• Nenhum resultado encontrado

Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eis que faço novas todas as coisas. (Ap 21, 5)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Julho de 2017

www.saomiguelsd.com

“Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5)

Amados irmãos e irmãs,

Com muita saudade já presente no meu coração de Padre, quero dizer adeus! Porque, "a Deus", sempre será a melhor saudação num momento de despedida. Tudo para Deus! E, com as mesmas palavras do Apóstolo Paulo à Comunidade dos Filipenses, "Alegrai-vos sempre no Senhor, eu repito: Alegrai-vos", quero manifestar minha gratidão a vocês, querido rebanho, que o Senhor me confiou nestes primeiros anos do meu Ministério Sacerdotal. Recordo muito bem do dia em que aqui cheguei, da Paróquia que encontrei e dos desafios que vi. Lembro-me que, no dia de minha Ordenação Sacerdotal, foi cantada uma música que pedia a Deus que usasse minha juventude para realizar Sua Vontade. Vejo que Ele usou! Como a vela que se consome

Carta de despedida da Paróquia de São Miguel e Almas

neste altar, percebo que Deus também me consumiu nesta missão e me fez assim feliz; na alegria de servir a Deus nos irmãos.

Foram seis anos de luta incansável, na qual senti o Senhor sempre presente! Aqui aprendi duas coisas importantes para a vida de um sacerdote: a ser um homem amadurecido, pois cheguei ainda menino, e a ser padre de verdade, pois estava recém-ordenado. Compreendi que a vida de um sacerdote é estar inserido no meio do povo, do rebanho. Olhando, escutando e orientando, dentro do possível e humano, a comunidade de fé a crescer no amor. Quero pedir agora perdão por minhas faltas. Foram e são muitos sonhos e desejos. Percebi que deveria simplesmente acolher cada pessoa que chegasse, ou melhor, que voltasse para a Igreja. E batalhei muito por isto. Muito mesmo!

Não quis e não tentei sempre agradar; o que fiz foi mostrar que Deus ama a todos! Mas, de alguma forma, espero ter tocado todos os corações!

Esta Paróquia é intensa em sua atividade pastoral, e por causa disto, convoquei muitos para o serviço e entreguei funções, depositei confiança e esperança em vocês. E assim, consigo ver, no final deste percurso, o sucesso da nossa missão juntos. Ninguém chega ao céu sozinho, nós chegaremos juntos!

Apressados foram os nossos passos. Era preciso correr, lutar e fazer acontecer. Esta Paróquia é uma Mãe, de muitos filhos, de tantos lugares e outras Paróquias. Era urgente anunciar o Evangelho! Era preciso transformar tudo! Era preciso ser uma Igreja viva em missão.

Combati o bom combate com a intercessão de nosso Padroeiro. E, com a consciência tranquila e em paz, deixo tudo que amei e amo, para abraçar a nova proposta de Deus. Um novo chamado: - Eis-me aqui Senhor, envia-me!

Aqui fui pai, filho, irmão e pastor e desejo ser lembrado como aquele que teve o imenso prazer e orgulho em ter se tornado um cidadão sandumonense.

Agradeço a todos, querida família, meus pais Geraldo e Maria, meus irmãos e todos os meus familiares. Estimado povo conterrâneo de Viçosa, que estão aqui comigo neste momento. A vocês, amado povo de Santos Dumont, minha eterna morada, meus amigos, meus irmãos! Aos membros de nossas Comunidades, Pastorais, Movimentos, Associações, Grupos de Serviços e outros. A todos desta cidade. Aos Padres desta Forania, aos Diáconos, Religiosos e Religiosas. Ao meu companheiro de Ministério Presbiteral e aos Seminaristas, o meu eterno reconhecimento, por me ajudarem no meu crescimento e pela presença constante e amiga. Muito obrigado Amigos! Estarão guardados sempre em meu coração. Lembrem-se de mim. Rezem por mim. Vou guardar cada rosto atento nas Missas, nas reuniões, que foram muitas e necessárias para o nosso crescimento. Aos companheiros inseparáveis de trabalho. Aos meus queridos funcionários e voluntários. Enfim, a você que no seu silêncio participou, ajudou em todo o nosso trabalho de evangelizar. Deixo com saudade aqueles que tanto amei e vou continuar amando sempre!

A Deus. Amado Senhor, meu Senhor! À Virgem Mãe, que não deixou faltar o vinho da Alegria, que permaneceu estampado em nossos rostos. A São Miguel e Almas, meu eterno Padroeiro, "Quem como Deus"!

Estou partindo para um novo desafio, mas sempre confiante, porque o nosso lugar é para onde Deus nos chama e nos quer a Seu serviço.

Enfim, se as lágrimas estiverem rolando, saibam que cada uma delas simboliza o amor, a gratidão e o carinho por cada um de vocês. "Amigos se guardam do lado esquerdo do peito".

Até breve! Nas veredas da vida, novamente iremos nos encontrar... Obrigado! Deus abençoe a todos!

E claro, para terminar: Pode ser mais Forte!

(2)

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 57 - Julho de 2017 Página 02 - www

.saomiguelsd.com

Caríssimo amigo Padre João Paulo.

Muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossas vidas, independentes de nossa vontade ou desejo. Porém, quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceitá-los, pois faz parte dos desígnios de DEUS.

Durante seis anos tivemos a graça da sua pre se nç a em nosso me io. E lhe somos profundamente agradecidos por isso. O senhor nos liderou e participou conosco em várias realizações da nossa Paróquia ,que foram grandes conquistas e motivo de alegria e júbilo para todos nós.

Realizamos inúmeras festas comemorativas dos padroeiros das comunidades, que além de ser e m mome ntos de congra ç ame nto, estreitaram e reforçaram os laços entre as várias comunidades e todos os seus integrantes. Além disso, estes momentos inesquecíveis, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos c ristãos, a ssim como e r a na s pr ime ira s comunidades cristãs.

Todas essas realizações, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na história

da Paróquia São Miguel e Almas. Porém estas não foram suas maiores conquistas.

E o senhor, Padre João Paulo, foi durante estes seis anos nosso pároco e, de uma forma bem especial, recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico nos dias atuais e exortou-nos a conhecer, praticar e preservar os rituais e mandamentos da Igre ja e em nossa vida cotidiana , e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.

Dotado de um grande carisma espiritual, aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. Ensinou-nos a participar de cada missa como se fosse a nossa primeira e última. E pelo seu exemplo, dedicação, paciência, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou várias ovelhas que andavam dispersas e longe da Igreja.

Sua maneira de ser e agir, nos aproxima como irmãos e faz com que sintamos o verdadeiro espírito cristão de unidade , sem diferença alguma entre nós. Padre João Paulo, Deus coloca pessoas em nossas vidas que agem como a njos, mostra ndo o ca minho que devemos percorrer. Saiba que para muitos desta Paróquia que passaram por momentos

difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz conforto e esperança para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e sem esperança.

Esta foi a sua mais importante realização. Promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer neles a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS. É a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a certeza da missão cumprida.

Padre João Paulo, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses seis anos, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. E podemos afirmar, com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve um grande pároco.

Não diremos adeus, mas até breve. Que Deus o abençoe nesta nova missão e tenha a certeza de que sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso. Vá em paz e que o Arcanjo Miguel seja a sua proteção.

Quem como Deus? Ninguém como Deus! PASCOM da Paróquia São Miguel e Almas

DIZER OBRIGADO É POUCO

Apresentação - 29/05/2011 Festa de São Miguel e Almas - 29/09/2011

Missa com as crianças - 4º dia do Advento - 18/12/2011 Festa de Santa Terezinha - 01/10/2011

Aniversário natalício 30 anos e familiares - 10/12/2011

Produção: Pastoral da Comunicação Responsável: Pe. João Paulo T. Dias Correspondência: Praça Cesário Alvim

n° 49 - Centro Santos Dumont-MG cep: 36240000-(32) 3251-4839 - e-mail:

saomiguelsd@hotmail.com

Diagramação, revisão, editoração, arte final e impressão: Pastoral da

Comunicação

Periodicidade: Mensal Tiragem: 1000 exemplares

(3)

Primeiro ano de vida Sacerdotal - 14/05/12 Pentecostes - 27/05/12

II Arraiá do Perpétuo Socorro - 27/06/13 Visita Pastoral de Dom Gil - 09/09/12 Retiro Música - Vale das Bem Aventuranças - 14/04/13

Visita Pe Antônio Maria - 15/07/12

Missões com os Jovens Missionários - 16/11/13

Rito de Sagração da Matriz - 01/12/13 Sagração da Matriz - 01/12/13 Posse como Adminsitrador Paroquial - 01/12/13 Missa de Rua - 12/07/13 Avaliação Sinodal - 16/11/13

(4)

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 57 - Julho de 2017 Página 04 - www

.saomiguelsd.com

Entrevista - "Dai a Deus o que é de Deus"- 30/01/14 Palestra sobre a CF de 2014

Formação RCC - 2014 Primeiro Encontro do Terço dos Homens - 22/06/14 Tapestes - Corpus Christi - 19/06/14

3 anos de vida Sacerdotal - 14/05/14

Visita da imagem Peregrina de Fátima - 05/10/14

Assembléia Paroquial - 5, 6 e 07/11/14 Missa do Galo - Natal - 24/12/14 Posse e renovação - Minsitros Extraordinários - 25/12/14 25 anos Comunidade Rosa Mística - 06/07/14 15 anos Comunidade Santa Rita de Cássia - 31/10/14

(5)

Jovens Missionários Continentais - 21/08/2015 100 anos das PIMC e Relíquia de São Vicente - 20/06/15

Acolhida do ícone do Perpétuo Socorro - 06/12/15

Retorno da imagem de São Miguel - 19/09/15

Abertura do Ano da Misericórdia - 20/12/15 Abertura da Porta da Misericórdia - 20/09/16

Visita da imagem de São Miguel - setembro/16 Festa de São Miguel - Dia do Padroeiro- 29/09/16

Festa de São Miguel - Missa da Unidade - 25/09/16 Peregrinação à Porta da Misericórdia - 09/10/16 Encerramento do Ano da Misericórdia - 13/11/16 Pe João Paulo e Salette (Canção Nova) - 29/09/16

(6)

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 57 - Julho de 2017 Página 06 - www

.saomiguelsd.com

Corpus Christi - Coroação - 15/06/17

Envio e acolhida dos Seminaristas - 12/02/17

Acolhida a imagem de N. Senhora das Dores - 19/03/17 Missa da Caminhda Penitencial - 24/03/17

Missa na Velha Matriz de Dores do Paraibuna - 02/04/17 Quinta feira Santa - Lava Pés - 13/04/17

Domingo da Páscoa do Senhor - 16/04/17 Missa Mariana - Forania São Miguel - 28/05/17 Imagem de São Miguel em Dores do Paraibuna - 11/06/17 Domingo de Ramos - 09/04/17

Instalação da Área Missionária São Brás - 03/02/17

Referências

Documentos relacionados

Após preencher todos os campos, clique no botão “Save & Continue” para salvar as informações e passar para o passo 2 do processo de inscrição.. Voce podera usar o

Diante de toda a problemática exposta, vale ressaltar que a prática profissional de um docente é resultado de diversas associações, que estão presentes nos seus diferentes saberes,

O presente artigo tem o objetivo básico de oferecer uma introdução ao Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas(Common European Framework of References for Languages:

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

Somente quando nos sentirmos verdadeiramente espíritos imortais, e tivermos a certeza de que não somos, mas apenas estamos hoje brasileiros ou americanos, chineses

Os cuidados de manutenção da vida direcionam-se para higiene do paciente e do ambiente; os técnicos gerais envolvem técnicas básicas como manipulação de instrumentos/medicações e

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma correlação entre o diâmetro do orifício de abastecimento e a área real de sauveiros de Atta sexdens rubropilosa

Utilizou-se como definição para a variável dependente deste estudo, assédio moral no trabalho, o conceito apresentado por Barreto (2006), onde o assédio moral no

Ao longo período estudado as malformações do aparelho circulatório são a primeira causa de mortalidade entre as malformações congênitas no estado da Bahia (Capítulo XVII do

“Como é possível que uma mulher se sinta en- vergonhada pelo presente mais bonito que a vida pode oferecer? Não a mulher, mas a sociedade deveria se envergonhar, porque uma sociedade

Trabalhadores Consumidores Via de exposição Efeito agudo local Efeitos agudos sistêmica Efeitos crônicos locais Efeitos crônicos sistêmica Efeito agudo local Efeitos agudos

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

A visão de conjunto que se impõe fazer das marcas em confronto faz concluir que existem elementos de aproxi- mação e elementos de afastamento, mas a impressão glo- bal que da

“eliminar a hanseníase como um problema de saúde pública” para a “redução da carga da doença medida pela redução do grau 2 de incapacidades físicas entre os casos novos e

There is already a cultural deposit of the convictions of a community, and this prior knowledge provides the agents with a prior interpretation of the possible

Em função do problema apresentado, esta tese tem como objetivo principal a proposta de uma metodologia, baseada na mineração de dados, para a definição de um processo de

Atrás destes mesmos balcões existe um móvel munido de gavetas onde se guardam produtos como termómetros, testes de gravidez, soro fisiológico, algodão, entre outros,

Hoje a ADRA, para o Estado de Minas Gerais, executa o serviço em parceria com os municípios, sendo: 16 projetos em Belo Horizonte, 11 projetos em Juiz de Fora, 5 projetos

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para criar essa organização, instruções simples do programa – como mudar o valor de uma variável ou desenhar uma imagem na tela do computador –, são interconectadas a

A trajetória do grupo Cosan nos anos 2000 pode ser descrita em duas fases: o período de crescimento dentro do setor sucroalcooleiro e atividades correlatas, através da

41: Also at California Institute of Technology, Pasadena, USA 42: Also at Budker Institute of Nuclear Physics, Novosibirsk, Russia 43: Also at Faculty of Physics, University

[r]