtake. Disponível em:

<http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=arti stas_biografia&cd_verbete=3427&cd_idioma=28555>. Acesso em: 2 maio 2011.

(7)

TOMIE Ohtake: artista brasileira abre nova exposição aos 95 anos. Jornal da Gazeta, 11 dez. 2008. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YNhWxAwLxIs>. Acesso em: 2 maio 2011.

TOMIE Ohtake: o traço essencial. Dir. Cacá Vicalvi. São Paulo: Rede SescSenac de Televisão, 2000. 1 DVD (23 min.). (O mundo da arte). Acompanha material educativo para professor-propositor. DVDteca Arte na Escola

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Votaram favoravelmente os senhores (as) conselheiros(as): MARCELO AUGUSTO DE SOUZA BEXIGA, ADSON MARTINS DA SILVA, FLÁVIO ESTEVÃO CANGUSSU PEIXOTO, CARLOS EDUARDO

“A necessidade moral do direito não provém da natureza humana, nem de suas necessidades, mas da necessidade de compor sua vida de acordo com princípios e regras, que

Se o piloto cruzar a faixa de gol e tiver seu pouso anotado pelo Juiz de Pouso, mas o seu GPS não demonstrar o tempo de entrada no gol, o piloto terá os pontos calculados