• Nenhum resultado encontrado

Bovinocultura de leite em destaque na Expofeira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bovinocultura de leite em destaque na Expofeira"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Ano 16, nº 725

18/10 a 29/10/2010

A Embrapa Clima Tempe-rado, através do Comitê Local de Gestão Ambiental (CLGA), reali-zou na quarta-feria, 6 de outubro, na Escola Professora Margarida Gastal, localizada na Estação Ex-perimental Terras Baixas (ETB), no Capão do Leão, uma palestra destinada aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental do Edu-candário, visando conscientizá-los sobre a importância da conserva-ção do meio-ambiente.

A presidente do CLGA, Lílian Sosinski, coordenou a ati-vidade, em que as crianças rece-beram informações sobre méto-dos de conservação da fauna e da flora da região, além de serem alertadas sobre as consequências causadas pelo acúmulo de lixo em Áreas de Preservação Permanen-te (APP), nas quais estão incluí-dos os banhaincluí-dos que margeiam a Escola.

Além de assistir à palestra, as crianças realizaram uma cami-nhada pela localidade para

cons-tatarem a presença de resíduos ao longo do trajeto, recolhendo-os para serem depositados em um local adequado. Segundo Lílian, este é o primeiro evento de cunho ambiental realizado exclusivamen-te aos alunos da Instituição, fato que deve servir como exemplo para os educadores abordarem temas relacionados à conserva-ção da natureza durante as aulas.

“Crianças são agentes multiplicadores de ações positivas para a sociedade, por isso enfo-cam0os este evento em uma das séries de Ensino Fundamental da Escola Margarida

Gastal. Ao pas-sarmos estas in-formações para elas atingiremos um maior número de pessoas com o nosso propósito, que é melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou.

Após a caminhada, os alu-nos criaram desenhos em cartoli-nas para demonstrar os problemas encontrados no percurso, como forma de alerta à comunidade. Foi salientado também durante a pa-lestra o trabalho realizado com os resíduos produzidos na ETB, que são devidamente processados e não agridem o meio ambiente. O objetivo do CLGA é ampliar o raio de abrangência deste projeto de educação ambiental, realizando futuramente novas atividades com outras crianças das demais séries da Escola Margarida Gastal.

Embrapa realiza atividade voltada à educação ambiental

Alunos da Escola Professora Margarida Gastal receberam instruções sobre a preservação da natureza

Na segunda-feira, 11 de ou-tubro, no Núcleo de Criadores de Gado Jersey, durante a realização da 84ª Expofeira de Pelotas, foi

assinado o Termo de Cooperação entre Embrapa Clima Temperado, UFPel, Emater/RS-Ascar, Azona-sul e IFSul, com a finalidade de

c o n j u g a r esforços e r e c u r s o s para a exe-cução do programa de desen-volvimento da bovi-nocultura de leite da

Bovinocultura de leite em destaque na Expofeira

Região Sul do Rio Grande do Sul. O Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, explica que esse Termo de Cooperação pretende disciplinar a cooperação e complementação de esforços, através de ação conjunta entre as instituições, no sentido de viabilizar e desenvolver a produ-ção do leite na região. “Vamos dar atenção para transferência de tec-nologias referentes aos temas de sanidade, nutrição, genética, ma-nejo, qualidade do leite e gestão de sistemas de produção”, disse.

(2)

2

De 4 a 8 de outubro, o

Chefe Adjunto de Pesquisa e De-senvolvimento da Embrapa Cli-ma Temperado, Clenio Pillon e o pesquisador da Unidade, Sér-gio dos Anjos e Silva, realizaram uma missão à Argentina afim de visitar a Estação Experimental Agroindustrial Obispo Colombres, sediada na cidade de Tucumán. Durante a estada no país vizinho, eles conheceram o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar da Estação, que possui pesquisas com a cultura da planta há aproximadamente um Século, onde desenvolvem genótipos de cana com tolerância ao frio, uma característica importante para a cana no Sul do Brasil. A comitiva da Unidade foi recepcionada pela coordenadora do Programa de Melhoramento Genético da Esta-ção, Maria Inês Cuenya.

A Embrapa Clima Tempe-rado e a Estação Experimental Agroindustrial Obispo Colombres são parceiras no projeto “Desen-volvimento da Cultura da cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul – foco na produção de álcool”,

o qual visa desenvolver tecnolo-gias para o cultivo da cana no Rio Grande do Sul.

Para Pillon, a visita possi-bilitou estabelecer o intercâmbio de conhecimentos entre a Esta-ção e a Embrapa Clima Tempe-rado, bem como articular o inter-câmbio de germoplasma de cana com o Brasil, especialmente de materiais com adaptação e tole-rância ao frio. “Contatos também foram realizados com pesquisado-res que trabalham com as culturas do mirtilo, morango e citrus, dada a referência da região de Tucumã na produção e exportação destas frutas”, disse Pillon.

Segundo Anjos, a viagem à Argentina possibilitou o enca-minhamento de um contrato de colaboração técnica entre Em-brapa e a Estación Experimental Agroindustrial Obispo prevendo a introdução de materiais genéticos, desenvolvimento de tecnologias e intercâmbios de pessoas para trei-namento e troca de conhecimen-tos.

Segundo o pesquisador, “o maior avanço foi na área de

biotec-nologia, pois a Estação possui um protocolo bem estabelecido para a cultura de meristemas e micropro-pagação em cana-de-açúcar, faci-litando a aceleração do programa de melhoramento, como também diminuindo o custo nas fases ini-ciais do programa”, disse Anjos.

Ainda de acordo com o pesquisador, a viagem possibilitou conhecer novas linhas de pesqui-sa nas quais a Embrapa Clima Temperado pode realizar inter-câmbios de tecnologias como, por exemplo, os programas de pesqui-sa com citrus, morango e mirtilo.

Outra atividade realizada durante a viagem foi visita à câ-mara de cruzamentos onde é feito um tratamento de horas de escuro para induzir a floração da cana-de-açúcar, permitindo a hibrida-ção em condições naturais.

Pesquisadores realizam visita técnica à Argentina

Prosa Rural e Dia

de Campo na TV

com inscrições

abertas

Estão abertas até o dia 27 de outubro as inscrições de propostas para as grades de

programação de 2011 dos programas de rádio Prosa Rural

e Dia de Campo na TV. Para o Prosa Rural serão escolhidos os conteúdos que vão compor as programações destinadas às regiões Nordeste/

Vale do Jequitinhonha, Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul.

Já o Dia de Campo na TV é transmitido semanalmente e tem 44 veiculações previstas ao longo do ano com uma hora

de duração cada. A estreia do programa será no próximo dia

11 de março.

Viagem possibilitou o encaminhamento de um acordo de colaboração técnica entre a Embrapa Clima Temperado e a Estação Experimental Agroindustrial Obispo Colombres

(3)

3

A adequabilidade do termo

“plantas bioativas” está plenamen-te aberta a considerações.O plenamen-termo “bioativa” procura exprimir a ação exterior que determinadas plantas possuem sobre outros seres vivos e que pode ser manifestada tanto pelo simples cultivo ou manuten-ção em uma área, quanto pelo be-neficiamento e emprego de suas partes e substâncias, desde que mediante uma intenção ou cons-ciência humana desta ação.

Essa expressão foi pro-posta por pesquisadores da Em-presa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e é adotada desde 2005, pela extensão rural oficial do Rio Grande do Sul (Emater/RS-Ascar). Um pouco de confusão a respeito da expressão foi criado devido às pessoas ligarem muito fortemente o tema às plantas ditas medici-nais, aromáticas e condimentares. Muitas dessas plantas apresen-tam outras aplicações em diferen-tes setores da sociedade, como é no caso da agricultura.

De acordo com o pesqui-sador da Embrapa Clima Tempe-rado, Gustavo Schiedeck, plantas bioativas são aquelas capazes de gerar compostos ou substâncias

que interferem ou alteram o fun-cionamento orgânico de pessoas, animais, outros vegetais e micro-organismos. Estudos recentes revelaram que o óleo essencial extraído de suas flores possui uma ação muito eficaz no contro-le da requeima da batata (Phyto-phthora infestans). Neste caso, é muito mais coerente considerar a camomila uma planta fungicida do que medicinal.

Dentro dessa contextu-alização, seriam enquadradas como bioativas as chamadas plan-tas medicinais, aromáticas e con-dimentares, bem como as plantas tóxicas e aquelas utilizadas para a formulação de insumos para a agricultura de base ecológica e para a indústria. “Não basta a planta simplesmente existir, é pre-ciso reconhecer ou desejar sua atividade sobre outros elementos vivos, mesmo que não se saiba os mecanismos dessa ação, pois esse é o desafio da pesquisa.”, disse Schiedeck.

Tendo em vista as diversas possibilidades de debates sobre o tema, acontecerá na cidade gaú-cha de Nova Petrópolis, nos dias 18 e 19 de novembro, a 5ª Reu-nião Técnica Estadual sobre

Plan-tas Bioativas.

O evento contará com di-versas palestras, dentre elas, destacam-se: “Elos da Cadeia Produtiva para a implantação da fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS)” e “O uso de plan-tas medicinais e/ou fitoterápicos no exercício dos profissionais da saúde”. Os realizadores do evento são a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, a Emater/RS-Ascar, a Embrapa Clima Temperado, a Prefeitura Municipal de Gramado e a Secretaria da Agricultura, Pe-cuária, Pesca e Agronegócio do Estado do RS (Seappa/RS). Maio-res informações sobre o evento podem ser obtidas no site da Uni-dade.

Plantas bioativas em destaque em Nova Petropólis

Pesquisadores da Estação Experimental Terras Baixas (ETB) palestraram no Curso de Gestão Agropecuária para alunos do Centro Latino Americano de Instrução Empresarial – CLIE Brasil. O evento ocorreu na quinta-feira, 30 de setembro, com abertura realizada pela pesquisadora Maria Edi Rocha Ribeiro, no auditório da ETB. Na sequência, ela fez uma abordagem sobre a estrutura e os

traba-lhos de pesquisa na área de pecuária leiteira. Ainda pela manhã palestraram: Ariano de Magalhães Junior, na área de melhoramento genético de arroz irrigado e o Jamir Luís da Silva, com ênfase no

ma-nejo sustentável da pastagem na integra-ção Lavoura – Pecuária.

Durante a tarde, o grupo visitou o Labora-tório de Qualidade do Leite, o Centro de Recria de Bovinos Selecionados da Raça

Jersey (Certon), com palestra do pesqui-sador Darcy Bittencourt e o Sispel, onde

o analista

Christiano Fanck Weissmeier falou sobre o manejo do rebanho leiteiro da Embrapa

Clima Temperado.

Curso de Gestão Agropecuária é realizado na ETB

(4)

4

Foi realizada na manhã de

terça-feira, 5 de outubro, no audi-tório da Sede da Embrapa Clima Temperado, palestra sobre a or-ganização de trabalhos científicos, proferida pelo pesquisador da Uni-dade, Marco Aurélio Rotta. O ob-jetivo do encontro foi ajudar tanto os acadêmicos quanto os profis-sionais da área a construir artigos científicos e resumos, sendo apre-sentadas diversas ferramentas de auxílio na construção de uma base de dados consistente e atualizada. Segundo Rotta, é impor-tante que o profissional comece a elaborar seu banco de dados logo no início da carreira, pois, caso o faça tardiamente, poderá encon-trar dificuldades em reunir todos trabalhos realizados. Para evitar problemas deste tipo, o pesqui-sador apresentou, como forma de agilizar o processo dos dados, a ferramenta ISI – Web of Knowled-ge, que está disponível no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CA-PES), cujo endereço é http://www. capes.gov.br. O ISI realiza buscas em praticamente todas as bases de dados existente online, sendo um programa de fácil utilização. “Estas

ferramentas são essenciais para a realização de uma pesqui-sa qualificada, pois, ao iniciar uma revisão de dados, é impor-tante estar com sua base de da-dos atualizada”, disse Rotta.

O

pes-quisador citou também o programa End Note, que é a ferramenta mais usada mundialmente em revisões bibliográficas realizadas na inter-net, cuja função é importar referên-cias bibliográficas organizando-as em grupos de assuntos, além de inserir as referências no corpo do texto.

De acordo com Rotta, é possível fazer, através do progra-ma, uma sincronização entre os dados presentes no computador do usuário diretamente com a internet, porém é inviável a gravação do ar-tigo juntamente com seu formato em PDF. Outro fator ressaltado na palestra foi a necessidade de pos-suir um conhecimento em língua inglesa, pois quem lida

diariamen-te com artigos científicos frequen-temente se depara com trabalhos em inglês. “Atualmente é necessá-rio ter conhecimento da língua in-glesa, mesmo que seja limitado. O hábito da leitura é de fundamental importância para o melhoramento do vocabulário”, ressaltou.

Durante a palestra também foi abordado o Índice H, que é uma proposta para quantificar a produti-vidade e o impacto de pesquisado-res e cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados. No en-cerramento do encontro, Rotta sa-lientou ainda a importância de se identificar os arquivos exportados, com o objetivo de facilitar sua bus-ca e posteriormente a realização do trabalho científico.

Palestra aborda métodos de organização bibliográfica

A empregada Eliana Quin-cozes defendeu, com sucesso, no mês passado, sua dissertação de Mestrado na Universidade Fe-deral de Santa Catarina (UFSC), adquirindo o título de Mestre em Gestão do Conhecimento. A qua-lificação foi realizada através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhe-cimento (PPEGC) da UFSC. Inti-tulada “Liderança e mudança em organizações intensivas em co-nhecimento: O caso da Embrapa Clima Temperado”, a dissertação foi aprovada pela banca examina-dora sem a necessidade de altera-ções em seu conteúdo.

Segundo Eliana, a pesqui-sa qualitativa aplicada na disser-tação exigiu a compreensão do contexto no qual a instituição es-tava inserida entre os anos 2003 e 2005, período no qual passava por um processo de mudança. “Através deste trabalho foi possí-vel adquirir novos conhecimentos não somente sobre a Unidade, mas também em relação à Em-brapa e suas relações tanto com o Governo Federal quanto com a sociedade”, salientou.

Os resultados do estudo mostram que os líderes da orga-nização exerceram um papel im-portante durante o processo de

mudança.

“Acredito que o resultado desta pesquisa seja importante para a Embrapa, pois o caso es-tudado é considerado por muitos como uma das mais relevantes experiências de desenvolvimento institucional no âmbito da institui-ção”, considerou Eliana.

(5)

5

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Clima

Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr., Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe ACN: João Carlos Costa Gomes, Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Christiane Congro (MTB-SC 00825/9); Diagramação: Carlos Salvador (estagiário); Circulação: Equipe

da ACE. Redação: Christiane Congro, Mariana Santos e Carlos Salvador (estagiários). Fotos: Paulo Lanzetta, Carolina Vaz, Carlos Salvador e Mariana Santos (estagiários). Colaboração: Carmem Pauletto (ETB), Eliz Regina Rickes (EEC), Rosangela Costa Alves (EEC),

Simone Grosskopf (Sede). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

Unidade participa da Expoijuí/Fenadi 2010

O restaurante da Embrapa Cima Temperado possui nova adminis-tração. O fornecimento dos almoços está a cargo do Restaurante

Trem Bão, sendo cobrado o preço de R$16,90/Kg. O novo serviço já está à disposição desde quarta-feira

(13 de outubro).

Novo restaurante na Unidade

No período de 16 a 20 de outubro, a Embrapa Clima Tem-perado estará participando da Expoijuí/Fenadi, em Ijuí, Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Essa feira é um evento regional e oferece um espaço de negócios e lazer, pois conta com exposição de produtos da agricultura fami-liar, feira de animais (gado leite e corte, equinos, suínos, pequenos animais, entre outros), comércio de máquinas agrícolas e progra-mação de 16 casas étnicas que apresentam sua cultura, dança e gastronomia.

O público visitante é prin-cipalmente da região Noroes-te do Rio Grande do Sul. Entre as tecnologias apresentadas, destacam-se: Plantas Bioativas, Programa de Avicultura Colonial, Lina, Azevém BRS Ponteio, Fruti-cultura (catálogo de cultivares de citros de mesa, cultivares de pês-sego (Rubimel e Kampai) e Quin-tais Orgânicos de Frutas, entre outros. “A idéia é levar para essa região o que a Embrapa oferece de tecnologias e projetos,

visan-do despertar o inte-resse das institui-ções e agricultores em realizar parcerias de trabalho que pos-sam contribuir para o desenvolvimen-to local e regional”, explicou a analista Andréa Noronha. Participam ainda do evento José Borges e Mery Couto.

17/10- DINÁ LESSA

18/10- ISABEL AZAMBUJA 19/10- EDSON KASTER 20/10- VILMAR GONÇALVES 21/10- LINO OMAR DA LUZ 21/10- PAULO R. FERREIRA 23/10- ADÃO BONEMANN 24/10- ANTONIO P. MEDINA 24/10- CLAITON KUHN 26/10- RUDINEI GOMES 28/10- JORGE FAINÉ

Forrageiras é tema de Dia de Campo

Foi realizado na sexta-feira, 15 de outubro, na ETB, o Dia de Campo organizado pela pesquisadora Andréa Mittelmann. O evento contou com a presença de estudantes da UFRGS, que participaram de palestras sobre Melhoramento de Forrageiras.

Referências

Documentos relacionados

FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Serviço INSS Instituto Nacional de Seguro Social SIG Sistema de Informação Geográfica.. 35 3.1.3 Interdisciplinaridade: Unidade versus

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO O atendimento de vazamento só deve ser efetuado por pessoal treinado em manuseio de hipoclorito de sódio;.. Precauções pessoais:

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a