• Nenhum resultado encontrado

Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Julho de 2017

www.saomiguelsd.com

“Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5)

Amados irmãos e irmãs,

Com muita saudade já presente no meu coração de Padre, quero dizer adeus! Porque, "a Deus", sempre será a melhor saudação num momento de despedida. Tudo para Deus! E, com as mesmas palavras do Apóstolo Paulo à Comunidade dos Filipenses, "Alegrai-vos sempre no Senhor, eu repito: Alegrai-vos", quero manifestar minha gratidão a vocês, querido rebanho, que o Senhor me confiou nestes primeiros anos do meu Ministério Sacerdotal. Recordo muito bem do dia em que aqui cheguei, da Paróquia que encontrei e dos desafios que vi. Lembro-me que, no dia de minha Ordenação Sacerdotal, foi cantada uma música que pedia a Deus que usasse minha juventude para realizar Sua Vontade. Vejo que Ele usou! Como a vela que se consome

Carta de despedida da Paróquia de São Miguel e Almas

neste altar, percebo que Deus também me consumiu nesta missão e me fez assim feliz; na alegria de servir a Deus nos irmãos.

Foram seis anos de luta incansável, na qual senti o Senhor sempre presente! Aqui aprendi duas coisas importantes para a vida de um sacerdote: a ser um homem amadurecido, pois cheguei ainda menino, e a ser padre de verdade, pois estava recém-ordenado. Compreendi que a vida de um sacerdote é estar inserido no meio do povo, do rebanho. Olhando, escutando e orientando, dentro do possível e humano, a comunidade de fé a crescer no amor. Quero pedir agora perdão por minhas faltas. Foram e são muitos sonhos e desejos. Percebi que deveria simplesmente acolher cada pessoa que chegasse, ou melhor, que voltasse para a Igreja. E batalhei muito por isto. Muito mesmo!

Não quis e não tentei sempre agradar; o que fiz foi mostrar que Deus ama a todos! Mas, de alguma forma, espero ter tocado todos os corações!

Esta Paróquia é intensa em sua atividade pastoral, e por causa disto, convoquei muitos para o serviço e entreguei funções, depositei confiança e esperança em vocês. E assim, consigo ver, no final deste percurso, o sucesso da nossa missão juntos. Ninguém chega ao céu sozinho, nós chegaremos juntos!

Apressados foram os nossos passos. Era preciso correr, lutar e fazer acontecer. Esta Paróquia é uma Mãe, de muitos filhos, de tantos lugares e outras Paróquias. Era urgente anunciar o Evangelho! Era preciso transformar tudo! Era preciso ser uma Igreja viva em missão.

Combati o bom combate com a intercessão de nosso Padroeiro. E, com a consciência tranquila e em paz, deixo tudo que amei e amo, para abraçar a nova proposta de Deus. Um novo chamado: - Eis-me aqui Senhor, envia-me!

Aqui fui pai, filho, irmão e pastor e desejo ser lembrado como aquele que teve o imenso prazer e orgulho em ter se tornado um cidadão sandumonense.

Agradeço a todos, querida família, meus pais Geraldo e Maria, meus irmãos e todos os meus familiares. Estimado povo conterrâneo de Viçosa, que estão aqui comigo neste momento. A vocês, amado povo de Santos Dumont, minha eterna morada, meus amigos, meus irmãos! Aos membros de nossas Comunidades, Pastorais, Movimentos, Associações, Grupos de Serviços e outros. A todos desta cidade. Aos Padres desta Forania, aos Diáconos, Religiosos e Religiosas. Ao meu companheiro de Ministério Presbiteral e aos Seminaristas, o meu eterno reconhecimento, por me ajudarem no meu crescimento e pela presença constante e amiga. Muito obrigado Amigos! Estarão guardados sempre em meu coração. Lembrem-se de mim. Rezem por mim. Vou guardar cada rosto atento nas Missas, nas reuniões, que foram muitas e necessárias para o nosso crescimento. Aos companheiros inseparáveis de trabalho. Aos meus queridos funcionários e voluntários. Enfim, a você que no seu silêncio participou, ajudou em todo o nosso trabalho de evangelizar. Deixo com saudade aqueles que tanto amei e vou continuar amando sempre!

A Deus. Amado Senhor, meu Senhor! À Virgem Mãe, que não deixou faltar o vinho da Alegria, que permaneceu estampado em nossos rostos. A São Miguel e Almas, meu eterno Padroeiro, "Quem como Deus"!

Estou partindo para um novo desafio, mas sempre confiante, porque o nosso lugar é para onde Deus nos chama e nos quer a Seu serviço.

Enfim, se as lágrimas estiverem rolando, saibam que cada uma delas simboliza o amor, a gratidão e o carinho por cada um de vocês. "Amigos se guardam do lado esquerdo do peito".

Até breve! Nas veredas da vida, novamente iremos nos encontrar... Obrigado! Deus abençoe a todos!

E claro, para terminar: Pode ser mais Forte!

(2)

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 57 - Julho de 2017 Página 02 - www

.saomiguelsd.com

Caríssimo amigo Padre João Paulo.

Muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossas vidas, independentes de nossa vontade ou desejo. Porém, quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceitá-los, pois faz parte dos desígnios de DEUS.

Durante seis anos tivemos a graça da sua pre se nç a em nosso me io. E lhe somos profundamente agradecidos por isso. O senhor nos liderou e participou conosco em várias realizações da nossa Paróquia ,que foram grandes conquistas e motivo de alegria e júbilo para todos nós.

Realizamos inúmeras festas comemorativas dos padroeiros das comunidades, que além de ser e m mome ntos de congra ç ame nto, estreitaram e reforçaram os laços entre as várias comunidades e todos os seus integrantes. Além disso, estes momentos inesquecíveis, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos c ristãos, a ssim como e r a na s pr ime ira s comunidades cristãs.

Todas essas realizações, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história

da Paróquia São Miguel e Almas. Porém estas não foram suas maiores conquistas.

E o senhor, Padre João Paulo, foi durante estes seis anos nosso pároco e, de uma forma bem especial, recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico nos dias atuais e exortou-nos a conhecer, praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igre ja e em nossa vida cotidiana , e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.

Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e última. E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou várias ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja.

Sua maneira de ser e agir, nos aproxima como irmãos e faz com que sintamos o verdadeiro espírito cristão de unidade , sem diferença alguma entre nós. Padre João Paulo, Deus coloca pessoas em nossas vidas que agem como a njos, mostra ndo o ca minho que devemos percorrer. Saiba que para muitos desta Paróquia que passaram por momentos

difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz conforto e esperança para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e sem esperança.

Esta foi a sua mais importante realização. Promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer neles a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS. É a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a certeza da missão cumprida.

Padre João Paulo, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses seis anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar, com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco.

Não diremos adeus, mas até breve. Que Deus o abençoe nesta nova missão e tenha a certeza de que sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso. Vá em paz e que o Arcanjo Miguel seja a sua proteção.

Quem como Deus? Ninguém como Deus! PASCOM da Paróquia São Miguel e Almas

DIZER OBRIGADO É POUCO

Apresentação - 29/05/2011 Festa de São Miguel e Almas - 29/09/2011

Missa com as crianças - 4º dia do Advento - 18/12/2011 Festa de Santa Terezinha - 01/10/2011

Aniversário natalício 30 anos e familiares - 10/12/2011

Produção: Pastoral da Comunicação Responsável: Pe. João Paulo T. Dias Correspondência: Praça Cesário Alvim

n° 49 - Centro Santos Dumont-MG cep: 36240000-(32) 3251-4839 - e-mail:

saomiguelsd@hotmail.com

Diagramação, revisão, editoração, arte final e impressão: Pastoral da

Comunicação

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1000 exemplares

(3)

Primeiro ano de vida Sacerdotal - 14/05/12 Pentecostes - 27/05/12

II Arraiá do Perpétuo Socorro - 27/06/13 Visita Pastoral de Dom Gil - 09/09/12 Retiro Música - Vale das Bem Aventuranças - 14/04/13

Visita Pe Antônio Maria - 15/07/12

Missões com os Jovens Missionários - 16/11/13

Rito de Sagração da Matriz - 01/12/13 Sagração da Matriz - 01/12/13 Posse como Adminsitrador Paroquial - 01/12/13 Missa de Rua - 12/07/13 Avaliação Sinodal - 16/11/13

(4)

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 57 - Julho de 2017 Página 04 - www

.saomiguelsd.com

Entrevista - "Dai a Deus o que é de Deus"- 30/01/14 Palestra sobre a CF de 2014

Formação RCC - 2014 Primeiro Encontro do Terço dos Homens - 22/06/14 Tapestes - Corpus Christi - 19/06/14

3 anos de vida Sacerdotal - 14/05/14

Visita da imagem Peregrina de Fátima - 05/10/14

Assembléia Paroquial - 5, 6 e 07/11/14 Missa do Galo - Natal - 24/12/14 Posse e renovação - Minsitros Extraordinários - 25/12/14 25 anos Comunidade Rosa Mística - 06/07/14 15 anos Comunidade Santa Rita de Cássia - 31/10/14

(5)

Jovens Missionários Continentais - 21/08/2015 100 anos das PIMC e Relíquia de São Vicente - 20/06/15

Acolhida do ícone do Perpétuo Socorro - 06/12/15

Retorno da imagem de São Miguel - 19/09/15

Abertura do Ano da Misericórdia - 20/12/15 Abertura da Porta da Misericórdia - 20/09/16

Visita da imagem de São Miguel - setembro/16 Festa de São Miguel - Dia do Padroeiro- 29/09/16

Festa de São Miguel - Missa da Unidade - 25/09/16 Peregrinação à Porta da Misericórdia - 09/10/16 Encerramento do Ano da Misericórdia - 13/11/16 Pe João Paulo e Salette (Canção Nova) - 29/09/16

(6)

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 57 - Julho de 2017 Página 06 - www

.saomiguelsd.com

Corpus Christi - Coroação - 15/06/17

Envio e acolhida dos Seminaristas - 12/02/17

Acolhida a imagem de N. Senhora das Dores - 19/03/17 Missa da Caminhda Penitencial - 24/03/17

Missa na Velha Matriz de Dores do Paraibuna - 02/04/17 Quinta feira Santa - Lava Pés - 13/04/17

Domingo da Páscoa do Senhor - 16/04/17 Missa Mariana - Forania São Miguel - 28/05/17 Imagem de São Miguel em Dores do Paraibuna - 11/06/17 Domingo de Ramos - 09/04/17

Instalação da Área Missionária São Brás - 03/02/17

Referências

Documentos relacionados

“eliminar a hanseníase como um problema de saúde pública” para a “redução da carga da doença medida pela redução do grau 2 de incapacidades físicas entre os casos novos e

Os cuidados de manutenção da vida direcionam-se para higiene do paciente e do ambiente; os técnicos gerais envolvem técnicas básicas como manipulação de instrumentos/medicações e

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma correlação entre o diâmetro do orifício de abastecimento e a área real de sauveiros de Atta sexdens rubropilosa

[r]

Trabalhadores Consumidores Via de exposição Efeito agudo local Efeitos agudos sistêmica Efeitos crônicos locais Efeitos crônicos sistêmica Efeito agudo local Efeitos agudos

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Utilizou-se como definição para a variável dependente deste estudo, assédio moral no trabalho, o conceito apresentado por Barreto (2006), onde o assédio moral no

Para criar essa organização, instruções simples do programa – como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador –, são interconectadas a