• Nenhum resultado encontrado

QUESTIONAMENTO. A abertura se dará em 27/02, às 10:00h, sendo o prazo para questionamento fixado no item 17 do Edital.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTIONAMENTO. A abertura se dará em 27/02, às 10:00h, sendo o prazo para questionamento fixado no item 17 do Edital."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AO

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL- SENAC/AL A/C COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

QUESTIONAMENTO Ref.: Pregão Eletrônico n°007/2018

Número Da Licitação: 704576 Finalidade: Registro De Preços

A HUFFIX AMBIENTES EMPRESARIAIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS LTDA, devidamente qualificada nos autos do processo licitatório em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença de V. Sa., QUESTIONAR as disposições contidas no ato de convocação, em especial o ANEXO 1 - TERMO DE REFERÊNCIA, conforme adiante especificadas:

1. DAS DISPOSIÇÕES DO EDITAL

O presente instrumento convocatório destina-se à contratação de empresa para fornecimento de mobiliários, para atendimento do Senac/AL - Centro de Educação Profissional de Arapiraca, atendendo aos Investimentos disponibilizado pelo Departamento Nacional naquilo que lhe foi concedido.

A abertura se dará em 27/02, às 10:00h, sendo o prazo para questionamento fixado no item 17 do Edital. 2. DAS RAZÕES DO PRESENTE QUESTIONAMENTO

Em que pese a sempre propriedade com que este órgão trata de suas compras públicas, sempre primando pela publicidade, idoneidade e legalidade em todos os seus atos, cumpre-nos neste momento elencar várias razões de direito que indubitavelmente obrigam à suspensão do pregão eletrônico em epígrafe, a fim de que sejam feitas as mudanças necessárias, evitando-se possível anulação ou até mesmo representação junto ao Tribunal de Contas da União.

Assim, passamos aos pontos objetos deste questionamento.

2.1 DA EXIGÊNCIA DOS LOTES 13 (TREZE) E 14 (QUATORZE) DO TERMO DE REFERÊNCIA

- LAUDO ASTM D 3363/2011 / Atestando que a pintura resiste a riscos provocados por lápis, não destacando ou soltando da superfície onde está aplicada.

- LAUDO ASTM D 2794/2010 / Atestando que a tinta suporta mais de 0,20kg.m sem causar trincas. A pintura não apresenta fissuras quando um peso de até 0,20Kg.m é deixado cair sobre a peça.

- LAUDO INMETRO ASTM D 3359/09 com resultado igual ao grau 5a / Em casos avarias acidentais a tinta não destaca da superfície em que está aplicada.

- LAUDO NBR 11003/2009, com resultado y0/x0 / A pintura não destaca tinta em caso de sofrer pequenas avarias ou cortes acidentais.

(2)

- LAUDO NBR 8094/83 / Névoa Salina avaliação NBR ISO 4628-3: Ri0; NBR 5841: d0/t0 e ASTM D714: nº10 – isento de bolhas), com duração igual ou superior a 720 horas. Os produtos possuem resistência à névoa salina (maresia), sendo assim podem ser utilizados em regiões litorânea sem a apresentarem pontos de oxidação ou ferrugem. Teste realizado com exposição há mais de 720 horas.

- LAUDO NBR 8095/2015, com duração igual ou superior a 720 horas / Os produtos possuem resistência à umidade, resistindo assim por maior tempo em ambientes com alto índice de umidade do ar. Teste realizado em câmara de atmosfera úmida e saturada com exposição há mais de 720 horas.

- LAUDO INMETRO NBR 10443/08 e resultado de espessura mínima de 90 micras / Os produtos possuem camada de tinta mínima de 90 micras, garantindo assim maior durabilidade.

Cada empresa possui seus próprios laudos e são elas que estabelecem aos laboratórios como devem ser realizados os laudos e o seu tempo de teste. Ou seja, por não haver parâmetros estabelecidos em lei, os laboratórios realizam os ensaios se atentando apenas à metodologia das NBRs as quais não delimitam prazo mínimo ou máximo de período de teste. À Administração CABE solicitar laudos de ensaios correspondentes às NBRs, porém, peca ao requerer e estabelecer tempo mínimo e resultados de exposição à câmara úmida ou névoa salina sem que haja determinação normativa para tanto. A ampla concorrência, resta prejudicada neste certame ao observarmos tais solicitações em desacordo com a legislação e com parâmetros sem embasamento legal. Tais ensaios demandam altos custos para as empresas e, sob a consideração de que não há parâmetros legais que delimitam o tempo mínimo e máximo dos ensaios de exposição, gramatura, densidade e/ou flexibilidade, não há lógica para tal ocorrência.

A apresentação de laudo de ensaio de acordo com as NBRs é suficiente para configurar que amostra de chapa utilizada na fabricação do produto foi submetida aos ensaios e enquadra-se dentro do pretendido pela norma.

Levando em consideração as observações acima explicamos e perguntamos:

- Possuímos certificado junto a OCP acreditada pelo Inmetro com todas as normas descritas acima, o certificado da Huffix foi baseado em processo de certificação referente a Preparação e pintura em superfícies metálicas PE-289 da ABNT.

Inclusive é solicitado essa certificação baseada no processo da ABNT no lote 15- Estantes deslizantes, por que não solicitar também nos itens 13 e 14 já que os processos de pintura das partes metálicas são idênticos?

A apresentação de laudo de ensaio de acordo com as NBRs é suficiente para configurar que amostra de chapa utilizada na fabricação do produto foi submetida aos ensaios e enquadra-se dentro do pretendido pela norma. Para breve ilustração acerca dos laudos de câmara úmida e névoa salina, a empresa Petrobrás S.A, em algumas de suas licitações para aquisição de materiais em aço para aplicação nas plataformas marítimas (ou seja, aquelas instaladas em alto mar, sobre a frequente exposição à umidade e contato com a água e salinidade) solicita os laudos mencionados com variáveis de até 1200 (mil e duzentas) horas, nada superior a isso. Ainda, faz-se necessário saber a real aplicação do objeto e suas condições de uso, visto que, em temperaturas ambientes e níveis regulares de umidade relativa do ar, considera-se que 300 horas de ensaios técnicos são suficientes para garantir a durabilidade e qualidade da pintura do produto requerido.

(3)

2.2 DAS VARIAÇÕES ADMITIDAS

As especificações constantes do Termo de Referência, ademais, demonstram a possibilidade de apresentação de produtos com variação de até 5% (cinco por cento) das medidas especificadas nos lotes 1 (um), 2 (dois), 3 (três) e assim por diante, contudo especificamente para os lotes 13 (treze), 14 (quatorze) e 15 (quinze), não foi mencionado variação.

Sugere-se, a possibilidade de variação de 10%, que atende otimamente às intenções do procedimento licitatório, de acordo com o princípio da proporcionalidade, uma vez que a variação mais ampla permite um leque mais vasto de licitantes, sem que isso interfira na eficácia do uso dos produtos licitados.

2.3 LOTE 15 - ESTANTE DESLIZANTE

O lote 15, referente a estantes deslizantes, traz a seguinte exigência:

- 02 (dois) conjuntos de Arquivos Deslizantes composto de 02 (dois) Módulos Terminais Fixos com medidas internas de 415 mm (L) X 1.000 mm (P) X 2.025 mm (h).

- 02 (dois) Módulos Terminais Deslizantes com medidas internas de 415 mm (L) X 1.000 mm (P) X 2.025 mm (h);

- 09 (nove) Módulos Intermediários (duplos) Deslizantes com medidas internas de 300 mm (L) X 1.000 mm (P) X 2.025 mm (h) e;

- 01 (um) Módulo Intermediário (duplos) Deslizante com medidas internas de 365 mm (L) X 1.000 mm (P) X 2.025 mm (h), todos compondo internamente sete níveis de arquivamento em prateleiras (níveis 1 a 6 com 275 mm de altura útil interna e o nível 7 com 375 mm de altura útil interna), com um encosto lateral por nível.

O termo de referência sugere MÓDULOS com profundidade interna de 1.000mm.

Em seu desenho ilustrativo podemos observar módulo com 3.000mm de profundidade interna, conforme abaixo:

(4)

(5)

Sendo assim, perguntamos:

1- As dimensões de largura são consideradas por face? Ficando assim com 365 mm (L) de cada lado, totalizando 730mm (L) o módulo.

2- Quanto a profundidade, o que devemos considerar? Somente 1.000mm de profundidade ou 3.000mm conforme foto?

2.4 DA EXIGÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE DE PRODUTO EMITIDO PELA ABNT.

O lote 15, referente a estantes deslizantes, traz a seguinte exigência:

Certificação: apresentar Certificados de Conformidade, em nome do fabricante, baseados em Certificação de Arquivos Deslizantes PE-388 da ABNT e Certificação do Processo de Preparação e Pintura em Superfícies Metálicas PE-289 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, em nome do fabricante. São admitidos certificados de conformidade emitidos por outras OCPs (Organismo Certificador de Produto) acreditado pelo INMETRO para os procedimentos. Alternativamente aos certificados poderão ser apresentados laudos de ensaios emitidos por laboratórios acreditados pelo INMETRO, com testes realizados de acordo com metodologias baseadas em normas técnicas aplicáveis aos itens que compõem o termo de referência, devendo estar acompanhados de relatório técnico de equivalência firmado pelo responsável técnico da empresa proponente ou do fabricante.

Por fim, a análise do ato convocatório levanta mais um questionamento, relacionado à exigência de certificado de conformidade do produto emitido pela ABNT.

O edital, nos itens do Termo de Referência relacionados às especificações dos produtos, exige que se apresente certificado de conformidade emitido pela própria ABNT, que comprove que os produtos se encontram enquadrados nas normas técnicas deste órgão.

É necessário ressaltar que há muitos outros órgãos certificadores de produtos (OCP) credenciados pelo Inmetro, que são perfeitamente hábeis e competentes para emitir certificados dessa natureza. Esses órgãos utilizam, inclusive, as próprias normas da ABNT em sua análise. Portanto, sugere-se a inclusão, no edital, da possibilidade de apresentação dos certificados emitidos por esses órgãos, como, por exemplo, o ISOPOINT e SENAI CETEMO, o que aumentará o número de potenciais licitantes e, com isso, aumentará também a chance de aferir propostas mais vantajosas para o interesse público.

3. DOS PEDIDOS

Por uma questão de analogia e proporcionalidade e pela falta total falta de normatização no território nacional que regularia uma metodologia para todos os fabricantes (o que traria para o processo o princípio

(6)

de isonomia), solicitamos respostas aos questionamentos, mediante embasamento legal e comprovada necessidade do solicitado.

Desta maneira, caso sejamos atendidos em nosso pleito, o r. Órgão terá à sua disposição um maior número de concorrentes para a sua escolha, situação essa consagrada no caput do artigo 3º da Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores aplicáveis.

Por todo o exposto e tendo em mira, a defesa do princípio da razoabilidade, da isonomia e da seleção da proposta mais vantajosa, no caso de aceite das solicitações de alteração do Edital, esse r. Órgão ampliará o número de concorrentes, consequentemente, maior competitividade resultando melhores preços. Outrossim, utilizando-nos subsidiariamente do que preceitua a Lei nº 8.666/93, invocamos o atendimento ao parágrafo 4º, do artigo 21:

" Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto no original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionalmente, a alteração não afetar a formulação da proposta".

Sem mais, agradecemos à atenção dispensada e aguardamos breve resposta.

_____________________________________________ | HUFFIX AMB. EMP. IND. E COM. DE MÓVEIS LTDA. | CNPJ 05.238.556/0001-34 – IE 206.201.375.114

| Bianca da Cruz – Licitações

| Fone (11) 5627-9034 – Fax (11) 5627-9020

Referências

Documentos relacionados

Em vista disso, Santos (2014), propõe um sistema de medição de desempenho alinhado a gestão da cadeia de suprimentos com aplicação no setor de serviços, e traz uma

Um componente importante desta estratégia é o incentivo às pessoas para uma nova cultura de hábitos saudáveis, tornando-as capazes de condicionarem – se

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Para a execução das duas primeiras fases acima apresentadas por Lisboa Filho (2012), foram utilizados os seguintes recursos: 1- Levantamento/análise de

S2552 A saída de áudio pode ser comutada para a saída do monitor. Consulte as “Instru- ções de Operação” no site de suporte para ver descrições sobre como trocar a saída..

de frade para se salvar apesar dos pecados que reconhece («Como? Por ser namorado / e folgar com üa mulher / se há um frade de perder, / com tanto salmo rezado?», v.. Encenação

Iniciado em 1982, com a divulgação de indicadores sobre trabalho e rendimento, indústria e preços, o periódico Indicadores IBGE passou incorporar no decorrer da década

Você também pode arrastar a barra de status para baixo na tela inicial e tocar rapidamente em para acessar as configurações do dispositivo..