• Nenhum resultado encontrado

SimuladosBR. Bom Simulado! Este simulado está sendo disponibilizado de maneira gratuita!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SimuladosBR. Bom Simulado! Este simulado está sendo disponibilizado de maneira gratuita!"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Simulado Preparatório para o Concurso da Polícia Militar do Estado

do Tocantins Cargo: Cadete – Oficial

Informações

 Tempo de Prova: 04h

 Banca Organizadora: AOCP  Número de Questões: 60  Modalidade: Múltipla Escolha

Conteúdo Programático / Número de Questões

 Língua Portuguesa – 15

 Raciocínio Lógico e Matemático – 05  Atualidades e C. Regionais – 10  Noções de Direito – 15

 Noções de Informática – 05

 Normas Pertinentes à PMTO – 10

Importante

O simulado é feito com muito carinho e zelo para que ele seja fidedigno ao conteúdo normalmente exigido pela banca nos concursos anteriores.

Buscamos captar questões bem

elaboradas que já foram aplicadas em concursos anteriores. Quando o conteúdo foi pouco explorado em outras provas, realizamos nossas próprias questões com base na dificuldade e padrões da banca. Curta nossa página no Facebook para manter-se sempre atualizado sobre novos simulados.

Este simulado está sendo disponibilizado de maneira gratuita!

Caso tenha dúvidas ou sugestões, queira fazer críticas ou até mesmo solicitar outros simulados, entre em contato conosco!

Motivação

O Policial Militar tem o prestígio da população. A profissão é muito bem quista e engrandece o indivíduo.

Policiais geralmente trabalham em regime de escala, muitas vezes configurada em um dia de serviço e três dias de folga (olha que tempo bom pra descansar e curtir!)

Durante o curso de formação, você aprenderá noções de direito, primeiros-socorros, abordagem, policiamento ostensivo e outros tópicos importantes, além de vestir aquela farda misteriosa. Oficiais exercer funções administrativos e de comando, a remuneração do recém-formado está na casa dos R$8,3 mil reais.

Bom Simulado!

(2)

Língua Portuguesa Texto I (Questões 1 a 4)

Somos os maiores inimigos de nossa possibilidade de pensar

Um ano atrás, decidi seguir os conselhos de meu filho e abri uma conta no Facebook. A conta é no nome da cachorra pointer que foi minha grande companheira nos anos 1970 e funciona assim: ninguém sabe que é minha conta, não tenho amigos, não posto nada e não converso com ninguém. Uso o Face apenas para selecionar um “feed” de notícias, que são minha primeira leitura rápida de cada dia.

Meu plano era acordar e verificar imediatamente os editoriais e as chamadas dos jornais, sites, blogs que escolhi e, claro, percorrer a opinião de meus colunistas preferidos, nos EUA e na Europa. Alguns links eu abriria, mas sem usurpar excessivamente o tempo dedicado à leitura do jornal, que acontece depois, enquanto tomo meu café.

Tudo ótimo, no melhor dos mundos. Até o dia em que me dei conta do seguinte: sem que esta fosse minha intenção, eu tinha selecionado só a mídia que pensa como eu – ou quase. Meu dia começava excessivamente feliz, com a sensação de que eu vivia (até que enfim) na paz de um consenso universal.

Mesmo na minha juventude, eu nunca tinha conhecido um tamanho sentimento de unanimidade. Naquela época, eu lia “L’Unità” e, a cada dia, identificava-me com o editorial. Não havia propriamente colunistas: a linguagem usada no jornal inteiro já continha e propunha uma visão do mundo. Ora, junto com “L’Unità” eu sempre lia mais um jornal – o “Corriere della Sera”, se eu estivesse em Milão, o “Journal de Genève”, em Genebra, e o “Le Monde”, em Paris. Nesses segundos jornais, eu verificava os fatos (não dava para acreditar nem mesmo no lado da gente) e assim esbarrava nos colunistas – em geral laicos e independentes, sem posições partidárias ou religiosas definidas.

Em sua grande maioria, eles não escreviam para convencer o leitor: preferiam levantar dúvidas, inclusive neles mesmos. E era isso que eu apreciava.

Hoje, os colunistas desse tipo ainda existem, embora sejam poucos. Eles estão mais na imprensa tradicional; na internet, duvidar não é

uma boa ideia, porque é preciso criar e alimentar os consensos do “feed” do Face.

O “feed” do Face, elogiado por muitos por ser uma espécie de jornal sob medida, transforma-se, para cada um, numa voz única, um jornal que apresenta apenas uma visão, piorado por uma falsa sensação de pluralidade (produzida pelo número de links).

A gente se queixa que a mídia estaria difundindo uma versão única e parcial de fatos e ideias, mas a realidade é pior: não são os conglomerados, somos nós que, ao confeccionar um jornal de nossas notícias preferidas, criamos nosso próprio isolamento e vivemos nele. Como sempre acontece, somos nossos piores censores, os maiores inimigos de nossa possibilidade de pensar.

De um lado, o leitor do “feed” não se informa para saber o que aconteceu e decidir o que pensar, ele se informa para fazer grupo, para fazer parte de um consenso. Do outro, o comentarista escreve, sobretudo para ser integrado nesses consensos e para se tornar seu porta-voz. O resultado é uma escrita extrema, em que os escritores competem por leitores tanto mais polarizados que eles conseguiram excluir de seu “jornal” as notícias e as ideias com as quais eles poderiam não concordar: leitores à procura de quem pensa como eles.

Claro, que não é um caso de ignorância completa, mas a internet potencializa a vontade de se perder na opinião do grupo e de não pensar por conta própria. Essa vontade é a mesma que tínhamos no meu tempo de juventude – se não cresceu. O que temos, na verdade, é uma paixão pelo consenso.

Entre consensos opostos, obviamente, não há diálogo nem argumentos, só ódio.

Em suma, provavelmente, o resultado último da informação à la carte (que a internet e o “feed” facilitam) será a polarização e o tribalismo.

Eu mesmo me surpreendo: em geral, acho chatérrimos os profetas do apocalipse, que estão com medo de que o mundo se torne líquido ou coisa que valha. Mas, por uma vez, a contemporaneidade me deixa, digamos, pensativo. 1. A partir da leitura do texto, é correto afirmar que

a) o autor relata como ter criado um perfil no Facebook para a sua cachorra da juventude possibilitou que ele tivesse

SimuladosBR

(3)

acesso às mais variadas informações, cuja qualidade se compara a dos textos que ele lia na década de 1970 em jornais como o L’Unità”, o “Corriere della Sera” de Milão, o “Journal de Genève” de Genebra e o “Le Monde” de Paris.

b) o autor argumenta sobre como a seleção de informações no feed de notícias do Facebook pode ser direcionada, a partir dos gostos do dono do perfil, para apresentar apenas textos

que corroborem com a opinião

previamente estabelecida nesse leitor, assim, essa forma de acesso à informação prejudicaria a diversidade informativa recebida, uma vez que reduz a apresentação dos dados a apenas um ponto de vista, sem imparcialidade.

c) o autor explica como a seleção diária de informações apresentadas pelo feed de notícias do Facebook é eficiente para que o leitor se mantenha informado acerca dos mais variados fatos e como essa seleção proporciona, ao leitor, começar o dia excessivamente feliz antes de proceder com a leitura dos jornais impressos que não apresentam, na atualidade, a riqueza de possibilidade dos links apresentados pelo Facebook.

d) o autor coloca em discussão uma comparação entre o acesso à informação na década de 1970 e o acesso à informação na contemporaneidade. Ele defende como o Facebook se tornou uma ferramenta aliada para as pessoas que têm como hábito antigo a leitura matinal dos jornais impressos. Para o autor, apesar da seleção parcial de informações, o feed de notícias é importante, pois proporciona acesso rápido e sempre atualizado dos fatos.

e) o autor explica como, há um ano, seguindo o conselho de seu filho, fez um perfil no Facebook e passou a ter acesso

a informações do mundo todo pelo feed de notícias da rede social. Ele relata como acorda e verifica, imediatamente, os editoriais, as chamadas dos jornais e de seus colunistas preferidos e como, desde então, passou a viver no melhor dos mundos, pois identificou que o posicionamento crítico de toda mídia é imparcial.

2. Referente à expressão “vivia na paz de um consenso universal”, em relação ao contexto em que ela aparece no texto, é correto afirmar que

a) expressa o saudosismo do autor do texto ao se referir a sua juventude, quando acompanhava as notícias do mundo em diversos jornais, de nacionalidades europeias diferentes e posicionamento político e religioso indefinidos.

b) expressa a sensação de paz sentida pelo autor por ter um perfil no Facebook, mas não divulgar seu perfil para ninguém, não ter amigos, não postar nada e não conversar com ninguém.

c) expressa como o autor vivia, na Europa da década de 1970, juntamente com sua grande companheira, uma cachorra pointer a quem ele homenageou recentemente criando um perfil no Facebook.

d) expressa como o dia do autor do texto começa excessivamente feliz e ele se sente no melhor dos mundos quando se dedica à leitura do jornal enquanto toma café.

e) expressa como a leitura de informações

direcionadas, no Facebook,

especificamente para o autor do texto fazia com que ele tivesse a ilusão de que todas as mídias concordavam com a opinião dele.

(4)

3. Em relação às afirmações apresentadas a seguir, considerando para tanto a leitura do texto, assinale apenas a alternativa completamente correta.

a) No excerto “Naquela época, eu lia “L’Unità” e, a cada dia, identificava-me com o editorial.”, a expressão “naquela época” se refere à fase em que o autor do texto lia as notícias no feed do Facebook. b) No excerto “Eles estão mais na imprensa tradicional [...]”, o pronome “eles” poderia ser substituído, sem prejuízos para o sentido expresso no texto, por “Os leitores”.

c) No excerto “[...] somos nós que, ao confeccionar um jornal de nossas notícias preferidas, criamos nosso próprio isolamento e vivemos nele.”, o termo “nele” se refere a “jornal”.

d) No excerto “Nesses segundos jornais, eu verificava os fatos [...]”, a expressão “nesses segundos jornais” se refere ao segundo jornal que o autor do texto lia diariamente, durante a sua juventude, juntamente com a leitura do “L’Unità”. e) No excerto “Essa vontade é a mesma que tínhamos no meu tempo de juventude [...]”, a expressão “essa vontade” se refere à vontade que o autor tinha, na juventude, de se manter imparcialmente bem informado.

4. Referente ao trecho “Eu mesmo me surpreendo: em geral, acho chatérrimos os profetas do apocalipse, que estão com medo de que o mundo se torne líquido ou coisa que valha.”, é correto afirmar que

a) a palavra “surpreendo” possui tanto encontro consonantal quanto dígrafo e “profetas” está flexionada no feminino plural.

b) a palavra “mesmo” é invariável e tanto a palavra “apocalipse” quanto a palavra “profetas” possuem dígrafo

c) a expressão “em geral” pode ser substituída, sem prejuízo de valor para a compreensão do texto, pela palavra “geralmente” e as palavras “chatérrimos” e “líquido” têm acentuação justificada pela mesma regra.

d) o verbo “acho” é transitivo direto e o verbo “surpreendo” está na forma nominal do particípio passado.

e) tanto a expressão “me surpreendo” como a expressão “se torne” são reflexivas, ou seja, o sujeito pratica e, ao mesmo tempo, sofre a ação e o sujeito do verbo “estão” é “chatérrimos”.

Texto II (Questões 5 a 9)

Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes

É isso, mas também aquilo. Não obstante o abacaxi, temos o pepino. Posto que A seja indiscutível, deve-se levar em conta que B, somado a C, cria um cenário em que D pode se impor de certa forma como desejável, ressalvados E e F. Só depois desse percurso, claro, chegaremos ao ponto G.

O parágrafo anterior satiriza a ponderação de forma fácil e injusta, mas duvido que muita gente se incomode com isso. Sinônimo de circunspecção reflexiva, equilíbrio, prudência, a ponderação é hoje a mais desmoralizada das virtudes. Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro do samba levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso.

O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do diferente que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo. No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos,

(5)

gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.

Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto.

5. A afirmação a ponderação é hoje a mais desmoralizada das virtudes deve ser entendida, no contexto, como

a) uma constatação já consensual, a partir da tendência dominante de se afirmar que, se uma coisa é isso, é também aquilo.

b) a valorização do discernimento público que permite distinguir, metaforicamente falando, um abacaxi de um pepino. c) a constatação de que está ocorrendo

uma negação de análises mais

equilibradas, por conta da violência dos radicalismos.

d) uma forma de repúdio às redes sociais, quando estas expõem sem subterfúgios nossos comportamentos opressivos ancestrais.

e) uma crítica violenta, dirigida àqueles que entendem o equilíbrio de julgamento como subproduto da perplexidade.

6. Ao se referir, metaforicamente, às duas ações do fogo selvagem (3° parágrafo), o autor do texto coloca em evidência

a) o aparente desacordo de ações contraditórias que, de fato, se

complementam num momento de

ponderação.

b) a natureza violenta de ações e reações que se regem pelos mesmos paradigmas de brutalidade.

c) a contraposição entre ideais que são defendidos com argumentos igualmente ponderáveis.

d) a violência de opiniões contrárias, num percurso ao fim do qual elas acabarão por produzir o mesmo efeito positivo.

e) o avanço e o retrocesso simultâneos que as ações ponderadas acabam por impor ao ritmo da história contemporânea.

7. Expressões como circunspecção reflexiva, equilíbrio, prudência estão qualificando o mesmo fenômeno a que se refere o segmento

a) comportamentos (...) que sempre estiveram naturalizados

b) fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras

c) inegável avanço civilizatório

d) infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto. e) nem que seja apenas como subproduto da perplexidade

8. Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o traduz-sentido de uma expressão do texto em:

a) satiriza a ponderação de forma fácil (2° parágrafo) = expõe a digressão de modo arbitrário.

b) Precisamos reabilitar a ponderação (2° parágrafo) = impõe-se a nós o rescaldo da avaliação.

c) as turbas linchadoras (3° parágrafo) = as furiosas maltas renitentes.

d) direito sagrado de vingar (3° parágrafo) = prerrogativa consagrada de desforrar e) à custa da supressão do direito (4° parágrafo) = não obstante o preço da omissão da justiça.

9. Considere a frase: O marinheiro do samba leva o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso. O sentido

(6)

dessa frase está preservado, em linhas gerais, nesta nova e correta redação:

a) Mormente com nevoeiro denso, o barco é levado devagar com o marinheiro do samba.

b) O barco é levado devagar pelo marinheiro do samba, à medida em que seja denso o nevoeiro.

c) Sendo denso o nevoeiro, é onde o marinheiro da samba cuida de levar devagar o barco.

d) A cada vez que seja denso o nevoeiro, o barco do marinheiro do samba é levado devagar.

e) Conquanto haja um nevoeiro denso, o marinheiro do samba levará devagar o seu barco.

10. Leia as frases

I. Com a BNCC, busca-se chegar __________ um modo preciso de progressão do ensino.

II. A BNCC assemelha-se ________ Constituição de 1988: detalhista, arrojada e generosa.

III. Desigualdades do aprendizado podem ser corrigidas __________ partir da existência de um padrão.

IV. Estados e municípios se dedicarão __________ elaboração de seus respectivos currículos.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

a) a ... a ... à ... à b) à ... à ... a ... a c) a ... à ... a ... à d) à ... a ... a ... à e) a ... à ... à ... a

11. Em, "O pato tem uma glândula que deixa as penas lubrificadas", a parte grifada tem valor gramatical de:

a) adjetivo, posto que a palavra "que" é um pronome relativo.

b) substantivo, posto que a palavra "que" é uma conjunção integrante.

c) adjetivo, posto que a palavra "que" é uma conjunção integrante.

d) substantivo, posto que a palavra "que" é um pronome relativo.

e) advérbio, posto que a palavra "que" é uma conjunção integrante.

12. Assinale a alternativa correta, quanto às classes morfológicas ou funções sintáticas da palavra "se" em destaque nas orações abaixo:

a) O menino feriu-se com a faca. (pronome apassivador)

b) Vive-se bem nesta cidade. (palavra expletiva ou de realce)

c) Manuel sempre se pergunta isso. (objeto indireto)

d) Os professores cumprimentaram-se alegremente. (objeto indireto)

e) Passaram-se vários anos. (conjunção subordinada integrante)

13. Assinale a alternativa em que NÃO ocorre derivação sufixal.

a) Poderoso. b) Reunissem. c) Supostamente. d) Justamente. e) Humanidade.

14. Sobre a palavra impensável afirma-se que:

I. Tem mais letras que fonemas, em virtude da ocorrência de dois dígrafos vocálicos.

II. É acentuada por ser paroxítona terminada em l.

III. Possui um prefixo e um sufixo.

IV. Possui dois encontros consonantais.

(7)

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II. b) Apenas II e III. c) Apenas I, II e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

15. De acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à regência.

a) Cabe lembrar que, a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores, foi uma das razões do fracasso do socialismo real ao longo dos anos.

b) Cabe lembrar de que uma das razões do fracasso do socialismo real foi ao longo dos anos a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.

c) Cabe lembrar que, ao longo dos anos, uma das razões do fracasso do socialismo real foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.

d) Cabe lembrar, que uma das razões do fracasso do socialismo real, ao longo dos anos, foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.

e) Cabe lembrar de que ao longo dos anos, uma das razões do fracasso do socialismo real, foi a ausência de estímulos do gênero aos trabalhadores.

Raciocínio Lógico e Matemático 16. A intersecção dos conjuntos A = [-2, 5] e B = [3, 6] é o conjunto C, tal que:

a) C é vazio.

b) Apenas os elementos 3, 4 e 5 pertencem a C.

c) C ∩ A tem infinitos elementos. d) C ∩ A é finito.

e) A-C é vazio.

17. Seja n o maior número inteiro que satisfaz a inequação -x2 + 8x - 7 > 0.

Considere ainda o seguinte problema: Vilma é representante comercial e possui um ganho mensal fixo no valor de R$ 930,00, acrescidos de n% sobre o valor total de suas vendas. Determine o salário de Vilma, em um mês que suas vendas renderam um total de R$ 40. 000,00. a) R$ 3.330,00 b) R$ 2.950,00 c) R$ 3.540,00 d) R$ 4.150,00 e) R$ 3.650,00 18. O determinante da matriz M, de ordem 3 por 3, é 240, e a matriz K é definida como sendo K = 2 x M. O valor do determinante da matriz K é a) 240 b) 480 c) 1.440 d) 1.920 e) 2.160

19. Um tanque em formato de prisma reto retangular, cujas dimensões são 3,5 m, 1,2 m e 0,8 m, está completamente cheio de água. Durante 3 horas e 15 minutos, há a vazão de 12 litros por minuto de água para fora do tanque. Lembre-se de que 1 m3 é equivalente a 1000 litros. Após esse tempo, o número de litros de água que ainda permanecem no tanque é igual a

a) 980. b) 1020. c) 1460. d) 1580. e) 1610.

20. Carlos fez quatro afirmações verdadeiras sobre algumas de suas atividades diárias:

(8)

I. De manhã, ou visto calça, ou visto bermuda.

II. Almoço, ou vou à academia.

III. Vou ao restaurante, ou não almoço. IV. Visto bermuda, ou não vou à academia.

Certo dia, Carlos vestiu uma calça pela manhã.

É correto concluir que Carlos

a) almoçou e foi à academia.

b) foi ao restaurante e não foi à academia. c) não foi à academia e não almoçou. d) almoçou e não foi ao restaurante. e) não foi à academia e não almoçou.

Atualidades e Conhecimentos Regionais

21. No Brasil, muitos trabalhadores estão submetidos a relações e condições de trabalho, se não iguais, análogas àquelas estabelecidas pelo antigo sistema escravista, embora a escravidão tenha sido oficialmente abolida mais de cem anos. Atualmente, o trabalho caracterizado como forçado ou escravo é uma prática que afeta

a) o setor privado, não alcançando os serviços ou projetos desenvolvidos pelo setor público.

b) o prestígio brasileiro no sistema internacional, pois tais condições de trabalho, diante das demais nações industrializadas, são uma particularidade do país.

c) os pré-adolescentes do sexo masculino e semialfabetizados, principal mão de obra utilizada no setor agrícola.

d) os imigrantes bolivianos residentes em São Paulo, explorados pela indústria têxtil e de confecções.

e) o Estado, carente de recursos para identificar os empregadores que usam o trabalho escravo e prejudicam a economia.

22. Em 2017, houve uma série de rebeliões de detentos em Roraima, em Minas Gerais, em Santa Catarina, no Amazonas, no Paraná e no Rio Grande do Norte. Essas ocorrências demonstram a séria crise do sistema prisional brasileiro. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

I. A população carcerária brasileira é composta em sua totalidade por detentos que cumprem penas já sentenciadas pela justiça.

II. Um dos problemas dos presídios brasileiros é a superlotação, resultante de políticas de segurança ineficazes e da falta de celeridade da justiça.

III. As referidas rebeliões ocorreram devido às precárias condições e falhas do sistema carcerário, não guardando relação com disputas entre grupos do crime organizado de outras regiões do país.

IV. Para assegurar o controle do sistema carcerário, a privatização ou terceirização dos presídios tem sido apresentada como opção para solucionar a atual crise desse sistema. Estão certos apenas os itens

a) I e III. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV. 23. Em 2017, o presidente da República do Brasil, Michel Temer, viajou oficialmente à China, onde se reuniu com dirigentes desse país e

(9)

empresários e também participou da cúpula do BRICS. É conhecido pela sigla BRICS o grupo de países considerados grandes mercados emergentes, entre os quais o Brasil. Os demais países componentes do BRICS são:

a) Argentina, África do Sul, México e Índia.

b) Canadá, Singapura, China e Índia. c) Rússia, China, Índia e África do Sul. d) Rússia, China, Israel e Síria.

e) Portugal, Grécia e Dinamarca.

24. Analise as seguintes definições e assinale a INCORRETA:

a) A Deep Web refere-se ao conteúdo da World Wide Web que não é indexada pelos mecanismos de busca padrão, ou seja, não faz parte da Surface Web. b) Moedas virtuais, como o Bitcoin, são moedas criptografadas. Trata-se de uma forma de dinheiro que existe apenas digitalmente. O Banco Mundial define as regras e efetua o monitoramento do comércio deste tipo de moeda.

c) A Dark Web é uma parte não indexada e restrita da Deep Web e é normalmente utilizada para comércio ilegal e pornografia infantil.

d) A computação em nuvem refere-se a um modelo de computação que fornece acesso a um pool compartilhado de recursos de computação (computadores, armazenamento, aplicativos e serviços) em uma rede.

e) Uma criptomoeda (ou moeda virtual) é um meio de troca que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.

25. “Decreto anula nomeação de _________ para o Ministério do

Trabalho”. Após a nomeação, no início de janeiro, foi impedida de tomar posse por força de uma decisão liminar do juiz Leonardo da Costa Couceiro (RJ). Ele acolheu os argumentos de três advogados que, em ação popular, questionaram se a mesma estaria moralmente apta a assumir o cargo por ter sido revelado pela imprensa que ela foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar mais de R$ 60 mil a um ex-motorista, em decorrência de irregularidades trabalhistas. Sobre quem a notícia discorre?

a) Roberta Jefferson b) Marina Silva c) Cristiane Brasil d) Maria do Rosário e) Cármen Lúcia

26. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas aos aspectos naturais, físicos e geográficos do Estado do Tocantins.

I. No Tocantins o clima que predomina é o tropical, o qual apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa; a primeira produz temperatura com média anual de 26°C e a segunda, 32°C.

II. A vegetação predominante no Estado é o cerrado (cobre 60% do território), cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. O restante do território é constituído pela floresta de transição amazônica, ao centro-norte do estado.

III. O Estado faz parte dos principais potenciais hídricos do Brasil; dessa forma o território demonstra importantes rios como o Araguaia, o

(10)

Tocantins, do Sono, das Balsas e Paraná, sendo que no primeiro está localizada a segunda maior ilha fluvial do mundo, denominada de Ilha do Bananal.

Pode-se afirmar que:

a) somente I está correta. b) somente II está correta. c) somente III está correta.

d) há apenas duas afirmativas corretas. e) todas estão corretas.

27. Analise as afirmativas a seguir em relação ao Cerrado, domínio morfoclimático e fitogeográfico que cobre a maior a parte do Estado do Tocantins.

I. Suas características não são as mesmas em todos os lugares. Em regiões úmidas, principalmente as que estão em contato com matas ou baixadas, a vegetação desenvolve-se mais, tendendo a atingir porte de cerradões mais densos; por sua vez, em regiões mais secas, dominam os cerradinhos.

II. Possui uma biodiversidade restrita, sendo composta basicamente de plantas lenhosas e animais invertebrados.

III. Trata-se de um bioma com grandes concentrações de espécies endêmicas. IV. Apresenta um mosaico de diferentes tipos de vegetação, constituindo-se na maior formação vegetal brasileira.

Indique a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

28. O tenente da reserva José Conegundes do Nascimento, que combateu os esquerdistas ligados ao movimento que infiltrou militantes armados ligados ao PC do B entre 1972-1974 na região que hoje abrange o norte do Tocantins e o sudeste do Pará, foi convocado para comparecer à Comissão da Verdade no dia 8 de setembro de 2014. Conegundes respondeu que não iria comparecer porque “não [colabora] com o inimigo". Em resposta escrita, ele afirmou ainda à comissão: “Se virem."

A investigação da Comissão da Verdade à qual o Tenente da reserva José Conegundes do Nascimento se negou a comparecer está relacionada com a:

a) deportação da comunista Olga Benário. b) guerrilha do Araguaia.

c) prisão dos frades Dominicanos. d) queda de João Goulart.

e) eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

29. É CORRETO afirmar que o Tocantins, o mais novo estado brasileiro, foi criado oficialmente em 1988 pela promulgação:

a) do Plano Diretor Federal

b) do Regimento Federativo do Brasil c) do Ato de Criação dos Estados Brasileiros

d) da Constituição da República Federativa do Brasil

e) do Apartheid Brasileiro.

SimuladosBR

(11)

30. Após grande reação contrária de ambientalistas, artistas e outros segmentos da comunidade nacional e internacional, o atual presidente do Brasil, Michel Temer, revogou, em setembro de 2017, o decreto que extinguia a RENCA. É correto afirmar que a RENCA é:

a) a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados, criada nos anos 1980, abrangendo cerca de 40 mil km quadrados nos estados do Pará e Amapá, para proteção de recursos minerais estratégicos.

b) a Reserva Nacional de Conceição do Araguaia, no estado do Pará, destinada à proteção e conservação da maior área de floresta nativa de todo o planeta.

c) a Reserva Nacional de Comunidades Ameríndias, que abrange área demarcada nos estados do Amazonas, Pará e Acre, onde se situam mais de três dezenas de comunidades indígenas.

d) o tratado internacional firmado, na década de 1970, entre Brasil, Peru, Equador e Bolívia, visando à proteção internacional da Floresta Equatorial Amazônica e da Bacia Hidrográfica Amazônica.

e) a Reserva Nacional do Cobalto e Associados (Renca). A área, com mais de 8 milhões de hectares, fica entre os estados do Amazonas e do Amapá.

Noções de Direito

31. Pabllo Todynho reuniu várias peças de seu acervo de artes plásticas (telas retratando trabalhadores em plena atividade laboral) e produziu um documentário, com imagens e sons, em relação a elas. É correto afirmar que a divulgação dessa atividade artística:

a) precisa ser submetida à aprovação do órgão público responsável pela censura de obras de arte.

b) é livre e independe de censura ou licença.

c) não precisa ser submetida à aprovação de órgão público responsável pela censura de obras de arte, mas reclama autorização.

d) não precisa ser submetida à aprovação de órgão público responsável pela censura de obras de arte, mas reclama licença.

e) não precisa ser submetida à aprovação de órgão público responsável pela censura de obras de arte, mas reclama licença no caso de utilização de veículos de comunicação de massa.

32. Considerando o disposto na Constituição Federal a respeito da Ordem Social, assinale a alternativa correta.

a) A diversidade e distinção na concessão dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais pelo poder público é um dos objetivos constitucionais da seguridade social.

b) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com ou sem fins lucrativos

c) O Poder Judiciário não admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas devendo tais questões ser dirimidas pela justiça desportiva, na forma da lei.

d) Com o objetivo de preservação do meio ambiente, serão vedadas a alteração e a supressão dos espaços territoriais e seus

componentes considerados

especialmente protegidos.

e) O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos

SimuladosBR

(12)

horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

33. A CF, em seu art. 144, apresenta o rol dos órgãos encarregados da segurança pública. Esse rol é

a) taxativo para a União e inaplicável aos estados e ao Distrito Federal.

b) taxativo para a União e exemplificativo para os estados e o Distrito Federal. c) exemplificativo para a União e taxativo para os estados e para o Distrito Federal. d) taxativo para a União, para os estados e para o Distrito Federal.

e) exemplificativo para a União, para os estados e para o Distrito Federal.

34. Em relação aos elementos do crime, assinale a opção correta.

a) Na sistemática brasileira penal, o erro de proibição inevitável afasta a ilicitude da conduta

b) De acordo com a teoria adotada pelo CP, em regra, a consciência da ilicitude é requisito essencial do dolo.

c) O crime culposo, considerando-se o seu elemento subjetivo, não admite a participação, seja dolosa, seja culposa. d) A embriaguez culposa é causa excludente de culpabilidade.

e) A aferição de um resultado classificado a título subjetivo de preterdolo exige a constatação efetiva da previsibilidade subjetiva.

35. De acordo com as disposições legais referentes aos crimes hediondos,

a) o agente do crime de sequestro relâmpago qualificado com o resultado morte está sujeito a prisão temporária, por ser tal crime considerado hediondo. b) a prática não consumada, ou seja, tentada, do crime afasta o caráter hediondo do tipo penal.

c) cumpridos os requisitos legais, será cabível a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos. d) é cabível ao magistrado classificar como hediondo um crime em razão de sua gravidade ou forma de execução. e) a liberdade provisória, em crimes dessa natureza, é direito subjetivo do autor, condicionado ao pagamento de fiança.

36. Quanto aos crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral, há no Código Penal brasileiro a previsão expressa da forma culposa para o crime de

a) concussão. b) peculato.

c) corrupção passiva. d) prevaricação.

e) advocacia administrativa.

37. Analisando os casos concretos a seguir especificados, assinale a alternativa que contempla crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

a) A fim de denegrir a imagem da ex-namorada Abigail, de 13 anos de idade, o adulto Genivaldo publica em rede social foto real de uma atriz de filmes pornográficos em cena de sexo explícito, a qual é muito parecida com a adolescente, afirmando falsamente se tratar de um retrato desta.

b) Após ser procurado por Joacir, criança de 6 anos de idade, o comerciante Nicanor vende ao garoto fogos de artifício que, por seu reduzido potencial ofensivo, não podem produzir danos físicos.

c) Cleberson induz Marielen, adolescente de perceptíveis 14 anos de idade, a fugir da casa em que reside por determinação de seus pais.

(13)

d) Lindolfo através de um aplicativo de celular, induz o adolescente Inaldo, cuja idade conhece, a praticar ato análogo a contravenção penal, efetivado pelo adolescente.

e) A fim de advertir o filho Emildo, adolescente, sobre os efeitos das drogas, Alaor entrega a ele um cigarro de maconha, obrigando-o a fumá-lo.

38. De acordo com o entendimento da doutrina e dos tribunais superiores sobre o Estatuto do Desarmamento, especialmente quanto às armas de fogo,

a) o crime de tráfico internacional de arma de fogo é insuscetível de liberdade provisória.

b) majora-se a pena em caso de crime de comércio ilegal de arma de fogo mesmo que se trate de armamento de uso permitido.

c) a arma de fogo desmuniciada afasta as figuras criminosas da posse ou do porte ilegal, considerando-se que o objeto jurídico tutelado é a incolumidade física. d) o porte de arma de fogo de uso permitido com a numeração raspada equivale penalmente ao porte de arma de fogo de uso restrito.

e) o disparo de arma de fogo em via pública e o porte ilegal de arma de fogo de uso permitido configuram situações de inafiançabilidade.

39. A Lei Maria da Penha considera violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial,

a) desde que ocorra em situação de coabitação com o agressor.

b) desde que ocorra em situação de coabitação e o agressor mantenha relação íntima de afeto com a vítima. c) caso ocorrida no âmbito da família, desde que haja coabitação e exista união por laços naturais.

d) desde que ocorra no âmbito familiar, independentemente de coabitação, mas em razão de relação íntima com o homem agressor.

e) caso ocorrida no âmbito da unidade

doméstica, abrange o agressor

esporadicamente agregado ao espaço de convívio permanente entre as pessoas.

40. A Declaração Universal dos Direitos dos Homens prevê que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros:

a) em espírito de fraternidade. b) em espírito de fragmentariedade.

c) em espírito de preservar a

estratificação social.

d) de modo a influenciar a vida privada alheia.

e) de forma a compartilhar as riquezas individuais.

41. Sobre os crimes militares em tempo de paz, assinale a alternativa correta.

a) O militar só pode praticar crimes militares no interior de quartéis ou em serviço.

b) O civil só pode praticar crimes militares no interior de quartéis.

c) O militar não pode praticar crimes militares contra civis.

d) O civil pode praticar crimes militares em lugar sob administração militar.

e) O militar da reserva, ou reformado, ou civil não pode praticar crimes militares contra as instituições militares.

(14)

42. No que concerne a alguns crimes contra a autoridade ou disciplina militar, assinale a opção correta.

a) Para a tipificação dos crimes de violência contra superior e contra militar de serviço, exige-se a condição de militar do sujeito ativo.

b) No que se refere ao crime de revolta — que consiste na prática dos atos que caracterizam o motim, acrescido do uso de armas pelos agentes —, o CPM prevê agravamento de pena para os cabeças e atribui essa condição de proeminência aos oficiais que participarem do movimento.

c) Para a configuração do crime militar de motim, exige-se a reunião de mais de três militares com o objetivo específico de subverter a ordem, de ofender a hierarquia e a disciplina.

d) Admite-se o civil como sujeito ativo do crime de aliciação para motim, que se consuma com o mero convite para a prática do crime.

e) Para sua consumação o incitamento — que é o chamamento de militares para a prática de crimes diversos do motim e da revolta, não compreendendo ato de indisciplina —, são necessários o assentimento e a prática das infrações pelo incitado.

43. O preenchimento de cargos públicos mediante concurso público, por privilegiar a isonomia entre os concorrentes, constitui expressão do princípio constitucional fundamental

a) federativo. b) da eficiência.

c) da separação de poderes. d) do valor social do trabalho. e) republicano.

44. Com relação aos poderes administrativos, a prerrogativa da administração pública de editar atos normativos para ordenar a atuação de órgãos subordinados decorre do exercício do poder a) discricionário. b) disciplinar. c) de polícia. d) regulamentar. e) hierárquico.

45. Considere que determinado órgão administrativo, encarregado da fiscalização das condições de segurança de estabelecimentos comerciais, tenha identificado danos na estrutura de edifício onde funciona um grande shopping center. Diante de tal circunstância, interditou o local, proibindo o acesso ao público. Entre os atributos do ato administrativo, o que autoriza a referida interdição, independentemente de decisão judicial, é a) Motivação. b) Discricionariedade. c) Executoriedade. d) Tipicidade. e) Legitimidade. Noções de Informática

46. Suponha que há oito janelas abertas e você deseja trocar de janela utilizando apenas o teclado. Tal operação é possível através da seguinte sequência:

a) Pressionar concomitantemente as teclas “Alt” e “F4” até mostrar a janela desejada.

b) Pressionar concomitantemente as teclas “Shift” e “F4” até mostrar a janela desejada.

(15)

c) Pressionar e manter pressionada a tecla “Ctrl”, pressionar e soltar a tecla “F4” até que a janela desejada seja selecionada, soltar a tecla “Ctrl”.

d) Pressionar e manter pressionada a tecla “Tab”, pressionar e soltar a tecla “Alt” até que a janela desejada seja selecionada, soltar a tecla “Tab”.

e) Pressionar e manter pressionada a tecla “Alt”, pressionar e soltar a tecla “Tab” até que a janela desejada seja selecionada, soltar a tecla “Alt”

47. Considere a seguinte representação de uma planilha do MS Excel 2013, em português, (no qual I é linha e n coluna):

A execução da fórmula

=SOMA(SOMASE(C4:C8;">23");SOMAS E(D4:D8;"< 19"))

produz como resultado o valor:

a) 107 b) 90 c) 123 d) 89 e) 34.

48. Para proteger um arquivo com senha no editor de textos Word 2013 deve-se seguir a seguinte sequência:

a) Na tela “Proteção”, clicar em “Habilitar criptografia”, escolher o algoritmo, digitar a senha e a contrassenha, clicar em “OK”. b) Na tela “Proteção”, clicar em “Definir senha”, escolher o tipo de senha, digitar a senha e a resposta padrão, clicar em “OK”.

c)Na tela “Salvar como”, clicar em “Senha de proteção”, digitar a senha e a contrassenha, clicar em “OK”, clicar em “Salvar”.

d) Na tela “Salvar como”, clicar em “Opções Gerais”, digitar a senha, clicar em “OK”, redigitar a senha, clicar em “OK”, clicar em “Salvar”.

e) Na tela “Salvar como”, clicar em “Habilitar criptografia”, digitar a senha e a contrassenha, clicar em “OK”.

49. Ao navegar pela Internet, o usuário deve ter atualmente muito cuidado para não acessar sites falsos que têm o objetivo de prejudicá-lo de diversas formas. Uma forma de verificar se um site é falso é por meio do URL. Considerando os sites brasileiros, dentre os URL a seguir, identifique o que indica que o site pode ser falso.

a) https://www.banco.gq b) https://banco.com.br c) (http://banco.br) d) (http://banco.com) e) http://www.banco.br

50. Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

a) vírus de setor de carga (boot sector). b) vírus de programa.

c) vírus de macro. d) backdoor.

(16)

e) hoax.

Normas Pertinentes à PMTO 51. A ___________ é responsável pelo planejamento das matérias relativas ao orçamento e às finanças da corporação. Qual alternativa completa corretamente a lacuna? a) 3ª Seção (PM/3) b) 4ª Seção (PM/4) c) 5ª Seção (PM/5) d) 6ª Seção (PM/6) e) 7ª Seção (PM/7)

52. No que concerne à hierarquia e à disciplina militar, considere:

I. A hierarquia e a disciplina são a base institucional da Corporação Militar, decrescendo a responsabilidade e aumentando a autoridade com a elevação do grau hierárquico.

II. A hierarquia policial-militar é a ordenação da autoridade, em níveis diferentes, dentro da estrutura da Corporação Militar, por postos ou graduações. Dentro de um mesmo posto ou graduação, a ordenação faz-se pela antiguidade nestes, faz-sendo o respeito à hierarquia consubstanciado no espírito de acatamento à sequência da autoridade.

III. Disciplina é a rigorosa observância e acatamento integral da legislação que fundamenta o organismo Policial-Militar e coordena seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se, segundo disposto no Estatuto dos Militares, pela aplicação de rígidas

penalidades quando do

descumprimento do dever por parte de cada um dos componentes desse organismo.

IV. A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos pelos militares em atividade ou na inatividade, exceto se contrariarem interesse pessoal dos mesmos.

V. Círculos hierárquicos são ‚âmbitos de convivência entre os militares da mesma categoria e têm a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo.

Estão incorretos os itens:

a) II, III e V, somente. b) I, II e V, somente. c) I, IV e V, somente. d) I, III e IV, somente. e) I, II, III, IV e V.

53. São manifestações essenciais do valor militar dentre outros:

a) o espírito de corpo, orgulho do militar pela Organização onde serve.

b) o civismo e o culto religioso.

c) o culto religioso e o culto das tradições históricas.

d) o emprego de todas as suas energias em benefício do serviço.

e) o amor e o orgulho pela Corporação e pela Polícia Militar.

54. Levando em consideração o Estatuto da Polícia Militar do Estado do Tocantins, assinale a alternativa ERRADA:

a) Na PM-TO, as responsabilidades das praças concernem às atividades de

execução, ao passo que as

responsabilidades dos oficiais referem-se ao comando, à chefia e à direção.

b) Nos termos do Estatuto dos Militares do Estado do Tocantins, a carreira na Polícia Militar é privativa de brasileiros natos ou naturalizados para praças e oficiais.

(17)

c) O Oficial que ocupa o posto de Segundo-Tenente pertence ao Círculo dos Oficiais Subalternos.

d) A subordinação não afeta a dignidade do militar estadual e decorre,

exclusivamente, da estrutura

hierarquizada e disciplinada da Corporação Militar.

e) Em determinada ocorrência no estado do Tocantins, apresentaram-se duas equipes da Polícia Militar, uma chefiada por um primeiro tenente e outra chefiada também por um primeiro tenente com menos tempo de posto. Nessa situação, como os oficiais ocupam o mesmo posto, não há precedência hierárquica entre eles.

55. Ainda sobre o Estatuto da Polícia Militar do Estado do Tocantins, assinale a alternativa CORRETA:

a) A carreira militar estadual È caracterizada por atividade continuada e parcialmente devotada às finalidades e missões fundamentais das Corporações Militares estaduais, denominada atividade militar estadual.

b) São considerados na ativa os militares estaduais de carreira, bem como os alunos de órgãos de formação de Policiais Militares da ativa.

c) De acordo com o Estatuto da Polícia Militar do Estado do Tocantins, são equivalentes as expressões “na ativa”, “da ativa”, “em serviço ativo”, “em serviço na ativa”, “em serviço”, “em atividade” ou “em atividade militar”.

d) Os militares estaduais que componham a reserva remunerada poderão ser designados para o serviço ativo, mediante aceitação voluntária, e em caráter transitório, por ato do Secretário de Estado da Segurança Pública.

e) O Estatuto da Polícia Militar do Estado do Tocantins é aplicável aos policiais militares da ativa, mas não alcança os componentes da reserva remunerada e os reformados.

56. O sentimento do dever, o denodo militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes da Corporação Militar, conduta moral e profissional, irrepreensíveis, com observância dos seguintes preceitos da Ética militar:

I. Amar a verdade e a responsabilidade como fundamentos da dignidade.

II. Exercer, com autoridade, eficiência e probidade as funções que lhe couberem em decorrência do cargo. III. Respeitar a dignidade da pessoa humana;

IV. Zelar pelo preparo moral, intelectual e físico, próprio e dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum.

V. Ser discreto em suas atitudes e maneiras, bem como na linguagem escrita e falada.

De acordo com as afirmativas acima a alternativa correta é: a) I, III e IV b) I, II, III, IV e V c) IV d) IV e V e) I, II e V

57. O militar tem férias de trinta dias, acumuláveis até o máximo de _____ períodos em caso de necessidade do serviço. Qual alternativa preenche corretamente a coluna acima?

a) dez b) dois c) três

(18)

d) quatro e) cinco

58. O Estatuto da PM de Tocantins garante ao militar um afastamento de _____ dias por motivo de núpcias, _____ dias para licença nojo e até _____ dias em caso de trânsito. A alternativa que completa corretamente as lacunas acima é: a) 8, 10, 15 b) 5, 8, 30 c) 8, 10, 15 d) 8, 8, 30 e) 3, 3, 30

59. Deve preceder o julgamento de um infrator disciplinar as seguintes análises, EXCETO:

a) seus antecedentes. b) seu tempo de serviço.

c) as causas determinantes da

transgressão.

d) a natureza dos fatos ou dos atos que a constituir.

e) as consequências advindas ou que dela possam advir.

60. São transgressões de natureza leve, EXCETO:

a) abandonar o serviço ou sua área de circunscrição sem motivo ou sem prévia autorização da autoridade competente. b) descuidar do asseio próprio ou do local do trabalho.

c) deixar de içar ou arriar a bandeira ou insígnia nos horários determinados. d) quando em serviço ou fardado, faltar aos preceitos da civilidade.

e) causar alarde injustificável.

(19)

Gabarito

Como foi? Acertou várias? Esperamos que sim!

Leia e releia as questões que você errou. Avalie-nos quanto a esse Simulado. Fique a vontade para sugerir novas provas!

Obrigado por confiar em nós. Rumo à Aprovação! 1. B 2. E 3. D 4. C 5. C 6. B 7. E 8. D 9. D 10. C 11. A 12. C 13. B 14. C 15. C 16. C 17. A 18. D 19. B 20. B 21. D 22. B 23. C 24. B 25. C 26. A 27. B 28. B 29. D 30. A 31. B 32. E 33. D 34. C 35. C 36. B 37. D 38. D 39. E 40. A 41. D 42. B 43. E 44. E 45. C 46. E 47. A 48. D 49. A 50. C 51. D 52. D 53. A 54. E 55. C 56. B 57. B 58. D 59. B 60. A

SimuladosBR

Referências

Documentos relacionados

O autor evidencia que antigamente época de Dias Gomes as novelas eram boas de assistir, hoje já não mais... A expressão que o autor utiliza é uma maneira exagerada de dizer que

29. Com relação às disposições do Código Penal Militar sobre concurso de agentes, é correto afirmar. a) Não se comunicam as condições ou circunstâncias de

a) não poderá ser aplicada ao brasileiro nato ou naturalizado. b) poderá ser substituída por prisão perpétua. d) poderá ser aplicada em caso de guerra declarada. e) poderá ser

Basílio é Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e, portanto, é a chefe do Ministério Público da União, tendo sido nomeado, para esta chefia, pelo Presidente

Esses elementos em comum não poderão ser professores, pois nenhum professor é rico, assim os políticos que são ricos, não serão professores, portanto: alguns políticos os ricos

d com mais de dez anos de serviço, poderá candidatar-se para cargo político, quando será agregado pela autoridade superior e, se eleito, poderá cumular o exercício do cargo

c) Favorecimento a desertor (art. 193 do Código Penal Militar). d) Omissão de socorro (art. 201 do Código Penal Militar). Acerca do concurso de agentes, assinale a opção correta à

comparecimento em juízo. c) A liberdade de manifestar a própria religião e as próprias crenças está sujeita tão-somente às limitações prescritas pela lei, e que