• Nenhum resultado encontrado

... ;...,... /^S^ Comandante da Begião Visita Panlinho. w*êã. JLNA CAPITAlJ. cr. 4&,00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "... ;...,... /^S^ Comandante da Begião Visita Panlinho. w*êã. JLNA CAPITAlJ. cr. 4&,00"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

" ¦':¦"¦"¦¦•;•¦¦¦ '"ffiMMM

... ;...,. ...

iZ

«n-*.'..:':y.;:;'-.''..-i:.C'i:;..:: -í^';>. ' ¦¦ ;'¦'

Nlpolitécnico Ameaçado de Fechar: 130 Professores Pediram Demissão

Quadrilha

No Poder

Desde 1930

eí0 pAULO. 20 (TP>

.

^Lta^rtadiri-^j ao presidente da ftjie* um-grupo de d "fp6 "Siwwa condena ené °5to« ° P°der em %fí dele então. Sraros.b""* inter S.vom^Me^.oam-punenwnte o P°'3

Suspeite

• «n 20 (TMMptei») — O contra almirante Rencr? i Prazo Wanler esta :n-doido entre os presos por usPelta de rartta.oaçao «ato. de terrorismo. A prisão do oont" alrniran-í quo estava sendo teqn ada em sigilo, (oi revela-aa quando do sua remo-çSopoTaa;pol?claqoExér rilo, onde dopos.

Destituído

SAO PAULO, 20 (Ti"ir.n-press) —. Por 15 votos tcnlra 5, o general Maria p| Guariba foi destltuido ja presidência do Circulo Militar de São Paulo pe-Io seu conselho superior, í decisão foi tomada com base nas investiga-ções do irregularidades cli verificadas.

BRASÍLIA, 20 (Trans-press) — O ministro da juslica decidiu advertir a eslação de televisão que reconstituiu um crimo de norte em um de seus noti-ciárlc3. O sr. Milton Cam pos determinou que o "vi-deo-iapo" da apresenta-ção sela mantido Intacíc o fim de servir de pr^va processo instaund-j.

RIO, 20 (Transpress) — 0 llamaraii deverá en-viar protesto formal ao governo uruguaio contra as atividades do sr. Leo nel Brlzzola. O Governo brasileiro está na expecta f»a do uma satisfação do Uruguai para o recente manifesto do

ex-deputado-Tenório

NITERÓI, 20 (Trans-press) _ p0,: entregue na Procuradoria Geral do Es-m d° Rb c processr Ptra o ex-deputado Te '* Cavalcanti o seu m° Pedro Tenorio. São T^ da mor|e de Ho m° de Carvalho. '

isõès

da. ~ Foram recolhi-rr.en.o0,qUar,el do ^rupa-*£ de obuzes de For

ir::° Dssr ™

ecm . , m subversão <fe5 a aiUaç5° nas cida À. „H-Crnto « luazeiro

das r '"^ "f9f"a"

d:o Luài • senador

Pe--G*it'?' do PSD de

«bnnT™ ontem da d<daPnS!nad° nota

cinl° d> V°bre °

Patr°-**"* d» o par,ainento Fe '«ilC^^Ça sobre

fm?dz°T- ÍS'a

9e». . U9 Mtjio flor-

no

RIO 20 ^

rÍgQblnel0rf^n8pres3> -rSüo H ahU8«» da H etOn-Sufllr:v do NudlcQru de onda para do "lula, 0S irabühos

Ma

Assembléia Conivente Com Braguismo na Lei Escandalosa

(LEIA NA 3.» PAGINA)

/^S^

Comandante da Begião Visita Panlinho

w*Êã

•Mf^wn

StfPERINTEffDEliTE: JOSÉ LUIZ SOUZA KEÜ0 - SECRETÁRIO: REMATO VW&l RIBAS

JLNA CAPITAlJ

RNO VI — CUWTIBA, SÁBADO» 21 DE NOVEMBRO DE 1964 — NUMERO 1.621

cr. 4&©,00

Ato

M 0

uns

2 Já Estaria Pronto

Mas Presidência

Des

BRASÍLIA, RIO, 20 i.Trans-press) — Já está pronto o Ato Institucional no 2, segundo informou o senador Dinarpe Muniz da UDN. Declarou «jue possivelmente será publicado até segunda feira- Disss en-tusiasmado que este eto é uma garantia para a coníi-nuidade da revolução de abril o que advertiu aos militares e ao presidente Castelo Bran. co da impossibilidade de se fazer uma revolução pela me tade e a prazo fixo.

Apesar do sigilo que cerca o assunto, informa-se que ioi o caso de Goiás que suscitou a elaboração deste noi'o ato.

EXAME

O presidente da Republica almoçou hoje com o lider do PSD no Senado, sr. Fllmto Muler, ocasião em que, segun. do fontes informadas, íoi oxa minado mais uma vez o caso do governador Mauro Borges Teixeira.

DESMENTIU

A Secretaria da Imprensa da Presidência da República desmentiu categoricamente as informações atribuídas ao se-nador Dinarte Mariz ::0 sen. tido de que o governo revolu" cionárjo estaria cogitando de nov0 Ato Institucional.

Idêntico desmentido toi fei-to pelo deputado Adaufei-to J-ú.

cio Cardoso, da UDN-Guana-bara, após conferenciar hoje com o presidente Castelo Branco.

CHINESES Porta voz àr gabinete do ministro da Justiça na Gua "abara informou que o sr. Milton Campoc não efetuou quaisquer gestões junto , ^ autoridades do E s t a ei o, p TO r determinação rio Pre Sid<?nte da República, visando a libertação t expulsão / do Brasil dos chineses implicados em atividades subversivas. Se gundo fonte do palácio do

mentiu

Planalto, o marechal Castelo Branco só vai se pronunciar a respeito do caso depois que solucionar o problema de Goiás. Dia 25 os chineses se rão novamente interrogados na segunda Auditoria de Guer ra. Vános advogados se ma nifestaram sobre o caso, afir mando cue f decisão de ex pulsar os chineses poderá ser torp.uMa, mas somente anos o pronunciamento da Justiça. Com os chineses condenados, o govêno poderá indultá-los. Se forem absolvidos a solução será mesmo considerá-los no civos e expulsá-los do pais.

~4«"

Ws

1

Esta foto do menino Paulinho, que recebeu n a nuca o tiro traiçoeiro e irresponsável do um agente da lei — o pistoleiro "Gaúcho" — é a primeira estampada em jornais. Serve para que o público aquilate a monstruosidade praticada paio policial e como uma advertência ao poder pú-blico para uma maior seleção na admissão de funcionários da. Secretaria de Segurança além de urgente limpeza nos quadros funcionais- daquela repartição» onde, infelizmente, muitog "gaú-«hos" ainda não cometeram o seu crime. Paulinho está passando bem, felizmente. E tem rece-bido visita de cordialidade de várias personalidades, enire elas o coronel ítalo Conti, que pro-meteu severidade de ação a seus pais, a do próprio comandante da Região, general Itiberê Gou-vew do Amaral. ^^ reportagem à 5.a página);

HapSada

jífÍãaK5pç&f%. -' ¦¦' '-ft^sSKraWWH

VIENA—BONN, 20 (DPA) — "Ninguém pode dizer que não sabia o que se passava em Auschwitz", disse hoje a doutora Eüa Lingens Reiner, primeira testemunha no processo contra Frans Novak, acusado do haver organizado o transporto ds 400.000 judeus húngaros ao campo de concentração na II Guerra Mundial.'Me

parece absurdo me confrontar com; a afirmação dos

ho-mens das "SS" de Hitler de ignorarem o que ocorria em Aus-chwitz" — disse.

A sra. Lingens ingressou naquele campo por haver ajudado Judeus.

De mil mulheres não judias da A'emanha o Áustria interna-das no campo no verão de 1942 só 167 viviam no mês de fevereiro de 1943.

Sorridente, toda feliz da vida. compareceu, òn tem- na Delegacia de Vlgi jância e Capturas, a me nor J.D.M.D- com 14 anos de idade, em companhia de sua mãe, sra- Maria Leal Duarte. Queriam reti rar a queixa de desapare cimento, ali registrada. A parotlnha, que foi presa em Paranaguá, encaminha-da ao Juizado de Menores disse que sairá de sua casa para fazer compras para sua mãe e "resolveu ir pa ra a casa de.sua marinha em Paranaguá". Foi para lá. toda feliz da vida- con tou a história e acabou sendo detida. Voltou para casa- sã e salva (aparenite mente). A história do rap to de que teria sido viu ma, as suas companhias. — dizem mãe e filha. — não passou de conversa. Poi tudo um passeio da feliz menor.

MÉTODOS DA

"SSESTâPQ"

Chegavam trens abarrotados de vítimas, ininterruptamente, e' o céu sobre o campo estava sempre coberto pela fumaça negra o fétida dos crematórios.

Continuando em suas afirmações, disse a. dra. Lingens quo sómento 10 por cento dos homens das "SS" eram "idealistas", que consideravam "boa" a idéia do extermínio, outros 10 por cento, por sua vez, eram sádicos e o resto atuava por pura avidez e corrupção.

Entretanto, o acusado continua nsgando que sabia qual era o destino dos elementos quo transportou, que organizou por ordem de Adoif Eichmann, embora fique algo perplexo e confundido diante do testemunho.

DOCUMENTOS

O governo alemão ocidental pediu hoje a iodos os govêr-nos, associações ou pessoas particulares que enviem informações ou documentos sobre crimes nazistas antes que estes sejam prescritos a oito de maio de 65 na zona de ocupação francesa e britânica e em julho para a zona dos Estados Unidos.

Diz ainda a nota governamental quo todas representações da Republica Federal do estrangeiro eslão capacitadas a receber tais taformes o transmiti-los ao Departamento Central de Invés-tigaçoes sobre crimes hitleristas.

I PLÍNIO QUER LINHK ENTRE I

I ÜIIiEMll?

etou <

Força, humilhação • opressão psicológica são os métodos que

o maior Jackson Pitombo, diretor do DST, está empregando em sua até agora fracassada tentativa de regularizar o trânsito da

GESTAPO. ...

cidade, colocando fiscais • guardas na antipática posição de agentes do despotismo. A nova fase do DST, com a iá descrita uluacão coercitiva e atrabiliária» Sá ganhou novo apelidot ——•——• (Leia à página 7).

uro Reforça o Palácio e Exército Compl

Falando ontem de nua tri huna na Câmara Federal, õ deputado federal paranaense Plinio Cosra (foto) dirigiu veemente apelo ao prefeito de Brasília e especialmente ao diretor do Departamento Na-cional de Estradas de Roda-sem para que autorizem a concessão para uma unha di-reta de t ransnortes coletivos na rota Curjtibn-Brasííia. Já há requerimento para obtenção dessa concessão, cujo princl-pai sentido serij, beneficiar funcionários públicos fede. rals que necessitando ir a Capital não disponham de recursos para servir-se do dispendiosissimo transporte aeroviário.

;^

m

f

erco

(LEIA NA 3.a PAGINA) 'fêp*H(*m&iwífà

(2)

|§fí$ifPÍSjs?^»^

'

PAGINA - 2

CORREIO

00 HARANA

CURITIBA, SÁBADO, 21 DE NOVEMBRO DE t9óT

i

m

ííát

i

1

n

1

Concilio Aprova Texto Das Relações de

Católicos Com Outros Credos e Judeus

COS

5

VATICANO,

20

(DPA)

Por grande maioria

foi

aprovado hoje,

em votação

preümi-nár, o texto

reelabo-rado da declaração

sôbre as relações da

Igreja católica com

as igrejas não

cris-tãs e os judeus.

A

contagem dos votos

trouxe o seguinte re

aultado: 1.657 a

fa-vor, 99 contra e 242

abstenções.

As votações

par-ciais, segundo o

con-teúdo,

foram:

pri-meira parte do texto

(relações da Igreja

católica com as

igre-jas

não

cristãs)

1.838 a favor, 136

contra e 13 em

bran-co;

segunda

parte

ROTEIRO

__

2*223

PALÁCIO — 13 :45 — 15 :45 — 19:45 e 21 -AZ ho

ras — "O MATADOR DE GIGANTES"

-Kerwin Mathews — Judi Meredith - Co

lorido — Festival da United Artists.

GLORIA — 13,45 — 15,45 — 19,45'e 21,45 horas

"APARTAMENTO CLANDESTINO" —

Raff Vallone — Eleonora Rossi Drago —

Marisa Merlini — Art Filmes.

VITORIA — 13,45 — 16 — 19,45 e 22 horas —

"O

HOMEM DO RIO" — Jean Paul

Bel-mondo — Françoise Dorleac — Colorido

LIDO — 13,30 — 15,45 — 19,30 e 21,45 horas —

"O AMOR VENCE TUDO" — Lana Turner

Efrem Zimbalist Jr.

— Colorido —

Festival da United Artists.

MARApi' — 13,45 — 15,45 — 19,45 e 21,45

ho-ras — "A NOITE DO MASSACRE" —

Ga-brielle Ferzetti — Belinda Lee —

Gino

Cervi — Art Filmes.

AVENIDA — 13,30 — 16,45 — 17,45 — 19,45 e

22,15 horas — "A PONTE DO RIO KWAI"

William

Holden —

Alec Guiness —

Jack Hawkins — CinemaScope —

Colo-rido — Columbia Pictures.

RTVOLI — 13,45 — 15,45 -

17,45 — 19,45 e

21,45 horas — "LEITO CONJUGAL" —

Marina Vlady — Ugo Tognazzi — Walter

Giller — Art Filmes.

RITZ — Sessões corridas a partir das 13 horas

"AGENTE SECRETO 777" —

Cantinfias "COM HERCULES NO OLIMPO

-Os Três Patetas — Columbia Pictures.

ARLEQUIM — 14 — 16 19,45 e 21,45 horas —

"OS

FILHOS DO TROVÃO" — Pedro

Ar-mendariz — Jacqueline Sassard —

Anto-nella Lualdi — Colorido — United Artists

SAO JOÃO - 13.30 - 16 — 19,30 e 22 horas ~

"IRMÃ

LA DOUCE" - Shirley MacLaine

— Jack Lemmon — Direção de Billy

Wil-der — PanaVision — Colorido —

UNI-TED ARTISTS.

OPERA — 14 — 16 — 19,45 e 21,45 horas -

"QUANDO

UM HOMEM E' HOMEM"

-John Wayne — Maureen 0'Hara —

Cine-maScope — Colorido — UNITED

AR-TISTS.

(relações com os juv

deus) 1.170 votos a

favor, 185 contra e_

19 em branco.

A declaração

pas-sara agora para o

se-cretariado do

Concí-lio, para ser objeto

de algumas

melho-ras. A votação final

terá lugar na

quar-ta, e seguramente a

última fase do

Con-cílio.

ACEITAÇÃO

fgs padres

concilia-wres aceitaram

definitivamente,

na

sessão de hoje, .

úl-tima da terceira fase

conciliar, o esquema

sôbre o ecumenismo

e o breve

esquema

sôbre as igrejas

ca-tólicas orientais. Os

dois documentos

se-rão promulgados e

• bücados amanhã,

na solene sessão do

encerramento desta

fase. Não teve êxito

o protesto de mais

de 1.000 padres

con-ciliares contra o adia

mento

da

votação

preliminar da

decla-ração JÔbre a

über-dade religiosa,

cujo

destino se

esclarece-rá após mais de um

ano de discussões na

próximn fase do Con

cílio.

Mesmo

assim foi

decididu, por 1.592

votos a favor e 247

contra,

delegar

à

Sua Santidade Paulo

VI a decisão sôbre a

nova

regulamenta-ção dos matrimônios

mistos.

A me lida obedece

a urgência dessa

no-va regulamentação,

tão discutida que

não

pode

dcr.orar

até a próxima fase

conciliar ou até a

prevista reforma do

código io direito

ca-nônico. Daí, os

mem-bros conciliares

te-rem

solicitado

ao

Papa que diga a

úl-tima palavra.

REJEITOU

A Papa Paiüo VI

w rejeitou, hoje, o

protesto da chamada

«ala liberal» da

Igre-ja católica contra o

adiamento da

vota-ção sôbre a

declara-ção de «liberdade

re-ligiosa».

A questão, por pro

posta da «ala conser

vadora», será debati

da no próximo

perío-do de sessões perío-do Con

cílio Ecumênico.

alavras

ggjjj DO PARAKA

Puoprloáad»! edtfaa COUU30 SO PMAKA Mm.

EXPEDIENTE

RBDAÇiOi

Ene XV dc NoTOKbro •.* 1388 — r«ae: MIM

ADMINISTRAÇÃO I OPIOMAE.

Ran ST da NvrnDkra *• 1N4 - Poa«i 4-2352 Coln Peitai rM - E»d. MwptíUx» ' "EDICOHÍA'

DEPARTAMENTO DB PUBUCTOAOEi Im Dr. M«rM «.•¦*•- f«** «-MM ASSINATURAS ANDAI CapHal IntoriOí Cr* 12.000,00 Cr* 13.0C0.00 BEMESTRAl Capital Interior Cr* 8.500,00 Cr$ 7.C00.00 BIO B 8AO PAOTO Ano (Rn-ea Aér(Rn-ea? Cr* 19 000,00 SUCURSAL NO «O Dl fANEÜIO BUSKAB OtTEBESTADOAl j OI OfFlBIM Preço Maná. • • 13 ° anda

ftmtm 43-8813 • 43-4531 REPRESENTANTE EM SAO PAULO E.Y*. BEPBESENTAÇâES DB vnCDIOB POÍUQ-TAHI08 ITDA. Rur Barão Uapctlnlnga. 25S • 10.* aadai • GitJX SXU

PaMi 24-9428

11

nomunS

MENSAGEM

vwwvwwwwvw» frjWMMM* |**AA*******W*>'' ¦

'POR O. de

A.-PROBLEMA N.o 726

r~|

E~]

p~

CONCE

HORIZONTAIS _ Natural ou habitante d° Cambodje (Indochina)

— Começa a ser visto. 8 — Grande porção de bata-tas.

11 — Em que há abismos. 13 — Apertada por meio de ataca.

14 — Profere em altas vozes. 15 — Fogo, fogueira (plural) 16 —

Oportunidade-18 — Vitória Inesperada de cavalo, cujo resultado e uma grande pule.

19 — Derramar.

21 — Sacrificado em holocaas to.

22 — Palavra formada pela transcrição das letras de ou-tra palavra (plural).

RESPOSTAS DO PROBLEMA N.o 725

HORIZONTAIS

1 — Atras; 5 — Magos; 9 — Mu; 10 — Catão;

12 — Ro; 13 — Apólogo; 15 — Rir; 17 — Ris;

18 — Nua; 20 — Aras; 22 — Adir; 23 — Aros;

24 — Clea; 2S — Oral; 27 — Iara; 29 — Ram;

30 — Sal; 32 — Dar; 33 —.Apagado; 36 — Do •

38 — Olada; 39 - In; 40 — Adora; 41 — Árida.

VERTICAIS

1 — Amor; 3 --• ACP; 4 — Saor; 5 —

Mãos;

— Aog; 7 — Or; 8 — Solar; 11 — Tlim; 13 —

Ararama; 14 —

Ondeado; 16 — Irará; 19

Uiara; 21 — SjI: 22 — Ali; 25 — Orada; 26 —

Saga; 28 — Arara; 30 — Sala; 31 — Lada, 34 —

Dor; 35 — Dar; 37 — Od; 39 — Id.

I T O S

VERTICAIS

— Indigcr.a da tribo tupi do rio Roosevelt.

— Filtrara.

— Faz chegar an'.es d0 km po.

— Som produzido no sir.c, campanhia, chocalho DP'a pnn cada do respectico chocalho (plural).

— Substância própria das ostras (plural).

— Gradeada com arame. 10 — Desvanecido.

11 — Decomposição de um todo em suas partes constitu. intes.

12 — Relativo h medula 16 *— Causa, origina. 17 V Tumoi composto de te-cido ósseo (plural)

20 — Formara cios.

I~ .

Sasria Jüõnica-Clube de Campo

COMUNICADO

"SANTA MÔNICA CONVIDA..."

Iniciando a

"Semana dos Clubes", temos a

grata satisfação de convidar os senhores

assu"

ciados do Graciosa Coüntry Clube para nos hon

rarem com sua freqüência às nossas instalações

sociais e esportivas durante a semana de 17 a 22

do corrente. .Todas as nossas dependências

és-tão franqueadas ao uso dos

associados

dess3

tradicional entidade. Solicitamos a apresentação

da carteira social.

INGRESSO AO CLUBE:

Pedimos, mais

uma vez, ao nosso

no'<re

quadro sócia! a rigorosa observância das condi"

ções necessárias ao ingresso ao recinto social:

a) Cédut2 de identidade do sócio e

depen-dentes;

b) Compixavante do pagamento da Taxa de

Manutenção 'mensalidade) do 4.o trimestre de

1964;

c) Não se fazer acompanhar de pessoas

es-tranhas ao quadro social sem o necessário co•»

vi te

• No interesse do próprio sócio a Portaria

teni ordens ppra o cumprimento integral dessas

exigências estatutárias

Os aborrecimentos que possam ser ocasio"

nados correm por conta exclusiva do associado

que há mais de um ano está sendo comunicado

e tem ciência dessas exigências.

VISITAS • — O Clube permitirá a visitação

de -uas dependências nos seguintes dias e

hora-rios: — Terças, quartas e sextas feiras da 8 às

18 horas.

DIAS FESTIVOS. — Além do funcionameir

to normal do Clube, diariamente, exceção feita

às segundas feiras, o Clube mantém o serviço

de restaurante coro funcionamento da "boite"

nos seguintes dias e horários:

QUINTAS FEIRAS: "Jantar das

Quintas"

da.s 21 às 0.30 horas;

SÁBADOS: — "Feijoada amiga" das 12 à*

14 horas

"Boite

Santa Mônicá" das 22 às 3 da

ma-

nhã-DOMINGOS: — "Fim de Semana no SEI:

Clube" Almoço Moniquense das 13 às 14 horas;

Jantar dançante das 21 às 0,30 horas

Em todas as reuniões dançánTes,

"Fernan-do, Beppi e seus Moniquenses" e "shows"

artís-ticos.

|

Londres, 20 (DpM

Uma mensageJ

pessoal do Primeiro

Ministro russo, Al&

xei Kosygin, foi eni

tregue hoje ao pr,

meiro-Ministro

brt

tânico, Harold Wil

son. Nada se reveloi

acerca

do conteúd(

da carta, que foi en

tregue a Wilson pel,

embaixador

russo

Soldatov, acreditah

do-se que se trate

sobretudo, da quês

tão

da

Cambodja

(A Inglaterra e

URSS são co-presi

dentes da conferén

cia da Indochina),

EXPURGOS

Miami, 20

(DPA)

O ditador Fide

Castro descobriu un

complô para

depô-do poder e já inicioi

os expurgos. Quatn

membros do PC di

velha guarda estai

presos. O dirigçiiti

nacional do partidi

Unido da Revoluçàt

Socialista e vice-mi

nistro

das

Forças

Armadas,

Joaquin

Ordoc, foi

afastadt

dos seus cargos. Se

gundo fontes respoi

sáveis, o complô pa

ra depor Castro fo

uma luta ideológica

entre comunistas

tigos e novos.

PARALISARÁ

Detroit, 20 (DPA)

— Poderá ser parali

sada a produção das

fábricas de automó;

veis dos EEUU, caso

não seja solucionada

a parede que afeta

as fábricas de peças

sobressalentes de De

troit.

Sstão

sendo

realizados todos os

esforços para que o

movimento

termine

ainda hoje.

CANALIZAÇÃO E MOROSIDADE

CG tomou conhecimento de que o deputado

Hermes Macedo, tornou a enviar requerimento dc

informações ao Ministro da Viação e Obras Públi

cas, sôbre a morosidade dos trabalhos de canalr

zação do Rio. Ivo. Como porta voz da população

curitibaná, o parlamentar salientou, no documente

os graves problemas suscitados para os moradores

das ruas onde se realizam obras, e mesmo para <•

trânsito de veículos que demandam a vários

i

portantes pontos da cidade.

Também,

solicitou

informações sôbre a recuperação da pavimentação1

asiáltica das artérias atingidas pelo desenvolvi'*

mento dos trabalhos do Departamento

Nacional

de Obras e Saneamento.

ÔNIBUS "BACACHERI"

Segundo nos informa o leitor JV, o carro de

prefixo 74, de placa 2—51—03, da linha de

coleti-vos Bacacheri, possui um pessoal, francamente

re-lapso, sob qualquer aspecto. Acontece que ao dia

17 do corrente, às 11,15 horas, aproximadamente

teve a oportunidade de observar como trabalham.

Prá começar, dá a impressão de que estão

passean-do e, também, que são os passean-donos passean-do carro, pois não

gostam de fazer paradas, as obrigatórias, não gos

tam de esperar que os srs. passageiros • embar

quem todos e, muitas vezes, o cobrador não se dá

ao trabalho de abrir a porta de entrada, preocupan

do-se, apenas, em dar sinal de campainha, para

que o carro arranque

deixando

sempre

muita Ias que se fazem em canais de televisão, apenas

gente nos pontos. Tudo errado em nossas conces- tirando da urna os talões premiados. No caso,

sionanas e, justamente, aquelas que não primam fala a respeito de Prosdócimo S.A., das suas pro*

pela ordem, são as que mais gritam por aumenta

r

...

A GRANDE POÇA

A grande poça con

do num upa, basta

ria — diz BN — ca*

nalizar para o rio que está próximo, sem grande

gasto e, assim, não mais veríamos a grande poça,

cujos

atrapalhes

causados

principalmente

aos

transeuntes, tem sido dos maiores. Por isso,

la-mentamos que o Departamento responsável pelos

reparos de ruas, são tenha se apercebido de que a

lagoa'do cruzamento XV-Mariano Torres, tem tor^S

nado o aspecto daquele pedaço de cidade, desele* i

gante e prejudicial

^

moções do passado e das futuras. Acredita que a

direção da firma poderá, nos próximos sorteios

...

mudar o sistema, isto é, não mais realizando

atra-tinua dando ênfase vés de urnas giroscópicas, pois seria mais inte

à rua

XV de* No ressante, mais legal e sensacional mesmo se

os

prêmios anunciados fossem sorteados pela Loteria

Federal, como já ocorreu. Acontece que o número

res, bem no

centro de talões poderá ser maior que o número máximo

da cidade. Como se da Loteria, nesses casos, é sinal^que se pode

fa-sabe, tal

problema, zer duas séries de talões. E' uma opinião do leitor

ppderia ser

resolvi- que poderá ser aceita, de fato, pela Loteria as

coisas tornam-se mais atraentes.

GRANDE LUTA

vembro e, enfeitan

'do a Mariano To.

Ultimamente

a

grande

batalha de todos os

as-salariados, é a luta con*

tra a fome — comenta

ES — e

as coisas

vão

indo de tal jeito, que a

gente não ganha nem pa

ra comer, principalmente

depois

que

o Governo

Federal

resolveu

majo

SUPER PROMOÇÃO

O leitor A A. Almeida, falando a CG, comen" rar os produtos essenciais para a vida da

Nação-ta o fato de conceituada firma comercial de nossa gasolina e os derivados e, além do mais aNação-tacando

cidade em fazer uma Super Promoção, tipo daque- seriamente o problema de impostos e, majorando

por outro lado um dos principais produtos, básico

mesmo, na alimentação de todos — a farinha d?.

trigo — e, nesses casos, não se pode mais controlai

e nem prever um orçamento para o sustento d:

uma familia. Assim, a fome está rondando.nossos

lares, sem que haja medidas para conter a ganâtr

cia, a exploração, e um meio de estabilizar a

moe-da. Hoje, a coisa mais pavorosa é enfrentar ua1

armazém, uma feira livre, um mercado.

Tudo,

tudo mesmo, atingiu as raias do absurdo, gasta"?e

num dia todo um ordenado e não abastece-se a

cozinha nem para uma semana. Por aí, sentimos

que as autoridades não procuram e nem se inte"

ressam em amenizar a situação, deixando que tudo

corra por conta do "bonifácio". Não está certo.

O povo clama per melhores dias e deseja um com'

bate, sem fim, contra a desolação e a fome...

"CURITIBA

GKITA"

NA RADIO TINGUI

* As reclamações aqui publicadas são comenta*

das de segunda a sábado, as 12,45 noras,

na Ráaio Tingui, programa "CURITIBA GRÍ;

TA , apresentado por TITO CORRÊA.

Da DD

MJàYmmmmXD

¦ ¦¦¦¦¦¦

...,.-...-..., . . .

V KIVI

W

HfaJI JÈm w JaL

Jm.

ATI P

N

,-¦

I w° i

¦¦M»MHMMWBM3BMI«B«^^

r-~ffi

B^

£\âJ]F\

(3)

SÁBADO, 21 DE NOVEMBRO DE 1964

f

ASSEMBLÉIA

•RESIDIDA pelo Sr. Antônio

Rup-pel, teve

lugar, ontem, mais uma

^ão da Assembléia

Legislativa. A- ata

, sessão anterior

foi aprovada sem

ob-prvações. Na

hora do expediente usou da

tlavra o deputado Joaquim Néia. As

ma-ferias constantes da Ordem do Dia não

bram votadas por

falta de

«quorum».

rova sessão foi marcada para

segunda-f.ira à hora regimental.

'ajuda a ribeirão claro

DEPUTADO Joaquim Néia, único

orador da hora do expediente da

ssjão de ontem db Legislativo, fêz um

,„>„ ao governador

do Estado para que

lispense os lavradores do «Norte Velho»

ia apresentação do Cadastro Fiscal

exi-,ido pela Secretaria da Agricultura, a fim

e que os mesmos possam vender

seus

rodutos ao Banco do Brasil.

Analisou também a situação de

Ri-eirão Claro, o qual, com a construção da

isina de Xavantes, cuja represa irá

inun-lar dez milhões de alqueires daquele

mu-icípio, formulando um requerimento ao

ovêrno estadual e federal, no sentido de

[ue aquela comuna, uma das mais

anti-;as do Paraná,

seja

compensada pelo

irejuízo que irá sofrer com a construção

lessa represa.

^vm„

MUNICIPALISMO

PRESIDENTE da Associação

Pa-ranaense de Municípios, Sr.

Alva-¦o Aníbal, que se encontrava em

Brasi-ia desde o dBrasi-ia de ontem, foi recebido, em

ludiência hoje, pelo Presidente da

Repú-lica. O Presidente da Associação

Para-laense dos Municípios levou até o

Maré-hal Castelo Branco, uma série de

reivin-icações pró-municípios do Paraná.

PRESIDENTE DO I.B.C.

DROCEDENTE do Rio, chegou

on-tem a Curitiba, o Sr. Leônidas

Lo-es Bório, prLo-esidente do IBC, que acaba

e retornar de El Salvador, onde

partici-ou da reunião da FEDECAME, e dos

ístados Unidos da América do Norte. O

'. Leônidas Bório, logo após seu

desem-arque, no aeroporto Afonso Pena,

se-umpara uma fazenda no interior do

Es-a<lo, a fim de repousar. Em companhia

to presidente do IBC chegaram a nossa

aP>tal, os Srs. Carlos Rischbeiter, diretor

í CODEPAR;

Abíüo Abreu Neto e

Si-|f|chindler, chefe e assessor do gabi-

te da Presidência do IBC. O Sr.

Schin-r v!aJ°u, ontem mesmo, com destino a

farina, em missão oficiai

da

autar-lUla cafeeixa.

AUXÍLIO Ã PREFEITURA

BANCO do Estado do Paraná

con-¦alnr /eoCU f ínanciamento especial no

ViHh

milhões

à

Prefeitura

de

Jdoíl ' para compra de dez

motonive-foín Y .stinadas a melhoria dos servi-

aos bairros da Capital. O contrato de

em n p°t'f0Í firmado na tarde de

on-[ovêrno.CJ° féuaQÜ» na presença

do

to0 pl0/-.Ney BraSa' Participando do

Jabóia

n

IV0 Arzua pereira» Celso

lo Bane ^etano Braga Cortes, diretores

aMun?°

°? E"tado» altos funcionários

irêsas fC1JaIldade e representantes de em-

°r2f cedoras daquela maquinaria.

CARAVANA UDENISTA

!

^

caravana de udenistas partirá

lorte

do°p

de

?rasília com destino

ao

3s pqijí..

ara"á, a fim de travar

conta-lÔes qu

•ararei

Cos co^ vistas às próximas

elei-T

realizarao em 72 municípios

isitarãn StGS' Além de outros municípios,

S(§ J?n,^ina, Centenário do Sur,

í comr,

e Maringá. A caravana

se-'eira

jÇ°SCa Pel°s Srs. Adolpho de

Oli-e,Qodianco Sobrinho,

Herbert

Levy,

lbi

lo^S TTHermes Macedo é outros

de-ii^ggPN de S. Paulo e Guanabara.

S?IÇA pEDE LICENÇA

*¦* PROCESSAR BORGHI

«°Pfec' de São

ie« iwllvl°U ÕF&i ' Qe São

»¦ti ^ Cn^'Cen«a fá foi pedro

5S2f« P^o

de-de Minas Gerais que de-deu pare cer favorável à concessão ; o qual foi aprovado pela comis-são.

A resolução, Entretanto, até hoje não foi .submetida à deliberação do plenário da Câmara No oficio, a ru3ti-ça de So Paulo afirma que aguarda um„ "urgenre res-posta da Câmara, sobre se iá houve decisão do plenário, pois a demore da resposta vera trazendo sérios embara-ços ao andamento do proces-so pois existein outros réus .

CORREIO

DO

PARAM

PÁGINA

^^^^*

Orgia de Nomeações e Protecionismo na

Loteria do Estado: Assembléia Conivente

Oo governador Noy Braga com a conivência da Assembléia, acaba do perpetrar mais um "golpe", contra o erário púbhco. "alateriaaae1'Vamente ° V6rdadelra face do aeu aovêrno de A imoralidade está consubstanciada na sanção da lei 4.959

deste ano, publicada no "Diário Oílclal" n.° 212 do 18 do corrente.

Essa lei. cujo projeto original visava apenas conceder una pensão mensal à Aracy Calderarl Valente, viuva de Heitor Gurgel do Amaral Valente, ex-funcionário do. Poder

Legislatl-_, SURPRESA

Somente ccm a publicação da Lei é que oS deputados nao governlstau puderam per ceoer „ engodo de que foram vitimas, isso porque o proje to, quando figurava na Ordem do Dia, refereria-se apenas à concessão de pensão mensal (a exemplo de milhares que tramitam pelo Legislativo) com uma única observação; com emenda. Não foi publica da porém, na Ordem do Dia o teor dessa emenda.

Tratando-se de matéria con «mente à pensão, julgavam os deputados, de boa fé, que a emenda se referia a assun to secundário, ou na pior das hipóteses, concedendo outra pensão de igual valor a ter ceiros.

Por isso, aprovaram o pro jeto tranqüilamente, jamais poderiam julgar que num ino cente projeto de lei relativo à pensão pudessem os goyer nistas introduzir matéria tão diversa e tão divorciada d'o

projeto original, qual seja a criação de cargos no serviço público.

CARGOS ISOLADOS A lei 4-959, aPós definir no seu artigo l.c a pensão men sal devida t Arpcy Calderarl Valente, já no seu artigo 2o apresenta * primeira vanta-gem a ser ortorgada a apa-dmhados. Dis o artigo 2.o que os cargos de Diretor de Contabilidade e Gerente, do Serviço de Loterias, que eram cargos em comissão, "ficam trnsformndos COM OS MES MOS OCUPANTES, EM CAR GOS ISOLADOS DE PROVI MENTO EFETIVO, Com iota ção na Secretaria da Fazenda-Assim os ocupantes desses car gos que exerciam sua função "em comissão"-, Isto é. pode riam ser demitidos a qual quer nvmento agora, sendo ocupante de cargos isolados com provimento efetivo, têm sua situtiçãT funcional devida mente estabilizada. Ou seja,

entraram pelu "janela»» em cargos elevados, preterindo inúmeros outras servidores e agora tem seus cargos devida mente resguardados.

GRATIFICAÇÃO Vai adiante a lei, estabele cendo uovas vantagens aos Diretores do Serviço de Lote ria do Estado. Isso porque o artigo 3.o modifica o artigo lO.o da lei 2-964, estabelecen do: — "Os diretores do Ser viço d'e Loteria do Estado do Paraná, Indicados no artigo segundo, receberão cada um. o vencimento equivalente a quantia que estiverem receben do à data da publicação da lei que da nova redação a êsse artigo, a titulo de GRA TIFICAÇAÓ MENSAL FIXA" O parágraft I.o estabelece que além dessa gratificação mensal fixa, os mesmos per ceberão UMA. GRATIFICA-ÇAO MENSAL VARIÁVEL, fixada em base percentual sô bre a renda liquida do Servi

ço de Loteria. Essa gratifica ção será estabelecida pelo go vernador do Estado e nunca será inferior à gratificação mensal; ou seja, na hipóteso menor nerceberão esses dire tores dois vencimentos.

Além disso, a gratificação mensal (e portanto também a variável) será reajustada sempre qu<; t-ouver aumento de vencimentos do funciona-lismo público.

FAZENDA Na Secretaria da Fazenda foram criados novos cargos: S de provimento em comissão no Gabinete do Secretário e 7 cargos isolados de provimen to efetivo de Consultor ' Téc nlco. (artigo 5o).

Esses cargos segundo o arti go 6.o "serão providos por no meação mediante Indicação do Secretário da Fazenda ac Chefe do Pocer Executivo".

Foram criados também (art 8o) no Qundro único de Pes Soai Permanente, 6 cargos iso

tedtita

MAURO REFO

COMPLETOU 0

RÇA PALÁCIO; EXERCITO JA

RCO: CRISE NO AUGE

vo, sofreu emendaB dispondo sobre a remuneração de funçíe» no Serviço de Loteria e criando 18 vagas na Secretaria de Fa-í&nda.

Essas novas disposições se destinam, naturalmente, a pm-mlar correligionários cuja única virtude ó a dedicação ao

titu-lar do Executivo Estadual.

lados ae Assessor Técnico, a T"3"*"*™'* ,=^=="-»^-^a - * —«= serem preenchidos por pes- I

soas graduadas em cursos de I 1 nível ouperior. O provimento I l e a lotação dos cargos em § j causa será feito para os Ga binetes das Secretarias d'e Es tado, através de Ato do po der Executivo.

APADRINHADOS Como ?e nota. quando se trata de proteger apadrinha dos, o governador não hesita em criar carpop polpudos, não se preocupando se os cofres estaduais podem ou rrito arcar com esses elevados salários Porém Wdos estão lembrados da demagogia govemista Por ocasião no último aumento (?) ao funcionalismo, quando regateava centavos de cruzei-res, temeroso de que o erário público viesse a sofrer uma "sangria".

Assim, a moral do governo continua sendo: "para os ami gos tudo. Para os inimigos a lei."

GOIÂNIA—BRASÍLIA, 20 (Transpress) — Informou-se hoje que a medida em que passa o tempo e se aproxima a hora do desfecho da crise político-militar no Estado de Goiás, a3 autoridades o a chefia do Executivo goiano, bem como o povo tomam medidas de precaução, reforçando pontos estratégicos.

Nas últimas horas, a guarda do Palácio das Esmeraldas foi sensivelmente

reforçada. Acrescentou aue 80 civis se embrenharam no inferior do Estado, recrutando voluntários para um possível emergência. O Quartel General'da Policia Militar foi instalado no gabinete do governador. Altas patentes da Poli-cia Militar se revesam em plantão no Palácio, prestando toda assistênPoli-cia ao governador Mauro Borges.

OCUPAÇÃO

O 3.o, 4.o, 10o e ll.o anda-res de u mprédio em oonstru ção nos fundos do Palácio do Governo, estão ocupados por tropas embaladas da Policia Militar. Aparelhagens de Te-lex foram instaladas em pon-tos estratégicos do interior para comunicaçuo de alara:a. Por outro lado, o Exército praticamente já concluiu o cerco da Capital goiana, bio • queando todas as estradas que demandam a Goiânia e passou a policiar também o território mineiro e as rodo-vias que levam àquela capi-tal.

A imprensa noticia que um caminhão da Cooperativa 4-.'ri cola de Cotia, na madrugada de ontem, foi metralha.1^ por

não ter atendido ao sinal de"pare". A situação em Goiã-nia. entretanto, é de plena tranqüilidade, notando-se ape-nas uma queda no movimen to comercial e industrial. O comercio, a industria, ban-cos e escolas funcionam nor-malmente em todo o Estado. INFORMAÇÕES

0 chefe d;, Casa Civil da Presidência, ministro Luis Viana Filho, levou hoje, pes. soalmente, ao presidente dó Supremo Tribunal Federal-ministro Ribeiro da Costa. as informações do Poder Exe-cutivo. solicitadas pelo mi-nistro Gonçalves de Oliveira para instrução do Julgamen-to de pedido de "habeas-corpus" j,o governador Mau-ro Borges.

Em Brasilia, o ministro da Guerra divulgou carta da Madre Maria Rebenta, des, mentindo versões publicadas na imprensa de que teria presenciado sevicias em prê. sós políticos no lO.o Bata-lhão de Caçadores.

RETORNOU

O general Nogueira da Faz, comandante da lia Região Militar, acaba de retornar a Goiânia.

Permanecerá no julgamon-to d0 "habeas-corpus" ímne-trado cm favor do governador Mauro Borges.

Como se sabe, o presidente Castelo Branco já encamí-nhou ao Supremo Tribuna. Federal as informações ne. cessárias à instrução dj "ha-beas-corpus", solicitadas pelo

ministro

velra. Gonçalves de Oli-MANIFESTSO

Espera-se para as próxi-mas horas a divulgação tio manifesto d0 governador Mau ro Borges, de Goiás, cleíen. dendo-se das acusações iuê lhe são feitas pelo Departa-mento Federal de Segurança PúbUca. Também 0 advogado Sobral Pinto distribuirá nota sobre o caso "Goiás".

Anteriormente, uma comis-são de deputados e voreado-res do PSD seguiu para Gcià nia, onde pemanecerá <iié o . fim da

crise-REFORÇOS

Numerosos prefeitos do interior de Goiás mantêm-se em permanente contaeto com o governador Mauro Borges; A maioria de'e"5 em

perfeita sintonia com o che, fe do Executivo goiano.

O Exército policia aõ «S|ra das de acesso a Capital de Goiás. Hoje. pela madruga-da, na BR-85, um caminhão de CooP- agrícola de Co-tia, procedente de São Paulo, foi metralhado por tropas do exército por não ter obedeci-do a ordem de parar. O ca-minhão foi revistado. AGRADECEU

O governador Mauro Bor. ges de Goiás enviou t«'egra-ma a bancada estadual do PSD gaúcho, agradecendo as manifestações que surgiram em seu favor no Rio G. do Sul- Hoje haverá uma reunião de pessedistas na sede parti-daria durante a qual serão discutidos importantes assun tos. inclusive 0 problema de Goiás

ISTO É VERDADE...

A primeira máquina de escrever no Brasil foi

cons-truída à mão pelo Padre João Francisco de Azevedo,

tendo figurado na Exposição Agrícola e Industrial da

Pernambuco, em 1861, e na Exposição Nacional do Rio

de Janeiro, em fins do mesmo ano, O Padre Azevedo

foi professor da matemática no Arsenal de Marinha,

sendo considerado o inventor da máquina de escrever.

ISTO TAMBÉM É VERDADE

Primeiro na preferência da maioria

dos fumantes brasileiros, pela

exce-lência de seus fumos selecionados,

CONTINENTAL é o cigarro que

apre-senta o mais alto índice de vendas em

todo o território nacional.

PTB FLUMINENSE QUER LANÇAR ARCEBISPO

PARA GOVERNANÇA

NITERÓI. 20 (TP) — O PTB fluminense

es-tá pretendendo lançar a candidatura do

arce-bispo d. Antônio de Moraes Júnior à sucessão

do governador Paulo Torres. O lider da bancada,

deputado Míchel Saad, declarou que, se o

pre-lado aceitar a legenda petebista, não terá

con-corrente capo7 de derrotá-lo no pleito estadual.

O padre Benedito Correia, vice-chanceler da

Cúria Metropolitana, disse que d. Antônio de

Moraes Júnior não foi sequer consultado, mas

se o fôr dificilmente aceitará, por entender que

a Igreja é apolitica.

Apesar disso, o deputado Henry Novo, um

dos que defendem a candidatura do arcebispo,

já anunciou aue vai percorrer diversos munici

pios do interior angariando assinaturas para um

apelo a d. Antônio de Moraes.

"!HE

MODERN MELODAIRES" CHEGARAM EM CURITIBA

. Curitica (SIS) — Quatro jovens norte-americanos es tão cantando em todas as ei daaes maiores do Paraná, San tia CaLarina e Rio Grande do Sul. Êsres jovens são repre-sentantes da Igreja mais co nhecida pelo

canto-Os quitro, Elder Jon Camp bell. Elder Craig Decker, El der Craig Christensen, e El-der David Eastman. têm uma qualidade e uma varie ¦ dade de instrumentos e 3an ções que agradam a todos. Eles cantam músicas popula

res, folclóricas

religiosas. do farwcst e Estiveram em Santa Cata-rlna, nas cidades de Joinville Blumenau. Florianópolis, Cri Cjuma Lajes. Caçador e Porto União. No diu 17 ao corrente o quarteto começou sua visita ao Paraná cantando em Curi tiba, e em seguida em Ponta Grossa. Londrina. Cornêlio Procópio. Apücarana e Marin gá. E no começo de dezem br0 o quarteto irá ao Rio Grande do Sul.

a:»

uma preferência nacional • cia. de cigarro souza cruz

<

Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos

De ordem do Senhor Presidente, tenho

a

satisfação de convidar os senhores

associados

do Sindicato das Indústrias de Produtos Quími'

cos Para Fns Industriais, de Prooutos

Farma"

cêuticos, e Sabão e Velas, de Tintas e Vernizes,

de Adubos e Colas de Curitiba, para a

Assem-bléia Geral extraordinária

que será levada

a

efeito no dia 7 de dezembro, às 18 horas

erh

l.a Convocação, na sede do Sindicato, à rua Mal.

Floriano Peixoto n 134 — I.o andar — sala 2013

a fim de .discutir a seguinte ordem do dia:

AUMENTO SALARIAL DOS EMPREGADOS

Caso não haja número suficiente para a pri"

meira convocação, será feita nova reunião uma

hora após, com qualquer número.

Curitiba, 20 de novembro de 1964

(a) João Carlos de Souza Castro Filho

Secretário Executivo

(G — 21)

II

INSTITUCIONAL

Brasilia,

20

(Trans-press —

Não têm fiar

damento os rumores sô"

bre a decretação de uro

novo

Ato Institucional

O

desmentido,

formal,

foi feito pelo secretária

de imprensa

da

Presi-}dência

da

República,

jornalista José

Vamber-to. Disse que o governa

não tem nenhum

propó-sito neste sentido.

Tam-bém o deputado Adauto

Lúcio Cardoso, que foi

recebido hoje pelo pre'

sidente

da

República,

para tratar

de

alguns

I projetos em

- no Congresso, desmen-

tramitação

tiu os rumores sobre a

preparação do Ato

Ins-titucional n.o 2.

Não acredita

o

parla-mentar da UDN que o

Senador

Dinarte Marj?

tenha feito

declarações

neste sentido e que aa

notícias

a

respeito só

servem

para

provocar

sobressaltos no País.

PRORROGAÇÃO

Belo

Horizonte,

20

(Transpress) — A emen

da que prorroga os man

datos do governador 6

do

vice-govemador

Minas

Gerais

já f o 1

transformada em

prole-to.

J

Na

próxima

semana

será votado

o

parecer

pela Comissão de

Justi-ça e quarta-feira, então,

estará no plenário pára

o primeiro turno de

vo-tação.

EMPRÉSTIMO

Rio, 20

(Transpress)

— A Agência do Banco

Interamericano

de

De

senvolvimento

do

Rio

informa que o

estabele-cimento

aprovou

hoje<.

Washington,

novo

em-préstimo

de

35.750.000

dólares destinados a

f«-nanciamentos à

empre-sas

brasileiras.

Entre

essas,

figura a

Compa-nhia Vale do Rio Doce,

Companhia de Ferro

e

Aço de Vitória

e

Cen-trais Elétricas de

Capi-varí, São Paulo.

MANIFESTO

Goiânia,

20

(Trans'

press) — Não foi divul

gado, até o momento, o

manifesto do governadoi

Mauro Borges,

anuncia-do para hoje, bem como

a nota que seria

distri-buída pelo advogado So

bral Pinto.

se

encontra

em

Goiás uma comissão da

parlamentares do

PSD,

que ficará em

Goiânia

até o fim da crise.

Numerosos

prefeitos

do interior goiano

man-têm-se em

permanente

contato com o

governa-dor.

PREFEITOS

PARANAENSES

Brasília,

20

(Trans-press) — O

presidente

Castelo Branco recebeu

hoje os prefeitos

para-naenses

Álvaro

Anibai.

de Apucarana;

Nivaldo

Krugger, de

Guarapua-va; Newton Pasqualini,

de Cambará; Primo

Lc-pre, de Rolândia; Fran*

cisco de Assis Pinheiro,

de Lojünda r Jacinto Co*"

rela, de Cambe; e Hugo

Martinelli, de Tamboani,

que foram em comitiva

a Brasília,

para

fazer

uma série de

reivindica-ções prioritárias para

suas respectivas

comu-nás.

;

>-:;.'

f ...

'•WÊ

Í^P^

Referências

Documentos relacionados

Vilson Refatti (M.C.R) 1ª

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Nishizawa et al (1999) modelaram um pavimento composto do tipo WTUD considerando o efeito do gradiente térmico sobre este, chegando à conclusão de que para um gradiente negativo, em

Civil; Bombeiros Voluntários de Almada, Cacilhas, Trafaria e Seixal; Inspecção Distrital de Bombeiros de Setúbal; Serviço Nacional de Protecção Civil; Delegação

 Myofibrillar  protein  synthesis  following  ingestion  of  soy  protein  isolate  at  rest   and  after  resistance  exercise  in  elderly  men.  Whey  and

Após a esterilização (120ºC/30 minutos) de produtos alimentícios contendo diferentes gomas, apenas 10% da viscosidade é perdida em produtos que contêm a goma xantana, redução

6.54- Valor médio de cobre e seu desvio padrão, em µg.cm-2, e coeficiente de variação, em %, para as faces, considerando o factor sectores da rampa e sua interacção com as versões

(a) Os 15 ECTS poderão ser realizados em outros cursos do Instituto Superior de Engenharia, em outras Unidades Orgânicas da Universidade do Algarve ou em outras instituições