• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE UM CRIOSTATO DE BAIXO CUSTO PARA CARACTERIZAÇÃO ELÉTRICA DE MATERIAIS. G. B. Torsoni, C. L. Carvalho, G. A.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE UM CRIOSTATO DE BAIXO CUSTO PARA CARACTERIZAÇÃO ELÉTRICA DE MATERIAIS. G. B. Torsoni, C. L. Carvalho, G. A."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE UM CRIOSTATO DE BAIXO CUSTO PARA CARACTERIZAÇÃO ELÉTRICA DE MATERIAIS.

     

G. B. Torsoni, C. L. Carvalho, G. A. Brito

Departamento de Física e Química, Grupo de Vidros e Cerâmicas, Av. Brasil,56 , Ilha Solteira, SP,15385-000 Brasil

UNESP, Departamento de Física e Química, Grupo de Vidros e Cerâmicas

RESUMO

Os supercondutores a base de BiSrCaCuO apresentam três fases principais, Bi2Sr2CuO, Bi2Sr2CaCu2O e Bi2Sr2Ca2Cu3O com temperaturas críticas de 30K, 80K e 110K, respectivamente. Desta forma, torna-se fundamental a caracterização elétrica de tais materiais a baixa temperatura. Com este objetivo confeccionou-se um criostato para medidas de caracterização elétrica. Utilizando-se nitrogênio líquido (77K), e aplicando vácuo controlado no refrigerante, atingiu-se uma temperatura da ordem de 63K (baseado em princípios termodinâmicos) abrangendo uma maior faixa de temperatura de medida, que permitiu identificar pelo menos duas fases supercondutoras no sistema BSCCO (2212 e 2223). Neste contexto, este sistema propicia uma relação custo/beneficio mais favorável, pois evita o uso de refrigerantes mais custosos como o hélio líquido.

(2)

Palavras-chave: Caracterização, Criostato, Supercondutor, Temperatura, Vácuo.

INTRODUÇÃO

A rápida evolução da tecnologia pode ser observada através de exemplos comuns, tais como, celulares, televisores e microcomputadores cada vez menores. Essa evolução implica na necessidade de se obter dispositivos cada vez mais reduzidos e que tenha capacidade de conduzir sinais elétricos melhor do que os metais convencionais. Assim, nessa exigência se encaixam os materiais supercondutores de alta temperatura critica. Dentro dessa classe de supercondutores, comumente chamados de óxidos supercondutores, tem-se vários sistemas, tais como, os sistemas LaBaCuO, HgBaCaCuO e BiSrCaCuO, sendo que o último sistema pode apresentar 3 fases principais, ou seja, Bi2Sr2CuO (2201),

Bi2Sr2CaCu2O (2212) e Bi2Sr2Ca2Cu3O (2223) com as temperaturas críticas em

torno de 20K, 80K e 110K, respectivamente(1,2). Surgiu assim à necessidade de se

caracterizar fases abaixo da temperatura de vaporização do nitrogênio liquido (77K), baseado em princípios termodinâmicos, onde existe uma dependência da temperatura com a pressão, quando a pressão de um sistema fechado diminui, a temperatura também diminui conforme mostrado na Eq. (A):

(A)

Onde p é a pressão, V o volume, n o número de moléculas, e T a temperatura do gás. A constante R possui valor 8.314 J/mol.K. Esta equação pode ser usada para resolver problemas com gases ideais. Com este intuito confeccionou-se um criostato utilizando nitrogênio líquido para o arrefecimento, onde foram estudadas as temperaturas de liquefação e solidificação do mesmo, como mostra a Fig. 1.

(3)

Fig. 1: Diagrama de fases do Nitrogênio(3).

Com o estudo desse diagrama, tomou-se o cuidado para não solidificar o refrigerante, no caso do nitrogênio abaixo de 63K, pois pode ocorrer a expansão do mesmo e danificar o criostato.

MATERIAIS E MÉTODOS

Na confecção do criostato utilizou-se aço inox a fim de se evitar a oxidação do metal e a condução de calor. O mesmo foi projetado em duas partes, uma para o resfriamento e outra parte para isolação térmica como mostra a Fig. 2.

(4)

Fig. 2: Esquema do criostato mostrado em dois diferentes ângulos de visão.

O registro 1 (ver Fig. 3) é utilizado para a realização do vácuo no compartimento de isolação térmica do recipiente contendo o refrigerante e a ponta de prova com relação o ambiente externo, evitando assim condução de calor do ambiente para dentro do sistema refrigerado. O registro 2 tem a função de purgar o compartimento que contem o refrigerante, o abastecimento de refrigerante para dentro do respectivo compartimento é feito através do registro 3, já o registro 4 é utilizado para fazer o controle da pressão sobre o nitrogênio líquido. Na ponta de prova encontra-se a amostra e o termopar, essa ponta de prova foi feita com material de cobre, para incrementar a condução de calor entre a amostra e o nitrogênio. O procedimento de funcionamento do criostato inicia-se com o abaixamento da temperatura, inserindo-se o nitrogênio líquido pelo registro 3, assim quando a temperatura do sistema estabilizar em torno de 77K, é cessado a inserção de nitrogênio liquido. Posteriormente, inicia-se a aplicação de vácuo controlado, por um barômetro de precisão, no sistema contendo o refrigerante para assim baixar a temperatura do mesmo, de tal forma que a temperatura vá diminuindo gradativamente até em torno de 66K.

(5)

Fig. 3: Esquema de conexões e controle da pressão no sistema criogênico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para o teste de caracterização do sistema criogênico, foi utilizado uma amostra de material supercondutor BiPbSrCaCuO com a estequiometria 2223, essa amostra foi feita a partir de processos químicos devido à facilidade em se efetuar a mistura e a homogeneização dos compostos precursores, isso quando comparado aos processos convencionais, ou seja, mistura de óxidos. Assim, acetato de bismuto, cálcio, cobre, nitrato de chumbo e de estrôncio, foram dissolvidos numa solução de ácido acético com concentração ácida controlada pelo acréscimo de hidróxido de amônio segundo a estequiometria citada. Com a adição de ácido oxálico a solução formou um precipitado contendo os respectivos íons metálicos. O pó foi seco numa estufa à 100ºC durante 24 horas. Após a secagem, o pó foi submetido a várias calcinações à uma temperatura de 600ºC/24 horas intercalado por triturações num almofariz de ágata. Uma quantidade de 6.0g do pó obtido acima foi usado na fabricação de algumas pastilhas, esse pó foi prensado uniaxialmente à frio (25ºC) aplicando-se 9Ton, produzindo pastilhas com 20mm de diâmetro e 1.0mm de espessura. As pastilhas foram sinterizadas à 840ºC durante 100 horas, num forno EDG-1700, em atmosfera ambiente. O tratamento térmico à temperatura

(6)

mesmo tipo de material(4,5). Uma taxa de 120ºC/h foi usada no aquecimento e 300ºC/h para o resfriamento. Uma amostra do material citado acima foi colocada no criostato, onde foi efetuada uma medida elétrica da resistência elétrica em função da temperatura usando o método das 4 pontas DC, afim de se estabelecer qual a temperatura crítica,Tc do material, onde foi obtido o gráfico mostrado na Fig 4.

70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 Amostra Bi1.6Pb0.4Sr2Ca2Cu3Ox Res istê n cia (U.A.) Temperatura (K)

Fig. 4: Gráfico da resistência normalizada em função da temperatura para a amostra de Bi1.6Pb0.4Sr2Ca2Cu3Ox.

A medida mostra o comportamento perfeito da transição supercondutora em torno de 110K, temperatura característica da fase de 2223, confirmando assim a confiabilidade e a eficiência do equipamento(6). Usando nitrogênio líquido para baixar a temperatura até 78K, depois com a aplicação do vácuo, esta medida chegou até 70K, obtendo-se assim uma faixa maior para esse tipo de medida.

(7)

CONCLUSÕES

Usando nitrogênio líquido (77K), e aplicação de vácuo controlado sobre o sistema contendo o refrigerante, chegou-se a uma temperatura de 66K abrangendo uma gama maior de medição. Neste contexto, este sistema oferece uma relação custo / benefício mais favorável, evitando o uso de refrigerantes mais caros, como é o caso do hélio líquido. Ressaltando que, experimento semelhante foi efetuado em outro sistema e o resultado obtido da temperatura de transição supercondutora foi idêntico ao apresentado pelo criostato desenvolvido neste trabalho(6).

AGRADECIMENTOS

Os autores são gratos à CAPES, FAPESP, CNPq e a Oficina Mecânica do DFQ pelo suporte financeiro e técnico, respectivamente.

REFERÊNCIAS

1. LIM, H. J.; BYRNE J. G. Improvement of Properties of BSCCO

Superconductor Tapes with Thermal Processing. Metallurgical and Materials Transactions B, 28B, 425, 1997.

2. SCHRIEFFER, J. R.; BROOKS, J. S. Handbook of high-temperature superconductivity: theory and experiment. New York: Springer, 2006.

3. WRAY, E. M. Real Phase Diagrams. Phys. Educ., 7, 243, 1972. 4. CARVALHO, C.L.; SANTOS, D.I.; E.A.A.RUBO, AEGERTER, M.A. A. Influência do Tempo de Sinterização nas Características Elétricas e Estruturais de Cerâmicas Supercondutoras do Sistema BSCCO. In: 11º Congresso Brasileiro de

(8)

5. CARVALHO C.L.; SANTOS D.I.; RUBO E.A.A.; AEGERTER M.A. Caracterização Elétrica e Estrutural de Cerâmicas Supercondutoras BSCCO

Preparadas com Controle Granulométrico dos Pós Precursores. In: 38º Congresso Brasileiro de Cerâmica, Blumenau – SC, 1994.

6. TORSONI, G.B.; CARVALHO, C.L.; SOLANO, R.A.V.; PERUZZI, R.O. Influence Study of the Dc Low Intensity Magnetic Fields in the Electric Characteristics of the High Tc Superconductor Bulk. 17º CBECIMat, 512, 2006.

PLANNING AND PRODUCTION OF A LOW COST CRYOSTAT FOR ELECTRICAL CHARACTERIZATION OF MATERIALS.

ABSTRACT

The system BSCCO can show three main Bi2Sr2CuO, Bi2Sr2CaCu2O and Bi2Sr2Ca2Cu3O with critical temperatures around 20K, 80K and 110K, respectively. Therefore, it is fundamental to study these materials in details at lowest temperatures, with simple systems and low cost equipment. In this work was projected a cryogenic system with capacity to reach temperatures below the liquid nitrogen temperature (77K). Based on thermodynamic principles, which is used with liquid nitrogen system, with the vacuum application and control, it has been achieved temperatures about 63K (freezing nitrogen temperature) in the sample holder. With the availability of a large range temperature becomes possible to identify at least two superconducting phases as in system BSCCO, which also involves a cost / benefit ratio more favorable, avoiding the use of more expensive refrigerates as liquid helium.

KEY-WORDS: Characterization, Cryostat, Superconductor, Temperature, Vacuum.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk