• Nenhum resultado encontrado

COMO MONTAR UM NEGÓCIO DE DECORAÇÃO DE AMBIENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO MONTAR UM NEGÓCIO DE DECORAÇÃO DE AMBIENTES"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

COMO

MONTAR

UM NEGÓCIO

DE DECORAÇÃO

(2)
(3)

SUMÁRIO

COMO MONTAR? | DECORAÇÃO DE AMBIENTES

Apresentação do Negócio

6

Localização 8

Estrutura e pessoal (equipe e equipamentos)

10

Matéria-prima e mercadorias

12

Investimento e Capital de Giro

13

Canal de Distribuição

15

Custos 17

Agregação de valor

18

Divulgação 19

(4)

Ideias e oportunidades de

negócios

Quer se tornar um empreendedor

mas não sabe por onde começar?

Esta Série é para quem quer descobrir as melhores ideias de negócios lucrativos.

A Série Como Montar traz um perfil de diversos ambientes para empreendedores que buscam oportunidades de negócios, apresentando uma visão geral de como cada segmento se posiciona no mercado, quais as variáveis que os afetam, como elas se comportam, oferecendo as informações necessárias sobre como fazer o seu empreendimento acontecer na prática, para apoio na tomada de decisão do futuro empresário.

O Sebrae dispõe de uma grande variedade de soluções em apoio ao pequeno empreendedor. As cartilhas desta Série não substituem o plano de negócio. Para elaborá-lo, procure o Sebrae.

Consulte regularmente o site www.sebrae.com.br e verifique quais programas podem atender melhor as necessidades do seu negócio.

(5)
(6)

O mercado de casa e construção tem se mostrado como uma boa alternativa para quem quer empreender. O setor cresceu 12,9% no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em 2018, o varejo de material de construção cresceu 6,5% e teve um faturamento de R$ 122 milhões. Para este ano, a previsão de crescimento do segmento é de 8,5% em relação a 2018, segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)

Esse cenário favorece a atuação de pessoas que trabalham ou almejam trabalhar com construção civil, arquitetura e decoração de ambientes. Com o crescimento dos negócios, ampliam-se as possibilidades de serviços, o que movimenta toda uma cadeia de profissionais.

A profissão de decorador de ambientes é uma das que vem ganhando força no mercado. Alguns profissionais especializam-se em nichos específicos, como decoração de escritórios, festas, casamentos, etc. Outros preferem atuar em várias frentes e deixar a criatividade à solta. Independente da opção, o decorador tem como função acompanhar o projeto de decoração desde a obra, verificando junto ao arquiteto como a planta será feita e indicando ao morador alguns acessórios que podem melhorar o resultado da decoração.

De maneira geral, o que um decorador de ambientes faz é avaliar os melhores tipos de objetos para a decoração dos cômodos da casa, escritório ou outros locais, prezando sempre pela harmonia de cores, ajudando a colocar características diferenciadas na decoração e indicando objetos que podem combinar melhor com o estilo que o cliente deseja montar. Além disso, ele pode propor a alteração de alguns móveis, escolhendo outros que fiquem mais adequados à decoração que está sendo criada.

Apresentação do Negócio

O valor a ser pago pelo cliente

é referente ao projeto desenvolvido

e o cálculo é feito levando em

consideração o seu tamanho, tempo

(7)

Para se tornar um profissional da área, o ideal é que você busque cursos de decoração de ambientes. Existem os técnicos, de nível médio é baixa duração, e os tecnológicos e graduação, que são de nível superior e aprofundam mais o conhecimento. A segunda opção sempre é a melhor, mas um curso técnico pode dar um embasamento necessário para começar a atuar, já que o seu foco é na prática profissional.

O mercado de decoração de ambientes pode ser dividido nos seguintes segmentos:

• Residencial: projetos de interiores para casas e apartamentos, novos

ou em reforma, localizados no campo, na cidade ou na praia, com

intervenção em cozinhas, banheiros, dormitórios, salas ou outras áreas;

• Empresarial ou corporativo: projetos para empresas, escritórios etc.;

• Saúde: ambientes desenvolvidos sob rígidas condições de controle para

hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios médicos e dentários;

• Entretenimento: utilização de avançada tecnologia para salas de cinema,

teatros, casas de espetáculos, museus, galerias de artes, clubes de

música, de jogos;

• Hospitality: destinados a restaurantes, hotéis, auditórios, centros de

convenções, nightclubs;

• Varejo: projetos de lojas, supermercados, shopping centers, showrooms,

padarias, outros espaços para a comercialização de produtos e serviços

etc.

Outro campo de atuação pode ser o mercado de decoração para crianças. É um cenário todo particular e versátil que envolve fantasia, música, esportes e jogos eletrônicos. Se você quer abrir um escritório de design de interiores, mercado em franca expansão, precisa começar a se planejar, capitalizar, avaliar fornecedores e buscar parcerias que viabilizem o seu empreendimento. Vamos falar sobre como você pode realizar o sonho de ter o próprio negócio, mostrando o passo a passo de como abrir um escritório, quais as tributações, dicas de canais de divulgação, entre outros.

(8)

• Certifique-se de que o imóvel em questão atende às suas necessidades

operacionais quanto à localização, capacidade de instalação,

características da vizinhança, e se é atendido por serviços de água, luz,

esgoto, telefone, etc.;

• Avalie as comodidades que possam tornar mais atrativa e conveniente

à presença dos frequentadores, tais como facilidade de acesso e

estacionamento para clientes;

• Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundações ou

próximos às zonas de risco;

• Atente para os aspectos de acesso e acessibilidade dos clientes;

• Avalie as condições de conservação e segurança do imóvel, bem como

os aspectos legais e de zoneamento urbano junto à prefeitura.

Localização

O sucesso de um negócio muitas vezes está na localização do seu ponto comercial. E com uma empresa de decoração não é diferente. É preciso ficar atento aos mínimos detalhes, e antes de escolher o local, é importante que se faça uma pesquisa de mercado para identificar lugares com potencial para instalação do escritório para atendimento ao público.

Esse local deve considerar as possibilidades de mercado e o potencial de renda per capita da região, além da verificação da existência de público-alvo e concorrência. Instalar-se em áreas comerciais pode ser a melhor solução, pois abrange tanto o público empresarial quanto as pessoas que buscam um serviço de decoração para suas casas. Mas o fator decisivo também deve ser seguido com a linha de serviços oferecidos. Se o foco será decoração infantil, por exemplo, o ideal é buscar locais que disponibilizam estrutura para a melhor instalação e que já trazem de alguma forma potenciais clientes para esta localização.

Antes de se definir por um imóvel para abertura e montagem de um escritório de decoração de ambientes, deve-se observar os seguintes detalhes:

Para abrir um escritório de decoração de ambientes você precisa planejar o quanto vai gastar para montar o seu espaço de trabalho. Será necessário adquirir mobiliário, softwares especializados, equipamentos, registro da marca, além de um local para funcionar, o que vai envolver custos com reformas, aluguel etc.

(9)

Um dos primeiros passos é a contratação de um contador profissional para auxiliá-lo com todos os aspectos legais e burocráticos para formalizar o seu escritório. Além de elaborar o contrato social, o contador irá ajudar com informações e funções importantes, como:

• Regime tributário;

• Dar entrada junto aos órgãos competentes;

• Verificar pagamentos de taxas.

É necessário legalizar a

empresa nos seguintes órgãos:

• Junta Comercial;

• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

• Secretaria Estadual de Fazenda;

• Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;

• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa

se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição

Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o

dia 31 de janeiro de cada ano);

• Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema

“Conectividade Social

• INSS/FGTS;

(10)

Estrutura e pessoal (equipe e

equipamentos)

Um ambiente agradável é o primeiro passo para que os projetos desenvolvidos e apresentados pela empresa seja um sucesso. O ideal é ter uma área adequada e confortável para a quantidade de pessoas do escritório e ainda um espaço para receber os clientes, condizentes com a proposta de trabalho.

O local demonstra muito do que é o trabalho da equipe e pode ser também uma forma de demonstrar toda a capacidade dos profissionais e seus estilos pessoais que podem ser repassados e adaptados aos projetos dos clientes. O ideal é ter uma área dividida em um espaço para criação e desenvolvimento de projetos, uma sala de reuniões para receber os clientes e sala administrativa. A área de atendimento deve ser confortável, com sala de espera que ofereça comodidade e distração, caso o cliente precise aguardar.

É necessário contar com catálogos e modelos de materiais que serão utilizados nos serviços, para que o cliente tenha uma ideia mais concreta do serviço proposto. Programas específicos de computador também auxiliam muito na apresentação de propostas e projetos, principalmente quando se pode demonstrar em 3D (três dimensões).

Para montar a sua empresa, você precisará investir em móveis de escritório e computadores, projetores para mostrar o projeto ao cliente, além de telefone e impressora. Também é recomendado ter um veículo para realizar as visitas aos clientes. Os outros investimentos serão com custos para formalização do negócio e contratação de pessoal.

Pessoal

Outro ponto crucial para o sucesso de uma empresa do setor

de decoração de ambientes é a qualidade dos profissionais que

ali trabalham. Eles precisam estar atentos às últimas tendências

para que possam rapidamente transformar um ambiente num

projeto interessante, moderno e que supere expectativas. É o

chamado Full Service na decoração.

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do

empreendimento. Para iniciar um negócio de decoração de

ambientes de pequeno porte, o empreendedor deverá contratar

(11)

dois atendentes e um desenhista. O empreendedor poderá

contratar um arquiteto ou fazer parcerias com escritórios de

arquitetura para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

Para a contratação, é preciso considerar questões essenciais

no atendimento aos clientes, tais como cordialidade, equilíbrio

emocional, capacidade de identificar as necessidades dos

clientes, agilidade e prestatividade.

Outros conhecimentos e habilidades que englobam o projeto de

decoração, tais como o planejamento de espaços, ergonomia,

utilização de programas específicos de computador, a seleção das

cores, o conhecimento de materiais alternativos, revestimentos e

acabamentos, são fatores que caso os colaboradores necessitem,

devem ser objeto de treinamento para os profissionais da

empresa.

Manter sempre a sua equipe atualizada, frequentando cursos, ou

por meio de treinamentos oferecidos pelo próprio proprietário

é uma boa estratégia de geração de diferencial competitivo.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato

dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora

dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando,

assim, consequências desagradáveis.

(12)

Matéria-prima e mercadorias

O controle sobre a lei da oferta e da procura para o empresário é fundamental para que não tenha surpresas desagradáveis. Por isso, o uso de indicadores é recomendado, sendo alguns deles os seguintes:

Coeficiente de variação do estoques:

é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado por meio das vendas.

Reposição planejada dos estoques:

é a indicação do período de tempo em que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras sem compras emergenciais.

Nível de serviço ao cliente:

é o indicador de satisfação do cliente com relação ao produto procurado e efetivamente da compra deste.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando

gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. Esse

cálculo de estoque mínimo deve levar em conta o número de

dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede

da empresa.

No caso da empresa de decoração de ambientes, a matéria-prima é diversa, de acordo com o nicho de atuação definido pelo empreendedor.

A matéria-prima utilizada por uma empresa de decoração de ambientes são os diversos insumos, materiais e produtos utilizados nos projetos e serviços, de acordo com o nicho de atuação definido pelo novo empreendedor.

Para a definição dos de produtos e serviços a serem oferecidos, o empreendedor deverá visitar concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e fazer adaptações ao longo do tempo, se mantendo sempre atualizado as tendências do mercado.

(13)

Todo o recurso empregado para abertura e viabilização do negócio até o momento de se auto sustentar é definido como investimento. Os investimentos podem ser classificado em:

Investimento fixo

compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas;

Investimentos pré-operacionais

são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisa de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais, entre outros;

Capital de giro

é o capital necessário para pagar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção, reposição de estoques e outros.

Investimento e Capital de Giro

Para uma atividade de decoração de ambientes, a média de

valor que o empreendedor deverá dispor é de R$111.200,00,

segundo dados de pesquisa feita com empresas de São Paulo,

apurando tal média, que fica na faixa de valores sugerida para o

investimento, que pode variar de R$60.000 a 180.000 para fazer

frente aos seguintes itens de investimento.

(14)

Capital de giro

O capital de giro é o dinheiro necessário para bancar a

continuidade do funcionamento da sua empresa. Ele garante

a saúde financeira da sua empresa, proporcionando recursos de

financiamento aos clientes (nas vendas à prazo); mantendo os

estoques; assegurando o pagamento aos fornecedores (compras

de matéria-prima ou mercadorias de revenda), bem como o

pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas

operacionais.

O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa

da empresa para suportar as oscilações de caixa. Ele é regulado

pelos prazos praticados pela empresa, que são: prazos médios

recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem

(PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).

Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior

o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital

de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber

o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a

necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima,

mão de obra, aluguel, impostos e outros, for maior que os prazos

médios de estocagem, somados ao prazo médio concedido ao

cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital

de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de

dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Nesse

caso, um aumento de vendas implica também um aumento

de encaixe em capital de giro. Neste caso, o lucro apurado

da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para

complementar essa necessidade do caixa.

Se ocorrer o contrário, ou seja, se os prazos recebidos

dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de

estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento,

a necessidade de capital de giro é negativa. Nesse caso,

(15)

deve-Canal de Distribuição

Os canais de distribuição no marketing são os meios pelos quais os produtos de uma empresa são direcionados ao seu consumidor final. Na prática, consiste em diferentes formas de levar aquilo que o seu negócio produz ao mercado para que seja posto a venda e consumido.

A seleção e o gerenciamento dos canais de distribuição são atividades fundamentais

se atentar para a quantidade de dinheiro disponível em caixa,

tendo em vista a necessidade de honrar compromissos de

pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto,

retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a

empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Um fluxo de caixa com previsão de saldos futuros, deve ser

implantado para a gestão competente da necessidade de

capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos

praticados no mercado poderão ser geridos com precisão. No

caso de uma empresa de decoração de ambientes, o empresário

deve reservar uma média de 20% do total do investimento inicial

para o capital de giro.

(16)

O Youtube também é outro canal interessante, pois o vídeo aproxima ainda mais os clientes e amplia a possibilidade de materiais de divulgação. Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor.

6 dicas para escolher o canal de distribuição do seu negócio: 1. Avaliar mercados reais e potenciais;

2. Determinar as características, os comportamentos e as necessidades dos clientes, assim como a quantidade, a dispersão geográfica e a frequência de compra;

3. Determinar as características essenciais dos produtos quanto à perecibilidade, dimensões e graus de padronização;

4. Definir as características dos intermediários quanto ao tipo de transporte, ao sistema de equipamentos e armazenagem utilizado, à tecnologia da informação, entre outros;

5. Avaliar as características ambientais relativas às condições locais, à umidade e à temperatura;

6. Avaliar as empresas envolvidas quanto à solidez financeira, aos produtos, aos níveis de serviço, ao marketing e à marca, entre outras características importantes. Importante ressaltar que o conjunto de serviços a ser oferecido, e consequentemente o espaço e estrutura requeridos, dependem do público alvo e da proposta de valor da academia, implicando diretamente no investimento a ser realizado.

Lembre-se: o Sebrae poderá ajudar na definição de uma

estratégia de marketing, através de seus consultores e de

produtos específicos para a divulgação do empreendimento.

(17)

custos

O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao consumidor final. Esses custos podem ser fixos e variáveis. Confira abaixo as definições e como aplicá-los ao seu negócio.

Custos fixos

As despesas ou custos fixos não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade. São conhecidos também como custos de estrutura. Entre eles, podemos listar:

Limpeza e conservação

Aluguéis de equipamentos e instalações

Salários da administração

Segurança e vigilância

Despesas e custos variáveis

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que mudam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Podemos citar como exemplo de despesas e custos variáveis:

Matérias-primas

Comissões de vendas

(18)

devem ser estimados considerando-se os itens a seguir:

1. Salários, comissões e encargos;

2. Tributos, impostos, contribuições e taxas;

3. Aluguel, segurança;

4. Água, luz, telefone e acesso à internet;

5. Serviços de limpeza, higiene, manutenção e segurança;

6. Assessoria contábil;

7. Propaganda e publicidade da empresa;

8. Aquisição de mercadorias, matéria-prima e insumos.

Agregação de valor

Inovação e criatividade são características fundamentais para profissionais que desejam atuar na área de decoração de ambientes, afinal eles precisam oferecer soluções para as mais diversas situações apresentadas pelos clientes e que possibilitam um atendimento às suas expectativas e necessidades.

O empresário de decoração de ambientes precisa estar muito bem informado sobre as tendências regionais, nacionais e mundiais. A partir do conhecimento sobre as tendências, o empreendedor poderá captar as expectativas, desejos e sonhos do cliente e transformá-los em projetos capazes de surpreender e impressionar as pessoas, de diferentes formas.

Uma pesquisa da concorrência para conhecer os serviços que estão sendo adicionados, e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado também é importante. Além disso, conversar com os clientes constantemente para identificar suas expectativas é fundamental para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de captar novos.

O empreendedor deve manter-se sempre atualizado com as novas tendências, as novas técnicas e produtos, por meio da leitura especializada, cursos na área e atualizações diversas.

(19)

Divulgação

Para atrair clientes, é imprescindível que eles conheçam o seu negócio, por isso é importante investir em ferramentas de divulgação voltadas para o público alvo. Listamos algumas ideias para serem aplicadas no seu plano de ação junto ao marketing, que tem como foco a construção de imagem para que seu negócio se torne conhecido e frequentado pelos clientes a depender das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor.

• Utilização de mídias sociais para divulgação da empresa ou serviço

• Distribuição de folders

• Envio de e-mail marketing

• Distribuição de cartões de visita em lugares estratégicos, como empresas,

construtoras, lojas de acabamentos para casas

• Oferta de preços competitivos para conquistar os primeiros clientes

• Demonstração, em reuniões com potenciais clientes, de que o escritório

de decoração de ambientes tem maturidade e profissionalismo para

exercer com qualidade os serviços que eles procuram

• Divulgação dos serviços de forma ampla pelo meio mais abrangente,

que é a internet, pois a quantidade de internautas que podem ser

alcançados na rede justifica a montagem de um site que informe os

serviços realizados, as condições de pagamento e outros requisitos

• Para um empreendimento de pequeno porte, pode ser usada a

distribuição de pequenos informativos junto aos clientes que procuram

a empresa, divulgando as características de cada projeto e as facilidades

do atendimento

(20)

Informações tributárias

O segmento de Design e Decoração de Interiores, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7410-2/02 como a atividade de exploração de decoração de interiores, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006.

Pode ser considerada ME o empreendimento com receita bruta anual inferior ou igual a R$360 mil. Para formalização, é necessário optar entre uma das formas de tributação (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido) e realizar o registro em uma Junta Comercial.

A Micro Empresa pode ser dividida em quatro categorias: sociedade simples, EIRELI, sociedade empresária e empresário.

Já negócios com limite de faturamento anual de R$4,8 milhões podem ser enquadrados como EPP. Da mesma forma que a ME, o titular de uma Empresa de Pequeno Porte deve formalizar o negócio em uma Junta Comercial, optando por um dos regimes tributários (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Nessa modalidade, não há restrições para o desempenho de

serviços, no entanto, é importante ter o controle do faturamento

a partir do registro correto do fluxo de caixa (que deve ser

realizado em toda empresa). Se o lucro ultrapassar o limite para

ME, o contrato social deve ser revisto, alterando também o

regime tributário do empreendimento.

(21)

MEI (Microempreendedor Individual): para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ), Neste caso, este segmento não pode se enquadrar no MEI, conforme Res. 94/2001.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

Para este segmento, tanto ME ou EPP, a opção pelo SIMPLES

Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário,

bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e

para cumprimento das obrigações acessórias. O ideal é que

o contador escolha a melhor modalidade para o escritório de

decoração de ambientes.

Dicas de Negócios

Listamos algumas dicas de negócios que podem ajudá-lo a ser mais competitivo. É preciso avaliar e dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados ao projeto; calcular o custo-benefício desses serviços é importante para a sobrevivência do negócio, porque pode representar um elevado custo sem geração do mesmo volume de receitas. O melhor custo-benefício é aquele em que as receitas superam as despesas.

(22)

• Atendimento via redes sociais como whatsapp facilita a comunicação e

é essencial.

• A presença constante do proprietário também é fundamental para o

sucesso do empreendimento.

• Atualização constante com informações do setor, pois o negócio requer

inovação e adaptação constantes.

Perfil do profissional

O empreendedor envolvido com atividades relacionadas à decoração tem um perfil inovador e ao mesmo tempo clássico, arrojado e dinâmico, pois esse mercado está ligado a tendências, modismos e, por outro lado, tem padrões contemporâneos e até mesmo históricos.

Listamos algumas características destes profissionais:

• Ter aptidão, técnicas e gostar do segmento de decoração.

• Pesquisar e se atualizar constantemente sobre o Mercado e suas

tendências, promover mudanças de forma criativa.

• Avaliar o seu desempenho frente aos concorrentes;

• Administrar e coordenar todas as áreas internas da empresa, com

determinação;

• Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;

• Fazer um planejamento e acompanhar o desempenho deste;

• Ter um foco definido, com missão, visão e valores;

• Ter coragem para assumir riscos calculados;

• Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir

rapidamente para aproveitá-las;

(23)

Bibliografia

http://abd.org.br/design-de-interiores---da-autonomia-ao-escritorio

https://blog.promob.com/abrir-escritorio-de-design-de-interiores/

https://blog.sebrae-sc.com.br/epp-microempresa-mei/

(24)

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Combinaram encontrar-se às 21h

Faial, que parecia mesmo um lobo, abriu e fechou a boca várias vezes, mas não uivou (19).. No entanto, era evidente (20) que os cães também se

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro