• Nenhum resultado encontrado

mais informações no encarte nº 15 mais perto de você crianças e férias SENHAS MÉDICAS ANO XXIII Nº 94 maio/junho 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "mais informações no encarte nº 15 mais perto de você crianças e férias SENHAS MÉDICAS ANO XXIII Nº 94 maio/junho 2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A N O X X I I I – N º 9 4 – m a i o / j u n h o 2 0 1 5

crianças e férias

Cuidado com os acidentes domésticos Confira as dicas e proteja os pequenos

página 07

mais perto de você

Conheça o projeto 'SABESPREV Itinerante'

página 04

SENHAS MÉDICAS

Agora a liberação é enviada via SMS para o celular do beneficiário! Leia mais

página 09

mais

informações

no encarte nº 15

(2)

A SABESPRE

V não se r

esponsabiliza pelo c

on

teúdo dos anúncios publicados nest

e jor nal , sendo de t otal r esponsabilidade do anuncian te . O c on teúdo não r etr ata obr iga tor iamen te a nossa R ede C redenciada. C onsult e a c ober tur a do seu P lano de S aúde no sit e w w w .sabespr ev .c om.br ou pelo t elef one 08000.55.1827 (ligação g ra tuita).

(3)

GESTÃO | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

3

GESTÃO

atualização cadastral

A MELHOR FORMA DE MANTER O RELACIONAMENTO

Acesse a área restrita do site www.sabesprev.com.br> Atualização cadastral Clique sobre o seu nome e do seu dependente para conferir e atualizar os dados. Preencha os campos em branco ou corrija os que estiverem incorretos e clique em atualizar.

Atualizar os seus dados cadastrais junto a SABESPREV é fácil, rápido e só traz melhoria no seu relacionamento com a Fundação, afinal o cadastro é a sua identificação pessoal e a única maneira de encontrarmos você!

Sempre que mudar de endereço, o número do telefone, e-mail ou até mesmo seu estado civil, entre no portal www.sabesprev.com.br e faça as alterações necessárias. Siga o passo a passo:

Não tem acesso a área restrita do Portal SABESPREV?

Cadastre-se e aproveite as facilidades

A área restrita do Portal www.sabesprev.com.br reserva várias facilidades e informações exclusi-vas para os participantes ativos e assistidos dos planos de previdência ou beneficiários titulares dos planos de saúde.

Entre as facilidades estão os simuladores previ-denciários que auxiliam a planejar o seu benefí-cio no futuro, demonstrativos de pagamento de benefício, extrato de contribuição dos Planos de Previdência, demonstrativo de utilização do pla-no de saúde entre outras informações de grande importância para você e sua família.

Abra mais esta porta de acesso a

informação e contato com a

SABESPREV, acesse o site

www.sabesprev.com.br

e cadastre-se.

Dúvidas? 08000 55 1827

1

2

3

Fundação é uma publicação da Fundação Sabesp de Seguridade Social - SABESPREV Tiragem: 24.000 exemplares. Distribuição gratuita. Alameda Santos, 1827, 14º andar, São Paulo, SP CEP 01419-909 | Telefone: (11) 3145.4600 Central de Atendimento 08000 551827 www.sabesprev.com.br

Jornalista responsável

Juliana Fernanda dos Santos (MTB 73003) Redação

Juliana Fernanda dos Santos (MTB 73003) Projeto Gráfico

Ariane Coelho Guaranha

(4)

GESTÃO | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

GESTÃO

O QUE SÃO

operações com

participantes?

mais perto de vocÊ!

'SABESPREV Itinerante' percorre

unidades da Sabesp no interior e litoral

4

Continuam suspensas as migrações de Participantes do Plano de Benefícios Básico para o Plano SABESPREV MAIS, conforme liminar da 8ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Após a entrega do laudo pericial por parte do perito, os assis-tentes técnicos das Partes (Sabesp, SABESPREV, SINTAEMA e AAPS) devem manifestar-se sobre o laudo.

No dia 29/06 a SABESPREV apresentou a manifestação de seu assistente técnico.

Acompanhe as novidades sobre

esta ação no site

www.sabesprev.com.br

Andamento da Ação Judicial que

impede as migrações para o

Plano SABESPREV MAIS

O

s participantes residentes no inte-rior e litoral de São Paulo vão poder aproveitar mais uma facilidade de con-tato com a Fundação, trata-se do Pro-jeto 'SABESPREV Itinerante'.

A partir de julho/2015 as equipes de atendimento dos Pólos Regionais vão se deslocar para unidades da Sabesp localizadas nas cidades vizinhas das Superintendências onde estão fixadas. Como parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária 'Faça por Você', o objetivo do Projeto é

promo-ver a aproximação com os Participan-tes por meio do atendimento presen-cial, para oferecer informações sobre os Planos de Previdência e Saúde.

Aguarde! Os empregados das

Unida-des visitadas serão comunicados com antecedência!

Acompanhe a programação do 'SABESPREV Itinerante' nos portais:

www.sabesprev.com.br e

www.facaporvoce.com.br

Nas colunas anteriores deste Jornal, aborda-mos os conceitos sobre a Renda Fixa, Renda variável, Investimentos Estruturados, Investi-mentos Imobiliários e InvestiInvesti-mentos no Ex-terior. Agora, para fechar esta coluna, você vai conhecer a última opção de investimento possível utilizado pelos Fundos de Pensão, denominada Operações com Participantes ou Empréstimo Pessoal.

Muitos não sabem, mas o Empréstimo tam-bém é uma forma de obter rentabilidade aos Planos de Previdência. Isso acontece por-que, o dinheiro emprestado é devolvido com acréscimo de juros e eles se transformam em rentabilidade para o patrimônio do plano de onde foi retirada a quantia emprestada. O empréstimo permite alcançar rentabilida-de a um risco pequeno, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. É um tipo de investimento que traz bom retorno financeiro, se comparado a outras opções de investimentos de baixo risco disponíveis no mercado. De acordo com a legislação (Resolução 3.792 do Conselho Monetário Nacional), os custos financeiros do Empréstimo devem ser superiores à taxa mínima atuarial, acrescidos os encargos refe-rentes à administração das operações. Isso significa que as taxas devem cobrir todas as despesas administrativas e, ainda, ser sufi-ciente para bater as metas de rendimento anual.

Na SABESPREV o empréstimo é concedido exclusivamente aos participantes dos Pla-nos SABESPREV MAIS e Benefícios Básico e exerce duplo benefício: oferece taxas de ju-ros competitivas em relação às praticadas no mercado e retorno adequado ao patrimônio desses Planos.

Nos últimos cinco anos, 2010 a 2014, o valor de empréstimos concedidos atingiu a cifra de R$ 70,15 milhões, movimentando 11.356 no-vas concessões e refinanciamentos, atingin-do a rentabilidade acumulada de 142,69%. Até maio/2015 a rentabilidade foi de 9,02%

Se você perdeu alguma edição da coluna "ABC dos Investimentos" entre no site

www.sabesprev.com.br, no link comunicação>>jornais e faça a leitura da

(5)

SAÚDE | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

5

SAÚDE

DEPENDENTES

UNIVERSITÁRIOS:

agosto é mês de comprovar a matrícula

no curso superior

o

prazo limite para entregar o comprovante de matrícula1 do Ensino Superior,

referen-te ao 2º semestre de 2015, é dia 31/08/2015. A comprovação semestral - em fevereiro e agosto - é obrigatória para manutenção dos filhos solteiros com idades de 21 até comple-tarem 25 anos como dependentes dos Planos de Saúde.

O documento pode ser entregue: pessoal-mente, por Correio, fax (11 3145.4612) ou e-mail atendimento@sabesprev.com.br.

Não recebeu seu boleto ou perdeu a primeira via?

Entre em contato com a SABESPREV antes do vencimento e evite pagar juros

Os beneficiários que pagam as mensalida-des dos Planos de Saúde via boleto bancário devem ficar atentos ao recebimento da cor-respondência. Normalmente os boletos são programados para chegar na residência do beneficiário com, pelo menos, dez dias de antecedência da data de vencimento. Mas, se isso não acontecer e o vencimento da men-salidade estiver se aproximando é necessário entrar em contato com a SABESPREV o quan-to antes, e solicitar a segunda via.

Evite a cobrança de juros e solicite a segunda via até o dia do vencimento, caso contrário a SABESPREV não garante a exclusão dos juros.

E quem concluiu ou interrompeu o curso?

Os filhos dos titulares já formados ou que interromperam seus cursos também

preci-sam comunicar à SABESPREV. Nesse caso o titular poderá escolher entre a exclusão ou a transferência de seus filhos universitários para os Planos Executivo A ou Padrão A, na condição de agregado. Para essas situações é

preciso encaminhar o Termo de Adesão com a opção desejada.

1Boleto quitado de pagamento da matrícula ou declaração da faculdade referente ao 2º semestre de 2015. Por favor, anexe ao

com-provante: nome do titular, matrícula na Sabesp e telefone de contato.

Para mais informações ligue: 08000.55.1827 (ligação gratuita)

segunda via de

boleto de cobrança

Dúvidas?

08000 55 1827

(ligação

gratuita)

(6)

SAÚDE | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

SAÚDE

Programas domiciliares

gerenciamento Médico de

Doenças Crônicas (GMDC)

você no controle da sua

senha médica

CARTÃO NACIONAL DO SUS

NÚMEROS ESTÃO DISPONÍVEIS NO PORTAL

Agora os beneficiários dos Planos de Saúde receberão as senhas médicas de liberação de exames ou internações na tela do celu-lar, via SMS. Assim, toda vez que o médico, clínica, laboratório ou hospital solicitar um exame ou uma internação para a Fundação e o pedido for liberado, o beneficiário será informado com a seguinte mensagem:

"SABESPREV Informa: A senha 1234567 foi liberada".

As senhas continuam sendo enviadas aos prestadores (clínicas, la-boratórios e hospitais), conforme sempre ocorreu. O envio para o beneficiário é mais uma opção de confirmação e garantia para a libe-ração e a realização dos procedimentos.

Mantenha seu cadastro atualizado e garanta o recebimento das se-nhas no número do seu celular atual. Para interromper o envio é ne-cessário indicar a opção também na atualização cadastral, disponível na área restrita do portal www.sabesprev.com.br.

Na edição nº 93 deste Jornal foi veiculada uma matéria informando que a SABESPREV enviaria um comunicado entre os meses de maio e junho com o número do Cartão Nacional de Saúde de todos os beneficiários dos Planos de Saúde. Esta ação seria realizada em cum-primento a Resolução Normativa nº360, de dezembro/2014, que es-tabelecia o prazo máximo para envio da informação até junho/2015, porém ela foi alterada pela Resolução nº379, de junho/2015, prorro-gando o prazo para dezembro/2015.

A SABESPREV está estudando a melhor forma de comunicar seus be-neficiários, em atendimento a resolução.

6

ATENÇÃO: Verifique o cadastro de todo o seu grupo familiar inscrito nos Planos de Saúde, pois o envio das senhas é individual.

VALE LEMBRAR que os titulares

dos Planos podem conferir o número do Cartão Nacional de Saúde de todo o grupo familiar na área restrita do portal www.sabesprev.com.br. É só clicar no banner igual este ao lado.

CONSULTE O NÚMERO DO CNS DE TODOS OS MEMBROS DO SEU GRUPO FAMILIAR

Em continuação a coluna anterior, em que foi abordado o programa domiciliar 'Home Care', nesta edição você vai conhecer um pouco mais sobre o Gerenciamento Mé-dico de Doenças Crônicas - GMDC, o pro-grama de atendimento domiciliar ofere-cido pela SABESPREV para beneficiários que têm doenças crônicas como diabetes, pressão alta, problemas pulmonares, etc. Disponível em todos os Planos de Saúde, o principal objetivo do Programa GMDC é passar orientação e oferecer apoio no tra-tamento das doenças, para evitar que os sintomas se agravem e ao, mesmo tempo, promover a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

Os inscritos no Programa recebem em seu domicílio visitas periódicas de médicos e enfermeiros, que oferecem todo o apoio necessário para que a doença crônica fi-que sob controle. Em 2014 a Fundação acompanhou 325 beneficiários.

O grupo de pacientes atendidos pelo pro-grama é selecionado pela SABESPREV, de acordo com informações disponíveis no Banco de Dados de cada beneficiário. Aqueles que apresentam visitas constan-tes ao Pronto Socorro ou internações re-petitivas devido às complicações de suas doenças são os pacientes que ingressam no Programa.

Caso você também se enquadre nestes cri-térios, poderá solicitar à equipe médica da SABESPREV a avaliação do seu caso. Para isso é necessário encaminhar uma cor-respondência juntamente com o relatório médico detalhado à Fundação (Alameda Santos, 1827 - 1º andar - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP 01419-909) e aguardar o contato para agendamento.

Continue acompanhando a Coluna 'Co-nheça seu Plano', na próxima edição va-mos explicar como funciona a 'Fisioterapia Domiciliar', outro atendimento que faz parte dos Programas Domiciliares dos Pla-nos de Saúde da SABESPREV.

(7)

SAÚDE | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

7

SAÚDE

Se o mês de julho - férias escolares - é sinô-nimo de alegria para as crianças, já para os pais é hora de redobrar a atenção com os acidentes domésticos.

Pode até parecer exagero mas, segundo o Ministério da Saúde, eles são a principal cau-sa de morte entre crianças de 1 a 14 anos. Por ano são 5 mil óbitos e 125 mil interna-ções.

Curiosas, as crianças acabam tocando, chei-rando e até colocando na boca qualquer tipo de coisa que encontram pela frente, o que pode representar um grande perigo, princi-palmente para os mais novos. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, acidentes infantis podem ser evitados com atitudes de prevenção.

Na cozinha e na área de serviço, adotar

medidas simples como direcionar o cabo da panela para dentro do fogão, evitam es-barrões e queimaduras. Objetos cortantes e equipamentos elétricos devem ser mantidos fora do alcance delas. Também ficam mais expostas a envenenamentos por ingestão de remédios, produtos de limpeza, inseticidas e

outros venenos. Esses produtos devem estar tampados e guardados em locais fechados, de preferência em lugares altos, onde elas não consigam alcançar.

Para evitar os choques elétricos, coloque

dispositivos que vedem as tomadas e oriente as crianças sobre os riscos de brincar perto dos fios da rede elétrica.

Janelas de apartamentos devem ter redes

de proteção ou grades, independente da sua altura. É recomendado não deixar móveis posicionados abaixo delas.

Pisos molhados e tapetes escorregadios

também são um risco para acidentes do-mésticos.

De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de contaminação ou queimadura, é importante nunca fazer a automedicação. É aconselhável procurar o pronto-socorro e, na ocorrência de envenenamento, levar o produto para análise da equipe médica.

Fonte: Agência Brasil

criança de férias?

cuidado com os

(8)

SAÚDE | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

8

SAÚDE

Sabia que apesar da rede credenciada da SABESPREV ser restrita ao estado de São Paulo você pode contar com a cobertura nos demais estados brasileiros para casos de urgência e emergência?

Por meio da reciprocidade firmada com ope-radoras de outras regiões, os beneficiários dos Planos Pleno, 279, Executivo, Executivo A e Es-pecial/TAC podem receber assistência médica similar a do Plano de Saúde da SABESPREV

a

SABESPREV orienta os beneficiários dos Planos de Saúde a procurar informações junto a Cen-tral de Atendimento sempre que houver dúvida sobre a cobertura e a possibilidade de reembolso para determinados exames, materiais ou serviços disponibilizados nos hospitais e clínicas da sua rede credenciada.

Confira algumas dicas e evite gastos desnecessá-rios:

1 - Nas internações hospitalares fique atento aos itens que não são cobertos pelo Plano de Saúde. Se eles forem utilizados, o Hospital po-derá cobrá-los no momento da alta ou até pos-teriormente, diretamente do beneficiário e sem possibilidade de reembolso do Plano. Entre eles

estão: itens de higiene pessoal, tipóias, meias-elás-ticas, talas maleáveis, suspensório escrotal, proteto-res de mama, suga-leite e bolsas térmicas, gesso sin-tético e outras despesas, como telefonia, frigobar, refeições*, etc. Todos os Hospitais da Rede

Creden-As férias de julho chegaram!

E você, vai viajar para outro Estado?

em outros estados para casos de acidentes ou problemas graves e repentinos de saúde, como Infarto ou AVC.

Mas para garantir o atendimento, antes de arrumar as malas e colocar o pé na estrada

entre em contato com SABESPREV (08000 55 1827 - ligação gratuita), consulte se no seu destino existe convênio para atendimento mé-dico de reciprocidade e faça o cadastro.

Não esqueça!

O contato com a SABESPREV para efetivar o

seu cadastro deve ser feito com no mínimo três dias de antecedência da data da via-gem, caso contrário a SABESPREV não garante

que o beneficiário conseguirá ser atendido na Rede Credenciada das empresas de reciproci-dade. Além disso, atendimentos eletivos não são permitidos.

Para os Planos Padrão e Padrão A não existe atendimento de reciprocidade, entretanto nos casos de urgência/emergência comprovada é possível solicitar, posteriormente, o reembolso das despesas médicas, conforme Regulamen-to destes Planos.

será que o plano cobre?

Confira a cobertura e evite gastos

desnecessários

ciada têm conhecimento desta lista, que integra o contrato de prestação de serviços.

2 - Leia todos os formulários atentamente e tire suas dúvidas com o Hospital antes de assi-ná-los. É seu direito tomar conhecimento sobre os

motivos do uso de um determinado material; quan-to eles custam; saber em detalhes os itens que fo-ram cobrados e por qual motivo; negociar a melhor forma de pagamento com o Hospital; e até preferir não utilizá-los.

3 - Confira a rede credenciada do seu Plano an-tes de agendar uma consulta ou exame.

Confirme se o local escolhido atende a SABESPREV e realiza o procedimento solicitado.

4 - Em caso de dúvidas, antes de realizar qual-quer procedimento ou pagamento confira as re-gras do seu Plano ou contate o 08000 55 1827, a ligação é gratuita!

* - Refeições que não se enquadrarem nas regras de cobertura de “Refeição para Acompanhantes de pacientes menores de 18 ou

(9)

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

9

a

s restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 começaram a ser pa-gas e talvez você tenha percebido somente agora que perdeu grandes oportunidades de pagar menos Imposto de Renda ou restituir mais. Então chegou a hora de virar o jogo e começar a se planejar para a declaração do Imposto de Renda 2016.

Segundo a legislação tributária, um partici-pante de Plano de Previdência Complemen-tar pode deduzir até 12% da sua Renda Bruta Anual Tributável1 por meio de contribuições

aos Planos Previdenciários.

A contribuição esporádica deve ser feita até dezembro/2015 para aproveitar o incentivo em 2016. Então aproveite que ainda há tempo e planeje-se, você pode dividir este valor du-rante os próximos meses. Na contribuição es-porádica, o Participante tem total autonomia para escolher o valor2 e a freqüência dos

de-pósitos. Lembrando que não há contrapartida da Patrocinadora.

Para fazer Contribuições Esporádicas, ligue para 08000.55.1827 e peça o código de iden-tificação para depósito nas contas a seguir:

Plano SABESPREV MAIS: Banco Santander –

Agência 0154 – Conta Corrente 13.003745-5 /

Plano de Reforço: Banco Santander – Agência

0154 – Conta Corrente 13.003061-6 Preencha as lacunas em branco com as suas informações:

1º Some todos os proventos recebidos no ano.

2º Calcule quanto é 12% deste valor e guarde esta informação

4º Agora é só subtrair o total de contribuições do valor encontrado para os 12% da renda bruta anual. Observe se o resultado é menor que os 12% da Renda Bruta Anual, calculado anteriormente.

3º Some todas as Contribuições pagas aos Planos Previdenciários, de acordo com o seu caso.

(renda bruta mensal) X 12 (meses) + outras fontes de renda (se houver)

Some as contribuições no ano = SABESPREV MAIS ou Benefícios Básico + Reforço =

(renda bruta anual) =

(coloque aqui o valor encontrado para os 12% da renda bruta) -

(valor da contribuiçao mensal) x 12 = (valor da contribuiçao mensal) x 12 = (valor da contribuiçao mensal) x 12 =

SABESPREV MAIS

PRONTO! ESTE É O VALOR IDEAL PARA SUA CONTRIBUIÇÃO ESPORÁDICA QUE PODE SER FEITA NO PLANO DE REFORÇO OU SABESPREV MAIS!

REFORÇO

BENEFÍCIOS BÁSICO

(guarde este número)

(valor de contri-buições no ano) (valor de contri-buições no ano) (valor de contri-buições no ano) (valor de contribuições no ano) (valor total de contribuições no ano) 12% de

(renda bruta anual) = = "Já inClui AS ConTRiBuiçõES no mEu PlAnEJAmEnto finAnCEiRo E SEmPRE no mêS dE noVEmBRo fAço o dEPóSito no mEu PlAno PARA APRoVEitAR o VAloR máximo dE dEdução no imPoSTo dE REndA. Além do inCEntiVo no iR é um inVEStimEnto quE fAço PARA o mEu fuTuRo."

Walnei Haddad faz contribuições esporádicas anualmente desde 2012.

"Eu mE PREoCuPo muiTo Com o mEu futuRo, Então Ao mESmo TEmPo Em quE ConTRiBuo PARA mAntER o mEu PAdRão dE VidA nA APoSEntAdoRiA APRoVEito o inCEntiVo fiSCAl", ComEntA oSVAldo, quE dESdE 2007 já fEz 18 ContRiBuiçõES ESPoRádiCAS.

osvaldo Galdino da Silva, participante dos Planos Benefícios Básico e Reforço, faz duas contribuições por ano no Reforço.

Vire o jogo e ganhe

vantagens no IR!

Coloque as contribuições

esporádicas no Planejamento

financeiro do 2º semestre

VAMOS CALCULAR O VALOR IDEAL PARA AS SUAS CONTRIBUIÇõES ESPORÁDICAS?

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

1. A Renda Bruta Anual é composta por quase todos os proventos discriminados no seu demonstrativo de Pagamento,

contemplan-do: Salário, AtS, horas extras, abono, férias, etc. Com exceção apenas do 13º salário e parte do PlR.

2. no Plano SABESPREV mAiS não há um valor mínimo para as Contribuições Esporádicas. no Plano de Reforço o valor mínimo é de

(10)

PREVIDÊNCIA

PREVIDÊNCIA | FUNDAÇÃO - maio/junho 2015

10

a

ssim como acabamos de ler na coluna 'ABC dos Investimentos', na página 4 deste jor-nal, os empréstimos concedidos aos partici-pantes dos planos previdenciários são previs-tos na Política de Investimenprevis-tos e praticados pela maioria das Entidades Fechadas de Previ-dência Complementar.

Além de oferecer prazo extenso de pagamen-to, de até 72 meses, taxas de juros competi-tivas e concessões diárias, o maior diferen-cial do Empréstimo Pessoal oferecido pela SABESPREV é a destinação do retorno obtido pela cobrança dos juros.

O retorno dos Empréstimos Pessoais da SABESPREV geram rentabilidade para os pla-nos previdenciários aos quais estão vincula-dos, diferente dos empréstimos oferecidos por empresas do mercado. Isto porque os ju-ros cobrados retornam como forma de investi-mento para os Planos.

Por esse motivo, a SABESPREV tem reforçado suas ações contra a inadimplência, pois ela im-pacta diretamente na rentabilidade das cotas dos planos previdenciários. Ou seja, quem não paga, prejudica os demais participantes.

sendo assim, logo que perceber que não po-derá arcar com as dívidas do contrato ativo, solicite junto à SABESPREV o refinanciamento do crédito para diminuir o valor das parcelas. É possível fazer um refinanciamento após o pagamento de apenas 15% do contrato ativo. Quem não está inadimplente também pode solicitar o refinanciamento. Neste caso, o par-ticipante ainda poderá solicitar mais um valor emprestado, caso tenha limite disponível. As cobranças realizadas aos inadimplentes se-guem as regras descritas nos Regulamentos dos Planos Previdenciários.

Caso a Patrocinadora não realize o desconto mensal do pagamento da parcela do Emprés-timo, a SABESPREV é autorizada a realizar o débito na conta corrente do participante in-formada em contrato. Essa prática é denomi-nada Débito Quinzenal. Se esse débito não for realizado por falta de saldo ou qualquer outro motivo, são enviadas até duas cartas para noti-ficar o descumprimento do contrato em ques-tão. Ainda, se não houver retorno, os contratos seguem para um escritório de cobrança con-tratado pela SABESPREV para que as medidas legais cabíveis sejam tomadas, que passa pela indicação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no SERASA e ajuizamento de cobrança. No caso dos assistidos, além de cartas é reali-zado contato telefônico, a fim de encontrar a melhor opção para não gerar inadimplência.

A SABESPREV enviou pelos Correios o for-mulário para recadastramento anual dos Participantes Assistidos, aposentados e pensionistas dos Planos de Previdência. Para garantir o recebimento do benefício é necessário devolver o formulário preenchi-do até o dia 17 de julho para a SABESPREV,

conforme instruções a seguir:

1º - Confira seus dados.

2º - Preencha ou altere as informações, confor-me a necessidade, e assine.

3º - Encaminhe para a SABESPREV, no endere-ço Alameda Santos, 1.827 – Conjunto 12 - 1º andar – Cerqueira César – São Paulo/SP, ou entregue pessoalmente na sede da Fundação ou em um dos Pólos Regionais da SABESPREV, localizados no interior e litoral.

Empréstimo Pessoal

Aproveite os benefícios e fuja

da inadimplência

Recadastramento de Aposentados

e Pensionistas

termina dia 17 de julho

FIQUE EM DIA COM AS MENSALIDADES DO SEU EMPRÉSTIMO! CONTRIBUA COM A RENTABILIDADE DO PLANO E DEFENDA SEU BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO

ATENÇÃO! Em caso de não recebimento do Formulário, entre em contato com a Central de Atendimento: 08000 55 1827 (ligação gratuita)

(11)

Resolução de ano novo:

sustentabilidade

financeira

Em 2015 a SABESPREV vai estimular o conhecimento sobre previdência e

finanças de toda a família e colocar as crianças para exercer o papel principal de

poupador da casa!

Direcionado aos filhos e enteados dos Participantes dos Planos de Previdência e

Beneficiários dos Planos de Saúde com faixa etária dos 7 aos 14 anos,

o 'Ganhe Conhecendo 2015' será divido em duas etapas:

Importante:

Só serão avaliadas as redações das crianças que responderam o QUIZ.

LEIA O REGULAMENTO DISPONÍVEL EM WWW.SABESPREV.COM.BR E WWW.FACAPORVOCE.COM.BR

ESTÁ VALENDO

1ª Etapa - Encarte 'Faça Por Você' e QUIZ no Portal

As crianças com idades entre 7 e 10 anos

devem fazer a leitura deste

en-carte nº15, nesta edição do Jornal Fundação - nº94 - Maio/Junho 2015

(verso). É SÓ VIRAR E COMEÇAR!

As crianças com idades entre 11 e 14 anos

devem fazer a leitura do próximo

encarte nº 16, disponível na próxima edição do Jornal Fundação - nº 95 -

Julho/Agosto 2015, que chega nas residências no início de setembro/2015.

Após a leitura, as crianças deverão responder ao QUIZ da edição e da faixa etária

correspondente, disponível no Portal www.facaporvoce.com.br em Home »

Interatividade » Quiz / Testes de Conhecimento.

2ª Etapa - Redação

Após a leitura e a participação no

QUIZ, as crianças deverão escrever

uma redação com o tema 'POUPAR

NÃO É FANTASIA'. As redações

de-vem ser enviadas pelo próprio site

www.facaporvoce.com.br no link

Interatividade. Só as crianças que

responderem ao QUIZ terão acesso

ao link para envio da redação.

AS SEIS MELhORES REDAÇõES, 1º, 2º E 3º LUgARES DE CADA FAIxA ETÁRIA, SERÃO PREMIADAS COM: 1ºS COLOCADOS - 1 TABLET INFANTIL (1ª FAIXA DE IDADE) E 1 TABLET NORMAL (2ª FAIXA DE IDADE)

2ºS COLOCADOS - COFRE CAIXA ELETRÔNICO 3ºS COLOCADOS - PIG BANk

PAPAI E MAMÃE, estimule seu filho

(12)

"OS TRêS PORQUINhOS "

Era uma vez três porquinhos: Apressado, Imprudente e Prevenido. Um

dia decidiram construir três casas. Cada um ia fazer a sua, para

escon-der-se do lobo, que era muito mau e gostava de comer porquinhos.

Apressado encontrou logo tudo que precisava: bambus, cola e barbante.

E num instante estava com a casa pronta.

Os outros dois porquinhos Imprudente e Prevenido continuaram

cami-nhando pela floresta. Pretendiam fazer casas melhores que a do

Apres-sado, por isso procuravam material mais forte que bambu.

Logo adiante Imprudente falou:

- Ei, irmãozinho! Por que não paramos aqui? Veja que tábuas ótimas! O

lobo não poderá derrubar uma casa feita com elas.

- Ora, com dois sopros o lobo derruba uma casa de tábuas! - respondeu

Prevenido. - Mas se você quer, fique aqui para construí-la. Eu vou

pro-curar coisa melhor.

Prevenido era mais cauteloso. Trabalhou quatro dias sem parar, para

construir sua casinha e quando terminou o serviço, a casa era sólida,

feita de tijolos e cimento. Tinha até janela, porta com cadeado e lareira

com chaminé!

Os três irmãos ficaram morando cada um na sua casinha. Um dia o lobo

passou ali por perto e sentiu cheiro de porquinho, que era sua comida

predileta.

- Hum! Que cheiro bom de porquinho! Até me dá água na boca! Vem

daquela casinha de bambu... Vou dar uma olhada.

Oh, um porquinho! - exclamou o lobo lambendo os beiços. - Que está

fazendo aí dentro de casa? Venha dar um passeio comigo!

- Eu não! - respondeu o porquinho. - Você está querendo me comer.

- Se não vai por bem, vai por mal - ameaçou o lobo. - Vou soprar sua

casinha e com um único sopro ela voará pelos ares!

- Lá vai: um . . . dois . . . três!

O lobo soprou e com o primeiro bufo já derrubou a casinha. Os bambus

voaram pelos ares e Apressado saiu voando também.

Que aperto! Com o lobo nos calcanhares, Apressado tratou de correr

para a casa de Imprudente.

Ao chegar perto da casa de Imprudente, o lobo fingiu de bonzinho e

falou:

- Estou triste e sozinho, deixem-me entrar!

Os porquinhos responderam:

- Não somos bobos! Você quer nos comer. Não vamos abrir a porta

nun-ca.

- Prestem atenção: um . . . dois . . . três . . .!

O lobo soprou e no segundo bufo já a casa de tábuas estava voando

pe-los ares. Apressado e Imprudente voaram junto com a casa.

A sorte dos dois foi que caíram perto da casa de Prevenido. Assim que se

viram no chão, trataram de correr para lá em disparada. Prevenido abriu

a porta e os dois entraram correndo.

Eu bem que avisei, disse Prevenido. - Suas casinhas eram muito fracas

para resistir ao lobo. Eu trabalhei bastante, mas minha casa de tijolo e

cimento é forte. Nem com dez bufos o lobo consegue derrubá-la.

- Vamos trancar a porta com o cadeado! - disse o Gorducho.

- E vamos fechar as janelas, depressa!

O lobo já ia chegando. Descera a colina correndo tanto que estava sem

fôlego. Parou diante da casa de Prevenido e ficou admirado de ver como

o porquinho tinha conseguido fazer uma casa tão sólida.

- Não vai ser fácil derrubá-la, ainda mais que estou cansado de tanto

correr . . . Acho melhor arranjar um jeito de enganar esses três

bobi-nhos.

O lobo furioso:

-Pela última vez, abram essa porta!

- Não, não e não!

Então lá vai:

- Um . . . dois . . . três . . .

O lobo soprou com toda força que tinha. Estava com tanta raiva, que seu

sopro foi ainda mais forte. Mas a casa de tijolos, nem se abalou.

- Não falei que minha casa era sólida? Pode bufar quanto quiser . . . a

casa vai resistir até você não aguentar mais!

O lobo viu que o porquinho tinha razão. Já estava completamente sem

folego e a casa não caía.

Mas os três porquinhos, fechados dentro da casa, estavam alertas.

- Irmãos o lobo vai entrar pela chaminé

- Vamos fugir! - disse Imprudente.

Deixe que ele venha! - falou Prevenido.

- Vai cair no fogo e se queimar todo! - respondeu.

O lobo, então desceu, sem imaginar o que o esperava.

- Socorro! Minha cauda está queimando! Socorro! Água! Socorro!

O lobo com a cauda toda queimada, saiu aos pulos, urrando de medo e

susto, enquanto os três porquinhos riam às gargalhadas.

Ele nunca mais voltou ali. Os três irmãozinhos se puseram a trabalhar

e construíram uma casa grande e bonita, de tijolo e cimento, para os

três morarem juntos. Ficou muito boa, forte e resistente: era uma casa

à prova de lobo!

DEPOIS DE SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS OS PORQUINHOS NÃO TIVERAM

DÚVIDAS, TRABALHANDO JUNTOS ELES SERIAM MAIS FELIZES. ASSIM

COMO OS TRÊS PORQUINHOS, NÓS TAMBÉM DEVEMOS VIVER EM UNIÃO

E PARTICIPAR DAS ECONOMIAS DE CASA: ECONOMIZE ÁGUA, APAGUE A

LUZ AO SAIR DOS AMBIENTES, NÃO DEIXE A TELEVISÃO E O COMPUTADOR

LIGADOS.

LEMBRE-SE SEMPRE DOS PORQUINHOS, NÃO TENHA PREGUIÇA E SEJA

PREVENIDO PARA O FUTURO.

DINHEIRO É MUITO IMPORTANTE E PRECISA SER POUPADO. TENHA JUÍZO

E NÃO DISPERDICE-O COM BESTEIRAS. AS DIFICULDADES DA VIDA SÃO

COMO O LOBO, PODEM CHEGAR SEM AVISAR E VOCÊ PRECISA ESTAR

PRE-PARADO!

CRIANÇAS, INCENTIVEM SEUS PAIS! OS PLANOS

PREVIDENCIÁRIOS DA SABESPREV SÃO OPÇÕES PARA GUARDAR

DINhEIRO. COM UM POUQUINhO POR MêS, DEPOIS DE TANTO

TRABALhAR, O DINhEIRO DO BENEFÍCIO PODE COMPLETAR O

ORÇAMENTO FAMILIAR, MANTER O PADRÃO DE VIDA E

CONTRIBUIR PARA APROVEITAR A "MELhOR IDADE".

AGORA ENTRE NO PORTAL WWW.FACAPORVOCE.COM.BR,

RESPONDA O QUIZ "OS TRêS PORQUINhOS" E FAÇA SUA REDAÇÃO

E AÍ CRIANÇADA!!! LEU E ENTENDEU!?

Referências

Documentos relacionados

11:30 - Ringue de Concursos | Pavilhão da Pecuária Concurso Nacional de Ovinos Merino Branco e Merino Preto 15:00 - Ringue de Concursos | Pavilhão da Pecuária Apresentações

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

A vantagem desta comparação é que, se você mora perto da cidade visitada e não teve nenhum supermercado de sua região avaliado, e quer saber qual o estabelecimento mais barato e

§ 5º - As vagas não preenchidas pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública no Concurso Vestibular Unesp 2022, por inexistência de classifi cados,

O Serviço da Pastoral Esco- lar (SPE) em conjunto com a Pastoral Juvenil Salvatoriana (PJS), Grêmio Estudantil (GE), Associação de Pais e Mestres, Professores (APM), Funcioná-

Já para os participantes com conta corrente em outros bancos, os valores abaixo de R$ 5.000,00 entrarão via DOC (Documento Ordem de Crédito), que leva um dia útil para ser compensado

CASO MÁRCIA.. Ela detalhou o que chamou de depressão: “Tenho tudo na vida que uma pessoa da minha idade almeja, mas não me sinto feliz. Vivo sempre insegura, triste, as coisas

Grandjean (1998) sugeriu que a dor na coluna lombar estaria presente em indivíduos que permanecem na postura sentada durante toda a jornada de trabalho, o que