• Nenhum resultado encontrado

Série EMC VNXe VNXe3100

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Série EMC VNXe VNXe3100"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)

VNXe3100

Guia de Informações de Hardware

NÚMERO DA PEÇA 300-012-289

(2)

A EMC atesta que as informações apresentadas nesta publicação são precisas e estão de acordo com suas práticas comerciais a partir da data de divulgação. As informações estão sujeitas a alterações sem prévio aviso.

As informações nesta publicação são fornecidas no estado em que se encontram. A EMC Corporation não garante nem representa nenhum tipo de informação contida nesta publicação e especificamente se isenta das garantias implícitas de comercialização ou uso para um propósito específico. O uso, a cópia e a distribuição de qualquer software da EMC descrito nesta publicação exige uma licença de software.

EMC2, EMC e o logotipo da EMC são marcas registradas ou comerciais da EMC Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

Todas as outras marcas comerciais utilizadas neste documento pertencem a seus respectivos proprietários.

Para obter a documentação normativa mais atualizada para sua linha de produtos, acesse a seção de documentação técnica e conselhos no site de suporte on-line da EMC.

(3)

Guia de Informações de Hardware do EMC VNXe3100 3

Prefácio

Capítulo 1

Visão geral

Plataforma VNXe3100 ... 11

Visão frontal ... 12

Visão posterior... 12

Recursos de hardware... 13

Descrição dos componentes do sistema ... 14

DPE ... 14

Visão frontal ... 16

Visão posterior... 18

Módulo de proteção de cache ... 36

Gaveta DAE (Disk Array Enclosure)... 37

(4)
(5)

Guia de Informações de Hardware do EMC VNXe3100 5 Como parte do esforço para melhorar suas linhas de produto, a EMC lança periodicamente revisões de seu software e hardware. Por isso, algumas das funções descritas neste documento podem não ser compatíveis com todas as versões de software ou hardware usadas no momento. As notas da versão do produto contêm as informações mais recentes sobre os recursos do produto.

Entre em contato com um representante da EMC se um produto não funcionar adequadamente nem funcionar conforme descrito neste documento.

Observação: este documento foi preciso na ocasião da publicação. Novas versões deste documento podem ser lançadas no site de suporte on-line da EMC. Consulte o site de suporte on-line da EMC para verificar se você está usando a versão mais recente deste documento.

Sobre este manual

Este guia descreve o EMC® VNXe3100™. A plataforma VNXe3100 suporta um DPE

(Disk Processor Enclosure) com uma a duas controladoras de armazenamento. Na configuração de controladora única, um módulo de proteção de cache é fornecido. Esse módulo é usado no caso de uma paralisação. Os dados no cache de gravação da plataforma VNXe3100 são armazenados com segurança na memória Flash do Módulo de proteção de cache, eliminando as fontes de alimentação externas e a bateria reserva limitada por tempo. A capacidade do Módulo de proteção de cache é de 1 GB.

Na plataforma VNXe3100, o DPE usa um compartimento de 2U com 12 drives de 3,5 polegadas. As gavetas DAE na plataforma VNXe3100 usam um compartimento de 2U com 12 drives de 3,5 polegadas ou um compartimento de 2U com 25 drives de 2,5 polegadas (DAE5S). Observação: a DAE de 2U com 25 drives de disco (2,5 pol.) pode ser usada somente quando o software VNXe Operating Environment (OE) versão 2.3.x e superior está instalado. Em uma configuração de controladora dual, um DPE e uma DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) podem acomodar até sete gavetas DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.), o que significa um máximo de 96 drives de disco. Em uma configuração de controladora dual, um DPE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) com uma DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.) e uma DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.), a configuração pode acomodar até três gavetas DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.) e uma DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.), o que significa um máximo de 99 drives de disco.

Em uma configuração de controladora única, um DPE e uma DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) podem acomodar no máximo três gavetas DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) ou 48 drives de disco. Em uma configuração de controladora única, um DPE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) com uma DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.) e uma DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.), a configuração pode acomodar até 49 drives de disco.

(6)

IMPORTANTE

Em um sistema de controladora dual, quando o cálculo do número de drives de sua plataforma VNXe3100 é realizado, o DPE é incluído na quantidade total de slots drive, a qual varia de 96 a 99 drives em um sistema de controladora dual. Se a quantidade total de slots drive aumentar de 96 para 99, não será possível adicionar outra DAE.

Em um sistema de controladora única, quando o cálculo do número de drives de sua plataforma VNXe3100 é realizado, o DPE é incluído na quantidade total de slots drive, a qual varia de 48 a 49 drives em um sistema de controladora única. Se a quantidade total de slots drive aumentar de 48 para 49, não será possível adicionar outra DAE.

A seção “Gaveta DAE (Disk Array Enclosure)” na página 37 fornece detalhes sobre o número de gavetas DAE aceitas em uma plataforma VNXe3100.

Este guia está disponível on-line em www.emc.com/vnxesupport. Nessa página, clique em Documentação. Na página que é exibida, em Série VNXe, clique em VNXe3100. Na página seguinte, em Tipo de conteúdo, clique em Manuais e guias. No lado direito da página que é aberta, uma lista de todos os guias do produto VNXe3100 será mostrada. Selecione o Guia de Informações de Hardware do VNXe3100 nessa lista. Aqui você poderá fazer download desse e de outros guias relacionados à série VNX.

Histórico de revisões

A seguinte tabela apresenta o histórico de revisões deste documento:

Ver. Data Descrição

A03 Outubro de 2012 Os seguintes itens foram alterados nesta versão:

• Primeira versão do Guia de Informações de Hardware do VNXe3100 com a nova aparência da EMC.

• Adição de informações sobre o “Módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s” na página 29

• Adição de informações sobre a “DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.)” na página 47

A02 Maio de 2011 Adição de informações à Tabela 3 na página 25

A01 Fevereiro de 2011 Primeira versão do Guia de Informações de Hardware do VNXe3100

(7)

Guia de Informações de Hardware do EMC VNXe3100 7

Organização do documento

As seções principais deste guia estão relacionadas na tabela a seguir.

Público

Este documento foi desenvolvido para pessoas responsáveis pela instalação, configuração e manutenção do VNXe3100. Para usar essa publicação de hardware, você deve estar familiarizado com equipamento de armazenamento digital e rede. Este documento fornece uma visão geral da arquitetura, dos recursos e dos componentes da plataforma VNXe3100. Os aspectos específicos da plataforma VNXe3100 e seus principais componentes incluem os indicadores de LED frontais e posteriores, bem como os conectores no DPE e na DAE.

Documentação relacionada

As seguintes publicações da EMC contêm informações adicionais:

◆ Guia de Instalação do Sistema EMC VNXe3100

Este guia está disponível on-line em www.emc.com/vnxesupport. Nessa página, clique em Documentação. Na página que é exibida, em Série VNXe, clique em VNXe3100. Na página seguinte, em Tipo de conteúdo, clique em Manuais e guias. No lado direito da página que é aberta, uma lista de todos os guias do produto VNXe3100 será mostrada. Selecione o guia desejado nessa lista.

Cargo Descrição

“Visão geral” na página 11 Descreve o software e o hardware de um VNXe3100 típico, bem como um exemplo de visão frontal do VNXe3100.

“Plataforma VNXe3100” na página 11

Descreve e mostra as visões frontal e posterior de um VNXe3100 típico.

“Descrição dos componentes do sistema” na página 14

Fornece uma descrição dos componentes de um VNXe3100. Além da descrição, ilustrações de cada componente também são mostradas.

“DPE” na página 14 Descreve e ilustra as visões frontal e traseira de um DPE e seus componentes.

“Módulo de proteção de cache” na página 36

Descreve e ilustra o módulo de proteção de cache.

“Gaveta DAE (Disk Array Enclosure)” na página 37

Descreve e ilustra os dois tipos de gavetas DAE disponíveis para o VNXe3100.

(8)

Convenções usadas neste documento

A EMC usa as convenções a seguir para avisos especiais. PERIGO

PERIGO indica uma situação perigosa que, se não evitada, resultará em lesões graves ou morte.

ADVERTÊNCIA

ADVERTÊNCIA indica uma situação perigosa que, se não evitada, poderá resultar em lesões graves ou morte.

CUIDADO

CUIDADO, usado com um símbolo de alerta de segurança, indica uma situação perigosa que, se não for evitada, poderá resultar em lesões moderadas ou menos graves.

OBSERVAÇÃO

AVISO é usado para determinar práticas não relacionadas a lesões pessoais.

Observação: apresenta informações que são importantes, mas que não estão relacionadas a perigos.

IMPORTANTE

Contém informações essenciais para operação do software ou hardware.

Convenções tipográficas

A EMC usa as seguintes convenções de estilo de formatação neste documento:

Normal Usada no corpo do texto (sem procedimentos) para:

• Nomes de elementos de interface (como nomes de janelas, caixas de diálogo, botões, campos e menus)

• Nomes de recursos, atributos, pools, expressões booleanas, botões, instruções de DQL, palavras-chave, cláusulas, variáveis de ambiente, funções, utilitários

• URLs, nomes de caminhos, de arquivos, de diretórios, de computadores e de arquivos, links, grupos, chaves de serviço, sistemas de arquivos, notificações

Negrito Usada no corpo do texto (sem procedimentos) para:

• Nomes de comando, daemons, opções, programas, processos, serviços, aplicativos, utilitários, kernels, notificações, chamadas de sistema, páginas principais

Usada em procedimentos para:

• Nomes de elementos de interface (como nomes de janelas, caixas de diálogo, botões, campos e menus)

(9)

Guia de Informações de Hardware do EMC VNXe3100 9

Onde obter ajuda

Informações sobre licenças, suporte e produtos EMC podem ser obtidas conforme especificado a seguir.

Informações sobre produtos — para obter documentação, notas da versão, atualizações de software ou informações sobre produtos, licenciamento e serviços EMC, visite o site de suporte on-line da EMC (registro obrigatório) em:

http://Powerlink.EMC.com

Suporte técnico — Para obter suporte técnico, acesse o suporte on-line da EMC e escolha Suporte. Na página de suporte, você verá várias opções, inclusive uma para fazer um chamado. Observe que, para abrir um chamado, é necessário ter um contrato de suporte válido. Entre em contato com a equipe de vendas da EMC para saber como obter um contrato de suporte válido ou para tirar dúvidas sobre sua conta.

Seus comentários

Suas sugestões nos ajudarão a melhorar ainda mais a precisão, a organização e a qualidade geral das publicações para usuários. Envie sua opinião sobre este documento para:

techpubcomments@emc.com

Se você tiver problemas, comentários ou dúvidas sobre informações ou procedimentos específicos, inclua o título e, se disponível, o número da peça, a revisão (por exemplo, A01), os números de página e qualquer outro detalhe que nos ajude a localizar o assunto que está sendo abordado.

Itálico Usada em todos os textos (incluindo procedimentos) para: • Títulos inteiros de publicações referidos no texto • Ênfase (por exemplo, no caso de um novo termo) • Variáveis

Courier Usada para:

• Saída de sistema, como uma mensagem de erro ou script • URLs, caminhos completos, nomes de arquivo, prompts e sintaxe

quando mostrados fora do corpo do texto

Courier bold Usada para:

• Interações específicas ao usuário (como comandos) Courier italic Usada em procedimentos para:

• Variáveis na linha de comando • Variáveis de interação do usuário

< > Sinais de maior e menor englobam valores de parâmetro ou variável

fornecidos pelo usuário

[ ] Colchetes englobam valores opcionais

| A barra vertical indica seleções alternadas — a barra significa “ou”

{ } As chaves indicam o conteúdo que deve ser especificado (isto é, x ou y ou z)

(10)
(11)

Visão geral 11

A série VNXe fornece uma plataforma de armazenamento integrada para empresas de pequeno e médio porte, bem como para departamentos e escritórios remotos de corporações. Fornecendo avanços significativos em eficiência e simplicidade, a série VNXe facilita a consolidação completa de armazenamento com funcionalidade avançada de arquivo e bloco, bem como abordagem simples e orientada por aplicativo para gerenciamento de armazenamento compartilhado.

Além de dar suporte à alta disponibilidade por meio do uso de componentes redundantes — fontes de alimentação, ventiladores, controladoras de armazenamento — bem como de failover e failback dinâmicos, a série VNXe também suporta o upgrade do software ou hardware do sistema durante a execução da plataforma VNXe1.

A plataforma VNXe3100 é um dos três modelos que compõem a série VNXe. Essa plataforma é ideal para empresas com infraestruturas de servidor físico, bem como para aquelas fazem a transição para a virtualização de servidor a fim de impulsionar a consolidação e aumentar a eficiência. A plataforma VNXe3100 também compartilha um abrangente conjunto de recursos, incluindo excepcional utilização de capacidade, proteção de dados e soluções de disponibilidade, além de recursos de suporte avançados.

A Figura 1 mostra um exemplo da plataforma VNXe3100 com um painel frontal.

Figura 1 Exemplo de uma plataforma VNXe3100 com painel frontal

Plataforma VNXe3100

A plataforma VNXe3100 está disponível em duas versões:

◆ Um DPE de 2U com uma controladora de armazenamento única (controladora A) e um

módulo de proteção de cache

◆ Um DPE de 2U com duas controladoras de armazenamento (controladora A e B)

Esta seção mostra um exemplo das visões frontal e posterior de uma plataforma VNXe3100 com uma controladora única e um módulo de proteção de cache, bem como uma versão de controladora dual.

1. Aplica-se a plataformas de controladora dual.

(12)

Observação: uma plataforma VNXe3100 com controladora dual totalmente configurada inclui até 7 DAEs, o que possibilita o uso máximo de 96 a 99 drives de disco, dependendo do tipo e da combinação de DAEs usadas. Para obter informações sobre configuração, consulte “Regras de configuração de DPE e gavetas DAE” na página 38.

Visão frontal

A Figura 2 mostra um exemplo da visão frontal da plataforma VNXe3100 com um DPE de

drive de disco 12 (3,5 polegadas) de 2U.

Figura 2 Exemplo de plataforma VNXe3100 com DPE de 12 drives (3,5 pol.) e 2U (visão frontal)

Visão posterior

Da esquerda para a direita, a Figura 3 mostra um exemplo da visão posterior de uma plataforma VNXe3100 que contém um DPE de 2U com um módulo de proteção de cache e uma controladora de armazenamento única (controladora A), respectivamente.

Figura 3 Exemplo de um DPE de 2U do VNXe3100 com um módulo de proteção de cache e controladora única, respectivamente (visão posterior)

Da esquerda para a direita, a Figura 4 mostra um exemplo da visão posterior de uma plataforma VNXe3100 que contém um DPE de 2U com duas controladoras de armazenamento (controladora A e controladora B), respectivamente.

Figura 4 Exemplo de DPE de 2U do VNXe3100 com duas controladoras de armazenamento (visão posterior) Installation SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM VNX-000080 1 1 1 1 GBE 0 1X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE VNX-000088 1 1 GBE 0 1 X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE 1 1 GBE 0 1 X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE VNX-000084

(13)

Plataforma VNXe3100 13

Recursos de hardware

Contida em uma arquitetura de plataforma de 2U, a plataforma VNXe3100 pesa aproximadamente 26,4 kg (60,5 lb). Ela mede 8,89 cm de altura x 44,45 cm de largura x 50,16 cm de profundidade (3,5" x 17,5" x 19,75"). Entre a parte frontal e posterior do compartimento, um midplane distribui energia e sinais a todos os componentes do compartimento. As controladoras de armazenamento do DPE de 2U da plataforma VNXe3100 e os módulos de fonte de alimentação ligam-se diretamente às conexões do midplane.

Observação: as dimensões mencionadas anteriormente são aproximadas e não incluem um rack ou compartimento de gabinete.

“Especificações” na página 54 fornece detalhes físicos, de ambiente e alimentação que

fazem parte da plataforma VNXe3100.

Configurada para consumo de energia CA, a plataforma VNXe3100 inclui os seguintes recursos de hardware:

◆ Um DPE de 2U:

• Na parte frontal do DPE de 2U, dois tipos de drives de disco são compatíveis com um tipo de porta-discos; um porta-discos de 2U para 12 discos (3,5 pol.). Os drives de disco com suporte são SAS (Serial attached SCSI, SCSI com conexão serial)e SAS Near-line. Para obter mais informações sobre os drives de disco compatíveis com o VNXe3100, consulte o documento Matriz do disco e OE dos sistemas de armazenamento da série EMC® VNXe™.

• Na parte traseira do DPE de 2U, uma controladora única (controladora A) é compatível com um módulo de proteção de cache de 1 GB que pode ser trocado com o sistema em funcionamento ou uma controladora dual (A e B). Cada controladora consiste em: – Um módulo de CPU com um processador Dual Core Intel Xeon de 1,73 GHz com

dois slots SDRAM DDR3 compatíveis com 4 GB de memória por controladora; está disponível um upgrade de memória de 8 GB opcional para configurações de controladora dual.

Observação: os módulos SDRAM ou de memória residem na placa de circuito impresso (placa-mãe) da controladora de armazenamento. Para substituir ou fazer upgrade de um módulo de memória, remova primeiro a controladora do DPE e, em seguida, remova a tampa superior na controladora para ter acesso

aos componentes da controladora. O documento Substituindo um módulo de

memória do VNXe3100 especifica informações.

– Módulo de identificação de I/O com quatro portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s Observação: um módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s está disponível como upgrade. No entanto, esse módulo de identificação de I/O está disponível somente em configurações de

controladora dual.

(14)

– Duas portas SAS x4 de 6 Gb/s e quatro canais integradas (rotuladas como 6 GB 0 x4 e 1 x4); as velocidades válidas são 1,5, 3 e 6 Gb/s

Observação: a porta SAS de 6 GB 1x4 não é usada no momento.

– Uma porta para laptop (micro DB-9) serial RS-232/EIA 232 (até 115 K de transmissão)

– Uma porta de gerenciamento (micro DB-9) SPS (Standby Power Supply, fonte de alimentação standby) serial RS-232/EIA 232

– Uma porta de gerenciamento LAN 10/100/1000 (RJ-45) – Uma porta de serviço LAN 10/100/1000 (RJ-45) (não usada) – Uma porta USB (não utilizada)

– Um módulo de fonte de alimentação

◆ Tanto gavetas DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) quanto gavetas DAE de 2U com

25 drives (2,5 pol.) são aceitas em várias configurações (para obter mais informações sobre a configuração de DPE/DAE, consulte Tabela 16 na página 38 ou Tabela 17 na

página 39).

Observação: a DAE de 2U com 25 drives de disco (2,5 pol.) pode ser usada somente quando o software VNXe Operating Environment (OE) versão 2.3.x e superior está instalado.

◆ Todos os cabos necessários, inclusive um cabo serial mini-DB-9.

◆ Trilhos de montagem com hardware

◆ Painel frontal com um rótulo VNXe3100

Descrição dos componentes do sistema

Esta seção descreve os componentes da plataforma VNXe3100. Esses detalhes incluem ilustrações e descrições dos conectores frontais e posteriores, além de indicadores de LED. Observação: nas seções a seguir, as ilustrações e tabelas correspondentes descrevem esses componentes individuais. Essas descrições são somente para fins ilustrativos.

DPE

Conforme descrito anteriormente, a plataforma VNXe3100 consiste em um DPE (Disk Processor Enclosure) de 2U. Até sete gavetas DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) com um máximo de 99 drives de disco2 em uma configuração de controladora de armazenamento dual.

2. Em uma configuração de controladora única, a plataforma VNXe3100 aceita até três gavetas DAE ou um máximo de 49 drives de disco.

(15)

Descrição dos componentes do sistema 15

IMPORTANTE

Em um sistema de controladora dual, quando o cálculo do número de drives de sua plataforma VNXe3100 é realizado, o DPE é incluído na quantidade total de slots drive, a qual varia de 96 a 99 drives. Se a quantidade total de slots drive aumentar de 96 para 99, não será possível adicionar outra DAE.

Em um sistema de controladora única, quando o cálculo do número de drives de sua plataforma é realizadoVNXe3100, o DPE é incluído na quantidade total de slots drive, a qual varia de 48 a 49 drives. Se a quantidade total de slots drive aumentar de 48 para 49, não será possível adicionar outra DAE.

“Gaveta DAE (Disk Array Enclosure)” na página 37 fornece detalhes sobre os DAEs

disponíveis para a plataforma VNXe3100.

Cada DPE de 2U do VNXe3100 consiste nos seguintes componentes:

◆ Porta-discos

◆ Drives de disco

◆ Midplane

◆ Controladora de armazenamento

◆ Módulo de fonte de alimentação

◆ Módulo de proteção de cache (apenas configuração de uma controladora de

armazenamento única)

◆ Proteção EMI

Porta-discos

Os porta-discos são objetos de plástico que se adaptam facilmente às abas de slot do compartimento e aos conectores do midplane. Cada porta-discos possui uma alça com uma presilha e clipes de mola. A presilha prende o drive de disco no lugar para garantir conexão correta com o midplane. A seção “Visão frontal” na página 16 mostra os LEDs de prontidão do drive de disco integrados ao chassi no qual o porta-discos está localizado. Esses LEDs mostram principalmente a prontidão do drive de disco e sua atividade.

Drives de disco

Você pode distinguir visualmente entre os tipos de drive por seus diferentes mecanismos de alça e presilha, bem como pelos rótulos de tipo, capacidade e velocidade em cada drive. Você pode adicionar ou remover um drive de disco enquanto o DPE estiver ligado, mas deve ter atenção especial ao remover drives enquanto eles estiverem em uso. Os drives de disco são componentes eletrônicos extremamente sensíveis. Para obter mais informações sobre os drives de disco compatíveis com o VNXe3100, consulte o documento

Matriz do disco e OE dos sistemas de armazenamento da série EMC® VNXe™.

Midplane

Um midplane separa os drives de disco voltados para frente das controladoras de armazenamento voltadas para trás. Ele distribui energia e sinais a todos os componentes do compartimento. As controladoras de armazenamento e os drives de disco conectam-se diretamente no midplane.

(16)

Controladora de armazenamento

A controladora de armazenamento é o componente inteligente do DPE (Disk Processor Enclosure). Basicamente, ela atua como o centro de controle. Cada controladora inclui LEDs de status, módulo de identificação de I/O, portas LAN etc. Duas presilhas prendem a controladora no lugar para garantir a conexão correta. A seção “Controladora de

armazenamento” na página 19 especifica informações sobre o local e a descrição dos

conectores e LEDs.

Módulo de fonte de alimentação

Quando visto de trás, o módulo de fonte de alimentação está localizado na parte superior, à esquerda e à direita do DPE. Esse módulo é um conversor off-line autoescalável, corrigido por fator de potência, com várias saídas e seu próprio cabo. Cada módulo de fonte de alimentação inclui LEDs de status. Uma presilha no módulo o prende no lugar para garantir a conexão correta. A seção “Módulo de refrigeração/fonte de alimentação CA”

napágina 22 especifica informações sobre o local e a descrição dos conectores e LEDs.

Módulo de proteção de cache

Na configuração de uma controladora de armazenamento única, o Módulo de proteção de cache fornece memória cache OE (Operating Environment, ambiente operacional) VNXe espelhada que não é compatível com uma única controladora. A capacidade do módulo de proteção de cache é de 1 GB.

Em caso de falta de energia, a bateria reserva no Módulo de proteção de cache fornece a energia necessária para gravar todo o conteúdo da memória cache espelhada no armazenamento não volátil ou na memória Flash do Módulo de proteção de cache. A seção “Módulo de proteção de cache” na página 36 especifica informações sobre o local e a descrição dos conectores e LEDs.

Proteção EMI

A conformidade com a EMI exige uma proteção EMI (Electromagnetic Interference, interferências eletromagnéticas) instalada na frente dos drives de disco do DPE. A plataforma VNXe3100 exige um painel frontal com uma presilha de bloqueio e proteção EMI integrada. É preciso remover o painel/a proteção para remover e instalar os drives de disco.

Visão frontal

Na parte frontal da plataforma VNXe3100, o porta-DPE do drive de disco 12 (3,5 polegadas) de 2U, inclui o seguinte:

◆ Drives de disco SAS de 3,5 polegadas e 6 Gb/s ou NL-SAS de 6 Gb/s (que podem ser trocados enquanto o sistema estiver em funcionamento)3

◆ LEDs de status

Observação: nas seções a seguir, as ilustrações e tabelas correspondentes descrevem esses componentes individuais. Essas descrições são somente para fins ilustrativos.

3. Você pode adicionar ou remover um drive de disco enquanto o DPE estiver ligado, mas deve ter atenção especial ao remover drives enquanto eles estiverem em uso. Os drives de disco são componentes eletrônicos extremamente sensíveis.

(17)

Descrição dos componentes do sistema 17

A Figura 5 mostra o local desses drives de disco e dos LEDs de status.

Figura 5 DPE da plataforma VNXe3100 (visão frontal)

A Tabela 1 descreve o DPE de 2U da plataforma VNXe3100 e os LEDs de status do drive de

disco.

1 Drives SAS de 3,5 polegadas1

1. A plataforma VNXe3100 também é compatível com drives NL-SAS de 6 Gb/s. Para obter mais informações sobre os drives de disco compatíveis com o VNXe3100, consulte o documento Matriz do disco e OE dos sistemas de armazenamento da série EMC® VNXe™.

3 LED de prontidão/atividade do drive de disco (azul)

2 LED de ativação do DPE (azul)

Installation SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM 1 2 3 VNX-000090

Tabela 1 DPE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) e LEDs de drives de disco da plataformaVNXe3100

LED Cor Estado Descrição

Alimentação do DPE (local 2) Azul Ligado Ligando e ligado — Desligado Desligado Prontidão/atividade do

drive de disco (local 3) Observação: o LED do drive de disco (um símbolo de triângulo à esquerda ou à direita) aponta para o drive de disco ao qual ele se refere.

Azul Ligado Ligando e ligado Piscando, na

maioria das vezes aceso

O drive de disco está ativado com atividade de I/O

Piscando constantemente

O drive de disco está reativando ou desativando a rotação normalmente

Piscando, na maioria das vezes apagado

O drive de disco está ligado, mas não está girando

Observação: essa é uma parte normal da sequência da

reativação da rotação, que ocorre durante o atraso de uma reativação da rotação de um slot. — Desligado O drive de disco está desligado

(18)

Visão posterior

Na parte posterior, a plataforma VNXe3100 inclui uma das duas versões dos componentes de hardware a seguir:

◆ Um DPE de 2U com uma controladora de armazenamento única (controladora A):

• Uma controladora de armazenamento • Dois módulos de fonte de alimentação • Um Módulo de proteção de cache; 1 GB

◆ Um DPE de 2U com duas controladoras de armazenamento (controladora

A e controladora B):

• Duas controladoras de armazenamento • Dois módulos de fonte de alimentação

Observação: nas seções a seguir, as ilustrações e tabelas correspondentes descrevem esses componentes individuais. Essas descrições são somente para fins ilustrativos.

A Figura 6 mostra um exemplo da visão posterior de um DPE de 2U com um módulo de

proteção de cache e uma controladora de armazenamento única (controladora A).

Figura 6 Exemplo de um DPE de 2U da plataforma VNXe3100 com um módulo de proteção de cache e controladora única, respectivamente (visão posterior)

1 DPE 3 Controladora de armazenamento (para ter uma visão mais detalhada, veja a Figura 8 na página 21)

2 Módulo de fonte de alimentação (para ter uma visão mais detalhada, veja a Figura 9 na página 22)

4 Módulo de proteção de cache (para ter uma visão mais detalhada, veja aFigura 23 na página 36) 1 2 1 1 1 1 GBE 0 1 X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE 4 3 VNX-000086

(19)

Descrição dos componentes do sistema 19

A Figura 7 mostra um exemplo da visão posterior de um DPE de 2U com duas

controladoras de armazenamento (controladora A e controladora B), respectivamente.

Figura 7 Exemplo de DPE de 2U de uma plataforma VNXe3100 com duas controladoras de armazenamento (visão posterior)

Controladora de armazenamento

Observando pela parte traseira do DPE, cada controladora de armazenamento (B e A), respectivamente, consiste em conectores, LEDs de status, presilhas e assim por diante.

◆ Módulo de fonte de alimentação CA:

• Conector (plug) de entrada de alimentação (embutida) • LEDs de status da fonte de alimentação (de ativação e falha) • Presilha da fonte de alimentação

◆ Controladora de armazenamento B e A:

• USB

• Duas portas iSCSI de 1 GbE (conexão IP de host)

• Duas portas SAS x4 de 6 Gb/s (rotuladas 6Gb SAS 0 x4 e 1 x4) Observação: a porta SAS de 6 Gb 1x4 não é usada no momento.

• Módulo de identificação de I/O opcional com quatro portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s

1 DPE 3 Controladora A (para obter uma exibição mais detalhada, consulte a Figura 8 na página 21)

2 Módulo de fonte de alimentação (para ter uma visão mais detalhada, veja a Figura 9 na página 22) 1 1 GBE 0 1X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE 1 1 GBE 0 1X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE 1 2 3 VNX-000085

(20)

• Dois conectores LAN (RJ-45) (rotulados com um símbolo de gerenciamento de rede e um símbolo de chave inglesa)

Observação: o conector de LAN RJ-45 que contém um símbolo de ferramenta não é usado no momento.

• Dois conectores RS-232/EIA (micro DB-9) (rotulados com um símbolo de bateria e de chave inglesa)

Observação: o conector DB-9 que contém um símbolo de bateria não é usado no momento.

• LEDs de status da controladora de armazenamento • RS-232/EIA

(21)

Descrição dos componentes do sistema 21

A Figura 8 na página 21 mostra o local dos componentes dessa controladora.

Figura 8 Exemplo de componentes da controladora de armazenamento (visão posterior) 1 Conector de entrada de alimentação CA

(plug embutido)

10 LED de controladora de armazenamento não segura para remoção (branco) 2 Conector RS-232/EIA (micro DB-9) (rotulado

com um símbolo de chave inglesa)

11 LED de alimentação da controladora de armazenamento (verde)

3 Módulo de fonte de alimentação 12 LED de status/falha da controladora (âmbar/azul1)

1. O LED de status de falha da controladora de armazenamento (âmbar ou azul) pisca em velocidades diferentes dependendo do status atual da controladora. Em um estado normal, operacional, ele estará desligado. 4 Presilha da fonte de alimentação

(parte superior central)

13 1. Exemplo de módulo de identificação de I/O com quatro portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s (rotuladas e0, e1, e2 e e3)2

2. O módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s (com as portas rotuladas como e0 e e1) também está disponível em uma configuração de controladora dual.

5 LEDs de status do módulo de fonte de alimentação

14 A porta (RJ-45) de LAN de serviço (rotulada com um símbolo de ferramenta) não é usada no momento.

6 Presilha da controladora (parte superior, esquerda e direita)

15 Porta LAN de gerenciamento (RJ-45) (rotulada com um símbolo de gerenciamento de rede) 7 Duas portas iSCSI de 1 GbE (conexão IP

de host) (rotuladas 2 e 3)

16 O conector RS-232/EIA (micro DB-9) (rotulado com um símbolo de bateria) não é usado no momento

8 Botão de ação (redefinição de senha) de NMI3

3. NMI = interrupção não mascarável

17 Duas portas SAS de 6 Gb/s (rotuladas 6Gb SAS 0 x4 e 1 x4); a porta 1 x4 não é usada 9 LED de falha de CRU (âmbar)4

4. O LED de falha da CRU fica âmbar quando uma CRU interna falha.

18 CPU da controladora de armazenamento

1 GBE 0 1X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE 7 10 11 12 16 17 9 5 4 1 3 1 14 15 2 18 6 13 VNX-000082 8

(22)

Módulo de refrigeração/fonte de alimentação CA

A Figura 9 na página 22 mostra o exemplo do módulo de fonte de alimentação CA com um

conector (plug) de entrada de alimentação (embutida) e LEDs de status. A controladora de armazenamento é resfriada por essa fonte de alimentação localizada na parte superior do DPE de 2U. O módulo de refrigeração/fonte de alimentação possui uma presilha localizada na parte superior central. Geralmente, esse módulo de refrigeração/fonte de alimentação permanece conectado no DPE de 2U quando a controladora de armazenamento é removida.

Figura 9 Conector (plug) de entrada de alimentação (embutida) do módulo de refrigeração/fonte de alimentação CA e LEDs de status

A Tabela 2 descreve os LEDs do módulo de refrigeração/fonte de alimentação.

Controladora de armazenamento

A Figura 10 na página 24 mostra um exemplo da controladora de armazenamento da

plataforma VNXe3100. A controladora possui um processador dual core Intel Xeon de 1,73 GHz com dois slots SDRAM DDR3 que suportam 4 GB de memória por processador ou 8 GB opcionais por processador.

1

LED de falha do ventilador

Entrada da fonte de alimentação LED de ativação

LED de falha

VNX-000083

Tabela 2 LEDs do módulo de refrigeração/fonte de alimentação CA

LED Cor Estado Descrição

Ligado Verde Ligado Ligado — Desligado Desligado

Falta de energia Âmbar Ligado Falha na fonte de alimentação

Piscando Desligado devido à condição ambiental (nenhuma controladora de armazenamento inserida) — Desligado Nenhuma falha ou desligado

Falha do ventilador (ventoinha)

Âmbar Falha Falha, não está funcionando normalmente — Desligado Nenhuma falha, ventilador funcionando

(23)

Descrição dos componentes do sistema 23

Os conectores, LEDs e outros componentes da controladora de armazenamento são: • USB

• Duas portas iSCSI de 1 GbE (conexão IP de host)

• Duas portas SAS x4 de 6 Gb/s (rotuladas 6Gb SAS 0 x4 e 1 x4) Observação: a porta SAS de 6 Gb 1x4 não é usada no momento.

• Módulo de identificação de I/O com quatro portas de Ethernet de cobre de 1 Gb/s • Dois conectores LAN (RJ-45) (rotulados com um símbolo de gerenciamento de rede

e um símbolo de chave inglesa)

Observação: o conector de LAN RJ-45 que contém um símbolo de ferramenta não é usado no momento.

• Dois conectores RS-232/EIA (micro DB-9) (rotulados com um símbolo de bateria e de chave inglesa)

Observação: o conector DB-9 que contém um símbolo de bateria não é usado no momento.

• LEDs de status da controladora de armazenamento • RS-232/EIA

(24)

Figura 10 Conectores, LEDs de status, presilhas etc. da controladora de armazenamento 1 Conector RS-232/EIA (micro DB-9)

(rotulado com um símbolo de chave inglesa)

7 LED de falha de CRU (âmbar1)

1. O LED de falha da CRU fica âmbar quando uma CRU interna falha. 2 Porta LAN de gerenciamento (RJ-45)

(rotulada com um símbolo de gerenciamento de rede)

8 LED de controladora de armazenamento não segura para remoção (branco)

3 A porta (RJ-45) de LAN de serviço (rotulada com um símbolo de ferramenta) não é usada no momento.

19 LED de alimentação da controladora de armazenamento (verde)

4 Mostra um exemplo de módulo de identificação de I/O com quatro portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s (1000Base-T) (rotuladas e0, e1, e2 e e3); um módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s também está disponível, mas apenas para configurações de controladora dual.

10 LED de status/falha da controladora (âmbar/azul2)

2. O LED de status de falha da controladora de armazenamento (âmbar ou azul) pisca em velocidades diferentes dependendo do status atual da controladora. Em um estado normal, operacional, ele estará desligado. 5 Presilha da controladora (parte superior,

esquerda e direita)

11 O conector RS-232/EIA (micro DB-9) (rotulado com um símbolo de bateria) não é usado no momento

6 Duas portas iSCSI de 1 GbE (conexão IP de host) (rotuladas 2 e 3)

12 Duas portas SAS de 6 Gb/s (rotuladas 6Gb SAS 0 x4 e 1 x4); a porta 1 x4 não é usada no momento. 1 GBE 0 1X4 6Gb SAS 6Gb SAS 2 3 1 0 e3 e0 e1 e2 1 GbE

5

4

1

3

2

6

7

8

10

9

11

12

VNX-000099

(25)

Descrição dos componentes do sistema 25

A Tabela 3 descreve os LEDs de status da controladora de armazenamento. Os locais na

Tabela 3 são mostrados em Figura 10 na página 24.

Tabela 3 LEDs da controladora de armazenamento

LED Cor Estado Descrição

Falha de CRU (local 7)

Âmbar Ligado Falha, luzes âmbar quando houver falha de CRU (Customer Replaceable Unit, unidade substituível pelo cliente) interna.

— Desligado Nenhuma falha ou desligado Não é seguro

remover (local 8)

Branco Ligado Não remova a controladora de armazenamento; poderá haver perda de dados

— Desligado Seguro para remoção da controladora de armazenamento

Liga/desliga (local 9)

Verde Ligado Ligado

— Desligado Desligado, verificar a conexão Status/falha

(local 10)

Âmbar Pisca uma vez a cada quatro segundos BIOS em execução Pisca uma vez a cada segundo POST em execução Pisca quatro vezes a cada segundo

Inicialização do sistema operacional iniciada

Pisca duas vezes a cada segundo

Dump em andamento

Ligado Falha da controladora de armazenamento ou do disco SSD

— Desligado Nenhuma falha detectada Azul Pisca uma

vez a cada quatro segundos

Sistema operacional iniciado

Pisca uma vez a cada segundo

Driver do sistema operacional iniciando

Pisca quatro vezes a cada segundo

1. Driver do sistema operacional iniciado 2. Falha, um erro de sistema ocorreu, tornando

alguns recursos de armazenamento indisponíveis. A controladora não está funcionando e o LED de status está piscando (consulte a Observação) Ligado Sistema não inicializado. Um endereço IP de

(26)

Conectores e portas de entrada/saída da controladora de armazenamento — A controladora de armazenamento da plataforma VNXe3100 suporta as portas de I/O a seguir na parte posterior:

◆ Duas portas SAS x4 de 6 Gb/s e quatro canais (rotuladas 6Gb SAS 0 x4 e 1 x4); as velocidades aceitáveis são 1,5, 3 e 6 Gb/s

Observação: a porta SAS de 6 Gb 1x4 não é usada no momento.

◆ Um módulo de identificação de I/O com quatro portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s (para conectividade de front-end)

Observação: um módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s está disponível como upgrade. No entanto, esse módulo de identificação de I/O está disponível somente em configurações de controladora dual. Para obter mais informações sobre este módulo de identificação de I/O, consulte “Módulo de

identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s” na página 29.

◆ Uma porta LAN (gerenciamento de rede) Ethernet (RJ-45) 10/100/1000

◆ Uma porta LAN (laptop) Ethernet (RJ-45) 10/100/1000

Observação: este conector não é usado no momento.

◆ Um RS-232/EIA 232 (micro DB-9) para conector SPS (standby power supply, fonte de

alimentação standby)

Observação: este conector não é usado no momento.

◆ Um RS-232/EIA 232 (micro DB-9) para conector de laptop

Status/falha (local 10)

— Desligado Pronto para I/O Azul com âmbar piscando

uma vez a cada três segundos

Sistema não inicializado. Nenhum endereço IP de gerenciamento atribuído.

Observação: quando o LED de falha/status da controladora começar a piscar quatro vezes por segundo e a controladora aparentemente não estiver funcionando, uma condição de cache sujo terá ocorrido. O LED indica que a controladora está aguardando a inicialização de seu par para resolver automaticamente a condição de cache sujo.

Uma controladora nesse estado poderá aguardar até uma hora até que seu par resolva a condição de cache sujo. Quando a condição estiver resolvida, a controladora continuará a inicialização

normalmente. Se a condição não for resolvida automaticamente, a controladora será reinicializada no modo de serviço. Na maioria das vezes, nenhuma intervenção manual é necessária, e a espera é bem menos que 1 hora.

Quando a controladora realizar uma reinicialização ou uma sequência de desligamento, ela poderá

fazer com que o cache seja armazenado na memória, o que poderá causar a condição de cache sujo. Para obter mais informações sobre essa condição, vá para o suporte on-line da EMC em

http://emc.com/vnxesupport. Na caixa de texto Pesquisar, digite emc263713. Tabela 3 LEDs da controladora de armazenamento (continuação)

(27)

Descrição dos componentes do sistema 27

Portas SAS de 6 Gb/s — A controladora de armazenamento da plataforma VNXe3100 dá suporte a duas portas SAS de 6 Gb/s (rotuladas como 6GB SAS 0 x4 e 6GB SAS 1 x4) na parte traseira de cada controladora (A e B). Essas portas fornecem uma interface para drives SAS e NL-SAS na DAE. Essa porta é um conector de especificação (soquete ou receptáculo) SFF-8088 (fator-forma pequeno 8088) da SAS de 26 circuitos que usa um cabo (plug) de 26 circuitos mini-SAS da especificação SFF-8088 com uma aba para puxar. Observação: a porta SAS de 6 GB 1x4 não é usada no momento.

A Figura 11 mostra um exemplo do conector (soquete) de porta e conector (plug) de cabo

com a aba para puxar.

Figura 11 Porta SAS de 6 Gb/s e conector de cabo

Observação: cada cabo SAS tem uma conexão de entrada (ou um círculo preto, ) e uma conexão de saída (ou um losango preto, ) para impedir a conexão incorreta.

A Tabela 4 lista os sinais de pino da porta SAS de 6 Gb/s usados no conector.

Pino A1 A13

B1 B13

VNX-000094

Tabela 4 Diagrama de pinos do conector da porta SAS de 6 Gb/s

Pino Sinal Pino Sinal

A1 TERRA B1 TERRA A2 Rx 0+ B2 Tx 0+ A3 Rx 0- B3 Tx 0-A4 TERRA B4 TERRA A5 Rx 1+ B5 Tx 1+ A6 Rx 1- B6 Tx 1-A7 TERRA B7 TERRA A8 Rx 2+ B8 Tx 2+ A9 Rx 2- B9 Tx

2-A10 TERRA B10 TERRA

A11 Rx 3+ B11 Tx 3+

A12 Rx 3- B12 Tx

(28)

LEDs da porta SAS de 6 Gb/s da controladora de armazenamento — A Figura 12 mostra um exemplo dos LEDs (azuis) das portas SAS de 6 Gb/s (rotuladas como 6-Gb SAS 0 x4 e 1 x4) da controladora de armazenamento localizados abaixo do conector na parte inferior. Esses LEDs indicam o link/atividade das portas SAS 0 x4 e 1 x4 de 6 Gb/s. Observação: a porta SAS de 6 GB 1x4 não é usada no momento.

Figura 12 LEDs da porta SAS de 6 Gb/s

Observação: cada porta SAS tem uma conexão de saída (ou dois losangos pretos, ) para impedir a conexão incorreta. Para obter informações sobre o cabo SAS, consulte a nota em Figura 11 na página 27.

A Tabela 5 descreve os LEDs da porta SAS de 6 Gb/s.

Módulo de identificação de I/O com quatro portas de Ethernet de cobre de 1 Gb/s — A

Figura 13 na página 29 mostra o módulo de identificação opcional com quatro portas

Ethernet de cobre de 1 Gb/s (RJ-45) da controladora de armazenamento da plataforma VNXe3100. Essas portas são rotuladas como e0, e1, e2 e e3, sendo usadas para

conectividade de front-end. Essas portas são compatíveis com velocidades de transmissão Ethernet de 10, 100 e 1000 Mb/s via cabeamento de cobre.

ADVERTÊNCIA

As quatro portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s (RJ-45) no módulo de identificação de I/O com quatro portas Ethernet de 1 Gb/s são portas de LAN, e não de WAN. As portas LAN contêm circuitos SELV (Safety Extra-low Voltage, tensão extrabaixa de segurança) e as portas WAN contêm circuitos TNV (Telephone-network Voltage, tensão de rede de telefonia). Algumas portas LAN e WAN usam conectores RJ-45. Cuidado ao conectar os cabos. Para evitar choque elétrico, não conecte circuitos TNV a circuitos SELV.

6Gb SAS

0

6Gb SAS

1

0 1

x4

VNX-000089

Tabela 5 LEDs da porta SAS de 6 Gb/s

LED Cor Estado Descrição

Link/atividade Azul Ligado Porta vinculada a 6 Gb/s com todas as quatro pistas Verde Ligado Porta vinculada, mas a 1,5 Gb/s, 3 Gb/s ou 6 Gb/s

sem todas as quatro pistas — Desligado Nenhum link/atividade

(29)

Descrição dos componentes do sistema 29

Figura 13 LEDs das portas do módulo de identificação de I/O com portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s (RJ-45)

A Tabela 6 descreve os LEDs de falha e portas do módulo de identificação de I/O com

portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s (RJ-45) opcional da controladora de armazenamento.

IMPORTANTE

As portas mostradas na Figura 13 são portas LAN. Um símbolo de telefone com uma linha atravessada indica que você não deve usar conectores de telefone RJ-45 do tipo WAN com essas portas.

Para acessar as portas Ethernet, conecte um cabo UTP (Unshielded Twisted-pair, par trançado sem blindagem) categoria 5, 5E ou 6 aos conectores RJ-45 existentes na parte traseira do módulo de identificação com portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s da controladora de armazenamento, conforme descrito na Tabela 7.

Módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s — A Figura 14

mostra o módulo de identificação com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s (RJ-45) opcional da controladora de armazenamento da plataforma VNXe3150. Essas portas são rotuladas como e0 e e1 e são usadas para a conectividade de front-end. Essas portas são compatíveis com velocidades de transmissão Ethernet de até 10 Gb/s via cabeamento de cobre.

e3

e0 e1 e2

1 GbE

LED de falha da placa de identificação

LED de atividade LED de link VNX-000092

Tabela 6 LEDs de falha e portas do módulo de identificação de I/O com portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s (RJ-45)

LED Cor Estado Descrição

Falha Âmbar Ligado Falha, substituir módulo de identificação Link, esquerdo Verde Ligado Conexão de link/rede (qualquer velocidade)

— Desligado Nenhuma conexão de link/rede Atividade,

direito

Âmbar Piscando Atividade de transmissão/recebimento — Desligado Nenhuma atividade

Tabela 7 Diretrizes da conexão Ethernet Tipo Descrição

10Base-T ou 100Base-TX

UTP das Categorias 5 (2 pares) EIA até 100 m

(30)

ADVERTÊNCIA

As duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s (RJ-45) no módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s são portas de LAN, e não de WAN. As portas LAN contêm circuitos SELV (Safety Extra-low Voltage, tensão extrabaixa de segurança) e as portas WAN contêm circuitos TNV (Telephone-network Voltage, tensão de rede de telefonia). Algumas portas LAN e WAN usam conectores RJ-45. Cuidado ao conectar os cabos. Para evitar choque elétrico, não conecte circuitos TNV a circuitos SELV.

A Figura 14 mostra o módulo de identificação com duas portas Ethernet de cobre de 10

Gb/s opcional da controladora de armazenamento da plataforma VNXe3150. Essas portas são rotuladas como e0 e e1 e são usadas para a conectividade de front-end. Essas portas são compatíveis com velocidades de transmissão Ethernet de até 10 Gb/s via cabeamento de cobre.

Figura 14 LEDs do módulo de identificação de I/O com duas portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s

A Tabela 8 descreve os LEDs de falha e portas do módulo de identificação com portas

Ethernet de cobre de 10 Gb/s opcional da controladora de armazenamento.

IMPORTANTE

As portas mostradas na Figura 14 são portas LAN. Um símbolo de telefone com uma linha atravessada indica que você não deve usar conectores de telefone RJ-45 do tipo WAN com essas portas.

Para acessar as portas Ethernet, conecte um cabo UTP (Unshielded Twisted-pair, par trançado sem blindagem) categoria 6 aos conectores RJ-45 existentes na parte traseira do módulo de identificação com portas Ethernet de cobre de 1 Gb/s da controladora de armazenamento, conforme descrito na Tabela 7 na página 29.

e0 e1

LED de falha da placa de identificação

LED de atividade LED de link BaseT de 10 GbE

VNXe-000124

Tabela 8 LEDs de falha e portas do módulo de identificação com portas Ethernet de cobre de 10 Gb/s

LED Cor Estado Descrição

Falha Âmbar Ligado Falha, substituir módulo de identificação Atividade,

esquerda

Âmbar Piscando Atividade de transmissão/recebimento — Desligado Nenhuma atividade

Link, direita Verde Ligado Conexão de link/rede (qualquer velocidade) — Desligado Nenhuma conexão de link/rede

(31)

Descrição dos componentes do sistema 31

Duas portas (RJ-45) de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s IMPORTANTE

As portas mostradas na Figura 15 são portas iSCSI de 1 Gb/s. Um símbolo de telefone com uma linha atravessada indica que você não deve usar conectores de telefone RJ-45 do tipo WAN com essas portas.

A controladora da plataforma VNXe3100 apresenta duas portas integradas iSCSI de 1 Gb/s (rotuladas como 2 e 3 1 GBE). Essas portas fornecem uma interface para conexão do protocolo iSCSI de 1 Gb/s para conexão IP de host.

A Figura 15 mostra um exemplo das portas de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s (RJ-45)

da controladora de armazenamento.

Figura 15 Portas de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s (RJ-45)

LEDs da porta de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s (RJ-45) — A Figura 16 mostra os LEDs da porta de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s (RJ-45) da controladora — um LED verde à esquerda do conector e um LED bicolor (verde/âmbar) à direita do conector — que indicam o link/a atividade e a velocidade das portas, respectivamente.

Figura 16 LEDs da porta de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s (RJ-45)

A Tabela 9 descreve o link/atividade e a velocidade de conexão associados aos LEDs da

porta de conexão IP de host iSCSI de 1 GB/s (RJ-45) da controladora.

VNX-000076

1 2

VNX-000096

Tabela 9 LEDs da porta de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s (RJ-45)

LED Cor Estado Descrição

Esquerda, link (local 1)

Verde Ligado Conexão de link/rede

Verde Piscando Atividade de transmissão/recebimento — Desligado Nenhuma conexão de link/rede

(32)

Portas de Ethernet para laptop e gerenciamento de rede (RJ-45) ADVERTÊNCIA

As portas de Ethernet (RJ-45) da controladora de armazenamento são portas LAN, e não portas WAN. As portas LAN contêm circuitos SELV (Safety Extra-low Voltage, tensão extrabaixa de segurança) e as portas WAN contêm circuitos TNV (Telephone-network Voltage, tensão de rede de telefonia). Algumas portas LAN e WAN usam conectores RJ-45. Cuidado ao conectar os cabos. Para evitar choque elétrico, não conecte circuitos TNV a circuitos SELV.

A controladora de armazenamento da plataforma VNXe3100 apresenta duas portas integradas Ethernet com duas portas (rotuladas com um símbolo de gerenciamento de rede e um símbolo de chave inglesa, respectivamente). Essas portas fornecem uma interface para conexão com a LAN pública e um computador laptop, respectivamente. As portas são do tipo MDI RJ-45 de oito pinos para conexões Ethernet IEEE 802.3 10Base-T (10 Mb/s), IEEE 802.3u 100Base-TX (100 Mb/s) ou 1000Base-T (1000 Mb/s).

A Figura 17 mostra um exemplo das portas de Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento

de rede da controladora de armazenamento.

Figura 17 Portas de Ethernet para laptop e gerenciamento de rede (RJ-45)

IMPORTANTE

As portas mostradas na Figura 17 são portas LAN. Um símbolo de telefone com uma linha atravessada indica que você não deve usar conectores de telefone RJ-45 do tipo WAN com essas portas.

Direita, velocidade do link (local 2)

Verde Ligado Conexão de 100 Mb/s

Âmbar Ligado Conexão de 1000 Mb/s (ou 1 Gb/s)

— Desligado Conexão de 10 Mb/s (se o LED esquerdo estiver aceso ou piscando)

Tabela 9 LEDs da porta de conexão IP de host iSCSI de 1 Gb/s (RJ-45) (continuação)

LED Cor Estado Descrição

(33)

Descrição dos componentes do sistema 33

Para acessar as portas de Ethernet, conecte um cabo UTP (Unshielded Twisted-pair, par trançado não protegido) de Categoria 3, 4, 5, 5E ou 6 aos conectores RJ-45 na parte de trás da controladora de armazenamento, conforme descrito na Tabela 10.

Porta de Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede e conector (adaptador) —

A Figura 18 mostra um exemplo da porta e do conector do cabo Ethernet (RJ-45).

Figura 18 Porta e conector (adaptador) Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede

A Tabela 11 lista os sinais de pino Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede

da controladora de armazenamento usados no conector.

Tabela 10 Diretrizes da conexão Ethernet Tipo Descrição

10Base-T UTP das Categorias 3, 4 ou 5 (2 ou 4 pares) EIA até 100 m 100Base-TX UTP da Categoria 5 (2 pares) EIA até 100 m

1000Base-T UTP da Categoria 6 (recomendado), Categoria 5E ou 5 (2 pares) EIA até 100 m

8 7 6 5 4 3 2 1 VNX-000097

Tabela 11 Diagrama de pinos do conector e da porta de Ethernet para laptop e gerenciamento de rede Pino RJ-45 Sinal Descrição

1 BI_DA+ Par bidirecional A + 2 BI_DA- Par bidirecional A -3 BI_DB+ Par bidirecional B + 4 BI_DC+ Par bidirecional C + 5 BI_DC- Par bidirecional C -6 BI_DB- Par bidirecional B -7 BI_DD+ Par bidirecional D + 8 BI_DD- Par bidirecional D

(34)

-LEDs da porta de Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede — A Figura 19

mostra os LEDs da porta de Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede da controladora de armazenamento — um LED verde à esquerda do conector e um LED bicolor (verde/âmbar) à direita do conector — que indicam o link/a atividade e a velocidade das portas de Ethernet, respectivamente.

Figura 19 LEDs da porta de Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede

A Tabela 12 descreve o link/a atividade e a velocidade de conexão associados aos

LEDs da porta de Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede da controladora de armazenamento.

Um conector de soquete serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9) para laptop

A parte de trás da controladora de armazenamento da plataforma VNXe3100 inclui um conector de interface (micro DB-9) serial padrão RS-232 EIA (Electronics Industries Association, associação de indústrias eletrônicas) para conectar a um PC ou computador laptop. Esse conector (porta) serial permite acessar a controladora de armazenamento localmente conectando um terminal — um PC executando software de emulação por terminal ou um terminal ASCII — à porta.

Observe a orientação dos pinos mostrados na Figura 20.

Figura 20 Conector (soquete) serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9) para laptop

1 2

VNX-000096

Tabela 12 LEDs da porta de Ethernet (RJ-45) para laptop e gerenciamento de rede

LED Cor Estado Descrição

Esquerda, link (local 1)

Verde Ligado Conexão de link/rede

Verde Piscando Atividade de transmissão/recebimento — Desligado Nenhuma conexão de link/rede Direita,

velocidade do link (local 2)

Verde Ligado Conexão de 100 Mb/s

Âmbar Ligado Conexão de 1000 Mb/s (ou 1 Gb/s)

— Desligado Conexão de 10 Mb/s (se o LED esquerdo estiver aceso ou piscando)

Pino 1 5

6 9

(35)

Descrição dos componentes do sistema 35

A Tabela 13 lista os sinais de pino do conector serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9) da

controladora de armazenamento usados no conector.

Cabo de modem RS-232/EIA 232 (micro DB-9 para DB-9 serial) nulo

O cabo que conecta a controladora de armazenamento ao PC ou ao laptop é um cabo (plug) micro DB-9 para DB-9 serial (soquete). Ele possui um plug micro DB-9 (lado da controladora) em uma ponta e um soquete DB-9 serial (lado do PC ou laptop) na outra ponta. A Figura 21

mostra o exemplo de um cabo da controladora de armazenamento ao PC (laptop).

Figura 21 Exemplo de cabo de modem nulo RS-232/EIA 232 (micro DB-9 para DB-9 serial)

Conector de soquete serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9) para gerenciamento SPS A parte traseira da controladora de armazenamento da plataforma VNXe3100 inclui um segundo conector de soquete (rotulado com um símbolo que mostra uma bateria na parte inferior esquerda) de interface serial padrão RS-232/EIA 232 (micro DB-9) para conectar à porta de gerenciamento SPS (RJ-12). Observe a orientação dos pinos mostrados na

Figura 22.

Observação: este conector não é usado no momento.

Figura 22 Conector (soquete) serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9)

Tabela 13 Diagrama de pinos do conector (soquete) serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9) Pino DB-9 Sinal Descrição

1 CD Detecção de operadora 2 RXD Dados recebidos 3 TXD Dados transmitidos

4 DTR Prontidão do terminal de dados 5 TERRA Aterramento

6 DSR Prontidão do conjunto de dados 7 RTS Pronto para envio

8 CTS Solicitação de envio 19 RI Indicador de toque VNX-000093 Pino 1 5 6 9 VNX-000078

(36)

A Tabela 14 lista os sinais de pino do conector serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9) da controladora de armazenamento usados no conector.

Módulo de proteção de cache

O Módulo de proteção de cache pode ser trocado enquanto o sistema estiver em funcionamento com uma capacidade de 1 GB.

Cada Módulo de proteção de cache fornece memória cache de OE VNXe espelhada para a configuração de uma controladora de armazenamento única.

O Módulo de proteção de cache inclui os LEDs de status a seguir:

◆ Alimentação (verde)

◆ Falha (âmbar)

◆ Não seguro para remoção (branco)

A Figura 23 mostra o local dos LEDs de status do Módulo de proteção de cache.

Figura 23 LEDs de status do Módulo de proteção de cache

Tabela 14 Diagrama de pinos do conector (soquete) serial RS-232/EIA 232 (micro DB-9) Pino DB-9 Sinal Descrição

1 CD Detecção de operadora 2 RXD Dados recebidos 3 TXD Dados transmitidos

4 DTR Prontidão do terminal de dados 5 TERRA Aterramento

6 DSR Prontidão do conjunto de dados 7 RTS Solicitação de envio

8 CTS Pronto para envio 19 RI Indicador de toque

1

LED não seguro para remoção LED de alimentação

LED de falha

(37)

Descrição dos componentes do sistema 37

A Tabela 15 lista os LEDs do Módulo de proteção de cache.

Gaveta DAE (Disk Array Enclosure)

CUIDADO

A tarefa de erguer a DAE, bem instalar ou removê-la de um rack, deve ser realizada por duas pessoas. Se necessário, use um dispositivo de levantamento apropriado (elevador mecânico). Uma DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) ou uma DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.) totalmente carregada pesa aproximadamente 23,6 kg (52 lb) ou 20,5 kg (45 lb), respectivamente.

A plataforma VNXe3100 é compatível com dois tipos de DAEs (Disk Array Enclosures) em um barramento SAS de 6 Gb/s. As gavetas DAE usadas na plataforma VNXe3100 são:

◆ DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.)

◆ DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.)

Observação: a DAE de 2U com 25 drives de disco (2,5 pol.) pode ser usada somente quando o software VNXe Operating Environment (OE) versão 2.3.x e superior está instalado.

Em um sistema de controladora dual, quando a DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) é usada com um DPE de 2U com 12 drives (3,5 pol.), a plataforma VNXe3100 aceita até sete gavetas DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) ou um máximo de 96 drives de disco (3,5 pol.).4

Em um sistema de controladora dual, quando a DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) é usada com um DPE de 2U com 12 drives (3,5 pol.), a plataforma VNXe3100 aceita até três gavetas DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.) e uma DAE de 2U com 12 drives (2,5 pol.) ou um máximo de 99 drives de disco.5

Tabela 15 LEDs de status do Módulo de proteção de cache

LED Cor Estado Descrição

Alimentação Verde Ligado Ligado — Desligado Desligado Falha Âmbar Ligado Falha

— Desligado Nenhuma falha Não seguro

para remoção

Branco Ligado Não remova, poderá haver perda de dados

— Desligado Seguro para remoção; os dados não serão perdidos

4. Em uma configuração de controladora única, a plataforma VNXe3100 pode aceitar até três gavetas DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) ou um máximo de 48 drives de disco.

5. Em uma configuração de controladora única, a plataforma VNXe3100 pode aceitar até uma DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.) e uma DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) ou um máximo de 49 drives de disco.

(38)

IMPORTANTE

Ao calcular o número de drives para sua plataforma VNXe3100, o DPE de 2U é incluído na quantidade total de slots drive, a qual varia de 96 a 99 drives em um sistema de controladora dual. Se a quantidade total de slots drive aumentar de 96 para 99, não será possível adicionar outra DAE.

Ao calcular o número de drives para sua plataforma VNXe3100, o DPE de 2U é incluído na quantidade total de slots drive, a qual varia de 48 a 49 drives em um sistema de controladora única. Se a quantidade total de slots drive aumentar de 48 para 49, não será possível adicionar outra DAE de 2U.

Regras de configuração de DPE e gavetas DAE

A Tabela 16 e a Tabela 17 fornecem uma matriz que descreve quais tipos e quantas

gavetas DAE de 2U podem ser usadas em uma plataforma VNXe3100 com controladora única ou com controladora dual.

Conforme mostrado em cada tabela, a primeira coluna mostra o número 12 (Tabela 16), o qual se refere ao DPE de 2U com 12 drives (3,5 pol.). Ao longo da parte superior de cada matriz, os números de DAEs (DAE1, DAE2 e assim por diante, até DAE7) são listados. No corpo da matriz (Tabela 16 ou Tabela 17), o número 12 refere-se à DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) e o número 25 refere-se à DAE de 2U com 25 drives (2,5 pol.). O X na matriz indica que não há DAE de 2U disponível (com suporte) além daquele ponto. Observe que a coluna Total na Tabela 16 ou Tabela 17 mostra o número total de discos disponíveis (com suporte) usando uma combinação de DPE de 2U e DAE de 2U para aquela configuração específica.

Tabela 16 Regras de configuração de DPE e gavetas DAE para configurações de controladora dual Plataforma de controladora dual do VNXe3100

DPE DAE1 DAE2 DAE3 DAE4 DAE5 DAE6 DAE7 Total

12 12 12 12 12 12 12 12 96 12 12 12 12 12 12 25 X 97 12 12 12 12 12 25 12 X 97 12 12 12 12 25 25 X X 98 12 12 12 12 25 12 12 X 97 12 12 12 25 25 12 X X 98 12 12 25 25 25 X X X 99 12 25 25 25 12 X X X 99

(39)

Descrição dos componentes do sistema 39

Descrição da DAE

Cada DAE apresenta os componentes a seguir:

◆ Porta-discos

◆ Drives de disco

◆ Midplane

◆ LCCs (Link Control Cards, placas de controle de links)

◆ Módulos de refrigeração/fonte de alimentação

◆ Proteção EMI

Porta-discos

Os porta-discos são objetos de plástico que se adaptam facilmente às abas de slot do compartimento e aos conectores do midplane. Cada porta-discos possui uma alça com uma presilha e clipes de mola. A presilha prende o drive de disco no lugar para garantir conexão correta com o midplane. Figura 24 na página 41 mostra os LEDs de prontidão do drive de disco integrados ao chassi no qual está localizado o porta-discos. Esses LEDs mostram principalmente a prontidão do drive de disco e sua atividade.

Drives de disco

Você pode distinguir visualmente entre os tipos de drive por seus diferentes mecanismos de alça e presilha, bem como pelos rótulos de tipo, capacidade e velocidade em cada drive. Você pode adicionar ou remover um drive de disco enquanto a DAE estiver ligada, mas deve ter atenção especial ao remover drives enquanto eles estiverem em uso. Os drives de disco são componentes eletrônicos extremamente sensíveis. Para obter mais informações sobre os drives de disco compatíveis com o VNXe3100, consulte o documento

Matriz do disco e OE dos sistemas de armazenamento da série EMC® VNXe™.

Midplane

Um midplane separa os drives de disco voltados para frente das LCCs voltadas para trás e dos módulos de refrigeração/fonte de alimentação. Ele distribui energia e sinais a todos os componentes do compartimento. As LCCs, os módulos de refrigeração/fonte de alimentação e os drives de disco conectam-se no midplane.

Tabela 17 Regras de configuração de DPE e gavetas DAE para configurações de controladora única Plataforma de controladora única do VNXe3100

DPE DAE1 DAE2 DAE3 DAE4 DAE5 DAE6 DAE7 Total

12 12 12 12 X X X X 48

12 12 25 X X X X X 49

(40)

LCCs

Uma LCC suporta, controla e monitora a DAE, sendo o principal elemento de gerenciamento de interconexão. Cada LCC inclui conectores de entrada e expansão para dispositivos downstream. A Figura 29 na página 46 mostra um indicador EA (Enclosure Address, endereço de compartimento) localizado em cada LCC. A Figura 29 na página 46 mostra o exemplo de um indicador de identificação de barramento (loop) de LCC.

Módulo de refrigeração/fonte de alimentação

O módulo de refrigeração/fonte de alimentação integra uma fonte de alimentação independente e ventoinhas em um único módulo.

Cada fonte de alimentação é um conversor off-line autoescalável, corrigido por fator de potência, com várias saídas e com seu próprio cabo. Os drives e a LCC possuem switches individuais de início flexível que os protegerão se você instalá-los enquanto o compartimento de disco estiver ligado. Um disco ou uma fonte de alimentação com falhas relacionadas à alimentação não afetará o funcionamento de nenhum outro dispositivo.

A Figura 26 na página 44 mostra os três LEDs de status no módulo de refrigeração/fonte

de alimentação.

O sistema de refrigeração do compartimento consiste em módulos de duas ventoinhas em cada módulo de refrigeração/fonte de alimentação.

Proteção EMI

A conformidade com a EMI exige uma proteção EMI (Electromagnetic Interference, interferências eletromagnéticas) instalada na frente dos drives de disco da DAE. A plataforma VNXe3100 exige um painel frontal com uma presilha de bloqueio e proteção EMI integrada. É preciso remover o painel/a proteção para remover e instalar os drives de disco.

DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.)

Na parte frontal, o porta-disco da DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) inclui os seguintes componentes de hardware:

◆ Drives de disco SAS de 3,5 polegadas e 6 Gb/s ou NL-SAS de 6 Gb/s (que podem ser trocados enquanto o sistema estiver em funcionamento)6

◆ LEDs de status

6. Você pode adicionar ou remover um drive de disco enquanto o DAE estiver ligado, mas deve ter atenção especial ao remover drives enquanto eles estiverem em uso. Os drives de disco são componentes eletrônicos extremamente sensíveis.

(41)

Descrição dos componentes do sistema 41

A Figura 24 mostra o local desses componentes.

Figura 24 DAE de 2U com 12 drives (3,5 pol.) (visão frontal)

A Tabela 18 descreve os LEDs de status do drive de disco de 3,5 polegadas e da DAE

1 Drives SAS de 3,5 polegadas1

1. A plataforma VNXe3100 também é compatível com drives NL-SAS de 6 Gb/s. Para obter mais informações sobre os drives de disco compatíveis com o VNXe3100, consulte o documento Matriz do disco e OE dos sistemas de armazenamento da série EMC® VNXe™.

3 LED de prontidão/atividade do drive de disco (azul)

2 LED de ativação da DAE (azul)

Installation SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM SAS 450 GB 15K RPM 1 2 3 VNX-000090

Tabela 18 LEDs do drive de disco e da DAE 12 (3,5 polegadas) de 2U

LED Cor Estado Descrição

Alimentação da DAE (local 2) Azul Ligado Ligando e ligado — Desligado Desligado Drive de disco ligado/

atividade (local 3)

Observação: o LED do drive de disco (um símbolo de triângulo à esquerda ou à direita) aponta para o drive de disco ao qual ele se refere.

Azul Ligado Ligando e ligado Piscando, na

maioria das vezes aceso

O drive de disco está ativado com atividade de I/O

Piscando constantemente

O drive de disco está reativando ou desativando a rotação normalmente

Piscando, na maioria das vezes apagado

O drive de disco está ligado, mas não está girando

Observação: essa é uma parte normal da sequência da reativação da rotação, que ocorre durante o atraso de uma reativação da rotação de um slot. — Desligado O drive de disco está desligado

Referências

Documentos relacionados

Para os indígenas que viviam nas costas do continente, até que havia alguma facilidade, principalmente aqueles chamados “assimilados” (aqueles que aderiram à cultura

Com base nesses resultados, pode-se destacar que o fator de impacto dinâmico tem uma influência significativa na redução do número de falsas suspeitas, principalmente em cenários onde

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Unidade de Citogenética Unidade de Genética Médica Unidade de Genética Molecular Unidade de Rastreio Neonatal Unidade de Investigação e

A) SISTEMAS DE SEGURANÇA: Desative as fotocéluas e as bandas de segurança (através do menu correspondente) e teste novamente se a barreira fecha. No caso da barreira fechar, terá

5.5 CONTROLE ON-OFF COM HISTERESE ASSIMÉTRICA PARA REFRIGERAÇÃO Mantém a saída ativa enquanto a temperatura está acima do set-point, quando igual desliga a saída e torna a

Foi observado durante as atividades práticas de gravura na aula de artes no Chicão que o processo colaborativo ocorreu onde os alunos se utilizaram de relação interpessoal parar