• Nenhum resultado encontrado

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS

DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Ginástica Laboral como Ferramenta para melhoria da

Qualidade de Vida dos Profissionais de Enfermagem.

Carmencita Ignatti

Docente do Curso de Enfermagem (Unaerp – Campus Guarujá)

cignatti@unaerp.br Alice Sebastiana Lima da Silva Docente do Curso de Enfermagem

(UNAERP – Campus Guarujá) alicalima27@bol.com.br

Leudes Paula do Nasciemnto Alcântara Discente do Curso de Enfermagem

(Unaerp – Campus Guarujá) Maria Ivoneide da Silva Discente do Curso de Enfermagem

(Unaerp – Campus Guarujá)

Resumo

A Ginástica Laboral tem uma proposta de movimento corporal no

ambiente de trabalho para produzir benefícios físicos e emocionais para o trabalhador e sócio-ambientais para a empresa. Dentre os benefícios para o trabalhador estão: correção postural, ativação da circulação, flexibilidade de articulações, melhora da auto-estima, prevenção de lesões de esforço repetitivo, relaxamento, baixa da ansiedade, maior disposição para o trabalho, queda do absenteísmo e melhora da qualidade de vida. Para a empresa significa ambiente mais saudável, melhoras de desempenho, motivação e também relacionamento e integração no trabalho, bem como da eficiência como resultado dos benefícios aos trabalhadores. Os profissionais da Enfermagem executam tarefas variadas que demandam esforço físico, repetição de posturas e movimentos, em longas e exaustivas jornadas, em condições de alta exigibilidade de atenção e perícia, aumentando o gasto energético orgânico e psíquico e resultando em agravos a sua saúde que também se estendem ao ambiente e produtividade no trabalho. A prática da Ginástica Laboral associada ao incentivo para uma conscientização de cuidados com sua saúde pode significar uma importante contribuição à prática profissional de enfermeiros.

Palavras - chave: Ginástica Laboral, qualidade de vida, enfermagem. Seção 1 – Curso de Enfermagem.

(2)

Observa – se no mundo atual que a tecnologia, apesar de ter facilitado em muito a vida das pessoas, também as tornou mais sedentárias. Apesar dessa mudança em seu padrão de comportamento, o homem é um ser ativo e que necessita do movimento para o se bem estar geral.(WISNER, 1994)

Para Polito, a rigidez articular e muscular faz parte do cotidiano dos trabalhadores, contribuindo para o surgimento ou agravamento das lesões ocupacionais.As lesões ocupacionais são responsáveis por um grande número de afastamentos médicos (absenteísmo) do trabalho, tendo influência direta na redução da capacidade laborativa dos trabalhadores.

Aspecto presente na sociedade moderna como questões relacionadas às condições de trabalho, o mercado altamente competitivo, a ameaça iminente da perda de emprego e outras dificuldades do dia à dia , fazem os trabalhadores vivenciarem cada vez mais situações estressantes em seu ambiente.

Como o stress tem várias causas e afeta diretamente as pessoas , não e possível estabelecer uma forma única para preveni-lo ou combatê-lo. A ginástica laboral (GL) é uma das medidas que podem ser adotadas. O objetivo desse artigo é mostrar que a ginástica laboral quando adotada de maneira adequada e regular, pode ser um meio de prevenir danos melhorando a qualidade de vida dos profissionais de Enfermagem.

Além dos benefícios que produz na saúde do trabalhador, diminuição dos acidentes de trabalho, alivio do estresse, ativação da circulação sanguínea e prevenção de doenças profissionais – a ginástica laboral ajuda na integração das equipes, aproximando as pessoas e melhorando o clima no ambiente de trabalho.

“A participação das chefias é muito importante, pois o momento da

ginástica é um tempo de descontração, que une e atrai as pessoas, onde todos, por um momento, estão em nível de igualdade. E isto é fundamental para o relacionamento”, conta a Profa Maria Cecília Nogueira

Coordenadora dos Grupos de Ginástica da SEJUV – Secretaria da Juventude. (Informativo Mensal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião Novembro 2003 – N.28).

Faz-se cada vez mais necessário assegurar a energia e o compromisso das pessoas com novas formas de trabalho e de comportamento incentivadas por um ambiente de trabalho excitante, recompensador e envolvente.

(3)

3

Atualmente, uma maior atenção tem sido dada à qualidade de vida no trabalho, na esperança de promover envolvimento e motivação do ambiente, propiciando assim um incremento da produtividade. Procura-se com a qualidade de vida no trabalho, fazer com que a satisfação das necessidades individuais possa ser alcançada in loco.

Um componente importante desta estratégia é o incentivo às pessoas para uma nova cultura de hábitos saudáveis, tornando-as capazes de condicionarem – se e permanecerem fisicamente capazes para a realização de suas atividades laborativas na sua vida diária e terem ainda reservas suficientes de energia para enfrentar eventuais necessidades físicas extras.(COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Brasília: 1999).

Através da ginástica laboral adaptada para as necessidades impostas pelo tipo de trabalho, realizadas sem sair do posto, em breves períodos de tempo, ao longo de todo dia de trabalho, pode produzir resultados positivos para os funcionários e para empresa. (SESC on line.http://200.231.32?sesc?convivência/ler/04 prevencao.htm

Agora, sabe-se que para fazer bem à saúde, é necessário que os exercícios tenham dose certa de intensidade, duração e freqüência. “Com um mínimo de atividade física se consegue um grande benefício para a saúde”, garante Matsudo.

2 - Conceito de Ginástica Laboral

São exercícios realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica no caso da LER, sem levar o trabalhador ao cansaço, podendo ser de curta duração e enfatizando o alongamento e a compensação. (POLITO, 1999).

2 a) Tipos de Ginástica Laboral

- Atividade de curta duração (10-15);

- Atividade de pouca exigência física ( Ex: alongamentos, relaxamento, recreação e consciência corporal no ambiente de trabalho);

- Atividades desenvolvidas no próprio local de atividades do funcionário.

(4)

2b) Subdivisões da Ginástica Laboral

Ginástica Preparatória ou de Aquecimento: realizada antes de iniciar o trabalho são executadas para preparar as estruturas que serão solicitadas durante as tarefas dentro da empresa.

Compensatória ou de Pausa: são atividades realizadas em pequenos intervalos durante o expediente. Elas têm o objetivo de compensar as estruturas que estão sendo utilizadas no processo produtivo, diminuindo as tensões do repetitivo, posturas erradas, proporcionando ao indivíduo condições de perceber seu corpo, suas condições física e psicológica.

Ginástica de Relaxamento ou Final do Expediente: Como o próprio nome já sugere são atividades realizadas ao termino das atividades do funcionário dentro da empresa. Seu objetivo maior e aliviar a sensação de cansaço e tensão muscular, e proporcionar uma integração social no ambiente de trabalho.

3 – Quem Cuida de Quem Cuida?

Existe um paradoxo incrível no exercício das profissões da área de Saúde – o profissional é treinado para cuidar do outro, mas não é para o

autocuidado. Freqüentemente todos os trabalhadores da saúde,

especialmente na Enfermagem, atuam expondo-se a doenças e agravos de várias origens e riscos, com pouca ou nenhuma consciência ou preocupação consigo.

Fatores como jornadas árduas, má alimentação, dificuldade de transporte, ausência de horários regulares para alimentação e repouso, tabagismo e trabalho em dois ou mais locais para garantir melhor remuneração somam-se como importantes fatores de risco. A ausência de uma conscientização para uma autoecologia começa na formação profissional.

Durante o treinamento, embora a classificação dos níveis de atenção à Saúde preconizados, pouco ou nada se faz para despertar a consciência do aprendiz para si.Espera-se que, ao aprender os fundamentos científicos, automaticamente absorva e pratique em sua vida pessoal. Na realidade, a absorção permanece no plano teórico. Na vida prática, presencia-se exatamente o contrário - o descuido, a postergação e até mesmo o descaso, ocultados pelo desculpismo da falta de tempo e importância. Acrescente-se o fator renda, que na maioria das vezes, é preponderante.

Ignatti (1993) aponta ...

A formação médica, com sua preocupação com a doença, com seu esforço para manter o status quo do domínio da técnica e do saber, com seus

(5)

5

objetivos voltados para a eficácia, eficiência, produtividade e outras questões competitivas (saúde x doença, vida x morte, etc) não abre espaço para a discussão e vivência do próprio formando, institucionalizando os jargões populares do faça o que eu mando e não o que eu faço, casa de ferreiro, espeto de pau, na prática a teoria é outra. Médicos levam vida estressante, trabalham em diversos empregos com jornada diária extensa, dormem pouco, comem mal, fumam e se enchem de estimulantes, relaxantes, antidepressivos e megavitaminas para aguentar a rotina.

4 -Hipótese

A nossa proposta é mostrar aos profissionais de Enfermagem que a Ginástica Laboral(GL) praticada adequadamente pode estar contribuindo na redução de agravos á saúde melhorando a qualidade de vida. CANTARINO & PINHEIRO (1974) afirmam que a GL, além de prevenir a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R), busca a eficiência e saúde músculo- esquelética, a redução dos riscos ambientais e do estresse e aumento do interesse conjunto da empresa e funcionário em melhorar a qualidade de vida.

BULSUNG (1998), acrescenta a liberação de movimentos bloqueados por tensões emocionais, obtendo a sensação de um corpo mais relaxado; melhora na coordenação motora dos funcionários, reduzindo assim o gasto de energia para execução de suas tarefas diárias; aumento de flexibilidade, ativação do aparelho circulatório, preparação do corpo para atividade muscular e desenvolvimento de consciência corporal, proporcionando o bem estar físico e mental.

5 - Objetivos

5a) Geral

Descrever a importância da Ginástica Laboral como uma terapia complementar para melhorar a qualidade de vida dos profissionais de Enfermagem

5 b)Objetivos Específicos

(6)

-Melhora do relacionamento interpessoal; -Melhora da auto estima;

-Melhora da concentração;

-Melhora da postura no trabalho;

-Melhora do relacionamento entre chefia e empregados; -Melhora da imagem da empresa;

-Redução de acidentes de trabalho; -Aumento da produtividade;

-Queda de absenteísmo.

6 -Metodologia

Pesquisa Bibliográfica:

-Levantamentos bibliográficos e fichamentos em livros, Internet, periódicos, Tese e Dissertações.

7 - Considerações Finais

Como exposto até agora, a Ginástica Laboral pode ser um importante fator de promoção da saúde para profissionais da Enfermagem e trabalhadores em geral. Integrando-se ao perfil de profissionais e empresa, esta prática pode ser adaptada em qualquer situação, estendendo seus benefícios orgânicos, emocionais e sócias amplamente ata o desenvolvimento de uma ecologia do ser.

O incentivo e o esforço para a implantação da GL na Enfermagem poderão gerar a redução de danos característicos a esta profissão, dado o seu grau considerável de insalubridade.

O desenvolvimento da consciência do auto cuidado pode contribuir para a queda dos agravos á saúde física e psicológica da categoria, sabidamente exposta a tarefas da mais alta responsabilidade – a vida humana.

(7)

7

Este trabalho procura evidenciar a relevância da Ginástica Laboral como uma efetiva e saudável possibilidade para melhorar a qualidade de vida de enfermeiros. Afinal, QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA ?

8 - Referências Bibliográficas

Polito,E – Ginástica Laboral – Teoria e Prática. São Paulo , 1999.

Vanderi, E - Programa de Educação Postural , ed Phorte São Paulo ,2001 SESC on line. http://200.231.32/sesc/convivencia/ler/04 prevenção.htm.

Ignatti, C – Uma Proposta de Prática de Enfermagem Holística, Tese de Mestrado, 1993, Unimep, Piracicaba – SP.

Referências

Documentos relacionados

Sendo então, as fases designadas como: Exploração, envolvimento, desenvolvimento, consolidação e estagnação. Esta última podendo desencadear o declínio ou rejuvenescimento.

Segundo Minine (2003), a partir de maio de 1940 o valor do salário mínimo passou a vigorar no país, que foi dividido em 22 regiões: os vinte estados existentes na

As expectativas para a economia brasileira no início do ano eram auspiciosas, com a redução do risco país, a continuidade da agenda de reformas e os juros baixos (no brasil e

Ensino; Aprendizagem; Educação; Ensino de Biologia; Ciência; Ensino de Ciências; Educação em Ciências; Educação Científica; Alfabetização Científica.. Prosseguimos

Gráfico 2 – Produção Geral do PPGEF-UnB, por tipo de publicação (2017-2020) Gráfico 3 - Publicação do PPGEF-UnB em periódicos científicos, por ano (2017- 2020).. Gráfico 4

Analisar a qualidade da água através da seleção de variáveis representativas de potabilidade das águas, dentre elas, as variáveis físico- químicas

-PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Amorim Broking – Investimentos e Participações Financeiras, SA Aplicação Urbana, SA. Aplicação Urbana II – Investimento Imobiliário,

Como o recurso em disputa usado neste estudo foi a posse de fêmea reprodutiva, e o valor do recurso influi nas disputas (Schaefer e Uhl, 2003), esperava-se maior interação entre