• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR Informar: ENSINO MÉDIO 1ª SÉRIE Ciências da Natureza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR Informar: ENSINO MÉDIO 1ª SÉRIE Ciências da Natureza"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 5

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Informar:

ENSINO MÉDIO 1ª SÉRIE Ciências da Natureza

As atividades deverão ser realizadas no caderno.

Unidade Escolar: ___________________________________________

Nomedoaluno:______________________________________________

Turma: ________ Data: ____/____/ 2020

1. (Enem 2019) A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.

Assim, existem bicamadas lipídicas com diferentes composições de fosfolipídios, como as mostradas de I a V.

Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez? a) I b) II c) III d) IV e) V

2. (Enem 2019) Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão.

O sal foi absorvido pelas batatas por

a) osmose, por envolver apenas o transporte do solvente. b) fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida. c) exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata.

(2)

Página 2 de 5

elevado, dentre as cinco esquematizadas na figura.

Qual linhagem deve ser escolhida pelo pesquisador? a) I b) II c) III d) IV e) V

4. (Enem 2017) Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados ao microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.

(3)

Página 3 de 5

A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas a) movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.

b) permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada. c) auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática. d) são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.

e) são bloqueadas pelos anticorpos.

5. (Enem 2017) Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaC ), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe.

O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica? a) O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.

b) O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas. c) A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.

d) Os íons Na+ e C − provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas.

e) A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.

6. (Enem 2015) Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo e caracterização de células secretoras.

Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora?

(4)

Página 4 de 5 a) b) c) d) e)

7. (Enem 2010) Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento:

Colocou 200 m de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de 8 m , enquanto pelo papel dobrado foi de 12 12 m .

(5)

Página 5 de 5

Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de

a) manter o volume de absorção. b) aumentar a superfície de absorção. c) diminuir a velocidade de absorção. d) aumentar o tempo de absorção. e) manter a seletividade na absorção.

8. (Enem 2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas.

Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

Elaborado por: Professora Márcia Alfradique Colégio de Aplicação/ CAp MACAÉ

Referências

Documentos relacionados

A utilização do tratamento com ácido sulfúrico 1 M foi definida como o melhor tratamento para o melaço de cana, modificando o pH inicial do meio de fermentação para 5,0 e o pH

Declara, ainda, que as informações aqui prestadas são a expressão da verdade e autoriza, em caráter irrevogável e irretratável, (i) a confecção do cadastro e

2.2.2 Cada proponente pessoa jurídica poderá enviar em seu projeto técnico até 05 (cinco) propostas de shows diferentes a serem realizados 3 (três) em Curitiba e 2 (dois) shows

Condições especiais para aquisição de imóveis pertencentes ao portfólio imobiliário em comercialização pelo Banco Económico destinados a habitação

Construção de trecho ferroviário entre Santa Vitória e Iturama, no Estado de Minas Gerais, envolvendo serviços com obras de engenharia, tais como: Infra-estrutura,

Código do parque de armazenamento EP e SPA Armazenados Acondicionamento Observações Tipo de recipiente Material do recipiente Número de recipientes Capacidade Recipientes

Código do parque de armazenamento Código LER - Resíduos Armazenados Acondicionamento Observações Tipo de recipiente Material do recipiente Número de recipientes Capacidade

Os níveis de qualificações no quadro nacional de qualificações lituano es- tão estruturados hierarquicamente e abrangem uma vasta gama de qualifi- cações adquiridas em