• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR. Ano lectivo de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR. Ano lectivo de"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 1

PLANO DE ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Ano lectivo de 2017 – 2018

A Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos, de acordo com o que está definido no Projecto educativo, deste agrupamento “ (...) deverá constituir-se, cada vez mais, como um pólo dinamizador de toda actividade das turmas, deverá estruturar as suas intervenções em torno das metas identificadas como prioritárias neste Projecto Educativo, levando os alunos a aprender fazendo.

Assim, toda a actividade da Biblioteca Escolar deverá estar articulada com o trabalho dos Departamentos Curriculares e, através destes, com os diversos Conselhos de Turma (...) Nesta qualidade, deverá, em articulação com a Equipa Coordenadora, assegurar a elaboração de um plano de trabalho, o qual deve reflectir as prioridades definidas pela escola através do Projecto Educativo e Plano Anual de Actividades do Agrupamento, nomeadamente, a construção de competências na leitura e literacias da informação (...)”.

Assim, este Plano de Actividades foi delineado de acordo com todas estas orientações, esperando que no fim deste ano, os nossos alunos obtenham mais sucesso nas suas diversas aprendizagens.

(2)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 2

 Pontos fortes Identificados:

• Aumento do nº de vezes que cada turma frequentou a BE com os professores. • Apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

• Participação no ensino de conteúdos e metas curriculares,desenvolvendo medidas para a promoção do sucesso educativo.

• Aumento de 20% do nº de turmas que utilizaram as tecnologias digitais como ferramentas de aprendizagem. • Promoção do trabalho colaborativo, participando no planeamento, realização e avaliação das actividades. • Desenvolvimento de projectos no âmbito da comunicação oral, escrita e da produção de texto.

• Dinamização de actividades de leitura para o pré-escolar. • Concursos de leitura.

• Intervenção da BE em actividades no domínio cultural. • Apoio dos pais na concretização de alguns projectos.

• Reconhecimento da BE junto da comunidade educativa (Pais, docentes, alunos, direcção).

• Flexibilização das condições de acolhimento e de fruição do espaço, propícias ao estudo e ao uso da informação. • Aumento da frequência de utilização da BE, por alunos a fim de realizarem diversas actividades ( jogar, ler jornais, revista, trabalhos…).

• Disponibiliza condições de espaço, mobiliário e equipamento tecnológico adequados a diversas actividades. • A biblioteca integra-se na missão da escola.

(3)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 3

• Implementa uma política de qualidade e um sistema de avaliação contínuo, aplicando o modelo de avaliação da BE • Desenvolve a circulação da documentação/informação no âmbito do agrupamento e a nível concelhio, através de uma gestão integrada e de uma rede partilhada de recursos envolvendo a biblioteca municipal.

• Assegura a existência e o acesso a uma colecção impressa diversificada, capaz de responder aos interesses e às necessidades curriculares da escola e dos utilizadores.

• Verba anual cedida pelo Agrupamento para actualizar a colecção.

 Pontos fracos Identificados:

 Fraca participação dos alunos em concursos, quando estes não apresentam caráter obrigatório.  Poucos intervenientes exteriores à escola em atividades de animação de leitura.

 Fraca articulação com outras escolas/bibliotecas., nomeadamente na realização de actividades conjuntas.  Reduzido nº de projectos e parcerias com outras entidades.

(4)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 4

A equipa da Biblioteca Escolar que vai levar a efeito este Plano de Actividades:

 A professora Maria Delfina Veladas – P. Bibliotecária - Departamento do 1ºciclo;  A professora Joana Pereira- Departamento do Pré- Escolar;

 A professora Francisca Barradas - Departamento de Línguas;  A professora Isabel Rosado - Departamento de Línguas;

 A professora Alice Rocha- Departamento de Ciências Sociais e Humanas;  A professora Célia Ramos – Departamento de Expressões;

 A professora Sandra Rafael- Departamento de Ciências Sociais de Humanas;  A assistente operacional Marília Barradas.

(5)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 5

Biblioteca Escolar e Plano Nacional de Leitura Articulação Com o Projeto Educativo

 Fomentar/ desenvolver o gosto pela leitura e pela procura de informação;

 Divulgar estratégias e métodos de recolha, selecção e tratamento de informação;

 Divulgar a informação existente nos diversos suportes;  Contribuir para a diversificação de estratégias e métodos

educativos, colaborando com todos os professores e educadores do Agrupamento;

 Fomentar a dinamização de actividades de cariz cultural;

 Aumentar o sucesso educativo dos alunos nas áreas curriculares em Português, Matemática e Ciências Experimentais  Melhorar o domínio da Língua Portuguesa ao nível da leitura, interpretação e produção escrita.

 Melhorar o desempenho escolar dos alunos.

 Aumentar o número de Encarregados de Educação que participam no processo educativo.

(6)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 6

A. Currículo, literacias e aprendizagem Avaliação Média 2016-2017: 4,00 A.1 Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média.

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaçã

o Orçamen tação -Contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos. -Participação da professora Bibliotecária nas reuniões do Conselho Pedagógico. -Elementos do Conselho Pedagógico. -Professora Bibliotecária

É esperado que os alunos melhorem em 5% o seu

desempenho em

Português.

Melhoria dos resultados escolares dos alunos nas áreas de Matemática e Ciências. - Atas -Relatórios de avaliação - Ao longo do ano

-Reunião com os departamentos curriculares/ áreas disciplinares para desenvolver atividades conjuntas de âmbito curricular.

-Professora Bibliotecária -Professores Coordenadores dos departamentos. -Professores titulares de turma . - Alunos - Relatórios de avaliação das atividades. Avaliação dos alunos. - Ao longo do ano

Oficina do Português Professoras da

equipa da

biblioteca.

Alunos dos 1º e 2º

Melhorar o

desempenho dos alunos nesta área. (75% dos alunos - Relatórios de avaliação das atividades. Ao longo do ano

(7)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 7

anos

Professores

titulares de

turma.

obterem resultados

satisfatórios.) Avaliação dos alunos.

- -Apoio individualizado aos

alunos com necessidades educativas especiais. Professora Bibliotecária -Equipada biblioteca. - Alunos -Professores do Ensino Especial Melhorar em 5% o desempenho escolar dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

-Mais autonomia na realização dos trabalhos

-Trabalhos realizados pelos alunos. -Relatórios de avaliação. Ao longo do ano

Clube Europeu- Programa

Erasmus Alunos do 7º e 8º anos. Professores Equipa da biblioteca Melhorar em 5% a capacidade de comunicação; Alargar horizontes; Autonomia Trabalhos realizados pelos alunos. -Relatórios de avaliação Ao longo do ano.

Projeto de Leitura: Ler+ em família. Hora do conto Equipada biblioteca. - Alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclio -Professores

É esperado que os alunos do 1º ciclo aumentem em 10% o nº de livros requisitados. Estatísticas dos livros requisitados. Ao longo do ano.

- Projeto - Ler o cinema” Professora titular

de turma Equipa da biblioteca Alunos do 1º ciclo. Melhorar a capacidade de compreensão da linguagem fílmica. Trabalhos feitos pelos alunos acerca dos filmes.

Uma vez por período.

(8)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 8

-Estimular a socialização dos alunos numa perspetiva de desenvolvimen-to pessoal e social harmonioso.

Tertúlias Literárias Professores Alunos Assistentes operacionais Melhorar a capacidade de comunicação; Alargar horizontes; Autonomia Relatórios de

avaliação. Uma vez por período.

- Atividades lúdicas de ocupação dos tempos livres dos alunos: -Visionamento de filmes e jogos Educativos. Equipa da Biblioteca -Assistentes operacionais -Alunos Professores -Através de jogos melhorar a concentração, a capacidade de decisão e a auto estima dos alunos -Alargar horizontes. -Análise estatística sobre a frequência do espaço e utilização do equipamento. - Avaliação dos alunos. - Grelhas de registo das atividades realizadas Ao longo do ano -Contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos na expressão escrita. - Oficina de Português ( 1º e 2º ciclos) -Concursos de soletração. - Concurso de ortografia.

- Concurso Literário: Urbano Tavares Rodrigues.

- Dia internacional da poesia;

-Equipa da Biblioteca -Assistentes operacionais -Alunos - Professores - Melhorar em 10% a capacidade de

comunicação dos alunos através da escrita. Melhorar a compreensão do oral. - Relatórios de atividades. - Avaliação dos alunos na expressão escrita. Ao longo do ano março Durante o 2º período

(9)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 9

- Dia internacional do livro infantil.

21 de março 2 de abril

A.2 Uso das tecnologias digitais e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem.

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão Desenvolvimen to das capacidades dos alunos no uso crítico da informação e dos média.

Visita guiada à Biblioteca Escolar às turmas do 1º e 2º ciclos e ao pré- escolar.

- Sessões de trabalho com os alunos do 1º ciclo (3º e 4ºanos)

no âmbito da pesquisa, selecção e tratamento da informação, em articulação com os professores titulares.

Professora Bibliotecária - Turmas - Docentes -Assistente operacional Aumento de 5% na utilização da BE por parte dos alunos, acompanhados pelos professores, para o desenvolvimento das literacias. Análise estatística sobre a frequência do espaço e utilização do equipamento. - Avaliação dos alunos. outubro Ao longo do ano

(10)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 10

- Projeto de turma :Quem és

tu na WEB Equipa da Biblioteca -Assistentes

operacionais

-Alunos do 3º e 4º anos.

Durante o 2º período

B- Leitura e Literacia Avaliação Média 2016-2017: 4,00 B.1 Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura.

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão - Promover os gostos e hábitos de leitura.

- Divulgação dos livros recomendados pelo PNL para cada ano de escolaridade. -Feira do Livro

- Divulgação dos livros indicados nas metas curriculares de

Português aos alunos e EE. -Vinda dos escritores e ilustradores. -Comemoração do Mês - Professores e educadoras -Equipa da Biblioteca - Assistentes Operacionais - Alunos -Pais e EE - Aumento de 10% no nº de livros requisitados pelos alunos, quer para leitura domiciliara, quer na sala de aula. - Atas - Relatórios das actividades. -Estatísticas de utilização da biblioteca. novembro - dezembro De 2 a 14 de dezembro 24 de outubro

(11)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 11

Internacional das Bibliotecas

Escolares.

-Projeto: “ Pontes nas pontas dos dedos”; Chá com letras Hora do conto;

- Jogo de pesquisa, a brincar também se aprende. Relatórios de avaliação. Ao longo do ano. Ao longo do ano

B.2 Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura.

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão -Melhorar as competências leitoras nos alunos. - Concursos de leitura (inter- turmas- 1º, 2º e 3º ciclos).

- Concurso Nacional de Leitura. -12ª Semana da leitura - Professores -Equipa da Biblioteca - Assistentes Operacionais - Alunos _ Melhorar em 5% a competência leitora nos

alunos. -Atas - Avaliação dos alunos. -Estatísticas de utilização De 27 a 31 de março 23 de março

(12)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 12

- Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

-Dia do autor português.

da biblioteca. - Registos de observação de utilização da 22 de maio

C- Projetos e parcerias Avaliação Média 2016-2017: 3,33 C.1 Desenvolvimento de atividades e serviços colaborativos com outras escolas/bibliotecas.

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão - Promover a troca de experiências e recursos com outras escolas/ bibliotecas.

-Troca de recursos com a Biblioteca Municipal de Moura, Pólo de Amareleja , bibliotecas de Póvoa, Safara e Santo Aleixo -Empréstimo de livros entre as bibliotecas das escolas EB 23 de Moura, Escola Secundária de Moura e EB de Amareleja. -Equipa da Biblioteca -Professores Bibliotecários -Assistentes Operacionais - Alunos - Técnicos das bibliotecas -Aumentar em 5% a articulação com outras

escolas /bibliotecas. -Estatísticas de empréstimo Interbibliote cas ou interescolas. Ao longo do ano

(13)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 13

-Apresentação da atividade “Leitura em várias Línguas” na EB de Barrancos.

-Apresentação de um livro do escritor António Campaniço, na EB de Amareleja, em articulação com a Escola Secundária de Moura;

Elaboração e lançamento de um livro de poesias, em colaboração com a Escola Secundária de Moura.

- Concurso Literário Urbano Tavares Rodrigues.

Apresentação de histórias infantis no Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo

Articulação com a creche Bem-me- quer na apresentação de trabalhos realizados pelos alunos. -Equipa da Biblioteca Crianças Equipa da Biblioteca Crianças - Registos de reuniões/ contactos. Registos da atividade Registos da atividade Registos da atividade De 4 de janeiro a 18 de março Ao longo do ano Durante o 2º período Ao longo do ano Ao longo do ano

(14)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 14

C.2 Participação em projetos e parcerias com entidades exteriores à escola.

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão - Promover a articulação entre a escola e outras entidades locais.

- Projeto “ SOBE” com a

participação do Centro de Saúde de Moura.

- Feira do livro de Amareleja com a participação da Câmara Municipal de Moura.

-Articulação com o Centro Social de Amareleja na apresentação de trabalhos realizados pelos alunos.

-Articulação com a creche Bem-me- quer na apresentação de trabalhos realizados pelos

- Utentes do centro Social de Amareleja - Enfermeiras -Professores -Equipa da Biblioteca -Assistentes Operacionais -Alunos Biblioteca Municipal de Moura - Câmara Municipal de Moura - Aumento da participação de entidades exteriores à escola na vida escolar, em 5%. - Relatórios das atividades. Ao longo do ano. Data a determinar De 2 a 14 de dezembro Data a determinar

(15)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 15

alunos.

- Contos musicados em articulação com a Sociedade Filarmónica União Amarelejense.

C 3 Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão -Estimular a participação dos pais/encarrega dos de educação na vida da escola. -Feira do Livro -Dia Internacional da família.

-Projeto “ Ler + em família”

-Equipa da biblioteca - Alunos -Professores -Pais /EE -Assistentes operacionais - Aumentar em 10% a participação dos Pais/EE nas actividades da biblioteca. -Registos de projetos/ atividades Desenvolvi dos em colaboração com os pais/ De 2 a 14 de dezembro 15 de maio -Ao longo do ano.

(16)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 16

- Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - Comemoração de datas festivas. EE e as famílias. 20 de novembro

D. Gestão da biblioteca escolar Avaliação Média 2016-2017: 4,00

D.1 Recursos humanos, materiais e financeiros adequados às necessidades de gestão, funcionamento e dinamização da biblioteca escolar

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão -Assegurar a existência das condições necessárias para que a

-Organização dos horários dos professores que pertencem à equipa, no sentido de rentabilizar o seu trabalho.

Equipa da biblioteca -Professores

-Assistentes

- Satisfação de 75% dos utentes em relação aos recursos, funcionamento e dinamização da biblioteca escolar. - - Registos de reuniões/ contactos. -Registos de Ao longo do ano.

(17)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 17

biblioteca escolar seja um local propício à aprendizagem.

- Estabelecer o conteúdo funcional dos elementos da equipa.

-Plano de formação breve (formal/informal) para os elementos da equipa.

- Atualização do Regulamento Interno da BE.

- Elaboração de instrumentos de recolha e registo sistemático de dados para avaliação da atividade da BE.

-Aplicação dos instrumentos de Auto- avaliação da BE.

operacionais

- Direção projetos/ atividades.

- Planos de trabalho dos elementos em funções na biblioteca. - Plantas, inventários e outros documentos relativos ao apetrechame nto da biblioteca. Questionários de satisfação. D.2 Integração e valorização da biblioteca na escola.

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão - Valorização do papel pedagógico,

-Divulgação junto de toda a comunidade educativa e local os recursos e as atividades da Alunos Professores Pais/EE -Divulgação de 90% das atividades realizadas através do Blogue da BE.

-Plano de atividades da

(18)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 18

cultural e social da biblioteca escolar.

BE.(jornal da escola , blogue

informativo…). -Frequência da biblioteca

por 75% das turmas .

D.3 Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção

Objetivos Atividades Intervenientes /

Destinatários

Resultados esperados Avaliação Calendarizaç

ão Orçamentaç ão Divulgar e manter atualizada a coleção.

Avaliação a coleção existente. - Atualização do livro de Registo do Fundo Documental.

- Realização da classificação, indexação, cotação e arrumação do acervo.

- Acolhimento dos pedidos de aquisição de documentos junto da comunidade educativa. - Empréstimo para a sala de

Comunidade

Educativa. Atualização da coleção em 5%. Aumento de 10% do número de requisições de documentos escritos. -Inclusão de 200 documentos no programa GIB Regulamento da biblioteca. Documentos de avaliação da coleção. Estatísticas de empréstimo. Registos de Ao longo do

(19)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA

Ano letivo 2017/2018 Página 19

aula, domiciliário e entre as Escolas do Concelho.

- Inclusão de toda a coleção existente no programa informático GIB

-Assegurar a manutenção dos computadores e atualização dos programas informáticos.

--Aplicação dos instrumentos de Auto- avaliação da BE.

pedidos/ sugestões/ reclamações. Catálogo bibliográfico. Conteúdos e materiais produzidos e/ou publicados no blogue. Trabalhos realizados na biblioteca ou em colaboração com ela. ano

Referências

Documentos relacionados

It was also expected that affect regulation would moderate the rela- tionship between anger and partner psychological abuse such that poor affect regulation would interact with

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

[r]

Para cada tipo de sala existe um tempo de reverberação apropriado, com base do seu volume e do tipo de audição (palavra falada, música de concerto, ópera, etc.).

• VIOLÊNCIA MORAL, mais conhecido por Assédio Moral, é ato individual ou coletivo contra pessoas: caracteriza-se por ato intencional, sistemático e abusivo com o

A mistura contendo suco de limão apresentou menor pH, maior acidez, menor ratio e Brix, como já era esperado.Todos os produtos apresentaram boa retenção nos

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

(7) Os dados da utilização operacional em condições reais demonstraram uma melhoria estatisticamente significativa do desempenho efetivo das centrais que