• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DISCURSIVA DE HISTÓRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

AVALIAÇÃO DISCURSIVA

DE HISTÓRIA

Primeira Avaliação – 2ª Série – Ensino Médio

Terceiro Período – 2017

Assinale com um X se estiver fazendo Progressão Parcial: ____

Aluno(a):______________________________________ Série e Turma: _______ Nº: _____

Professor(a): Data: / /2017

OBSERVAÇÕES

[ 01 ]

- É proibido o acesso à Escola em horário de prova, portando celular. Caso o aluno

esteja com celular, deverá entregá-lo à coordenação e só poderá retirá-lo após o

horário oficial de término da prova.

[ 02 ]

- Assine, também, com nome completo (legível), no canto superior à direita, todas as

folhas de questões.

[ 03 ]

- Verifique se a prova está completa. Ela contém 08 questões discursivas. Se alguma

parte não tiver sido impressa, solicite ao fiscal a troca.

[ 04 ]

- Verifique se completou corretamente todos os dados do cabeçalho.

[ 05 ]

- Leia as questões atentamente antes de respondê-las.

[ 06 ]

- Controle seu tempo adequadamente, respondendo primeiro às questões que você

considerar mais fáceis.

[ 07 ]

- É proibido o uso de corretivo, de calculadora e de dicionário.

[ 08 ]

- As respostas das questões devem ser feitas à caneta.

[ 09 ]

- Respostas a lápis e/ou folhas não assinadas não serão revisadas.

[ 10 ]

- Todas as provas corrigidas serão pontuadas de 0 a 10. O mínimo para aprovação é 60%.

[ 11 ]

- O prazo para pedido de revisão de prova é de até 30 dias após a sua aplicação.

''A prova deve servir como instrumento de aprendizagem.”

(2)

NOME COMPLETO (LEGÍVEL): _____________________________________________

1. (Valor: 1,0 ponto) O mais importante economista da primeira metade do século XX foi, sem dúvida, John Maynard Keynes (1883-1946), filho de um professor de economia, John Neville Keynes, que nascera destinado a influenciar massivamente tanto na economia de seu país, a Grã-Bretanha, como nos Estados Unidos. Com exceção de Karl Marx, nenhum outro homem em toda literatura econômica causou tanto furor quanto ele, tanto na teoria como na prática econômica. As teorias de Keynes a respeito da economia capitalista influenciaram amplamente as conduções políticas dos Estados Unidos após a crise de 1929. Cite e explique duas medidas do governo de Franklin Delano Roosevelt que sejam preceitos do keynesianismo.

Pode-se citar:

 Amplos investimentos em obras estatais;

 Reforma do sistema bancário, com empréstimos públicos;  Controle de preços e produção das empresas;

 Incentivos agrícolas;

 Criação de medidas voltadas para a área social;  Redução da jornada de trabalho.

2. (Valor: 1,0 ponto) Como proteção contra a fantasia e a demência financeiras, a memória é muito melhor do que a lei. Quando a lembrança do desastre de 1929 se perdeu no esquecimento, a lei e a regulação não foram suficientes. A história é extremamente útil para proteger as pessoas da avareza dos outros e delas mesmas.

John Kenneth Galbraith, O grande crash, 1929.

Indique duas das características principais do que o autor chama de “desastre de 1929”.

Crise de superprodução nas indústrias norte-americanas, gerando acúmulo de produção não vendidos nos estoques e a quebra da Bolsa de Valores de NY a partir da especulação de ações.

3. (Valor: 1,0 ponto) Apesar de ser uma alternativa viável, o funding loan contraído em 1898 foi mais uma vez utilizado pelo governo brasileiro nos anos de 1914 e 1931. Dessa forma, observamos que, mesmo com o visível processo de dinamização e crescimento do mercado, a busca por outros empréstimos se repetiu. Ao invés de funcionar como uma oportunidade de ajuste fiscal e financeiro, o funding loan acabava somente deixando para depois a resolução dos urgentes problemas que afligiam a economia nacional.

(Disponível em goo.gl/kgnK13. Acesso em 24/08/2017)

Tendo em vista o trecho acima, relacione a ocorrência do funding loan no governo de Prudente de Moraes com a Crise do Encilhamento do governo de Deodoro da Fonseca.

Caro(a) aluno(a),

a sua prova é composta de 8 questões discursivas acerca dos conteúdos estudados

no período. Leia atentamente o comando de cada questão e responda ao que se

pede. Faça uma boa prova e tenha muito sucesso!

(3)

NOME COMPLETO (LEGÍVEL): _____________________________________________

O Funding Loan foi um empréstimo de 10 milhões de libras contraído pelo governo de Prudente de Moraes a fim de reaquecer a economia brasileira. Tal conjuntura deve ser relacionada com a crise do encilhamento, a qual desestruturou a economia nacional a partir da emissão de moeda sem lastro e o estímulo à criação de empresas-fantasma.

4. (Valor: 1,5 ponto) "O instrumento clássico de legitimação de regimes políticos no mundo moderno é, naturalmente, a ideologia, a justificação racional da organização do poder. Havia no Brasil pelo menos três correntes que disputavam a definição da natureza do novo regime: o liberalismo à americana [Alberto Salles], o jacobinismo à francesa [Floriano Peixoto] e o positivismo [Miguel Lemos]. As três correntes combateram-se intensamente nos anos iniciais da República, até a vitória da primeira delas, por volta da virada do século".

CARVALHO, J. M. de. A Formação das Almas - o imaginário da República no Brasil. S. Paulo, Companhia das Letras, 1999.

Com base no texto, analise o projeto de República proposto por cada uma das correntes mencionadas.

A corrente liberal defendia uma proposta de República marcada pela plena autonomia dos poderes do Executivo, plena autonomia dos estados da federação e ainda, um projeto de sociedade composta por indivíduos autônomos, com seus interesses guiados pelos fundamentos da economia liberal.

O jacobinismo defendia um projeto de república clássica e idealizada, com base na democracia direta, uma república com a intervenção direta do povo (ou democracia popular), que contasse com a participação de todos os cidadãos, claramente baseada em ideais derivados da Revolução Francesa.

O Positivismo defendia um projeto de república bem amplo, postulando uma sociedade onde os homens se realizariam plenamente por meio de uma humanidade devotada à ciência tendo o positivismo como sua religião. Tal projeto tolerava uma ditadura republicana, com a clara separação entre Estado e Igreja, a rejeição ao governo parlamentar e à participação popular, contida no projeto Jacobino.

5. (Valor: 1,0 ponto) Leia atentamente a notícia a seguir.

Investigação mostra que governador do AM usou PM para intimidar eleitor

A Polícia Federal investiga o governador do Amazonas, José Melo (Pros), por ter usado a Polícia Militar para pressionar eleitores a votarem nele. Melo foi reeleito em outubro de 2014 após disputa acirrada com o senador Eduardo Braga (PMDB). Em reportagem do Fantástico, da TV Globo, áudios interceptados pela Polícia Federal mostram como a cúpula da corporação atuava para favorecer o governador.

Segundo a PF, o coronel da PM dos Amazonas Marcos James Frota era um dos responsáveis para garantir a reeleição do governador. Em um diálogo com um policial militar que diz ter prendido "dois caminhões cheios de gente para votar no 15 [número do candidato opositor, Eduardo Braga, do PMDB]", o coronel ordena: "Joga tudo fora, tudo dentro d'água, esse bando de 'filho de uma égua'"

Segundo o agente, a PM oferecia caronas e distribuía santinhos para pessoas mais carentes na hora de votar. Também usavam de táticas de intimidação, dizendo que, se Melo não ganhasse, a polícia abandonaria a comunidade. "A pesquisa eleitoral era o que definia o policiamento. A gente trabalhava nos municípios e nos bairros onde o governador não estava bem nas pesquisas", relatou o policial.

(4)

NOME COMPLETO (LEGÍVEL): _____________________________________________

A partir da leitura acima, identifique e explique uma característica do período oligárquico ainda presente no contexto política apresentado.

Deve-se identificar o voto de cabresto. O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.

6. (Valor: 1,5 ponto) "A consolidação da República liberal (1889-1930) foi completada com a sucessão de Prudente de Morais (1894-1898) por outro paulista, Campos Sales (1898-1902), que em seu governo concebeu um arranjo conhecido como política dos governadores".

Fonte: Adaptado de FAUSTO, Boris. "História do Brasil". São Paulo: Edusp, 1995, p.258.

Apresente duas características da chamada Política dos Governadores.

O candidato deverá apresentar duas das seguintes características da Política dos Governadores: - o governo central sustentava os grupos dominantes nos Estados, enquanto esses, em troca, apoiavam a política do presidente da República;

- a instituição, na Câmara dos Deputados, da "Comissão de Verificação dos Poderes", instrumento através do qual eram validados os mandatos de deputados federais afinados com os grupos hegemônicos nos Estados e fiéis ao governo federal;

- fortalecimento do poder executivo; limitação da autonomia do poder legislativo e reforço nos poderes regionais e locais.

7. (Valor: 1,5 ponto) E a mísera, sem chorar, foi refugiar-se, junto com a filha, no “Cabeça de Gato” que, à proporção que o São Romão se engrandecia, mais e mais ia-se rebaixando acanalhado, fazendo-se cada vez mais torpe, mais abjeto, mais cortiço, vivendo satisfeito do lixo e da salsugem que o outro rejeitava, como se todo o seu ideal fosse conservar inalterável, para sempre, o verdadeiro tipo da estalagem fluminense, a legítima, a legendária; aquela em que há um samba e um rolo por noite; aquela em que se matam homens sem a polícia descobrir os assassinos; viveiro de larvas sensuais em que irmãos dormem misturados com as irmãs na mesma lama; paraíso de vermes, brejo de lodo quente e fumegante, donde brota a vida brutalmente, como de uma podridão.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 2011, p. 213.

Os cortiços da cidade do Rio de Janeiro, tema da obra de Aluísio Azevedo, estiveram no centro das preocupações das políticas públicas de reformulação urbana nos primeiros anos do século XX. Apresente um dos objetivos do Estado, sobretudo na capital nacional, com essas políticas e cite uma das ações atreladas ao referido processo.

No início do século XX, as cidades brasileiras, de forma geral, não contavam com sistemas eficazes de esgoto e de abastecimento de água, as ruas não tinham calçamento ou iluminação elétrica e os transportes públicos eram quase inexistentes. Outro problema enfrentado em muitas cidades brasileiras era a frequência de epidemias de cólera, varíola, febre amarela e peste bubônica, por vezes relacionadas às condições de higiene a que estavam submetidas as populações urbanas.

No ano passado, o Fantástico já havia denunciado um esquema de compra de votos da campanha do governador José Melo. Ele foi julgado, condenado e cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. O governador, no entanto, recorreu da decisão e continua no cargo até uma decisão final ser tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

(5)

NOME COMPLETO (LEGÍVEL): _____________________________________________

Durante a gestão de Rodrigues Alves, 1902-1906, o governo passou a intervir mais diretamente na tentativa de modificar essas condições precárias. O objetivo do Estado era desenvolver um ideal modernizador, a começar pela capital nacional, capaz de se alinhar aos hábitos culturais oriundos da Europa, principalmente da França: falar, vestir, comer, morar e pensar como um europeu. Neste contexto, havia um esforço civilizatório em adaptar a complexa realidade brasileira aos padrões da Belle Époque. As elites republicanas desejavam reformar o Brasil seguindo modelos apresentados pelos países industrializados. Havia um esforço para eliminar tudo o que representasse entrave ao ideal de progresso e fugisse aos padrões de beleza e higiene.

8. (Valor: 1,5 ponto) A destruição de Canudos se deveu menos ao antirrepublicanismo do Conselheiro do que a fatores como a atuação da Igreja contra o catolicismo pouco ortodoxo dos beatos e as pressões dos proprietários de terras contra Canudos, cuja expansão trazia escassez de mão de obra e rompia o equilíbrio político da região.

Roberto Ventura, Euclides da Cunha. Esboço biográfico. Adaptado.

Identifique e explique os fatores que, segundo o texto, motivaram a campanha de Canudos, entre 1896 e 1897.

Pressão dos grandes proprietários de terra sobre o governo, uma vez que Canudos retirava seus braços de trabalho e a pressão da Igreja Católica sobre o governo, uma vez que Conselheiro praticava uma espécie de Catolicismo Ortodoxo.

Referências

Documentos relacionados

A partir de pesquisa realizada junto ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o artigo analisa alguns efeitos colaterais do processo de preparação e

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

[r]

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

novas artes da vida (e da morte): qualidade de vida, nova era, biomímese.. The

Em meio a recentes tensões quanto à coordenação econômica e política entre os três Estados, a cooperação cultural presta o argumento que atrela a consecução da

Selecione esta opção para recuperar as regulações de origem do seu produto. Pressione o botão OK para passar as informações de texto fornecidas pelo relógio e proceder

Para a realização da análise fatorial, utilizaram-se 37 variáveis (Tabela 1) produzidas para o estudo, o que inclui dados presentes no ambiente pedonal de três bairros da cidade