• Nenhum resultado encontrado

TESTE SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO ÁREA CIÊNCIAS CONTÁBEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TESTE SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO ÁREA CIÊNCIAS CONTÁBEIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

TESTE SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO

ÁREA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Candidato:

Inscrição:

Assinatura: _________________________________________________________

CADERNO DE PROVAS

INSTRUÇÕES

1 – Assine o Caderno de Provas e o Cartão de Respostas.

2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado e não será substituído, portanto não o rasure nem o amasse.

3 – A prova terá a duração de 3 horas, incluído o tempo para preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 4 - Neste caderno, há 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e, sendo 10 (dez) de Português e 20 (vinte) de Conhecimento Específico.

5 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas por seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas.

6 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção.

7 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova.

8 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, telefone celular etc.).

9 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS.

10 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua saída, que não poderá ocorrer antes de decorrido 30 (trinta) minutos do início da prova.

11 – A não observância de qualquer das exigências acima acarretará a sua exclusão do concurso.

(2)

O S e n ã o d o L i v r o

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...

E caem! - Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair. Turvo é o ar que respirais, amadas folhas. O sol que vos alumia, com ser de toda gente, é um sol opaco e reles, de cemitério e carnaval.

(Machado de Assis, in ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, Capítulo 71)

1. No 17º Capítulo do livro ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ do romancista carioca Machado de Assis,

que completa 100 anos de morte em 2008, NÃO se observa:

a) O uso da ênclise (1ª linha do 1º parágrafo), da mesóclise (2ª linha do 2º parágrafo), da 2ª pessoa do singular (no 1º parágrafo) e da 2ª do plural (no 2º parágrafo) caracteriza o estilo clássico, formal, erudito do maior escritor brasileiro de todos os tempos.

b) O parágrafo curto, seco, crítico, irônico revelam a aversão do romancista fundador da Academia Brasileira de Letras ao estilo romântico, lento, linear, ultrapassado.

c) Esse texto é uma parábola, onde o autor utiliza a imagem da árvore para levar o leitor a uma reflexão moral, ética, como o faz a Bíblia, visto que era um homem religioso; e a época em que vivia, conservadora.

d) O ‘Bruxo do Cosme Velho’, como o chamava Carlos Drummond de Andrade, usa da comparação e da ironia para criticar até seu próprio fazer literário e a morte. Ele dialoga com o leitor, como se estivessem um de frente ao outro mas, não num diálogo de entretenimento, e sim, numa fala contundente, sarcástica, ferina, mordaz não só ao estilo romântico, mas à própria ótica, intenção, hábito, expectativa do leitor quanto ao conteúdo de uma obra literária.

e) O autor lançou mão de uma técnica narrativa inovadora na literatura brasileira: criou o defunto-autor, uma personagem (Brás Cubas) que depois de morrer, começa a contar sua vida infame, cretina, fútil, como o era a Burguesia de sua época. Foi a forma mais isenta de Machado para criticar os valores sócias de uma classe social torpe. Tal visão critica e pessimista do humano reflete o sofrimento de sua origem pobre e mulata.

(3)

2. Quanto à gramática do texto, NÃO é correto dizer:

a) O ‘senão’, no titulo do livro, além de poder ser conjunção alternativa (‘do contrário’), conjunção adversativa (‘mas, porém’) e preposição (‘exceto’), está empregado como substantivo, significando ‘falha’, ‘defeito’, ‘mácula’, e não poderia ser substituído por ‘se não’ (separados), pois seria a conjunção condicional acompanhada do advérbio de negação, denotando ‘caso não’.

b) A colocação pronominal em ‘Começo a arrepender-me deste livro’, linha 1 do 1º parágrafo, pode ser alterada, sem incorrer em prejuízo gramatical, para ‘Começo a me arrepender deste livro’.

c) O uso do pronome demonstrativo ‘deste’, linha 1 do 1º parágrafo, refere-se ao próprio livro ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’.

d) O uso do pronome demonstrativo ‘esse’, linha 2 do 1º parágrafo, refere-se ao mundo além-túmulo, visto que a personagem Brás Cubas está morta, ou seja, o defunto-autor.

e) O uso do pronome demonstrativo ‘esta’, linha 2 do 2º parágrafo, refere-se a ‘saudade’, palavras imediatamente anterior ao pronome de emprego anafórico.

3. NÃO há falta de paralelismo na construção:

a) Haverá treinamento no DFAE de segunda ao sábado. b) Haverá treinamento no DFAE da segunda à sábado. c) Haverá treinamento no DFAE da segunda ao sábado. d) Haverá treinamento no DFAE de segunda à sábado. e) Haverá treinamento no DFAE da segunda a sábado.

4. Observe as variações estruturais nas construções a seguir:

I. Seu comportamento idiota pode prejudicá-lo. Seu comportamento de idiota pode prejudicá-lo. II. Conte-me apenas as coisas de bom.

Conte-me apenas as coisas boas.

III. A garantia de condições dignas de trabalho. A garantia de condições de trabalho dignas.

O valor semântico e a correção gramatical se mantêm em: a) I, apenas.

b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II. e) II e III.

(4)

5. Em substantivo composto, o plural se dá de acordo com os elementos que o compõem, ou seja, se variáveis ou não. Mas, quando os dois componentes do composto forem substantivos, a flexão se dá pela função adjetiva do segundo em relação ao primeiro, que é o único a ser flexionado. Se as construções seguintes fossem levadas ao plural, isso só NÃO ocorreria em:

a) Ainda não recebi meu seguro-desemprego.

b) O professor-coordenador conduzirá o treinamento dos estagiários. c) Falta o salário-família dos servidores desta repartição.

d) Luciane está gozando a merecida licença-prêmio. e) O vigia não tem mais nenhum vale-transporte.

6. O verbo ‘custar’ significa ‘ter um custo’, ‘empreender-se algo em prol de outro fato’. Com o sentido de

‘demorar’, muito comum em nossa linguagem oral, ele é rejeitado pelos eruditos. A única construção CORRETA em relação à regência deste verbo é:

a) O servidor custou muito a aceitar as mudanças de horário. b) Custou-me amargamente acreditar naquela declaração. c) Custava-lhe à entender aquela confusão.

d) Custei a crer nesse história.

e) Custa-nos para aceitar essas medidas arbitrárias.

7. NÃO é aceita a concordância de:

a) Neste departamento do TCE-PI, é proibido entrar estranhos. b) Neste departamento do TCE-PI, entrada é proibido.

c) Neste departamento do TCE-PI, entrada proibida. d) Neste departamento do TCE-PI, é proibida a entrada.

e) Neste departamento do TCE-PI, é proibida a entrada de visitantes.

8. Quanto à flexão do infinitivo, NÃO está correto em:

a) As crianças têm o direito de ser feliz. b) As crianças têm o direito de serem felizes. c) Ser feliz é um direito das crianças.

d) Serem felizes é um direito das crianças. e) De serem felizes, as crianças têm direito.

(5)

9. A substituição do termo destacado pelo que está entre parênteses não alteraria a semântica da construção, mantendo a correção gramatical, em:

a) Já é tarde, acho que vou chegando. (vou saindo) b) Nós lhe damos sempre nosso apoio. (lidamos) c) Aquela criança morreu há onze anos. (aos) d) Você trouxe isso para mim mostrar. (me)

e) O Brasil cresce à medida que o emprego formal aumenta. (na medida que).

10. Das frases capturadas nas mídias local e nacional, só NÃO apresenta pleonasmo, falha de coerência textual, coesão ou correção gramatical:

a) “Com certeza vamos reverter esta situação, se Deus quiser!” b) “A cidade do México é a 2ª maior do mundo depois de NY”.

c) “Os traficantes estão cada vez mais criativos mas estão precisando ser mais inteligentes que a policia”.

d) “Ouvi notícias de abalar o governo”.

(6)

11. Considerando-se que as provisões são encargos e riscos já conhecidos, e seus valores são calculáveis, mesmo por estimativas, bem como as reservas são, em suma, a explicação da diferença entre o Capital Realizado e o Patrimônio Líquido, pode-se afirmar que

a) as reservas e provisões são termos semelhantes, pois resguardam as devidas contrapartidas no ativo;

b) as reservas e provisões são constituídas debitando-se uma conta de resultado e uma conta patrimonial;

c) as reservas e provisões significam a mesma coisa, pois correspondem a diminuições do patrimônio líquido;

d) as reservas são contabilizadas em contas do patrimônio líquido e as provisões como obrigações ou conta retificadora do ativo;

e) n.d.a.

12. Os princípios contábeis representam o núcleo central da contabilidade, norteando a elaboração de relatórios contábeis. A opção que indica a observância do princípio da Oportunidade é:

a) A necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes. b) A atualização da expressão formal do patrimônio em moeda nacional, a fim de permanecerem

substancialmente corretos os valores patrimoniais.

c) O registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.

d) Manutenção do valor original do componente patrimonial, enquanto permanecer integrado ao patrimônio, inclusive quando da sua saída.

e) n.d.a.

13. Segundo o artigo 187 da Lei 6.404/76, na determinação do resultado do exercício serão computados: I. As receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda.

II. Os custos, despesas, encargos e perdas pagos ou incorridos, correspondentes a estas receitas e rendimentos.

Estas conceituações da Lei 6.404/76, representam basicamente os seguintes princípios:

a) Princípio da Competência, Princípio da Realização da Receita e Princípio do Confronto das Despesas.

b) Princípio da Competência, Princípio da Prudência e Princípio do Confronto das Despesas.

c) Princípio do Registro pelo Valor Original, Princípio Entidade e Princípio do Confronto das Despesas. d) Princípio da Continuidade, Princípio da Realização da Receita e Princípio da Prudência.

(7)

14. O artigo 6º da Resolução CFC 750/1993, assim normatiza: "refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independente das causas que as originaram. Assinale a alternativa que identifica corretamente o princípio contábil definido acima."

a) Prudência.

b) Atualização Monetária. c) Competência.

d) Oportunidade; e) Entidade.

15. Sobre o Balancete de Verificação, analise as seguintes afirmativas:

I. O Balancete nada mais é, do que a simples listagem das contas, contendo o nome delas e o seu saldo, colocando os saldos devedores numa coluna e os saldos credores em outra.

II. A palavra verificação vem do fato de que o Balancete também serve para, em um primeiro momento e em uma análise bastante superficial, verificarmos se o total dos saldos devedores é igual ao total dos saldos credores.

III. Verifica se o método das partidas dobradas foi obedecido em todos os lançamentos e que deram origem aos saldos das contas.

IV.Sua periodicidade é regulamentada por Lei, não podendo ser antecipada e nem postergada sua apresentação.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) I, III e IV

b) I, II e IV c) II, III e IV d) I, III e V e) I, II e III

16. Em relação ao Balanço Patrimonial e ao Balancete de Verificação que lhe deu origem, é correto afirmar que:

a) a soma da coluna de débitos do Balancete é sempre igual ao Ativo do Balanço; b) todas as contas que constam no Balanço sempre aparecem também no Balancete;

c) a soma da coluna de créditos do Balancete é sempre igual à soma do Passivo Exigível com o Patrimônio Líquido do Balanço;

d) todas as contas que aparecem no Balancete tem saldo devedor; e) todas as contas que aparecem no Balancete tem saldo credor.

(8)

17. Tendo em vista as informações abaixo, todas apuradas no exercício financeiro do ano de X1, assinale a opção que representa o VALOR DO ATIVO da entidade:

Adiantamento a Fornecedores R$ 1.000,00

Adiantamento de Clientes R$ 2.000,00

Ativo Imobilizado Bruto R$ 40.000,00

Capital Social R$ 53.000,00 Contas a Pagar R$ 80.000,00 Depreciação Acumulada R$ 4.000,00 Disponibilidades R$ 2.000,00 Duplicatas a Receber R$ 100.000,00 Reserva Legal R$ 4.000,00 a) 141.000,00; b) 147.000,00; c) 143.000,00; d) 139.000,00; e) 140.000,00.

18. Uma empresa apresenta os seguintes saldos nas contas do seu balancete:

Estoques: R$ 16.000,00 Adiantamentos de Clientes: R$ 12.000,00 Gastos Diferidos: R$ 25.000,00 Fornecedores: R$ 2.000,00 Impostos a Recuperar: R$ 4.000,00 Financiamentos Bancários: R$ 9.000,00 Obras em Andamento: R$ 11.000,00 Adiantamentos a Fornecedores: R$ 7.000,00

O valor do Patrimônio Líquido é de: a) R$ 50.000,00;

b) R$ 63.000,00; c) R$ 40.000,00; d) R$ 3.000,00; e) n.d.a

19. A Firma Varejista Ltda. efetuou as seguintes transações:

Compra de máquinas por R$ 5.000,00, pagando entrada de 20%; Venda de máquinas por R$ 2.000,00, a prazo, com prejuízo de 20%; Pagamento de dívidas de R$ 1.000,00, com desconto de 10%; e Recebimento de direitos de R$ 500,00, com juros de 10%. No início do referido período, a empresa já possuía:

R$ 3.000,00 em Caixa; R$ 3.000,00 de dívidas;

(9)

Após o registro contábil dos fatos acima narrados, a empresa apresentará os seguintes valores para: a) Ativo: R$ 8.750,00

b) Passivo: R$ 5.550,00

c) Patrimônio Líquido: R$ 3.000,00 d) Lucros Acumulados: R$ 200,00 e) Lucro Líquido do Período: R$ 250,00

20. Ao término do exercício social de 2005, uma empresa comercial apresentou as seguintes informações relativas à manutenção de suas atividades:

- Folha de pagamento: Pessoal de vendas R$ 10.000,00;

- Folha de pagamento: Pessoal administrativo R$ 5.000,00.

- Aluguel do escritório: R$ 7.500,00

- Despesas financeiras: R$ 8.000,00

- Receitas financeiras: R$ 5.000,00

Na demonstração do resultado do exercício de 2005, o montante de despesas operacionais desta empresa comercial, em reais, será:

a) R$ 12.500,00 b) R$ 15.000,00 c) R$ 22.500,00 d) R$ 20.500,00 e) R$ 25.500,00

21. Não são registrados no ativo permanente do balanço patrimonial: a) os bens públicos dominicais;

b) os bens de natureza industrial. c) os bens econômicos de uso especial; d) os bens de uso comum do povo; e) os materiais permanentes adquiridos; 22. No balanço financeiro de um ente público,

a) são demonstradas as cauções recebidas em dinheiro e, ainda, os avais e as garantias prestadas pelo ente público;

b) são computadas as superveniências ativas e as insubsistências passivas;

c) os Restos a Pagar inscritos mas não pagos, no exercício, são computados como receitas extra-orçamentárias;

(10)

d) são demonstrados apenas o Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro; e) n.d.a.

23. Com base nos dados seguintes, assinale a opção que representa o correto resultado orçamentário: Receita corrente prevista: $ 60

Receita corrente realizada: $ 65 Despesa corrente prevista: $ 60 Despesa corrente realizada: $ 60 Receita de capital prevista: $ 40 Receita de capital realizada: $ 35 Despesa de capital prevista: $ 40 Despesa de capital realizada: $ 40

a) Superávit orçamentário de $5, que deverá constituir item da receita orçamentária.

b) Superávit do orçamento corrente de $5, que financiará uma parcela das despesas de capital; c) Superávit do orçamento de capital de $5, que deverá constituir item da receita orçamentária. d) Superávit do orçamento de capital de $5, que financiará uma parcela das despesas correntes; e) Déficit do orçamento de capital de $5, que será coberto pelo superávit de capital.

24. Na Contabilidade Pública, o registro contábil de uma inscrição de Restos a Pagar Não Processados (saldo da conta Despesa Empenhada no Sistema Orçamentário), referente a um empenho cuja entrada do material não ocorreu até a data do encerramento do exercício, é feito, no momento da apropriação da despesa no sistema financeiro, pelo seguinte lançamento:

a) D: Despesa Realizada

C: Restos a Pagar não Processados b) D: Restos a Pagar não Processados

C: Restos a Pagar Processados c) D: Restos a Pagar não Processados

C: Despesa Liquidada a Pagar d) D: Despesa Liquidada a Pagar

C: Restos a Pagar não Processados e) D: Restos a Pagar Processados

C: Restos a Pagar não processados

25. São Receitas de Correntes as receitas __(1)__, __(2)__, __(3)__, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas __(4)__.

Qual a alternativa preenche as lacunas acima:

a) (1)imobiliárias ; (2) imobiliárias; (3) patrimonial; (4) Não Correntes; b) (1)tributárias ; (2) de compensação; (3) patrimonial; (4) Públicas;

(11)

c) (1)orçamentárias ; (2) de compensação; (3) patrimonial; (4) Públicas; d) (1)orçamentárias; (2)de contribuição; (3) patrimonial; (4) Correntes. e) (1)tributárias; (2) de contribuição; (3) patrimonial; (4) Correntes;

26. Em 31/12/X2, o saldo disponível para o exercício seguinte no balanço financeiro era de $ 30. Se os ingressos e dispêndios do exercício de X2 se deram conforme os montantes abaixo, o saldo que veio do exercício de X1 era de:

Ingressos $ 175 Orçamentários $ 150 Extra-orçamentários $ 25 Dispêndios $ 185 Orçamentários $ 145 Extra-orçamentários $ 40 a) $ 20; b) $ 40; c) $ 35; d) $ 30; e) $ 45

27. Assinale abaixo a opção que identifica os fatos contábeis permutativos ou compensatórios que geram, no sistema de informações contábeis das entidades públicas, registros nos grupos das mutações patrimoniais de despesas e de receitas respectivamente:

a) o recebimento de receitas resultantes de empréstimos compulsórios e a aquisição, para estoque, de materiais de consumo;

b) a concessão de empréstimo e a realização de operações de crédito;

c) a alienação de bens imóveis e a construção de bens imóveis de uso comum do povo; d) a inscrição de dívida ativa tributária e a baixa, por recebimento da dívida ativa não tributária; e) a inscrição da dívida ativa e o cancelamento de dívidas passivas.

28. Dados extraídos do Balanço Orçamentário de um determinado ente público (em R$):

Superávit orçamentário 30.000,00

Economia Orçamentária 10.000,00

Excesso de arrecadação 20.000,00

Despesa fixada 160.000,00

O total da receita arrecadada, no exercício, por essa entidade correspondeu a: a) 170.000,00

(12)

c) 162.000,00 d) 150.000,00 e) 180.000,00

29. Com base no estudo da despesa pública, aponte a única opção falsa.

a) Entendem-se, como Restos a Pagar Processados, as despesas legalmente empenhadas, cujo objeto do empenho já foi recebido, ou seja, já ocorreu a liquidação, mas não houve pagamento. b) As dívidas de exercícios anteriores, que dependem de requerimento do favorecido, prescrevem em

10 (dez anos), contados da data ou fato que tiver dado origem ao respectivo direito. c) O registro dos Restos a Pagar Não Processados é feito em 31 de dezembro de cada ano.

d) O regime de adiantamento ou suprimento de fundos é aplicável aos casos de despesas expressamente definidas em lei.

e) Despesas extraordinárias ou urgentes são aquelas cuja não realização imediata pode causar prejuízo à Fazenda Pública ou interromper o curso de atendimento dos serviços, a cargo do órgão responsável.

30. Em determinado exercício financeiro, apuraram-se os saldos ao final do período (valores em $):

Despesa fixada: ?

Despesa realizada: 140

Receita arrecadada: 170

Receita prevista: 150

Despesa paga: 110

Sabendo que o orçamento foi elaborado e executado com estrita observância aos princípios orçamentária, assinale a opção correta:

a) Houve uma queda de arrecadação de $20, uma economia orçamentária de $10 e um excesso de arrecadação de $20

b) Houve excesso de despesa de $30, um excesso de arrecadação de 20 e um Superávit de execução orçamentária de $30;

c) Houve economia de orçamentária de $10, um superávit de execução orçamentária de $30 e um excesso de arrecadação de $20.

d) Houve um superávit de execução orçamentária de $20 e uma economia orçamentária de $20; e) Houve um superávit de execução orçamentária de $60, uma economia orçamentária de $10 e um

Referências

Documentos relacionados

PROFESSOR DE MATEMÁTICA - Diploma de Conclusão de Curso Superior em Licenciatura em Matemática PROFESSOR DE AEE (BRAILE) - Diploma de Conclusão de Curso Superior em Pedagogia, ou

Descongelação por tempo ou peso: é possível descongelar os alimentos de forma rápida e uniforme, sem os cozinhar ou afetar as proteínas e qualidade dos mesmos. O processo controla

Nos 166 pacientes portadores de FM, o hipotireoidismo clínico ou subclínico foi diagnosticado em 35 casos (21,1%), sendo 16 (45,7%) com hipotireoidismo subclínico por pro-

A aquisição do Haddock Lobo adicionará mais um ativo de qualidade ao portfólio com um contrato atípico, em um nova região da cidade de São Paulo, a Paulista, aumentando a

São considerados dirigentes nos termos do art.º 248º- B nº 3 do Código de Valores Mobiliários, para além dos membros dos órgãos sociais acima referidos, os

Pagos EMPENHOS NÃO LIQUIDADOS CANCELADOS (NÃO INSCRITOS POR INSUFICIÊNCIA FINANCEIRA) De Exercícios Anteriores Do Exercício Restos a Pagar Empenhados e Não Liquidados de

o orgão /departamento de trânsito aceita/acata remarcação que foi efetuada, qualquer dano , ferrugem ou avaria na numeração do chassi ou motor e /ou próxima a mesma, se houver

As circunstâncias fáticas acentuam habitualidade criminosa do investigado ÉDER AUGUSTO PINHEIRO, quais sejam: 1) figura como líder e principal articulador da