• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO. PROFESSOR ANGELO PERES.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO. PROFESSOR ANGELO PERES."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.

DISCIPLINA TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO.

PROFESSOR ANGELO PERES.

1

AULA 1 - REGRAS DA ABNT PARA PLANOS DE NEGÓCIOS.

TURMAS 2018.2.

TEMPOS VERBAIS:

Todo o trabalho o tempo do verbo é no PRESENTE.

PESSOA EMPREGADA:

Utilizar a terceira pessoa do singular (ele) ou do plural (eles). Ou, a primeira pessoa do singular (nós).

REFERÊNCIAS:

Todo o trabalho deverá ter as referências (no corpo do trabalho e na seção REFERÊNCIAS).

No corpo do trabalho a anotação quanto a referência deverá ser feita no “pé de página” e confirmada na seção REFERÊNCIAS.

1 Mestre em Economia. Pós-Graduado em RH, Marketing e Gestão Estratégica. Professor

universitário e de pós-graduação. Professor conteudista em programas de EAD, na UCAM e UCL. Professor-orientador em Planos de Negócios, na UCAM. Professor da FGV. Sócio Gestor da Peres & Peres Consultores Associados – Empresa de consultoria especializada em RH. Coordenador Técnico da Comissão de Treinamento e membro efetivo da Comissão de RH da ABERJ – Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador, instrutor de treinamento e palestrante em temas ligados à gestão, gestão de recursos humanos, carreira e planejamento de carreira, estratégia, cultura, comportamento organizacional e empreendedorismo. Coautor do livro Estratégia, Cultura e Gestão de RH e autor dos livros Plano de Negócios e Empreendedorismo e Caderno de Recursos Humanos.

(2)

CÓPIA DA INTERNET:

NÃO pode haver cópia de internet. Nem total, nem parcial. O grupo que utilizar-se desta prática terá nota ZERO no seu trabalho.

FOLHA DO TRABALHO: Folha A4.

MARGENS:

As MARGENS deverão ser: esquerda e superior são de 30 mm (3 cm), e as margens direita e inferior de 20 mm (2 cm).

ESPAÇAMENTOS:

O texto deve ser digitado em espaço 1,5. Os títulos de capítulos são escritos em caixa alta. Os títulos de seções e subseções levam maiúsculas apenas nas letras iniciais das principais palavras. A digitação é feita em apenas um lado da folha.

TEXTO JUSTIFICADO:

Todo o texto do trabalho deve respeitar o modelo justificado. Justificar é espaçar uniformemente o texto entre as margens. Tal solicitação é para dar melhor aparência, elegância e uniformidade ao trabalho.

NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS:

Utilizar algarismos arábicos na parte superior da folha no lado direito. Porém, a capa, a contracapa, o sumário (índice) e a carta antiplágio não são numerados.

Repetindo, os números de identificação das páginas devem ser colocados em evidência sempre no mesmo lugar em cada página do relatório, ou seja, no canto superior direito das páginas.

(3)

FONTE:

Arial 12, ou Times New Roman 12.

ILUSTRAÇÃO, FIGURAS E TABELAS:

É um recurso permitido e aceito pela academia. Portanto, seu uso é aceitável e bem-vindo. Sua identificação deverá vir na parte inferior das mesmas e deverão ter uma legenda explicativa.

O tamanho da letra (fonte) deverá ser 10.

ENCADERNAÇÃO:

O trabalho deverá ser entregue encadernado. A capa da frente do trabalho deverá ser plástica e transparente. A segunda capa poderá ser na cor preta ou azul escuro.

IMPRESSÃO:

Os trabalhos devem ser entregues impresso no modo colorido. Os grupos que entregaram trabalhos no modo cópias reprográficas (cópias xerox) terão suas avaliações prejudicadas. O motivo desta solicitação é óbvio: a apresentação deve ser impecável.

CITAÇÕES:

DIRETA: texto retirado do livro diretamente. Menos que três linhas e observando a citação do autor: Segundo Chiavenato (2008, p. 101).

INDIRETA: Utiliza-se o pensamento de um autor, porém, com suas palavras. Por exemplo: (CHIAVENATO, 2008)

Longa: Quando o conteúdo passa de três linhas. Deve-se fazer um recuo de 4 cm, a partir da margem esquerda. Utiliza-se fonte tamanho 10. Justificado e com espaçamento simples e sem aspas. Além de colocar, entre parênteses, o sobrenome do autor (em caixa alta), ano e página que o conteúdo

(4)

Como citar livros, revistas e etc.:

REFERÊNCIAS:

Citação de 1 autor:

MOTTA, F. C. P. Teoria geral da administração: uma introdução. 22. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

Citação de 2 autores:

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Management information systems: new approaches to organization & technology. 5 th ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

Citação de 3 autores:

BIDERMAN, C.; COZAC, L. F. L.; REGO, J. M. Conversas com economistas brasileiros. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

Citação de mais de 03 autores (nestes casos, acrescenta-se a expressão et al, após o primeiro autor):

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.

Teses e Dissertações

MIYAMOTO, S. O Pensamento geopolítico brasileiro: 1920-1980. 1981. 287f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de

Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Monografias:

AUTOR(es).//Título:/subtítulo da parte(se houver).//In:/Referência completa da monografia no todo.//informar ao final a paginação correspondente à parte.

Manuais:

BRASÍLIA. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro

Nacional. Sistema integrado de administração financeira do governo federal. Brasília, 1996. 162 p. (Manual SIAF, 5).

Capítulo de livro:

ROVIGHI, S. V. Ontologia existencial e filosofia da existência. In: ________. História da filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. Tradução por Ana Pareschi Capovilla. São Paulo: Loyola, 1999. Cap. 15, p. 397-412.

Internet:

AUTOR(es).//Título:/subtítulo da parte ou do todo

(5)

Documentos online:

ENCICLOPÉDIA da música brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.uol.com.br/encmusical/> . Acesso em: 16 ago. 2001

Publicação periódica:

TÍTULO.//Local de publicação:/Editora,/Data de ínicio da coleção e encerramento (quando houver).//Periodicidade.//ISSN.

REVISTA BRASILEIRA DE ECONOMIA. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1947- . Trimestral. ISSN 0034-7140

Parte de publicação periódica:

AUTOR(es).//Título do artigo:/subtítulo quando houver.//Título da publicação.//volume, número,/página inicial e final do artigo.//Data de publicação.

REZENDE, C. S.; REZENDE, W. W. Intoxicações

exógenas. Revista Brasileira de Medicina. v. 59, n. 1/2, p. 17-25. jan./fev. 2002.

Referências

Documentos relacionados

De facto, ao introduzir a noção de “conhecimento pedagógico do conteúdo”, SHULMAN (1987) valoriza o como ensinar, o qual contempla não apenas o conhecimento dos conteúdos e

Sustenta a impetrante, em síntese, que a cobrança de anuidades de sociedade de advogados, tal como imposto pela autoridade impetrada, é ilegal, tendo em vista que a Lei nº

8º- Cada equipe deverá inscrever os 2 representantes (dirigentes), que poderão atuar como técnico ou como massagista sendo obrigatória a presença de um representante

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

Os principais objetivos deste projeto são o aumento da rentabilidade da unidade de Vilela, através da imputação de parte dos custos fixos aos produtos

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Neste estudo sobre a história do ensino do Cálculo Diferencial e Integral, que tomou como recorte o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino