• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO DO MESTRADO PPGE-UFPA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO DO MESTRADO PPGE-UFPA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

EDITAL Nº 01/2018 – SELEÇÃO DO MESTRADO PPGE-UFPA 2018-2

(segunda entrada 2018)

Área de Concentração: Desenvolvimento Econômico Regional Art. 1° Inscrição

1.1 A inscrição será realizada somente pelo endereço eletrônico:

https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto, entre os dias 17/05/2018 a 18/06/2018.

1.2 Poderão inscrever-se para o processo de seleção ao Curso de Mestrado em Economia os portadores de diploma de graduação de nível superior, reconhecido na forma da lei, os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará, portadores de diploma de graduação de nível superior.

Art. 2° Documentos para inscrição online:

O candidato ao Mestrado deverá incluir no sistema SIGAA, no ato da inscrição, os seguintes documentos: 2.1. Formulário de inscrição (Anexo I) devidamente preenchido;

2.2. Cópia da cédula de identidade, ou outro documento oficial de identificação com foto e CPF;

2.3. Cópia do Diploma ou declaração de conclusão com menção da data de Colação de Grau da graduação. Serão aceitas as inscrições de alunos concluintes de curso de graduação, ficando a matricula condicionada à apresentação da documentação comprobatória de conclusão do respectivo curso; 2.4. Cópia do Histórico Escolar;

2.5. Curriculum Vitae, somente no modelo LATTES/CNPq. Ressalta-se que só terão validade para pontuação as atividades dos últimos 05 (cinco) anos;

2.6. No caso de candidato servidor da Universidade Federal do Pará, deverá apresentar também o contracheque, ou outro documento comprobatório do vínculo;

§1º Somente serão deferidas as inscrições que cumprirem todos os itens listados acima.

§2º A veracidade dos dados e documentos informados são de total responsabilidade do candidato as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese, ou a qualquer título.

(2)

2

§3º Toda documentação deverá ser digitalizada e salva em um único arquivo digital em formato pdf, que deverá ser incluído no endereço eletrônico de inscrição. O nome do arquivo deverá ser o nome completo (caixa alta) do candidato, sem acentuação e sem espaço entre os caracteres. Caso o candidato seja aprovado no processo seletivo, será obrigatória a apresentação dos documentos originais para autenticação, bem como cópias impressas dos referidos documentos, no ato da matrícula. Constatada alguma inconsistência ou irregularidade o candidato, mesmo que matriculado no curso será desligado do programa.

Art. 3° Da Seleção

3.1 As provas constarão dos seguintes exames:

a) Prova Dissertativa, dos seguintes temas: Microeconomia, Macroeconomia, Economia Política, de caráter eliminatório;

3.2 A segunda etapa constará dos seguintes exames:

a) Análise do Curriculum Vitae e histórico escolar do curso de graduação, de caráter classificatório. §1º Somente participará da etapa posterior o candidato que for aprovado na etapa imediatamente

anterior.

§2º Cada um dos exames do processo seletivo será avaliado numa escala numérica de 0 a 10.

§3º Na primeira etapa, as provas de caráter eliminatório terão os seguintes pesos: Macroeconomia 30%, Microeconomia 30%, Economia Política 30%.

§4º Na primeira etapa serão selecionados os candidatos que se classificarem nos três quartis superiores dentro do quadro de classificação geral dos candidatos na primeira etapa da seleção.

§5º A Classificação geral dos candidatos na seleção será baseada na média das notas finais das provas dissertativas.

§6º As notas finais das provas dissertativas serão calculadas com base na média ponderada de suas respectivas provas.

§7º Os temas e as bibliografias (recomendadas) referentes a cada uma das provas, a que se referem as letra “a” do item 3.1, estão disponíveis no (Anexo III) deste edital.

§8º Análise do curriculum vitae (e histórico escolar) obedecerá ao critério de julgamento conforme resolução ICSA nº 10 de 13/11/2014, especificamente o artigo 18, conforme ordem de prioridade a seguir: a) publicações, em que será atribuído maior peso àquelas ligadas a área de conhecimento em economia; b) atividades de pesquisa; c) atividades profissionais; d) escore de notas do candidato na graduação e pós-graduação, quando couber.

§11° Para efeito de classificação final dos candidatos aprovados, serão adotados os seguintes pesos:

(3)

3

Prova de Macroeconomia (PMa) 30%

Prova de Economia Política (PEp) 30%

Curriculum Vitae e Histórico Escolar do curso de graduação (PC) 10%

§12º O conceito final do processo de seleção será calculado pela soma dos conceitos obtidos nos exames, considerando os pesos como definidos acima.

NF=PMi*0,3+PMa*0,3+PEp*0,3+PC*0,1

§13º Obrigatoriamente o candidato deverá identificar cada prova apenas com seu número de inscrição fornecido pelo sistema SIGAA. Em caso de perda ou não conhecimento do número de inscrição não será de responsabilidade do PPGE fornecer tal informação. Qualquer outro tipo de identificação nas provas que não seja o número de inscrição eliminará o candidato do processo seletivo.

§14º Cada prova constará de 4 questões onde o candidato terá que escolher duas para responder. Cada questão irá valer 10 pontos e será dividido por 2. O máximo de pontos que cada candidato pode ter em cada uma das provas é 10 pontos.

Art. 4° Das Vagas

4.1 O número de vagas, relativo a este processo seletivo é de, no máximo, 6 vagas.

Art. 5° Calendário do Processo Seletivo.

a) Período de inscrição: 17/05/2018 a 18/06/2018.

b) Homologação e Publicação das inscrições: 19/06/2018 (recurso até 48h após o resultado) c) Provas: 02/07/2018 e 03/07/2018;

 Microeconomia – 02/07/2018 – Das 8:30h às 12:30h.  Macroeconomia –02/07/2018 – Das 14:00h às 18:00h  Economia Política – 03/07/2018 – Das 8:30h às 12:30h.

d) A Divulgação dos espelhos das provas será fornecido entre os dias 06/07/2018 e 09/07/2018. e) Divulgação do resultado das provas escritas: até dia 11/07/2018

f) Prazo para recursos: até dia 13/07/2018 às 16h00. O mesmo pode ser enviado via email para

ppgeconomia@ufpa.br, mas devem ser enviados também por escrito, via protocolo do ICSA-UFPA. g) Matrícula: 10/09/2018 a 14/09/2018 (os novos alunos devem, no período destacado, se dirigir à

Secretaria do PPGE, para receberem cadastro no SIGAA e posteriormente, com o número de matricula, se matricular nas disciplinas on-line). Novos alunos devem trazer a documentação constante no Art. 2º e seus itens (original e cópia). Duas Cópias coloridas da cédula de identidade, ou outro documento oficial de identificação com foto e CPF.

(4)

4

Art. 6° Disposições Gerais

§1º O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no endereço eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA: http://www.ppge.propesp.ufpa.br/index.php/br/

§2º Quaisquer dúvidas sobre este processo seletivo poderão ser dirimidas junto à Secretaria do Curso, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, 2° andar, Campus Universitário do Guamá, Setor Profissional, Rua Augusto Correia nº 01, Universidade Federal do Pará, das 09 as 15:00 horas – Telefone: (91) 3201-8045 e (91) 99989-5149.

§3º A divulgação dos resultados do processo de seleção ao Mestrado, será feita no endereço eletrônico do Programa, bem como no quadro de avisos da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia, conforme endereços constantes nos §1º e §3º deste Artigo, respectivamente. As notas serão divulgadas de acordo com o número de inscrição do candidato.

§4º Junto com o resultado final do processo seletivo serão divulgados o local, a data e o horário de matrícula dos aprovados. Serão excluídos os candidatos selecionados que não comparecerem para efetuar a matrícula ou que não apresentarem documento comprobatório de conclusão de curso de graduação.

§5º Será de inteira responsabilidade do candidato à procura pelas informações referentes ao andamento do Processo Seletivo (resultados da 1ª e 2ª etapas).

§6º Caberá recurso ao resultado final da seleção, até 48 horas após a divulgação do seu resultado. §7º Havendo Disponibilidade de Bolsas, a distribuição seguirá as diretrizes das Agências de Fomento e a

PROPESP, sendo o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Economia soberano para definir em última instancia a distribuição das bolsas.

§8º As provas escritas, objetos do Artigo 5 deste edital, serão realizadas no Setor Profissional do Campus do Guamá, da Universidade Federal do Pará em local a ser determinado pela Comissão de Seleção e divulgado no endereço eletrônico: http://www.ppge.propesp.ufpa.br/index.php/br/.

§9º Em cada uma das provas escritas não será permitida a entrada no (s) local (is) de realização das provas de nenhum candidato, após o seu início.

§10º O curso funcionará em tempo integral, devendo ter atividades pelo turno da manhã, tarde e noite. §11º Todos os candidatos aprovados serão matriculados como alunos regulares, o que, por sua vez, implica

que os alunos matriculados, sem distinção da origem da vaga, estarão sujeitos ao Regimento Interno do Programa.

§12º O sistema de aulas do curso será de forma semestral, com a oferta das disciplinas de acordo com a grade curricular, no entanto, o semestre irá iniciar com as disciplinas obrigatórias de Macroeconomia I e Desenvolvimento Econômico I ou II e mais uma disciplina optativa.

(5)

5

Belém, 17 de maio de 2018

RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia

(6)

6

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO – 2018-II

1 – MODALIDADE DO CURSO

MESTRADO ACADÊMICO POTENCIAL ORIENTADOR:

2 – IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO NOME COMPLETO

CPF DATA DE NASCIMENTO IDENTIDADE ÓRGÃO EMISSOR DATA DE EMISSÃO

/ /

NACIONALIDADE PAÍS V ISTO PERMANENTE – PERÍODO DE VIGÊNCIA

SIM( ) NÃO ( ) de: / / a / /

SEXO

M ( ) F ( )

ENDEREÇO RESIDENCIAL BAIRRO

CEP CIDADE UF DDD FONE E-MAIL

3 – ATUAÇÃO PROFISSIONAL E LOCAL DE TRABALHO INSTITUIÇÃO (Empresa, Banco, Universidade, Faculdade, etc.)

ÁREA DE ATUAÇÃO (Indústria, Financeira, Telecomunicações, Correio, etc.) ENDEREÇO:

CAIXA POSTAL CEP CIDADE UF

DDD FONE FAX E-MAIL

4 – FORMAÇÃO ACADÊMICA

NOME DO CURSO DE GRADUAÇÃO ANO DE CONCLUSÃO

INSTITUIÇÃO / FACULDADE PAÍS

CIDADE UF DDD FONE

NOME DO CURSO DE GRADUAÇÃO (2º SE FOR O CASO) ANO DE CONCLUSÃO

INSTITUIÇÃO / FACULDADE PAÍS

(7)

7

5 - OBJETIVOS NO CURSO (o candidato pode preencher o formulário ou anexar uma carta de intenção)

6 – CONCORDÂNCIA DO CANDIDATO

DECLARO EXPRESSAMENTE CONHECER E CONCORDAR, PARA TODOS OS EFEITOS E CONSEQÜÊNCIAS DE DIREITO, COM AS NORMAS GERAIS PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO.

LOCAL DATA ASSINATURA DO CANDIDATO

7 – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS (A DOCUMENTAÇÃO ABAIXO ESPECIFICADA É INDISPENSÁVEL FAVOR ANEXÁ-LA A ESTE FORMULÁRIO)

( ) Formulário preenchido (com “ carta de intenção ’’, quando necessário) ( ) Curriculum Vitae comprovado

( ) Cópia do diploma de nível superior(ou declaração correspondente, quando for o caso) ( ) Cópia do Histórico escolar da graduação

( ) Plano de Pesquisa

8 – RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO DA INSCRIÇÃO NOME COMPLETO

(8)

8

ANEXO II LINHAS DE PESQUISA

1 - Economia, Sociedade e Meio Ambiente

2 - Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável 3 - Desenvolvimento Regional e Urbano

(9)

9

ANEXO III

PROGRAMA DAS PROVAS E BIBLIOGRAFIA

I. MICROECONOMIA

1. Teoria do Consumidor 2. Teoria da Firma 3. Concorrência Perfeita 4. Oligopólio

5. Noções de Teoria dos Jogos 6. Falhas de Mercado

7. Equilíbrio Geral

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA a) Básica

1. PINDYCK, Robert e Rubenfeld, D. Microeconomia, 2a ed. São Paulo: Makron Books, 1994. 2. VARIAN, H. Microeconomia: Princípios Básicos, 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994.

b) Complementar

3. HENDERSON & QUANDT, Teoria Microeconômica, 3a ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1992. 4. VASCONCELLLOS, M.A.S. e OLIVEIRA, R.G. Manual de Microeconomia, 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

5. BESANKO,D.A.; BRAEUTIGAM, R.R. Microeconomia – Uma Abordagem Completa. LTC Editora. 2002

6. FRANK, ROBERT H. Microeconomia e Comportamento. Tradução: Christiane de Brito Abreu: revisão técnica: Giácomo Balbinotto Neto, - 8ª. ed. – Porto Alegre: AMGH, 2013.

7. MANSFIELD, E.; YOHE, G. Microeconomia: Teoria e Aplicações. Tradução de Cid Knipel Moreia – São Paulo: Saraiva, 2006.

8. MANKIW, N.G. Principios de Microeconomia. Tradução da 5ª. Edição Norte Americana. Cengage Learning. 2010.

9. KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no

(10)

10

II. MACROECONOMIA

1 - Princípio da Demanda efetiva em Keynes (1936) 2- Consumo e investimento em Keynes (1936)

3- A preferência pela liquidez e a taxa de juros em Keynes (1936) 4 – Modelo Kaleckiano de determinação dos Lucros e Investimento 5 - Modelo Keynesiano Simples

6 - Modelo IS/LM – economia fechada 7 - Modelo IS/LM – economia aberta

8 – Curva de Phillips e a economia Monetarista e Novo-Clássica 9 – Modelo Novo-keynesiano

10 – Metas de inflação e a regra de Taylor

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ASIMAKOPULOS, A. (1991). Keynes´s General Theory and Accumulation. Cambridge: Cambridge University Press.

BLANCHARD, Olivier (2011). Macroeconomia. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

DORNBUSCH ,Rudiger; Fischer ,Stanley; Startz ,Richard. Macroeconomia. Mc Graw Hill; Edição: 11ª, 2013, 648 páginas.

FROYEN: Richard. Macroeconomia. São Paulo: Saraiva, 1999.

KALECKI, Michal. Teoria da dinâmica econômica: ensaio sobre as mudanças cíclicas e a longo prazo

da economia capitalista. Abril Cultural, 1983.

KEYNES, J. M. (1936), The General Theory of Employment, Interest and Money. London, Macmillan. Tradução brasileira, São Paulo, Abril, 1983.

LOPES, Luiz Martins; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de (2011). Manual de macroeconomia -

básico e intermediário. 3.ed. São Paulo: Atlas.

(11)

11

III. ECONOMIA POLÍTICA.

1. Teoria do valor trabalho - interpretação clássica e marxista: proximidade e ruptura Bibliografia recomendada

COUTINHO, Maurício Chalfin. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, 1993. FILHO, Alfredo Saad. O valor de Marx. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

HARVEY, David. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. Tradução de José Ricardo Brandão Azevedo e Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.

2. Teoria das crises do (do capitalismo) - interpretação clássica e em Marx: condicionantes e tendências históricas do capitalismo

Bibliografia recomendada

SHAIKH, Anwar. Uma introdução à história das teorias de crise. Ensaios FEE. Porto Alegre.1983. MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

HARVEY, David. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

RODOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

3. A teoria monetária em Ricardo e Marx - definições e problematizações. Bibliografia recomendada

MARX, Karl. O Capital (1867). São Paulo Boitempo, 2013.

COUTINHO, Maurício Chalfin. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, 1993.

FILHO, Alfredo Saad. O valor de Marx. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

RODOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

NAPOLEONI, Claudio; SMITH, Ricardo. Marx. Rio de janeiro: Graal, 2000.

4. Teoria das mercadorias fictícias em Karl Polanyi e formação do liberalismo moderno Bibliografia recomendada

POLANYI, Karl. "A subsistência do homem e ensaios correlatos." Rio de Janeiro: Contraponto (2012).

(12)

12

5. Teoria do comércio internacional clássica. Smith e Ricardo. Bibliografia recomendada

NAPOLEONI, Claudio; SMITH, Ricardo. Marx. Rio de janeiro: Graal, 2000.

COUTINHO, Maurício Chalfin. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, 1993 HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. Tradução de José

Ricardo Brandão Azevedo e Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005 6. A teoria da divisão social do trabalho em Smith e Marx

Bibliografia recomendada

NAPOLEONI, Claudio; SMITH, Ricardo. Marx. Rio de janeiro: Graal, 2000.

COUTINHO, Maurício Chalfin. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, 1993 HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. Tradução de José

Ricardo Brandão Azevedo e Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005 7. O processo de valorização e acumulação do capital em Marx.

Bibliografia recomendada

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo, Martins Fontes, 1983. Prefácio.

MARX, Karl. O Capital (1867). São Paulo Boitempo, 2013.

MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985. HARVEY, David. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013. 8. As diferentes teorias do lucro em Ricardo e Marx.

Bibliografia recomendada

NAPOLEONI, Claudio; SMITH, Ricardo. Marx. Rio de janeiro: Graal, 2000.

COUTINHO, Maurício Chalfin. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, 1993 HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. Tradução de José

Ricardo Brandão Azevedo e Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005 FILHO, Alfredo Saad. O valor de Marx. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

RODOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

9. Autonomia relativa do capital-monetário e financeirização. HARVEY, David. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

(13)

13

BELLUZZO, Luiz Gonzaga De Mello. O capital e suas metamorfoses. SciELO-Editora UNESP, 2016.

10. O debate Economia política x Teoria Econômica (Economics)

COUTINHO, Maurício Chalfin. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, 1993.

HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. Tradução de José Ricardo Brandão Azevedo e Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005. VIOTTI, Eduardo Baumgratz. A economia e o Estado capitalista. Petrópolis: vozes, 1986. REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BELLUZZO, Luiz Gonzaga De Mello. O capital e suas metamorfoses. SciELO-Editora UNESP, 2016.

COUTINHO, Maurício Chalfin. Lições de economia política clássica. São Paulo: Hucitec, 1993. FILHO, Alfredo Saad. O valor de Marx. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

HARVEY, David. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico: uma perspectiva crítica. Tradução de José Ricardo Brandão Azevedo e Maria José Cyhlar Monteiro. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.

MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo, Martins Fontes, 1983. Prefácio.

MARX, Karl. O Capital (1867). São Paulo Boitempo, 2013.

NAPOLEONI, Claudio; SMITH, Ricardo. Marx. Rio de janeiro: Graal, 2000.

POLANYI, Karl. "A subsistência do homem e ensaios correlatos." Rio de Janeiro: Contraponto (2012).

POLANYI, Karl. A grande transformação. Leya, 2013.

RODOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O Capital de Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001. SHAIKH, Anwar. Uma introdução à história das teorias de crise. Ensaios FEE. Porto Alegre.1983. VIOTTI, Eduardo Baumgratz. A economia e o Estado capitalista. Petrópolis: vozes, 1986.

Referências

Documentos relacionados

O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FERDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL), Câmpus Sapucaia do Sul, Mack Léo Pedroso no uso de suas atribuições

3.1-Poderão inscrever-se neste Processo Seletivo para preenchimento de vagas do Quadro de Estagiários do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul os estudantes que estejam matriculados

3.1-Poderão inscrever-se neste Processo Seletivo para preenchimento de vagas do Quadro de Estagiários do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul os estudantes que estejam matriculados

A viabilidade do método CLAE-UV para a quantificação do glutamato não foi alcançada até o presente momento devido a possíveis interferências, que vão desde a validade

será cada membro devidamente notificado pelo Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos, Pesquisas e Atividades Complementares, acerca da autoria, professor-orientador,

o detalhe não quer dizer muita coisa, mas é curioso que na página 177 de sthefanus, esta sim a metade aritmética do diálogo, esteja o argumento sobre a existência das duas ordens:

a) Qualquer profissional de saúde qualificado por órgão competente devidamente reconhecido para este fim pelo Coordenador do Sistema de Sangue, Componentes e Derivados. d)

consacrazione battesimale, per promuovere l’edificazione dell’amore, della giustizia e della pace con interventi nella società a favore dei poveri e degli oppressi, per focalizzare