• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) 2016, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL NEAD/PROP/UESPI/UAB Nº 001/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) 2016, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL NEAD/PROP/UESPI/UAB Nº 001/2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS

PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

(LATO SENSU) – 2016, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EDITAL NEAD/PROP/UESPI/UAB Nº 001/2016

PROVA ESCRITA OBJETIVA

LÍNGUA PORTUGUESA E ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DATA: 11/02/2017 – HORÁRIO: 14:00h às 16:00h (horário do Piauí)

C oordenaçã o de Pr oj et os e Docum ent a ção / N E A D RASCUNHO/ RESPOSTAS LEIA AS INSTRUÇÕES:

1. Você deve receber do fiscal o material abaixo:

a) Este caderno com 20 questões objetivas sem repetição ou falha. b) Um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas objetivas da prova.

2. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou haja discordância quanto ao cargo de concorrência, solicite ao fiscal de sala que tome as providências cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores.

3. Não utilize lápis, lapiseira (grafite), borracha e/ou qualquer material de consulta, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos, aparelhos eletrônicos ou quaisquer anotações. Não se comunique com outros candidatos.

4. Após a conferência, você deverá assinar seu nome completo, no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA utilizando caneta esferográfica com tinta de cor azul ou preta. 5. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas de sua

opção, deve ser feita com o preenchimento de todo o espaço do campo reservado para tal fim.

6. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, em hipótese alguma poderá ser substituído.

7. Para cada uma das questões são apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas uma alternativa para cada questão: a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

8. As questões são identificadas pelo número que fica à esquerda de seu enunciado. 9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem a prestar esclarecimentos sobre o

conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito.

10. Reserve um tempo para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. As marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão levadas em conta.

11. Quando terminar sua Prova, antes de sair da sala, assine a LISTA DE FREQUÊNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.

12. O TEMPO DE DURAÇÃO PARA ESTA PROVA É DE 02:00h (DUAS HORAS). 13. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno

poderá implicar a anulação da sua prova.

Nº DE INSCRIÇÃO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

(2)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia os textos a seguir para responder as questões de 1 a 10: Texto 1

Saudações Dr. Antônio,

Desculpe a ousadia de escrever, ontem fiquei arrependida de não confessar a paixão que sinto, porque tive vergonha, vejo que o senhor é casado e pai de tanto filho, acho que isso não tem importância, a gente sabe de muita dona casada gostando de outro, quanto mais eu que sou moça donzela, a diferença é que não sou correspondida. Venha na mesma hora, espero no portão e mamãe não vê. Se o doutor não vier é sinal que não tem a mínima simpatia.

Ismênia.

Texto 2

Meu inesquecível Antônio,

Não seja traidor, não iluda um pobre coração, você me enganou e não vem matar esta paixão, você é mesmo mal, não quer o meu amor, não é longe, sei que está com raiva de mim. O que te fiz, Antônio, que se tornou tão ingrato? A dona reclama o aluguel, não queria te incomodar. Passei o dia bem amolada, escrevo esta cartinha com lágrimas nos olhos, as letras estão borradas? Antônio, quero ser tua, inteirinha tua, e que seja meu também.

Ismênia.

Texto 3

Recife, 02 de fevereiro de 2003. À Industria de Cosméticos Mulher At. Sr. José de Melo Cavalcanti Ref. Anúncio de emprego Prezado Senhor,

Conforme sua solicitação, segue em anexo o meu currículo. Informo que tenho disponibilidade de tempo para atender às necessidades do cargo e minha pretensão salarial é 3 salários mínimos. Atenciosamente,

Ismênia Silva Braga.

1) Sobre os textos 1,2 e 3 é correto afirmar:

a) Os três textos tem como característica comum a informalidade da comunicação. b) Os textos 1 e 2 são bilhetes e o texto 3 é um currículo

c) O texto 1 é uma carta, o texto 2 é um bilhete e o texto 3 é um currículo

d) Os três textos são correspondências, das quais as duas primeiras são informais e a última é formal.

e) Os três textos são correspondências, das quais o destinatário é Ismênia.

2) Ainda em relação aos textos 1,2 e 3, é correto afirmar:

a) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são casados; b) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são amantes; c) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são primos;

d) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são colegas de trabalho; e) Nos textos 1 e 2 pode-se perceber que Ismênia e Antônio são parentes;

(3)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

3) Em relação ao texto 2, a expressão “inesquecível”, presente no início do texto pode ser classificada como:

a) Pronome b) Advérbio c) Verbo

d) Adjetivo comum de dois gêneros e) Substantivo comum de dois gêneros

4) Com relação ao texto 3, a alternativa a seguir que apresenta a regra que explica a acentuação da palavra “currículo” é:

a) As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente b) As proparoxítonas são quase todas acentuadas graficamente c) As paroxítonas são todas acentuadas graficamente

d) As paroxítonas são quase todas acentuadas graficamente e) As oxítonas são todas acentuadas graficamente

5) Em relação aos textos 1, 2 e 3, qual das palavras a seguir está grafada incorretamente?

a) Correspondida (texto 1) b) Mal (texto 2)

c) Incomodar (texto 2) d) Pretensão (texto 3) e) Atenciosamente (texto 3)

6) Sobre o texto 3, a vírgula colocada após a expressão “Prezado Senhor” deve-se :

a) Ao fato de ser um adjetivo b) Ao fato de ser um substantivo

c) Ao fato de ser uma saudação (vocativo) d) Ao fato de ser uma interjeição

e) Ao fato de ser um advérbio

7) Ainda sobre o texto 3, pode se afirmar que a crase presente no enunciado “atender às necessidades do cargo”, deve-se ao fato de:

a) O termo antecedente exigir a preposição a e o termo consequente aceitar artigo a b) O termo consequente exigir a preposição a e o termo antecedente aceitar artigo a c) O termo antecedente exigir o artigo a e o termo consequente aceitar preposição a d) O termo antecedente exigir a preposição a e o termo consequente aceitar artigo a e) O termo consequente exigir a preposição a e o termo antecedente aceitar preposição a

8) No texto 2, a palavra “está” é acentuada por que:

a) Trata-se do verbo estar, conjugado no presente do indicativo; b) Trata-se do verbo estar, conjugado no presente do subjuntivo; c) Trata-se do verbo estar, conjugado de forma alternativa; d) Trata-se do verbo estar, conjugado no infinitivo;

(4)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

9) De acordo com o sentido figurado empregado na palavra “amolada”, presente no texto 3, podemos substitui-la pela palavra:

a) Emocionada b) Confiante c) Esperançosa d) Feliz

e) Zangada

10) Na frase “Conforme sua solicitação, segue em anexo o meu currículo”, presente no texto 3, é correto afirmar que:

a) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, segue em anexos os meus currículos”

b) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, seguem em anexo os meus currículos”

c) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, seguem em anexos os meus currículos”

d) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, seguem em anexos o meu currículo”

e) Se fosse mais de um currículo, a frase poderia ser reescrita como “Conforme sua solicitação, segue em anexos o meu currículo”

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ESTUDOS LINGUÍSTICOS

E LITERÁRIOS

11) Sobre literatura, gênero e estilos literários, pode-se dizer que:

a) ( ) tanto no verso quanto na prosa pode haver poesia.

b) ( ) todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que caracteriza suas manifestações culturais, constituindo o estilo de época.

c) ( ) o texto literário é aquele em que predominam a repetição da realidade, a linguagem linear, a unicidade de sentido.

d) ( ) No gênero lírico os elementos do mundo exterior predominam sobre os do mundo interior do eu poético.

e) ( )N.D.A.

12) Após a leitura do texto abaixo assinale a alternativa que melhor identifique os objetivos do texto:

Escrever é expressar-se. Escrever é lembrar-se.

Uns escrevem para salvar a humanidade ou incitar lutas de classes, outros para se perpetuar nos manuais de literatura

ou conquistar posições e honrarias.

Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever.

(Lêdo Ivo)

a) ( ) Divulgar a necessidade da escrita pelo prazer do ato de escrever. b) ( ) Falar sobre a importância da escrita durante o dia.

c) ( ) Demonstrar que o processo de escrita não gera sofrimento.

d) ( ) Mostrar que o ato de escrita serve como princípio básico para conquistar posições e honrarias. e) ( ) Incentivar a supressão do ato da escrita.

(5)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br 13) Sobre a linguagem é correto afirmar:

a) ( ) É um sistema um pouco simbólico criado pelo homem.

b) ( ) É um código de símbolos vocais não arbitrários que se integra por meio do sistema nervoso central.

c) ( ) É um sistema finito de princípios e regras que permite que um falante codifique significados em sons e que um ouvinte decodifique sons em significado.

d) ( ) A Linguística tem por definição ser a ciência que investiga os fenômenos relacionados à linguagem e que evita determinar os princípios e as características que regulam as estruturas das línguas.

e) ( ) Letras a, b e c estão corretas

14) Reflita sobre a informação abaixo e marque verdadeiro ou falso.

“ É necessário aprender a ver a linguagem – tanto de um ponto de vista diacrônico como de um ponto de vista sincrônico – objeto possuidor de heterogeneidade sistemática.” Isso significa que:

( ) A língua é um sistema heterogêneo, dotado de variação.

( ) Sendo um sistema, a língua é constituída por um conjunto estruturado de regras ( ) Além das regras categóricas, existem regras variáveis, que são inerentes ao sistema.

( ) As regras variáveis podem ser mais ou menos aplicadas, dependendo do ambiente linguístico e/ou social.

( ) Explicações para as escolhas dos falantes por uma ou outra variante lingüísticas são buscada pelo controle de fatores condicionadores (variáveis independentes).

( ) A Sociolinguística assume a inexistência de uma forte correlação entre os mecanismos internos da língua e os fatores externos a ela, tanto de uma ordem micro ou macro relacionada a uma estratificação social mais ampla.

Assinale a alternativa:

a) ( ) Apenas as letras a, c e d são verdadeiras b) ( ) Apenas as letras e e f são falsas

c) ( ) Apenas as letras c e f são verdadeiras d) ( ) Todas são verdadeiras

e) ( ) Todas são falsas.

15) “O viajante chegou numa cidade e perguntou o que tinha pra se fazer ali, pra móde distrair um pouquinho. Logo lhe disseram que havia lá no arrabalde da cidade uma rinha de galo. Lugar onde colocam os coitados para brigar”. (Almanaque Brasil de Cultura Popular, n.o 84, mar/2006)

- A expressão empregada pelo autor para registrar uma fala tipicamente caipira é:

a) ( )“pra móde de distrair”.

b) ( )“arrebalde da cidade”. c) ( ) “rinha de galo”.

d) ( )“distrair um pouquinho”. e) ( ) “logo lhe disseram”.

(6)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

16) Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espalhados. Ah que medo de começar e ainda nem sequer sei o nome da moça. Sem falar que a história me desespera por ser simples demais. O que me proponho contar parece fácil e à mão de todos. Mas a sua elaboração é muito difícil. Pois tenho que tornar nítido o que está quase apagado e que mal vejo. Com mãos de dedos duros enlameados apalpar o invisível na própria lama. Clarice Lispector. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 25.

No trecho do romance A hora da Estrela, de Clarice Lispector, apresenta-se uma concepção do fazer literário, segundo a qual a literatura é:

a) ( ) uma forma de resolver os problemas sociais abordados pelo escritor ao escrever suas histórias.

b) ( ) uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar sensível o que não está claramente disponível na realidade.

c) ( ) um dom do escritor, que, de forma espontânea e fácil, alcança o indizível e o mistério graças a sua genialidade.

d) ( ) o resultado do trabalho árduo do escritor, que transforma histórias complexas em textos simples e interessantes.

e) ( ) um modo mágico de expressão, por meio do qual se de abandona a realidade histórica em favor da pura beleza estética graças à sensibilidade do escritor.

17) A literariedade, conceito que remete à especificidade da linguagem literária, vem sendo discutida por teóricos e críticos, tal como se verifica nos textos a seguir.

Texto 1: A literariedade, como toda definição de literatura, compromete-se, na realidade, com uma preferência extraliterária. Uma avaliação (um valor, uma norma) está inevitavelmente incluída em toda definição de literatura e, consequentemente, em todo estudo literário. Os formalistas russos preferiam, evidentemente, os textos aos quais melhor se adequava sua noção de literariedade, pois essa noção resultava de um raciocínio indutivo: eles estavam ligados à vanguarda da poesia futurista. Uma definição de literatura é sempre uma preferência (um preconceito) erigida em universal. Antoine Compagnon. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice P. Barros e Consuelo F. Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 44.

Texto 2 :Literariedade: termo do formalismo russo (1915-1930), que significa observar em uma obra

literária o que ela tem de especificamente literário: estruturas narrativas, rítmicas, estilísticas, sonoras etc. Foi a tentativa de especificar o ser da literatura, propondo um procedimento próprio diante do material literário. Os formalistas trabalharam, portanto, um novo conceito de história literária, e foram, digamos assim, a base para o comportamento estruturalista surgido na França. Samira Chalub. A metalinguagem. 4.ª ed. São Paulo: Ática, 1998, p. 84 ( com adaptações )

A partir da interpretação dos textos acima, assinale a opção correta.

a) ( ) Para os dois autores, a literariedade revela o ser da literatura, algo que a diferencia da linguagem cotidiana.

b) ( ) Os dois autores afirmam que o conceito de literariedade é histórico, marcado pelo momento em que foi formulado.

c) ( ) Compagnon questiona a concepção dos formalistas russos de que há especificidade universal na linguagem literária.

d) ( ) Chalub, em seu texto, discute o conceito de literariedade, seu alcance e seus possíveis limites.

e) ( ) Infere-se dos dois fragmentos que literariedade é um conceito que está acima de escolhas subjetivas, culturais ou sociais.

(7)

Processo Seletivo Edital NEAD/PROP/UESPI/UAB - 001/2016 http://siteead.uespi.br/selecoes email: copdoc@uespi.br

18) Sobre os gêneros textuais e suas características, é INCORRETO afirmar que:

a) ( ) os gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido.

b) ( ) Os gêneros textuais são estruturas relativamente padronizadas que variam de acordo com as várias situações comunicativas.

c) ( ) Os gêneros textuais são estruturas bem definidas, limitadas, e podem apresentar-se sob a forma de cinco diferentes tipos de texto.

d) ( ) Os gêneros textuais podem ser representados na linguagem verbal e não-verbal, em anúncios publicitários, charges, tirinhas e também em reportagens, notícias, e-mails, etc.

e ( ) Os gêneros textuais, por adequarem-se às necessidades lingüísticas dos falantes de acordo com as mudanças históricas e sociais, são incontáveis, diferentemente do que acontece com os tipos textuais.

19) Assinale a afirmativa CORRETA quanto aos gêneros literários:

a) ( ) Aristóteles afirma que os textos épicos apresentam uma narrativa e sempre terão um narrador-personagem.

b) ( ) A tragédia é um gênero literário.

c) ( ) O gênero lírico é um texto de caráter emocional, porém, as emoções expressas nesse gênero não representam a subjetividade do autor; é apenas ficção.

d) ( ) O gênero dramático apresenta esta estrutura: apresentação e desfecho.

e) ( ) Os elementos essenciais de uma narrativa são: narrador, enredo, personagens, tempo e espaço.

20) Conforme a periodização literária, numere a primeira coluna de acordo com a segunda:

( ) Fuga da realidade através da imaginação, bem como a compensação de frustrações sentimentais.

( ) Literatura de informação que se reporta as origens da nacionalidade brasileira, refletindo um certo didatismo.

( ) Reconhecimento da realidade através dos sentidos, revelando uma preocupação com aspectos religiosos.

( ) Utilização de linguagem simbólica para a expressão da fugacidade das coisas, marcadas pelo paradoxo e pela gradação.

( ) Utilização de linguagem metafórica para expressar sentimentos individuais e de culto à nacionalidade. (1) Romantismo (2) Barroco (3) Quinhentismo A sequência correta é: a) ( ) 3, 2, 2, 1, 1 b) ( ) 3, 1, 3, 1, 2 c) ( ) 1, 3, 2, 2, 1 d) ( )1, 3, 2, 1, 2 e) ( ) 2, 1, 3, 1, 3

a)

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

A partir dos resultados numéricos e experimentais obtidos para o modelo físico da parede em consola, foi possível concluir que: − O valor do módulo de elasticidade que se obtém

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá