• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus Barbacena - IF SUDESTE MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus Barbacena - IF SUDESTE MG"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANA PAULA DE LIMA FLORENTINO MATTA

Num. Inscrição 00007 Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Anulação da questão nº 16.

Argumentação Candidato

À Comissão Permanente de Concurso Público. No dia 03/02/2014 foi divulgado o gabarito da Prova Objetiva do Edital 05/2013 – Campus Barbacena, na Área da Biologia Geral e Celular onde consta como alternativa correta para a Questão nº 16 a letra “E”. Entretanto, o enunciado apresentado na letra “E” é o mesmo enunciado apresentado na letra “D”. “Ipsis litteris”. Vejamos a questão na integra: Questão 16: A respeito da divisão celular em um ser humano normal, marque a alternativa CORRETA. a) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente idênticas, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. b) A meiose é um processo de divisão reducional do número de genes. c) A meiose é um processo que ocorre nas células somáticas, a fim de manter a homeostase. d) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente diferentes, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. e) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente diferentes, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. Portanto, a questão deve ser anulada por contrariar o disposto no item 10.3.4 do Edital 05/2013 – Campus Barbacena que prevê o seguinte: “A prova objetiva constará de 20 (vinte) questões do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas e uma única resposta correta”.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/administracao/recurso/recursos_candidatos/005_2013/06632138608_1.jpg

Data/Hora Envio 04/02/2014 - 14:24:58 Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado

Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

(2)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANA PAULA DE LIMA FLORENTINO MATTA Num. Inscrição 00007

Dados do Recurso

Num. Recurso 2

Assunto Retificação do Gabarito. Questão nº 12.

Argumentação Candidato

À Comissão Permanente de Concurso Público. No dia 03/02/2014 foi divulgado o gabarito da Prova Objetiva do Edital 05/2013 – Campus Barbacena, na Área da Biologia Geral e Celular onde consta como alternativa correta para a Questão nº 12 a letra “A”, desta forma, em relação aos microtúbulos, apenas a afirmativa nº I estaria correta, o que não é verdade, pois a afirmativa II também está correta. Segundo Alberts et al., 2011: a afirmativa II - Os cílios e os flagelos contém microtúbulos estáveis movimentados por dineína está correto, inclusive é um título encontrado no Capítulo 17, página 585 de sua obra. Nos parágrafos 4º e 5º da pag. 589 da mesma obra o autor deixa evidente a função motora da proteína dineína: “O movimento de um cílio ou flagelo é produzido pela flexão de sua região central conforme os microtúbulos deslizam uns sobre os outros. Os microtúbulos estão associados a diversas proteínas, que se projetam em intervalos regulares ao longo do comprimento do feixe de microtúbulos. Algumas atuam como interligadoras para a manutenção da estrutura do feixe de microtúbulos, e outras geram a força que provoca a flexão do cílio. A mais importante dessas proteínas acessórias é a proteína motora dineína ciliar, que gera o movimento de flexão na região central”. Referência: ALBERTS, B; JOHNSON, A; LEWIS J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, A. Fundamentos da Biologia Celular, 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011, 843p. Portanto, a resposta correta para a questão nº 12 é a letra “D”, ou seja, apenas as afirmativas I e II estão corretas. Neste caso o Gabarito deve ser retificado passando a opção correta a letra “D”.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 15:41:05

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/06632138608_2.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

Data Resposta 12/02/2014 - 09:09:12

(3)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANA PAULA DE LIMA FLORENTINO MATTA Num. Inscrição 00007

Dados do Recurso

Num. Recurso 3

Assunto Anulação da questão nº 4.

Argumentação Candidato

À Comissão Permanente de Concurso Público. No dia 03/02/2014 foi divulgado o gabarito da Prova Objetiva do Edital 05/2013 – Campus Barbacena, na Área da Biologia Geral e Celular onde consta como alternativa correta para a Questão nº 4 a letra “B”, contudo a informação contida na letra “A” também é falsa. Analisemos a frase: a) O corante hematoxilina, por ser acidófilo, serve à coloração do núcleo das células eucariontes. Quanto ao fato do corante ser considerado ácido ou básico esta característica está diretamente relacionada à sua carga positiva ou negativa e não ao seu pH. O termo acidófilo para o corante hematoxilina é impróprio, devemos designá-lo de acordo com sua carga, sendo, portanto, este corante catiônico ou simplesmente corante básico. Acidófilo é um termo usado para descrever a aparência ao microscópio de células e tecidos, após uma seção histológica ter sido corada por corantes ácidos, que não é caso da hematoxilina. A característica de uma estrutura biológica ser acidófila é chamada acidofilia. Em todas as referências pesquisadas o termo acidófilo é aplicado apenas para designar componentes teciduais e não o corante. Segundo Siviero 2013: “Ao chamarmos um corante de ácido ou básico, não nos referimos ao seu pH, mas sim à sua carga. No caso de corantes básicos, sua carga iônica é positiva (podendo ser chamados de corantes catiônicos)”. Capítulo 3, página 50. Referência: SIVIERO, F. Biologia Celular Bases Moleculares e Metodologia de Pesquisa. 1ed. São Paulo: Roca, 2013. Segundo Junqueira e Carneiro, 2012: “As moléculas ácidas, como as do DNA e RNA, são basófilas, isto é, têm afinidade pelos corantes básicos. A hematoxilina, um corante muito utilizado, comporta-se como corante básico, ligando-se às estruturas basófilas dos tecidos”. Capítulo 2, página 22. Referência: JUNQUEIRA, L. C.; Carneiro, J. Biologia Celular e Molecular, 9 ed. RJ: Guanabara Koogan, 2012. Segundo Junqueira e Carneiro, 2004: “Os componentes dos tecidos que se coram bem com corantes básicos são chamados de basófilos, e os que têm grande afinidade por corantes ácidos são chamados de acidófilos”. Capítulo 2, página 3. Referência: JUNQUEIRA, L. C.; Carneiro, J. Histologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. Visto que, existem duas alternativas falsas A e B, esta questão deve ser anulada, por contrariar o item 10.3.4 do edital 05/2013-Câmpus Barbacena que prevê o seguinte: “A prova objetiva constará de 20 (vinte) questões do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas e uma única resposta correta”.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 05/02/2014 - 15:14:26

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

O gabarito dessa questão foi a letra “b”, mas como a “a” possui um erro conceitual, ao atribuir o termo acidófilo ao corante (sendo que este termo deve ser utilizado à célula, tecido e/ou molécula que se cora por corante ácido – ver texto abaixo com subtítulo Nucléolo, retirado do livro de Biologia Celular e Molecular, Junqueira e Carneiro), então o recurso foi deferido, pois tem-se duas respostas FALSAS. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:19:09

(4)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANDERSON DUTRA DE MELO

Num. Inscrição 00030 Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto recurso contra o gabarito preliminar da questão 04

Argumentação Candidato

QUESTÃO 04 Esta questão possui duas respostas falsas. A opção B (gabarito preliminar) e a opção A. Esta opção é falsa, pois toda a literatura consultada e sites relacionados com o assunto afirmam que a nomenclatura ACIDÓFILA ou BASÓFILA, refere-se apenas aos tecidos ou moléculas, ou seja, a hematoxilina por ter comportamento básico ela colorará DNA e RNA, pois estes são basófilos. O corante eosina é um corante ácido que colorará proteínas, pois estas são acidófilas.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/administracao/recurso/recursos_candidatos/005_2013/03300155673_1.doc

Data/Hora Envio 04/02/2014 - 14:11:05 Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

O gabarito dessa questão foi a letra “b”, mas como a “a” possui um erro conceitual, ao atribuir o termo acidófilo ao corante (sendo que este termo deve ser utilizado à célula, tecido e/ou molécula que se cora por corante ácido – ver texto abaixo com subtítulo Nucléolo, retirado do livro de Biologia Celular e Molecular, Junqueira e Carneiro), então o recurso foi deferido, pois tem-se duas respostas FALSAS. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado

Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

Data Resposta 12/02/2014 - 09:28:18

(5)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANDERSON DUTRA DE MELO Num. Inscrição 00030

Dados do Recurso

Num. Recurso 2

Assunto recurso contra o gabarito preliminar da questão 06 Argumentação

Candidato

QUESTÃO 06 Esta questão possui duas respostas falsas. A opção D (gabarito preliminar) e a opção C. Sabe-se que o RNA contêm as bases A, G, C e U. A base timina é encontrada somente em DNA (Livro Biologia Molecular da Célula, 4ª edição, página 65, Alberts.) Dessa forma a opção C é falsa, pois afirma que o RNAt possui a timina.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 14:12:35

Dados da Banca

Situação Recurso INDEFERIDO Argumentação da

Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 6 Sobre a afirmativa sobre a molécula de RNA, a única alternativa FALSA é a letra “d”. Sendo que a letra “c” correta, de acordo com o livro de Junqueira e Carneiro (tabela 3.3 e texto abaixo da figura 3.22) que afirma ter a base “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”. O recurso foi indeferido. O procedimento será o de MANTER o gabarito da questão 6.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:00:16

(6)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANDERSON DUTRA DE MELO Num. Inscrição 00030

Dados do Recurso

Num. Recurso 3

Assunto recurso contra o gabarito preliminar da questão 07 Argumentação

Candidato

QUESTÃO 07 Esta questão possui duas respostas falsas. A opção C (do gabarito preliminar) e a opção E. A frase da alternativa E não deixa claro sobre a participação da protease especifica que retira a metionina na enzima, ou seja, subentende-se que todas as enzimas contêm a metionina como o primeiro aminoácido e isso é uma inverdade.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 14:23:37

Dados da Banca

Situação Recurso INDEFERIDO Argumentação da

Banca

Sobre a afirmativa sobre enzimas, a única alternativa FALSA é a letra “c”. Sendo que a letra “c” é a única alternativa FALSA. A letra “d” está correta, de acordo com o livro de Alberts et al. (Biologia Molecular da Célula, veja figura 6-23 e no texto abaixo da figura, do lado esquerdo), pois nos seres eucariotos, no início da síntese de todas as enzimas (um tipo de proteína), o primeiro aminoácido que é inserido é a metionina. Recurso indeferido e o procedimento será o de MANTER o gabarito.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:19:58

(7)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANDERSON DUTRA DE MELO Num. Inscrição 00030

Dados do Recurso

Num. Recurso 4

Assunto recurso contra o gabarito preliminar da questão 16 Argumentação

Candidato

A questão 16 possui duas opções corretas (D e E, já que às duas frases são idênticas. Deve-se aceitar como corretas tanto a opção D e a opção E.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 14:25:59

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO Argumentação da

Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:30:17

(8)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato ANDRESSA ANTUNES PRADO DE FRANÇA

Num. Inscrição 00062 Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Questão número 16 - opções de resposta D e E idênticas

Argumentação Candidato

Conforme consta no item 10.3.4 do Edital 05/2013, referente à vaga para a área de Biologia Celular, no Campus de Barbacena, "10.3.4. A prova objetiva constará de 20 (vinte) questões do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco)

alternativas e uma única resposta correta". Na referida prova objetiva, entretanto, na questão de número 16, contavam duas opções de resposta idênticas (letras D e E), que compunham, ainda, as opção de resposta correta à pergunta, de modo que a mesma ficou com DUAS respostas corretas, não obedecendo o item do edital supramencionado, conforme pode ser verificado pelos arquivos anexados ao presente recurso (prova e gabarito). O gabarito publicado apresentou como resposta correta à questão 16 a opção "E", sendo que tal gabarito prejudica os candidatos que assinalaram a opção "D", que é idêntica, e assim, também está correta. Considerando o pressuposto, solicito respeitosamente à banca responsável pelo concurso que avalie a opção de resposta "D" também como correta, à questão 16, pontuando também, deste modo, os candidatos que assinalaram tal opção. Caso não seja possível pontuar as duas respostas ("D" e "E"), solicito que a questão seja anulada, com o intuito de não favorecer ou desfavorecer candidatos que, de fato, escolheram o conteúdo de resposta correta em alternativas diferentes, somente. Agradeço desde já sua atenção.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/administracao/recurso/recursos_candidatos/005_2013/05651424709_1.jpg

Data/Hora Envio 04/02/2014 - 16:28:15 Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado

Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

Data Resposta 12/02/2014 - 09:21:42

(9)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato BRUNO RODRIGUES SAMPIERI Num. Inscrição 00013

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Questões 6, 12 e 16 da prova objetiva de múltipla escolha

Argumentação Candidato

Com relação a questão 6 da prova objetiva, que trata sobre a molécula de RNA pedindo que seja marcada a alternativa FALSA, considera a letra d como resposta correta. Contudo a alternativa c também está correta, uma vez que RNA não apresenta Timina em sua estrutura, mesmo o tRNA. Conforme Alberts, B. et al. 2010, Biologia Molecular da Célula, na página 332, os autores afirmam que as bases presentes na molécula de RNA são Adenina (A), Citosina (C), Guanina (G) e Uracil (U). Na mesma obra, páginas 368-370, os autores ilustram a estrutura molecular de tRNA formada por estas bases (A,C,G e U), porém ocorre algumas modificações covalentes na molécula que alteram algumas bases, como é o caso da alça T do tRNA (fig. 6-52), onde U tem um de seus oxigênios (O) substituído por um enxofre (S) (detalhes na fig 6-55), tornando a base uma 4-tiouridina, que usa o símbolo "T" da mesma forma que a Timina. Portanto, realmente não há presença de Timina das moléculas de tRNA, sendo assim há duas alternativas corretas na questão 6. Quanto à questão 12, a resposta correta no gabarito divulgado seria a alternativa "a", a qual considera apenas a afirmação "I" está correta. Contudo, a afirmação II também está correta, uma vez que os microtúbulos presentes em cílios e flagelos são estáveis e seus movimentos são realizados pela dineína. Com base na mesma referência, Alberts, B. et al. 2010, Biologia Molecular da Célula, nas páginas 1014 e 1015 (3º parágrafo) traz informações sobre os microtúbulos presentes nestas estruturas e classifica as dineínas associadas à microtúbulos em duas categorias, sendo uma delas as "dineínas do axonema". O axonema está presente tanto em flagelos quanto em cílios. Nas páginas 1031 e 1032 a abordagem é mais aprofundada e os autores trazem à luz as dineínas flagelar e ciliar, envolvidas nos movimentos de flagelos e cílios, onde na figura 16-82 mostra o complexo formado entre microtúbulos e dineína nos cílios. Ou seja, a resposta correta da questão é alternativa "d" onde considera-se as afirmativas I e II corretas. Por último, a questão 16 possui as alternativas "d" e "e" idênticas, sendo que ambas são corretas, porém o gabarito oficial considera somente a alternativa "e" correta. Sem mais para o momento, BRUNO SAMPIERI.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 16:11:36

Dados da Banca

Situação Recurso PARCIALMENTE DEFERIDO

Argumentação da Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 6 Sobre a afirmativa sobre a molécula de RNA, a única alternativa FALSA é a letra “d”. Sendo que a letra “c” correta, de acordo com o livro de Junqueira e Carneiro (tabela 3.3 e texto abaixo da figura 3.22) que afirma ter a base “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”. O recurso foi indeferido. O procedimento será o de MANTER o gabarito da questão 6. Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”. Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/32304154859_1.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

(10)
(11)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato CARLOS ALBERTO DE CARVALHO FRAGA Num. Inscrição 00074

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto anulamento de questao e correcao do gabarito Argumentação

Candidato

Questao 12- Em relação aos microtúbulos é correto afirmar que: I - O centrossomo é o principal centro organizador de microtúbulos em células animais. II - Os cílios e os flagelos contêm microtúbulos estáveis movimentados por dineína. sendo assim, a resposta correta seria letra d e nao letra a. Questão 16 - A respeito da divisão celular em um ser humano normal, marque a alternativa CORRETA. Existem duas respostas certas e iguais, letra d e letra e.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 05/02/2014 - 15:41:13

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”. Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/07464340655_1.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

(12)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato DANIEL AFONSO DE MENDONÇA TOLEDO Num. Inscrição 00004

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Recurso contra o gabarito da prova objetiva

(13)

Argumentação Candidato

Venho por meio deste interpor recurso para pedir a revisão do gabarito das questões abaixo listadas, da prova objetiva, do Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo de Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Questão 06: Sobre a molécula de RNA, marque a única alternativa FALSA: a) O RNA, atuando como ribozima, pode conter a ação enzimática, fato considerado importante desde os primórdios da vida na Terra. b) A localização intracelular do RNA pode ser determinada utilizando a técnica de hibridização in situ. c) O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina. d) O local de síntese de todos os tipos de RNA é no nucléolo e pode ser encontrado em célula eucariota um ou mais nucléolos na intérfase, dependendo do grau de atividade da célula normal. e) O RNA é necessário ao início da duplicação do DNA, pois forma o primer. Esta questão solicitava a marcação da alternativa falsa. De acordo com o gabarito, a alternativa falsa trata-se da “d”. porém gostaria de pedir a banca examinadora a revisão da alternativa “c” – “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”, a qual considero também incorreta além da “d”. A base nitrogenada timina é usualmente nomeada dessa forma para DNA. O RNA transportador pode conter bases diferentes das mais conhecidas (A,C,G,U) como: pseudo-uridina (Ψ), diidrouridina (D), ribotimina (T), porém nenhuma dessas bases tem a nomenclatura usual “timina”. No livro Alberts et al. (2010) – Biologia Molecular da Célula; 5ª ed., Porto Alegre: Artmed, página 368, figura 6-52, mostra na alça T do RNA transportador da figura uma base nitrogenada referente a letra “T”, porém o livro não faz menção ao nome dessa base, o que deduz-se ser uma timina, porém segundo COX et al. (2012) – Biologia Molecular: princípios e técnicas; 1a ed., Porto Alegre: Artmed, na página 64, na legenda da tabela 3-1, há a explicação dessa base “T” onde se lê: “as duas normas de nomenclatura são aceitas” – referindo-se a nomenclatura das bases nitrogenadas (A,C,G) comuns a DNA e RNA e continua - “A timina é exceção; o termo ribotimina é utilizado para descrever a sua ocorrência não usual no RNA”. Sendo assim, o termo timina em RNA está incorreto, o que me fez pensar na falsidade da afirmativa “c” na questão 06 na hora de marcar na prova. No artigo científico (doi: 10.3109/19401736.2012.668895) o autor faz menção à base “T” do RNA transportador como sendo uma “ribotimidina” logo no texto do resumo inicial, onde menciona também a pseudouridina e diidrouridina citada mais acima. Sendo assim, solicito a banca se possível, a validação da alternativa alternativa “c” – “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”, como incorreta, considerando que não há “timina” no RNA transportador e sim “ribotimina” ou “ribotimidina”. Questão 12: Em relação aos microtúbulos é correto afirmar que: I – O centrossomo é o principal centro organizador de microtúbulos em células animais. II – Os cílios e os flagelos contêm

microtúbulos estáveis movimentados por dineína. III – A citocinese nas células animais ocorre devido à ação das tubulinas. Está(ão) CORRETA(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. Segundo o gabarito, a alternativa correta é a letra “a”, atestando que apenas a afirmativa I está correta. Porém, gostaria de pedir à banca examinadora do concurso, a revisão da afirmativa “II – Os cílios e os flagelos contêm microtúbulos estáveis movimentados por dineína”. Considero esta afirmativa correta também, pelo fato de cílios e flagelos possuírem uma estrutura fixa e estável, denominada axonema, que apesar de móveis possuem uma estrutura estabilizada de microtúbulos. Segundo Alberts et al. (2010) – Biologia Molecular da Célula. 5ª ed., Porto Alegre: Artmed, na página 1031, 2º parágrafo e na página 1032, figura 16-81 (B), o axonema é formado por 9 pares especiais de microtúbulos organizados em um anel ao redor de um par simples de microtúbulos, com moléculas de dineína ciliar (braços de dineína) formando pontes entre pares de microtúbulos adjacentes. Estas ligações permitem o deslizamento de um par de microtúbulos sobre o outro. Além disso, a figura 16-83 (B) na página 1033 da mesma referência, diz que “em um axonema intacto (como no caso de um espermatozoide), o deslizamento dos pares de microtúbulos é impedido por ligações proteicas flexíveis. A ação motora causará, portanto, um movimento de flexão, criando ondas ou batimentos...”. O 1ª parágrafo, linha 18, da página 1032, da mesma referência, diz: “Assim, mesmo nestes arranjos de filamentos motores altamente ordenados e estáveis, ...”, relatando que a estrutura de cílios e flagelos são consideradas estáveis. Segundo Junqueira & Carneiro (2008) – Histologia Básica. 11ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., na página 43, o 3º

parágrafo, linha 32 diz que “A estabilidade dos microtúbulos é muito variável; por exemplo, os microtúbulos dos cílios são estáveis, enquanto os microtúbulos do fuso mitótico têm curta duração”. Em base às justificativas apresentadas acima, solicito à banca examinadora do concurso considerar a afirmativa II como correta e consequentemente a alternativa “d” dessa questão, validando o ponto. Questão 16 A respeito da divisão celular em um ser humano normal, marque a alternativa CORRETA. a) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente idênticas, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. b) A meiose é um processo de divisão reducional do número de genes. c) A meiose é um processo que ocorre nas células somáticas, a fim de manter a homeostase. d) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente diferentes, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. e) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides

geneticamente diferentes, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides

geneticamente idênticas. Esta questão solicitava marcar a alternativa correta a respeito da divisão celular em ser humano normal. Segundo o gabarito, a alternativa correta é a letra “e”. Entretanto, a alternativa “d” também está correta por ser esta uma cópia exata da alternativa “e”, estando de acordo com o gabarito proposto para a questão. Portanto, solicito à banca examinadora do concurso a validação do ponto desta questão. Referências Bibliográficas: - ALBERTS, B., JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. (2010) Biologia Molecular da Célula. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed. JUNQUEIRA, L.C., CARNEIRO, J. (2008) -Histologia Básica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. - DOUDNA, JENNIFER A., M. COX, MICHAEL. (2012) – Biologia Molecular: princípios e técnicas; 1ª ed., Porto Alegre: Artmed.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 05/02/2014 - 15:52:52

(14)

Dados da Banca

Situação Recurso PARCIALMENTE DEFERIDO

Argumentação da Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 6 Sobre a afirmativa sobre a molécula de RNA, a única alternativa FALSA é a letra “d”. Sendo que a letra “c” correta, de acordo com o livro de Junqueira e Carneiro (tabela 3.3 e texto abaixo da figura 3.22) que afirma ter a base “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”. O recurso foi indeferido. O procedimento será o de MANTER o gabarito da questão 6. Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”. Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/08010805688_1.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

Data Resposta 12/02/2014 - 09:12:29

(15)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato DAVID GITIRANA DA ROCHA Num. Inscrição 00021

Dados do Recurso

Num. Recurso 1 Assunto Questão 16 Argumentação Candidato

Segundo o gabarito oficial, consta como resposta correta à questão 16 a alternativa E. No entanto, as alternativas D e E são absolutamente iguais. Assim, venho requerer o reconhecimento da alternativa D como resposta correta junto à alternativa E. Por não ser uma falha de caráter técnico da questão, e apenas uma repetição de resposta, não há necessidade de anulação da mesma. Apenas a equivalência das letras D e E, uma vez que são idênticas.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 16:58:31

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO Argumentação da

Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:16:07

(16)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato FELIPE FERRAZ DIAS Num. Inscrição 00069

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Argumentação Candidato

Interposição de Recurso - Edital 005/2013 – Campus Barbacena Prova Objetiva – Área: Biologia Venho por intermédio deste, interpor recurso para pedir a revisão do gabarito das questões abaixo listadas, da prova objetiva, do Concurso Público para Provimento de Cargo Efetivo de Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena (edital 005/2013, área Biologia). Número de inscrição: 00069. Questões Questão 12 Em relação aos

microtúbulos é correto afirmar que: I – O centrossomo é o principal centro organizador de microtúbulos em células animais. II – Os cílios e os flagelos contêm microtúbulos estáveis movimentados por dineína. III – A citocinese nas células animais ocorre devido à ação das tubulinas. Está(ão) CORRETA(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. Esta questão solicitava marcar a alternativa correta com relação aos microtúbulos. Segundo o gabarito, a alternativa correta é a letra “a”, atestando que apenas a afirmativa I está correta. Porém, gostaria de solicitar à banca

examinadora do concurso, a revisão da afirmativa “II – Os cílios e os flagelos contêm microtúbulos estáveis movimentados por dineína”. Considero esta afirmativa correta também, pelo fato de cílios e flagelos possuírem uma estrutura fixa e estável, denominada AXONEMA, necessária para o movimento desses apêndices celulares. Segundo Alberts et al. (2010) – Biologia Molecular da Célula. 5ª ed., Porto Alegre: Artmed, na página 1031, 2º parágrafo e na página 1032, figura 16-81 (B), o axonema é

formado por 9 pares especiais de microtúbulos organizados em um anel ao redor de um par simples de microtúbulos, com moléculas de dineína ciliar (braços de dineína) formando pontes entre pares microtúbulos adjacentes. Estas ligações permitem o deslizamento de um par de microtúbulos sobre o outro. Além disso, a figura 16-83 (B) na página 1033 da mesma referência, diz que “em um axonema intacto (como no caso de um espermatozoide), o deslizamento dos pares de microtúbulos é impedido por ligações proteicas flexíveis. A ação motora causará, portanto, um movimento de flexão, criando ondas ou batimentos...”. Ainda, o 1ª parágrafo, linha 18, da página 1032, da mesma referência, descreve que “Assim, mesmo nestes arranjos de filamentos motores altamente ordenados e

estáveis,...”, relatando que a estrutura de cílios e flagelos é considerada estável. Segundo Junqueira & Carneiro (2008) – Histologia Básica. 11ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., na página 43, o 3º parágrafo, linha 32 diz que “A estabilidade dos microtúbulos é muito variável; por exemplo, os

microtúbulos dos cílios são estáveis, enquanto os microtúbulos do fuso mitótico têm curta duração”. Em base às justificativas apresentadas acima, solicito à banca examinadora do concurso considerar a alternativa “d” como correta, validando o ponto desta questão. Questão 16 A respeito da divisão celular em um ser humano normal, marque a alternativa CORRETA. a) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente idênticas, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. b) A meiose é um processo de divisão reducional do número de genes. c) A meiose é um processo que ocorre nas células somáticas, a fim de manter a homeostase. d) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente diferentes, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. e) Uma célula após a meiose gera quatro células haploides geneticamente diferentes, enquanto que uma célula após uma mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas. Esta questão solicitava marcar a alternativa correta a respeito da divisão celular em ser humano normal. Segundo o gabarito, a alternativa correta é a letra “e”. Entretanto, a alternativa “d” também está correta por ser esta uma cópia exata da alternativa “e” – “Uma célula após a meiose gera quatro células haploides

geneticamente diferentes, enquanto que uma célula após a mitose forma duas células diploides geneticamente idênticas”, estando de acordo com o gabarito proposto para a questão. Portanto, solicito à banca examinadora do concurso a validação do ponto desta questão. Referências Bibliográficas: ALBERTS, B., JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. (2010) Biologia Molecular da Célula. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed. JUNQUEIRA, L.C., CARNEIRO, J. (2008) -Histologia Básica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Felipe Ferraz Dias – nº de inscrição 00069 Juiz de Fora, 05 de fevereiro de 2014.

(17)

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 05/02/2014 - 15:40:30

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”. Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/06333152650_1.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

(18)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato JANE CARLA SOARES MOREIRA Num. Inscrição 00066

Dados do Recurso

Num. Recurso 1 Assunto Questão 16 Argumentação Candidato

A questão dezesseis traz as alternativas d e e idênticas e é a que está correta. Portanto, potuaram nesta questão aqueles candidatos que marcaram a d e aqueles que marcaram a alternativa e. Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado

Data/Hora Envio 04/02/2014 - 16:22:49

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO Argumentação da

Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:22:06

(19)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato JAQUELINE CESAR DE CARVALHO Num. Inscrição 00070

Dados do Recurso

Num. Recurso 1 Assunto questão 16 Argumentação Candidato

Na questão 16 as duas alternativas D e E são iguais, portanto quem marcou D ou E está correto. Solicito que considerem a minha opção pela letra D,já que somente uma das alternativas poderia ser escolhida.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 17:31:40

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO Argumentação da

Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 08:59:35

(20)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato JASMIN Num. Inscrição 00043

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Questão número 16 Argumentação

Candidato

Prezados, A questão número 16 da prova objetiva possui duas respostas iguais (letra "d" e "e") e ambas estão corretas. Este problema foi anotado em ata durante a realização da prova, entretanto devido a divulgação do gabarito oficial, o qual considera a letra "e" correta, gostaria novamente chamar atenção para este erro, pois marquei a alternativa "d" e gostaria de receber o devido ponto pela questão. Obrigada pela atenção, Att. Jasmin

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 11:20:31

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO Argumentação da

Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:23:08

(21)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato JASMIN Num. Inscrição 00043

Dados do Recurso

Num. Recurso 2

Assunto Questão número 06

Argumentação Candidato

Prezados, A questão 06 solicitou a indicação da alternativa FALSA, porém existem duas alternativas falsas na questão, as letras "c" e "d". Segundo o gabarito oficial a resposta correta é a letra "d". Realizei uma consulta no material bibliográfico recomendado pelo concurso e uma consulta no buscador "Google" e não encontrei nenhuma referência dizendo que a timina é encontrada no tRNA como mencionado na letra "c", assim gostaria de solicitar a revisão da correção desta questão. Agradeço a atenção Att. Jasmin

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 15:36:23

Dados da Banca

Situação Recurso INDEFERIDO Argumentação da

Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 6 Sobre a afirmativa sobre a molécula de RNA, a única alternativa FALSA é a letra “d”. Sendo que a letra “c” correta, de acordo com o livro de Junqueira e Carneiro (tabela 3.3 e texto abaixo da figura 3.22) que afirma ter a base “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”. O recurso foi indeferido. O procedimento será o de MANTER o gabarito da questão 6.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:08:19

(22)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato JASMIN Num. Inscrição 00043

Dados do Recurso

Num. Recurso 3

Assunto Sobre a questão 12

Argumentação Candidato

Prezados, Acredito que há um erro no gabarito da questão 12, pois considera a frase II como falsa "Os cílios e os flagelos contêm microtúbulos estáveis movimentados por dineína". Após realizar uma pesquisa sobre o assunto em um dos livros texto recomendados no edital, encontrei as seguintes informações sobre os cílios e flagelos "...filamentos motores altamente ordenados e estáveis..." e "...a dineína provoca a flexão dos microtúbulos..", estes fragmentos de frase podem ser encontrados no final do último parágrafo da pág 1032 e na figura 16-83 na página 1033, respectivamente, do livro Biologia Molecular da Célula, Alberts, 5a ed. Assim, acredito que a resposta correta seria a letra "d" ao invés da letra "a". Obrigada pela atenção

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 19:41:47

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/01505965616_3.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

Data Resposta 12/02/2014 - 09:16:41

(23)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato JOSIANE MELLO DA SILVA

Num. Inscrição 00018 Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Erro no gabarito questões 12 e 16

Argumentação Candidato

Prezados, bom dia! Gostaria de solicitar este recurso referente à duas questões da prova objetiva de biologia. A questão 12 (pagina 5) apresenta-se com o gabarito errado. Deveria ser letra D e não letra A. A afirmativa II-Os cílios e os flagelos contém microtúbulos ESTAVEIS movimentados por dineína está correta, conforme o livro do Alberts et al., 2006. Fundamentos de Biologia celular, pagina 590. Este livro foi a primeira sugestão bibliográfica e a pagina correspondente encontra-se em anexo, indicando exatamente esta frase, que inicia o tópico. A questão 16, pagina 6, possui duas alternativas idênticas e portanto corretas, que são letras D e E. Portanto, quem marcou letra D deverá ser considerado também. Agradeço.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/administracao/recurso/recursos_candidatos/005_2013/07607715614_1.jpg

Data/Hora Envio 04/02/2014 - 10:38:30 Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”. Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/07607715614_1.doc

Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

(24)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato JULIANO NOGUEIRA

Num. Inscrição 00015 Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto RECURSO CONTRA GABARITO OFICIAL

Argumentação

Candidato Encaminho, anexo, recurso contra o gabarito oficial das questões 04, 12 e 06.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/administracao/recurso/recursos_candidatos/005_2013/04246173665_1.pdf

Data/Hora Envio 05/02/2014 - 10:07:48 Dados da Banca

Situação Recurso PARCIALMENTE DEFERIDO

Argumentação da Banca

O gabarito dessa questão foi a letra “b”, mas como a “a” possui um erro conceitual, ao atribuir o termo acidófilo ao corante (sendo que este termo deve ser utilizado à célula, tecido e/ou molécula que se cora por corante ácido – ver texto abaixo com subtítulo Nucléolo, retirado do livro de Biologia Celular e Molecular, Junqueira e Carneiro), então o recurso foi deferido, pois tem-se duas respostas FALSAS. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta. Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”. Resposta ao Recurso sobre a Questão número 6 Sobre a afirmativa sobre a molécula de RNA, a única alternativa FALSA é a letra “d”. Sendo que a letra “c” correta, de acordo com o livro de Junqueira e Carneiro (tabela 3.3 e texto abaixo da figura 3.22) que afirma ter a base “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”. O recurso foi indeferido. O procedimento será o de MANTER o gabarito da questão 6.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/04246173665_1.doc

Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

Data Resposta 12/02/2014 - 09:10:55

(25)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato LEONARDO JOSÉ ALVES DE FREITAS Num. Inscrição 00031

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Revisao da Questao 12 Argumentação

Candidato

Na questão 12, segundo o gabarito oficial, a opção A é a correta (“Apenas I”). Entretanto, segundo o livro “Biologia Molecular da Célula”, autores Alberts et al., 5ª edição, 2010, nas páginas 969, 1031 e 1032 (capítulo de Citoesqueleto), os cílios e flagelos são formados por microtúbulos, sendo estruturas estáveis e regulares, além de serem movimentados pela ação da proteína motora dineína. Sendo assim, a opção D é a correta, onde as afirmativas I e II estão corretas.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 05/02/2014 - 00:36:30

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO Argumentação da

Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 12 O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/08329194620_1.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

(26)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato LEONARDO JOSÉ ALVES DE FREITAS Num. Inscrição 00031

Dados do Recurso

Num. Recurso 2

Assunto Questao 12 - revisao

Argumentação Candidato

Questão 12 Em relação aos microtúbulos é correto afirmar que: I - O centrossomo é o principal centro organizador de microtúbulos em células animais. II - Os cílios e os flagelos contêm microtúbulos estáveis movimentados por dineína. III - A citocinese nas células animais ocorre devido à ação das tubulinas. Está(ão) CORRETA(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. Na questão 12, segundo o gabarito oficial, a opção A é a correta (“Apenas I”). Entretanto, segundo o livro “Biologia Molecular da Célula”, autores Alberts et al., 5ª edição, 2010, nas páginas 969, 1031 e 1032 (capítulo de Citoesqueleto), os cílios e flagelos são formados por microtúbulos, sendo estruturas estáveis e regulares, além de serem movimentados pela ação da proteína motora dineína. Sendo assim, a opção D é a correta, onde as afirmativas I e II estão corretas.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 05/02/2014 - 00:42:57

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO

Argumentação da Banca

O gabarito dessa questão foi a letra “a”. Como as afirmativas I e II estão corretas, conforme bibliografia (JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 1032-1033; JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997, p.817-818) e figura abaixo (p.590). O recurso foi deferido. O procedimento será o de MUDANÇA de gabarito da questão 12, sendo a resposta correta a letra “D”.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/08329194620_2.doc Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

Data Resposta 12/02/2014 - 09:07:34

(27)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato LORENA SOUZA E SILVA Num. Inscrição 00047

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Revisão das questões 12 e 16

Argumentação Candidato

Solicito a revisão da questão 12. No gabarito oficial a resposta correta é a letra A, que considera que apenas a afirmativa I da referida questão está correta, entretanto a afirmativa II também é correta. Segundo o livro Fundamentos da Biologia Celular, terceira edição, página 585 (autores: Alberts, B., Bray, D., Hopikin, K., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Walter, P.)" os cílios e flagelos contém microtúbulos estáveis movimentados pela dineína", sendo assim,as alternativas I e II estão corretas e o gabarito correto seria letra D. Solicito a revisão da questão 16. O gabarito oficial indica a resposta correta como alternativa E, entretanto na prova as alternativas D e E são idênticas.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 09:56:51

Dados da Banca

Situação Recurso PARCIALMENTE DEFERIDO Argumentação da

Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta. Em anexo a resposta sobre a questão 12. Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/05183990603_1.doc

Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:05:37

(28)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato LUANA PEREIRA ANTUNES DOURADO Num. Inscrição 00058

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Alternativas "d" e "e" da questão 16 idênticas Argumentação

Candidato

A questão de número 16 da prova objetiva deve ser anulada, uma vez que as alternativas de letras "d" e "e" são idênticas.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 11:34:57

Dados da Banca

Situação Recurso DEFERIDO Argumentação da

Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:29:46

(29)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato LUIZ EDUARDO CANTON SANTOS

Num. Inscrição 00034 Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Problema no Gabarito das questões 12 e 16

Argumentação Candidato

No gabarito oficial da prova de Biologia consta como certa na questão 12 a letra A, porém a resposta certa dessa questão é a letra D. Esse fato pode ser provado a partir de uma forte referência bibliográfica. A primeira frase: "I - O centrossomo é o principal centro organizador de microtúbulos em células animais." está correto e pode ser observado no capítulo 17, sobre o citoesqueleto, na página 579 do livro "Fundamentos da Biologia Celular/Bruce Alberts ...[et al.]. -3ª edição - Porto Alegre : Artmed, 2011". A segunda frase: "II - Os cílios e os flagelos contêm microtúbulos estáveis movimentados por dineína." também está correta e pode ser comprovada na página 585 do mesmo capítulo e livro. Ambas as frases são de tamanha importância que são subtítulos dentro do capítulo 17. Conclui-se que tanto a primeira quanto a segunda frase estão corretas, levando à alternativa D da prova. Segue em anexo uma imagem reproduzida da página do livro citado acima confirmando o recurso. Na questão 16 as alternativas D e E, na prova, são idênticas, o que compromete a veracidade do gabarito já que apenas a alternativa E foi considerada correta. Nesse caso, acredito ser necessário rever essa questão ou considerar ambas as respostas D e E como corretas.

Anexo Candidato http://sistemas.ifsudestemg.edu.br/concursos/administracao/recurso/recursos_candidatos/005_2013/07527077603_1.jpg

Data/Hora Envio 05/02/2014 - 21:49:00 Dados da Banca

Situação Recurso PARCIALMENTE DEFERIDO

Argumentação da Banca

Questão número 16 - Resposta ao Recurso O gabarito dessa questão foi a letra “e”, mas como a “d” possui o mesmo conteúdo, então tem-se duas respostas corretas: letras “d” e “e”. O recurso foi deferido. O procedimento a ser adotado será o de ANULAÇÃO da questão, pois no edital, no item 10.3.4 está escrito que constará de uma única resposta correta. Resposta questão 12 em anexo.

Anexo da Banca recurso/respostas/005_2013/07527077603_1.doc

Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira

(30)

CONCURSO PÚBLICO 005 / 2013 Professor Efetivo Campus Barbacena

-IF SUDESTE MG

Recurso contra o gabarito da prova objetiva

Dados do Candidato

Candidato MICHELE MUNK PEREIRA Num. Inscrição 00020

Dados do Recurso

Num. Recurso 1

Assunto Interpor recurso para revisão de prova

Argumentação Candidato

Sr (a). Examinador (a) Questão objeto do Recurso: 06 Pretende que a questão seja anulada ao argumento de que a letra “C” deve ser considerada também uma alternativa FALSA, motivo pelo qual existem mais de uma resposta possível. De acordo com Alberts et al. (2002, páginas 66 e 215) e De Robertis (2003, páginas 21 e 25) as bases nitrogenadas que compõem o RNA transportador são: Adenina, Guanina, Citosina e Uracila. O RNA contém uracila em vez de timina. Questão objeto do Recurso: 08 Pretende que o gabarito desta questão seja alterado para a letra “B” ao argumento de que, ao contrário do que se extrai do gabarito divulgado, a 3ª afirmativa “Algumas das características da difusão facilitada são: 1. Ocorre a favor de um gradiente eletroquímico; 2. Não necessita de energia metabólica, é passiva; 3. É mediada por um carreador, existindo saturação, competição e

esteroespecificidade” das assertivas deve ser considerada falsa. De fato o transporte passivo não requer gasto de energia pela proteina transportadora. No entanto, de acordo com Junqueira et al. (2005, página 85) no transporte de glicose por difusão facilitada, a entrada deste carboidrato na célula pode ser favorecida pelo co-transporte com gasto de energia fornecida pelo gradiente de Na+

(mantido pela Na/K ATPse). Portanto, neste caso o sistema (proteina carreadora) não consome diretamente o ATP mas utiliza a energia metabólica de forma indireta. Conforme descrito na 4ª assertiva desta questão, o transporte é considerado ativo quando consome energia na forma de ATP: “As características de um transporte ativo primário são: 1. Ocorre contra um gradiente eletroquímico; 2. Requer energia metabólica sob a forma de ATP, é ativo; 3. É mediado por um carreador, existindo saturação, competição e estereoespecificidade.” Questão objeto do Recurso: 16 A questão apresenta uma mesma resposta em duas alternativas, tornando possíveis como respostas as letras “D” e “E”, o que invalida a questão. Atenciosamente, Michele Munk Pereira Referências ALBERTS, B.; BRAY, D.; HOPKIN, K.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Fundamentos da biologia celular. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. DE ROBERTIS, E. M. F. Biologia Celular e Molecular. 14ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Anexo Candidato Nenhum arquivo anexado Data/Hora Envio 04/02/2014 - 17:42:26

Dados da Banca

Situação Recurso PARCIALMENTE DEFERIDO

Argumentação da Banca

Resposta ao Recurso sobre a Questão número 6 Sobre a afirmativa sobre a molécula de RNA, a única alternativa FALSA é a letra “d”. Sendo que a letra “c” correta, de acordo com o livro de Junqueira e Carneiro (tabela 3.3 e texto abaixo da figura 3.22) que afirma ter a base “O RNA transportador possui na sua formação molecular a base nitrogenada timina”. O recurso foi indeferido. O procedimento será o de MANTER o gabarito da questão 6. Resposta ao Recurso sobre a Questão número 8 Sobre a afirmativa sobre osmose e transporte através de membranas celulares, a única alternativa CORRETA é a letra “a”. Pois está correta a afirmativa do quarto item “Algumas características da difusão facilitada são: 1. Ocorre a favor de um gradiente eletroquímico; 2. Não necessita de energia metabolica, é passiva; 3. É mediada por um carreador, existindo saturação, competição e estereoespecificidade.”. Essa afirmativa explicita apenas algumas das características da difusão facilitada, conforme referendado por Alberts et al. (2011), página 392 de seu livro Fundamentos de Biologia Celular. O recurso foi indeferido. O procedimento será o de MANTER o gabarito da questão 8.

Anexo da Banca Nenhum arquivo anexado Responsável José Emílio Zanzirolani de Oliveira Data Resposta 12/02/2014 - 09:15:35

(31)

Referências

Documentos relacionados

Considerando que a biblioteca desempenha um papel de espaço sociocultural, nasce a ideia deste projeto em criar um espaço social de discussão/reflexão sobre a negritude no

Caso não seja possível, a remoção do equipamento se dará sem qualquer ônus para a CONTRATANTE, mediante substituição do equipamento por outro equivalente ou

[r]

Para isso, estabeleceu três princípios essenciais para atingir os objetivos dos cuidados paliativos: tratamento dos sintomas, destacando-se o controle da dor; apoio psicossocial

Ao analisar a curva de 0 fon, concluímos que para percebermos os sons graves, entre 20 Hz e 800 Hz, e também os mais agudos, a partir de 6000 Hz, eles devem ter um nível de

Asas posteriores com duas células entre o ângulo proximal do triângulo e a nervura ASPL (Fig. Triângulos e subtriângulos das asas anteriores livres...3 2’. Triângulos e

§ 1º - O estágio de docência, quando realizado, deverá ser no Instituto de Biociências - RC e estar limitado a um semestre letivo para o mestrado e dois para o

10.1 - Caberá recurso de questões relativas às provas teórica e teórico-prática, a ser interposto unicamente pelo Acesso do Candidato no dia 22/05/2017, das 8 às 12 horas. 10.2