• Nenhum resultado encontrado

Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Brasília, 18 de junho de 2012.

CNG: Eduardo Luz, Enaura S. Graciosa e Moracy Gomes (SINTUFSC), Cleves de Sousa Caetano e Rita de Cássia Araujo (ASAV), Alexandre Bastos, João Batista, Eva Souza e Rafael Tams (ASSURGS), Vera Lúcia Arruda, Marilda da Silva, Regiane Santos (SINTIFES-go), Lott (SINTEST-AC), Hugo Flavio Leite e Douglas Gomes Silva (SISTA-MS/UFGD), Carla David, Moacir Cortes, Eurídes Pessoa, Maria do Socorro, Souto e Guedes (SINTFUB), Marco Peçanha( APTAFURG), Doralice Corrêa, Maria Laudemira Rezende, Pedro Silva(SINTET-UFU), Antonio Neves, Leonir Resende (SINTUR-RJ), Loiva (ASSUFSM), Acácio Teófilo (SINTUFPE-UFRPE).

Direção da FASUBRA: Janine, Paulo Henrique, Ronaldo, Luiz Antônio, Antonieta, Gibran, Rogério Marzola e Edson.

INFORMES NACIONAIS

PAUTA DA GREVE

I-Eixo Específico:

- Reajuste Salarial: Recurso para o piso - Piso de 3 Salário Mínimo (SM) e Step de 5%; - Racionalização dos Cargos;

- Reposicionamento dos Aposentados;

- Mudança do Anexo IV (Incentivo a Qualificação);

- Devolução do Vencimento Básico Complementar Absorvido (Mudança na Lei da Carreira - 11.091/05); - Isonomia Salarial e de Benefícios entre os Três Poderes.

II- Eixo Geral:

- Luta contra a EBSERH;

- Luta contra a Terceirização, por concurso Público já!; - Lutar por 10% do PIB para Educação;

- Implantação da jornada ininterrupta de trabalho de 30h sem redução de salário;

- Contra a MP 568/12 nos artigos que atingem a redução Salarial dos Médicos e Médicos Veterinários e da Insalubridade/Periculosidade;

- Em defesa da Negociação coletiva, Data Base e definição da política salarial; Ascensão Funcional (em defesa da PEC 257/95).

ENCAMINHAMENTOS CNG

Em reunião do CNG realizada no dia de hoje foram retirados os encaminhamentos, de ações e atividades a serem desenvolvidas nos próximos dias:

Terça-feira dia 19/06/2012 – Pela manhã e tarde recepcionar os parlamentares no aeroporto, com a entrega de uma carta cobrando abertura imediata de negociação com o Governo. Final da tarde reunião do CNG;

Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos

em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil

Fundada em 19 de dezembro de 1978

Informativos

de Greve

(2)

Quarta-feira dia 20/06/2012 – Pela manhã visita ao Congresso Nacional para cobrar dos parlamentares apoio a abertura de negociação. Pela tarde, reunião no CNG;

Quinta-feira dia 21/06/2012 – Continuidade da atividade do dia 20/06/2012 (visita ao Congresso Nacional);

Sexta-feira dia 22/06/2012 – Debate sobre a MP 568.

Solicitamos que todos os informes da BASE sejam enviados por e-mail para que constem dos IG's.

Neste sentido, segue os contatos do CNG:  Fone/Fax: 61-3349.7157

 E-mail: cngfasubra@fasubra.org.br

CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS PARLAMENTARES

Exigimos negociação salarial para todos!

Somos Trabalhadores (as) Técnico-Administrativos em Educação (TAE) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), atuando como recepcionistas, vigilantes, enfermeiros, jornalistas, administradores, engenheiros, assistentes em administração, secretários, cozinheiros, farmacêuticos, médicos, odontólogos, motoristas dentre diversas outras profissões. Desenvolvemos nossas atribuições com responsabilidade e compromisso e exigimos respeito!

Após as greves de 2007 e 2011 fechamos termos com o governo onde houve o seu comprometimento em construir, com o conjunto dos TAE, uma negociação para a nossa pauta que teria início, meio e fim, ficando o último acordo com data limite para sua conclusão em 30 de março de 2012. Esses acordos não foram cumpridos pelo governo. O mês de março passou e infelizmente não foi apresentada nenhuma proposta para a categoria, de mais de 180 mil trabalhadores, que já se encontra há cinco anos (desde a greve de 2007) discutindo a carreira com o governo e há dois anos sem reposição salarial.

Para demonstrar disposição em negociar, concedemos um adiamento do prazo para finalização das negociações para o final de maio, que poderia resultar num Termo de Acordo entre as partes. Lamentavelmente, até a presente data, o governo segue dizendo que não tem condições de apresentar uma contraproposta.

Nesse contexto, ficou insustentável para a categoria tanto adiamento e descaso por parte do governo na mesa de negociação. O entendimento dos Técnico-Administrativos das IFES é que o único caminho a ser seguido nesse momento é a construção de um forte movimento paredista. A FASUBRA está em greve desde o dia 11/06 e o SINASEFE desde o dia 13/06, somando-se à greve dos professores que está em curso desde o dia 17/05.

Consideramos positiva a postura do governo em receber os docentes em greve e esperamos que essa postura também seja adotada para a greve da FASUBRA.

Com o advento da carreira (Lei 11.091/05), conquistamos uma identidade e definições do papel do trabalhador Técnico-Administrativo nas IFES. Atuamos na pesquisa, na extensão e no ensino, integrando, portanto, toda a missão constitucional e indissociável das Universidades.

O conjunto dos TAE possui um papel importante no cumprimento da missão da Universidade enquanto instrumento de desenvolvimento e transformação social. Nosso fazer é um dos pilares do processo de expansão que as IFES vêm passando nesse momento. Investir em carreira, salário e condições de trabalho dos Técnico-Administrativos também é investir em educação!

É com essa compreensão que exigimos do governo que abra imediatamente as negociações efetivas com os Técnico-Administrativos das IFES, bem como achamos muito importante que o governo negocie, com resolutividade, com o conjunto do funcionalismo público que está em campanha salarial unificada.

(3)

Foram realizadas nesse ano oito reuniões na mesa de negociação geral entre o governo e o fórum de entidades e, até agora, infelizmente não há por parte do governo disposição para definir uma data base e uma política salarial para o conjunto do funcionalismo, bem como regulamentar a negociação coletiva para os trabalhadores do serviço público.

O argumento da crise econômica mundial, em especial na Europa, e que ainda não chegou com força na periferia do mundo, não pode ser usado como desculpa. O governo tem tido arrecadações recordes e nos dois últimos anos o PIB teve crescimento.

É preciso que o funcionalismo público e o conjunto dos trabalhadores sejam contemplados com o crescimento das riquezas de nosso país, mudando a lógica atual. É preciso ainda uma mudança na política econômica do governo, desonerando os trabalhadores e tributando o mercado financeiro, os especuladores e as grandes fortunas.

Ainda que a crise econômica chegue por aqui, os trabalhadores e os usuários dos serviços públicos não aceitam pagar o preço dessa conta. Que os ricos e poderosos desse país paguem por essa crise! A pauta de reivindicação foi posta de forma objetiva para o governo, priorizando aumento no piso salarial de forma emergencial, para, em seguida, avançar nas negociações de aprimoramento da carreira. Para isso se faz necessário que o governo receba a FASUBRA para negociar imediatamente, assim como já sinalizou para outros setores em greve. Negociação já para os Técnico-Administrativos das IFES!

FASUBRA Sindical

COMPOSIÇÃO DO CNG E FUNDO DE GREVE

Transcrição do Estatuto, disponível no home page da Federação, no link Estatuto.

CAPÍTULO VIII - DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DO SETOR DAS FEDERAIS

Artigo 79 - No momento de deflagração da Greve será constituído o Fundo de Greve no valor de 15% (quinze por cento), uma única vez, da arrecadação extra para o Fundo de Greve das entidades filiadas.

Artigo 80 - No caso das entidades que não descontarem o Fundo de Greve, haverá um acréscimo de 2,5% (dois e meio por cento) na arrecadação mensal da entidade para a FASUBRA, pelo período que durar a Greve.

Artigo 81 - A FASUBRA Sindical depositará mensalmente, em conta específica para constituir um Fundo de Greve, percentual equivalente a 5% (cinco por cento) de sua arrecadação.

Artigo 82 - A obrigatoriedade de repasse do Fundo de Greve recai sobre todas as entidades filiadas da FASUBRA Sindical do Setor das Federais.

Artigo 83 - Ao final do movimento paredista, o saldo financeiro será depositado em uma conta especial que só poderá ser usado em greve, salvo decisão de Plenária Nacional do Setor das Federais e/ou CONFASUBRA.

DA CONSTITUIÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DO SETOR DAS FEDERAIS

Artigo 84 - O Comando Nacional de Greve do Setor das Federais será constituído pela Direção Nacional da FASUBRA Sindical e por delegados das entidades de base filiadas, em greve, obedecendo à proporção indicada no Estatuto da Federação, no capítulo da eleição de delegados de base definida para a Plenária Nacional do Setor da FASUBRA Sindical, sem a figura do delegado de direção.

ORIENTAÇÃO AOS CLG’s

Que todos os CLG’s realizem atos nos aeroportos dos estados, nas terças-feiras e no retorno dos Deputados e Senadores, nas quintas-feiras, cobrando deles uma intermediação com o governo para atendimento das nossas reivindicações.

O CNG estará no aeroporto de Brasília recebendo os parlamentares para reforçar a pressão sobre os mesmos.

(4)

RESPOSTAS DA BASE EM RELAÇÃO

DEFLAGRAÇÃO DA GREVE

Indicativo de Greve Nacional do conjunto dos trabalhadores do Serviço Público Federal

REGIÃO UNIVERSIDADE ENTIDADE SIM NÃO OBS.

N

O

R

T

E

UFPA SINDTIFES-PA

X

Deflagrada em 11/06/12

UFRA “ Sem Informação

UFOPA “ Sem Informação

UFAM SINTESAM

X

Deflagrada em 11/06/12

UFAC SINTEST-AC

X

Deflagrada em 11/06/12

UNIR SINTUNIR Sem Informação

UNIFAP SINSTAUFAP

X

Deflagrada em 11/06/12

N O R D E S T E

UFPI SINTUFPI

X

Deflagrada em 11/06/12

UFMA SINTEMA AG 19/06/12

UFC SINTUFCE

X

Deflagrada em 11/06/12

UFRN SINTEST-RN

X

Deflagrada em 11/06/12

UFERSA “

X

Deflagrada em 11/06/12

UFPB SINTESPB

X

Deflagrada em 11/06/12

UFCG “

X

Deflagrada em 11/06/12

UFRPE SINTUFEPE seção UFRPE

X

Deflagrada em 11/06/12

UFPE SINTUFEPE seção UFPE

X

Deflagrada em 11/06/12

UFAL SINTUFAL

X

Deflagrada em 11/06/12

UFS SINTUFS

X

Deflagrada em 11/06/12

UFBA ASSUFBA

X

Deflagrada em 15/06/12

UFRB “

X

Deflagrada em 15/06/12 C E N T R O O E S T E

UFMT SINTUF-MT

X

Deflagrada em 12/06/12

UFGD SISTA-MS

X

Deflagrada em 15/06/12

UFMS SISTA-MS AG 20/06/12

UFG SINTIFESgo

X

Deflagrada em 12/06/12

UNB SINTFUB

X

Deflagrada em 11/06/12

UFT SINTAD-TO

X

Deflagrada em 11/06/12

S U D E S T E T E T E T E

UFES SINTUFES

X

Deflagrada em 11/06/12

UFF SINTUFF

X

Deflagrada em 01/06/12

UFRJ SINTUFRJ

X

Deflagrada em 11/06/12

UNIRIO ASUNIRIO

X

Deflagrada em 11/06/12

UFRRJ SINTUR-RJ

X

Deflagrada em 11/06/12

UNIFESP SINTUNIFESP

X

Deflagrada em 14/06/12

UFSCAR SINTUFSCAR

X

Deflagrada em 11/06/12

UFABC SinSIFES-ABC Sem Informação

UNICAMPI STU Estadual não há greve

CETPS SINTEPS Estadual não há greve

UFMG SINDIFES

X

Deflagrada em 11/06/12

UFVJM “

X

Deflagrada em 11/06/12

CEFET “

X

Deflagrada em 11/06/12

UFSJ SINDS-UFSJ

X

Deflagrada em 11/06/12

UFJF SINTUFEJUF

X

Deflagrada em 11/06/12

UFLA SINDUFLA

X

Deflagrada em 12/06/12

UNIFAL SINTUNIFAL

X

Deflagrada em 11/06/12

UFV ASAV

X

Deflagrada em 11/06/12

UFOP SIND.ASSUFOP

X

Deflagrada em 11/06/12

(5)

UFTM SINTE-MED

X

Deflagrada em 11/06/12

UNIFEI SINTUNIFEI

X

Deflagrada em 18/06/12

UERJ SINTUPERJ

-

Estadual Greve desde 11/06.

S

UL

UFSC SINDITEST-PR

X

Deflagradaem11/06/12

UFTPR “

X

Deflagradaem11/06/12

UFSC SINTUSC

X

Deflagrada em 11/06/12

UFRGS ASSUFRGS

X

Deflagrada em 11/06/12

UFCSPA “

X

Deflagrada em 11/06/12

FURG APTAFURG

X

Deflagrada em 04/06/12

UFSM ASSUFSM

X

Deflagrada em 11/06/12

UFPEL ASUFPEL Sem Informação

UNIPAMPA SINDIPAMPA

X

Deflagrada em 11/06/12

TOTA OTAL === === === === === = = 48

48

OBS:

1. INFORMAMOS QUE SÓ REGISTRAMOS NO QUADRO, AS INFORMAÇÕES OFICIAIS ENVIADAS PELAS ENTIDADES DE BASE;

2. O QUADRO FOI ATUALIZADO ÀS 17H:00MIN.

INFORMES DA BASE

SINTEMA: “Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau no Estado do Maranhão, no

uso das suas atribuições estatutárias (arts. 14 à 17), convocou todos os Técnicos Administrativos da Universidade Federal do Maranhão, sindicalizados ou não, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 19 de junho de 2012, às 09:00h, no Hall do Castelão, ao lado da Caixa econômica - Campus Baganga.

PAUTA: Deflagração da Greve”.

SINTEMA: “Técnico-administrativos da Ufma elegem Chapa 2 para Direção do Sintema

A apuração dos votos para eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sintema aconteceu no auditório Ribamar Carvalho/Ufma, logo após o fechamento das urnas. Oitocentos e dois associados exerceram o direito de votar.

Durante quase três horas, os componentes das chapas presentes na apuração se debruçavam sob números e cálculos, tentando prever um resultado que só viria após a abertura da décima urna (PRECAM).

A contagem iniciada por volta das 19h se estendeu até às 22h, momento em que o presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Augusto Santos Pereira, declarou a chapa 2 – Unidade & Trabalho, a grande vencedora do pleito.

Sob gritos e aplausos de um grande número de associados, o presidente reeleito Mariano Azevedo agradeceu a confiança da categoria depositada nas urnas, e disse que o resultado refletia a seriedade do trabalho realizado no último período pela atual gestão, que segundo ele, vêm revolucionando a maneira de cuidar da categoria e das demandas sindicais.

“O Sintema saiu fortalecido dessa eleição e pronto para enfrentar o primeiro desafio que já se avizinha para a nova Direção: a GREVE em favor de nossa Campanha Salarial”, entoou Mariano. De acordo com Mariano, a Direção do Sintema continuará dialogando e trabalhando para toda a categoria independente de opção ideológica. “Somos representantes de toda a categoria, sendo assim, amanhã cedo o trabalho já recomeça em favor dos trabalhadores”, completou.

Os advogados que prestam assessoria jurídica para o Sintema, Dr. Guilherme Zagallo e Dr. Davi Telles, prestigiaram a contagem e esclareceram dúvidas pontuais que surgiram durante a apuração. A representante da chapa derrotada, Sônia Baldez, acompanhou toda a apuração ao lado de um advogado que fiscalizou todo o ato para a chapa um, conforme se vê na imagem abaixo.

Mapa da votação:

Em termos expressivos de votação, as urnas que mais deram votos para a chapa 2 – Unidade & Trabalho foram: Palácio Cristo Rei (aposentados e pensionistas); Hospital Presidente Dutra e Materno Infantil; Itinerante; campus Chapadinha e, sobretudo a urna do Castelão, onde a chapa vencedora recebeu 35 votos.

A urna do campus Imperatriz recebeu cinco votos, mas ao final da contagem não foi apurada em virtude de não ter chegado à São Luís. Entretanto, como a quantidade de votos não é suficiente para alterar o resultado, foi acordado entre as chapas e a Comissão Eleitoral, que a contagem será realizada hoje (15 de junho), quando então se lavrará a Ata final com o resultado da eleição.

(6)

A chapa 2 – vencedora da eleição – recebeu 406 votos, podendo ter a soma aumentada com a abertura da urna de Imperatriz”.

SINTAD-TO: “Servidores Técnico-Administrativos realizam atos simultâneos nos câmpus da

Universidade

Em greve desde segunda-feira (11), os servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) fecharam na quinta-feira (14), o portão central do Câmpus de Palmas, principal câmpus da Universidade. O ato aconteceu de forma simultânea nos câmpus de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis.

A greve é nacional e acontece em conformidade com a orientação da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA). A categoria busca a melhora da qualidade da educação, por meio da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, além de melhores condições de trabalho e reposição salarial.

O Comando Geral de Greve juntamente com a coordenação geral do Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Tocantins (SINTAD-TO) está se reunindo diariamente para discutir e planejar as ações do movimento grevista. Após as discussões as sugestões são levadas para assembleia.

Durante os atos, os técnicos da UFT realizam a distribuição de panfletos. Outra medida foi a confecção faixas com as reivindicações da categoria, além de movimentarem as redes sociais com informações sobre a GREVE, informado a comunidade a acadêmica e a população em geral. Todas as ações são informadas à imprensa por meio de releases.

O Comando Geral de Greve está articulando manifestações conjuntas com os docentes e os servidores técnico-administrativos dos câmpus do Instituto Federal em Educação Tecnológica do Estado do Tocantins (IFTO), ligados ao SINASEFE.

Todos os sete câmpus da UFT estão com as atividades administrativas paralisadas. A única exceção é o pessoal com cargo comissionado. A Universidade Federal do Tocantins possui mais de 600 técnicos, sendo cerca de 350 só no Câmpus de Palmas (capital). A Universidade possui 904 docentes e mais de 16 mil alunos”.

SINTUFEPE-UFRPE: “Reunião do Comando Local de Greve SINTUFEPE UFRPE em 15 de junho

2012

Após a instalação do Comando Local de Greve dos técnicos administrativos na manhã de sexta-feira (15), foi proposta a pauta para reunião contendo os seguintes pontos: Informes da Greve, Composição do Conselho de Ética em conjunto com os docentes e o envio de uma representação para Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) na próxima terça-feira (19), permanecendo até a quinta-feira (21)

Durante os informes se ressaltou a visita realizada à UAG por Amil Edardna, Vandilson Rodrigues, Luiz Antônio e a representante do Diretório Acadêmico de Veterinária, Raissa. Amil informou que foram realizadas reuniões na própria UAG e na Clinica de Bovinos. Em ambas, a recepção foi muito positiva, todos os presentes expressaram o desejo de lutar, apontando para a possibilidade de um ato em Garanhuns.

Para composição da Comissão de Ética foram eleitos os seguintes nomes: Abraão Dioniso, Heitor Barros, Amil Edardna, Feliciano Espinhara e Mozart Siqueira. Esta comissão composta pelos técnicos administrativos e os professores tem como objetivo analisar os casos em que se faça necessária a manutenção dos serviços durante a greve como serviços essenciais e pesquisa com organismos vivos.

Amil Edardna e Vandilson Rodrigues foram os escolhidos para representar o sindicato em Garanhuns, mais um assessor de comunicação para fazer a cobertura dos eventos que irão acontecer. Ainda nos encaminhamentos ficou decidido participar da Assembleia dos Professores do Recife para buscar apoio à greve das Universidades e realizar uma atividade em conjunto com várias entidades no dia 20 de junho para protestar contra o retrocesso da Rio +20 em relação a Eco 92”.

APTAFURG: Informa que dia 17/06/2012 às 14h00 aconteceu uma Caminhada Unificada de Greve

na Av. Rio Grande - Bairro Cassino, teve mateada, participação de bandas, brique da educação (roupas e livros). No dia 18/06/2012 a atividade foi em frente a reitoria com a entrega da pauta da greve dos 3 seguimentos: Técnicos, Docentes e estudantes.

ASSUFRGS: “Informe de Base 03 - RUs fecham essa semana. Após o café da manhã, no dia 18 de

junho, na Reitoria, aconteceu a Assembleia que contou com a participação de mais de 200 servidores da UFRGS e da UFCSPA. A mesa da Assembleia foi composta pela Coordenadora Geral da ASSUFRGS, Rosane Souza, pelo Coordenador da pasta Jurídica e de Relações de Trabalho, Rafael Berbigier, e representando o Comando Local de Greve, Igor Pereira.

Estiveram presentes também, a representante da Associação de Moradores, da comunidade Jardim Universitário, Liziane Brauner, que relatou sua preocupação com os rumores da possibilidade de fechamento do acesso ao Campus do Vale, e agradeceu a ASSUFRGS pelo apoio e também por ter intercedido a favor da comunidade junto à Administração da UFRGS, através do envio de ofício

(7)

solicitando a posição Universidade, bem como, o agendamento de reunião. E o representante da CUT, Henrique da Silva, que manifestou o apoio da Central Única dos Trabalhadores ao movimento grevista dos Técnicos Administrativos, pois, reconhece que a luta da categoria é justa.

Na oportunidade foram lidos os informes nacionais e locais, além do relato das atividades de greve da semana de 11 a 15 de junho de 2012.

Nos informes das unidades que aderiram a Greve constam que os RU’s estarão fechando essa semana, sendo assim a Caminhada até o RU, do dia 20 de junho, foi cancelada, a Assembleia na UFCSPA permanece no mesmo horário."

ASSUFRGS: “Informe de Base 02 - Servidores técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do

Sul (Ufrgs), que estão em greve desde segunda-feira, realizam na manhã desta quarta-feira protesto no campus do Vale, no bairro Agronomia, em Porto Alegre. O grupo se posicionou no pórtico de entrada da universidade e buscou conversar com alunos e professores, explicando os motivos da mobilização. Em função do ato, o trânsito na região ficou complicado e equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram ao local orientar o tráfego. Segundo uma das coordenadoras do movimento grevista, Rosane Souza, a ideia é ampliar a adesão dos profissionais. Ela lembrou que o protesto integra os atos de greve, que foi desencadeada em função da falta de diálogo com o governo federal, conforme a coordenadora. A categoria pede reajuste salarial, retroativo a 2007, quando foi concedido o último aumento. Além disso, eles pedem a atualização do plano de carreira. Nesta quinta-feira, será formado o Comando Nacional de Greve, em Brasília, responsável por articular as negociação junto ao governo Federal.

Na quarta-feira passada, 30 de maio, Dia Nacional de Luta, a ASSUFRGS – Associação dos Servidores da UFRGS e da UFCSPA – realizou o fechamento do Campus Central da UFRGS, em protesto contra os baixos piso e teto salariais da categoria e a negativa de negociação do governo Dilma, que segue uma linha de arrocho dos vencimentos dos trabalhadores do setor público.

Apesar da legitimidade da manifestação e a urgência da pauta de reivindicações, a Adufrgs/Proifes declarou, em nota oficial, repúdio ao ato promovido no dia 30. Mais do que isso, em fina sintonia com o discurso do governo federal, a Adufrgs/Proifes criminaliza o movimento dos técnico-administrativos, equiparando um mecanismo histórico de atuação dos trabalhadores da educação a um “ato de violência”.

Nós, professores da UFRGS reunidos nas assembleias setoriais realizadas no dia 05 de junho, nos campi Central e Vale, declaramos todo nosso apoio ao movimento dos colegas técnico-administrativos e repudiamos veementemente a declaração da referida entidade. Temos a certeza de que a opinião manifestada, além de ser equivocada e contradizer a tradição de luta e mobilização da UFRGS, não representa o espírito de solidariedade dos professores de nossa Universidade.

Fonte: ANDES-SN

O Coordenador de finanças e do GT Segurança da ASSUFRGS, Mozarte Simões Júnior, participou do GT Segurança Nacional da Fasubra, que aconteceu nos dias 12 e 13/06, em Brasília. Mozarte participou como representante nacional dos vigilantes das Universidades Federais.

Na oportunidade, o coordenador da ASSUFRGS esteve visitando parlamentares no Congresso nacional buscando apoio à nossa greve, foi recebido pelos Senadores Paulo Paim PT RS, e Ana Amélia Lemos PP RS, os parlamentares manifestaram-se favoráveis ao movimento dos Servidores Técnico Administrativos em Educação da UFRGS.

A senadora Ana Amélia Lemos questionou quais os efeitos da MP 568 para os TAE’s, o Senador Paulo Paim ainda demonstrou seu apoio à greve ao segurar a camiseta da ASSUFRGS para as fotos.

Comando Local de Greve define calendário para a próxima semana:

Dia 18 de junho – Segunda-feira

8h – Café da manhã(Reitoria) 9h – (Reitoria) – Assembleia

Dia 19 de junho – Terça-feira

6h – (Aeroporto) – Mobilização junto a parlamentares gaúchos 10h – Reunião nas Unidades para mobilização

14h – Reunião do Comando Local de Greve, na sala 201/auditório da Psicologia.

Dia 20 de junho – Quarta-feira

9h30min – Assembleia – UFCSPA – Auditório

11h30min – Caminhada até o RU do Campus Centro para panfletagem

Dia 21 de junho – Quinta-feira

8h – Concentração na Reitoria

10h30min – Marcha até a Esquina Democrática

Dia 22 de junho – Sexta-feira

Seminário sobre Carreira, às 9h, na Fabico(Campus Saúde)”.

ASSUFRGS: “Informe de Base 01 - Informamos que no dia 31 de maio de 2012 no auditório da

Faculdade de Direito da UFRGS, foi deliberado conforme orientação desta Federação, a aprovação de indicativo de greve a partir de 11 de junho, com as seguintes atividades:

(8)

05 de junho- caravana para participação da Marcha Nacional Unificada dos SPF’s com 14 caravaneiros;

06 de junho- Assembleia Geral para discutir deliberação da Plenária Nacional da Fasubra, neste dia, foi entregue documento aos reitores da UFRGS e UFSCPA informado que dia 11 de junho, os técnicos Administrativos entrarão em greve por tempo indeterminado;

11 de junho – Assembleia Geral de Greve, onde foi deflagrada a greve, foram eleitos 04 delegados para participarem do Comando Nacional de Greve. E logo após a assembleia foi instalado o Comando Local de Greve na Assufrgs, onde foi aprovado o calendário de atividades para o decorrer da semana.

Dia 12 de junho – Terça-feira

Meio dia – Caminhada dos Médicos Veterinários (as) contra a MP 568/2012 . Saída em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa;

15h – Ato pelo VOTO NULO no debate entre candidatos à Reitoria da UFRGS – RU 3 – do Campus do Vale.

Dia 13 de junho – Quarta-feira

A partir das 7h – Recepção no Pórtico do Campus do Vale;

14h – Reunião do Comando de Greve – Colégio Aplicação, sala 115 – Campus do Vale; Dia 14 de junho – Quinta-feira

Consulta à comunidade - Ato nas Urnas pelo VOTO NULO das 8h às 21h.

Dia 15 de junho – Sexta-feira Seminário sobre Democracia, consulta para Reitor e Universidade - Local : Faculdade de Direito às 9h”.

SINTUFS: “CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA GREVE DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UFS

SEGUNDA – 18/06/2012 HORÁRIO ATIVIDADES

07h Ato público - Hospital Universitário

14h Visita ao CONSU – Explanação sobre a greve – Sala dos Conselhos Superiores

TERÇA – 19/06/2012 HORÁRIO ATIVIDADES

07h Ato Público (docentes, técnicos administrativos e estudantes) – Pça. Fausto Cardoso

09h Assembléia Geral de Greve - Auditório da Reitoria

14h Reunião do Comando Local de Greve (CLG) – Hospital Universitário QUARTA – 20/06/2012

HORÁRIO ATIVIDADES 06h Visita a PREFCAMP

14h30 Reunião dos comandos de greve ( técnicos e docentes) – Sede da ADUFS – Campus do Rosa Elze

QUINTA – 21/06/2012 HORÁRIO ATIVIDADES

09h Assembléia Geral de Greve –

Discussão da Pauta Interna de Reivindicações – Auditório da Reitoria 14h Reunião do Comando Local de Greve (CLG) - Sede do SINTUFS SEXTA – 22/06/2012

HORÁRIO ATIVIDADES

09h Audiência (docentes, técnicos e estudantes) – Explanação sobre a greve na UFS - Assembleia Legislativa – Pça. Fausto Cardoso”.

SINTUFEPE/UFPE: “Informe nº 01 - A categoria aprovou na Assembleia do dia 31 de maio, no

Auditório Jorge Lobo um calendário de lutas na UFPE e a deflagração da greve a partir do dia 11 de junho, mantendo a unidade nacional, que inicia o movimento paredista com 39 universidades nessa mesma data. Ainda, a paralisação por 48 horas, nos dia 05 e 06, serviu de termômetro e acúmulo esquentando o clima de mobilização e debates.

No dia 05 houve ato no HC, unificando a categoria. Médicos, Enfermeiras, e outros técnicos realizaram uma atividade que unido o lúdico e manifestações de representações das Entidades, inclusive o Sindicato dos Médicos, todos contra os artigos da MP 568/2012 que atingem a classe e contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Ato muito participativo, inclusive por pessoal Técnico em Educação do Campus da UFPE, CAV e representação do CAA.

No dia 06/06 foi realizado ato na Frente da Reitoria, que culminou com audiência com o Reitor Anísio Brasileiro, para discutir sobre a pauta interna. Tendo como saldo, que nova reunião sobre a implantação da jornada de 30 horas será realizada às 11:00h do 13/06 e que o movimento deve apresentar uma proposta de metodologia para discussão da pauta interna.

No dia 11/06 iniciou-se a greve, com forte adesão dos Trabalhadores do Hospital das Clínicas. Defendemos. Comando Local de Greve no HC foi criado para implementar sistema de atendimento

(9)

somente do que considerado atividade essencial. Houve grande cobertura da mídia local sobre a greve no HC e sua repercussão, gerando impacto inicial e crescimento do movimento paredista na UFPE.

As atividades do Comando Local de greve concentram-se no crescimento da greve como um todo, atingindo em todos os campi. No Centro Acadêmico de Vitória os trabalhadores iniciaram o movimento paredista com uma feijoada de confraternização, antecipada por discussão sobre a pauta e unidade interna.

Em todos os setores orienta-se inicialmente paralisar todas as atividades de apoio ao ensino, impedido os docentes fura greve de realizarem suas atividades que no momento só prejudicam os alunos que terão um calendário acadêmico esticado. Todas as Bibliotecas, serviços de transporte, transmissão de dados, secretarias e serviços considerados não essenciais devem ser parados, inclusive os pagamentos aos fornecedores, laboratórios de aulas práticas, ambulatórios, etc. Consideramos essencial somente aquilo que implica diretamente a vida, seja humana ou animal. Assim, no HC foi constituída comissão para triagem de pacientes, mantendo-se os serviços de renal, cirurgias ontológicas, maternidade, e outras tecnicamente consideradas pela Comissão formada por Médicos e Enfermeiros do Comando Local de Greve.

O sindicato orientou a categoria fornecendo boletim com os motivos da greve, e orientação sobre a assinatura do ponto atento aos ataques de assédio moral, promovidos por chefias, respondendo imediatamente com processos contra os opressores. Agora o movimento vai solicitar urgentemente que o Conselho Universitário se manifeste favorável em apoio à greve, e que o calendário acadêmico seja suspenso por tempo indeterminado. Também, deve ser feito assinatura de ponto paralelo como instrumento jurídico futuro resguardando os grevistas de qualquer tipo de abuso. E finalmente, com o fortalecimento da greve atos de ruas serão articulados unificando representações dos comandos da UFPE e UFRPE (Docentes, Técnicos em Educação e alunos). O objetivo é colocar milhares de pessoas nas ruas, denunciando a política neoliberal do governo Dilma e suas consequências para a população pela escasso investimento em Saúde e Educação.

No CAA o Comando local de Greve está construindo atividade de rua, no Centro de Caruaru para o dia 15/06, buscando mais espaços de denúncias para a população do descaso do governo.

Na TVU a greve se pegou forte e o sinal passa somente a mensagem:”Estamos em Greve”.

Em Reunião na tarde do dia 13/06 o Comando Local de Greve deliberou por calendário de atividades e que duas vezes por semana (4ª e 6ª) haverá reunião, sempre às 14:00h, na Sede do SINTUFEPE.

O Comando de Greve dos Técnicos Administrativos da UFPE CONVIDA toda a Comunidade Universitária para uma palestra sobre “A EBSERH, a REHUF, e suas implicações no mundo do

trabalho.”. PALESTRANTES: Profa. Dra. Julianne Peruzzo e Dr. Antônio Jordão. DATA:

18/06/2012 (próxima segunda-feira). HORÁRIO: 08:00h. às 12:00h. LOCAL: HC - Anfiteatro I”.

SINDIFES: “Vimos informar à Direção Nacional da FASUBRA que as quatro instituições da base do

SINDIFES - UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG - entraram em greve nacional pela pauta protocolada no MPOG e MEC, desde o dia 11 de junho corrente.

Informamos, ainda, que todas as medidas legais necessárias para a deflagração foram tomadas. As informações sobre o movimento serão enviadas frequentemente para compor o informe de base da Federação”.

ASSUFBA-SIND.: “Assembleia dos técnico-administrativos da UFBA na reitoria dá inicio a greve

15/06/2012- Mais de 500 servidores da UFBA ocuparam o Salão Nobre da reitoria da universidade, na manhã desta sexta para realizar a primeira assembleia após a deflagração de greve da categoria, no último dia 11. Na pauta da assembleia, a vitória da Hora Extra Incorporada, processo ganho em Brasília que vai atender a 1180 servidores e o inicio da greve que vai acompanhar o movimento nacional da categoria por melhores salários e condições dignas de trabalho.

“Estamos aqui neste auditório da universidade para dar inicio a mais uma luta e comemorar uma conquista nossa, o retorno da Hora Extra Incorporada corrigida aos nossos contracheques”, afirmou Nadja Rabello, coordenadora geral da Assufba Sindicato.

O advogado da categoria, Dr. Ivan Brandi, informou sobre o processo. “A Segunda Turma do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), da 1ª Região, em Brasília, no dia 28 de maio, deu provimento por unanimidade de votos, ao nosso recurso de agravo de instrumento, com a correção e o reajuste da Hora Extra Incorporada (HEI)”.

A deputada federal pelo PC do B e também servidora licenciada da UFBA, Alice Portugal comemorou a vitória na assembleia com a categoria. “A unidade na luta sempre dá resultado porque nos fortalecemos. Essa vitória comprovou isso”. A deputada relembrou a luta histórica da categoria, quando teve a retirada da Hora Extra Incorporada na década de 80.

Greve

O coordenador Jurídico da ASSUFBA e coordenador na Fasubra Sindical, Paulo César Vaz informou que 31 instituições federais de ensino já estão paradas no país. “Foi feita uma carta aberta ao Governo Federal, ao Congresso e à sociedade esclarecendo o porquê da nossa greve. Também foi solicitada ao Ministério da Educação, a reabertura da negociação com o governo, já que já foram realizadas 57 reuniões sem que houvesse apresentação de qualquer proposta para a nossa

(10)

categoria . Vamos fazer um enfrentamento, uma greve mais radical para mostrar a força do nosso movimento ao governo. Queremos negociar e esperamos uma proposta, o que não podemos é continuar sendo o pior salário do serviço público federal”.

“Não vamos aceitar também que o governo realize aumento diferenciado entre ativos e aposentado”, afirmou o servidor da UFBA, Renato Jorge Pinto, que expôs também sua preocupação com a MP 568/12 que ataca a classe médica nos seus vencimentos e nas questões de insalubridade e periculosidade.

Durante a assembleia, a categoria foi informada também sobre como atender a população nas unidades hospitalares durante a greve. “Realizamos reuniões nas unidades durante a semana para deliberar sobre o parâmetro a ser adotado durante o movimento que é a do percentual de redução de 50% dos serviços, respeitado o direito à greve nos serviços essenciais. A categoria deve, principalmente, manter a continuidade de sua atividade”, afirma Cássia Virginia Maciel, coordenadora de Comunicação da ASSUFBA Sindicato.

A servidora do COM - Hupes, Aline Soares expos como está à movimentação nos hospitais universitários, para a greve. “Estamos debatendo como vai ser o funcionamento durante a greve, em decorrência das peculiaridades dos hospitais, que estão inseridos na prestação de serviços essenciais e adesão está como esperamos forte e a categoria mostra disposição para lutar”.

ASSUFRGS: “Informe 01 – “Informamos que no dia 31 de maio de 2012 no auditório da Faculdade

de Direito da UFRGS, foi deliberado conforme orientação desta Federação, a aprovação de indicativo de greve a partir de 11 de junho, com as seguintes atividades:

03 e 04 de junho- Plenária Nacional da Fasubra participação de 06 delegados;

05 de junho- caravana para participação da Marcha Nacional Unificada dos SPF’s com 14 caravaneiros;

06 de junho- Assembleia Geral para discutir deliberação da Plenária Nacional da Fasubra, neste dia, foi entregue documento aos reitores da UFRGS e UFSCPA informado que dia 11 de junho, os técnicos Administrativos entrarão em greve por tempo indeterminado;

11 de junho – Assembleia Geral de Greve, onde foi deflagrada a greve, foram eleitos 04 delegados para participarem do Comando Nacional de Greve. E logo após a assembleia foi instalado o Comando Local de Greve na Assufrgs, onde foi aprovado o calendário de atividades para o decorrer da semana.

Dia 12 de junho – Terça-feira

Meio dia – Caminhada dos Médicos Veterinários (as) contra a MP 568/2012. Saída em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa;

15h – Ato pelo VOTO NULO no debate entre candidatos à Reitoria da UFRGS – RU 3 – do Campus do Vale.

Dia 13 de junho – Quarta-feira

A partir das 7h – Recepção no Pórtico do Campus do Vale;

14h – Reunião do Comando de Greve – Colégio Aplicação, sala 115 – Campus do Vale; Dia 14 de junho – Quinta-feira

Consulta à comunidade - Ato nas Urnas pelo VOTO NULO das 8h às 21h.

Dia 15 de junho – Sexta-feira Seminário sobre Democracia, consulta para Reitor e Universidade - Local : Faculdade de Direito às 9h”

SINTET – UFU: “A partir da instalação do Comando Local de Greve (CLG) do movimento

técnico-administrativo, na segunda-feira (11 de junho), foram realizadas, até o presente momento várias reuniões da Comissão de Ética do CLG solicitadas constantemente pelos diversos setores para elaboração de escalas de trabalho. Além destas, realizamos outras oito atividades, a saber:

- 12 de junho – atividade de mobilização na Biblioteca do Campus Santa Mônica pela manhã; - 12 de junho – pela tarde,mobilização no Campus Santa Mônica;

- 12 de junho – pela tarde, reunião com cerca de 50 médicos do Hospital de Clínicas (HC) - UFU, no anfiteatro do Bloco 2A do Campus Umuarama, para avaliar reunião do dia 11 de junho, debater a MP568/12 e a adesão à greve. Estes médicos estão contribuindo com o CLG na elaboração das escalas de atendimento do HC-UFU;

- 13 de junho – “Pipocaço” com panfletagem em frente à portaria principal do Hospital de Clínicas – UFU;

- 13 de junho – reunião com a Direção do HC-UFU para estabelecer uma parceria em torno da manutenção de atividades de urgência e emergência;

- 14 de junho – reunião com os trabalhadores, gerente e diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) também com o intuito de estabelecer uma escala de trabalho. Esta reunião foi solicitada em virtude da grande adesão dos trabalhadores ao movimento de greve;

- 14 de junho – Assembleia Geral, realizada no Campus da Educação Física, com os seguintes encaminhamentos:

1. “Pipocaço” e panfletagem no Centro de Saúde do Bairro Jaraguá, no sábado (16 de junho),por ocasião da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil;

(11)

2. Divulgação das atividades do CLG, inclusive Assembleias Gerais, através do sítio eletrônico do SINTET e de carro de som;

3. Intervenção no “XXV Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação” por ocasião da visita do Secretário de Educação Superior (SESU), Prof. Dr. Amaro Henrique Pessoa Lins, e possível visita do Ministro de Estado da Educação, Aloísio Mercadante. Este evento terá abertura no domingo, dia 17 de junho;

4. A próxima Assembleia Geral da categoria será realizada na quinta-feira, 21 de junho, às 14:00, no Campus da Educação Física;

5. Os delegados da UFU que irão para o Comando Nacional de Greve (CNG) serão definidos pelo Comando Local de Greve (CLG), em sua próxima reunião.

- 15 de junho - encaminhado documento ao Conselho Diretor (CONDIR) apresentando a pauta de reivindicações.

Aproveitamos a ocasião para informar os membros do CLG que estarão de plantão no CNG a partir de segunda-feira (18 de junho): Maria Laudemira da Silva Rezende; Doralice Correia Marçal; Silnando Silvério Ferreira; Pedro Gomes da Silva”.

SINDTIFES-PA: “QUINTA-FEIRA:

 7h - Ato Nacional em Defesa dos Hospitais Universitários (em frente ao Barros Barreto);  9h – Reunião do Comando Local de Greve com os trabalhadores do Núcleo de Altos Estudos

Amazônicos (NAEA) da UFPA;

 12h – Assembleia dos Trabalhadores do Hospital Universitário Barros Barreto.

SEXTA-FEIRA:

 8h – Reunião do Comando Local de Greve da UFPA;

 9h30 – Reunião do Comando Unificado de Greve da UFPA (Sindtifes, Adufpa e DCE);

 10h – Reunião do Comando Local de Greve com os trabalhadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA”.

SINTUFSC: “AG no hall da reitoria- A assembleia geral que aconteceu na tarde desta quinta-feira,

dia 14, foi a primeira desta greve e aconteceu ao lado do centro da administração da universidade, o hall da reitoria. Na ocasião foi instalada a assembleia geral permanente, o que é de praxe do movimento grevista da categoria.

As deliberações sobre calendário de atividades e fechamentos de setores como o RU ficaram para serem mais debatidas na reunião do comando local de greve na tarde desta sexta-feira, dia 15, e deliberadas na próxima AG que acontecerá na segunda-feira, dia 18, às 14 horas, em frente a reitoria.

Foi encaminhada a forma de composição do comando local de greve que contará com a representatividade dos setores e unidades juntamente com as pessoas já inscritas. Cada setor da universidade escolherá seus delegados e eles participarão do comando representando seus companheiros de setor.

Reunião setorial- O comando local de greve está realizando reuniões setoriais com os servidores técnico administrativos da UFSC. Participe!!

- Reunião no DMSG - segunda-feira, dia 18, 9:30h

- Reunião no CCB - segunda-feira, dia 18, 10:30h, no MIP, Bloco A

Reunião do CLG - Na tarde desta sexta-feira, dia 15, o Comando Local de Greve se reuniu no prédio da reitoria e debateu e aprovou a participação dos STAs no seminário sobre a EBSERH que será realizado no dia 19, no auditório do HU/UFSC”.

SINTIFES-go: “O SINT-IFESgo comunica que em Assembleia Geral da Categoria, onde

compareceram mais de quatrocentas pessoas, foi deflagrada a greve dos(as) trabalhadores(as) técnico-administrativos em educação em Goiás por tempo indeterminado.

Nesta mesma data, no período vespertino, aconteceu a 1ª reunião do Comando Local de Greve, na sede administrativa do sindicato, que definiu pela criação das Comissões de Finanças, Comunicação e Imprensa e Mobilização.

Também, ficou definida uma extensa programação para os próximos dias:

Dia 13 – mobilização no Hospital das Clínicas e no Campus Samambaia. Delegações do Sindicato se deslocarão para fazer reuniões nos Campus das Cidades de Catalão e Jataí;

Dia 14 – Ato político as 7h00, com usuários do HC, seguido de assembleia específica as 8h00, com os trabalhadores lotados no HC para definir calendário e forma de paralisação do Hospital. Às 14 horas acontecerá nova reunião do Comando Local de Greve;

Dia 15 – acontecerá nova mobilização nos Campus de Goiânia para o ato político na Reitoria da UFG. Dia 18 – Ato político na Reitoria da UFG;

Dia 19 – Reunião do Comando Local de Greve, às 14h00, na sede administrativa do Sindicato; Dia 20 – Assembleia Geral da Categoria”.

(12)

SINTUR-RJ: “A assembleia realizada dia 29/05 aprovou o indicativo de greve de 11/06, sendo

assim, neste dia realizamos uma assembleia de organização da greve na UFRRJ. Após amplo debate de conjuntura aprovamos:

 Transformação imediata do comando de mobilização em comando de greve;

 Greve de evasão dos setores de trabalho com participação nas atividades convocadas pelo CLG;

 Implementar o calendário aprovado na Plenária da FASUBRA;

 Construção de uma pauta interna;

 Unificar a luta, participando do comando unificado com os docentes e estudantes.

 Aprovamos participação no Comando Nacional de Greve. Elegemos os companheiros do Comando Local de Greve Antonio Carlos Valentin Neves e Leonir Tunala Resende como representantes da categoria que foram referendados pela assembleia.Chegarão em Brasília no dia 18/06, permanecendo por 30 dias”.

Avaliação da greve na UFRRJ

É uma greve que tende a crescer. Estamos realizando assembleias com grande participação da categoria, destacando-se os não concursados (inclusive participando do CLG). Há uma indignação na base e todos os nossos materiais estão no sentido de que é preciso transformar esta indignação em ação.

Temos setores importantes da universidade fechados totalmente, como: biblioteca, divisão de saúde, bandejão e para a próxima semana o setor de saúde do trabalhador responsável pelas perícias médicas e exames admissionais. Todos através da conscientização dos trabalhadores. O Hospital Universitário, pela primeira vez, parou totalmente o atendimento, avaliamos como sendo reflexo da MP 568.

Lacramos com nossos cadeados as bombas de combustível e fechamos, na Prefeitura, o setor de transporte.

Junto com professores e estudantes participamos do Ato no centro do Rio de Janeiro no dia 12/06. Participamos também da assembleia dos professores, no dia 14/06, destacando a importância da unificação do movimento.

Em relação aos Campus Avançados,em Nova Iguaçu os trabalhadores fizeram uma reunião e deliberaram adesão ao movimento, com exceção dos cargos de confiança.

Em Campos de Goytacazes fizeram assembleia e deliberam pela greve.Neste Campos temos uma delegacia sindical.

Participaremos no dia 18/06 ás 14 horas do Comando Unificado da Rural.

Em relação a finanças, aprovamos o desconto de fundo de greve, que receberemos na arrecadação de julho.

A Coordenadora Geral/SINTUR-RJ, Ivanilda, estará em Brasília a partir do dia 18/06 no Comando Nacional, como coordenadora da FASUBRA”.

SINTEST-RN: “ Esta primeira semana foi bastante produtiva, no início da semana houve grande

divulgação da greve na mídia local. O Comando Local foi instalado na Assufersa, desde terça-feira, onde nos reunimos diariamente para pensar o movimento. Providenciamos a confecção de dez faixas sobre a greve para serem colocadas na UFERSA, para que os que visitam a Universidade tomem conhecimento da greve.

Mas certamente a atividade mais produtiva foi a de ontem, 14/06, onde o CLG visitou cerca de 90% dos setores da Universidade e para nossa alegria, constatamos que seguramente mais de 60% dos técnicos estão na greve, um número muito bom para o início do processo. Acreditamos que este número vai crescer, pois em muitos setores, funcionários garantiram que também iam aderir ao movimento. Ainda ontem, fizemos uma atividade, em conjunto com os professores, onde distribuímos panfletos sobre a greve na Expofruit, um evento muito movimentado em Mossoró, onde todas as autoridades políticas da região estavam presentes”.

UnB – Pavilhão Múltiplo Uso 1 – Bloco C – Sala C.1-56/2 – CEP 70.904-970 – Cx. Postal 04539 – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte - Brasília –DF

Fones: +55 (61) 3349-9151 – FAX: +55 (61) 3349-1571 Email: fasubra@fasubra.org.br Portal: www.fasubra.org.br

Referências

Documentos relacionados

Os governos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo deverão fazer investimentos em torno de R$ 10,5 bilhões nos próximos cinco anos para executar obras já planejadas, para

Observou-se que as edições da Terceira Aritmética desenvolvem a regra de três simples empregando a regra da dedução, de forma semelhante ao identificado por Silva (2015) em

Manípulos das portas na cor da carroçaria · 2 porta-copos na consola central para bancos dianteiros · Pára-sol com espelho e tampa para condutor.

O mapeamento dos casos de suicídio e dos encaminhamentos que eles tiveram dentro e fora do equipamento deu visibilidade ao pouco espaço de escuta e de acolhimento previsto

Os conteúdos que devem ser estudados nesse eixo são a partir de: Alteridade (a condução da relação com o outro através de valores); Valores (a identificação das

O uso do rejeito na fabricação dos blocos de pavimentação configura uma destinação sustentável para o resíduo de mineração e também traz vantagens para o setor

promoção, prevenção e proteção à saúde, através da gestão das ações em saúde pública e dos recursos destinados para tal (coordenação e execução de

A Câmara Municipal de Formosa, Estado de Goiás, situada na Praça Rui Barbosa, nº 70, Centro, através de sua Pregoeira, torna público a retificação e republicação do Edital