• Nenhum resultado encontrado

Plano de ensino. Ementa. Sistema de avaliação. Conteúdo programático. Bibliografia básica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de ensino. Ementa. Sistema de avaliação. Conteúdo programático. Bibliografia básica"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Turma: MPINFO - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação Curso: MPINFO - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação

Disciplina: S-EGI-30 - Ética na Gestão da Informação

Professor: 3082040 - José Claudio Morelli Matos

9627626 - Daniella Camara Pizarro

Período letivo: 2017/02P Carga horária: 30

Ementa

A consciência ética e suas implicações sociais, exercício profissional e responsabilidade social. Reflexão sobre os fundamentos da ética na pesquisa. Propriedade Intelectual. Valores e princípios éticos no tratamento da informação.

1.

Sistema de avaliação

Natureza do documento Critérios de avaliação

Um trabalho para cada unidade do curso. Clareza e coerência. Conhecimento do assunto.

Domínio do idioma. Autoria. Total de quatro. Compõe metade da nota final.

Trabalho final - em forma de artigo ou ensaio. Clareza e coerência. Conhecimento do assunto.

Domínio do idioma. Autoria. Total de um. Compõe metade da nota final. 1.

Conteúdo programático

Unidade I - Ética e a tradição teórica ocidental. Problemas e conceitos fundamentais. Princípio da utilidade e o problema da liberdade. Singer. Sobre a Ética.

Kant. O que é Aufklärung?

Unidade II - Ethos e informação. A ação livre e suas consequências na busca do saber e no trato da informação. Ortega y Gasset. A missão do Bibliotecário.

Capurro. Ética intercultural de la información.

Unidade III - Ética e a produção intelectual. Direitos e deveres em relação à autoria de bens culturais.

Unidade IV - A postura ética frente aos sujeitos da pesquisa. Implicações da pesquisa envolvendo seres humanos. Unidade V - O mundo da vida e a construção social da realidade. Intersubjetividade, discursos e o agir ético. 1.

Bibliografia básica

ARANALDE, Michel M. A questão ética na atuação do profissional bibliotecário. Em Questão, v. 11, n. 2, 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/124 >. Acesso em 29 abr. 2015.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos Autorais. CFB. Resolução n.º 42 de 11 de janeiro de 2002. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO.

CNS. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. ¬¬¬¬____. Resolução no. 510, de 07 de abril de 2016. Normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

CHAMAS, Claudia Ines; NOGUEIRA, Marylin; SCHOLZE, Simone Henriqueta Cossetin. Scientia 2000: propriedade intelectual para a academia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; PINHO, Fábio Assis. Desafios da representação do conhecimento: abordagem ética. Informação & Informação. Londrina, v. 12, n. 1, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1753/1500>. Acesso em 01 maio. 2015.

IFLA. Código de ética da IFLA para bibliotecários e outros profissionais da informação. 2012.

KANT, Imanuel. O que é Esclarecimento. In: Textos Seletos. Tradução Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Editora Vozes. 2005. MANSO, Eduardo Vieira. O que é direito autoral. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

PIMENTEL, Luiz Otávio. Propriedade intelectual e universidade: aspectos legais. Florianópolis: Fundação Boiteux; Fundação Konrad Adenauer, 1.

(2)

Bibliografia complementar

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural. 2006. DESCARTES. Discurso do Método. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural. 2006.

BERNARDO, Gustavo. Prefácio. In: Flusser, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2007.

GUERRIERO, Iara Coelho Zito; SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; ZICKER, Fabio. Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais nas saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 22.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução a filosofia e a ética das ciências. São Paulo: Ed. da UNESP, 1995. 1.

Metodologia

Estudo e análise crítica de textos. Aulas expositivas e dialogadas.

Seminários sobre as unidades do programa. 1.

Objetivo geral

Capacitar para a reflexão sobre a conduta ética, no tratamento das informações resultantes da produção intelectual e da pesquisa. 1.

Objetivo específico

- Discutir a noção de ética como reflexão acerca de linhas de conduta e suas consequências, com base em obras clássicas e na documentação vigente.

- Analisar fundamentos e aspectos éticos da atividade profissional da Informação.

- Apresentar os principais conceitos da ética envolvendo a pesquisa e a gestão do conhecimento. - Conhecer os aspectos éticos relativos a autoria, originalidade, e propriedade intelectual. 1.

(3)

Turma: MPINFO - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação Curso: MPINFO - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação

Disciplina: S-EST-30 - Estatística

Professor: 1033137651 - Julibio David Ardigo Período letivo: 2017/02P

Carga horária: 30

Ementa

Estatística aplicada à Ciência da Informação. Princípios de Amostragem. Preparação de dados para análise. Estatística Descritiva: medidas de posição central e de dispersão. Conceitos básicos de probabilidade. Uso de ferramentas computacionais.

1.

Sistema de avaliação

Prova ou artigo (escolha do aluno, sendo também oportunizado a escrita de artigo aos que não obterem êxito na prova) 1.

Conteúdo programático

1. Apresentação da disciplina.

2. Estatística descritiva. (Apresentação de conceitos de estatística descritiva, bem como exemplos e exercícios para consolidar os conceitos. Utilização do Excel como ferramenta de apoio)

3. Pesquisa amostral. (Apresentação de conceitos que envolvem o planejamento, a realização e o tratamento de dados de uma pesquisa censitária ou amostral. Utilização do Excel como ferramenta de apoio)

4. Apresentação de conceitos básicos de probabilidade. 5. Prova e trabalho

1.

Bibliografia básica

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. 315p. (Didática). 1.

Bibliografia complementar

LEVINE, D. M., Estatística - Teoria e Aplicações Usando o MS Excel. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 1.

Metodologia

Aula expositiva com apresentação de exemplos e solução de exercícios. Recursos: Quadro, Projetor e Laboratório de informática em todas as aulas. 1.

Objetivo geral

Capacitar o aluno a utilizar estatística na realização de pesquisas. 1.

Objetivo específico

1. Capacitar o aluno a extrair informações de dados já existentes.

2. Capacitar o aluno a planejar, executar e tratar os dados de uma pesquisa social.

3. Capacitar o aluno a utilizar o Excel como uma ferramenta de apoio para aplicação de estatística. 1.

(4)

Disciplina: S-FCI-30 - Fundamentos das Ciências da Informação

Professor: 3128580 - Elisa Cristina Delfini Corrêa Período letivo: 2017/02P

Carga horária: 30

Ementa

Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: conceitos e história, intersecções e diferenças fundamentais entre as áreas e seus reflexos no mundo do trabalho. Caracterização das Unidades de Informação na sociedade atual. O profissional: formação, currículo, mercado de trabalho, ética e movimentos associativos e de entidades de classe no Brasil. Aspectos políticos e sociais das práticas e atuação

profissionais. 1.

Sistema de avaliação

Participação nas aulas dialogadas : Presença, pontualidade e contribuição nos debates em sala 30% Seminário Apresentação oral e escrita, habilidade de condução de diálogo crítico e participativo 30%

Artigo final individual (trabalho escrito e impresso) Originalidade e articulação de ideias com base na bibliografia da disciplina, qualidade do texto escrito e normalização segundo a ABNT. Adequação do conteúdo teórico proposto ao tema a ser pesquisado na dissertação, com foco na gestão e no gestor de unidades de informação 40%

1.

Conteúdo programático

UNIDADE 01 - 12h/a

- Conceitos e pressupostos teóricos e históricos - Relação Biblioteconomia X CI

UNIDADE 02 - 12h/a

- Aspectos formativos da Ciência da Informação no Brasil: escolas, movimentos associativos e entidades de classe - Mercado de trabalho e atuação profissional

UNIDADE 03 - 08h/a - Ética profissional

- Aspectos políticos e sociais da atuação bibliotecária na sociedade contemporânea 1.

Bibliografia básica

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. São Paulo: Briquet de Lemos, 2014. BORKO, H. Ciência da Informação: o que é isso? Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3433774/mod_resource/content/1/Oque%C3%A9CI.pdf Acesso em: 19 set. 2017.

BRANÍCIO, S.de A.R.; CASTRO FILHO, C. de. O trabalho do dirigente de unidades de informação sob diferentes perspectivas administrativas. Perspectivas em CI, Belo Horizonte,

v.12, n.3., p. 142-155, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n3/a11v12n3.pdf Acesso em: 19 set. 2017.

BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (1986-1998), v.42, n. 05, p. 351-360, 1991. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3d4/d7980d6a628b503003ef4e7763a93544508e.pdf Acesso em: 19 set. 2017.

CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm Acesso em: 19 set. 2017.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em CI, Belo Horizonte, v.12, n.1., 2007. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54 Acesso em: 19 set. 2017.

DIAS, E. W. Biblioteconomia e Ciência da Informação: natureza e relações. Perspectivas em CI, Belo Horizonte, v.5, n. especial., p.67-80, jan./jun.2007. Disponível em: portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/download/556/338 Acesso em: 19 set. 2017.

GOMES, H.F.; BOTTENTUIT, A.M.; OLIVEIRA, M.O.E.de. A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional: o olhar da Filosofia, da Sociologia, da Ciência da Informação e do exercício profissional do bibliotecário no Brasil. Brasília: CFB, 2009. 1.

(5)

MACEDO, T.B. Ciência da Informação: uma abordagem para a transformação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 25., Florianópolis, 2013. Anais... Florianópolis: FEBAB, 2013.

OLIVEIRA, M.de. Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo

Horizonte, v.1, n.1., 1996. Disponível em:

http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235 Acesso em: 19 set. 2017.

SIQUEIRA, J.C. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.15, n.3, p.52-66, set./dez 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf Acesso em: 19 set. 2017.

SOUZA, E.D. de. A institucionalização da ciência da informação no Brasil: elementos

disciplinadores do campo científico. Informação e Sociedade, João Pessoa, v.22, p.49-64, número

especial 2012. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/13297/8568 Acesso em: 14 jul. 2017.

SOUZA, Sebastião de. Fundamentos filosóficos da biblioteconomia. Revista de Biblioteconomia de Brasilia, v.14, n.2, jul./dez. 1986, p.189-19. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/index.php/article/view/0000008281/3bebbcb769f4b5eba116d190eca442b9 Acesso em 19 set. 2017.

TOUTAIN, Lídia M.B.B. (Org.) Para entender a ciência da informação. Salvador: UFBA, 2007. Disponível em:

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/145/1/Para%20entender%20a%20ciencia%20da%20informacao.pdf Acesso em: 19 set. 2017. VALENTIM, Marta Ligia Pomim. Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis,

2002. 152 p.

Bibliografia complementar

RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009

RUSSO, Mariza. Fundamentos em biblioteconomia e ciência da informação. Rio de Janeiro: e-papers, 2010. SILVA, V.R. Biblioteconomia e política: luta de classes, acesso à informação e cidadania. Disponível

em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2011/10/biblioteconomia-e-polc3adtica-luta-de-classes-acesso-c3a0-informac3a7c3a3o-e-cidadania.pdf Acesso em: 19 set. 2017.

VALENTIM, Marta L. Pomim. Gestão da informação e do conhecimento em unidades e serviços de informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Programa Oficial... Florianópolis: FEBAB; ACB, 2013. 26 slides (Conferência Proferida, 3). Disponível em: /xxvcbbd.febab.org.br/programacao/>. Acesso em: 19 set. 2017.

1.

Metodologia

Aulas dialogadas com base nos textos indicados para leitura e apresentação de seminários 1.

Objetivo geral

Oportunizar uma reflexão histórica e social da Ciência da Informação em sua relação com a Biblioteconomia, analisando criticamente as implicações teórico-práticas dessa conexão no contexto brasileiro.

1.

Objetivo específico

- Aprofundar o conhecimento da história do surgimento da Ciência da Informação, analisando criticamente seus conceitos e pressupostos teórico-práticos

- Identificar as conexões da CI com a Biblioteconomia, problematizando suas intersecções

- Compreender e avaliar o processo de formação e da atuação profissional no mercado de trabalho brasileiro - Analisar aspectos éticos, políticos e sociais da atuação profissional na sociedade contemporânea

(6)

Disciplina: S-MPE-45 - Metodologia da Pesquisa

Professor: 3457850 - Elaine Rosangela de Oliveira Lucas Período letivo: 2017/02P

Carga horária: 45

Ementa

Tendências contemporâneas de pesquisa no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Orientações teórico-metodológicas. Revisão bibliográfica. Redação técnico-científica do Relatório de pesquisa.

1.

Sistema de avaliação

ATIVIDADES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PESO

SEMINÁRIOS Organização e apresentação de seminários sobre temas especificos (Temas e Textos pré-selecionados em sala) 2 RESENHAS Entrega de resenhas (entre 2 e 3 paginas)

(Textos pré-selecionados em sala) 1

PROJETO DE PESQUISA Qualidade da redação do texto e adequação as normas ABNT e estrutura científica e metodológica. 1 1.

Conteúdo programático

UNIDADE I - Aspectos conceituais

- Ciência, formação científica e criatividade. A produção de/do (um) campo: as pesquisas área de Ciências Aplicadas. (10 h/a) Unidade II - O Estado da Arte

- Mapeando a produção existente a luz do objeto de pesquisa/trabalho. Levantamento bibliográfico com base nos objetos de pesquisa. (10 h/a) Unidade III - O processo de construção de novos conhecimentos/práticas/inovação

- Escolhas metodológicas: diferentes tipos de pesquisa, fontes, sujeitos e instrumentos de investigação. - Projeto como roteiro de trabalho para dissertação/produtos /serviços. (20 h/a)

Unidade IV - Comunicação em Ciência Redação científica. (05 h/a)

1.

Bibliografia básica

Bibliografia Básica

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. DEMO, Pedro. Metodologia Cientifica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2006.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2003.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2005.

FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo:EPU, 1979.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1992. LOPES, Maria Immacolata. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.

MÜLLER, Suzana. Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L.; COOK, S. Métodos de pesquisa nas Relações Sociais: medidas na pesquisa social. São Paulo: EPU, 2006. v.2.

WRIGHTSMAN, L.; COOK, S; SELLTIZ, C. Métodos de pesquisa nas Relações sociais: delineamentos de pesquisa. São Paulo: EPU, 1987. v.1. 1.

Bibliografia complementar

Bibliografia Complementar

ANDERY, Maria Amália. et. al. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. p. 09-15. BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIANCHETI, Lucídio; MEKSENAS, P. A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. São Paulo: Papirus, 2008. BIANCHETI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria N. (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2012

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d´Água, 2003.

PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho 1.

(7)

acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Revistas Científicas em Ciência da Informação

Metodologia

- Aulas dialogadas

- Discussões orientadas a partir de bibliografias científicas - Seminários

- Produção de resenhas

- Estruturação do Projeto de trabalho 1.

Objetivo geral

Oportunizar reflexões teórico-prática para a investigação, proposição de tecnologias e inovação no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação com base em pressupostos teóricos, práticos e bibliográficos pertinentes as Ciências Sociais e Aplicadas.

1.

Objetivo específico

? Pensar ciência. Conhecimento, experiência, criatividade.

? Reconhecer e mapear um objeto de trabalho de ordem teórica ou prática

? Compreender o processo de pesquisa enquanto produção de conhecimento de ordem teórica e ou prática. ? Assimilar o processo de escrita e autoria.

? Capacitar para redação da revisão de literatura do Projeto de Dissertação. 1.

(8)

Disciplina: S-PRT-30 - Psicologia das Relações no Trabalho

Professor: 3676230 - Ana Paula Grillo Rodrigues Período letivo: 2017/02P

Carga horária: 30

Ementa

Relacionamentos no ambiente de trabalho: aspectos intraprofissionais (formais e informais) e atuação no atendimento ao público usuário. Trabalho em equipe. Processos psicológicos básicos no contexto profissional: motivação, comunicação, e emotividade.

1.

Sistema de avaliação

A avaliação da disciplina será composta por 3 notas.

Atividade em grupo - trabalhos apresentados sobre os temas escolhidos pelos alunos dentro da lista apresentada pela disciplina.

Para as leituras propostas pela disciplina os alunos deverão trazer resenha crítica dos textos e artigos com perguntas reflexivas sobre o mesmo, conforme solicitado nas atividades.

1.

Conteúdo programático

Fundamentos da Condição de ser sujeito nas organizações Fundamentos do Sujeito

Comportamentos Organizacionais 1.

Bibliografia básica

DAVIDOFF, Linda. (2001) Introdução à Psicologia. Ed Makron Books, São Paulo. SPECTOR, Paul. Psicologia nas Organizações. São Paulo. Saraiva, 2002, 2006 e 2010.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas de liderança situacional. Epu, São Paulo, 1986. 1.

Bibliografia complementar

ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo E.; BASTOS, Antônio V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FIORELLI, José O. (2000). Psicologia para administradores. Ed. Atlas, São Paulo. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997. ROBBINS, Stephen. (2002). Comportamento organizacional. Ed. Prentice Hall, São Paulo.

SPITZER, Dean R. Supermotivação: uma estratégia para dinamizar todos os níveis da organização. São Paulo: Futura,1997 1.

Metodologia

Aula expositivas dialogadas 1.

Objetivo geral

Compreender os limites da ciência que estuda o comportamento humano e suas interações com o universo organizacional. 1.

Objetivo específico

Compreender os limites da ciência que estuda o comportamento humano e suas interações com o universo organizacional. 1.

(9)

Turma: MPINFO - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação Curso: MPINFO - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação

Disciplina: S-TCI-30 - Tópicos Avançados em Gestão da Informação: Competência em Informação na Gestão de Unidades de Informação

Professor: 3128580 - Elisa Cristina Delfini Corrêa Período letivo: 2017/02P

Carga horária: 30

Ementa

História, conceitos, dimensões e correntes sobre competência em informação. Padrões e indicadores da competência em informação. A competência em Informação na gestão de unidades de informação.

1.

Sistema de avaliação

Participação Presença, pontualidade e contribuição nos debates em sala 20%

Seminário (duplas) Apresentação oral e escrita, habilidade de condução de diálogo crítico e participativo 30%

Trabalho final Proposta de modelo de programa de CoInfo em diferentes U.I. Originalidade e articulação de ideias com base na bibliografia da disciplina, qualidade do texto escrito e normalização (ABNT) 50%

1.

Conteúdo programático

Aspectos históricos, políticos e sociais da competência em informação Conceitos, dimensões e correntes sobre CoInfo

Padrões, modelos e programas de Coinfo CoInfo e a gestão de unidades de informação 1.

Bibliografia básica

ALVES, Fernanda Maria Melo; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 83-104, set./dez., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p83> Acesso em: 6 jul.2017

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.2, n.2, p.7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/247>. Acesso em: 28 jul. 2017

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Chicago, 2000. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/standards/standards.pdf

BASSETO, Clemilton Luís. Redes de conhecimento: espaço de competência em informação nas organizações contemporâneas. Bauru: Idea, 2013

BEM, Roberta Moraes; COELHO, Chistianne Coelho de Souza Reinisch. A relação entre competência informacional e aprendizagem

organizacional: um olhar a partir do framework dos 4 I (s). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 2, p.112-127, set. 2014/fev. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64337

BRAGA, I.; LOPES, M. C. O. Literacia como fundamento da cidadania. In: CONGRESSO DA LUSOCOM, 8., 2009. Anais eletrônicos... Disponível em: http://conferencias.ulusofona.pt/index.php/lusocom/8lusocom09/paper/viewFile/129/105.

BRUCE, Christine S. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, Espanha, n. 6, p. 289-294, 2003. Disponível em: http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/3761/3661

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://marista.edu.br/bibliotecas/files/2010/03/o-movimento-da-competencia-informacional1.pdf

CAREGNATO, S. E. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v.8, p. 47-55, 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/11663/

CARTA DE MARÍLIA SOBRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. Marília, 2014. Disponível em http://www.valentim.pro.br/GICIO/Textos/Carta_de_Marilia_Portugues_Final.pdf

COELHO, Marlene Morbeck. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 170 - 196, mar. 2011. Disponível em: http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/article/view/408

DELORS, J. (Coord.) Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999. Disponível em http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf

DECLARAÇÃO DE MACEIÓ SOBRE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. Maceió, 2011. Disponível em 1.

(10)

DURBAN ROCA, Glòria; PROLONGO, Ana Cid; GARCÍA GUERRERO, José. Programas para el desarrollo de la competencia informacional articulados desde la biblioteca escolar. Sevilla, 2012. Disponível em

http://www.juntadeandalucia.es/educacion/webportal/ishareservlet/content/9e344cda-a851-46bb-b6e1-07aced30d800/DR4BECREA.pdf. FURTADO, Renata Lira; ALCARÁ, Adriana Roseclér. Desenvolvimento e formação de competência em informação: um mapeamento de modelos, padrões e documentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., João Pessoa, PB, 2015. Anais... João Pessoa: UFPB, 2015. Disponível em:

http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2918/1040.>

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39, n. 3, p. 83-92. set./dez. 2010. Disponível em http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1819

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ, Curitiba, v. 2, n. 1, ago. 2013. Disponível em http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz/article/view/44

GOMEZ-HERNANDEZ, A. J. et al. (Org.). Estrategias y modelos para enseñar a usar la información. Murcia: KR, 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/6717/

HATSCHBACH , Maria Helena de Lima; OLINTO, Gilda. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.4, n.1, p. 20-34, jan./jun. 2008. Disponível em

http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64/78

MANIFESTO DE FLORIANÓPOLIS SOBRE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E AS POPULAÇÕES VULNERÁVEIS E MINORIAS. Florianópolis, 2013. Disponível em http://www.fci.unb.br/phocadownload/manifesto_florianopolis.pdf

MATA, Marta Leandro da; CASARIN, Helen de Castro Silva. A formação do bibliotecário e a competência em informação: um olhar através das competências. IN: VALENTIM, M. (Org). Gestão, mediação e uso da informação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em http://books.scielo.org/id/j4gkh/pdf/valentim-9788579831171- 15.pdf

MARZAL, M.A. La irresistible ascensión del CRAI en universidad. Ponto de Acesso, Salvador, v.2, n.1, p.72-97, jun./jul. 2008. Disponível em: www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=10535 Acesso em 25 jul. 2016.

PEREIRA, Rodrigo. Desenvolvendo a competência em informação: resultados da prática no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Interciência, 2015.

SANTOS, Cássia Dias; SOUZA, Juliete Susann Ferreira de; COELHO, Tatiene Martins. Comportamento informacional e a competência em informação utilizadas como estratégia em organizações do conhecimento. IN: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 3, Marília, set/2014. Anais.... Marília: UNESP, 2014.

SILVA, Elaine da; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; CERETTA-SORIA, Maria Gladys Contribuição da competência em informação para a geração da inovação em ambientes organizacionais. IN: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 3, Marília, set/2014. Anais.... Marília: UNESP, 2014.

SPUDEIT, Daniela. Programas para desenvolvimento de competências informacionais: implementação, metodologias e avaliação. IN: ALVES, Fernanda; CORREA, Elisa; LUCAS, Elaine. (Orgs). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 235-278. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22598

TEJADA FERNÁNDEZ, José. Acerca de las competencias profesionales. 1999. Disponível em:

http://academicos.iems.edu.mx/cired/docs/tg/macroacademiaquimica/Competencias%20profesionales_TejadaFernandez.pdf Acesso em: 28 jul. 2017.

URIBE TIRADO, A. 75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da ibero-america: 2009-2013. REBECIN, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 4-18, jul./dez. 2014.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional: Bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 130-141, set/dez. 2009. Disponível em http://eprints.rclis.org/17723/.

______. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, v 40, n. 1, abril de 2011. Disponível em http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1918

YAFUSHI, Cristiana; OTTONICAR, Selma. Uma nova estratégia de desenvolvimento e inovação nas empresas: a competência em informação. IN: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 3, Marília, set/2014. Anais.... Marília: UNESP, 2014

Bibliografia complementar

ALMEIDA, Regina Oliveira de. Produção nacional sobre Letramento e Competência Informacional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 5 124-134, jan./jun., 2014. Disponível em: http://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/view/954/pdf_93 BELLUZZO, Regina; FERES, Glória (Orgs). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo, SP: FEBAB, 2013. Disponível em: https://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re Acesso em: 29 jul. 2016

BELLUZZO, R. C. B.; KERBAUY, M. T. M. Em busca de parâmetros de avaliação da formação contínua de professores do ensino fundamental para o desenvolvimento da information literacy. Educação Temática Digital, Campinas, v.5, n.2, p.129-139, jun.2004. Disponível em

http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/1621

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CAMPELLO, Bernadete. A competência informacional na educação para o séc. XXI. In: ___. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 9-11.

COELHO, Tatiene Martins; SANTOS, Camila Araújo dos. A competência em informação como diferencial competitivo, estratégico e de construção do conhecimento colaborativo no apoio à gestão nas organizações. IN: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 3, Marília, set/2014. Anais.... Marília: UNESP, 2014.

COLÓQUIO EM NÍVEL SUPERIOR SOBRE COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA, 2005, Alexandria. Faróis da Sociedade da Informação: Declaração de Alexandria sobre Competência Informacional e Aprendizado ao

(11)

Longo da Vida. Alexandria: IFLA: UNESCO, 2005. Anais eletrônico... Disponível em: http://www.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Bibliotecário como agente multiplicador da competência informacional e midiática. In: BELLUZZO, Regina Celia Baptista; FERES, Glória Georges 200 (Org.). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo (SP): FEBAB, 2013. p. 209-224. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/282576068_Bibliotecario_como_agente_multiplicador_da_competencia_informacional_e_midiatica GRUPO DE ESTUDOS FEBAB - http://www.febab.org.br/grupo_bras_est_inf_literacy.htm

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Declaração de Alexandria sobre competência Informacional e aprendizado ao longo da vida. In: NATIONAL FÓRUM ON INFORMATION LITERACY, 2005. Anais eletrônico... Disponível em: http://www.ifla.org/files/assets/wsis/Documents/beaconinfsoc-pt.pdf Acesso em 29 jul 2016.

KUHLTHAU, C.C. Como usar a biblioteca na escola: Um programa de atividades para o ensino fundamental. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

______. Como orientar a pesquisa escolar: Estratégias para o processo de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Competência em informação no contexto organizacional: uma reflexão teórica da sua importância estratégica. IN: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 3, Marília, set/2014. Anais.... Marília: UNESP, 2014.

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas. Leituras comentadas e apresentação de seminários 1.

Objetivo geral

Refletir sobre os conceitos e aplicações da competência em informação (CoInfo) na gestão de unidades de informação (U.I.) em seus aspectos históricos, sociais e culturais, com foco no uso de recursos de informação e desenvolvimento de habilidades para a solução de demandas sociais de informação na sociedade contemporânea.

1.

Objetivo específico

Pensar a CoInfo no ambiente das U.I. como estratégia para o desenvolvimento de habilidades para a apropriação e geração de conhecimentos; Discutir a CoInfo como ferramenta auxiliar para a gestão de unidades de informação;

Refletir sobre a necessidade da aplicação de padrões, modelos e programas de CoInfo em U.I. e sua contribuição para a formação do pensamento crítico e atuação política para a cidadania nos dias atuais.

(12)

Disciplina: S-TIC-30 - Tecnologias de Informação e Comunicação

Professor: 6616779 - Jordan Paulesky Juliani Período letivo: 2017/02P

Carga horária: 30

Ementa

Conceitos. Aplicações. Serviços de informação baseados em TIC. Ferramental de Software. Infraestrutura de TIC. Gestão das TICs. O emprego de TICs na gestão de unidades de informação. Projeto de TIC para unidades de informação. 1.

Sistema de avaliação

ATIVIDADES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PESO Apresentação dos protótipos Robustez do protótipo Nível de inovação Clareza na apresentação 30% Artigo Título Introdução Base teórica Método Apresentação do protótipo Discussão Considerações finais Qualidade da redação 70% 1.

Conteúdo programático

Unidade 1: Bibliotecas do Futuro

o Análise dos relatórios das entidades de classe e consultorias (EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia) Unidade 2: Prototipação de serviços inovadores para UIs baseados em TICs

o Digitalização, e-books, e-readers o Midias sociais e dispositivos móveis o Cloud computing e videoconferência o Produção colaborativa de conteúdo o Wearing computing

o Realidade aumentada e realidade virtual o Qrcode

o "Gameficação" o Rfid

o Impressão sob demanda o Hologramas

1.

Bibliografia básica

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como a transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e auto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. 137 p. : ISBN 8522437645 (broch.) Número de Chamada: 658.4038 B366g DAVENPORT, Thomas H; ABRÃO, Bernadette Siqueira. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. 6. ed. São Paulo: Futura, 2003. 316 p. : ISBN 8586082724 (broch.) Número de Chamada: 658.4038 D247e 6.ed

Envisioning the library of the future Phases 1 & 2: Full report. Em: /www.artscouncil.org.uk/sites/default/files/download-file/Envisioning_the_library_of_the_future_phases_1_and_2_full_report.pdf >. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

Hendrix, Jennifer C.. Checking Out the Future: Perspectives from the Library Community on Information Technology and 21st-Century Libraries. ALA Office for Information Technology Policy Em:

/www.ala.org/aboutala/sites/ala.org.aboutala/files/content/oitp/publications/policybriefs/ala_checking_out_the.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

Future of the library and information science profession. Em: /www.alia.org.au/sites/default/files/documents/advocacy/ALIA-Future-of-the-Profession-ALL.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

The Status and Future of Canada's Libraries and Archives. Em: /cla.ca/wp-content/uploads/RSC-Status-and-Future-of-Libraries-Jan14-v-8.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

FUTURE OF LIBRARIES 2015. Em: /lianza.org.nz/sites/default/files/Future%20of%20Libraries%20Summit%20Report.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

Planning Our Future Libraries. Em: /www.alastore.ala.org/pdf/leeder_sample.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2017. 1.

(13)

NMC Horizon Report > 2017 Library Edition. Em: /cdn.nmc.org/media/2017-nmc-horizon-report-library-EN.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

Future Libraries. Em: /www.arup.com/-/media/arup/files/publications/f/future_libraries_digital.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2017.

Bibliografia complementar

AUDY, Jorge Luis Nicolas; ANDRADE, Gilberto Keller de; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de sistemas de informação. Porto Alegre: Bookman 2005 208 p. ISBN 9788536304489 (broch.).

LAUDON, Kenneth C; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011. 428 p. ISBN 978857605923 (broch.). Número de Chamada: 658.4038 L372s 9.ed

LAURINDO, Fernando José Barbin; ROTONDARO, Roberto G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006. 218 p. ISBN 9788522445073 (broch.). Número de Chamada: 658.5 G393

MARIANO, Sandra Regina Holanda; MAYER, Verônica Feder. Tecnologia e gestão da informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 144 p. ; ISBN 9788535228755 (broch.) Número de Chamada: 658.4038 T255

O'BRIEN, James A.,; MARAKAS, George M. Administração de sistemas de informação: uma introdução. São Paulo: McGraw-Hill, 2007. 537 p. : ISBN 8586804770 (broch.) Número de Chamada: 658.4038011 O13a

OLIVEIRA, Fátima Bayma de. Tecnologia da informação e da comunicação: a busca de uma visão ampla e estruturada. São Paulo: Prentice Hall, 2007. 269 p. ISBN 9788576050797 (broch.). Número de Chamada: 658.4038 T255

TURBAN, Efraim; RAINER, R. Kelly; POTTER, Richard E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 598p. : 1CD ISBN 8535210237 (broch.) Número de Chamada: 658.4038 T931a

STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2010. 590 p. ISBN 9788522107971 (broch.).

1.

Metodologia

Hands on. Uso de recursos audiovisuais, telepresenciais, laboratório de informática. Utilização de técnicas de exposição e de debate. 1.

Objetivo geral

Promover o envolvimento teórico-prático dos alunos com Tecnologias de Informação e Comunicação, sob uma perspectiva sóciotécnica aplicada às Unidades de Informação.

1.

Objetivo específico

? Promover o debate sobre as aplicações de Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de Unidades ? de Informação;

? Apresentar discussões recentes sobre o futuro das bibliotecas e sua relação com a aplicação de Tecnologias da ? Informação e Comunicação;

? Promover a interação prática dos estudantes com Tecnologias de Informação e Comunicação 1.

(14)

Disciplina: S-TMU-30 - Tópicos Avançados em Gestão da Informação: Multiculturalismo em Unidades de Informação

Professor: 9627626 - Daniella Camara Pizarro Período letivo: 2017/02P

Carga horária: 30

Ementa

Questões relacionadas à diversidade socioculturais em Unidades de Informação: aspectos étnicos-raciais; identidade de gênero e orientação sexual. Unidades de informação e o tratamento dessas questões, implicações práticas na organização e representação da informação. O papel social dos profissionais na abordagem de questões étnicos-raciais; identidade de gênero e sexualidade.

1.

Sistema de avaliação

ATIVIDADES Leituras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Debate e Formulação de Questões. Possíveis encaminhamentos para um artigo científico. PESO

100% 1.

Conteúdo programático

- Relações étnico-raciais;

- História e Cultura Africana e Afro-brasileira; - Identidade de gênero;

- Orientação sexual;

- Multiculturalismo nas diversas unidades de informação e a atuação ético-política do Bibliotecário. 1.

Bibliografia básica

AQUINO, Mirian de Albuquerque. A inclusão afrodescendente na era da informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p.61-75, maio/ago. 2013. Disponível em:

/periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1638/pdf>.

CABRERA, Miriam Regiane Dutra. A questão do politicamente correto em temáticas relativas à homossexualidade e seus reflexos na representação da informação. 2012. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. Disponível em: /hdl.handle.net/11449/93680>.

CARDOSO, Franciele do. Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. CRIPPA, G. O pensamento da diferença e a mediação da informação institucional em bibliotecas públicas: considerações teóricas sobre mediação de gênero. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em:

/www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/12402>. Acesso em: 08 Jun. 2017.

DINIS, N. F. Discursos sobre homossexualidade e gênero em um curso de formação em psicologiadiscourses about homosexuality and gender in a psychology course. ETD - Educação Temática Digital, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: /www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/12802>. Acesso em: 08 Jun. 2017.

FERREIRA, M.; BORGES, E. P.; BORGES, L. S. C. U. Mercado de trabalho e a desigualdade de gênero na profissão da(o) bibliotecária(o). Biblionline, v. 6, n. esp., p. 159-167, 2011. Disponível em: /basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/v/a/9842>. Acesso em: 08 Jun. 2017.

FERREIRA, M. M. O profissional da informação no mundo do trabalho e as relações de gênero. Transinformação, v. 15, n. 2, 2003. Disponível em: /www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/20371>. Acesso em: 08 Jun. 2017.

FERREIRA, M. M. et al. As relações de classe e de gênero no mercado de trabalho do profissional bibliotecário no estado do maranhão. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: /www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/21227>. Acesso em: 08 Jun. 2017. GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Racismo e Antirracismo no Brasil. Revista Novos Estudos CEBRAP, v.43, Nov. 1995

LIMA, F. R. A.; DIAS, K. C. O. Levantamento das produções sobre mulheres e relações de gênero nos artigos de periódicos em ciência da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: /www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/21302>. Acesso em: 08 Jun. 2017.

(15)

MARTINS, G.; MENEZES, E. M.; TREVISOL NETO, O. Bibliotecário escolar: socializando a temática do gênero e sexualidade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: /www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/22239>. Acesso em: 08 Jun. 2017. OUSA, Beatriz Alves de. O gênero na Biblioteconomia: percepção de bibliotecárias/os. 2014. 270 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2014 Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PICH0134-T.pdf>. Acesso em: 08 Jun. 2017.

PINHO, Fábio Assis. Aspectos éticos em representação do conhecimento em temáticas relativas à homossexualidade masculina: uma análise da precisão em linguagens de indexação brasileiras. 2010. 149 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em: /hdl.handle.net/11449/103379>. Acesso em: 08 Jun. 2017.

SANTANA, V. A. Memória esquecida: uma análise da organização e representação da informação étnico-racial no OPAC da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, João Pessoa. 2012. Disponível em: Acesso em: 12 ago. 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Alba Lígia de Almeida. A (cons) ciência da responsabilidade social e ét(n) ica na produção de conhecimento sobre o (a) negro (a) em programas de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

SILVA, Kyara Vasques; VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Joselina da. Um olhar da biblioteconomia sobre os movimentos sociais negros no Nordeste, APGS, Viçosa, v.2., n.3, pp. 286-297, jul./set. 2010.

TAYLOR, Charles. El multiculturalismo y "la politica del reconocimiento". Cidade do México: Fondo de Cultura Economica, s/d.

Bibliografia complementar

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas com debates, palestras e seminários. 1.

Objetivo geral

Discutir questões étnicos-raciais; identidade de gênero e sexualidade no âmbito das unidades de informação, identificando relações com a prática profissional e a construção da imagem profissional.

1.

Objetivo específico

a) Analisar a produção bibliográfica acerca de questões étnicos-raciais; identidade de gênero e orientação sexual contextualizadas no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação;

b) Compreender a organização e representação da informação diante das questões de étnicos-raciais; identidade de gênero e orientação sexual;

c) Destacar o papel social dos profissionais da informação na mediação dessas questões, sua postura e práticas ético-políticas no que diz respeito à sua atuação e identidade profissional.

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Coloque o seu recipiente numa zona de aquecimento, por exemplo, com potência 4, se o visor permanecer ligado, o seu recipiente é compatível, se piscar, o seu recipiente não pode

Correspondem aos volumes medidos (uso administrativo da companhia, fornecimento a caminhões pipa) e volumes não medidos (combate a incêndios, lavagem de vias

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

UNIDADE I - Paradigma social da Ciência da Informação e a Análise de Domínio - Introdução à disciplina;.. - Os paradigmas da Ciência

Turma: MPINF15 - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação Curso: MPINFO - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação.. Disciplina: S-TVF-30