• Nenhum resultado encontrado

Novo Rumo Ano XVI, Edição 242 Janeiro e Fevereiro de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novo Rumo Ano XVI, Edição 242 Janeiro e Fevereiro de 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Ano XVI, Edição 242 | Janeiro e Fevereiro de 2016

Novo Rumo

Entidades puderam aderir ao programa até o mês de março PÁG. 3

Reabertura do

ProSUS tem

mudanças

Contagem regressiva para

o 25º Congresso Fehosp

Palestrantes nacionais e internacionais e fóruns

de discussão são as novidades desta edição

Em tempos de Superação...

o 25º Congresso Fehosp

espera por você.

Fundação Padre Albino lança campanha para viabilizar o término da construção do prédio de radioterapia PÁG. 6

Captação

de recursos

Fatos que marcaram a atuação da Federação e seus representantes nos últimos meses. Confira os destaques PÁG. 8

Fehosp

em Ação

(2)

2

Novidades em 2016

Editorial

FALE COM O PRESIDENTE DA FEHOSP: presidente@fehosp.com.br

O ano de 2016 começou com grandes novidades para o setor filantrópi-co. A primeira delas, foi a reabertura do programa de fortalecimento das en-tidades privadas filantrópicas e das enen-tidades sem fins lucrativos que atuam na área de saúde, o ProSUS. Esta decisão ajuda as Santas Casas e hospitais filantrópicos a continuarem seus trabalhos, já que enfrentam uma grande crise financeira devido ao déficit dos valores da tabela SUS.

As novidades também aconteceram em relação à questões institucionais da Fehosp. Modernizamos nosso site e o tornamos mais dinâmico para atender as necessidades de todas as nossas associadas. Com um novo layout,

des-tacamos mais as notícias e os cursos do EducaSUS, que também terá mudanças neste ano. As aulas de educação à distância apre-sentarão novos temas e abordarão questões da atualidade para a discussão.

Ainda no campo da educação, aproveito o espaço para convi-dar a todos para participarem do 25º Congresso Fehosp, que será realizado entre os dias 3 e 6 de maio. O evento terá grandes pa-lestrantes que irão compartilhar suas experiências sobre a su-peração de desafios. Estamos pensando em cada detalhe deste encontro e trabalhando para que todos possam aprimorar seus conhecimentos durante estes quatro dias de congresso.

Este evento é realizado anualmente para atender todas as nossas associadas e as entidades filantrópicas. Nosso principal objetivo é debater soluções para as dificuldades enfrentadas por cada ins-tituição, fornecendo possíveis soluções e assim cumprir nossa missão de fortalecendo do nosso setor.

Não deixe de participar dos eventos promovidos pela Fehosp, do nosso site e das redes sociais. Vamos aproveitar todas as ações e veículos de comuni-cação pois os espaços são todos de vocês.

Ainda no campo

da educação,

aproveito o

espaço para

convidar a todos

para participarem

do 25º Congresso

Fehosp, que será

realizado entre os

dias 3 e 6 de maio

Edson Rogatti

Diretor-Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo

DIRETORIA: Diretor- presidente: Sr. Edson Rogatti (Sta. Casa de Palmital) • Diretor Vice-Presidente: David Vieira da Costa (Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho – São Paulo) • Diretor Administrativo-Financeiro: Sr. Milton Tédde (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília) • Diretora de Relações Institucionais: Cecília de Fátima Leal Neto (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mococa-São Paulo) • Diretor Jurídico: Dr. João Orlando Pavão (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Presidente: Sra. Zélia Therezinha Lopes Mimessi (Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz – Guarulhos) • Vice-Presidente: João Hildebrando Rodrigues (Centro de Prev. E Reab. da Visão – Próvisão – São José dos Campos) • Secretário: Sr. José Candido Chimionato (Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca) • Conselheiros: Dr. Antonio Luís Cesarino de Morais Navarro (Fundação Dr. Amaral de Carvalho – Jaú) • Irmã Elenice Aparecida Ferrari (Associação Benef. Nsa. Sra. da Conceição – Santa Casa de Cunha) • Alberto Luís de Mello Rosatto (Fundação Espírita “Américo Bairral” – Itapira) • Dr. José Carlos Rodrigues Amarante (Fundação Padre Albino – Catanduva) • Patrícia Innecco Silveira Prado Cali (Fundação Waldemar Barnsley Pessoa – Ribeirão Preto) • Enir Hernandes Acedo – Irm. Do Sr. Bom Jesus dos Passos (SCM de Bragança Paulista) • Celso Zanuto (Associação da SCM de Ourinhos) CONSELHO FISCAL: Titulares: Irmã Maria Thereza Lorenzzoni (Casa de Saúde Santa Marcelina – São Paulo) • Dra. Lair Moura Sala Malavila Jusevicius (Santa Casa de Misericórdia e Asilo dos Pobres de Batatais) • Ivã Molina (Irmandade da SCM de São José dos Campos) • Suplentes: Dr. José Reynaldo Trevizaneli (Sociedade Matonense de Benemerência – Matão) • Dr. Felix Alberto Ballerini (Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos) • José Roberto Piccinin (Irmandade da SCM de Limeira) CONSELHO EDITORIAL: Edson Rogatti • Maria Fátima da Conceição • Ivania Cristina dos Santos Silva • Sônia Edi de Laia • Maria Araci de Barros Fagundes • Leonice de Oliveira • José Americo Borges PRODUÇÃO EDITORIAL: Predicado Comunicação • Jornalista Responsável: Carolina Fagnani • Redação: Caroline Gibin e Flávia Costa • Diagramação: Luciana Toledo • Projeto Gráfico: Angel Fragallo

/fehosp @fehosp R. Líbero Badaró, 158 6º andar - Centro São Paulo/SP +55 (11) 3242-8111 www.fehosp.com.br imprensa@fehosp.com.br

Novo Rumo

(3)

3

Entidades puderam

aderir ao programa

até o mês de março

As Santas Casas e hospitais fi-lantrópicos ficaram aliviados no final do ano passado, pois as enti-dades que não aderiram ProSUS em 2014 tiveram nova oportunidade de se cadastrarem na iniciativa. O mo-tivo foi o anúncio da reabertura do programa ficando estabelecido que o prazo para adesão ao programa

programa, puderam incluir no pro-grama, até 15 dias após a publicação da Lei decorrente da conversão da MP 685 (15/12/15), os impostos correntes do período. Além desta novidades, há mais uma que estabelece que o Mi-nistério da Saúde não poderá indefe-rir os pedidos de adesão por inaptidão do plano de capacidade econômica e financeira ou excluir a entidade do PROSUS enquanto não forem repas-sados à entidade os recursos finan-ceiros necessários ao incremento da oferta da prestação de serviços.

seria de três meses a partir da publi-cação da norma, que aconteceu no dia 15 de dezembro de 2015.

Para o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, a reabertura do prazo trouxe fôlego às entidades para darem continuidade ao trabalho que reali-zam. “Nosso setor já sofre com o déficit dos valores da tabela SUS, a finalização de um programa de auxílio financei-ro como o Pfinancei-roSUS complicaria ainda mais nossa situação”, desabafa Rogatti.

As entidades que tinham obtido o deferimento do pedido de adesão ao

Novidades

Reabertura do ProSUS tem mudanças

Objetivo é melhorar

constantemente os serviços oferecidos às associadas Todo início de ano, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, se reúne com as áreas da Federação para definir metas que devem ser alcançadas durante aquele ano. E em 2016, não foi diferente. Em janeiro, foi realizada uma reuniãona qual estiveram presentes os gerentes dos departamentos técnico e administrativo/financeiro. Participaram também a Carolina Fagnani (assessoria de imprensa),

José Américo (assessor de

qualidade e relações institucionais) e Tiago Matos (assessor jurídico), e nessa reunião esteve presente também o Milton Tédde – 1º diretor financeiro da Fehosp. Na reunião foi feito um balanço do ano anterior e traçados novos objetivos, de acordo com a missão da Fehosp. Um dos objetivos principais da Fehosp é continuar promovendo um grande fluxo de informação e integração entre seus associados e os setores público e privado por meio da organização de seus tradicionais eventos, como Audhosp e o Congresso Fehosp. “A promoção destas atividades propiciam um contato direto de

nossos associados com autoridades governamentais e até mesmo especialistas internacionais”, explica Edson Rogatti.

O departamento de comunicação da Fehosp, por exemplo, tem como objetivo fortalecer a importância das Santas Casas e hospitais filantrópicos para os usuário do SUS por meio de publicações de artigos e matérias sobre o tema nos grandes veículos de imprensa. “Nossas metas são ambiciosas e a cada ano aumentamos o nosso grau de desafios. Queremos oferecer o melhor serviço para nossas associadas, que buscam excelência no atendimento à saúde da comunidade”, finaliza Rogatti.

FEHOSP

DEFINE

METAS

DESTE ANO

(4)

Em tempos de Superação...

o 25º Congresso Fehosp

espera por você.

Realização Anote na Agenda VAGAS LIMITADAS!

3 a 6

de Maio

2016

Em tempos de Superação...

o 25º Congresso Fehosp

espera por você.

Realização Anote na Agenda VAGAS LIMITADAS!

3 a 6

de Maio

2016

4

Evento

Palestrantes nacionais e internacionais,

fóruns de discussão e salas de atendimento

personalizado são as novidades desta edição

Contagem regressiva para

o 25º Congresso Fehosp

Entre os dias 3 e 6 de maio, acontecerá o 25º Congresso de Pre-sidentes, Provedores, Diretores e Ad-ministradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. Esta edição foi inspirada nos Jogos Olímpicos, que serão sediados no Brasil este ano, e tem como tema central a superação.

A programação do Congresso inclui palestras motivacionais sobre como vencer desafios e trabalhar com as

diferenças e debates sobre a judicia-lização da saúde e gestão de negó-cios. “Procuramos trazer palestrantes nacionais e internacionais, além de temas bem diversificados para aten-der todos os participantes. A progra-mação está bastante completa e será uma oportunidade para os profissio-nais da área de saúde aprimorarem seus conhecimentos e esclarecerem dúvidas”, afirma o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

Nesta edição, o evento apresen-tará grandes novidades. Uma delas será a realização de seis fóruns pa-ralelos ao Congresso, que abordarão os seguintes temas: “T.I e sistemas”, “Compras e suprimentos hospitala-res sustentáveis”, “Gestão de custos”, “Gestão de pessoas: Como reter ta-lentos e atualização no E-Social”, “jurídico” e “Melhoria de qualidade e segurança do paciente”.

Além dos fóruns, haverá salas de atendimento personalizado com téc-nicos do Ministério da Saúde e da Se-cretaria de Saúde do Estado de São Paulo para que os participantes te-nham a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas de processos legais.

Haverá também uma noite de au-tógrafos do livro ‘Uma Estrela na Es-curidão’, do escritor Gabriel Davi Pie-rin. A história é sobre a vida de Andor Stern, único brasileiro ainda vivo que sobreviveu ao holocausto, que estará no evento para os autógrafos.

E no dia 5 de maio, a mesa redonda terá o tema ‘Reavaliando com nossos provedores e presidentes um novo papel na gestão de negócios’ e a Irmã Lia Gregorini, presidente do Conselho de Administração da ACSC – Asso-ciação Congregação Santa Catarina, será uma das palestrantes. A presi-dente vai abordar a gestão da ACSC

PALESTRANTES

INTERNACIONAIS

O 25º Congresso Fehosp

contará com a presença de duas personalidades internacionais que vão participar da mesa ‘O Sistema de Saúde: Gestão para além da tabela’, no dia 4/05. Confira abaixo quem serão os palestrantes: Sodzi Tettey: médico em Saúde Pública, diretor técnico sênior de Saúde Melhoria e diretor do Projeto Fives Alive!, uma parceria

entre o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e o Serviço Nacional Católica de Saúde (NCHS), em Gana, que tem o objetivo de reduzir a mortalidade infantil do país.

Rashad Massaud: médico e especialista em saúde pública. Diretor do USAID aplicação da ciência para fortalecer e melhorar Sistemas (ASSIST) Project. Atuou em projetos de melhoria de cuidados da saúde de cinco países do Oriente Médio.

Em tempos de Superação...

o 25º Congresso Fehosp

espera por você.

Realização Anote na Agenda VAGAS LIMITADAS!

3 a 6

de Maio

2016

(5)

5

Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo: Diretora do

Departamento de Regulação e Controle: DRAC

David Uip: Secretário de Estado da Saúde de São Paulo

Brunno Ferreira Carrijo: Coordenador Geral de Analise e Gestão e Sistema CGAGPS/ DCEBAS/SAS - Ministério da Saúde

Luiza Helena Trajano: Presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza

Denise Soares Santos: CEO da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro integrante da comissão de governança do IBGC Edilaine Maria Stella da Cruz: Gestora da Unidade de Nutrição e Dietética do Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho

Alline Jorgetto Cezarani: Diretora Executiva do Hospital Santa Catarina

André Garcia: Diretor do Centro Marista de Serviços

Reynaldo Mapelli Junior:

Promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo de São Paulo

José Cechin: Diretor Executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar

Tiago Farina Matos: Advogado, membro da Comissão Científica do Congresso

Gil Giardelli: Professor da Escola Superior de Propaganda e Markenting: ESPM e Diretor da Gaia Criative

Mariá Giuliese: Diretora Executiva da empresa Lens&Minarelli - São Paulo

Daniela Aparecida Eugênio: Gerente de Logística da Associação Congregação de Santa Catarina Camila Philberth Lajolo: Gerente Médico Corporativo de Qualidade e Segurança do Paciente da Associação Congregação de Santa Catarina

Ademir José Petenate: Professor do Departamento de Entatística da Unicamp, Doutor em Estatística pela Lowa State University. Atualmente tem contrato com o Instituto for Healtchcare improvment em projetos de melhoria em cuidados em Saúde no Brasil

Maria Dolabela de Magalhães: Gerente Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente das Instituições Afiliadas da SPDM Victor Grabois: Médico, Coordenador executivo do programa Proqualis

César Abicalaffe: Médico com Mestrado em Economia da Saúde pela Universidade de York: Inglaterra e com MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. CEO da 2iM: Impacto Inteligência Médica S/A. Foi consultor da ANS para o QUALISS

O jornal Novo Rumo conversou com exclusividade com o consultor em Saúde Pública em Belo Horizonte (MG),

Eugenio Villaça Mendes, que irá participar da mesa redonda “O sistema de saúde: gestão para além da tabela”, no dia 4 de abril. Confira:

O que abordará em sua palestra? Será uma oportunidade de discutir sobre os principais problemas do sistema de saúde no Brasil nos campos do modelo de gestão, do modelo de atenção à saúde e do modelo de financiamento. O que o senhor acha de eventos como este?

A conjuntura atual de crise econômica e política, com seus reflexos no sistema de saúde, tornam imperativa a busca de saídas que devem ser buscadas com inovações. Ou seja, além de importante, este evento é muito oportuno.

Como o senhor avalia a saúde brasileira atualmente?

O sistema de saúde brasileiro, tanto o SUS como o de saúde suplementar, vive uma crise estrutural que é agravada pela difícil conjuntura econômico-social vigente. As transições demográfica, nutricional, tecnológica e

epidemiológica, profundas e aceleradas, levaram a uma situação de tripla carga de doenças em que convivem as doenças infecciosas e as causas maternas e perinatais, as causas externas e as doenças crônicas. O sistema fragmentado de saúde, não é capaz de enfrentar com efetividade, eficiência e qualidade os desafios colocados por essa situação de saúde. É necessário superar a fragmentação desse sistema instituindo uma organização em redes de atenção à saúde.

PALESTRANTES

CONFIRMADOS*

e sua governança e contar como mudou o modelo de administração com a contratação de executivos para acompanhar as obras da Associação.

Para a Irmã Lia, o 25º Congresso Fehosp é uma oportunidade para as entidades filantrópicas se unirem e discutirem soluções para as questões do dia a dia. “Precisamos de mais eventos como este, precisamos estar juntos. Uma entidade só não tem

for-ça diante da problemática da saúde que enfrentamos no Brasil. Acredito que todas as entidades juntas podem fazer acontecer a melhoria que o nosso setor espera”, afirma.

Assim como nas últimas edições, o evento deste ano também contará com o prestígio de autoridades do cenário de atuação das associadas e abordará temas de interesse do se-tor filantrópico.

* Acesse o site e confira a lista completa dos palestrantes confirmados no site: www.eventosfehosp.com.br

(6)

6

Projeto EducaSUS completa 8 anos

Aulas por

videoconferência

ganham cada vez

mais adeptos e

novos temas

O EducaSUS é um projeto de-senvolvido desde 2008 pela Fehosp em parceria com a Secretaria Esta-dual de Saúde de São Paulo (SES--SP) e apoio Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pau-lo (FCMSCSP). O programa surgiu para que, por meio de videocon-ferências via satélite, seja possível promover a educação e troca de experiências com apresentações direcionadas para clínica médica, enfermagem, compras e logística,

RH, jurídico, regulamentações da filantropia, cases de sucesso e ben-chmarking, campanhas de preven-ção e inovações tecnológicas.

Os temas das palestras são defini-dos por uma comissão pedagógica que elabora os assuntos de acordo com a necessidade de cada enti-dade. Por meio do curso, diversos hospitais conseguiram melhorar sua gestão e seu faturamento, apli-cando as sugestões das aulas trans-mitidas na rede.

Atualmente o projeto conta com 198 pontos de recepção em Hospi-tais da Rede Filantrópica, em 17 es-tados. Somente em 2015, foram 37 palestras e a meta de 2016 é ampliar ainda mais esse número, levando conhecimento e novas ideias para todos os participantes do projeto.

Educação

No mês de fevereiro foram reali-zadas três aulas, a primeira no dia 1º foi ministrada pela professora Dra. Cristiane Kochi, com o tema “Doenças Tireoidianas na Infância”. No dia 22, o tema foi o PROSUS re-alizada pelo Dr. Brunno Carrijo, co-ordenador geral de análise e gestão de processo e sistema do DCEBAS/ MS e Dra. Monaliza Costa, assesso-ra jurídica da CMB (Confedeassesso-ração das Santas Casas e Hospitais Filan-trópicos). O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, marcou pre-sença nessa palestra. “Sempre que possível, participo dos debates que abordam temas atuais. Estes painéis são fundamentais para nos atentar-mos a novas regras e possibilidades de melhoria do setor”, afirma.

Os vídeos de todas as aulas ficam disponíveis posteriormente no site do projeto: www.educasus.org.br. O portal pode ser acessado por qualquer usuá-rio do Brasil e do exteusuá-rior. No mesmo site é possível acompanhar as datas e temas dos próximos cursos, que tam-bém podem ser conferidos no site da Fehosp www.fehosp.com.br.

Os temas das palestras são definidos

por uma comissão pedagógica que

elabora os assuntos de acordo com a

necessidade de cada entidade

(7)

7

Associadas

Fundação Padre Albino lança campanha

para viabilizar o término da construção do

prédio de radioterapia

No dia 25 de fevereiro, a Funda-ção Padre Albino realizou um evento para lançar uma campanha de cap-tação de recursos cujo objetivo é ter-minar a construção do prédio da ra-dioterapia, no Hospital de Câncer de Catanduva.

A obra teve início em 2013 com recursos de emenda parlamentar e também do governo do Estado de São Paulo. “Os constantes atrasos nos repasses e a pressão inflacioná-ria, aliados a outros elementos não previstos no projeto original, fize-ram com que o volume de recursos destinados inicialmente não fossem suficientes”, explica Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, presidente da diretoria administrativa do Hospital Fundação Padre Albino.

A ideia de lançar a campanha de captação de recursos surgiu durante as oficinas do IDIS, projeto da Fehosp em parceria com a Secretaria de Saú-de Estadual, que mostra às entidaSaú-des filantrópicas como definir projetos para aumentar os recursos. “Com as aulas, aprendemos que sem o envol-vimento de toda a sociedade, dificil-mente projetos que vão beneficiar ela própria conseguem sair do papel”, afirma Amarante.

A finalização deste projeto – que já está com 70% das obras concluídas – irá beneficiar os pacientes e seus familiares que, atualmente, precisam se deslocar para cidades vizinhas pa-ra tpa-ratamento pa-radioterápico. Os

in-tantes setores da instituição. O de-partamento de hotelaria agora conta com Eider Marcelino Nestor que será responsável por reduzir custos nos setores de lavanderia, higiene, lim-peza e manutenção da instituição.

Já no setor de Captação de Recur-sos, Luciana Marques Vicente será responsável por buscar recursos fe-derais e estaduais nos gabinetes dos parlamentares, além de contribuir na organização de eventos e campa-nhas patrocinadas pelo hospital. Santa Casa de

Fernandópolis

No dia 20 de fevereiro o Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópo-lis realizou a comemoração pelo seu Jubileu de Diamante, de 60 anos de atividades prestadas à comunidade local e regional. Para celebrar o even-to, foi realizado o “Ato de Louvor”, na Portaria Central da instituição.

Com a participação das Igrejas Ca-tólica, Assembleia de Deus, Adven-tista da Boa Semente, Presbiteriana Filadélfia e O Brasil para Cristo, o evento celebrou e agradeceu pelos sexagenário do Hospital.

Outro evento que fez parte do ca-lendário das comemorações do Ju-bileu foi o “Leilão Tributo do Amor”, promovido no dia 28 de fevereiro no recinto da Festa do Peão de Mira Estrela. O leilão reuniu voluntários e doadores de 20 cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

teressados podem fazer as doações pelo site www.abracehcc.com.br ou por depósito bancário (Banco Bra-desco. Agência: 3499-1. Conta cor-rente: 333000-1) .

Confira a seguir as novidades de outras associadas da Fehosp:

Santa Casa de Jahu

O novo setor de litotripsia, refor-mulado e com uma nova máquina de litolaser foi entregue a Santa Casa de Jahu, no dia 19 de fevereiro. Au-toridades Municipais, Irmãos, Dire-tores, Conselheiros e colaboradores participaram do evento. O setor leva o nome do Dr. Luiz Carlos Lourei-ro Costa, médico uLourei-rologista com 58 anos de atuação no hospital.

Em seu pronunciamento, Alcides Bernardi Júnior, Provedor da San-ta Casa, enalteceu o crescimento do hospital, com o objetivo de dar assis-tência médica de alto nível para Jaú e região. Falou também da moderna máquina adquirida com recursos próprios, investimento de R$ 1 mi-lhão de reais, mais R$ 110 mil de gas-tos com a reforma do setor. A nova máquina do setor de litotripsia já está funcionando e atendendo pacientes via SUS, convênios e particulares. Santa Casa de Jales

Com o objetivo de reduzir custos e ampliar pedidos de recursos, a Santa Casa resolveu reforçar dois

impor-Captação de recursos

Evento de inauguração da campanha para arrecadação de recursos, no dia 25/02

(8)

8

EM AÇÃO

Alinhamento

No dia 3 de fevereiro, foi a vez dos representantes da Santa Casa de

Misericórdia de Franca se reunirem com gerente técnica da Fehosp, Maria Fátima da Conceição. Na ocasião, foram debatidos temas de atividades e alinhado alguns pontos de dúvida da entidade.

EducaSUS

Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, participou da aula de

videoconferência do projeto EducaSUS, realizada no dia 23 de fevereiro. Na ocasião, foram apresentadas as novidades sobre a reabertura do PROSUS, programa de auxílio financeiro às entidades.

Reunião

A Superintendente de Organização Nacional de Acreditação, Maria Carolina Moreno, se reuniu com representantes da Fehosp – Edson Rogatti, a gerente técnica, Maria Fátima da Conceição e o assessor de qualidade e relações institucionais, José Américo Borges.

Capacitação

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Fehosp, em parceria com a SES- SP, promoveu 27 cursos de capacitação. As associadas da Federação podem se inscrever para as aulas que são gratuitas e abordam temas como estatística hospitalar e faturamento não SUS.

Encontro

No dia 2/02, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, e a gerente técnica, Maria Fátima da Conceição, realizaram uma reunião com assessora administrativa da superintendência do Hospital e Maternidade Celso Pierro (Hosp. PUC Campinas), Lizandra Rocha.

Análise

No dia 18 de fevereiro, o departamento técnico da Fehosp se reuniu com os representantes dos Comitês formados no evento sobre SUStentáveis (realizado no dia 19 de outubro de 2015) para discutir sobre os indicadores e a evolução do andamento do programa nas instituições.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Para se ter uma ideia, segundo dados compilados por Santiago (2011), para um total de mais de seis mil corpos de prova (C.P.) moldados para controle tecnológico de nove estados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

De outro lado, as empresas de reforma de pneus, responsáveis por quantidade de pneus importados (matéria-prima) menor do que 15% em relação ao mercado de pneus do Brasil, cumprem

“Jovens em conflito com a lei: liberdade assistida e vidas interrompidas” leva seu leitor a interpretar o Estatuto da Criança e do Adolescente com olhos críticos,